Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Mauro Martins Teixeira

Ciências Biológicas

Imunologia
  • desenvolvimento de modelos de h5n1 para estudo de patogênese, novos alvos terapêuticos e prova de conceito de plataforma vacinal com nanopartículas lipídicas
  • Modelos experimentais de infecções por vírus Influenza são de extrema importância, pois fornecem conhecimento sobre os mecanismos imunes envolvidos na doença, na resposta à vacinação, a tratamentos antivirais, além de prover evidências sobre potenciais terapias imunomodulatórias, anti-inflamatórias ou pró-resolutivas. Sem os modelos experimentais adequados, não há como evoluir no desenvolvimento de novas terapias ou vacinas para a Influenza. Nosso grupo possui vasta experiência no desenvolvimento de modelos de doenças infecciosas, incluindo pelos vírus Influenza A sazonais (H1N1 e H3N2) e pelo SARS-CoV-2 que requer ambiente NB3 para os experimentos. Os antivirais atualmente aprovados contra a influenza – Oseltamivir e Baloxavir – são eficazes contra os vírus H5N1 circulantes. No entanto, Terapias adjuvantes aos antivirais em uso, com foco na resposta do hospedeiro, são desejáveis para o controle da patogênese. Além dos modelos experimentais, o estudo de biomarcadores durante a infecção em humanos também pode contribuir para o entendimento da patogênese e sugerir novas moléculas a serem testadas nos modelos pré-clínicos. Outro ponto importante na pesquisa sobre o vírus H5N1 é o desenvolvimento de plataformas vacinais rápidas, eficazes e seguras, que sejam capazes de conter uma eventual pandemia em poucos meses. A criação das formulações de vacinas de mRNA contra a COVID-19 marcou um novo estágio na evolução da medicina. Nosso grupo de pesquisa trabalha com metodologias inovadoras para produção de nanopartículas lipídicas com proteção intelectual e independência de tecnologia externas, permitindo assim criar um conhecimento patenteável, nacional e protegido. Tendo em vista nossa experiência na área de influenza, de novos anti-inflamatórios e de novas formulações vacinais, temos como objetivo desenvolver e caracterizar modelos animais de infecção por H5N1 a serem utilizados como plataforma de pesquisa de patogenia, novas terapias e vacinas e estudos translacionais.
  • Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
  • Wed Dec 13 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Mauro Martins Teixeira

Ciências Biológicas

Imunologia
  • desenvolvimento de uma plataforma para entrega de ácidos nucleicos para terapias gênicas usando nanopartículas lipídicas.
  • O desenvolvimento de células T projetadas para expressar um receptor de antígeno quimérico (denominadas células CART) revolucionou o tratamento de alguns tipos de tumores hematológicos. Existem, ainda, desafios importantes para o uso mais abrangente desta tecnologia, incluindo o tempo e alto custo de fabricação, os potenciais efeitos adversos associados aos vetores virais e ausência de produtos aprovados contra tumores sólidos. Diversas iniciativas tem buscado substituir os vetores virais por métodos de transfecção não virais das células T, em especial o uso das nanopartículas lipídicas ionizáveis (LNPs). As LNPs tornaram-se mais relevantes desde a aprovação clínica de plataformas para entrega de mRNA e siRNA. As LNPs podem ser usadas para manipular células T in vitro para uma expressão transitória de CAR ou podem ser modificadas para entregar ácidos nucleicos à órgãos ou células específicas in vivo. Esta abordagem pode ser utilizada para desenvolver um produto menos dispendioso, em menor tempo, possivelmente com menos efeitos adversos, e que pode ser modificado para tratar tumores sólidos e hematológicos. Nosso grupo tem desenvolvido metodologias inéditas que permitem a entrega de ácidos nucleicos pelas LNPs in vitro e in vivo. Temos experiência no processo de fabricação das LNPs, bem como na síntese de lipídeos únicos que permitem patenteamento de processos inovadores. O objetivo da presente proposta é otimizar e validar nossa plataforma de LNPs com ácidos nucleicos para (i) geração de células CART in vitro e in vivo; (ii) entregar ácidos nucleicos com atividade imune e anti-tumoral de forma tecido-especifica in vivo. Esta plataforma inovadora poderá interagir com outros projetos em rede e permitir o real desenvolvimento de novas terapias para o câncer de forma segura, mais barata e com proteção intelectual do Brasil; tudo isto permitirá o uso de terapias anti-tumorais potentes e inovadoras no SUS.
  • Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
  • Tue Dec 12 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Mauro Martins Teixeira

Ciências Biológicas

Biotecnologia
  • desenvolvimento de plataforma de vacina de mrna baseada em nanopartículas lipídicas ionizáveis
  • As vacinas de mRNA da Moderna e da BioNTech/Pfizer tem se destacado na atualidade, com elevada eficácia e segurança contra a COVID-19. Essas duas vacinas de mRNA são baseadas em nanopartículas lipídicas ionizáveis (LNP) e são as mais utilizadas atualmente. O encapsulamento dos ácidos nucléicos em LNPs é uma estratégia crucial, utilizada para uma entrega segura e eficaz do RNA, além de proteger da degradação e proporcionar maior tempo de circulação. Nesse contexto, nossa proposta consiste em desenvolver e implementar uma plataforma de vacinas de mRNA baseada em LNPs com lipídeos inovadores contra doenças infecciosas. De fato, um aspecto relevante da proposta relaciona-se a nossa capacidade de sintetizar lipídeos ionizáveis inéditos para criação de LNPs também inéditas. Como prova de conceito, no presente estudo propomos desenvolver um candidato vacinal de mRNA contra uma arbovirose extensamente estudada pelo grupo e que é problema de saúde pública no país: Chikungunya (CHIKV). Utilizaremos código de barras de RNA personalizados para obtenção e identificação de novas LNPs que serão desenvolvidas e testadas para uma entrega segura e eficaz de mRNA. Um grande diferencial da proposta é a implementação de uma plataforma inédita, que uma vez estabelecida, poderá ser utilizada para o desenvolvimento de vacinas direcionadas a outras doenças virais e até mesmo vacinas terapêuticas. Esse ponto é extremamente importante, uma vez que a médio prazo, pode reduzir em muito o tempo e custo de desenvolvimento de outras vacinas e, inclusive com grande impacto nos custos que essas síndromes representam para o país e para o SUS. Além disso, é nosso objetivo avaliar o efeito adjuvante de moléculas pró-resolutivas em nossa plataforma vacinal. Por fim, é oportuno mencionar que não existe plataforma para o desenvolvimento de vacinas de mRNA no Brasil. Vale ainda ressaltar o benefício da pesquisa e domínio dessa tecnologia em termos de soberania nacional, além de atender a demanda nacional.
  • Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
  • Mon Dec 12 00:00:00 BRT 2022-Wed Dec 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Mauro Vivaldini

