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Associação de Ensino, Pesquisa e Extensão Biopark
Associação Imargem
Associação Mineira de Pesquisa e Iniciação Científ
AUTOSCIENCE TECHNOLOGIES PROJETOS E CONSULTORIA LTDA.
BIOMTEC TECNOLOGIAS EM BIOMATERIAIS LTDA
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Centro de Inovação e Ensaios Pré-Clínicos
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Centro de Tecnologia Mineral
Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza
Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca
Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia
Centro Infantil de Investigações Hematológicas Dr. Domingos A. Boldrini
Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais
Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais
Centro Nacional de Pesquisa em Pesca, Aquicultura e Sistemas Agrícolas
Centro Universitário Augusto Motta
Centro Universitário CESMAC
Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino
Centro Universitário de Várzea Grande
Centro Universitário do Estado do Pará
Centro Universitário São Camilo
COLEGIO ESTADUAL LUIS JOSE DOS SANTOS
Colégio Estadual do Campo de Campo Formoso
Colégio Estadual José de Anchieta EFM
Colégio Modelo Luis Eduardo Magalhães
Colégio Pedro II
COMISSAO NACIONAL DE ENERGIA NUCLEAR
Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais
Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina
EREFEM Monteiro Lobato
Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
Escola de Enfermagem da USDP
Escola de Guerra Naval
Escola municipal cônego Nestor
Escola Municipal de Ensino Fundamental Cândido de Assis Queiroga
Escola Superior de Propaganda e Marketing
Escola Superior Dom Helder Câmara
Espaço Ciência Viva
FABNS
Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo
Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto
Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein
Faculdade Santa Casa BH
FUCAPE
FUNDACAO EDUCACIONAL INACIANA PADRE SABOIA DE MEDEIROS
FUNDACAO UNIVERSIDADE FEDERAL DE CIENCIAS DA SAUDE DE PORTO ALEGRE
Fundação Antônio Prudente
Fundação Butantan
Fundação Carlos Chagas
Fundação Casa de Rui Barbosa
Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ
Fundação Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações
Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza
Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado
Fundação de Parques Municipais
Fundação Dom Cabral
Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha
Fundação Ezequiel Dias
Fundação Faculdade de Medicina
Fundação Getúlio Vargas
Fundação Hemocentro de Ribeirão Preto
Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
Fundação Instituto para o Desenvolvimento da Amazônia
Fundação Joaquim Nabuco
Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho
Fundação Mamíferos Aquáticos
Fundação Meridional
Fundação Octacílio Gualberto
Fundação Oswaldo Cruz
Fundação Paranã-buc para Estudos e Pesquisas Arqueológicas
Fundação Pio XII
Fundação Planetário da Cidade do Rio de Janeiro
Fundação Universidade Regional de Blumenau
FUNDO MUNICIPAL DE EDUCACAO DE CAETANOS
GERENCIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO - ARCOVERDE
Governo do Estado de Alagoas
Governo do Estado de Minas Gerais
Governo do Estado do Acre
Governo do Estado do Maranhão
Governo do Estado do Piauí
Hospital da Criança de Brasília José Alencar
Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP
Hospital de Clínicas de Porto Alegre
Hospital Infantil Pequeno Príncipe
Hospital Sírio-Libanês
Hospital Universitário Lauro Wanderley/Ebserh
Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian/Ebserh
Hospital Universitário Professor Edgard Santos/Ebserh
IBRV - Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento
IEMA
IFAL - Marechal Deodoro
Inha University
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Instituto Adolfo Lutz
Instituto Agronômico de Campinas
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Instituto Biológico
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Instituto Butantan
Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação
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Instituto D'Or de Pesquisa e Ensino
Instituto de Aeronáutica e Espaço
Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá
Instituto de Estudos Avançados
Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira
Instituto de Inteligência Artificial na Saúde
Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira
Instituto de Pesca
Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - DF
Instituto de Pesquisa Jardim Botânico do Rio de Janeiro
Instituto de Pesquisa PENSI
Instituto de Pesquisas Ambientais
Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá
Instituto de Pesquisas da Marinha
Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo
Instituto de Saúde
Instituto de Tecnologia do Paraná
Instituto de Tecnologia e Pesquisa
Instituto de Zootecnia do Governo do Estado de São Paulo
Instituto do Câncer do Ceará
Instituto Evandro Chagas
Instituto Federal Catarinense
Instituto Federal da Bahia
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins
Instituto Federal de Pernambuco
Instituto Federal de Santa Catarina
Instituto Federal de São Paulo
Instituto Federal do Amapá
Instituto Federal do Ceará
Instituto Federal do Maranhão
INSTITUTO FEDERAL DO PARANA
Instituto Federal do Piauí
Instituto Federal do Sertão Pernambucano
