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Fundação Antônio Prudente
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Fundação Casa de Rui Barbosa
Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ
Fundação Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações
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Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado
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Fundação Ezequiel Dias
Fundação Faculdade de Medicina
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Governo do Estado do Maranhão
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Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
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Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul
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Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará
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Maria Lucia Santaella Braga
COORDENADOR(A)
Ciências Sociais Aplicadas
Comunicação
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
observatório interinstitucional de investigação em cibercultura para comunidades indígenas - povo mebêngôkre-kayapó
Resumo:
O presente Projeto de Pesquisa propõe a criação de um Observatório interinstitucional de investigação em cibercultura para comunidades indígenas - Povo Mebêngôkre-Kayapó. Pretende-se acompanhar on line os processos migratórios no ciberespaço nas aldeias deste povo, começando com a aldeia do sub-grupo Kuben-Kran-Krên, A'Ukre, e na sequência, em um desdobramento baseado nos meios e níveis de acesso, ampliar para outras aldeias da mesma etnia. O observatório pretende, após levantar os hábitos de imersão e os meios de acesso, buscar entender as formas de sociabilidade implementadas por esta população nos ambientes do ciberespaço. Além deste monitoramento, coleta e análises, o projeto prevê também a capacitação de docentes e discentes das universidades envolvidas para a) Práticas netnográficas multidisciplinares; b) Metodologias de Análise semiótica e discursiva em cibercultura e c) Cultura Mebêngôkre-Kayapó. Não pretendemos fixar a pesquisa em uma rede social específica e, sim, a partir do levantamentos dos hábitos de acesso, identificar estes espaços de monitoramento e, a partir de então, implementar o processo netnográfico. Dois grandes objetivos são almejados: a compreensão das dinâmicas digitais dos povos Mebêngôkre-Kayapó e a partir desta experiência o estabelecimento de um Observatório interinstitucional de investigação em cibercultura para comunidades indígenas. Trata-se de uma proposta de modelo participativo, constituindo-se assim como uma Pesquisa Ativa.
Instituição/UF/País:
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - SP - Brasil
Vigência:
15/12/2022-28/02/2026
Maria Lúcia Teixeira Garcia
COORDENADOR(A)
Ciências Sociais Aplicadas
Serviço Social
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
refletindo a experiência vivida de mulheres universitárias de primeira geração de apoio estudantil no brasil, finlândia e escócia
Resumo:
Países como o Brasil, a Finlândia e a Escócia procuraram garantir acesso da população ao ensino superior. A igualdade de condições de acesso e permanência na universidade é um princípio jurídico - no Brasil, pela Constituição de 1988 a educação é um direito dos cidadãos, no Reino Unido, a Lei da Igualdade de 2010 harmonizou a ação positiva entre as diferentes características protegidas para reduzir as desigualdades de resultados que resultam de desvantagens socioeconômicas, e, por fim, a legislação finlandesa garante a todos a igualdade e o direito à educação gratuita. O projeto aqui proposto visa refletir sobre as experiências de jovens mulheres que acederam ao ensino superior como a primeira geração da sua família a galgar este nível. O estudo utilizará uma abordagem de estudo de caso para comparar e considerar a experiência de estudantes brasileiras negras com estudantes europeus de comunidades marginalizadas. Esta exploração permitiria uma compreensão dos desafios no acesso à educação vivenciados pelos estudantes no Brasil e na Europa (Finlândia e Escócia), compartilhando a compreensão do apoio disponível para esses estudantes e seu impacto na capacidade dos estudantes de realizar e concluir seus estudos.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Espírito Santo - ES - Brasil
Vigência:
05/01/2024-31/12/2026
Maria Lúcia Vaz Masson
