Relatório de pesquisa

Com o objetivo de atender ao princípio da transparência do uso dos recursos públicos pelo Governo Federal, o CNPq disponibiliza os relatórios de pesquisa apoiados com recursos financeiros por meio de suas chamadas públicas.

Trata-se, por um lado, de uma prestação de contas à sociedade dos recursos envolvidos no desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação e, por outro, da divulgação dos resultados das pesquisas desenvolvidas pelos cientistas apoiados pelo CNPq.

Os resumos disponibilizados neste espaço foram redigidos pelos pesquisadores, por solicitação do CNPq, em uma linguagem cidadã, ou seja, em linguagem que possa ser entendida por aqueles que não são cientistas.

O texto contido nos resumos dos projetos é de inteira responsabilidade do pesquisador e envolve um esforço de popularizar a ciência para o público leigo.

A busca poderá ser realizada de várias formas e fica a critério do interessado utilizar palavra-chave, área do conhecimento, por título da pesquisa, por área do conhecimento, Unidade da Federação, nome do pesquisador, entre outras.

  • Os primeiros passos da radioatividade: Marie Curie

    Coordenador: Maria de Fátima Salgado
    Currículo
    Área:Divulgação Científica

    Período de 16/12/2013 a 15/09/2015

    A peça teatral Os primeiros passos da radioatividade: Marie Curie?, escrita e apresentada por estudantes do ensino médio, sob orientação das coordenadoras do projeto superou todas as expectativas previstas. Demonstrou a eficácia do teatro, para memorização da história e fundamentos dos conceitos vinculados à radioatividade, de forma interativa e contextualizada, bem como excelente instrumento para a divulgação de conhecimentos científicosO projeto possibilitou a muitos jovens um maior contato com as Ciências Exatas, Engenharias e Computação. Era notável também a falta de conhecimento sobre Marie Curie, mesmo para as bolsistas do ensino médio, que foram escolhidas com base em suas notas altas em disciplinas como Matemática, Física e Química, constituiu um imenso aprendizado.Foi possível trabalhar a desenvoltura, concentração e percepção do próximo ao se apresentar em público, superando o medo e a timidez que em algumas bolsistas era mais acentuada. A interação das estudantes do ensino médio com a acadêmica ainda no início do curso permitiu uma maior aproximação do ambiente universitário.Todas as pessoas sem exceção, que participaram do projeto e que assistiram às apresentações, ficaram encantadas com a inteligência, dedicação, criatividade e capacidade de superação de Marie Curie. Ao final das apresentações presenciávamos cenas de sensibilização humana e um brilho emocionado no olhar de muitos.

  • Cartografias do valor na música popular massiva: um programa para o estudo das disputas valorativas na cultura contemporânea

    Coordenador: Jorge Luiz Cunha Cardoso Filho
    Currículo
    Área:Teoria da Comunicação

    Período de 17/12/2014 a 31/12/2016

    O projeto Cartografias do valor na música popular massiva discute as variáveis envolvidas na produção do juízo sobre determinada banda vinculada ao gênero musical Rock, considerando aspectos relativos às cenas musicais e ao território urbano de grande ou médio porte (as cidades de Salvador e Cachoeira, BA), o recorte específico da crítica musical (especializada, de fãs ou de ouvintes ocasionais) e a consolidação da banda na trajetória midiática (amplamente consolidada, consumo segmentado ou baixa consolidação). Desse modo, foram selecionadas as bandas Pitty, Cascadura, Escola Pública e Tio Maruzzo. Nosso resultados parciais apontam para uma forte configuração valorativa que destaca a autonomia para dialogar com outros gêneros musicais, no caso das bandas Escola Pública e Tio Maruzzo, enquanto que o reforço das normas de gênero do Rock aparece como elemento mais fundamental nas bandas Pitty e Cascadura. No que concerne a característica da crítica musical, somente as bandas Pitty e Cascadura chegaram a ter seus trabalhos apresentados nessa esfera. As esferas de fã e de ouvintes ocasionais são partilhadas pelas quatro bandas.

