-
PELD Hábitats Costeiros no Espírito Santo
Coordenador: Angelo Fraga Bernardino
Currículo
Área:Oceanografia Biológica
Período de 01/02/2017 a 31/08/2021
Ecossistemas costeiros marinhos possuem relevante papel ecológico, econômico e social para comunidades costeiras e urbanas. Mais de 25% da população brasileira vive em zonas costeiras, colocando os recursos e habitats naturais destes ecossistemas sob grande pressão. A perda de habitats por uso do solo, descarga de poluentes e retirada de recursos pesqueiros são algumas das pressões que comumente levam á perda da diversidade biológica em zonas costeiras, as quais tem se intensificado nos últimos anos devido ao crescimento populacional mundial. Mudanças climáticas que se configuram em diversas regiões do planeta tem também levado ao aumento do stress sobre a biodiversidade marinha, e por vezes acelerado a perda de habitats ou introduzindo condições sub-ótimas de vida ou mudanças biológicas e ecológicas em diversos organismos. Todos esses estressores colocam grandes desafios para a gestão costeira no Brasil e no mundo, de forma que o entendimento dos seus múltiplos efeitos se torna imediato, assim como a busca e manejo de áreas prístinas que sejam representativas ao longo de zonas costeiras. O PELD-Habitats Costeiros do Espírito Santo (PELD-HCES) criado em 2017 propõe investigar de maneira multidisciplinar os efeitos diretos e indiretos de impactos antropogênicos em ecossistemas costeiros, utilizando ecossistemas de manguezais, estuários e recifes entre-marés como estudos de caso para outras áreas do litoral do Brasil. Desta forma, o PELD-HCES investiga a relação da biodiversidade marinha com estressores ambientais no longo prazo através do monitoramento de efeitos de aumento de temperatura e de diminuição de pluviosidade em assembléias bentônicas costeiras. Monitoramentos sistemáticos de biodiversidade estão sendo realizados de maneira inédita no litoral capixaba, e resultados preliminares com pouco menos de 2 anos indicam importantes associações entre o clima e comunidades biológicas costeiras.
-
CONTRIBUIÇÕES CURRICULARES EM REDE PARA O PROEJA: ELABORAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DE PROPOSTAS DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS ENVOLVENDO TEMAS VIVENCIAIS
Coordenador: Agustina Rosa Echeverría
Currículo
Área:Currículo
Período de 10/12/2012 a 09/12/2014
Este projeto foi desenvolvido em parceria com professores e alunos da Universidade Federal de Goiás e do Instituto Federal de Goiás. Os trabalhos foram realizados com futuros professores de Química focados em produzir propostas pedagógicas voltadas para turmas de Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio na modalidade EJA. A Educação de Jovens e Adultos (EJA)tem assumindo importante papel na educação brasileira, uma vez que contribui para a ampliação do número de cidadãos escolarizados no país. No entanto, não somente disso decorre a importância da EJA, mas também do cumprimento legal de oferecer novos espaços para o desenvolvimento intelectual e profissional das pessoas que, por vários motivos, muitas vezes relacionados ao trabalho e à condição social, não puderam permanecer na escola.Assim, este projeto buscou construir propostas alternativas visando fortalecer o ensino de Ciências na EJA. Os trabalhos procuraram ressaltar os conhecimentos vivenciais dos próprios alunos para elaborar materiais que discutam as relações entre a Educação, o Trabalho e o Meio Ambiente. Acredita-se que a produção de material didático com a cooperação dos próprios alunos e a mediação do professor pode contribuir produzir mais significados nos processos de ensino-aprendizagem dos alunos a partir seus conhecimentos prévios.
PROEJA
Formação de professores
Currículo
Temas vivenciais
-
Coordenador: Glaucia Maria Falcao de Aragao
Currículo
Área:Engenharia de Alimentos
Período de 01/03/2017 a 31/05/2018
O projeto mostrou que é possível a utilização de tecnologia UV para o aumento da vida útil de produtos cárneos, embalados a vácuo.Destaca-se, especialmente, o curto tempo de aplicação de UV necessário à inativação de bactérias lácticas, com consequente aumento na vida útil dos produtos já embalados.
inativação
UV
microbiologia preditiva
LED
-
Regional Conference on Geomorphology
Coordenador: Pedro Val
Currículo
Área:Geotectônica
Período de 26/08/2019 a 25/12/2019
The IAG RCG2019 is to meet the new challenges for geoscientists and especially geomorphologists to better understand the response of the Earth systems, to approach with new techniques and methods, to make new assessments and predictions for the future, and to contribute to society?s adaptation and preparedness. The conference aims to promote interaction and networking with young geoscientists, while its field trips will provide an enticing introduction to the many varied landforms of coastal geomorphology.