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Fonoaudiologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
conforto acústico: saúde vocal do professor
Resumo:
A prática docente é uma ocupação de alto risco para o desenvolvimento de distúrbios de voz. Denominado como distúrbio de voz relacionado ao trabalho (DVRT), caracteriza-se como um adoecimento coletivo, diretamente associado às condições do ambiente e organização do trabalho, sendo responsável por afastamentos e readaptações funcionais entre professores. Estudos apontam que intenso uso da voz, ruído elevado em sala de aula e condições acústicas inadequadas influenciam diretamente na saúde vocal. Tais condições favorecem o aumento da intensidade e do esforço vocal, gerando fadiga e diminuição da função fonatória. Com vistas a enfrentar esses problemas, o tratamento acústico de salas de aula tem sido apontado como recurso eficiente para a diminuição dos tempos de reverberação, redução dos níveis de intensidade vocal, melhoria na prosódia, qualidade vocal e inteligibilidade de fala. Sendo assim, o presente estudo visa investigar os desfechos de ruído, reverberação e inteligibilidade de fala, obtidos pela mensuração direta na sala de aula; medidas de dose vocal durante as aulas; avaliação perceptivo-auditiva, análise acústica e autorreferência de distúrbio de voz e fadiga vocal em duas condições: A) sem revestimento acústico; B) com revestimento ecológico, sustentável de baixo custo. Trata-se de uma pesquisa híbrida, quantitativa, com amostra não-probabilística, composta por professores universitários, aprovada pelo CEP/ICS-UFBA, sob o parecer nº 3.186.040/2019, estando em conformidade com os aspectos éticos previstos na Resolução CNS nº 466/12. Tal projeto fornecerá dados objetivos para a implementação de políticas públicas de vigilância e intervenção nos ambientes, bem como de promoção da saúde e comunicação e prevenção de agravos vocais. Espera-se, ao final desta pesquisa, fornecer uma tecnologia sustentável e de baixo-custo que sirva de referência na adaptação de salas de aula acusticamente tratadas, visando o exercício docente menos propenso a alterações vocais.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal da Bahia - BA - Brasil
Vigência:
05/12/2023-31/12/2026
Maria Lucia Zaidan Dagli
COORDENADOR(A)
Ciências Agrárias
Medicina Veterinária
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
investigando o uso de edição gênica por crispr/cas9 para terapia de precisão em melanoma de mucosa oral canino e humano
Resumo:
Melanomas orais ocorrem no cão e no homem. A oncologia comparada usa neoplasias de cães em estudos translacionais para avaliar novas terapias. O sequenciamento de exoma detecta mutações no câncer.O RNAseq complementa o exoma. Técnicas de edição de genomas vêm sendo usadas para a correção de mutações, sendo a técnica de CRISPR/Cas9 a mais promissora para fins terapêuticos. Recentemente, estuda-se formas de entrega de CRISPR/Cas9 para células neoplásicas, e as vesículas extracelulares parecem ser estratégias viáveis. Este projeto tem por objetivos: (1) identificar o perfil de mutações em melanomas orais caninos e humanos por meio de sequenciamento de exoma e RNAseq, (2) validar as mutações por meio de Real-time-PCR e Western blot, (3) selecionar mutações em drivers e utilizar CRISPR/Cas9 para estabelecer terapias de precisão e (4) avaliar o potencial do uso de exossomos derivados de células tronco mesenquimais como veículos de entrega do sistema CRISPR/Cas9. Amostras de melanomas orais caninos e humanos serão submetidas à extração de DNA genômico, captura e enriquecimento do exoma, os quais serão sequenciados por Next Generation Sequencing (HiSeq Illumina). Os resultados do sequenciamento serão analisados por bioinformática e serão selecionados alvos terapêuticos, que serão validados por meio e RT-PCR e Western blot. Serão desenhados os componentes do sistema CRISPR/Cas9 para editar as mutações encontradas. A técnica de CRISPR/Cas9 será aplicada em células de melanoma oral canino e humano e estas serão avaliadas quanto à viabilidade e morte celular, capacidade clonogênica, e capacidade de migração. Exossomos de células tronco mesenquimais serão carregados com o sistema CRISPR/Cas9, e serão analisadas a eficiência de carregamento e o nível de absorção de exossomos pelas células de melanoma. Se houver resultados promissores, CRISPR/Cas9 será testada in vivo em camundongos xenotransplantados. Espera-se, desta forma, estabelecer novas terapias de precisão para melanomas.