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • inteligência comportamental aplicada na melhoria da performance em cadeias de suprimentos
  • Integrar melhor o comportamento humano com a demanda de decisões necessárias em cadeias de suprimentos (CS) é uma oportunidade de pesquisa. É intenção desse projeto explorar como a inteligência comportamental (IC), no contexto da gestão de cadeias de suprimentos (GCS), pode ser utilizada para gerar competências gerencias com foco na melhoria da performance. Ou seja, entender como a IC pode ser adotada para o treinamento, desenvolvimento e condicionamento dos gestores na intenção de direcionar suas decisões. O projeto tem o desafio de desenvolver uma proposta conceitual baseando-se nas teorias correlacionadas ao comportamento humano e organizacional, avaliar sua aderência na prática empresarial, testar sua aplicação e validar sua funcionalidade. O projeto fará uso de diferentes metodologias, dentre elas o levantamento e a revisão bibliográfica para desenvolver o modelo teórico, estudos de casos direcionados a organizações em que seja possível avaliar o modelo, e a aplicação de instrumentos de medição do comportamento (tipo escalas utilizada na aplicação de testes psicológicos), além de análises qualitativas e quantitativas quando necessário. Um modelo de IC aplicado a gestão das organizações, cujo resultado esperado seja capaz de direcionar as decisões dos gestores na melhoria da performance, pode ser visto como um instrumento de gestão capaz de contribuir com o desenvolvimento profissional nas organizações. Também, vale destacar que (1) esta é uma proposta original pela convergência de dois cenários de conhecimento raramente estudados em conjunto: IC e GCS; (2) fortalece a possibilidade de empresas adotarem a IC como ferramenta de gestão capaz de contribuir para o condicionamento profissional com foco direcionado nos resultados; (3) é uma proposta que tem relação direta com a qualidade de vida nas organizações, uma vez que a aplicação da IC pode ajudar no equilíbrio da pressão pela qual os profissionais são submetidos.
  • Universidade Paulista - SP - Brasil
  • Sat Dec 02 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Mayana Zatz

Ciências Biológicas

Genética
  • estudo de viabilidade, desenvolvimento e reprodução de clones suínos geneticamente modificados livres de patógenos para a fabricação de órgãos para xenotransplante
  • Mais de 53 mil pacientes aguardam por um órgão para transplante no Brasil, demanda que cresce progressivamente. Com o aprimoramento da edição genética, o xenotransplante suíno (XTx) se tornou a potencial solução para a escassez de órgãos. Desde 2017, nosso grupo pesquisa essa técnica, inativando, em células suínas, genes que codificam enzimas produtoras de antígenos causadores da rejeição hiperaguda e, por meio de transferência nuclear somática, gerando embriões clones in vitro. Estes resultados, obtidos com apoio da XenoBrasil, FAPESP e CNPq, nos colocam em posição de obter os primeiros leitões clones para XTx. Em abril de 2023, um grupo de pesquisadores em xenotransplante publicou na revista Nature Biotechnology um resumo dos dados disponíveis sobre o tema. Entre outros, salientam que, no receptor, os órgãos suínos transplantados crescem obedecendo a informação genética dos doadores. Esse fato cria dificuldades particularmente no caso do coração devido ao gradeado costal inextensível do receptor. Essa dificuldade pode ser evitada inativando, no doador, os genes responsáveis pelo crescimento ou, melhor, usando doadores suínos de raças que não ultrapassem 70-80kg. Nosso objetivo neste projeto é gerar suínos geneticamente modificados e livres de patógenos específicos (SPF) e importar suínos/embriões suínos de raças que não ultrapassem 70-80kg. Os animais serão mantidos conforme normativas das agências reguladoras e preceitos de bem-estar animal. Um biotério, pig facility, já está em fase de construção (financiamento: USP e SDE-SP) e permitirá a produção completa (transferência de embriões, maternidade, creche até a idade adulta). Em parceria com a SAA-SP, utilizaremos a Estação Experimental da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA) para produção, experimentação e seleção genética de animais. Cientes do caráter inédito do tema, iniciamos um plano de comunicação para debater o assunto em diversos seg
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • Tue Dec 12 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Mayara Fraeda Barbosa Teixeira

Ciências Exatas e da Terra

Geociências
  • petrogênese e geotectônica do magmatismo vulcano-plutônico paleo-mesoproterozoico da província rio negro-juruena, sudoeste do cratón amazônico: implicações para a reconstrução paleotectônica de supercontinentes
  • Segundo o modelo de conexão Báltico-Amazônico (SAMBA), o norte da Amazônia estava ligado ao sudoeste da Báltica, entre 1,8 Ga a 0,8 Ga, conferindo dois ciclos de supercontinentes, sendo um do Paleoproterozóico tardio ao Mesoproterozóico (Columbia/Nuna) e o outro do Mesoproterozóico tardio ao Neoproterozóico (Rodinia). Dados geoquímicos e de isótopos radiogênicos das unidades Paleo-Mesoproterozoicas da Província Rio Negro-Juruena, em especial da Suíte Teles Pires (1,79-1,75 Ga) e do Grupo Colider (1,81 Ga -1,76 Ga) serão utilizados para o entendimento do magmatismo plutônico e vulcânico na região ocidental do Cráton Amazônico. Propõem-se estudos robustos utilizando o sistema isotópico Lu-Hf, em conjunto com novas datações U-Pb em zircão em SHRIMP. Espera-se deste modo integrar os resultados a serem obtidos de Hf e U-Pb, com os dados de Nd já disponíveis na literatura e assim avançar nas discussões sobre a natureza das fontes responsáveis pela origem dos magmas formadores destas rochas, e da petrogênese dos granitos e rochas vulcânicas associadas. A integração de novos dados de campo, geoquímicos, isotópicos e geocronológicos deverá permitir também fazer uma melhor interpretação da origem dessas rochas, e definir se o magmatismo ocorreu dentro de um arco magmático continental, ou magmatismo bimodal gerado em ambiente extensional intraplaca. Adicionalmente, esses dados serão comparados com possíveis unidades equivalentes dentro do Cinturão Ígneo Transcandinavo (CIT) no norte de Värmland (centro-oeste da Suécia) para avaliar a conexão entre Amazônia e Báltica durante o ciclo do Supercontinente Columbia. Em perspectiva mais ampla, esse projeto pode fornecer uma melhor compreensão da evolução do Cráton Amazônico, e do arcabouço paleotectônico que considera a Amazônia, Báltica, Laurentia e a África Ocidental uma única massa de terra durante o período Proterozóico.
  • Universidade Federal do Amazonas - AM - Brasil
  • Mon Dec 04 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Mayara Soares de Melo

Outra

Divulgação Científica
  • a interiorização da divulgação científica a partir de espaços científico-culturais fixos e itinerantes: análise das ações desenvolvidas na região dos cerrados do centro-norte do brasil
  • Vide projeto anexo
  • Universidade Federal do Oeste da Bahia - BA - Brasil
  • Mon Dec 26 00:00:00 BRT 2022-Mon Nov 30 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Mayara Torquato Lima da Silva

Ciências Biológicas

Biotecnologia
  • desenho racional e produção de proteínas multiepítopo de sars-cov-2: uma abordagem para a produção de imunoterápicos
  • A constante emergência de novas variantes do SARS-CoV-2 tem exigido uma vigilância contínua por parte das comunidades científicas e de saúde pública em todo o mundo. Simultaneamente, há uma crescente demanda por desenvolver rapidamente novas ferramentas e métodos de diagnóstico que possam melhorar a sensibilidade e especificidade na detecção e identificação de infecções por COVID-19, além do constante trabalho no desenvolvimento de vacinas e fármacos que percorram os escapes das novas variantes. Mesmo com uma velocidade recorde no desenvolvimento de vacinas, é visto que somente a estratégia de vacinação em massa não está sendo suficiente para conter o surgimento de novos casos que progridem à medida que surgem novas variantes virais. O desafio constante é desenvolver um tratamento eficiente e eficaz contra as diversas linhagens de SARS-CoV-2, tanto em circulação, como as emergentes. Diante dessa urgência, trabalhamos com o objetivo principal de desenvolver uma estratégia terapêutica para a COVID-19. Atrelada a essa proposta trabalhamos com a hipótese de utilizar uma abordagem computacional para identificar os epítopos mais imunogênicos das proteínas do SARS-CoV-2 e com isso construir uma proteína multiepítopo capaz de elicitar uma forte resposta humoral. A qualidade e estabilidade da proteína teórica será avaliada in sílico antes da expressão da mesma em sistemas eucariotos. Nosso objetivo, além da produção de uma nova molécula, é utilizar o antígeno recombinante para elicitar uma resposta imune em camundongos BALB/c e avaliar a resposta dos anticorpos heterólogos neutralizantes quanto ao seu potencial em neutralizar a infecção de SARS-CoV-2 em curso. A molécula produzida a partir desse estudo poderá ser incorporada ao SUS para auxiliar no controle da COVID-19. Esse projeto, além de ser inovador, espera consolidar tecnologia de produção de moléculas multiepítopo para atuar como aliadas no diagnóstico e terapias de outras infecções virais.
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • Tue Jan 02 00:00:00 BRT 2024-Sun Jan 31 00:00:00 BRT 2027
Foto de perfil