    Política. Método Estética Experiência Música Popular Massiva
  • SENSIBILIDADE DA ULTRASSONOGRAFIA OBSTÉTRICA MORFOLÓGICA DO SEGUNDO TRIMESTRE NA DETECÇÃO DE MALFORMAÇÕES CONGÊNITAS

    Coordenador: Manoel Alfredo Curvelo Sarno
    Currículo
    Área:Saúde Materno-Infantil

    Período de 01/06/2017 a 31/07/2020

    A presente pesquisa, realizada entre 2016 e 2020, teve como objetivo definir o desempenho da ultrassonografia morfológica do segundo trimestre, em gestações únicas, entre 20 e 24 semanas gestacionais. A pesquisa foi realizada em quatro centros de referência em assistência pré-natal, porém somente os resultados de um dos centros foram publicados até o momento. O recrutamento das participantes da pesquisa ocorreu na ocasião da realização do exame morfológico e dos dados coletadas nesta avaliação comparados às informações neonatais. Estas últimas foram coletadas nos prontuários das puérperas e recém nascidos. O desempenho do exame foi comparada aos resultados neonatais e revelou sensibilidade geral de 61,1% e para variável malformações segmentares: sistema nervoso central = 77,8%, face = 80,0%, tórax = 100%, cardíaco = 57,1%, parede abdominal = 100%, trato geniturinário = 61,5% e osteomuscular = 44,4%. A especificidade geral foi de 93,6%, com desempenho superior quando avaliado de maneira segmentar = sistema nervoso central = 98,9%, face = 99,2%, tórax = 99,8%, cardíaco = 99,5%, parede abdominal = 99,8%, trato gastrintestinal = 99,8%, trato geniturinário = 97,6% e osteomuscular = 99,7%. Tais resultados sugerem que o protocolo básico estudado não deve ser utilizado como única ferramenta de rastreio de malformações na rotina pré-natal.

    ULTRASSONOGRAFIA MORFOLÓGICA MALFORMAÇÕES CONGÊNITAS MEDICINA FETAL
  • Coordenador: Cinthia Melazzo de Andrade
    Currículo
    Área:Patologia Clínica Animal

    Período de 01/03/2016 a 28/02/2017

    Este projeto de pesquisa avaliou dois diferentes anabolizantes, em três diferentes doses e tempos de uso. Nele está descrito os efeitos colaterais que surgiram no cérebro e no testículo. Os anabolizantes provocaram aumento da ansiedade e da agressividade e levaram a perda de memória e dificuldade de aprendizado. Também provocou uma inflamação no testículo que lesionou esse órgão. Interferiu também com o funcionamento do rim e do fígado. Dessa forma ficou evidente que o uso de anabolizante por um longo tempo é perigoso para a saúde.

    Estresse oxidativo. Marcadores inflamatórios Carnitina Anabolizantes
  • ESTUDO DOS EFEITOS DOS LÍQUIDOS IÔNICOS E SAIS DA SÉRIE DE HOFMEISTER NA INTERAÇÃO DE MOLÉCULAS UNITÁRIAS COM NANOPOROS INDIVIDUAIS PROTÉICOS

    Coordenador: Dijanah Cota Machado
    Currículo
    Área:Biofísica de Processos e Sistemas