Instituto Federal Farroupilha
Instituto Federal Fluminense
Instituto Federal Goiano
Instituto Federal Sul-Rio-Grandense
Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein
Instituto Mackenzie de Pesquisas em Grafeno e Nanotecnologias
Instituto Militar de Engenharia
Instituto Nacional de Cardiologia
Instituto Nacional de Câncer
Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada
Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia
Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia
Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais
Instituto Nacional de Tecnologia
Instituto Nacional do Semiárido
Instituto para o Desenvolvimento da Educação
Instituto Pasteur
Instituto Santos Dumont
Instituto Tecnológico de Aeronáutica
Iowa State University
Laboratório Nacional de Computação Científica
Laboratório Nacional de Energia e Geologia
MAGTECH SOLUCOES EM NANOPARTICULAS MAGNETICAS LTDA
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Museu de Astronomia e Ciências Afins
Museu de História Natural Capão da Imbuia
Museu Paraense Emílio Goeldi
NANOVIEW NANOTECNOLOGIA LTDA
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Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Pontifícia Universidade Católica do Paraná
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
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Prefeitura Municipal de Esteio
Prefeitura Municipal de Igarapê-Miri
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Claudionei Vicente Cassol
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Educação
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
comunidade de leitura minerva-toth: rede colaborativa privado-pública para fichas de leitura
Resumo:
O Projeto Minerva-Toth se apresenta com o objetivo de construir uma comunidade leitora que utiliza o ambiente digital e a realidade virtual para facilitar a partilha de informações em três níveis: armazenamento, compartilhamento de dados e construção conjunta de ficha de leitura a partir da criação de um arquivo individual. Criar uma rede de compartilhamento de fichas de leitura pode contribuir para desenvolver, ampliar e qualificar o âmbito das leituras, das reflexões e dos debates acerca dos conteúdos disponibilizados por cada indivíduo que passa a integrar, de modo livre, autônomo e seguro o ambiente análogo às redes sociais. Trabalho conjunto das áreas de Humanidades, Linguagens, Comunicação e Expressão, Educação e Ciências da Computação, incorpora o trabalho de equipe interdisciplinar para construir uma comunidade de leitura através de leitores e leitoras que criam fichas particulares de leitura e partilham-nas ou não com outros indivíduos. As fichas de leitura on line permanecem disponíveis de modo a facilitar o acesso multiplataforma para quem as criou, com facilidade de consultas às inserções, impressões dos dados catalogados seguindo as normas ABNT ou APA e uso para citações, referências e construções textuais.
Instituição/UF/País:
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - RS - Brasil
Vigência:
07/12/2023-31/12/2026
Claudivan Feitosa de Lacerda
COORDENADOR(A)
Ciências Agrárias
Engenharia Agrícola
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
instituto nacional de ciência e tecnologia em agricultura sustentável no semiárido tropical - inctagris
Resumo:
A busca pela sustentabilidade é relevante para todos os setores da economia, incluindo a agricultura. Em se tratando do ambiente semiárido tropical a sustentabilidade da agricultura é um grande desafio para agricultores e empresários, levando-se em conta as principais características restritivas desse ambiente: secas recorrentes, variabilidade pluviométrica intra-anual, elevadas taxas de evapotranspiração potencial, águas salobras, solos pouco desenvolvidos e susceptíveis à degradação. Nesse contexto, o INCT em Agricultura Sustentável no Semiárido Tropical (INCTAgriS) propõe executar ações de pesquisa, estabelecer parcerias e promover a divulgação do conhecimento técnico-científico visando o desenvolvimento da agricultura no semiárido brasileiro, com foco na sustentabilidade produtiva, alimentar, social, econômica e ambiental. O INCTAgriS é formado pelo Núcleo Sede (UFC) e 4 Núcleos Associados (UFRPE, UFCG, UFERSA e EMBRAPA), além de vários Núcleos de Cooperação em Pesquisa, nacionais e internacionais. As pesquisas estarão inseridas em três linhas gerais: 1) Agricultura Irrigada Sustentável; 2) Agricultura Biossalina; e 3) Mudanças Climáticas e Manejo dos Recursos Naturais. As três linhas contarão com pesquisadores e colaboradores nacionais e internacionais, sob a coordenação de um pesquisador experiente na gestão de grandes projetos. Os estudos, avaliados pelo Comitê Gestor do Instituto, deverão atender aos seguintes requisitos: Clara identificação do problema a ser pesquisado e alinhamento com as necessidades do setor da agricultura no semiárido; efetiva contribuição para as políticas públicas voltadas ao setor da agricultura; efetiva contribuição para a sustentabilidade da agricultura; e formação de recursos humanos. O INCTAgriS também contará com uma quarta linha de atuação, com vistas à transferência dos conhecimentos/tecnologias e incentivo à incorporação das técnicas e inovações, bem como para divulgação científica e popularização da ciência.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Ceará - CE - Brasil
Vigência:
13/12/2023-31/12/2028
Claudivan Feitosa de Lacerda