Andes
orógeno
simetria
geometria de subducção
-
Coordenador: Elisangela Gomes Fidelis
Currículo
Área:Fitossanidade
Período de 16/05/2019 a 15/03/2020
O amarelecimento letal das palmeiras é uma doença capaz de matar plantas de coqueiro e outras 35 palmeiras. Ela ainda não ocorre no Brasil, mas é uma ameaça para produção de coco, palmeiras ornamentais e nativas na Amazônia. O amarelecimento letal é transmitido por cigarrinhas que sugam as folhas das palmeiras. Essa doença pode chegar no Brasil através de mudas ou insetos vetores infectados, que podem vir através do comércio e em bagagens de viajantes. A melhor a forma de evitar que amarelecimento letal dizime coqueiros e outras palmeiras no Brasil é se preparar para agir rapidamente, assim que os primeiros casos forem identificados. Para tanto, é necessário conhecer as rotas de risco da sua entrada, detectar precocemente e erradicar assim que as primeiras plantas doentes forem localizadas. Nesse projeto, foi possível identificar os locais onde a cigarrinha vetora do amarelecimento letal ocorre nos estados do Amazonas, Acre, Pará e Rondônia. Esses estados estão próximos aos países onde a doença ocorre no Caribe e se ela chegar esses insetos podem infectar rapidamente várias plantas. Portanto, são necessários monitoramentos frequentes de palmeiras e plantações de coqueiro para detecção precoce da doença, especialmente próximo às fronteiras com outros países, em portos e aeroportos.
plano de contingência
fitoplasma
coqueiro
inteligência quarentenária
Cixiidae.
-
Rede de Recursos Genéticos Microbianos - Rede Microbiana
Coordenador: Myrian Silvana Tigano
Currículo
Área:Genética Molecular e de Microorganismos
Período de 13/12/2010 a 12/12/2014
Este projeto permitiu a organização e a melhoria das coleções microbiológicas que se encontram distribuídas em 15 Unidades da Embrapa. Estas coleções preservam aproximadamente 45.000 linhagens de bactérias, fungos e vírus de interesse para a agricultura, agroindústria e meio ambiente. Estes microrganismos geram ou podem gerar produtos de interesse para estas áreas, tais como biopesticidas e biofertilizantes. Durante o projeto foi possível desenvolver e aplicar um sistema de informação para armazenamento de dados e gestão das coleções. Este sistema, chamado de AleloMicro, está disponível para utilização de coleções microbiológicas de outras instituições de ensino e pesquisa.As informações sobre as coleções e disponibilização de isolados encontram-se no Portal Alelo (http://alelo.cenargen.embrapa.br e http://alelomicro.cenargen.embrapa.br/InterMicro/. As coleções também foram preparadas para melhorar a qualidade dos serviços prestados à empresas e comunidade científica, através da implantação de gestão de qualidade e certificação pelo InMetro.
micro-organismos; coleções de culturas
-
Investigação de núcleos exóticos com espalhamento elástico
Coordenador: Valdir Guimarães
Currículo
Área:Reações Nucleares e Espalhamento (Reações Específicas)
Período de 01/06/2017 a 31/08/2020
Esse projeto consiste na investigação da estrutura de clusters que podem ser formados em alguns núcleos leves.O núcleo 10C por exemplo pode ser descrito como tendo uma estrutura exótica de alfa-alfa-proton-proton, que estariam interligados. Essa estrutura se assemelharia a interligações de aneis brunianos (super borromeanos).Para investigar essas estruturas, utilizamos reações de espalhamento elástico. Incidemos esse elemento em um determinado alvo e ao interpretar dados experimentais de distribuição angular, utilizando modelos teóricos, podemos inferir sobre a estrutura desses núcleos.
feixes radioativos
núcleos exóticos
espalhamento elástico
-
Caracterização nutricional de forrageiras de clima temperado: enfoque nas frações de carboidratos e compostos nitrogenados e na cinética de degradação ruminal.
