Relatório de pesquisa

Com o objetivo de atender ao princípio da transparência do uso dos recursos públicos pelo Governo Federal, o CNPq disponibiliza os relatórios de pesquisa apoiados com recursos financeiros por meio de suas chamadas públicas.

Trata-se, por um lado, de uma prestação de contas à sociedade dos recursos envolvidos no desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação e, por outro, da divulgação dos resultados das pesquisas desenvolvidas pelos cientistas apoiados pelo CNPq.

Os resumos disponibilizados neste espaço foram redigidos pelos pesquisadores, por solicitação do CNPq, em uma linguagem cidadã, ou seja, em linguagem que possa ser entendida por aqueles que não são cientistas.

O texto contido nos resumos dos projetos é de inteira responsabilidade do pesquisador e envolve um esforço de popularizar a ciência para o público leigo.

A busca poderá ser realizada de várias formas e fica a critério do interessado utilizar palavra-chave, área do conhecimento, por título da pesquisa, por área do conhecimento, Unidade da Federação, nome do pesquisador, entre outras.

  • Coordenador: Miguel Pedro Guerra
    Currículo
    Área:Fitotecnia

    Período de 01/11/2015 a 31/10/2016

    O abacaxizeiro comercial foi inicialmente domesticado no norte da América do Sul entre 6.000 e 10.000 anos atrás. Nos séculos seguintes ele se distribuiu pelo mundo e se consolidou como uma espécie frutífera de importância econômica mundial. A produção comercial desta espécie é baseada em uma estreita base genética e tem como principais fontes de propágulos mudas reproduzidas vegetativamente, as quais podem disseminar pragas e doenças. Ferramentas biotecnológicas podem auxiliar a caracterização, o melhoramento e a multiplicação rápida e massiva de genótipos de abacaxizeiro. Neste sentido, um maior conhecimento sobre a diversidade genética existente na espécie pode possibilitar a expansão da oferta de genótipos para o plantio comercial, ao mesmo tempo em que possibilita uma maior eficiência no planejamento e na execução de programas de melhoramento genético e de conservação de germoplasma. O presente trabalho visou caracterizar marcadores moleculares para o estudo do abacaxizeiro. Desta forma, o estabelecimento e caracterização dos marcadores obtidos neste projeto poderão ampliar as ferramentas para explorar a diversidade genética do abacaxizeiro, bem como avaliar a qualidade das plantas derivadas de protocolos de alta capacidade regenerativa em unidades de observação em campo, consolidando o uso de plantas regeneradas in vitro de abacaxizeiro em nível de propriedades agrícolas.

    fidelidade genética microssatélites Ananas comosus diversidade genética micropropagação
  • Feira de Ciências: Interface Contagem/UFMG

    Coordenador: Jader dos Santos Cruz
    Currículo
    Área:Divulgação Científica

    Período de 08/12/2017 a 30/11/2020

    A 1a Feira de Ciências de Contagem teve como princípio básico a divulgação científica para toda a comunidade presente no entorno das escolas. Os alunos se engajaram de forma completa e foi possível a criação de um ambiente propício para a apresentação de resultados obtidos e também de trazer a comunidade não-estudantil para usufruir desse momento único. Vários dos projetos tinham como objetivo central a resolução de algum problema presente na comunidade, procurando trazer soluções práticas e de fácil aplicação. Nosso propósito agora é dar continuidade a essa atividade que se mostrou tão importante para trazer todos para o ambiente escolar.

    Feira de Ciências Projetos Divulgação Científica
  • Coordenador: Margareth Maria de Carvalho Queiroz
    Currículo
    Área:Taxonomia dos Grupos Recentes

    Período de 01/11/2015 a 28/02/2017

    Os insetos correspondem ao grupo de ser vivo mais diversificado e numeroso do planeta. São cerca de um milhão de espécies e acredita-se que outras cinco milhões ainda precisam ser conhecidas. As moscas são bastante conhecidas por atuarem como carreadoras de agentes causadores de doenças e os seus imaturos são encontrados se desenvolvendo em matéria orgânica em decomposição. A identificação correta dessas espécies é muito importante, pois assim auxilia peritos e investigadores criminais na elucidação de crimes.

