Relatório de pesquisa

Com o objetivo de atender ao princípio da transparência do uso dos recursos públicos pelo Governo Federal, o CNPq disponibiliza os relatórios de pesquisa apoiados com recursos financeiros por meio de suas chamadas públicas.

Trata-se, por um lado, de uma prestação de contas à sociedade dos recursos envolvidos no desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação e, por outro, da divulgação dos resultados das pesquisas desenvolvidas pelos cientistas apoiados pelo CNPq.

Os resumos disponibilizados neste espaço foram redigidos pelos pesquisadores, por solicitação do CNPq, em uma linguagem cidadã, ou seja, em linguagem que possa ser entendida por aqueles que não são cientistas.

O texto contido nos resumos dos projetos é de inteira responsabilidade do pesquisador e envolve um esforço de popularizar a ciência para o público leigo.

A busca poderá ser realizada de várias formas e fica a critério do interessado utilizar palavra-chave, área do conhecimento, por título da pesquisa, por área do conhecimento, Unidade da Federação, nome do pesquisador, entre outras.

  • Coordenador: Francisco Tadeu Rantin
    Currículo
    Área:Fisiologia Comparada

    Período de 31/10/2011 a 30/04/2012

    O projeto visa a compreensão de como uma espécie de peixe de respiração aérea bimodal, ou seja, que pode tanto respirar o oxigênio dissolvido na água quanto o do ar (como é o caso do bagre Africano, introduzido no Brazil para ser criado em pisciculturas e utilizado tanto na alimentação quanto na pesca esportiva), pode ter sua voracidade, seu comportamento e seu crescimento afetados por fatores estressores tais como a hipóxia (baixos níveis de oxigênio dissolvido na água), exercício (os peixes sendo obrigados a nadar e, portanto, aumentando o gasto de energia) e perturbações externas.

    Taxa de crescimento Respiração aérea Hipóxia Metabolismo Comportamento
  • Dualidade e localizacao em Geometria Diferencial e na Teoria de Indice

    Coordenador: Florentiu Daniel Cibotaru
    Currículo
    Área:Geometria Diferencial

    Período de 01/06/2017 a 31/05/2020

    O nosso projeto de pesquisa olhou para manifestações concretas de um fênomeno de simetria que aparece em variedades diferenciaveis, muito estudado em geometria e topologia, chamado de dualidade de Poincaré. Um teorema muito celebrado de Geometria Diferencial, chamado de Gauss-Bonnet providencia uma relação entre um certo invariante topologico, i.e. a caracteristica de Euler e um invariante geometrico, i.e. a generalização da curvatura Gaussiana. A chave para entender esse Teorema e atraves da dualidade de Poincaré. A linguagem moderna das correntes permite dar outras formulas explicitas que involvem quantidades geometricas e topologicas no espirito do teorema classico mencionado. O projeto almejou generalizar outros resultados classicos, como o Teorema de indice de Atiyah-Singer usando correntes. Outros resultados colaterais foram obtidos.

    correntes dualidade de Poincare teorema de indice
  • Criação de equipe para pesquisa e desenvolvimento em Microeletrônica.

    Coordenador: Frank Sill Torres
    Currículo
    Área:Microeletrônica

    Período de 13/11/2012 a 10/02/2014

    Nesse projeto foram trabalhados temas relacionados à área de Microeletrônica onde alunos do curso técnico em Eletromecânica do CEFET-MG trabalharam com alunos de graduação em Engenharia Elétrica da UFMG. As atividades foram divididas entre projeto e manufatura de placas de circuito impresso, e projeto de circuitos integrados CMOS. O tema despertou nos bolsistas o interesse pela Engenharia Elétrica e, principalmente, pela área de Microeletrônica. Os alunos do curso técnico realizaram projetos e montagens de placas eletrônicas e os alunos de graduação desenvolveram um dispositivo eletrônico para executar os testes nessas placas. Houve reuniões a fim de promover o intercâmbio de informações e possibilitar a vivência dos alunos do curso técnico numa grande universidade como a UFMG.

  • X Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Piauí

    Coordenador: Francisco de Assis de Sousa Nascimento
    Currículo
    Área:Educação Física

    Período de 25/09/2013 a 24/09/2014

    A produção e popularização das experiências científicas devem contribuir para promoção da saúde e dos esportes como forma de desenvolvimento integral da pessoa humana, visando assim seu bem estar completo a o desenvolvimento da sociedade de maneira holística.

    Ciência Esporte Saúde
  • Construção de uma Planta Didática para Estudo de Técnicas de Controle de Nível e de Temperatura de Líquidos em Tanques

    Coordenador: Fábio Lúcio Corrêa Junior
    Currículo
    Área:Eletrônica Industrial, Sistemas e Controles Eletrônicos

    Período de 13/11/2012 a 10/02/2014

    Diversos processos industriais e domésticos demandam que as grandezas temperatura e/ou nível de determinado liquido seja mantido em certas condições dentro de um tanque. O emprego do controle automático destas grandezas tem desempenhado um importante papel na busca de propostas cada vez mais eficientes para solução deste problema, tornando-se uma importante área do conhecimento e pesquisas desenvolvidas nos cursos técnicos, de engenharia elétrica e de controle e automação. Neste sentido, este projeto propôs e construiu uma planta didática para controle das grandezas mencionadas acima, destinada ao ensino e pesquisa na área do ensino técnico e superior. Esta planta permitirá que alunos e profissionais possam realizar estudos práticos, orientadas e pesquisas cientificas na área de controle e automação de processos, sobretudo, do controle da temperatura e nível de líquidos em tanque.

