Relatório de pesquisa

Com o objetivo de atender ao princípio da transparência do uso dos recursos públicos pelo Governo Federal, o CNPq disponibiliza os relatórios de pesquisa apoiados com recursos financeiros por meio de suas chamadas públicas.

Trata-se, por um lado, de uma prestação de contas à sociedade dos recursos envolvidos no desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação e, por outro, da divulgação dos resultados das pesquisas desenvolvidas pelos cientistas apoiados pelo CNPq.

Os resumos disponibilizados neste espaço foram redigidos pelos pesquisadores, por solicitação do CNPq, em uma linguagem cidadã, ou seja, em linguagem que possa ser entendida por aqueles que não são cientistas.

O texto contido nos resumos dos projetos é de inteira responsabilidade do pesquisador e envolve um esforço de popularizar a ciência para o público leigo.

A busca poderá ser realizada de várias formas e fica a critério do interessado utilizar palavra-chave, área do conhecimento, por título da pesquisa, por área do conhecimento, Unidade da Federação, nome do pesquisador, entre outras.

  • Determinação do Coeficiente Convectivo de Transferência de Calor em Canal Composto

    Coordenador: Jhon Nero Vaz Goulart
    Currículo
    Área:Transferência de Calor

    Período de 01/06/2017 a 31/05/2020

    O presente projeto trabalhou na avaliação de transferência de calor de um tubo aquecido para o meio externo. A quantificação de tal fluxo será medida através do coeficiente "h". quanto maior o valor de "h" maior será a transferência de calor. O trabalho esteve calcado em dois pontos:- avaliar como vórtices, surgidos em uma fenda estreita de um canal, agem no aumento de "h"- como medir de forma experimental esse valor de "h"Na primeira questão os dados mostraram que a transferência de calor é aumentado pela presença de vortices, tal como ja mostrado por outros pesquisadores anteriormente.Já na segunda parte da pesquisa os pesquisadores envolvidos projetaram uma extensão ao feixe com uma placa aquecida. O maior desafio foi ( e ainda é) computar os fluxos termicos perdidos pela placa aquecida, visto que o correto fluxo térmico permite a correta avaliação de "h"

    anemometria de fio quente transferencia de calor convectiva estuturas coerentes
  • Coordenador: Dulce Maria de Araújo Melo
    Currículo
    Área:Cerâmicos

    Período de 01/11/2015 a 31/10/2016

    Esse projeto envolve a captura de CO2 com o objetivo de inibir o efeito estufa, que muito depleta o nosso planeta. Esse aumento do CO2 na atmosfera gera uma série de problemas para a sociedade. É fato que os países desenvolvidos e em desenvolvimento têm debatido esse assunto, mas ao mesmo tempo, os Estados Unidos e a China são os países que mais contribuem para o efeito estufa, pois geram a maior quantidade de CO2 que vai para a atmosfera. Essa tecnologia proposta nesse projeto é simples e estuda materiais denominados de transportadores de oxigênio que transformam o gás natural e outros combustíveis fósseis em energia com captura simultanea de CO2.

    Materiais transportadores de oxigênio alumina e zirconia
  • Coordenador: Danielle Macêdo Gaspar
    Currículo
    Área:Neuropsicofarmacologia

    Período de 01/11/2017 a 31/10/2018

    Estudos apontam infecções durante o período perinatal como causa de transtornos mentais. Observamos em animais de laboratório que uma toxina produzida pela bactéria E.coli, chamada LPS, é capaz de desenvolver alterações no desenvolvimento cerebral que se assemelham ao Autismo. Esses resultados são importantes para que possamos desenvolver estratégias de prevenção e garantir saúde e qualidade vida para a família.

    Lipopolissacarídeo Transtorno do Espectro Autista Neurodesenvolvimento Arborização dendrítica Sinaptogênese
  • Óleo residual de frituras em rações para ovinos.

    Coordenador: Ivone Yurika Mizubuti
    Currículo
    Área:Nutrição e Alimentação Animal

    Período de 26/01/2012 a 25/07/2014

    Este trabalho foi realizado para avaliar os efeitos de diferentes níveis de óleo residual de frituras na ração de cordeiros sobre parâmetros nutricionais e de desempenho produtivo de cordeiros em confinamento. Foram avaliados os níveis de 0; 2; 4; 6 e 8% (na MS total da ração) de óleo residual de fritura nas rações, que foram formuladas para serem isoprotéicas e com relação volumoso: concentrado de 60:40, tendo como fonte volumosa a silagem de sorgo. Para atingir os objetivos propostos, foram realizados quatro experimentos, a saber: EXPERIMENTO 1: Consumo e digestibilidade de nutrientes, balanço de nitrogênio e avaliação de indicadores internos na determinação da digestibilidade, em cordeiros alimentados com dietas contendo diferentes níveis de óleo residual de frituras; EXPERIMENTO 2: Parâmetros de fermentação ruminal e taxas de degradação por meio da técnica cumulativa de gases; EXPERIMENTO 3: Comportamento ingestivo de ovinos recebendo rações contendo diferentes níveis de óleo residual de frituras e, EXPERIMENTO 4: Desempenho produtivo, parâmetros metabólicos sanguíneos, características de carcaça e qualidade da carne de cordeiros alimentados com rações contendo diferentes níveis de óleo residual de frituras. Após a realização de todos os experimentos, os resultados encontrados neste trabalho permitem afirmar nas condições aqui impostas que o uso do óleo residual de frituras em dietas para cordeiros pode ser utilizado com segurança até o nível de 20 g de óleo residual de frituras por kg de matéria seca, sem causar alterações no consumo e digestibilidade dos nutrientes, balanço de nitrogênio, parâmetros de fermentação ruminal, comportamento ingestivo dos animais, desempenho produtivo, parâmetros metabólicos sanguíneos, características de carcaça e qualidade da carne.