COORDENADOR(A)
Ciências Agrárias
Engenharia Agrícola
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
indicadores de sustentabilidade produtiva, ambiental e econômica de sistemas da agricultura biossalina no semiárido brasileiro
Resumo:
A agricultura biossalina emerge como alternativa para uso de recursos salinos (solo e água) na produção agrícola. A presente proposta busca analisar indicadores de produtividade, de qualidade ambiental e de retorno econômico para sistemas produtivos com emprego de águas salobras na irrigação, considerando-se cenários reais do semiárido brasileiro. Para tanto, foram selecionados sistemas de produção, que envolvem produção de forragem, integração produção vegetal/energia fotovoltaica e utilização de microrganismos mitigadores do estresse salino. Os seguintes sistemas de agricultura biossalina (SAB) serão avaliados: SAB1. Irrigação suplementar com águas salobras, cobertura morta e adubação orgânica no cultivo de milho e sorgo. SAB2. Águas salobras, adubação orgânica e cobertura morta no cultivo de palma forrageira. SAB3. Sistema integrado de produção de tomate cereja irrigado com águas salobras e de energia fotovoltaica em módulos para agricultores familiares do semiárido. SAB4. Sistema de produção biossalina de amendoim sob inoculação com microrganismos mitigadores de estresses abióticos. Os sistemas serão instalados em áreas de agricultores familiares e avaliados durante dois a três anos, sob cenários edafoclimáticos reais. Serão avaliados os indicadores fisiológicos (trocas gasosas foliares, nutrição mineral e tolerância à salinidade), de produtividade (produtividade da cultura e produtividade física da água), indicadores de qualidade ambiental (salinidade, sodicidade e atividade microbiana no solo) e indicadores econômicos (produtividade econômica da terra e da água, valor agregado, renda do produtor e nível de reprodução social). O projeto contribuirá para formação de recursos humanos e para expandir a fronteira do conhecimento na área em estudo. Os indicadores técnicos obtidos irão contribuir para a formulação de política pública voltada à melhoria de empreendimentos familiares, com foco na agricultura biossalina sustentável no semiárido brasileiro.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Ceará - CE - Brasil
Vigência:
05/12/2023-31/12/2026
Claus Franz Wehmann
COORDENADOR(A)
Engenharias
Engenharia Aeroespacial
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
sistema propulsivo completo para controle de atitude em nano e micro lançadores e microssatélites com uso de propelentes ecológicos
Resumo:
Este projeto propõe o desenvolvimento de motores de foguetes a propelentes líquidos (MFPL) estocáveis bipropelentes com empuxos variando de 1N, a 500N, para utilização em sistemas de controle de atitude considerando a opção de tanques pressurizados. O desenvolvimento destes motores deve incluir a aplicação, desde de cubesats até microssatélites, além da aplicação no controle de atitude de nano lançadores. O estudo utilizando propelentes como, PROPILENO, ETANOL E ÓXIDO NITROSO permitirão a obtenção gradual do conhecimento de seu comportamento e características. Cada sistema propulsivo será compreendido pelo conjunto da câmara de combustão, injetores, ignitores, válvulas solenóides de alimentação e tanques. Devido à complexidade e à dificuldade de modelamento dos fenômenos e mecanismos envolvidos no projeto e desenvolvimento de propulsores, é necessário construir um Banco de teste, onde um número de protótipos será testado para a eliminação de falhas e a obtenção de contabilidade adequada. O projeto apreciará a produção de protótipos e das partes do banco e dos motores ao teste deles. Tanto o desenvolvimento do Banco de provas quanto dos motores permitirá o treinamento e aperfeiçoamento de profissionais nesta área tão importante para o crescimento da ciência brasileira.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Maranhão - MA - Brasil
Vigência:
06/12/2022-31/12/2025
Clayton Zambeli Oliveira
COORDENADOR(A)
Outra
Divulgação Científica
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
13° talento científico jovem
Resumo:
As atividades que serão desenvolvidas no 13° TALENTO CIENTÍFICO JOVEM serão constituídas de cinco fases de extrema importância para o sucesso do projeto. As cinco fases serão: composição da equipe de trabalho, preparação do evento, ordenação do evento virtual, execução da Feira de Ciências e difusão dos resultados obtidos virtualmente ou presencialmente. A equipe da Universidade Federal da Paraíba envolvida diretamente ou indiretamente no projeto 13° Talento Científico Jovem e convidados de outras instituições de ensino serão submetidos ao processo de capacitação, buscando sempre um processo de evolução da Feira de Ciências em relação às edições anteriores e agora no formato presencial e virtual. Oficinas sobre feiras científicas e desenvolvimento de trabalhos científicos para professores da Educação (Formato Virtual e presencial). Como estratégia de potencializar e qualificar as inscrições a serem submetidas, será oferecida uma oficina de formação apresentando as feiras científicas, em especial o Talento Científico Jovem e o potencial de transformação sobre a realidade escolar com aplicação do método científico no contexto escolar. A recepção dos trabalhos será realizada através do preenchimento de uma ficha de inscrição que deverá conter: dados das instituições de ensino, dados dos alunos e professores responsáveis pelo trabalho e descrição do resumo do trabalho. Cada ficha de inscrição deverá ser encaminhada ao email do evento disponível no site do evento e que será amplamente divulgado. O evento irá ocorrer no período de uma semana ou mais no formato virtual e presencial, onde irão acontecer exposições, apresentações dos trabalhos e paralelamente a realização de oficinas didáticas, técnicas ou científicas. O local principal do evento serão as plataformas digitais e a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) utilizando-se também do Hall (Stands) e auditório da Reitoria para as cerimônias presenciais.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal da Paraíba - PB - Brasil
