-
Coordenador: Fernando Gehm Moraes
Currículo
Área:Teste e Tolerância a Falhas
Período de 01/03/2016 a 22/07/2017
MPSoCs são arquiteturas compostas por mais de um processador, implementados no mesmo circuito integrado. Este tipo de arquitetura está se tornando um estilo de projeto predominante porque permitem reduzir o tempo de chegada de um produto ao mercado, e apresentar um maior desempenho por energia quando comparado com outras arquiteturas.O que permite o desenvolvimento destas arquiteturas é a redução no tamanho dos transistores.Apesar de aumentar a capacidade de integração de um chip, uma tecnologia menor é mais suscetível a ruídos que podem introduzir diversos tipos de falhas em um circuito.Por estas razões, é necessário prover confiabilidade adicionando mecanismos de tolerância a falhas em tempo de projeto para garantir um nível mínimo de falhas aceitável para cada aplicação em tempo de execução. Este projeto apresenta propostas para esta área: protocolos para mover aplicações de um processador falho para outro e utilização de mecanismos de comunicação que sejam tolerantes a falhas. Com os objetivos alcançados na área de tolerância a falhas deste trabalho, a comunidade acadêmica aproxima-se do aumento do tempo de vida de sistemas computacionais complexos, como smartphones, tablets e outros equipamentos portáteis com dezenas de processadores.Os MPSoCs introduzem também desafios em relação à segurança. A principal ameaça surge do compartilhamento de recursos. Softwares maliciosos podem atacar essas arquiteturas para capturar informações confidenciais ou interromper o funcionamento normal e outro aplicativo. O trabalho propõe proteger a comunicação e a computação simultaneamente, criando Zonas Seguras (ZS) contínuas em tempo de execução, reservando processadores e canais de comunicação para executar uma aplicação segura. Toda comunicação desta é mantida dentro da ZS, enquanto qualquer tráfego que cruza a ZS é reencaminhado ao exterior da ZS. Todo o processo para aplicação da zona segura baseia-se na rede que desenvolvida durante o projeto.
redes intra-chip
tolerância a falhas
confiabilidade
gerência de recursos em MPSoCs
sistemas multiprocessados (MPSoCs)
-
Núcleo de Iniciação Científica e Inserção Profissional FEAU UNIVAP
Coordenador: Liu Yao Cho
Currículo
Área:Química Industrial
Período de 13/11/2012 a 10/02/2014
O Projeto adaptou um sistema didático básico para a extração de óleos contidos em raízes, caules, folhas, flores ou de todas as partes de plantas aromáticas. O sistema de extração é uma ferramenta interdisciplinar, que atende a área da engenharia química, abordando a operação e o controle de processos químicos. Através deste sistema pretende-se alcançar um maior entendimento das atividades na engenharia e sua importância na indústria, e no mercado de trabalho de forma geral.
óleo
processos químicos
extração
-
O mal-estar no século XXI: Uma cartografia das transformações nos modos de sofrer
Coordenador: Maria Paula Sibilia
Currículo
Área:Teoria da Comunicação
Período de 18/02/2019 a 30/11/2023
O projeto busca explorar algumas transformações nas formas de sofrimento que se tornaram mais habituais na atualidade, partindo do conceito de ?mal-estar? formulado por Sigmund Freud em seu famoso texto publicado em 1930: ?O mal-estar na civilização?.Atualmente, numa sociedade que deixou para trás as rudes táticas disciplinares, emolduradas nos tabus da ética protestante e da famigerada hipocrisia da moral burguesa, o mal-estar assume formas impensadas. Essas frustrações já não parecem decorrer dos velhos limites associados à lei que tutelava os cidadãos e lhes exigia o cumprimento de severos deveres; em vez disso, são outras as insatisfações que hoje proliferam. De modo perturbador, esses mal-estares derivam de algo que se assume como uma conquista com relação ao ideal normalizador da sociedade moderna: as infinitas possibilidades abertas aos consumidores contemporâneos.Do vício na conexão e na visibilidade das redes sociais da internet, até a implosão dos consensos ou a incerteza a respeito das diferenças entre verdadeiro e falso; da ?polarização? moral e política ao descrédito dos critérios científicos; do estímulo constante por tudo querer, até a frustração por nem tudo poder; da ênfase na ?saúde mental? ao crescente recurso à medicalização dos mais diversos mal-estares.Este projeto aposta na capacidade do pensamento e do diálogo para ampliar o que se pode imaginar e, portanto, viver, recorrendo à perspectiva genealógica para tentar fugir das armadilhas que cristalizam nas ?verdades? próprias de cada momento histórico. E, ainda, lança mão de uma proposta multidisciplinar e polifônica, plasmada em diferentes formatos de comunicação científica: de publicações acadêmicas até entrevistas audiovisuais com renomados pesquisadores nacionais e internacionais. O objetivo é trazer para o campo da Comunicação importantes contribuições de outras vertentes de pesquisa para enriquecer a discussão e, também, fornecer para as áreas afins um olhar singular sobre a temática
-
Coordenador: Koiti Araki
Currículo
Área:Química Inorgânica
Período de 01/11/2015 a 31/10/2017
Atualmente, dentre mais de 100 tipos de cânceres classificados, o melanoma destaca-se pela crescente incidência mundial nas últimas décadas: um em cada três cânceres diagnosticados é câncer de pele (melanoma e não-melanoma), em virtude principalmente das dificuldades no diagnóstico e no tratamento. Neste projeto foram realizados estudos visando o desenvolvimento de agentes de contraste para diagnóstico precoce por imagem de ressonância magnética mais eficientes, e que possibilitem o tratamento mais eficiente e a menor custo, contribuindo para o avanço da medicina e da saúde pública.
