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Instituto Federal de São Paulo
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Currículo
Título do Projeto:
materiais didáticos para o ensino de alemão em contexto universitário: o projeto zeitgeist
Resumo:
O ensino de alemão no Brasil é marcado por materiais e métodos importados da Alemanha, uma vez que desde os anos de 1970 praticamente não se produzem mais livros didáticos de alemão no país. A situação dificulta o ensino da língua e a formação de professores, pois os materiais importados, de caráter universal, não enfocam suficientemente as necessidades do alunado local. Diante desse cenário, em 2019, formou-se o grupo de pesquisa Zeitgeist, com o objetivo de produzir materiais didáticos especificamente voltados para o contexto acadêmico brasileiro, com foco para os níveis de proficiência iniciais (A1, A2 e B1). O projeto parte de uma perspectiva crítico-reflexiva e decolonial, com vistas a desconstruir a imagem de um aprendiz-turista e a visão de uma cultura-alvo idealizada, frequentemente difundidas nos materiais internacionais. Há, atualmente, 17 IES que oferecem o curso de Letras/Alemão, além de mais de 40 centros universitários de línguas que promovem o ensino de alemão no Brasil. Levando em consideração as demandas acadêmicas desse público, no que diz respeito à construção de uma competência linguística e transcultural mais abrangente, o material deverá proporcionar insumos autênticos e estratégias didáticas que ultrapassam a esfera do cotidiano, comumente visada pelos materiais importados e criticada por uma série de estudos publicados nos últimos anos (cf., a título de exemplo, ARANTES, 2018, e GONDAR/FERREIRA, 2019). No intuito de possibilitar essa mudança de paradigma necessária nos materiais acadêmicos para o ensino de alemão, o presente projeto lançará mão das seguintes estratégias metodológicas: foco no desenvolvimento da compreensão leitora, análise crítica das diretrizes do Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas, prática translíngue na configuração das atividades, produção de recursos audiovisuais que vão ao encontro da realidade do estudante brasileiro, além de um projeto gráfico mais adequado, que não infantilize o público universitário.
Instituição/UF/País:
Universidade de São Paulo - SP - Brasil
Vigência:
Fri Feb 04 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Douglas Cesar de Almeida
COORDENADOR(A)
Outra
Divulgação Científica
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
exposição do norte de goiás do bicentenário da independência do brasil: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no brasil
Resumo:
A Exposição do Norte de Goiás do Bicentenário da Independência do Brasil: 200 Anos de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil se propõe, a partir de agora, a ser um evento anual que una pesquisa de ponta, ensino público de qualidade e visão estratégica de desenvolvimento econômico nacional, regional e local. A partir da celebração do Bicentenário da Independência do Brasil, propomos unir a comemoração do passado, a ações do presente e foco em sonhar-criar um futuro brilhante para a nação e os(as) nossos(as) futuros comandantes, que são as(os) nossas(os) estudantes. É através da contribuição local para a ciência nacional que conectamos passado-presente-futuro ao propormos ações que visam valorizar a escola pública e empoderar estudantes de escolas públicas, que geralmente são excluídos do meio. Como proposta, pretendemos resgatar a História dos achados dos Meteoritos Campinorte e Uruaçu, respectivamente o terceiro e o quinto maiores meteoritos achados no país, a partir de uma exposição de meteoritos, rochas e minerais. E como consequência, propomos criar uma rede de monitoramento permanente da região citada do céu noturno e seus fenômenos a partir da instalação de três centros de monitoramento de meteoritos como parte do projeto BRAMON em Campinorte, Uruaçu e Niquelândia. Aliado a isso, também propomos, a luz do Bicentenário da Independência e da 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, criarmos o nosso 1º Campeonato de Lançamento de Foguetes de Uruaçu e Região, com objetivo de catalisar novos talentos para o desenvolvimento tecnológico, técnico e aeroespacial da nação. A partir dos princípios de renovação, da acessibilidade, da reutilização, da colaboração, do compartilhamento e da gift culture propomos que as ações desenvolvidas nesse projeto sejam levadas a todo o país, em especial as escolas públicas.