Instituição/UF/País:
Universidade de São Paulo - SP - Brasil
Vigência:
05/12/2023-31/12/2026
Maria Luiza Correa da Camara Rosa
COORDENADOR(A)
Ciências Exatas e da Terra
Geociências
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
evolução geológica e hidroestratigrafia da coxilha das lombas, noroeste da planície costeira do rio grande do sul
Resumo:
O conhecimento acerca das águas subterrâneas é fundamental para a continuidade da vida humana. De acordo com o Relatório das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento dos Recursos Hídricos, publicado em 2022 pela UNESCO em nome da ONU-Água, elas constituem 99% da água doce líquida do planeta. Suas características estão relacionadas a condicionantes geológicos, cujo conhecimento é a base para a gestão de uso sustentável. O Sistema Aquífero Quaternário Barreira Marinha, também conhecido como Coxilha das Lombas, localizado no noroeste da planície costeira do Rio Grande do Sul (Bacia de Pelotas), está vinculado à evolução da sequência deposicional mais antiga preservada e exposta nesta planície, o Sistema Laguna-Barreira I. A Coxilha das Lombas é geomorfologicamente correspondente à Barreira I, com idade estimada em 325 ka e registros ocorrentes exclusivamente no Rio Grande do Sul. Porém, é a menos conhecida em termos estratigráficos e única que não possui datação absoluta nesta planície costeira. Neste contexto, o objetivo geral do projeto é compreender a relação entre a evolução geológica e a compartimentação hidroestratigráfica da área correspondente à Coxilha das Lombas. As hipóteses são de que a Barreira I seja mais heterogênea do que se conhece, que a Coxilha das Lombas seja constituída, em subsuperfície, por outras unidades geológicas, distintas de uma barreira costeira, e que estas condicionem uma importante variabilidade hidroestratigráfica. As hipóteses partem da observação de estudos anteriores, que já indicam a presença de pelo menos duas unidades hidroestratigráficas, e da variabilidade litológica em poços na região. Para testar a hipótese, será avaliada a correlação entre os arcabouços cronoestratigráfico e hidroestratigráfico, elaborados através de dados de sensoriamento remoto, poços, afloramentos, métodos geoelétricos (sondagens elétricas verticais e imageamento elétrico), seções de georadar, datações absolutas, determinações hidrodinâmicas e hidroquímicas.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
Vigência:
04/12/2023-31/12/2026
Maria Luiza Garnelo Pereira
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Educação
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
rede solidária de políticas de inclusão social para indígenas na amazônia
Resumo:
Desde o início de sua implantação o regime de cotas tem ampliado o acesso de minorias étnico raciais ao sistema educacional e ao mercado de trabalho. Muitas universidades avançaram na oferta de vagas específicas e ações de assistência para apoio à permanência dos estudantes cotistas na universidade. Contudo, a previsão legal desses direitos é insuficiente para reduzir as históricas iniquidades sociais. O balanço das iniciativas adotadas por meio das ações afirmativas aponta que a compreensão da diversidade étnico-racial e a problematização do processo formativo em si, ainda são incipientes no âmbito das práticas cotidianas das universidades. Apoiada na teoria ator-rede de Bruno Latour a presente proposta tem como objetivo contribuir para o aprimoramento das políticas de inclusão social e promoção da equidade através da consolidação de uma rede interinstitucional e intercomunal indígena, voltada para o aprimoramento de políticas afirmativas no ensino universitário. A iniciativa prevê a realização de pesquisas etnográficas das trajetórias de vida de novos agentes políticos indígenas que emergem nos meios modernos de comunicação, tratando-as como vias preferenciais de compreensão dificuldades e caminhos de superação na busca de inserções bem-sucedidas no mundo não indígena. Os resultados da pesquisa subsidiarão projeto de educação intercultural na tríplice fronteira amazônica Brasil/Peru/Colômbia, com ênfase em saúde coletiva e sustentabilidade. Pretende-se que a iniciativa fertilize as redes colaborativas e produza evidências científicas para aprimorar estratégias de gestão das políticas para ingresso e permanência de indígenas na formação universitária, além de promover o desenvolvimento de competências dos docentes e discentes indígenas para produção de conhecimento inovador, capaz de transitar entre os saberes acadêmicos e tradicionais, e de propor soluções para problemas de saúde e sustentabilidade sociocultural e ambiental na região.
