Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Alexandre César Cunha Leite

Ciências Humanas

Ciência Política
  • china e sua atuação na transição energética no brasil: investimentos no setor de energias renováveis no nordeste do brasil
  • Este projeto de pesquisa tem como objetivo analisar o fluxo de capital chinês na forma de investimento direto no setor de energias renováveis na região nordeste. Para alcançar tal objetivo, faz-se necessário propor algumas delimitações e definir os instrumentos e métodos utilizados na fundamentação da análise. Assim, delimita-se que, por capital, será analisado o fluxo de investimento direto estrangeiro vindo da China destinado aos estados do Nordeste brasileiro. A delimitação temporal atende ao período em que tais investimentos apresentaram crescimento, logo, o período de análise é de 2010 à 2024. No que concerne ao setor de energia renováveis, uma maior ênfase será concedida aos setores de energia eólica e solar, simplesmente por serem as preponderantes na região. Para compreender os elementos de atratividade que dão norte a postura ativa da China faz-se necessário uma análise geopolítica e de política internacional considerando temas como mitigação das mudanças climáticas, pressão e demanda internacional por posicionamento da China, agenda ambiental, e estratégia chinesa para se tornar tanto fornecedor de bens públicos globais como o elemento segurança energética e sua estreita relação com a estratégia chinesa de desenvolvimento. Do lado brasileiro, entende-se que o Brasil é reconhecido como um dos principais detentores de recursos naturais de base energética; incidência de luz do sol, correntes de vento, disponibilidade hídrica, além de conhecimento no uso destes recursos. Neste cenário de busca internacional pela mitigação das mudanças climáticas, políticas internas e externas chinesas guiam o país na corrida pela liderança da transição energética, transformando a relação sino-brasileira em uma agenda não só agroalimentar, mas também energética, climática e ambiental. Pretende-se usar um aparato metodológico híbrido para alcançar a construção de um material cartográfico indicativo do volume de capital e sua destinação dentro dos estados do Nordeste brasileiro.
  • Universidade Estadual da Paraíba - PB - Brasil
  • Mon Dec 04 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Alexandre Cesar Gurgel Fernandes

Ciências Exatas e da Terra

Matemática
  • geometria lipschitz de singularidades de dimensão e codimensão baixa
  • Estudo da Geometria Lipschitz real e complexa de singularidades de conjuntos e aplicações Estudo especícifico dos invariantes analíticos que possuem natureza de invariantes bi-Lipschitz para singularidades de codimensão baixa, por exemplo: os problemas da invariância bi-Lipschitz de singularidades de codimensão baixa e da codimensão mínima de mergulhos bi-Lipschitz de singularidades. Encontrar invariantes discretos para o problema de classificação de singularidades de conjuntos a menos de homeomorfismos bi-Lipshictz e descrever o “moduli”, quando possível, para singularidades de aplicações a menos de mudança de coordenadas bi-Lipschitz. Um dos problemas mais abordados da geometria Lipschitz atualmente é a classificação das singularidades 2D (reais e complexas) a menos de homeomorfismos outer bi-Lipschitz, uma vez que a classificação dessas singularidades por homeomorfismos inner bi-Lipschitz é conhecida desde 1999 no caso real e 2014 no caso complexo. Este projeto reúne os pesquisadores responsáveis pelos principais avanços nos últimos anos das perguntas aqui formuladas, por exemplo: “trabalhos de multiplicidade real e complexo, trabalhos de pizza, trabalhos de nós métricos, e os trabalhos de mergulhos. A principal estratégia que usaremos para abordar o problema é: aplicação da teoria de multipizza, recentemente desenvolvida por Birbrair e Mendes e a teoria de homologia moderadamente descontínua recentemente desenvolvida por Sampaio. Usaremos a homologia métrica para detectar regiões de auto -contato e suas respectivas topologias e usaremos a teoria de multipizza para decompor as singularidades adequadamente de acordo com essas regiões de autocontato. Nossa hipótese é que o objeto final após uma tal decomposição geométrica será um invariante bi-Lipschitz robusto.
  • Universidade Federal do Ceará - CE - Brasil
  • Tue Dec 05 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Alexandre Costa Quintana