Maycon Fagundes Teixeira Reis

Ciências Agrárias

Ciência e Tecnologia de Alimentos
  • iii feira territorial de ciências do alto sertão sergipano
  • A proposta apresentada é referente à realização da III Feira Territorial de Ciências do Alto Sertão Sergipano, que ampliará as discussões direcionadas pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação – MCTI. Nessa edição, o evento envolverá os 9 municípios do Território Alto Sertão Sergipano, por meio da realização de Feiras de Ciências e Mostras Científicas, integrando Instituições e profissionais em ações que visam contribuir com as mais diversas alternativas para diminuição das desigualdades sociais, consumo e estimulando a participação de jovens em temas tecnológicos e científicos, promover o conhecimento e a valorização da história e cultura afro-brasileira, africana e indígena nas escolas do território do Alto Sertão Sergipano. Para viabilizar as ações do projeto, as atividades planejadas pela equipe executora e parceiros serão realizadas pontualmente, nos municípios sede que fazem parte do Alto Sertão Sergipano. Desta forma, pretende-se utilizar um recorte de nove municípios correspondentes à Microrregião Sergipana do Sertão do São Francisco, escolhidos de forma estratégica considerando as informações de IDHM (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal), de acordo com dados do Censo Demográfico 2010 (IBGE). Os 9 (nove) municípios do Território em questão e seus distritos serão: MUNICÍPIO 1 – Nossa Senhora da Glória/SE, MUNICÍPIO 2 – Monte Alegre de Sergipe/SE, MUNICÍPIO 3 – Porto da Folha/SE, MUNICÍPIO 4 – Poço Redondo/SE, MUNICÍPIO 5 – Gararu/SE, MUNICÍPIO 6 – Canindé de São Francisco/SE, MUNICÍPIO 7 – Nossa Senhora de Lourdes/SE, MUNICÍPIO 8 – Feira Nova/SE e MUNICÍPIO 9 – Carira/SE. Enfim, os debates serão constantes nas Feiras de Ciências e Mostras Científicas que acontecerão nos 9 Municípios, na tentativa de nivelar, ampliar, popularizar ideias inovadoras e, assim, de fato, promover a participação de todos os setores sociais, frente aos problemas gerados pelas desigualdades no Território Alto Sertão Sergipano.
  • Universidade Federal de Sergipe - SE - Brasil
  • Tue Dec 12 00:00:00 BRT 2023-Wed Dec 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Maycon Leone Maciel Peixoto

Ciências Exatas e da Terra

Ciência da Computação
  • borda quântica para análise de dados de veículos autônomos conectados
  • O aumento exponencial no volume de dados produzidos pelos veículos autônomos conectados apresenta desafios em termos de comunicação, processamento e tomada de decisão na nuvem. Dessa forma, este projeto proposto visa explorar a aplicação da computação quântica na borda da rede para análise de dados de veículos autônomos conectados (CAVs), nomeada neste projeto de Borda Quântica. A hipótese adotada neste projeto é que a utilização da Borda Quântica para os veículos autônomos conectados possibilita a resolução de problemas complexos de análise de dados com maior eficiência em relação aos algoritmos clássicos. O objetivo geral do projeto é desenvolver uma framework que aplique a computação quântica para análise de dados de veículos autônomos conectados na borda de forma otimizada. Para atingir esse objetivo, o projeto investigará algoritmos quânticos para análise de dados, com enfoque em desafios específicos de sistemas de transporte inteligentes, tais como detecção de congestionamentos, recomendação de rotas alternativas e previsão de demanda. Será dada especial atenção à análise do fluxo de dados de tráfego em tempo real, considerando informações como posição do veículo, velocidade, aceleração e estados dos semáforos, além dos dados produzidos pelos sensores presentes nos veículos autônomos, como câmeras, LiDAR (Light Detection and Ranging) e RADAR (Radio Detection and Ranging). Também serão explorados dados contextuais, como condições meteorológicas, acidentes e eventos especiais. A partir disso, serão implementados os algoritmos quânticos investigados e realizados experimentos em ambientes de simulação, utilizando simuladores compatíveis com a computação quântica que serão integrados a ambiente de simulação de redes veiculares. Os resultados serão analisados para permitir identificar a viabilidade e a eficácia da computação quântica na borda para análise de dados de veículos autônomos conectados.
  • Universidade Federal da Bahia - BA - Brasil
  • Tue Dec 05 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Maycon Sousa Pegorari

Ciências da Saúde

Fisioterapia e Terapia Ocupacional
  • prevalência e fatores associados aos distúrbios ventilatórios e à fraqueza muscular respiratória em pessoas idosas da atenção primária à saúde
  • O processo de envelhecimento promove diversas mudanças no organismo de pessoas idosas e o sistema respiratório é um dos mais afetados, fato que traz como consequências altos índices de morbidade e mortalidade. A força muscular respiratória sofre decréscimo ao longo dos anos, assim como os volumes e capacidades pulmonares podem apresentar-se comprometidas. Estudos nacionais e internacionais tem sugerido que a fraqueza muscular respiratória, assim como redução da função pulmonar podem trazer diversas complicações, como prejuízo do mecanismo de tosse (defesa), dispneia e intolerância ao exercício, o que repercute na capacidade física e funcional; e podem estar associados a síndromes geriátricas, como a sarcopenia e a fragilidade dessa população. Apesar disso, pouco se discute sobre os fatores desencadeantes dessas alterações em amostras representativas no Brasil. O estudo tem por objetivo analisar a prevalência e os fatores associados aos distúrbios ventilatórios e à fraqueza muscular respiratória em pessoas idosas da atenção primária à saúde. Trata-se de um estudo transversal que será desenvolvido entre pessoas idosas, cadastradas em Estratégias Saúde da Família (ESFs) em Uberaba-MG. O cálculo do tamanho amostral considerará uma prevalência de agravos à saúde em 50% da população de idosos, precisão de 3% e um intervalo de confiança de 95%, para uma população finita de 49833 idosos, chegando-se a uma amostra de 1045 sujeitos. Os dados serão coletados nas residências das pessoas idosas por meio de um formulário estruturado, contendo informações socioeconômicas, clínicas e de saúde, bem como testes de desempenho físico e a avaliação da função pulmonar e da força muscular respiratória. A análise dos dados empregará estatística descritiva e inferencial por meio das regressões logística binária, multinomial e linear (p=0,05 e IC de 95%), a partir do programa Statistical Package for Social Sciences (SPSS), versão 21.0.
  • Universidade Federal do Triângulo Mineiro - MG - Brasil
  • Mon Dec 04 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Meire Cachioni