    Controle de Temperatura Controle de nível Planta didática
  • Influência das conexões córtico-corticais na geração de mapas espontâneos do córtex visual primário

    Coordenador: Kerstin Erika Schmidt
    Currículo
    Área:Neurofisiologia

    Período de 23/03/2012 a 23/03/2014

    É conhecido que o córtex visual primário gera espontaneamente actividade estruturada sem algum estimulo visual. Essa actividade esta muito parecida duns mapas modulares que surgem quando estimulando com estimulo visual de barras orientadas. Foi concluído que- sem o estimulo - essa actividade é resultado de ondas eléctricas que usam a rede lateral de conexões intrínsecas e cortico-corticais. No presente trabalho usamos uma combinação de técnicas para testar a influencia da rede de conexões laterais na geração das mapas espontâneas. Escolhemos a conexão inter-hemisferico entre as áreas visuais primarias 17 e 18 como um exemplo de conexão cortico-cortical no mesmo nível hierárquico. Essa conexão esta pensado de servir para reunir os dois hemi-campos qui estão separados na linha vertical que passa pelo meio do campo visual e tem a mesma topografia que as conexões intrínsecas. Testamos como os mapas espontâneas se formam sem e com a conexão inter-hemisférica activa. Usamos uma combinação de técnicas. Enquanto o córtex visual no lado direito foi desactivado usando um resfriamento temporário registramos actividade óptica e eléctrica no córtex visual esquerdo. Os nossos resultados mostram que a actividade espontânea antecipa padrões de actividade evocada por um objecto ou um movimento visual provável (Peiker et al., 2013). Essa actividade esta também estruturada numa maneira selectiva pela rede lateral inter-hemisférico (Altavini et al 2014). Concluímos que conexões inter-hemisféricos selectivas contribuem para a actividade cortical espontânea facilitando a resposta ao objectos ou movimentos prováveis que podem atravessar a linha vertical no meio do campo visual no futuro. É possível que a antecipação de padrões de actividade provável é um mecanismo geral em sistemas sensoriais para facilitar o agrupamento de elementos dum estimulo sensorial para a formar um objecto familiar.

    seletividade de orientacao atividade espontanea cortex visual primario
  • XLIII Escola de Verão do MAT/UnB

    Coordenador: Luis Henrique de Miranda
    Currículo
    Área:Análise

    Período de 20/12/2013 a 19/12/2014

    A XLIII Escola de Verão do MAT/UnB foi realizada no período de 13/01/2014 a 21/02/2014 no Departamento de Matemática da Universidade de Brasília.Trata-se de um evento que tem sido realizado anualmente desde o início dos anos 70, que promove a integração de estudantes de graduação, de pós-graduação, professores e pesquisadores em Matemática e áreas afins, além de profissionais oriundos de todas as regiões do país e do exterior que buscam aperfeiçoamento matemático ou interação científica. Desde então, a escola tem sido reeditada anualmente, o que nos levará à quadragésima terceira edição, a ser realizada nos meses de janeiro e fevereiro de 2014.Nestes mais de quarenta anos, as Escolas de Verão do MAT/UnB tem fomentado em diversos níveis o intercâmbio científico/cultural entre seus mais variados participantes. Sendo a Universidade de Brasília um importante polo científico e cultural do país e, mais especificamente, da região Centro-oeste do Brasil, as Escolas de Verão do MAT/UnB oferecem oportunidades de congregação e aperfeiçoamento para diversos mestres e doutores recém formados, que assumiram posições em instituições cujas atividades de pós-graduação ainda não estão plenamente consolidadas.Para mais detalhes, acesse http://www.mat.unb.br/verao

  • DESENVOLVIMENTO DE LIGAS COM EFEITO DE MEMÓRIA DE FORMA

    Coordenador: Jorge Otubo
    Currículo
    Área:Materiais e Processos para Engenharia Aeronáutica e Aeroespacial