Vigência:
13/12/2023-31/12/2025
Cleber Damião Rocco
COORDENADOR(A)
Engenharias
Engenharia de Produção
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
abordagens multiobjetivo e robusta para problemas integrados de produção e logística em agroindústrias brasileiras
Resumo:
Este projeto de pesquisa abordará de maneira integrada os problemas de gestão da produção e logística em alguns sistemas agroindustriais brasileiros com importância econômica e social para o país. Tais problemas compreendem o dimensionamento e sequenciamento de lotes de produção, gestão de estoques e logística de transporte nos diferentes elos da cadeia de suprimento. Modelagens e outras abordagens de otimização serão desenvolvidos, e métodos de solução serão propostos, para os problemas de gestão identificados em alguns setores que ainda não possuem tais materiais disponíveis. Outros, que já contam com abordagens de otimização conhecidos na literatura, serão exploradas extensões por meio de técnicas de otimização multiobjetivo para investigar os trade-offs entre custos e sustentabilidade ambiental, bem como uso de otimização robusta para investigar o efeito de incertezas nos parâmetros dos sistemas, especialmente na produtividade agrícola das culturas, capacidades industriais e custos. Os modelos e abordagens de otimização multiobjetivo e robusta gerados nesta pesquisa poderão servir como base para o desenvolvimento de ferramentas de apoio à decisão para as agroindústrias, permitindo aumentar o benefício global gerado pelas empresas por meio da redução de custos e aumento de eficiência no planejamento e na gestão de operações, além de contribuir na literatura da área de modelagem e otimização em sistemas agroindustriais.
Instituição/UF/País:
Universidade Estadual de Campinas - SP - Brasil
Vigência:
07/12/2023-31/12/2026
Cleber Marcos Ribeiro Dias
COORDENADOR(A)
Engenharias
Engenharia Civil
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
fibrocimentos ecoeficientes
Resumo:
Em meio aos desafios do aquecimento global, a indústria cimenteira é responsável por cerca de 8% das emissões antrópicas de CO2. Esse cenário traz implicações para a indústria do fibrocimento, grande usuária do cimento Portland, que enfrenta problemas devido às recentes mudanças no comportamento do cimento brasileiro. Esses problemas incluem instabilidades de produção, redução do desempenho do produto e altas taxas de reclamação e substituição. Para enfrentar esses desafios, este projeto visa desenvolver fibrocimentos ecoeficientes com baixo teor de cimento. A abordagem usa projetos estatísticos de mistura e teorias de empacotamento de partículas para combinar resíduos industriais, materiais suplementares e fibras especiais selecionadas. Corpos de prova serão preparados em laboratório usando uma simulação do processo Hatschek. Caracterizações químicas, mineralógicas, microestruturais, físicas e mecânicas abrangentes e testes de envelhecimento acelerado serão realizados em várias formulações. As emissões de CO2 serão um parâmetro de ecoeficiência das formulações. Ferramentas simultâneas de otimização estatística irão minimizar as emissões de CO2 e o teor de cimento, ao mesmo tempo em que maximizam o desempenho mecânico e a durabilidade. Testes de produção pré-industrial serão realizados em colaboração com uma indústria parceira. Renomados pesquisadores de várias universidades (UFBA, USP, UNESP, UEFS, UFU e UFRB) contribuirão com o projeto. Os resultados esperados deste projeto incluem uma tecnologia que reduz significativamente o consumo de cimento na produção de fibrocimento, alinhando-se com o objetivo global de reduzir as emissões de CO2. Além disso, o projeto fornecerá uma metodologia para a formulação de fibrocimentos ecoeficientes e um algoritmo para a otimização do empacotamento dos materiais. Os resultados serão publicados em revistas científicas indexadas.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal da Bahia - BA - Brasil
Vigência:
03/12/2023-31/12/2026
Cleber Paulo Andrada Anconi
COORDENADOR(A)
Ciências Exatas e da Terra
Química
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
inclusão de derivados do ácido benzóico em ciclodextrinas, uma articulação supramolecular entre teoria e experimento
Resumo:
A inclusão de uma substância em ciclodextrina (CD) para formar um sistema do tipo host-guest tem aplicações diversas na indústria farmacêutica, de alimentos, no desenvolvimento de técnicas de análise dentre outras. A determinação teórica de constantes de formação para sistemas contendo CDs precisa ser aprimorada. O presente projeto contempla a obtenção experimental de constantes de formação de compostos de inclusão estruturados por alfa e beta-CD e derivados do ácido benzoico (ver anexo) com concomitante aprimoramento da abordagem teórica de equilíbrios múltiplos no que se refere à varredura na Superfície de Energia Potencial (PES) e estudo de sistemas carregados. É importante notar que a abordagem teórica de equilíbrio múltiplos desenvolvida por nosso grupo (Comput. Theor. Chem., 2022, 1217, 113916), foi efetivamente aplicada a sistemas neutros. O trato de sistemas carregados apresenta dificuldades (dados não mostrados). Outro ponto se refere à varredura na PES, feita mediante uso do software UD-APARM desenvolvido pelo proponente (ACS Omega, 2020, 5, 50135025). Quando essa varredura não é adequada, valores teóricos divergentes a dados experimentais podem ser obtidos, conforme discutido por nosso grupo (J Incl Phenom Macrocycl Chem, 2023, 103, 263276). Para o estudo de sistemas carregados, a obtenção da constante de equilíbrio pode ser modificada considerando o método contínuo de solvatação. Para sistemas neutros, o campo de força genérico GFN-Force-Field (GFN-FF) pode ser testado como etapa inicial para explorar a PES. É importante mencionar que os guests escolhidos podem formar sistemas neutros ou carregados dependendo do pH. De um modo geral, o presente projeto contempla o uso de dados experimentais e teóricos para o aprimoramento da abordagem teórica de equilíbrios múltiplos para obtenção de constantes de formação para sistemas do tipo host-guest para CDs.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Lavras - MG - Brasil
Vigência:
13/12/2023-31/12/2026
Cleder Alexandre Somensi
COORDENADOR(A)
Outra
Ciências Ambientais
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
desenvolvimento e aplicação de lona semipermeável para sistema fechado de compostagem
Resumo:
O Brasil produz cerca de 79 milhões de toneladas por ano de resíduos sólidos urbanos, dos quais 45% são orgânicos. Reaproveitar esses resíduos como fertilizantes gera resultados positivos no âmbito social, ambiental e econômico, uma vez que os resíduos orgânicos podem ser transformados e reinseridos nos ciclos de produção. A compostagem é um método eficiente para a transformação dos resíduos em fertilizantes seguros e de elevada qualidade agronômica, proporcionando um produto, o composto orgânico, rico em substâncias que melhoram as condições do solo e promovem a nutrição e saúde de cultivos vegetais. As metodologias de compostagem, embora já conhecidas para tratar diferentes resíduos, ainda são pouco estudadas quando da aplicação de um sistema fechado (circular) com membrana semipermeável. O objetivo deste trabalho é viabilizar o tratamento, estabilização e valorização da fração orgânica dos resíduos sólidos urbanos, via compostagem automatizada em sistema fechado com membrana semipermeável, com alta taxa de oxigenação e controle da emissão de gases indesejados. Cada tratamento será avaliado em termos físicos (temperatura, umidade), químicos (e.g., nutrientes, pH) e biológicos (atividade microbiana, fitotoxidez). Os resultados preliminares indicam que a metodologia de compostagem coberta pode diminuir o tempo de processo e possibilitar a aplicação da metodologia no tratamento de resíduos orgânicos urbanos.
Instituição/UF/País:
Instituto Federal Catarinense - SC - Brasil
Vigência:
15/12/2023-31/12/2026
Cledinaldo Aparecido Dias
COORDENADOR(A)
Ciências Sociais Aplicadas
Administração
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
análise do potencial criativo do município de montes claros/mg e perspectivas de inclusão na rota dos distritos criativos brasileiros
Resumo:
A criatividade tem se tornado elemento essencial no desenvolvimento das cidades contemporâneas. Com a crescente busca por inovação, soluções sustentáveis e ambientes propícios ao empreendedorismo, as comunidades urbanas estão reconhecendo a importância de estimular a criatividade como um recurso valioso para a promoção do desenvolvimento econômico, social e cultural. A criação de distritos criativos tem se mostrado uma proposta promissora para fomentar o potencial de uma região. Este conceito é inaugurado com o crescimento da valorização da criatividade e inovação como impulsionadores do desenvolvimento, integrando, em um mesmo território, locais de trabalho, moradia, patrimônio histórico, educação, espaços verdes e de lazer. Atentos a essas perspectivas, o presente trabalho questiona: qual o potencial criativo do município de Montes Claros/MG pode contribuir para a sua identificação como distrito criativo? O projeto objetiva identificar o potencial criativo do município considerando os bens e serviços produzidos baseados na propriedade intelectual, conteúdo artístico e cultural do seu povo. A proposta tende a apresentar fundamentações que viabilizem iniciativas, públicas e privadas, para a promoção de oportunidades e desenvolvimento econômico dos diversos setores, possibilitando ganhos financeiros, econômicos e sociais para o município. O processo de investigação será de natureza quali-quantitativa, realizado a partir de pesquisa bibliográfica, documental, observação participante e pesquisa de campo, com coleta de dados via surveys, entrevistas e grupos focais. A análise inclui estatística descritiva, análise crítica do discurso e a análise de conteúdo. A devolutiva será realizada por meio de oficinais e seminários, sublinhando as potencialidades e os limites para a identificação de Montes Claros como distrito criativo.