Ciências Humanas

Psicologia
  • robôs sociais como recurso tecnológico para o letramento digital de idosos residentes em instituições de longa permanência
  • Com o aumento da população idosa e da esperança média de vida, o envelhecimento saudável é um novo desafio. No entanto, o envelhecimento tem sido muitas vezes entendido como um fardo para a sociedade, acarretando tarefas relacionadas à demanda por pensões, saúde e serviços de longa permanência. A pandemia Covid-19 gerou um impacto desproporcional aos residentes de instituições de longa permanência (ILPIs) e expôs desigualdades persistentes. A OMS incentivou a manutenção das conexões sociais por meio de alternativas digitais, mas ficou evidente o pouco suporte disponível para auxiliar quem precisa de ajuda usando a tecnologia para esses propósitos. Hipotetizamos que iniciativas voltadas para alfabetização tecnológica, apoiadas pelo campo da gerontecnologia, usando robôs sociais, podem ser um caminho promissor para acessar novas aprendizagens e promover o letramento digital de idosos em ILPIs. Participarão 40 residentes com 60 anos ou mais de idade, sem déficit cognitivo ou comprometimento funcional, randomizados em grupo controle, que realizará as atividades rotineiras da ILPI, e experimental, que interagirá com o robô social duas vezes por semana, por 50 minutos em cada oportunidade, em 12 semanas. Instrumentos: avaliação do déficit cognitivo - Miniexame do Estado Mental (Brucki et al. 2013); avaliação da capacidade funcional (Katz, 1963); avaliação da motivação de aprendizagem - ARCS (Keller, 1984); avaliação do engajamento - Myers Research Institute Engagement Scale. Procedimentos: durante 50 minutos, serão propostas atividades interativas com o robô; as atividades a serem programadas serão categorizadas por atualidades, entretenimento, cultura e arte, e interação social. Para o grupo controle, será usada uma atividade rotineira da ILPI, ao menos duas vezes por semana, para que os participantes alocados neste grupo também sejam filmados antes, durante e após a atividade, seguindo os mesmos procedimentos do grupo experimental.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • Mon Dec 19 00:00:00 BRT 2022-Sat Feb 28 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Melania Maria Ramos de Amorim

Ciências da Saúde

Medicina
  • análise das mortes maternas por causas covid-19 e não-covid-19 e impactos sociais da pandemia nos estados da paraíba, pernambuco e alagoas entre os anos 2020 e 2022
  • INTRODUÇÃO: a pandemia de COVID-19 teve efeitos devastadores para gestantes e puérperas em todo o mundo, e o Brasil enfrentou alarmante escalada das mortes maternas. Desde o início da pandemia até o presente, ocorreram 2.067 mortes maternas por COVID-19. Essas mortes precisam ser adequadamente investigadas e comparadas com as mortes por outras causas durante a pandemia, bem como seus impactos devem ser determinados. Nossa hipótese é que houve diferenças nos cuidados de saúde de acordo com a causa de morte. OBJETIVOS: analisar de forma comparativa as mortes maternas por COVID-19 e por causas não-COVID ocorridas nos estados da Paraíba, Pernambuco e Alagoas entre os anos 2020 e 2022, além de avaliar os impactos sociais da pandemia da Covid-19 a partir do resgate de memórias sobre itinerários terapêuticos para cuidado em saúde de mulheres grávidas vítimas da morte materna. MÉTODOS: o projeto contempla uma etapa quantitativa e outra qualitativa. Para a parte quantitativa, será realizado estudo do tipo observacional, descritivo e de corte transversal a partir da análise de dados públicos do Sistema de Informação da Mortalidade (SIM), das fichas de notificação e investigação de óbitos dos estados da Paraíba, Pernambuco e Alagoas, e também dos prontuários médico-hospitalares. Os dados serão digitados em RedCAP. Será realizada análise descritiva e comparação das mortes COVID-19 e não-COVID, usando o teste qui-quadrado de associação e o teste exato de Fisher para as variáveis categóricas e os testes t de Student ou Mann-Whitney para as variáveis numéricas. Para a etapa qualitativa, a análise dos impactos sociais da Covid-19 será feita a partir do resgate de memórias sobre itinerários terapêuticos para cuidado em saúde de mulheres grávidas vítimas de mortalidade materna. Será obtida uma amostra por conveniência a partir do estudo de corte transversal, entrevistando os familiares e amigos de mulheres vítimas de mortalidade materna no contexto da pandemia nos estados.
  • Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira - PE - Brasil
  • Wed Dec 13 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Melania Maria Ramos de Amorim

Ciências da Saúde

Medicina
  • análise das mortes maternas por covid-19 e por causas não-covid ocorridas nos estado da paraíba e pernambuco entre os anos de 2020 e 2022
  • CENÁRIO: muito tem se analisado sobre o cenário de saúde da mulher em toda sua fase reprodutiva e periodo gravídico e puerperal. A Organização Mundial de Saúde (OMS) revelou um impactante aumento mundial do número de mortes maternas entre os anos 2020 e 2022, em função da pandemia de COVID-19. A razão de mortalidade materna no Brasil, em 2021, retrocedeu duas décadas, com impacto em todos os estados do país, especialmente no Nordeste. HIPÓTESES: características basais são semelhantes, porém há mais falhas assistenciais nos óbitos por COVID-19. OBJETIVOS: analisar de forma comparativa as mortes maternas por COVID-19 e por causas não-COVID ocorridas nos estados da Paraíba e Pernambuco entre os anos 2020 e 2022. MÉTODOS: trata-se de um estudo do tipo observacional, descritivo e de corte transversal que será realizado a partir da análise de dados públicos do Sistema de Informação da Mortalidade (SIM), das fichas de notificação e investigação de óbitos dos estados da Paraíba e Pernambuco, bem como dos prontuários hospitalares dos casos de morte. Serão incluídos todos os óbitos maternos ocorridos nessas localidades entre os anos de 2020 e 2022. Um formulário padronizado será criado para o estudo, e os prontuários hospitalares serão consultados para completar a investigação. A análise descritiva será feita utilizando tabelas de distribuição de frequência, medidas de tendência central e de dispersão. Para as variáveis numéricas, contínuas, de distribuição normal, será calculada a média com seu respectivos desvio-padrão (DP). Para as variáveis sem distribuição normal, discretas e ordinais, será obtida a mediana e o intervalo interquartil (IIQ). Para comparação das mortes COVID-19 e não-COVID em ambos os estados será usado o teste qui-quadrado de associação e o teste exato de Fisher, quando pertinente, para variáveis categóricas e os testes t de Student ou Mann-Whitney para variáveis numéricas.
  • Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira - PE - Brasil
  • Tue Dec 05 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Melby Karina Zuniga Huertas

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • o ensino de data analytics nos cursos de administração de empresas no brasil
  • O avanço tecnológico proporciona às empresas duas vantagens essenciais: a análise detalhada de dados sobre os consumidores e cidadãos e a disponibilidade crescente de informações em bancos de dados na nuvem. Isso permite que as empresas ofereçam ofertas altamente personalizadas e adaptadas às preferências individuais dos consumidores ou de segmentos de mercado. Mas, para isso, as empresas precisam de profissionais preparados para lidar com dados. Nesse cenário, cursos de graduação tradicionais como Administração de empresas precisam formar um profissional preparado para atender a essa demanda crescente do mercado, ou seja, entregar egressos preparados para extrair o maior benefício dos dados disponíveis para suportar a tomada de decisões. Nessa linha, as novas DCNs orientam desde 2021 mudanças nos cursos de graduação em Administração. Se trata de um processo de adaptação em andamento, carente de subsídios que auxiliem na tomada de decisões. Por isso, o objetivo geral desta pesquisa é propor um processo para implementar o ensino de Data Analytics (DA) nos cursos de Administração no Brasil. Dele se desprendem quatro objetivos específicos: i) identificar as melhores práticas de ensino de ciência de dados na Administração; ii) preparar um o diagnóstico do estágio atual do ensino de ciência de dados nos cursos de graduação em Administração no Brasil; iii) identificar as necessidades do mercado quanto às competências e habilidades em ciência de dados de profissionais de administração; iv) validar uma proposta para implementação do ensino de ciência de dados em cursos de Administração. Nesse propósito, após a revisão da literatura sobre o tema, serão realizadas pesquisas mistas atendendo a cada objetivo específico. Espera-se gerar subsídios que contribuam com o aprimoramento dos cursos de graduação em Administração no Brasil.
  • FUNDACAO EDUCACIONAL INACIANA PADRE SABOIA DE MEDEIROS - SP - Brasil
  • Mon Dec 04 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Melissa de Mattos Pimenta

