Projetos de Pesquisa

 

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Nadia Krieger

Ciências Biológicas

Biotecnologia
  • melhoramento de propriedades e desenvolvimento de aplicações de lipases recombinantes utilizando de técnicas de engenharia de proteínas, estratégias de imobilização e engenharia do meio reacional
  • Lipases são versáteis na catálise de reações de esterificação, interesterificação e transesterificação e por isso pertencem a um dos grupos enzimáticos mais importantes utilizados em processos biocatalíticos. Apesar deste grande potencial, o desempenho das enzimas disponíveis, mesmo das comerciais, muitas vezes não é suficiente para que possam ser aplicadas em processos industriais, ou seja, as enzimas não exibem atividade e estabilidade nos meios reacionais normalmente utilizados, em quase ausência de água. Para superar estas dificuldades, são propostas diferentes abordagens para o melhoramento das propriedades de lipases recombinantes: (i) utilização de técnicas de engenharia de proteínas, (ii) desenvolvimento de processos de imobilização e (iii) engenharia do meio reacional. As lipases imobilizadas que se destacarem serão utilizadas para o desenvolvimento de processos em síntese de ésteres de interesse industrial, como ésteres de açúcar e ésteres de diácidos, na resolução cinética de racematos com aplicação nas indústrias químicas e farmacêuticas e no melhoramento da qualidade do óleo de pirólise da biomassa triglicérida. Serão utilizadas as lipases de metagenômica LipC12 e suas variantes, LipG9, e a lipase LipBC, isolada de uma cepa selvagem (Burkholderia contaminans LTEB11). Todas estas lipases apresentam características interessantes para aplicação em biocatálise, como atividade e estabilidade em solventes orgânicos, mas suas propriedades ainda poderão ser melhoradas para torná-las competitivas com as lipases comerciais e viabilizar a sua efetiva aplicação em processos industriais. Este projeto levará ao desenvolvimento de novas lipases imobilizadas com aplicação em processos biocatalíticos em meios aquo-restritos e que sejam comparativamente vantajosas em relação às lipases disponíveis comercialmente.
  • Universidade Federal do Paraná - PR - Brasil
  • Mon Dec 04 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
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Nádia Maria Girão Saraiva de Almeida

Ciências da Saúde

Saúde Coletiva
  • construção e validação de matriz de competências em desenvolvimento e comportamento na primeira inf ncia, baseado em atividades profissionais confiáveis (epas), para residência de pediatria no brasil
  • A prevalência de problemas de desenvolvimento e comportamento está aumentando e, nos últimos anos, essas queixas estão entre as condições médicas crônicas mais prevalentes na prática pediátrica. Os pediatras encontram-se em posição estratégica para prevenir e promover o desenvolvimento infantil, detectar problemas precocemente e reduzir os encaminhamentos para serviços terciários escassos e sobrecarregados. Contudo, é comum os pediatras e residentes sentirem-se inseguros e despreparados para demandas sobre desenvolvimento, comportamento e saúde mental na primeira infância. O presente projeto visa validar uma nova matriz de competências em desenvolvimento e comportamento na primeira infância, baseada em atividade profissionais confiáveis (entrustable professional activities - EPAs), para residência de pediatria no Brasil, com a finalidade de aprimorar a formação do pediatra diante do contexto de alta prevalência de alterações do desenvolvimento e comportamento. Será realizado um estudo de métodos misto dividido em três etapas, com o objetivo de descrever o processo de formação atual do pediatra em desenvolvimento e comportamento na primeira infância, nos programas de residência brasileiro e construir e validar uma nova matriz de competências, baseada em EPAs. O produto técnico final será a nova matriz curricular para a residência de pediatria geral, que será encaminhada para o comitê nacional de residência médica (CNRM) e Ministério da Educação (MEC) e inicialmente implantado nos serviços de residência de pediatria ligados à Universidade Federal do Ceará (UFC) e à Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP). A hipótese do projeto é expandir o acesso de crianças a profissionais que possam acompanhar de forma eficaz o desenvolvimento e comportamento e diminuir os encaminhamentos para serviços terciários sobrecarregados e escassos, principalmente em regiões como Norte e Nordeste do país.
  • Universidade Federal do Ceará - CE - Brasil
  • Mon Dec 04 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026