Coordenador: Douglas Sampaio Henrique
Currículo
Área:Avaliação de Alimentos para Animais
Período de 17/11/2014 a 30/11/2017
O conhecimento da composição nutricional detalhada das plantas forrageiras cultivadas no Sul do Brasil permitem um melhor balanceamento das rações oferecidas ao gado criado consumindo essas plantas. Rações bem balanceadas são importantes para que o animal tenha uma boa saúde, produza de forma adequada e lucrativa para o produtor e acima de tudo cause menos poluição ambiental. Isso ocorre, porque uma ração bem equilibrada evita que haja excreção exagerada de nutrientes nas fezes e urina do animal. Dessa forma, reduz-se a poluição que esses nutrientes excretados em excesso causam no solo e na água de nascentes e rios. No entanto, só é possível fazer uma ração bem balanceada se conhecermos a composição química (nutricional) de tudo aquilo que o animal irá ingerir e como o alimento será digerido pelo animal. Como a maior parte do que os animais ruminantes, normalmente, consomem é advindo das pastagens pode-se perceber a importância de conhecer a composição nutricional das mesmas. Com esse projeto descobrimos que o teor de proteína das pastagens de aveia são muito altos. Apesar de ser interessante possuir um pastagem com muita proteína, se não houver um equilíbrio com a quantidade de carboidratos da planta causará uma menor digestibilidade dessa planta no rúmen do animal,o que pode levar ao excesso de excreção de nitrogênio na urina. Além disso, conseguimos estabelecer quais modelos matemáticos são mais adequados para predizer a digestibilidade ruminal desse tipo de forrageira e como ela responde a elevados teores de adubação nitrogenada.
modelos não lineares
Bromatologia
gramíneas de inverno
-
Coordenador: Aparecida Maria Catai
Currículo
Área:Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Período de 01/03/2018 a 31/05/2019
Este projeto de pesquisa avaliou a atuação do sistema nervoso autonômico no coração e nos vasos sanguíneos de indivíduos com diabetes mellitus tipo 2 quando estão sentados em repouso e quando fazem exercício físico moderado. Também avaliou a relação do sistema nervoso autonômico com as respostas da frequência cardíaca e da capacidade de uma pessoa para fazer um exercício físico moderado. Todos os voluntários da pesquisa eram sedentários (realizavam menos que 150 minutos semanais de atividade física ou não realizavam atividade física) e os indivíduos com diabetes não apresentavam complicações como a neuropatia (lesões nas fibras periféricas dos nervos do sistema nervoso autonômico). No entanto, observamos que os indivíduos diabéticos apresentam disfunção do sistema nervoso autonômico em repouso sentado. Já no exercício físico, a resposta do organismo é preservada para manter a pressão arterial e frequência cardíaca. Ainda, a capacidade de resposta dos mecanismos que regulam a pressão arterial ( barorreflexo) de sentado para o exercício está relacionada com a magnitude de resposta da frequência cardíaca do aquecimento em carga livre para uma carga de intensidade moderada. Assim concluímos que indivíduos com DM2 que não realizam atividade física (sedentários) e que não tem neuropatia apresentam alteração no sistema nervoso autonômico no repouso sentado, mas apresentam ainda resposta preservada dos mecanismos de ajuste do sistema nervoso autonômico para manter a resposta do coração e dos vasos sanguíneos durante o exercício físico. Esses resultados são importantes pois auxilia na orientação e na utilização de exercício moderado (que é seguro) para essa população.
diabetes melittus tipo2
sensibilidade baroreflexa
cinetica do consumo de oxigenio
cinética da frequencia cardiaca
-
Resolução de Problemas Combinatórios em teoria dos grafos e otimização
Coordenador: Loana Tito Nogueira
Currículo
Área:Análise de Algoritmos e Complexidade de Computação
Período de 14/12/2011 a 13/12/2014
Este projeto considerou a resolução de diversos problemas na área de teoria dos grafos, que nada mais uma representação gráfica através de pontos e linhas entre esses pontos que servem para modelar alguma situação real ou algum problema. Mais especificamente, consideramos problemas que consistem em dividir esse conjunto de pontos em certos grupos, de forma que esses grupos tenham algumas características. Como esse é um problema muito difícil, restringimos nosso problema à grafos com certas propriedades, tornando o problema mais tratável.
clusterização
Partição em grafos
transversais de grafos
Grafos Perfeitos