    residuo ácidos graxos consumo digestibilidade
  • Efeito protetor de células-tronco mesenquimais no co-cultivo e no transplante de ilhotas pancreáticas para o tratamento do Diabetes mellitus em modelo murino.

    Coordenador: Nance Beyer Nardi
    Currículo
    Área:Genética Humana e Médica

    Período de 29/10/2010 a 28/10/2015

    O diabetes mellitus tipo 1 é uma doença auto-imune que resulta da destruição das células ¿ do pâncreas pelo sistema imune. Os pacientes, geralmente crianças e adolescentes, dependem de injeções diárias de insulina exógena para sobreviver, mantendo a glicemia próxima dos níveis normais. Uma das formas de tratamento é o transplante de ilhotas pancreáticas, empregado há décadas com resultados promissores mas comprometidos pela progressiva disfunção das ilhotas pós- transplante. Assim, estratégias que prolonguem a sobrevida do transplante e/ou que diminuam o número de ilhotas necessário por doador são importantes. Estudos recentes estão mostrando que um tipo de célula, a célula-tronco mesenquimal (CTM), tem grande potencial reparo e regeneração parecendo também proteger as ilhotas pancreáticas e prolongar sua vida. Este projeto investigou a magnitude e mecanismos do efeito protetor de células-tronco mesenquimais isoladas do tecido adiposo (ADSCs) de camundongos sobre ilhotas pancreáticas. Os resultados mostraram que, embora a presença das ADSCs não tenha aumentado a eficiência dos transplantes de ilhotas, houve antecipação do fenômeno de redução da glicemia, no sétimo dia após o transplante. As células mantiveram-se presentes mesmo após 45 dias do transplante, com efeito parácrino (secreção de fatores) sobre as demais células-tronco mesenquimais e sobre as ilhotas pancreáticas. Desta forma, pode-se inferir que não há indícios de transdiferenciação das células-tronco mesenquimais em outro tipo celular, como células produtoras de insulina, por exemplo. Estes resultados contribuem com o conhecimento sobre o papel das células-tronco no transplante de ilhotas como terapia para diabetes, mas indicam ainda a necessidade de mais estudos para melhor compreensão dos mecanismos envolvidos.

    célula-tronco mesenquimal cotransplante modelo animal ilhotas diabetes
  • DINÂMICA DE PORTADORES E CONFINAMENTO QUÂNTICO EM SISTEMAS ELETRÔNICOS MULTICOMPONENTES FORMADOS EM NANOFIOS HETEROESTRUTURADAS E EM CAMADAS SEMICONDUTORAS MÚLTIPLAS

    Coordenador: Iouri Poussep
    Currículo
    Área:Prop. Óticas e Espectrosc. da Mat. Condens; Outras Inter. da Mat. com Rad. e Part.

    Período de 31/10/2013 a 31/10/2016

    Durante a execução do projeto completamos o estudo de fotoluminescência, magneto- fotoluminescência e fotoluminescência resolvida em tempo de heteroestruturas baseadas em InGaAs/InP e em GaAs/AlGaAs. Estudamos a formação de estrutura de minibandas em super-redes de InGaAs/InP, investigamos os processos tipo ?shake-up? em poços quânticos de InGaAs/InP, associados à formação de estados coletivos em campos magnéticos quânticos e processos de recombinação de elétrons fotoexcitados. Ainda mais, desenvolvemos a tecnologia de produção de nano-fios hetero-estruturados onde mostramos a possibilidade de manipulação de energia de emissão.

    heteroestruturas semicondutoras nanofios fotoluminescência
  • Dispositivos de conversão de energia: células solares de terceira geração, combustível solar e OLEDs/LECs

    Coordenador: Neyde Yukie Murakami Iha
    Currículo
    Área:Fontes Renováveis de Energia

    Período de 18/11/2014 a 30/11/2017

    O projeto se insere na área de energia renovável e inovação tecnológica desenvolvendo:1. materiais e sistemas para conversão de energia solar por meio de células solares de concepção química, 2. sensores luminescentes e máquinas moleculares 3. materiais eletroluminescentes que aumentam a eficiência energética 4. combustível solar