Ciências Humanas

Sociologia
  • a aplicação do acordo de não persecução penal (anpp) pelo ministério público federal: discricionaridade e seletividade em suas escolhas de política criminal
  • A introdução do acordo de não persecução penal (ANPP) no sistema de justiça brasileiro ampliou o leque de ferramentas negociais do Ministério Público, aumentando a discricionariedade de seus membros e incrementando a autonomia institucional. Embora a literatura em administração da justiça e sociologia dos tribunais tenha no conceito de seletividade uma das chaves para a compreensão da tomada de decisão por parte das instituições da justiça criminal, o Ministério Público Federal ainda não é foco de análises tal qual outras instituições, como as polícias, tornando-se relevante investigar quem essa instituição ainda quer como réu em ações penais. Assim, questiona-se: quais fatores explicam o oferecimento ou não de acordos de não persecução penal pelos membros do Ministério Público Federal? Sustentamos duas hipóteses principais: A) uma maior capacidade institucional, refletida no orçamento e no número de procuradores e servidores, indicaria uma maior capacidade de atuação nos processos criminais, e, portanto, menor necessidade de oferecimento de ANPP; e B) as diretrizes de política criminal da instituição e as representações e práticas de seus membros definem crimes e sujeitos relevantes, como casos graves de corrupção e organizações criminosas do tipo empresarial, que devem ser objeto de denúncias, direcionando os acordos de não persecução penal ao público tradicional da justiça criminal, com baixo poder aquisitivo, considerado menos relevante. A hipótese "A'' será testada a partir da análise de dados quantitativos obtidos a partir de um levantamento dos acordos oferecidos pelas unidades do Ministério Público Federal, utilizando medidas de estatísticas descritivas, modelos OLS (ordinary least squares) e análise de redes. A hipótese “B” será investigada a partir de dados quantitativos acerca dos tipos de crimes objeto de ANPP, da análise de conteúdo de processos em que houve recusa no oferecimento de ANPP, e de entrevistas e grupos focais com procuradores da República.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • Tue Jan 17 00:00:00 BRT 2023-Sat Feb 28 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Melissa Hanzen Pinna Valentim

Ciências Agrárias

Medicina Veterinária
  • proteômica e histotecnologia do biofilme de leptospira interrogans por cepas autóctones em infecção aguda
  • Leptospirose é uma zoonose reemergente em que os cães se caracterizam como hospedeiros altamente susceptíveis, cujo envolvimento renal é relevante aspecto clínico e epidemiológico. Infecções relacionadas à biofilmes apresentam elevada morbidade e comprometimento terapêutico. Leptospiras são capazes de formar biofilmes in vivo e in vitro, contudo, seu papel na infecção aguda ainda não foi investigado. A formação de biofilme nos túbulos renais pode atuar como barreira protetiva, com consequente colonização persistente, configurando como importante agravo de saúde pública, de modo que estes caninos eliminam organismos viáveis através da urina, servindo como fonte de infecção, principalmente em áreas endêmicas. Previamente, nosso grupo de pesquisa isolou e caracterizou (NGS) cepas de L. interrogans a partir de cães com leptospirose aguda, com a identificação de genes relacionados à formação de biofilme. A partir das mesmas cepas, documentamos a formação de biofilme maduro in vitro com 7 dias de incubação. Observamos também que estas cepas necessitam de concentração de antimicrobianos de 13 a 16 vezes maiores para inibição de crescimento de leptospiras em biofilme, se comparado com sua forma planctônica. Partindo da premissa de que estas cepas possuem potencial para formação de biofilme, propomos a utilização de histotecnologia para investigar a formação de biofilme e distribuição renal de leptospira no parênquima dos mesmos cães em que obtivemos as cepas autóctones, na vigência de quadro agudo. Adicionalmente, pretende-se o estudo comparativo da proteômica de Leptospira, sob condições planctônicas e em biofilme, para avaliação das proteínas diferencialmente expressas e suas prováveis funções. Estes resultados irão contribuir de forma significativa para a compreensão da patogênese da infecção em modelos agudos, com possíveis reflexos práticos envolvendo o manejo clínico de pacientes, minimizando o risco zoonótico.
  • Universidade Federal da Bahia - BA - Brasil
  • Wed Dec 06 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Melvina Afra Mendes de Araújo

Ciências Humanas

Antropologia
  • memória, conflito e relacionalidade em contextos plurais
  • Memórias relativas às experiências de lutas de libertação nacional, guerras civis, constituição de Estados e de identidades nacionais, étnicas, regionais e religiosas têm merecido atualmente um lugar central nos debates acadêmicos. Isso se deve não só ao potencial carácter conflitual que estas categorias têm gerado na contemporaneidade, mas também às mudanças que influenciam os países que nasceram depois de longa experiência de imposição colonial associadas às diferenças e desigualdades vivenciadas no pós-independência. No continente africano, onde são desenvolvidas a maioria das pesquisas propostas no projeto, e em outros contextos onde países que, após a proclamação das independências nacionais, adotaram sistemas de governação de orientação socialista, a historicização do Estado tem auxiliado a explicar as origens de desigualdades fundadas nos diferentes níveis de acesso a recursos e também de processos que culminaram na construção de diferenças na maioria das vezes hierarquizadas - étnicas, religiosas, regionais, raciais e de gênero, entre outras -, muitas vezes resultando em conflitos de diversas ordens e, em alguns casos, em extermínios de populações. A proposta deste projeto é apresentar estudos em um campo essencialmente pluridisciplinar sobre memória, guerras e colonialismo, a partir de abordagens sobre construção relacional de subjetividades, diferenças e desigualdades. Aliando pesquisas de documentos de arquivos, imagens ou fontes digitais em museus sediados tanto nos países das chamadas antigas metrópoles coloniais, bem como nos dos países onde se propõe a realização dos trabalhos de campo, o problema comum das propostas contidas neste projeto é o de como se produzem memórias, desigualdades e diferenciações que emergem de processos relacionais.
  • Universidade Federal de São Paulo - SP - Brasil
  • Thu Dec 14 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Méri Frotscher