Instituição/UF/País:
Universidade Estadual de Montes Claros - MG - Brasil
Vigência:
04/12/2023-31/12/2026
Cleginaldo Pereira de Carvalho
COORDENADOR(A)
Engenharias
Engenharia Sanitária
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
sustentabilidade: proposta de um método para análise de viabilidade financeira para construção de um protótipo destinado ao reuso da água para fins industriais e residenciais
Resumo:
Como a população mundial deve aumentar em 2 bilhões de pessoas em 2050, o sistema alimentar mundial terá que responder a este aumento, implicando na duplicação da produção para atender tal demanda e assegurar a melhoria na qualidade de vida. Tal intensificação nos sistemas de produção de alimentos e atividades agrícolas irá impactar no aumento representativo da utilização dos recursos hídricos. De outro lado, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima, e garantir que as pessoas, em todos os lugares do planeta, possam desfrutar de paz e de prosperidade. Estes são os objetivos para os quais as Nações Unidas estão contribuindo a fim de que possamos atingir a Agenda 2030 no Brasil. A Economia Circular (EC) tornou-se um dos tópicos de destaque na discussão gerencial, nas últimas décadas, como um método para melhorar os negócios com base em parâmetros de sustentabilidade, equilibrando questões ambientais e socioeconômicas. É possível, através da aplicação da análise financeiras, e tendo como um dos seus pilares a Economia Circular, viabilizar a construção e implantação de um protótipo para o reuso de água gerados tanto por residências de famílias de baixa renda, como para pequenas empresas? Com base em estudo bibliométrico realizado o Projeto de Pesquisa se justifica por: Cobrir uma lacuna na literatura vista o número reduzido de publicações para as palavras-chave. Apresentar um Projeto de Pesquisa alinhado com os ODS das Nações Unidas em sua agenda 2030, e que se alinha também ao PDI da UNESP quanto à Extensão e à Pesquisa. Este projeto de pesquisa tem como o objetivo, construir dois protótipos tendo como base a patente citada acima na Introdução, e validade sua viabilidade financeira, em duas aplicações de reuso da água: uma em residência de família de baixa renda e outra, em empresa de pequeno porte, localizadas na cidade de Guaratinguetá, Vale do Paraíba, São Paulo.
Instituição/UF/País:
Universidade Estadual Paulista Julio De Mesquita F - SP - Brasil
Vigência:
02/12/2023-31/12/2026
Cleidson Ronald Botelho de Souza
COORDENADOR(A)
Ciências Exatas e da Terra
Ciência da Computação
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
decodificando o impacto e viés na geração de código impulsionada por ia: uma abordagem baseada em evidências
Resumo:
Nos últimos três anos vários assistentes inteligentes de programação surgiam, como o GitHub CoPilot, o ChatGPT e o Code Lamma. Eles visam transformar a atividade de programação e, consequentemente, a atividade de desenvolvimento de software. Segundo o relato de algumas empresas, estes assistentes aumentaram a produtividade dos seus engenheiros de software. Entretanto, tais resultados ainda não foram validados por pesquisadores. De fato, estudos sobre estes assistentes e seus impactos em contextos reais ainda são necessários, bem como estudos científicos sobre suas vantagens, limitações e vieses. É importante estudar estes vieses pois as bases de dados usadas para treinar estas ferramentas são, em sua larga maioria, compostas por código escrito por homens brancos fluentes em inglês. Assim, esta proposta enfoca no impacto e no viés dos assistentes inteligentes de programação na atividade de desenvolvimento de software. Estes aspectos serão explorados através da condução de estudos empíricos com diferentes abordagens de pesquisa: métodos qualitativos, quantitativos e métodos mistos.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Pará - PA - Brasil
Vigência:
26/12/2023-31/12/2025
Cleidson Ronald Botelho de Souza
COORDENADOR(A)
Ciências Exatas e da Terra
Ciência da Computação
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
entendendo o impacto dos assistentes inteligentes para programação nas atividades de engenharia de software
Resumo:
Nos últimos 3 anos, assistentes inteligentes de programação, como o GitHub CoPilot e o ChatGPT, têm transformado a geração de código e consequentemente a atividade de desenvolvimento de software. Segundo algumas empresas, eles mostraram resultados surpreendentes, aumentando a produtividade dos engenheiros embora estes resultados ainda não tenham sido validados por pesquisadores. De fato, tais assistentes têm fomentado interesse em pesquisas adicionais sobre a eficácia dos mesmos. Eles têm potencial para serem valiosos, mas estudos sobre seus impactos em contextos reais ainda são necessários, bem como estudos sobre suas limitações e vieses. Ainda há diversas perguntas de pesquisa em aberto a serem exploradas sobre estes assistentes. A presente proposta tem como objetivo principal compreender o impacto da adoção dos assistentes inteligentes de programação na atividade de desenvolvimento de software sob o ponto de vista dos