Instituição/UF/País:
Fundação Oswaldo Cruz - RJ - Brasil
Vigência:
19/12/2022-28/02/2026
Maria Luiza Miguez
COORDENADOR(A)
Outra
Multidisciplinar
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
torneio de física para meninas 2024
Resumo:
Vide projeto anexo
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - RN - Brasil
Vigência:
17/01/2024-31/01/2026
Maria Mariana Barros Melo da Silveira
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Enfermagem
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
algoritmo farmacogenético preditor de dose da varfarina: protocolo de aperfeiçoamento e eficácia da terapia anticoagulante
Resumo:
A Fibrilação Atrial (FA) é a arritmia supraventricular mais comum na prática clínica. O paciente com FA apresenta um risco 5 vezes maior de causar AVC, principalmente o isquêmico, do que qualquer outra doença cardiovascular. Essa arritmia causa estase e de alteração do equilíbrio trombose-antitrombose, podendo formar trombos e embolizar sistemicamente, atingindo o encéfalo e causando AVC, levando a necessidade de iniciar a terapia anticoagulante. A varfarina ainda é o Anticoagulante Oral (ACO) de escolha, sendo a mais utilizada em diversas situações clínicas. Com a sensibilidade ao fármaco variando em cada pessoa, o tratamento precisa ser monitorizado regularmente através Razão Normalizada Internacional (RNI). As variantes genéticas conhecidas que mais tem impacto na resposta à varfarina são as variantes no alvo da varfarina, o VKORC1, os portadores desta variante necessitam de uma dose mais baixa de varfarina, e a enzima codificada pelo CYP2C9 que é a mais importante quando se trata de envolvimento com a farmacocinética da varfarina. Os polimorfismos nos genes CYP2C9 e VKORC1 são responsáveis por cerca de 12 e 24%, respectivamente, da variação na dose de varfarina entre os doentes de ascendência europeia. Assim, na presença de um ou mais polimorfismo em um destes genes é necessário ajustar as doses de varfarina. Estudos anteriores indicaram que os algoritmos farmacogenéticos em geral preveem a dose da varfarina com mais precisão do que outros métodos de dosagem. No Brasil, mais especificamente no Nordeste Brasileiro, o uso de algoritmo preditor de dose não é comum, o que leva a altos índices de complicações e consequentemente aumenta o período de internação hospitalar. Como objetivo, o presente estudo planeja implementar protocolo de algoritmo farmacogenético preditor de dose da varfarina, guiado por genótipo, versus o protocolo clínico baseado somente na dosagem medicamentosa, na população com fibrilação atrial, e avaliar superioridade do tratamento.