    Período de 01/12/2014 a 30/11/2017

    Líquidos iônicos (LIs) são sais orgânicos, geralmente compostos por um cátion orgânico e ânion inorgânico ou orgânico, que são líquidos a temperaturas abaixo de 100 °C. No âmbito biológico, uma das aplicações dos LIs é no desenvolvimento de biossensor estocástico baseado no nanoporo proteico unitário formado pela alfa-hemolisina (¿HL) de Staphylococcus aureus. A busca de métodos que ajudem a melhorar a capacidade de detecção, isso quer dizer, o aumento da sensibilidade do nanoporo-sensor é essencial. Em sistemas confinados, como o do nanoporo-sensor de ¿HL, há poucos estudos sobre os efeitos específicos de sais de Hofmeister e de líquidos iônicos nos processos de transporte e nos parâmetros cinéticos. Portanto, neste projeto tivemos o objetivo de investigar a influência de cátions e ânions da série de Hofmeister, bem como de líquidos iônicos, na interação de moléculas unitárias orgânicas com o nanoporo proteico unitário formado pela ¿HL inserido em uma bicamada lipídica plana. Neste trabalho, estabelecemos que há uma influência do tipo de cátion nos parâmetros cinéticos da interação analito-nanoporo, aumentando a sensibilidade da técnica. Além disso, observamos que o líquido iônico exerce uma perturbação na membrana lipídica, gerando flutuações discretizadas na corrente iônica características de formação de poro iônico. Mais estudos estão sendo realizados para a elucidação e entendimento deste comportamento peculiar do líquido iônico em membranas lipídicas. Adicionalmente, realizamos ensaios de viabilidade celular para avaliar a toxicidade de líquido iônicos imidazólicos (EMIMCl e BMIMCl) em células-tronco humanas e estabelecemos que tais compostos exercem uma toxicidade maior do que solventes orgânicos convencionais e portanto as condições de manuseio e descarte dos LIs necessitam ser reavaliadas.

    Líquidos iônicos Polímeros Alfa-hemolisina Nanoporo unitário Efeitos de Hofmeister
  • Transporte em isolante topologico e nanoestruturas semicondutoras

    Coordenador: Gennady Gusev
    Currículo
    Área:Estruturas Eletrônicas e Propriedades Elétricas de Superfícies; Interf. e Partículas

    Período de 07/11/2012 a 06/11/2015

    Em 1987 foi prevista teoricamente a possibilidade de se observar estados da matéria condensada com o comportamento peculiar de ser um isolante no volume e se comportar como um bom condutor na superfície. O efeito foi demonstrado 20 anos depois, utilizando o arranjo sugerido no trabalho teórico: uma fina camada de telureto de mercúrio (HgTe) confinada entre camadas de telureto de cádmio (CdTe), como um sanduiche.Estruturas tipo sanduíche são conhecidas como poços quânticos e o comportamento peculiar de poços finos (inferiores a 8 nm) de HgTe deve-se à formação de estados protegidos por leis de conservação e simetria da física, que garantem o transporte de corrente na superfície do material. A proteção é demonstrada no formalismo por aspectos da topologia da descrição microscópica do sistema, portanto materiais deste tipo são denominados isolantes topológicos.

    isolante topologico nanoestruturas transporte semicondutores
  • Cognitive Production Metrology for Flexible Small Series Production

    Coordenador: Marcelo Ricardo Stemmer
    Currículo
    Área:Processos de Fabricação

    Período de 30/06/2010 a 29/06/2014

    O objetivo principal do projeto foi desenvolver sistemas de metrologia de produção flexíveis e automatizados e um sistema de garantia de qualidade para auxiliar no planejamento da inspeção e na garantia da qualidade do produto por meio de monitoramento dos parâmetros do processo na produção de pequenas séries. A automação de uma linha de produção piloto de placas de circuito impresso em pequenas séries e dos respectivos sistemas de inspeção foi possível graças ao emprego de diversas técnicas de Inteligência Artificial, destacando-se os sistemas Multiagentes, Sistemas Especialistas e Redes Bayesianas.

    sistemas multi-agentes produção em pequenas séries metrologia cognitiva sistemas auto-otimizáveis
  • Coordenador: Renata Bertazzi Levy
    Currículo
    Área:Análise Nutricional de População