Ciências Humanas

História
  • história e relações étnico-raciais no paraná (séculos xx e xxi): aportes para uma educação antirracista
  • A proposta visa, por meio da nucleação de pesquisadores de 4 universidades públicas do Paraná, investigar relações étnico-raciais no estado entre os séculos XX e XXI para identificar situações e contextos nos quais a categoria raça/etnia tem operado enquanto uma das formas de marcação social da diferença. A partir da chave de leitura da etnicidade, em foco estão representações sociais, estigmas, identificações, diferenciações etnoculturais, produzidas no jogo das interações interétnicas e protagonismos de sujeitos e grupos menorizados historicamente, como afrodescendentes e indígenas. Parte-se da hipótese da persistência da invisibilização histórica desses sujeitos, assim como da branquitude, que racializa e hierarquiza a sociedade e que ainda é presente na bibliografia sobre o Paraná. A proposta é viável considerando a experiência em pesquisa dos 10 doutores, a existência de acervos com fontes a investigar e de colaboradores e mediadores para as entrevistas de História Oral. A investigação será desenvolvida a partir de 4 subeixos: 1)Indígenas: História, Educação e Relações étnico-raciais; 2)Negros e relações étnico-raciais na História e na Arte; 3)Relações étnico-raciais entre imigrantes, negros, indígenas; 4)Consciência histórica e educação antirracista nas escolas do campo. Serão feitas entrevistas de História Oral com indígenas das TI Rio das Cobras e RI Mangueirinha (Sudoeste do PR) graduandos e egressos da UNICENTRO e da TI Tekoha Guasu Guavira (Oeste PR), entre eles universitários da UNIOESTE. Sobre protagonismos de negros e negras, serão analisados processos-crime da Casa da Cultura Emilia Erichsen (Castro) e dos Centros de Documentação da UEPG e da UNICENTRO, documentos do Deops/SP, produções artísticas no PR, e feitas entrevistas de H. Oral para tratar da contemporaneidade. Pesquisa qualitativa será feita em escolas do campo (observação participante e entrevistas com professores) para mapear práticas pedagógicas relacionadas a questões étnico-raciai
  • Universidade Estadual do Centro-Oeste - PR - Brasil
  • Wed Dec 06 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Messias Modesto dos Passos

Ciências Humanas

Geografia
  • diagnóstico-prognóstico das transformações paisagísticas na calha do rio amazonas e no assentamento incra corta cordas/pa
  • O recorte geográfico deste estudo é a Calha do rio Amazonas, que abrange os municípios de Santarém, Belterra, Mojuí dos Campos e a área do PA/INCRA, denominado de Corta Cordas. O mito de que a região era despovoada e dispunha de recursos infinitos justificou o direcionamento de migrantes para a região (nordestinos refugiados da grande seca de 1915; assentados rurais da região Sul na década de 1970; trabalhadores para as obras dos projetos federais dos PNDs e do Polamazônia). A partir de 1990, o agronegócio começa a ocupar áreas de terras devolutas ao leste (Gleba Pacoval) e ao sul (Projeto de assentamento do Mojuí I e II) do planalto santareno, provocando a tensão entre os sojicultores e os camponeses. O objetivo maior é diagnosticar-prognostiscar os conflitos das transformações paisagísticas e das dinâmicas territoriais motivadas pela chegada do agronegócio e a desestruturação da agricultura familiar na Calha do rio Amazonas, notadamente ao longo da PA370 e no PA Corta Cordas. O Oeste Paraense, em função de seu papel de fronteira agropecuária, onde grandes extensões de terra são comprometidas pelo avanço de pastagens e, mais recentemente, do agronegócio de grãos, principalmente soja, remete à necessidade de estudos para o entendimento dessas dinâmicas visando subsidiar medidas de controle do desmatamento e do ordenamento da ocupação da região. Os procedimentos metodológicos e as estratégias da pesquisa serão sustentadas na aplicação do modelo GTP (Geossistema-Território-Paisagem) já consolidado no nosso fazer geografia. As imagens satelitares (1986, 1992, 1995, 2000, 2005, 2010, 2015 e 2022) se prestarão para a cartografia do uso da terra e, notadamente, para análise das dinâmicas paisagísticas.
  • Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - SP - Brasil
  • Sat Dec 17 00:00:00 BRT 2022-Sat Feb 28 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Micael Maiolino Herschmann

Ciências Sociais Aplicadas

Comunicação
  • identificando potencialidades nas cenas locais e subsidiando políticas culturais renovadas para as principais cidades musicais do país
  • Investigação em rede a ser desenvolvida especialmente por pesquisadores de Comunicação & Música – com a participação de especialistas de diferentes instituições de ensino superior (IES) do país (e também de colaboradores estrangeiros e gestores públicos) – que pretende repensar a relevância e riqueza dos “ecossistemas musicais de pouca visibilidade e/ou quase subterrâneos” (em geral iniciativas fora do radar do poder público de diferentes localidades ou considerada “perigosas” por setores conservadores da sociedade) para o desenvolvimento local sustentável das principais metrópoles com vocações musicais do país: São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Recife. Tendo em vista que a música é uma “força social movente” e um importante vetor de incremento de estratégicas cadeias criativas (especialmente a do turismo, cultura, gastronomia e entretenimento) do país, busca-se elaborar uma análise comparativa interdisciplinar centrada na avaliação da relevância social: a) das iniciativas organizadas por coletivos musicais de rua ou de espaços semipúblicos – muitas delas organizadas por grupos minoritários (movimento negro, das mulheres ou de grupos LBGTQIA+) – de grande capacidade de mobilização social (algumas delas apoiadas pontualmente ou perifericamente pelo Estado, mas outras que atuam praticamente de forma clandestina nos espaços urbanos); b) de certas cenas musicais juvenis populares, associada a gêneros e universos culturais considerados “perigosos ou até proscritos”, tais como funk, trap, música eletrônica, hip hop, brega, bregafunk, arrocha, rock e k-pop. Do ponto de vista teórico-metodológico a proposta neste projeto em rede é construir e analisar comparativamente “cartografias das controvérsias” de “múltiplas territorialidades pouco visíveis” (que envolvem produção, experimentação, circulação e consumo musical) sejam essas predominantemente realizadas nos espaços urbanos e/ou em ambientes virtuais (em suas múltiplas conexões, articulações e desdobramentos).
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • Thu Dec 15 00:00:00 BRT 2022-Sat Feb 28 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Michael Ferreira Machado

Ciências da Saúde

Saúde Coletiva
  • a colaboração interprofissional na atenção primária à saúde: uma análise do trabalho em equipe em três capitais nordestinas
  • O efetivo trabalho em equipe é considerado uma necessidade atual para promover melhorias nos processos de cuidado e otimização dos sistemas de saúde. Na Atenção Primária à Saúde (APS), campo de investigação deste projeto, a noção de trabalho em equipe mostra-se fundamental face aos processos de trabalho que exigem a realização de ações colaborativas e integradas. No Brasil, a organização político-ideológica do SUS reconhece o trabalho em saúde orientado por um fazer coletivo, que tem a integralidade da atenção como horizonte. Apesar disso, a literatura tem apontado dificuldades no desenvolvimento de processos de trabalho integrados pelas equipes da APS, resultando na fragmentação assistencial e descontinuidades no cuidado, aspectos que apontam a necessidade de aprofundamento nessa problemática. Pressupõe-se que a concretização das ações em saúde exige a articulação sinérgica de modos colaborativos de atuação profissional, amparados na perspectiva da interprofissionalidade, a qual tem sido compreendida como abordagem paradigmática para promover maior integração no trabalho em saúde, tanto na formação profissional como na produção das práticas de cuidado, possibilitando maior resolutividade e qualidade na atuação das equipes. Nesse sentido, esta pesquisa busca analisar, sob a ótica da Colaboração Interprofissional, a organização do trabalho em saúde desenvolvido por equipes multiprofissionais no âmbito da APS, a partir do contato com profissionais e gestores de três capitais nordestinas: Recife/PE, Maceió/AL e Natal/RN. A partir de uma abordagem, prioritariamente, qualitativa, pretende-se realizar um estudo multicêntrico, exploratório-descritivo, com o emprego de variadas técnicas de produção e análise. Serão realizadas observações em serviço, entrevistas semiestruturadas, grupos focais e a aplicação de escalas. A análise será guiada pelas contribuições da Teoria do Processo de Trabalho em Saúde e do Modelo de Estruturação da Colaboração Interprofissional.
  • Universidade Federal de Alagoas - AL - Brasil
  • Mon Mar 11 00:00:00 BRT 2024-Wed Mar 31 00:00:00 BRT 2027
Foto de perfil