Instituição/UF/País:
Universidade de Pernambuco - PE - Brasil
Vigência:
02/02/2024-28/02/2027
Maria Marina Dias Cavalcante
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Educação
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
ser professor hoje : a prática docente em cenários do ensino superior e da educação básica
Resumo:
O projeto se caracteriza por componentes articulados em torno do eixo práticas docentes ancorado no Ser Professor em diferentes cenários de ensino, cujo objetivo é compreender como as práticas docentes do professor hoje estão sendo realizadas no Estado do Ceará e como estão sendo organizadas para atender as demandas da educação. A discussão busca aproximações epistemológicas entre as pesquisas de doutorandos associadas às necessidades sociais modernas da educação pela problemática: Como o ser professor hoje em cenários de ensino diferenciados está sendo organizado para atender as demandas da Educação? Nesta direção, será necessário detalhar a complexidade, os limites e as possibilidades em torno da temática, uma vez que envolve olhares epistemológicos, metodológicos, sociais, econômicos e políticos através dos desdobramentos abaixo: Investigar como aspectos do pensamento de Edith Stein podem contribuir para a prática de orientação do trabalho científico pelo professor universitário. Examinar a docência no Ensino Superior exercida pelo professor fisioterapeuta considerando o processo de elaboração de uma pedagogia universitária. Identificar os princípios didático-pedagógicos do fazer docente do professor universitário, nas atividades de ensino, pesquisa e extensão, na licenciatura em Pedagogia. Explorar as práticas e saberes na formação dos professores engenheiros como possibilidade de práxis, a partir das contradições que se evidenciam na sala de aula. Verificar como as colaborações do programa de residência pedagógica podem desenvolver a construção da identidade docente em cursos de licenciatura. As questões indicam, pressupostos relacionados com concepções e práticas docentes, o que nos move a configurar esta proposta como uma iniciativa de pesquisa coletiva, a título de estratégia metodológica. Nesta direção detalharemos a complexidade, limites e as possibilidades da temática, através de olhares epistemológicos, metodológicos, sociais, econômicos e políticos.
Instituição/UF/País:
Universidade Estadual do Ceará - CE - Brasil
Vigência:
08/01/2024-31/01/2027
Maria Mendes Cantoni
COORDENADOR(A)
Lingüística, Letras e Artes
Lingüística
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
corpora de fala para documentação e revitalização linguística de línguas indígenas brasileiras
Resumo:
Estima-se que existam menos de 200 línguas indígenas no Brasil, remanescentes das cerca de 1200 que eram faladas à época da invasão portuguesa e todas hoje consideradas em risco de extinção (RODRIGUES, 2005). Nem todas essas línguas contam com ampla documentação, descrições e recursos linguísticos pedagógicos e a maioria não dispõe de registros orais disponíveis amplamente. Nas últimas décadas, esforços da comunidade científica vêm levado à construção de recursos online para disponibilização pública de materiais sobre línguas indígenas, que são importantes medidas de registro e compensação às violações sofridas por esses povos aos seus direitos humanos nos últimos séculos. A maior parte dos recursos, contudo, consiste em vocabulários, textos escritos e descrições linguísticas, não tendo sido identificado nenhum corpus de fala, i.e. áudios acompanhados de anotações linguísticas. O presente projeto pretende contribuir com a ampliação dos dados e recursos sobre línguas indígenas, e avançar com a disponibilização de materiais de registros orais. Propõe a construção de corpora de fala que contemplem entre seis e dez línguas subdocumentadas. Os corpora serão construídos pela (1) compilação e tratamento acústico de materiais de áudio disponíveis publicamente (três a cinco línguas), requalificando e reutilizando dados valiosos que foram coletados em condições desfavoráveis, e (2) coleta de novos materiais (três a cinco línguas). Pretende também conjugar a coleta de novos dados com a elaboração de materiais didáticos e oferta de capacitação de professores que atuam nas comunidades. A coleta seguirá os protocolos éticos e legais vigentes, com avaliação ética pela Conep e registro na Funai, além da interlocução com os líderes locais e membros da comunidade. As línguas serão selecionadas de acordo com a disponibilidade de materiais e interesse das comunidades, sendo ouvidos ainda organismos e autoridades envolvidos na questão indígena.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
Vigência:
15/12/2023-31/12/2026
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