IRM
Nanotecnologia
teragnóstica
USPIO
-
Memória conquistense: implementação de um corpus digital.
Coordenador: Cristiane dos Santos Namiuti
Currículo
Área:Lingüística Histórica
Período de 03/11/2013 a 30/11/2016
O projeto Memória Conquistense: implementação de um corpus digital, do ponto de vista acadêmico-social, contribui à sociedade em geral e a baiana em particular, na medida em que disponibiliza documentos de grande valor históricos, que podem servir de material de pesquisa para diversas áreas de conhecimento, a exemplo da Linguística, da História, do Direito e da Memória e, junto com isso, garante a preservação destes documentos, que são os primeiros registros da História da Bahia, e do Brasil.
História da Língua Portuguesa
Patrimônio Linguístico
Linguística de Corpus
Português Brasileiro
Memória
Estudos Gramaticais
-
Feira Estadual de Geociências - FEGEO
Coordenador: Ellen de Nazaré Souza Gomes
Currículo
Área:Geofísica
Período de 29/12/2010 a 28/12/2012
A Feira Estadual de Geociências funcionaria nos moldes das feiras de ciências das escolas, ondes alunos do ensino básico e técnico apresentariam experimentos e pesquisas nas áreas de Geociências.
Feira de Ciências
divulgação
Geociências
-
Criopreservação de sementes de Passiflora spp.
Coordenador: Petterson Baptista da Luz
Currículo
Área:Produção e Beneficiamento de Sementes
Período de 30/10/2013 a 31/10/2016
Nas condições que foram realizados os experimentos, as espécies se comportaram de forma semelhante, ou seja, todas mantem sua viabilidade após o crioarmazenamento sem o uso de substância crioprotetoras. Esbarramos em um problema já esperado, mais não superado até o momento, o problema na germinação devido a dormência das sementes dessas espécies silvestres, o que desencadeou mais um desafio para a pesquisa em sementes de Passiflora.
Fruticultura
maracujá
germoplasma
armazenamento
-
Mecanismos envolvidos nos efeitos imuno-modulatórios gerados durante infecção por helmintos: papel de eicosanóides derivados de leucócitos
Coordenador: Christianne Bandeira de Melo
Currículo
Área:Imunologia Celular
Período de 09/01/2012 a 08/01/2014
Especula-se que helmintos podem ser utilizados com sucesso como tratamento preventivo de doenças alérgicas. Esta hipótese é baseada em estudos epidemiológicos e laboratoriais que indicam que populações parasitadas são menos responsivas a alérgenos, e que quando tratadas com anti-helmínticos mostram aumento de distúrbios alérgicos. Testes clínicos e experimentais têm revelado como bem sucedidas terapias baseadas em helmintos para uma variedade de condições, que além de alergias, incluem doença de Crohn e até mesmo diabetes. É consenso que a modulação da imunidade por helmintos representa o principal mecanismo pelo qual estes parasitas podem prevenir uma série de doenças inflamatórias. Também é bem aceito que o alvo molecular/celular da imuno-modulação dirigida por parasitas são citocinas produzidas por linfócitos. No entanto, além das funções efetoras protetoras conhecidas para eosinófilos durante infecções helmínticas, sabe-se agora que estas células podem alternativamente funcionar como células imuno-moduladoras. Dessa forma, estudos sobre o papel de eosinófilos seja em infecções por helmintos, mas também em outras condições eosinofílicas podem levar à identificação de funções regulatórias não antecipadas para estas células. De fato, estudos recentes publicados em revistas de altíssimo impacto demonstram atividades eosinofílicas promovendo homeostasia tecidual e reparo por ações imuno-modulatórias, por exemplo, impactando distúrbios metabólicos relacionados à obesidade e favorecendo regeneração hepática e muscular.
leucotrienos
prostaglandinas
leucócitos
inflamação
citocinas
helmintos
-
Crescimento econômico, mudança do clima e poluição
Coordenador: Eliezer Martins Diniz
Currículo
Área:Crescimento e Desenvolvimento Econômico
Período de 25/08/2010 a 24/08/2012
O projeto contribuiu para avaliar a necessidade do uso de políticas ambientais para que ocorra o desenvolvimento sustentável. Os resultados mostram, no caso de mudanças climáticas e de dois poluentes, que a colocação em prática de políticas ambientais é necessária a fim de que o crescimento econômico possa estar associado a uma redução das emissões de poluentes.
-
Coordenador: Thales Renato Ochotorena de Freitas
Currículo
Área:Morfologia dos Grupos Recentes
Período de 01/03/2017 a 28/02/2018
O projeto de pós-doutorado do bolsista teve como objetivo entender como ocorrem as radiações evolutivas em escalas continentais, como diferem de radiações em ilhas, e informar sobre a extensão de convergências evolutivas/ecológicas sobre o fenótipo de roedores com ocorrência em diversas regiões continentais. Os resultados obtidos ao longo dos 12 meses incluíram a criação e organização de uma extensa base de dados com características morfológicas para mais de três mil espécimes de 517 espécies de roedores, em conjunto com a criação de uma base de dados ambiental e ecológica para as 517 espécies. Artigos resultantes da criação desta base de dados estão sendo produzidos, e durante o período de duração bolsa (março/2017 a fevereiro/2018), outros sete artigos foram publicados pelo bolsista em periódicos de Qualis A1 e A2 na área de Biodiversidade.
Métodos Filogenéticos Comparativos
Radiação Adaptativa
Ecologia Evolutiva
Morfometria Geométrica
Ecologia Morfológica
Biogeografia