Michael Männich

Engenharias

Engenharia Civil
  • ligas - alterações na limnologia física e transferência de gases (co2 e o2) na interface ar-água provocadas por sistemas fotovoltaicas flutuantes em reservatórios
  • A implantação de sistemas fotovoltaicos flutuantes (SFF) tem emergido como um aproveitamento complementar da área inundada de reservatórios e se beneficiando, especialmente da infraestrutura elétrica próxima, bem como da ausência de custos de aquisição de áreas terrestres. Os SFF podem provocam alterações nas trocas térmicas, na transferência de gases e reduz a penetração da radiação solar, o que provoca alterações limnológicas e de produção primária. A quantificação da magnitude dessas alterações é objeto desta pesquisa. Em um cenário de expansão de SFF em reservatórios o seu licenciamento deve ser estabelecido por meio de bases técnicas. Todavia, não há uma clareza sobre todos os seus impactos. Por exemplo, a literatura aponta divergência sobre o efeito do aumento ou diminuição da temperatura da água, efeito estritamente físico do bloqueio da radiação solar e diminuição da evaporação. Neste contexto, o projeto busca investigar alterações limnológicas na temperatura da água, concentração de O2 e CO2, taxa de transferência de gases, radiação solar e os efeitos decorrentes sobre a estratificação térmica, os processos de mistura e produção primária. A hipótese é que a redução de concentração de O2 se dá pela menor área de contato na superfície para as trocas gasosas, bem como a redução da turbulência na superfície da água, cumulativamente à redução da atividade fotossintética pela redução da PAR. A abordagem metodológica consiste na medição in-situ dos parâmetros na região com SFF e uma região controle. A medição de fluxos de CO2 se dará com câmaras flutuantes e a investigação da atenuação da turbulência com sensor ADV por meio da taxa de dissipação da energia cinética turbulenta, que permite estimar também o coeficiente de transferência. A modelagem será utilizada para investigar as alterações sob diferentes cenários em função da área representada pela redução da radiação fotossinteticamente ativa (PAR) e parametrização de outros processos.
  • Universidade Federal do Paraná - PR - Brasil
  • Tue Dec 05 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Michael Pereira da Silva

Ciências da Saúde

Saúde Coletiva
  • projeto smarteens: impacto do uso problemático de smartphones em aspectos comportamentais, na saúde física e mental de adolescentes - um estudo longitudinal
  • O uso de smartphones está cada vez mais integrado ao cotidiano de indivíduos ao redor do mundo, com estimativas indicando cerca de 6,7 bilhões de aparelhos registrados no ano de 2023 podendo chegar a 7,7 bilhões em 20281. Os avanços tecnológicos do dispositivo propiciam diversas atividades de lazer e serviços em geral2, preenchendo grande parte do tempo de seus usuários. O uso excessivo das tecnologias já é reconhecido como um problema emergente de saúde da população mundial, sobretudo entre os jovens3. O uso problemático de smartphones refere-se ao uso mal adaptado do aparelho, que apresenta um padrão de dependência e relaciona-se com maior inclinação à desistência ou abandono de tarefas cotidianas, dificuldade de se manter concentrado, ou mesmo à desconsideração dos malefícios resultantes do seu uso4. Sintomas estes comuns aos encontrados em transtornos aditivos5. O uso problemático de smartphones entre adolescentes é uma questão preocupante de saúde pública, com prevalência média estimada em 23,3%6. No entanto, as evidências são majoritariamente de países asiáticos e de delineamento transversal6. Tal fato também é visualizado nas poucas evidências encontradas em adolescentes brasileiros7–9. Diante disso, o presente projeto busca verificar qual é o impacto do uso problemático de smartphones em aspectos comportamentais e na saúde física e mental de adolescentes matriculados em escolas públicas no extremo sul do Brasil? Os efeitos negativos do uso problemático de smartphones na saúde dos adolescentes foram reportados em diferentes estudos e compreendem sintomas de ansiedade, depressão, estresse, problemas de sono, inatividade física, consumo de álcool e tabaco, baixo desempenho acadêmico, déficits cognitivos, problemas visuais, musculoesqueléticos e obesidade6,10–15. O presente projeto propõe um estudo de coorte prospectivo que acompanhará 1772 adolescentes de 12 a 15 anos (linha de base) matriculados em escolas públicas de Rio Grande-RS de 2024 a 2026.
  • Universidade Federal do Rio Grande - RS - Brasil
  • Tue Dec 05 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Michel Baptistella Stefanello

Ciências Exatas e da Terra

Geociências
  • análise observacional e numérica de escoamentos descendentes e seus impactos na camada limite atmosférica no sul do brasil
  • Um aumento repentino da temperatura do ar associado a fortes rajadas de vento da direção norte é um fenômeno ocasionalmente observado durante a estação fria no Rio Grande do Sul, Brasil. Este escoamento, amplificado pela topografia local, é conhecido como Vento Norte (VNOR) e promove variações de temperatura que se afastam significativamente da climatologia local. O VNOR influencia o ciclo diário normal das variáveis médias e turbulentas do escoamento atmosférico, alterando as condições de Tempo e Clima locais. A presente pesquisa busca identificar, investigar e caracterizar as manifestações deste fenômeno no sul do Brasil. Especificamente, pretende-se determinar as suas escalas espaciais e temporais de abrangência, seus mecanismos de disparo e intensificação, bem como os padrões sinóticos e de mesoescala associados. Os casos de VNOR e seus aspectos meteorológicos e micrometeorológicos serão identificados. Posteriormente, investiga-se a formação de ondas de montanha, jatos de baixos níveis e caracteriza-se as suas influências sobre os regimes de escoamento na camada limite planetária (CLP). Uma análise para agrupar os eventos de VNOR com base nos padrões sinóticos também será aplicada. Para tais propósitos o estudo empregará um conjunto único de dados compostos por medidas coletadas por uma torre micrometeorológica de 30 m instrumentada com 12 níveis de observações de turbulência e dados horários coletados por estações automáticas do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). Além disso, dados de radiossondagem e de reanálise serão utilizados. Simulações com o modelo operacional numérico de previsão do Tempo (WRF) também serão realizadas. Os resultados originados terão uma grande aplicação na avaliação dos resultados da modelagem, incluindo os vieses de modelos meteorológicos operacionais e climáticos. O conhecimento dos padrões meteorológicos e da CLP associados com o VNOR será útil para prever eventos extremos de temperaturas locais e regionais.
  • Universidade Federal de Santa Maria - RS - Brasil
  • Mon Dec 04 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Michel Bregolin