desenvolvedores de software. Este objetivo será atingido através da condução de diversos estudos empíricos, com a utilização de diferentes abordagens metodológicas de pesquisa (qualitativos, quantitativos e métodos mistos) para investigar aspectos relevantes destes assistentes. Especificamente, pretendemos investigar este impacto considerando aspectos individuais e organizacionais, avaliando o impacto dos vieses existentes nestes assistentes em desenvolvedores não fluentes em inglês, bem como no tocante ao gênero e finalmente, o potencial impacto que os mesmos podem ter na inclusão de desenvolvedores com deficiências. Em resumo, o objetivo do projeto é compreender o uso e os impactos positivos e negativos desses assistentes no trabalho dos desenvolvedores de software.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Pará - PA - Brasil
Vigência:
19/12/2023-31/12/2026
Cleo Quaresma Dias Júnior
COORDENADOR(A)
Ciências Exatas e da Terra
Geociências
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
variabilidade da altura da camada limite planetária e a relação com a micrometeorologia e a química da atmosfera na região central da amazônia: estudo observacional e de simulações numéricas
Resumo:
Vide projeto anexo A floresta amazônica desempenha papel-chave nos ciclos do água, energia, biogeoquímico atmosférica, dentre outros. Um melhor entendimento desse papel permitirá uma melhor compreensão da importância da Amazônia em um cenário de mudanças climáticas globais. Decorrente disso, estudos sobre a dinâmica dos mecanismos de acoplamento dos fluxos turbulentos próximos à superfície são importantes. Além disso, sabe-se que a altura da camada limite atmosférica é um parâmetro chave para um melhor entendimento do transporte vertical de massa, energia, umidade e espécies químicas entre a superfície e a atmosfera livre e vice versa. Posto isso, este projeto tem por objetivo caracterizar a estrutura, variabilidade espaço-temporal e dinâmica da camada limite planetária (CLP) para diferentes regiões da Amazônia (floresta, cidade, pastagem e rios) e para diferentes condições de estabilidade atmosférica, como por exemplo: dia e noite, período seco e chuvoso, anos normais e anos de El Niño/La Ninã. Para a realização desse estudo serão utilizados dados experimentais medidos: 1) por sensores instalados no sítio ATTO desde 2015; 2) durante o experimento GoAmazon realizado entre 2014/2015 e 3) por uma torre micrometeorológica instalada na cidade de Manaus-AM desde 2021. Também serão realizadas simulações numéricas de alta resolução através dos modelos de Large Eddy simlulation PALM e das utilizados na previsão meteorológica tal como o WRF-Chem, além do uso de dados de reanálises do ERA5 disponíveis do ECMWF. Com as simulações pretende-se obter um melhor entendimento da dinâmica dos processos de trocas turbulentas de energia e matéria entre floresta/cidade e atmosfera para diferentes estruturas de CLP. E com os dados do ERA5 pretende-se investigar a variabilidade espacial/temporal da altura da CLP em diferentes regiões da Bacia Amazônica.
Instituição/UF/País:
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - PA - Brasil
Vigência:
27/12/2022-31/12/2026
Cleo Quaresma Dias Júnior
COORDENADOR(A)
Ciências Exatas e da Terra
Geociências
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
estimativa da altura da camada limite atmosférica noturna na região central da amazônia e a relação com a química da atmosfera
Resumo:
Vide projeto anexo
Instituição/UF/País:
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - PA - Brasil
Vigência:
06/12/2023-31/12/2026
Cleybe Hiole Vieira
COORDENADOR(A)
Outra
Multidisciplinar
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
9ª. feira de ciências júnior da pucpr
Resumo:
A Feira é um evento anual que envolve os estudantes na criação, desenvolvimento e apresentação de resultados de pesquisas relacionadas aos desafios contemporâneos. O tema para 2024 é Energia, uma das áreas estratégicas da PUCPR e engloba também os seguintes ODS 2030: - ODS 6: Água Potável e Saneamento - ODS 7: Energia Limpa e Acessível - ODS 11: Cidades e Comunidades Sustentáveis - ODS 12: Consumo e Produção Responsáveis - ODS 13: Ação Contra a Mudança Global do Clima Na submissão dos projetos, além de se inscrever em um dos subtemas acima descritos, a equipe também desse se enquadrar em uma das categorias abaixo: Categoria feminina Ensino Médio e Técnico 1° ano; Categoria feminina Ensino Médio e Técnico livre; Categoria Ensino Médio e Técnico 1º ano; Categoria Ensino Médio e Técnico livre; Categoria Ensino Fundamental II. A categoria feminina foi instituída para motivar a participação de meninas na ciência. E a categoria 1º. ano, visa identificar equipes que possam concorrer ao prêmio de bolsa de iniciação científica júnior. Após o processo de avaliação das propostas submetidas, é publicado o edital dos projetos aprovados para a exposição na Feira de Ciências. Durante o evento, os estudantes interagem entre si, bem como, com avaliadores, outros pesquisadores e comunidade em geral. Ao final do evento, os trabalhos premiados são anunciados.