    Dispositivos Moleculares OLEDs Células Solares Combustível Solar LECs Dispositivos de conversão de energia
  • Neurobiologia dos transtornos mentais na medicina interna: mecanismos neuroprotetores, inflamatórios e epigenéticos

    Coordenador: Lucas de Castro Quarantini
    Currículo
    Área:Psiquiatria

    Período de 04/02/2015 a 28/02/2018

    O projeto visa testar se o vírus da hepatite C provoca prejuízo cognitivo e se, sua eliminação do corpo promove melhora dessas funções mentais. Cognição envolve um conjunto de capacidades mentais como atenção, memória, executar tarefas e raciocinar. Caso demonstremos que a eliminação do vírus promove melhora da cognição, que é um dos principais fatores que determinam qualidade de vida no ser humano, teríamos uma forte justificativa para oferecer tratamento precoce para a hepatite C. Esse é o aspecto mais relevante deste estudo do ponto de vista da saúde. Quanto aos alcances científicos, teremos uma excelente oportunidade de demonstrar o efeito direto do vírus C no sistema nervoso central; habitualmente relacionado aos danos causados ao fígado.

    interferon-alfa epigenetica hepatite C depressão dellirium
  • Capital social e saúde: um estudo quali-quantitativo

    Coordenador: Marcos Pascoal Pattussi
    Currículo
    Área:Saúde Pública

    Período de 02/12/2009 a 01/12/2012

    Capital social (capso) pode ser entendido como as características da organização social tais como confiança, solidariedade, normas e redes de relacionamentos que facilitam ações conjuntas de indivíduos e grupos para atingirem os seus objetivos. Sociedades com altos níveis de capso parecem ser mais justas, as pessoas são mais envolvidas na vida pública, vivem mais, são menos violentas e possuem melhor saúde. Este projeto se propôs estudar o conceito de capso e como o mesmo se relaciona com as percepções e comportamentos relacionados à saúde. Para tanto, utilizou-se de uma combinação das técnicas de pesquisa quantitativa e qualitativa. A abordagem quantitativa utilizou-se de 1100 entrevistas estruturadas com adultos residentes em 38 vizinhanças de São Leopoldo-RS. A abordagem qualitativa foi conduzida nos duas vizinhanças com maior e com menor capso. Foram realizadas 32 entrevistas em profundidade com lideranças comunitárias e identificadas as redes e recursos sociais disponíveis, bem como a forma de acesso a eles. Pessoas relatando alto níveis de solidariedade e cooperação com seus vizinhos relatavam possuíam uma percepção mais favorável de sua saúde. Ao aprofundar qualitativamente estes achados, constatou-se que práticas culturais podem ser elementos produtores de capso e saúde. Centros de Tradições Gaúchas estavam presentes nos setores com mais alto capso. Elementos como confiança, solidariedade e apoio, permearam as relações entre os integrantes do movimento. Além disso, enquanto que no setor de alto capso social os movimentos e organizações sociais eram de mais longa data e fruto da mobilização comunitária, no de baixo havia relatos de violência e drogas e eram empreendimentos primeiramente de ONGs mas não ramificados entre os vizinhos. O projeto permitiu captar dinâmicas, neste caso, olhar de perto a produção de capital social e sua relação com a estruturação de redes e a mobilização de recursos visando à saúde de indivíduos e grupos.

    capital social saúde estudo quali-quantitativo
  • CIST International Conference - Looking for Territories?

    Coordenador: Aldomar Arnaldo Rückert
    Currículo
    Área:Geografia Política

    Período de 22/02/2016 a 21/06/2016

    Como membro do Comitê Científico do CIST pude fazer a divulgação no Brasil em 2015.O terceiro colóquio do Colégio em 2016 foi organizado em torno das expectativas que os cidadãos, os habitantes, os atores públicos ou privados podem desenvolver vis-à-vis os territórios.O colóquio se propôs a debater a demanda expressa pelos atores para atuar territorialmente e territorializar-se. Esta territorialização acontece sob múltiplos fatores sobre os quais devemos nos perguntar: movimentos de grupos sociais, reações à globalização, austeridade fiscal, criação de novas solidariedades, pesquisa de especificação, demandas identitárias, adaptação a riscos, pressões ambientais, posição em relação aos vizinhos, reorganização de governos, pressão geopolítica, condicionantes econômicos ... Uma das ambições da CIST é aumentar as interfaces entre, por um lado, as reflexões e as competências dos atores que organizam, administram, equipam e fazem existir os territórios e, por outro, os trabalhos dos atores científicos, professores-pesquisadores e pesquisadores, investidos em ciências territoriais. Reforçar este diálogo e organizar uma melhor articulação entre Pesquisa, Desenvolvimento, Formação (inicial e contínua) e Debates públicos abrem a possibilidade de parcerias inovadoras de pesquisa-ação.

  • Mostrando 1 - 10 de 53975 resultado(s).
  • Página: 
  • Primeiro 
  • Anterior 
  • Próximo 
  • Último