    Microscopia Eletrônica de Varredura Genoma Mitocondrial Taxonomia Integrada Diptera Calyptratae Genoma Nuclear
  • Elites jurídicas, Estado e sociedade civil

    Coordenador: Marco Aurélio Vannucchi Leme de Mattos
    Currículo
    Área:História do Direito

    Período de 05/12/2014 a 31/12/2016

    O projeto propõe-se a investigar a atuação político-corporativa da elite jurídica brasileira congregada na direção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e do Instituto dos Advogados Brasileiros (OAB) durante o Primeiro Governo Vargas (193o-1945). Para tanto, foram privilegiadas duas linhas analíticas. A primeira foi o exame do perfil dos juristas-políticos que comandavam a OAB e o IAB. A segunda foi a investigação das relações estabelecidas por ambas entidades com o Estado. A metodologia de pesquisa combinou a prosopografia com a análise qualitativa de um corpus documental diversificado. A pesquisa foi desenvolvida no âmbito de algumas redes de pesquisa nacionais e estrangeiras às quais o proponente pertence e que se dedicam ao estudo das temáticas do campo jurídico e do corporativismo.

    Elites jurídicas; Estado; sociedade civil
  • VII Simpósio Internacional de Pós-Graduação e Pesquisa

    Coordenador: Sérgio de Albuquerque
    Currículo
    Área:Avaliação e analises toxicológicas

    Período de 22/06/2016 a 30/06/2017

    O SINPOSPq é um evento voltado para pós-graduando da área farmacêutica e correlatas, a fim de propiciar aos mesmos uma interação científica e profissional com palestrantes e pesquisadores do Brasil e do Exterior. Também possui como finalidade propiciar aos estudantes uma visão multiprofissional enquadrada no perfil de atuação deste profissional farmacêutico.

    pós-graduação pesquisa Simpósio
  • Desenvolvimento de Software de Gestão da Detecção e Diagnóstico dos Transtornos Mentais na Estratégia da Saúde da Família.

    Coordenador: Tiago Dias Furini
    Currículo
    Área:Saúde Pública

    Período de 21/01/2015 a 31/01/2018

    Conheça a tecnologia desenvolvida pela empresa Multimídia Educacional para promover cuidados em saúde mental na Atenção Básica.Apresentamos o DCID Health System. Trata-se de um Software de Gestão da Triagem e do Apoio ao Diagnóstico dos Transtornos Mentais para uso na atenção primária à saúde. Desenvolvido em versão Web e aplicativo, o software permite a aplicação da triagem por profissionais não médicos em diferentes âmbitos, que não se restringem à unidade de saúde, podendo ser realizada, por exemplo, em visitas domiciliares ou em programas de prevenção e promoção da saúde, visto que os instrumentos estão disponibilizados em tablets ou celulares.Possui as seguintes vantagens:- Escore dos testes é obtido de modo automático- Levantamento e mapeamento dos possíveis casos de modo rápido, prático e preciso- Integração automática dos dados com a unidade de saúde- Informação e gráficos gerados para gestão do cuidado- Seleção dos casos para que o médico generalista possa aplicar o teste de apoio ao diagnóstico e realizar o tratamento adequado.Para o apoio ao diagnóstico, o software contém um instrumento de aplicação breve contemplando a investigação dos seguintes transtornos: Depressão; Transtorno Bipolar; Transtorno de Ansiedade Generalizada; Transtorno de Pânico; Fobia Social; Agorafobia; Dependência de Álcool; Dependência de Drogas; Transtorno Psicótico; e Transtorno Obsessivo Compulsivo.Objetivos da empresa Multimídia Educacional- Promover cuidados de saúde mental na atenção básica em diferentes âmbitos (saúde pública, planos de saúde, empresas, universidades, entre outros), consolidando um modelo custo-efetivo e melhorando a qualidade de vida;- Ampliar a identificação precoce para tratamento adequado dos casos; - Estabelecer parcerias com laboratórios para divulgar os melhores medicamentos para os transtornos mentais, apoiando a educação dos médicos, profissionais de saúde e universitários que poderão aplicar os instrumentos.

  • Novas formas de controle do metabolismo energético

    Coordenador: Emer Suavinho Ferro
    Currículo
    Área:Biotecnologia

    Período de 19/11/2014 a 30/11/2018

    Peptídeos intracelulares são uma das mais empolgantes descobertas realizadas pelo nosso grupo. Eles podem ser convertidos em novos farmacos, com propriedades terapêuticas de interesse para a saúde pública.

    oligopeptidases diabetes tipo 2 peptídeos
  • Feira de Ciências do Pantanal em Corumbá-MS