    Período de 01/03/2018 a 31/05/2019

    O aumento do consumo de alimentos ultraprocessados é realidade em âmbito mundial, seja em países de alta ou média renda, como o Reino Unido e Brasil. Possíveis determinantes desse aumento são a diminuição do preparo das refeições em casa e a mudança das habilidades envolvidas nesse preparo. Considerando o exposto, o objetivo deste projeto é identificar padrões de práticas culinárias de adultos brasileiros e britânicos e investigar sua associação com o consumo de alimentos ultraprocessados por crianças. Para tal, serão utilizadas duas fontes de dados distintas, ambas contendo informações sobre as práticas culinárias de adultos, o consumo alimentar infantil e as características sociodemográficas da população. O banco de dados brasileiro é proveniente de estudo transversal pioneiro no contexto brasileiro, conduzido com pares de pais-crianças residentes na Grande São Paulo e desenvolvido durante o Doutorado da bolsista. O banco de dados britânico é proveniente da pesquisa nacional The National Diet and Nutrition Survey (NDNS), ciclo 2008-2012, e trata-se de pesquisa referência mundial nas informações de interesse. A partir das duas fontes de dados: a análise fatorial com extração por componentes principais será utilizada para obtenção dos padrões de práticas culinárias; será calculado o percentual de participação dos alimentos ultraprocessados na alimentação das crianças; os escores fatoriais serão utilizados para investigar a relação entre os padrões encontrados e o consumo alimentar das crianças, utilizando-se modelos de regressão linear ponderados e ajustados para variáveis sociodemográficas. Os achados deste estudo servirão para ampliar o corpo de evidências sobre os padrões de práticas culinárias e sua associação com o consumo de alimentos ultraprocessados, evidência incipiente no contexto mundial.

    Análise fatorial Nutrição da criança Culinária Práticas culinárias Alimentos ultraprocessados
  • INCT do Café

    Coordenador: Mário Lúcio Vilela de Resende
    Currículo
    Área:Neurocirurgia

    Período de 02/03/2009 a 31/03/2017

    Com a integração das competências de instituições que atuam na fronteira do conhecimento da cafeicultura no Brasil, objetiva-se com o INCT do Café o desenvolvimento competitivo do negócio café no país. Busca-se assegurar a sustentabilidade da produção, atenuar o impacto das alterações climáticas sobre a cafeicultura, reduzir os custos de produção, preservar os recursos naturais por meio de geração de tecnologias sustentáveis, desenvolver modelos adaptados para os sistemas especiais de produção e melhorar a qualidade e a competitividade da cadeia produtiva do café. Pesquisas básicas têm sido conduzidas no INCT do Café, buscando-se caracterizar e selecionar, fenotipicamente e genotipicamente, populações de cafeeiros com características agronômicas desejáveis com ênfase à resistência a fatores abióticos, bióticos e à qualidade da bebida, além de se otimizar o manejo integrado de doenças e pragas importantes na cultura do café. Foram desenvolvidas no INCT do Café: variedades de café resistentes a ferrugem, principal doença do cafeeiro, bem como variedades tolerantes a seca, e com resistência múltipla à ferrugem e ao bicho mineiro, sem deixar de considerar a qualidade da bebida derivada dessas variedades. Também foram desenvolvidos produtos tecnológicos, tais como: indutores de resistência em plantas e produtos biológicos para manter a qualidade do café, tudo isso no contexto de sustentabilidade do cultivo. No que tange a comercialização, foi desenvolvida uma plataforma de comércio on-line de café, visando aproximar o produtor e o consumidor final, tudo isto com o intuito de agregar valor ao produto final e seus derivados.

  • Senescência celular e seu papel no envelhecimento ovariano em camundongos

    Coordenador: Augusto Schneider
    Currículo
    Área:Biomedicina

    Período de 18/02/2019 a 28/02/2022

    O envelhecimento é acompanhado de um declínio geral na saude e na mulher ainda leva a redução da fertilidade. Desta maneira nossos estudos demonstram que diversas estratégias farmacêuticas e nutricionais podem prevenir o declínio na fertilidade. Assim poderemos prolongar a vida fértil das mulheres permitindo com que tenham gestações saudáveis em idades mais avançadas. Isto vem sendo uma demanda constante com as mudanças sociais que vem ocorrendo nas ultimas décadas. Também implica que as doenças e sintomas associados com a menopausa irão ocorrer em uma idade mais tardia.

    IGF-I FOXO3a insulina envelhecimento fertilidade
  • Mostrando 1 - 10 de 62646 resultado(s).
  • Página: 
  • Primeiro 
  • Anterior 
  • Próximo 
  • Último