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • evasão no ensino de graduação em ciências contábeis: os impactos decorrentes da pandemia covid-19
  • Em decorrência da COVID-19, as Instituições de Ensino Superior precisaram adaptar a forma de trabalho por meio do ensino remoto, fazendo com que docentes e discentes passassem a vivenciar uma nova realidade, que pode ter afetado o processo de aprendizado, o interesse, o envolvimento e a capacidade dos estudantes seguirem as suas atividades na instituição. Dessa forma, aspectos relacionados a evasão passam a ser temas relevantes de pesquisa para compreender como a pandemia a afetou. Assim, o objetivo geral do projeto é analisar os impactos da pandemia COVID-19 na evasão dos estudantes da graduação em Ciências Contábeis, nos anos seguintes a pandemia. Assim, a ideia é realizar levantamentos nos anos de 2024 e 2025 relativo aos indicadores de evasão dos anos de 2022, 2023 e 2024, para buscar os estudantes evadidos nesse período e identificar os motivos que levaram a evasão, procurando entender como a pandemia pode ter provocado algum impacto. Deve-se observar que estudantes que evadirem nos períodos de 2022 a 2024, passaram pela pandemia, na graduação ou no ensino médio, e essa condição pode de alguma forma estar ligada a evasão. Assim, em um primeiro momento a proposta é levantar dados nas coordenações de curso de Ciências Contábeis, para uma análise descritiva e na sequência a aplicação de um instrumento de pesquisa a ser enviado aos estudantes evadidos, por meio de um questionário, procurando identificar os motivos da evasão. Além disso, desse grupo de estudantes que responderem o questionário será selecionado um número reduzido de pessoas para uma entrevista, com finalidade de entender a possível relação entre evasão e pandemia. Os resultados permitirão entender se além da pandemia, existem motivos externos ou internos dos estudantes que possam estar interferindo nos indicadores de evasão. Dessa forma, o projeto é uma proposta contemporânea, fortemente relacionada com o momento presente de transformações na forma de relação entre professor e aluno, no pós-pandemia.
  • Universidade Federal do Rio Grande - RS - Brasil
  • Mon Dec 04 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Alexandre Cunha Ribeiro

Ciências Agrárias

Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca
  • diagnóstico da ictiofauna da área de proteção ambiental (app) “cabeceiras do rio cuiabᔠe “parque estadual águas do cuiabá”: subsídios para a gestão de unidades de conservação estratégicas na manutenção dos recursos pesqueiros.
  • A bacia do rio Paraguai é possui uma rica diversidade de peixes, incluindo espécies de interesse comercial/pesca esportiva e aquarismo. O Rio Cuiabá é uma das principais rotas migratórias de peixes. Em seu trecho mais a montante, o chamado “Rio Cuiabazinho” encontra-se uma Área de Proteção Ambiental “Cabeceiras do Rio Cuiabá”, onde também situa-se o Parque Estadual Águas do Cuiabá. A APP Cabeceiras do Rio Cuiabá foi instituída, entre outras diversas razões, com o intuito de I – Proteger: a) as espécies de animais silvestres; c) os recursos hídricos, em particular o sistema hidrográfico dos Rios Alto Cuiabá; II - Melhorar a qualidade de vida das populações residentes, mediante orientação e disciplina das atividades econômicas locais; III - Fomentar o turismo ecológico e a educação ambiental; IV - Preservar as culturas e as tradições locais. Entretanto, não existem dados sistematizados acerca dos recursos pesqueiros na APP que possam subsidiar ações concretas. Os poucos dados existentes, apesar de limitados, forneceram indicações da relevância da área para a desova de espécies migratórias e ocorrência de espécies endêmicas ou de distribuição restrita. O projeto visa caracterizar a ictiofauna desta APP incluindo: 1) Diversidade total de espécies; 2) Espécies de importância na pesca comercial; 3) Espécies de importância na pesca artesanal, 4) Espécies migratórias; 5) Importância da bacia enquanto área de desova; 6) Espécies de interesse ornamental; 7) Espécies endêmicas; 8) Espécies ameaçadas 9) Espécies não descritas. Serão feitas expedições de coleta nas estações secas e chuvosas com o uso de metodologia padronizada. Espécies de interesse comercial passarão por análise de maturação gonadal. Amostras de tecido serão coletadas de todas as espécies para um banco de dados genético/ molecular. Todos os exemplares serão fotografados para registro de sua coloração em vida. O Ictioplâncton será coletado com uso de redes de plâncton associadas a um fluxômetro.
  • Universidade Federal de Mato Grosso - MT - Brasil
  • Sat Dec 02 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026