Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Michel Corci Batista

Ciências Humanas

Educação
  • ensino, divulgação, popularização, acessibilidade e pesquisa em educação em astronomia no interior do paraná: polo astronômico rodolpho caniato
  • Vide projeto anexo
  • Universidade Tecnológica Federal do Paraná - PR - Brasil
  • Thu Jan 05 00:00:00 BRT 2023-Mon Nov 30 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Michel Mansur Machado

Ciências da Saúde

Farmácia
  • uso de reposicionamento e de network pharmacology para busca de alternativas viáveis com ação sobre linfócitos th17, tnf-α e/ou interleucinas il-17/il-23: novas possibilidades para o tratamento da psoriase
  • A psoríase é uma doença comum, afetando aproximadamente 2% a 3% da população mundial. É uma doença inflamatória crônica da pele caracterizada pela formação de placas escamosas e eritematosas nitidamente demarcadas. Pesquisas nas últimas décadas revelaram que, pela patogênese, a psoríase é primariamente uma doença autoimune, mediada por células T com as citocinas interleucina-23 (IL-23), IL-17 e o fator de necrose tumoral alfa (TNF-α) desempenhando papéis importantes na desregulação da resposta inflamatória, levando ao desenvolvimento de lesões psoriáticas e associadas a condições comórbidas. Durante os últimos 30 anos, evidências mais substanciais foram criadas que o sistema imunológico desempenhe um papel crucial no início e na manutenção da psoríase, sendo então, um importante alvo para tratamento. Com esta base, a farmacologia in silico mostra-se como uma ferramenta importante para a busca de alternativas com potencial biológico para tratamento de enfermidades como a Psoríase, por ações diretas em seus mecanismos patológicos. Este projeto tem como objetivo utilizar o reposicionamento de fármacos associado ao Network Pharmacology para buscar alternativas viáveis que atuem nos mecanismos de fisiopatológicos da Psoríase propostos até o momento.
  • Universidade Federal do Pampa - RS - Brasil
  • Mon Dec 04 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Michel Picanço Oliveira

Engenharias

Engenharia de Materiais e Metalúrgica
  • desenvolvimento de filamentos para impressão 3d com nanocristais de celulose da casca do café.
  • O desenvolvimento de materiais sustentáveis é uma das principais questões da atualidade, principalmente quando se trata de tecnologia e inovação. Nesse sentido, a impressão 3D é uma das áreas que tem apresentado grande potencial, pois permite a criação de peças e produtos personalizados, de forma rápida e com menos desperdício de material. No entanto, um dos desafios da impressão 3D é encontrar materiais resistentes e sustentáveis que possam ser utilizados como filamentos. O polipropileno é um material comumente utilizado na impressão 3D, mas apresenta limitações em termos de resistência, rigidez e até mesmo compatibilidade com os métodos comumente empregados. Por isso, o objetivo deste projeto de pesquisa é desenvolver filamentos para impressoras 3D de polipropileno reforçados com nanocristais de celulose obtidos a partir da casca do café. A casca do café é um resíduo abundante no estado do Espírito Santo, e ainda não tem um destino adequado, pois muitas das vezes é descartada no meio da lavoura. No entanto, a casca do café é uma fonte de material celulósicos, de onde podem ser extraídos os nanocristais de celulose que possuem propriedades mecânicas interessantes, e podem ser utilizadas para melhorar as propriedades do polipropileno. Neste contexto, o objetivo desse projeto é extrair os nanocristais de celulose da casca do café por meio de tratamentos químicos e mecânicos, seguida da incorporação desses ao polipropileno para criar filamentos de impressão 3D nanoestruturados. Serão realizados testes mecânicos para avaliar as propriedades dos filamentos, tais como resistência à tração, rigidez e tenacidade. Os resultados esperados deste projeto incluem a produção de um material resistente e sustentável que possa ser utilizado em impressoras 3D para criar produtos duráveis e ecologicamente corretos. Além disso, espera-se contribuir para a redução do desperdício de resíduos de café, que podem ser reaproveitados na forma de nanocristais de celulose.
  • Universidade Federal do Espírito Santo - ES - Brasil
  • Mon Dec 04 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Michel Satya Naslavsky

Ciências Biológicas

Genética
  • triagem de casais para identificação de variantes patogênicas visando a prevenção de doenças genéticas raras.
  • Doenças genéticas raras (DGRs) impõem ao SUS o aporte em tratamentos de alto custo, a exemplo de Amiotrofia Espinhal - R$6.400.000,00/paciente. Há mais de 2000 DGR recessivas, atingindo até 1 em cada 100-200 brasileiros, impactando pacientes e familiares. O diagnóstico custoso e terapias inespecíficas oneram o SUS e impactam a sociedade. Sem programas de triagem, casais portadores de variantes genéticas patogênicas em genes associados a condições recessivas (casais em risco - CERs) só tomam conhecimento do risco após o nascimento da primeira criança afetada. Há 50 anos, o Centro de Estudos do Genoma Humano e Células-Tronco da USP (CEGH-CEL) atende famílias afetadas por doenças genéticas, com aconselhamento genético (AG) e testes moleculares para diagnóstico e detecção de portadores. Este projeto objetiva oferecer uma abordagem piloto de triagem de CERs, previamente à reprodução, com o objetivo de reduzir a incidência de nascidos com DGRs. Pretende-se recrutar 5000 casais com e sem histórico familiar de DGRs, via divulgação, para atendimento em centros públicos na região Sudeste e Nordeste. Dados clínicos, fenotípicos e genealógicos serão coletados de voluntários elegíveis. Serão oferecidos testes genéticos para detecção de variantes patogênicas nos genes SMN1/SMN2 (número de cópias por MLPA), em FMR1 (expansões por TP-PCR), além da triagem de cerca de 400 genes de DGRs recessivas (sequenciamento completo de exoma). Laudos individuais serão produzidos e devolvidos em AG. Aos CERs, o projeto oferecerá opções reprodutivas incluindo encaminhamento a reprodução assistida e diagnóstico pré-implantacional de embriões. O projeto irá capacitar os serviços e profissionais de saúde, testar e prover AG a indivíduos em risco, calcular a incidência de portadores na população, estabelecer a custo-efetividade de um programa de triagem. Adotado por países com sistemas universais de saúde, o programa poderá inserir o Brasil em práticas públicas inovadoras de saúde de precisão.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • Mon Feb 19 00:00:00 BRT 2024-Sun Feb 28 00:00:00 BRT 2027