    Coordenador: Rafael Verão Françozo
    Currículo
    Área:Divulgação Científica

    Período de 02/12/2015 a 31/12/2017

    A FECIPAN 2016 ocorreu nos dias 17, 18 e 19 de outubro de 2016 com a participação de 386 estudantes com a inscrição de 151 projetos de pesquisa. Foi a quinta edição da Feira. No dia 17 de outubro das 07 às 11 horas foram realizados o credenciamento dos projetos de pesquisa e a organização dos estandes pelos estudantes e orientadores. Às 13 horas ocorreu a abertura da feira científica com a apresentação dos projetos à comunidade e aos avaliadores, encerrando as atividades às 17 horas. A Feira ocorreu no dia 18 de outubro das 07 às 11 horas e das 13 às 17 horas, quando a apresentação de projetos foi finalizada. Nos intervalos do eventos foram realizadas apresentações culturais diversas com ampla participação dos estudantes. Às 16:30 horas do dia 19 ocorreu a cerimônia de premiação e o encerramento da FECIPAN 2016. O evento dispôs da ótima infraestrutura oferecida pelo Centro de Convenções de Corumbá , com amplo espaço para realização das atividades. A atividade foi uma realização do IFMS Campus Corumbá. Participaram da feira estudantes oriundos de escolas públicas e privadas do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Os projetos inscritos foram relacionados de acordo com as áreas do conhecimento e dividiram-se da seguinte forma: 27 projetos na área de Ciências Biológicas e da Saúde; 24 projetos na área de Ciências Exatas e da Terra; 29 projetos na área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas; 39 projetos na área de Engenharias e Ciências Agrárias; 34 projetos na área Multidisciplinar. Os projetos foram apresentados individualmente ou em grupos de até 05 alunos em frente aos respectivos estandes. O processo de avaliação dos projetos foi realizado por avaliadores com formação acadêmica compatível à área dos trabalhos. Os melhores trabalhos foram premiados com brindes, medalhas, troféus, bolsas de IC-Jr e credenciais para participação de eventos científicos nacionais. Estima-se que visitaram a feira mais de 3000 pessoas.

    Corumbá educação divulgação científica
  • O PAPEL DA MAGNITUDE DE DANO MUSCULAR NAS RESPOSTAS HIPERTRÓFICAS

    Coordenador: Carlos Ugrinowitsch
    Currículo
    Área:Educação Física

    Período de 19/11/2014 a 30/11/2017

    O presente projeto demonstrou que o conceito de "no pain, no gain" para o treinamento de força é uma falácia, não tendo suporte científico. Ou seja, o dano muscular não participa do processo de hipertrofia muscular decorrente do treinamento de força.

    células satélites Síntese proteica treinamento de força
  • Coordenador: Denise Maria Cogo
    Currículo
    Área:Teoria da Comunicação

    Período de 01/04/2017 a 31/03/2018

    O presente projeto de pesquisa teve como objetivo compreender os usos de tecnologias da informação e da comunicação (TICs) feitos por mulheres migrantes bolivianas e haitianas que vivem em São Paulo, considerando seus processos de inserção na sociedade brasileira e as iniciativas de ativismo que elas desenvolvem ou das quais participam visando à ampliação de sua cidadania, ao acesso aos seus direitos e à melhoria da qualidade de vida dos migrantes. Considerou-se que a migração feminina possui especificidades que influenciam nos processos de adaptação e de participação das mulheres nos coletivos de migrantes e na sociedade em geral e buscou-se pensar nas migrantes para além da ideia de coadjuvantes das migrações masculinas. Foram realizadas entrevistas em profundidade com seis mulheres, sendo três haitianas e três bolivianas, com experiências distintas e diferentes tempos de vivência no Brasil. Embora elas tenham diferentes tipos de envolvimento com iniciativas de ativismo, foi possível perceber que as TICs possuem papel relevante em seus cotidianos, seja para usos pessoais, como contatos com familiares ou para que se mantenham informadas sobre seus países de origem, seja para ações relacionadas à mobilizações cidadãs, como a divulgação de atividades por elas promovidas ou o compartilhamento de visões não-hegemônicas sobre a migração e sobre o Haiti e a Bolívia, por exemplo. Foi possível ainda perceber que elas enfrentam dificuldades para participar em mobilização nos coletivos de migrantes, formados predominantemente por homens, sendo necessário disputar espaços que não lhes são tradicionalmente oferecidos. A pesquisa permite observar, por fim, que tais mulheres assumem papel de protagonismo em seus projetos migratórios e na atuação no Brasil, deslocando as representações de passividade que comumente são atribuídas às migrações femininas.

    migrações TICs cidadania gênero comunicação consumo
  • Mostrando 1 - 10 de 55020 resultado(s).
  • Página: 
  • Primeiro 
  • Anterior 
  • Próximo 
  • Último