Instituição/UF/País:
Secretaria da Educação de Goiás - GO - Brasil
Vigência:
Wed Sep 21 00:00:00 BRT 2022-Fri Mar 31 00:00:00 BRT 2023
Douglas Domingues Bueno
COORDENADOR(A)
Engenharias
Engenharia Mecânica
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Currículo
Título do Projeto:
controle de veículos aéreos não-tripulados (vant) para transporte de cargas em voo de formação
Resumo:
Atualmente existe enorme disponibilidade de veículos aéreos não-tripulados (VANTs). Assim como em outros países, no Brasil diversos serviços técnicos de engenharia têm sido oferecidos. Podem ser citadas as empresas Flight Technologies, XMobots, Santos Lab, Horus Aeronaves, G Drones, AGX (comprada pela Transpreserv), entre outras. Em geral, tais serviços são ligados ao entretenimento (filmagem), à agricultura e agropecuária de precisão, como determinação de áreas, contagem de gados, inspeção de pastagens, etc. Também, tem-se observadas aplicações de transporte de cargas, como apresentaram as empresas Dómino, Amazon, XMobots, MissionGO, entre outras. O transporte de cargas pode ser feito por uma formação de VANTs. As formações de VANTs correspondem a um grupo de VANTs que cooperam para atingir um objetivo comum. O uso de formações é motivado para superar limitações inerentes ao indivíduo, como limite de carga. O sistema de VANTs em formação também apresenta vantagens como maior agilidade em missões de identificação aérea, redundância da operação, flexibilidade e menores custos para a manutenção e reposição de componentes. Pode-se citar o uso de formações em espetáculos de luzes na abertura das olimpíadas de Tokyo 2020, aplicações militares e em atividades como mapeamento de locais, busca e resgate e monitoramento de instalações. Apesar dos trabalhos citados para o voo em formação, a aplicação de transporte de carga com VANTs em formação é pouco explorada. Assim, o presente projeto compreende desenvolver estratégias usando três diferentes abordagens de aprendizado de máquinas (Redes Neurais Artificiais, Algoritmos Evolutivos - Particle Swarm Optimization, Algoritmos Genéticos) para controle de voo da formação de VANTs transportando uma carga em voo. O escopo compreende simulações computacionais e ensaios em voo usando quadricópteros. Além disso, o trabalho compreende formação de alunos de graduação, mestrado e doutorado nos temas da proposta.
Instituição/UF/País:
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - SP - Brasil
Vigência:
Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Douglas Jardim Messeder de Alvarenga
COORDENADOR(A)
Ciências Biológicas
Bioquímica
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
caracterização funcional do complexo enzimático succinato desidrogenase na homeostase redox e em respostas ao estresse mediadas por ácido salicílico
Resumo:
As espécies reativas de oxigênio (ROS) são importantes moléculas sinalizadoras, ou mensageiros secundários, em uma complexa rede de sinalização, que é fundamental para o desenvolvimento e resposta de plantas a diferentes estímulos ambientais. Por outro lado, estas moléculas representam uma ameaça oxidativa, e em altas concentrações podem danificar diferentes componentes celulares. Dessa forma, as vias de produção e eliminação de ROS devem ser finamente moduladas, e apesar destas vias terem sido amplamente estudadas, incontáveis aspectos ainda permanecem desconhecidos. Recentemente nós demonstramos que o complexo II da cadeia transportadora de elétrons mitocondrial, correspondente ao complexo succinato desidrogenase (SDH) é um importante sítio de geração de ROS em plantas e é um sítio direto de ação do hormônio vegetal ácido salicílico, regulando mecanismos de controle da expressão gênica, o desenvolvimento e a resposta de plantas ao estresse. Diferentes trabalhos demonstram que mutações ou o silenciamento dos genes das subunidades da SDH levam a alterações no estado redox das plantas, decorrentes da diminuição do conteúdo líquido de ROS e deficiência nos mecanismos de resposta ao ácido salicílico. No entanto, muitos aspectos relacionados com o papel da SDH nas vias de transdução de sinal mediadas pelo ácido salicílico, e de que forma este hormônio regula o metabolismo mitocondrial, ainda permanece desconhecido. Neste trabalho pretendemos caracterizar molecular e bioquimicamente as diferentes subunidades de SDH e o papel dos mecanismos de geração de ROS, nas vias de sinalização mediadas por ácido salicílico. Com o conjunto de resultados obtidos esperamos identificar novas vias de sinalização, ampliando a visão do papel das ROS no desenvolvimento vegetal e nos mecanismos de respostas de plantas a estímulos ambientais geradores de estresse oxidativo.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Vigência:
Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Douglas Lau
COORDENADOR(A)
Ciências Agrárias
Agronomia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
desenvolvimento e validação de ferramentas para monitoramento e tomada decisão de manejo de epidemias causadas por vírus transmitidos por insetos
Resumo:
Epidemias de Doenças cujos patógenos são Transmitidos por Insetos (EDTIs) são frequentes e impactantes nas áreas da saúde humana, animal e vegetal. Devido à sua complexidade, a compreensão da dinâmica das EDTIs requer o acúmulo de dados epidemiológicos oriundos de redes de monitoramento e o uso de modelos que estabeleçam a cadeia de relações entre os seus componentes e calculem, sob oscilações ambientais, a razão e o progresso dos processos biológicos envolvidos. Este grupo de pesquisa vem trabalhando em um conjunto de ferramentas computacionais que deverão compor uma plataforma, disponível via web, que integra sistemas de gerenciamento de dados, softwares de análise de imagem e modelos de simulação do hospedeiro e de insetos vetores. Em conjunto estas ferramentas auxiliarão no monitoramento e na tomada de decisão de manejo de EDTIs. A validação das ferramentas será realizada para o patossistema trigo-afídeos-barley yellow dwarf virus, composto de múltiplas redes tróficas e que causam impactos médios a produtividade de cereais de inverno ao redor de 20%. Os usuários (avaliadores) das ferramentas serão pesquisadores e técnicos de fundações de pesquisa ligadas a cooperativas.
Instituição/UF/País:
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - DF - Brasil
Vigência:
Thu Feb 03 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Dulce Elena Casarini
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Medicina
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
polimorfismo genético das enzimas conversoras de angiotensina (eca e eca2) e sua correlação com biomarcadores moleculares nas diferentes manifestações clínicas da covid 19: doença ambulatorial leve, hospitalizado-doença moderada, hospitalizado-doen
Resumo:
Na COVID-19 doença causada pelo SARS-CoV-2, os pacientes apresentam-se assintomáticos ou com sintomas leves, porém, alguns desenvolvem uma pneumonia com síndrome respiratória aguda grave com desfecho fatal. O tropismo do SARS-CoV-2 pela enzima conversora de angiotensina 2 (ECA2), é fator preponderante para a piora do quadro clínico dos pacientes, pois a diminuição dos níveis da ECA2 com aumento da atividade da enzima conversora de angiotensian 1 (ECA1) gerando níveis elevados da angiotensina II (Ang II) agrava a lesão pulmonar e sistêmica devido ativação dos receptores AT1. Fatores genéticos contribuem para que os níveis da expressão da ECA1 e ECA2 sejam diferentes entre os indivíduos, e os polimorfismos dos genes da ECA1 de Inserção/Deleção (I/D) e o da ECA2, G8790A, contribuem para que diferentes fenótipos possam coexistir e determinar diferentes expressões quantitativas das enzimas, que aliada a comorbidades e a diferentes manifestações de biomarcadores inflamatórios, contribuem no desfecho da COVID-19, uma doença multifatorial de manifestação sistêmica. O conhecimento dessas associações nos pacientes auxiliará o diagnóstico, contribuindo para tomadas de decisões qualificadas para o tratamento mais adequado. Este estudo visa compreender a patogenicidade da COVID-19, e suas conseqüências em pacientes com Doença ambulatorial leve, Hospitalizado com Doença Moderada e Doença Grave. Faremos análise genética correlacionando os polimorfismos I/D da ECA e G8790A da ECA2 à maior suscetibilidade ao desenvolvimento das manifestações desde leves a graves nesses pacientes. Analisaremos os parâmetros clínicos e bioquímicos, avaliando ainda a dinâmica das atividades dessas enzimas na doença, associados aos possíveis marcadores inflamatórios estabelecendo os polimorfismos/atividades das enzimas como biomarcadores eficazes, capazes de classificar os pacientes com base em seu risco, imprescindível para garantir o tratamento imediato.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de São Paulo - SP - Brasil