Ciências Sociais Aplicadas

Turismo
  • potencialidades e condições para o turismo científico no geoparque unesco caminho dos cânions do sul
  • Na atualidade, o turismo se apresenta fenômeno relevante para o desenvolvimento local e regional em razão do seu crescimento expressivo enquanto prática social com capacidade para influenciar a qualidade de vida das comunidades anfitriãs. Nesse quadro, a escolha de estratégias de desenvolvimento turístico compatíveis com as potencialidades territoriais possibilita uma maior geração de benefícios sociais, com o Turismo Científico (TC) destacando-se como abordagem promissora que valoriza particularidades ambientais, culturais, sociais e econômicas das localidades durante o processo de atração e atendimento de visitantes. Desse modo, o TC incentiva as comunidades receptoras a reconhecerem valores científicos desses destinos, incorporando-os aos patrimônio local. Por isso, o TC é objeto de apreço crescente no contexto internacional quando se objetiva promover e fortalecer práticas turísticas sustentáveis nos territórios, especialmente em Geoparques Unesco, cujo reconhecimento internacional demanda iniciativas educacionais, de popularização da ciência e de estímulo ao turismo e outras atividades econômicas tendo por base o respeito à geodiversidade, biodiversidade e sociodiversidade existentes. Contudo, os estudos internacionais que abordaram o TC em Geoparques são ainda restritos. Essa mesma lacuna também ocorre no Brasil, que possui mais de 30 propostas de Geoparques e 5 Geoparques reconhecidos, dos quais 3 no RS. Nesse sentido, o estudo visa compreender, com o apoio de pesquisador estrangeiro referência no Turismo Científico, quais características, processos e relações foram estabelecidas entre os envolvidos no desenvolvimento dessa abordagem na região de Aysén, Chile, considerada referência internacional em TC pela Rede Internacional de Turismo Científico. A partir disso, a pesquisa propõe avaliar o potencial e os condicionantes existentes para o desenvolvimento do TC no Geoparque Caminho dos Cânions do Sul, situado nos Estados do RS e SC.
  • Universidade de Caxias do Sul - RS - Brasil
  • Tue Jan 23 00:00:00 BRT 2024-Sun Jan 31 00:00:00 BRT 2027
Foto de perfil

Michel Corci Batista

Ciências Humanas

Educação
  • ensino, divulgação, popularização, acessibilidade e pesquisa em educação em astronomia no interior do paraná: polo astronômico rodolpho caniato
  • Vide projeto anexo
  • Universidade Tecnológica Federal do Paraná - PR - Brasil
  • Thu Jan 05 00:00:00 BRT 2023-Mon Nov 30 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Michel Mansur Machado

Ciências da Saúde

Farmácia
  • uso de reposicionamento e de network pharmacology para busca de alternativas viáveis com ação sobre linfócitos th17, tnf-α e/ou interleucinas il-17/il-23: novas possibilidades para o tratamento da psoriase
  • A psoríase é uma doença comum, afetando aproximadamente 2% a 3% da população mundial. É uma doença inflamatória crônica da pele caracterizada pela formação de placas escamosas e eritematosas nitidamente demarcadas. Pesquisas nas últimas décadas revelaram que, pela patogênese, a psoríase é primariamente uma doença autoimune, mediada por células T com as citocinas interleucina-23 (IL-23), IL-17 e o fator de necrose tumoral alfa (TNF-α) desempenhando papéis importantes na desregulação da resposta inflamatória, levando ao desenvolvimento de lesões psoriáticas e associadas a condições comórbidas. Durante os últimos 30 anos, evidências mais substanciais foram criadas que o sistema imunológico desempenhe um papel crucial no início e na manutenção da psoríase, sendo então, um importante alvo para tratamento. Com esta base, a farmacologia in silico mostra-se como uma ferramenta importante para a busca de alternativas com potencial biológico para tratamento de enfermidades como a Psoríase, por ações diretas em seus mecanismos patológicos. Este projeto tem como objetivo utilizar o reposicionamento de fármacos associado ao Network Pharmacology para buscar alternativas viáveis que atuem nos mecanismos de fisiopatológicos da Psoríase propostos até o momento.
  • Universidade Federal do Pampa - RS - Brasil
  • Mon Dec 04 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Michel Picanço Oliveira

Engenharias

Engenharia de Materiais e Metalúrgica
  • desenvolvimento de filamentos para impressão 3d com nanocristais de celulose da casca do café.
  • O desenvolvimento de materiais sustentáveis é uma das principais questões da atualidade, principalmente quando se trata de tecnologia e inovação. Nesse sentido, a impressão 3D é uma das áreas que tem apresentado grande potencial, pois permite a criação de peças e produtos personalizados, de forma rápida e com menos desperdício de material. No entanto, um dos desafios da impressão 3D é encontrar materiais resistentes e sustentáveis que possam ser utilizados como filamentos. O polipropileno é um material comumente utilizado na impressão 3D, mas apresenta limitações em termos de resistência, rigidez e até mesmo compatibilidade com os métodos comumente empregados. Por isso, o objetivo deste projeto de pesquisa é desenvolver filamentos para impressoras 3D de polipropileno reforçados com nanocristais de celulose obtidos a partir da casca do café. A casca do café é um resíduo abundante no estado do Espírito Santo, e ainda não tem um destino adequado, pois muitas das vezes é descartada no meio da lavoura. No entanto, a casca do café é uma fonte de material celulósicos, de onde podem ser extraídos os nanocristais de celulose que possuem propriedades mecânicas interessantes, e podem ser utilizadas para melhorar as propriedades do polipropileno. Neste contexto, o objetivo desse projeto é extrair os nanocristais de celulose da casca do café por meio de tratamentos químicos e mecânicos, seguida da incorporação desses ao polipropileno para criar filamentos de impressão 3D nanoestruturados. Serão realizados testes mecânicos para avaliar as propriedades dos filamentos, tais como resistência à tração, rigidez e tenacidade. Os resultados esperados deste projeto incluem a produção de um material resistente e sustentável que possa ser utilizado em impressoras 3D para criar produtos duráveis e ecologicamente corretos. Além disso, espera-se contribuir para a redução do desperdício de resíduos de café, que podem ser reaproveitados na forma de nanocristais de celulose.
  • Universidade Federal do Espírito Santo - ES - Brasil
  • Mon Dec 04 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Michel Satya Naslavsky

Ciências Biológicas

Genética
  • triagem de casais para identificação de variantes patogênicas visando a prevenção de doenças genéticas raras.
  • Doenças genéticas raras (DGRs) impõem ao SUS o aporte em tratamentos de alto custo, a exemplo de Amiotrofia Espinhal - R$6.400.000,00/paciente. Há mais de 2000 DGR recessivas, atingindo até 1 em cada 100-200 brasileiros, impactando pacientes e familiares. O diagnóstico custoso e terapias inespecíficas oneram o SUS e impactam a sociedade. Sem programas de triagem, casais portadores de variantes genéticas patogênicas em genes associados a condições recessivas (casais em risco - CERs) só tomam conhecimento do risco após o nascimento da primeira criança afetada. Há 50 anos, o Centro de Estudos do Genoma Humano e Células-Tronco da USP (CEGH-CEL) atende famílias afetadas por doenças genéticas, com aconselhamento genético (AG) e testes moleculares para diagnóstico e detecção de portadores. Este projeto objetiva oferecer uma abordagem piloto de triagem de CERs, previamente à reprodução, com o objetivo de reduzir a incidência de nascidos com DGRs. Pretende-se recrutar 5000 casais com e sem histórico familiar de DGRs, via divulgação, para atendimento em centros públicos na região Sudeste e Nordeste. Dados clínicos, fenotípicos e genealógicos serão coletados de voluntários elegíveis. Serão oferecidos testes genéticos para detecção de variantes patogênicas nos genes SMN1/SMN2 (número de cópias por MLPA), em FMR1 (expansões por TP-PCR), além da triagem de cerca de 400 genes de DGRs recessivas (sequenciamento completo de exoma). Laudos individuais serão produzidos e devolvidos em AG. Aos CERs, o projeto oferecerá opções reprodutivas incluindo encaminhamento a reprodução assistida e diagnóstico pré-implantacional de embriões. O projeto irá capacitar os serviços e profissionais de saúde, testar e prover AG a indivíduos em risco, calcular a incidência de portadores na população, estabelecer a custo-efetividade de um programa de triagem. Adotado por países com sistemas universais de saúde, o programa poderá inserir o Brasil em práticas públicas inovadoras de saúde de precisão.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • Mon Feb 19 00:00:00 BRT 2024-Sun Feb 28 00:00:00 BRT 2027