    Período de 27/12/2011 a 26/12/2013

    MATERIAIS COM MEMÓRIA DE FORMA, CARACTERÍSTICAS E APLICAÇÕESOs materiais com MEMÓRIA DE FORMA, pertencente a classe dos materiais considerados MATERIAIS INTELIGENTES, têm a capacidade de voltarem ao estado ou à forma original (forma memorizada) ao serem aquecidas após terem sido deformadas plasticamente ou pseudoplasticamente, muito alem do seu limite elástico. Dependendo das condições de contorno (composição química e temperatura do meio), a deformação imposta a estes materiais pode ser recuperada sem a necessidade de aquecimento bastando aliviar a tensão que causou a deformação. É o EFEITO SUPERELÁSTICO. Materiais convencionais, quando deformadas além do seu limite elástico sofrem deformação plástica permanente e não voltam à forma original. Os materiais com MEMÓRIA DE FORMA tem aplicações em vários setores: aeroespacial (controle de temperatura em ambiente interno de satélite, liberação de painel solar de satélite, ignitor de propelente em foguetes etc), aeronáutico (controle de vibração e ruído, asas inteligentes, degêlo automático de bordo de ataque de aeronaves etc), médico odontológico (stents, guia-fio de cateteres, arco-dentário etc) para citar alguns. O Grupo ITASMART do ITA, com quase 20 anos de experiência, tenta contribuir para o avanço da ciência e inovação tecnológica de ligas com MEMÓRIA DE FORMA e com a preocupação de um RETORNO À SOCIEDADE que, no final, sustentam as pesquisas com seus impostos.

    NiTi Efeito Memoria de Forma Inoxidáveis
  • Remoção de matéria orgânica, compostos específicos e toxicidade em efluente de indústria de papel e celulose por sistema combinado de tratamento.

    Coordenador: Claudia Regina Xavier
    Currículo
    Área:Ciências Ambientais

    Período de 28/12/2011 a 27/12/2013

    Neste projeto de Pesquisa se buscou avaliar a remoção de matéria orgânica, compostos específicos e toxicidade de efluentes de indústria de papel e celulose por sistema combinado de tratamento. Para tanto foi coletado efluente de uma indústria de celulose kraft o qual foi estudado quando ao uso de processos tratamento combinado (i) biológico: reator biológico de leito móvel (MBBR) e reator biológico ?air lift? com fungos lignolíticos, e (ii) os processos de tratamento avançado (POA): (UVC/H2O2), Fenton e Foto-fenton. As combinação empregadas foram: MBBR- UVC/H2O2, MBBR- Fenton, MBBR- Foto-fenton e Fungos lignolíticos- Foto-fenton. O sistema combinado MBBR- UVC/H2O2 apresentou rendimento de aproximadamente 34% superior ao MBBR e 6% superior ao POA (UVC/H2O2) empregados separadamente. O foto-Fenton aplicado ao efluente do MBBR apresentou remoções da ordem de 76% de DQO e 62% de cor em apenas 15 min. Os tratamentos combinando fungos lignolíticos e Foto-fenton foram mais eficientes quando realizados nesta sequencia e permitiram remoções da ordem de 98%, 89% e 93% de cor, compostos fenólicos totais e DQO respectivamente. Todos os tratamentos combinados se demonstraram altamente promissores para este efluente, com desempenhos superiores aos observados para os processos de tratamento aplicados separadamente.

    biodegradação sistema combinado de tratamento Efluente
  • Olimpíada de Tecnologias para Logística na Fruticultura do Vale do São Francisco

    Coordenador: Isnaldo Jose de Souza Coêlho
    Currículo
    Área:Automação Eletrônica de Processos Elétricos e Industriais

    Período de 13/12/2012 a 12/03/2014

    O ato de pensar a problemática da logística da produção de frutas na região do Vale do São Francisco, em termos de adequação da tecnologia RFID para rastreabilidade dessa cadeia produtiva, contempla o exercício da multidisciplinaridade em sua essência no meio acadêmico, e reafirma o compromisso da instituição UNIVASF _ Universidade Federal do Vale do São Francisco _ com o mais importante arranjo produtivo presente no seu entorno, no pólo de fruticultura irrigada Petrolina/PE - Juazeiro/BA no alto sertão nordestino. Apesar de se tratar de produtos essencialmente comercializados ?in natura?, com pouca margem de interesse por parte dos produtores em inovação nos moldes atuais desta atividade econômica, a tecnologia RFID oferece a possibilidade de sistematizar controle e registro de informações, por meio da informatização do processo de colheita, seleção, armazenamento e despacho das frutas, minimizando perdas e facilitando a identificação de possíveis problemas que comprometam a aceitação destas nos mercados interno e externo enfocados pelos produtores. Estes aspectos impactam de maneira importante o controle de qualidade destes produtos agrícolas. Os sinais elétricos definidos no sistema, transitando no espaço?livre instantaneamente, e contendo informações precisas específicas do trato com produtos e matérias-primas altamente perecíveis, são uma ferramenta poderosa no controle dos fluxos envolvidos nesse processo. As limitações físicas relacionadas ao alcance dos dispositivos empregados para registro dos dados de transito de produtos, tanto no campo como nos ambientes de fechados de armazenamento, foram identificadas como um dos principais "gargalos" para a adequação da tecnologia RFID à logística da produção de frutas. A relação custo/benefício também representa um aspecto limitante, que merece um estudo futuro mais detalhado.

    RFID logística Propagação eletromagnética
  • Mostrando 1 - 10 de 52931 resultado(s).
  • Página: 
  • Primeiro 
  • Anterior 
  • Próximo 
  • Último