Vigência:
Mon Feb 07 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Dulcineia Furtado Teixeira
COORDENADOR(A)
Ciências Exatas e da Terra
Química
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Currículo
Título do Projeto:
prospecção de agentes ativos e/ou adjuvantes de origem vegetal na terapia do câncer
Resumo:
O câncer é uma das mais principais doenças existentes e seu crescimento se dá na medida do aumento da expectativa de vida e da agressão química que sofremos. Por isso, grande parte das pesquisas por ativos é direcionado à busca de novos agentes antitumorais. Um grande número das moléculas ativas no mercado é de origem natural e, por isso, a pesquisa por fontes vegetais é relevante. Uma planta pode servir como fonte de moléculas diferentes que, por sua vez, podem atuar em sistemas celulares e enzimáticos diferentes. Os flavonoides são uma das principais classes de metabólitos especiais presentes na família Asteraceae. Para estes metabólitos, a literatura científica sobre suas atividades biológicas é abundante contra o câncer, inclusive. Além deles, os fenilpropanoides e os terpenoides também representam a família. Na busca por verificar a viabilidade da família como fornecedora de insumos ativos contra linhagens de câncer de mama, melanoma e leucemia, diferentes espécies (Tithonia diversifolia, Sphagneticola trilobata, Chromolaena odorata, Solidago chilensis) serão coletadas de fontes parceiras. Serão estabelecidos protocolos de extração baseados nas partes da planta, tipo de extração e seus parâmetros. Em sequência, os extratos que mostrarem atividade frente às linhagens de câncer testadas serão submetidos a fracionamentos por meio de técnicas cromatográficas adequadas no sentido de caracterizar quimicamente as frações e permitir que se obtenham substâncias isoladas. O monitoramento será realizado também através de técnicas cromatográficas, previamente a técnicas espectroscópicas e espectrométricas, como na região do ultravioleta/visível, massas e ressonância magnética nuclear. As etapas do processamento serão também monitoradas biologicamente. Pretende-se que o projeto permita identificar as espécies e os grupamentos moleculares responsáveis pelos efeitos antitumorais, visando estabelecê-los como matrizes viáveis para a obtenção de ativos antitumorais
Instituição/UF/País:
Fundação Oswaldo Cruz - RJ - Brasil
Vigência:
Fri Jun 24 00:00:00 BRT 2022-Sun Jun 30 00:00:00 BRT 2024
Dulcinéia Ghizoni Schneider
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Enfermagem
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
competências ético-morais na formação em enfermagem: perspectivas teóricas e metodológicas
Resumo:
A discussão sobre a necessidade de incrementar estratégias para o ensino da ética na graduação em Enfermagem e Saúde, visando desenvolver nos acadêmicos competências não somente técnicas, mas também éticas, é premente e tem sido há muito sinalizada. Entende-se por competência a aptidão de desenvolver conhecimento e habilidade que aprimora a prática profissional de várias maneiras. A educação ético-moral é complexa e exige qualificação dos processos formativos e apoio em referenciais e metodologias pertinentes e fundamentadas. Na perspectiva de diversificar estratégias para o ensino da ética e bioética, Schneider e Ramos (2019) desenvolveram pesquisa sobre o Ensino simulado e deliberação moral: contribuições para a formação profissional em saúde; e Saioron, Ramos e Schneider (2021) a Ferramenta EducETIC: proposições para a educação ético-moral na formação profissional em enfermagem. Visando à continuidade dos estudos e ampliação do desenvolvimento de referenciais no ensino da ética, emerge a questão de pesquisa: como desenvolver estratégias para o desenvolvimento de competências ético-morais na formação acadêmica e na educação permanente em enfermagem? Para tal, são objetivos deste estudo: 1) analisar a sensibilidade moral dos enfermeiros diante dos conflitos éticos da prática assistencial; 2) analisar a influência da sensibilidade moral e dos valores éticos fundamentais da profissão no desenvolvimento de competências ético-morais em enfermeiros; 3) validar a aplicabilidade do Guia para abordagem de problemas éticos em experiências formativas na graduação em enfermagem; e 4) propor e validar estratégias para o desenvolvimento de competências ético-morais na graduação e na educação permanente em enfermagem. Propõe-se triangulação metodológica entre métodos e dentro de métodos. Assim, os objetivos 1 e 2 serão desenvolvidos por meio de métodos mistos com estratégia explanatória sequencial (QUAN-qual) e os objetivos 3 e 4 por estudo metodológico.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Santa Catarina - SC - Brasil
Vigência:
Tue Mar 29 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Durcilene Alves da Silva
COORDENADOR(A)
Outra
Divulgação Científica
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
2ª semana nacional de ciência e tecnologia do delta do parnaíba
Resumo:
A busca pela redução das desigualdades sociais exige um movimento humano que se dá pelo fortalecimento e engajamento de ações coletivas. Ao adotar medidas integradas e convergentes, é possível gerar oportunidades para a construção de uma sociedade com equilíbrio social. Dentro desse contexto, o uso de medidas educacionais, para o fomento de ações voltadas para Ciência, Tecnologia e Inovação são pontos chaves para resolução de problemas sociais. Nesse cenário, a presente proposta será executada no Piauí, estado brasileiro que possui segunda maior taxa de analfabetismo. Assim, objetivando a promoção de atividades para divulgação e popularização da ciência integrando diferentes saberes, bem como o desenvolvimento de ações motivacionais com a finalidade de superar desafios regionais no âmbito educacional e assim gerar resultados de aprendizagem relevantes e eficazes.
Instituição/UF/País:
UNIVERSIDADE FEDERAL DO DELTA DO PARNAÍBA - PI - Brasil
Vigência:
Tue Oct 05 00:00:00 BRT 2021-Tue Oct 31 00:00:00 BRT 2023
Durcilene Alves da Silva
COORDENADOR(A)
Outra
Multidisciplinar
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
i feira de ciências e inovação do delta do parnaíba
Resumo:
Parnaíba, situada ao norte do Estado do Piauí possui amplo potencial econômico, no entanto, as ainda ineficientes ações de políticas públicas contribuem para permanência de seus problemas socioeconômicos, como falta de infraestrutura básica, baixa renda familiar e ainda baixo qualidade de escolaridade perpetuado por várias gerações. Diante deste contexto, a necessidade de ações para contribuir com a melhoria da qualidade de ensino, sendo um dos caminhos por meio da difusão e popularização da Ciência, Tecnologia e Inovação. A realização da I Feira de Ciência e Inovação do Delta do Parnaíba (FeCINov) viabilizara a aproximação do academia e comunidade em um ambiente de discussão e construção inovador. Para a execução desta proposta contaremos com a participação de docentes e alunos da UFDPar, UFPI e IFPI e dos Programas de Pós-graduação PPGBiotec e PPGCM, com ações coordenadas e estruturadas em 3 momentos. No primeiro teremos a etapa preparatória e mobilização com professores das escolas da rede básica de ensino, com a apresentação de regras para a participação na I FeCINov, seguida da etapa de Inscrição de equipes e seleção de trabalhos por uma comissão para a realização da feira, e por último a etapa de acompanhamento de projeto dos alunos contemplados com bolsas de iniciação científica júnior por um ano. Todas as atividades propostas se prestam a acompanhar e dar suporte aos alunos considerando as dificuldades enfrentadas pelos mesmos, a fim de desenvolver a capacidade inventiva dos estudantes, por meio de estudo de problemas e questões da sociedade. Essa proposta visa dar continuidade a projetos e ações já desenvolvidas por a proponente e a equipe durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Ademais, esta proposta está alinhada e contribuirá não apenas para a percepção social do papel da ciência, tecnologia e inovação para o desenvolvimento humano e sustentável, mas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Piauí - PI - Brasil
Vigência:
Fri Dec 17 00:00:00 BRT 2021-Sun Dec 31 00:00:00 BRT 2023
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