Instituição/UF/País:
Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PR - Brasil
Vigência:
12/12/2023-31/12/2025
Climene Laura de Camargo
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Enfermagem
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
desenvolvimento de tecnologias para a promoção da parentalidade saudável e combate à violência na primeira infância
Resumo:
A parentalidade é um construto multidimensional constituído por atividades propositais praticadas por atores parentais, destinados a garantir a sobrevivência, o crescimento e o desenvolvimento saudável infantil . O exercício da parentalidade é marcado pelo momento histórico, pela cultura, pelo sistema organizacional do coletivo e ambiental e fatores individuais das vivências parentais podendo impactar positivamente e /ou negativamente na formação do cidadão. Objetivo Geral: Desenvolver tecnologias para promoção da parentalidade saudável e redução da violência contra crianças nos primeiros 5 anos de vida, considerando as particularidades das cinco macrorregiões brasileiras. Objetivos Específicos:Traduzir, adaptar transculturalmente e validar o Questionnaire for Children Under Five, do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), em território nacional; Mapear os tipos de violência contra crianças na primeira infância, considerandoas diferenças socio-culturais ; Caracterizar as práticas parentais nos primeiros 5 anos de vida, considerando os diferentes grupos étnicos e sociais (quilombolas, indígenas, ciganos) e Desenvolver tecnologias para práticas parentais saudáveis, com foco na prevenção da violência contra crianças nos primeiros 5 anos de vida. Metodologia: Estudo multicêntrico de intervenção com abordagem multimetodológica, desenvolvido em todo território brasileiro, que será desenvolvido em 6 etapas: Etapa I: Tradução e adaptação Transcultural do instrumento Questionnaire for Children Under Five, Questionnaire for Children Under Five,; Etapa II Aplicação do instrumento nas cinco macrorregiões do país; Etapa III Validação do Instrumento; Etapa IV Mapeamento da violência e levantamento das práticas parentais desenvolvidas em território nacional. Etapa V Levantamento das estratégias de promoção da parentalidade saudável. Etapa VI Desenvolvimento de tecnologias para a promoção da parentalidade saudável e prevenção da violência
Instituição/UF/País:
Universidade Federal da Bahia - BA - Brasil
Vigência:
06/12/2022-31/12/2025
Climério Paulo da Silva Neto
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
História
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
diversidade na ciência: reflexões para a historiografia da ciência e para uma educação democrática e inclusiva
Resumo:
Propomos uma investigação sobre o papel da diversidade nas ciências e história das ciências, promovendo reflexões historiográficas para a educação sobre o que tem sido chamado de natureza da ciência. Trataremos tanto da diversidade associada a perspectivas e abordagens disciplinares, quanto da diversidade associada a marcadores de identidade como gênero, raça e classe. Há um consenso nos estudos das ciências que elas são simultaneamente locais e universais. Local, pois teorias e práticas carregam marcas do contexto sociocultural onde foram produzidas; universal, pois conhecimentos consensuados pela comunidade transcendem fronteiras e são aceitos por cientistas de regiões e culturas diversas. O problema geral abordado é: qual o papel da diversidade na universalização das práticas, métodos e conhecimentos científicos? A despeito da importância crescente atribuída à diversidade por instituições de pesquisa, reflexões explícitas sobre essa questão são raras em obras de história das ciências. É a inclusão de grupos demográficos nas ciências puramente uma questão de justiça social ou diversidade demográfica leva a benefícios epistêmicos? Estudos de epistemologias feministas e antirracistas apontam para a importância de mulheres e pessoas negras para a eliminação de vieses machistas e racistas de teorias científicas. Instituições como o IPCC usam a diversidade como critério para a formação de suas equipes para evitar os vieses associados a grupos uniformes. Para investigar essas questões a partir da história, reunimos uma equipe diversa que refletirá sobre a diversidade nas ciências a partir de estudos de casos da perspectiva de gênero, raça, classe, nacionalidade, identidade política e outros marcadores e sobre como levar essas reflexões para espaços de educação formal e não-formal. Com eventos, publicações e redes sociais, buscamos construir uma rede de colaboração internacional para promover pesquisas, ensino e divulgação científica sobre a diversidade nas ciências.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal da Bahia - BA - Brasil
Vigência:
22/01/2024-31/01/2027
Clistenes Williams Araujo do Nascimento
COORDENADOR(A)
Ciências Agrárias
Agronomia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
agromineração: geoquímica de solos ultramáficos e triagem de exsicatas por fluorescência de raios-x
Resumo:
A agromineração é uma tecnologia que usa de plantas capazes de acumular teores excepcionalmente elevados de metais em suas partes aéreas, as chamadas hiperacumuladoras. Essas espécies podem ser cultivadas em solos ultramáficos ou rejeitos de mineração para recuperar metais de valor econômico. O Brasil tem grande potencial para o uso dessa fitotecnologia, mas as hiperacumuladoras conhecidas têm baixa biomassa ou insuficiente teor de metais, o que limita a agrominerção comercial no país. A proposta tem como objetivos i) determinar a concentração de Ni, Co, Cr, Zn, Fe e Mn em espécimes de três herbários do Brasil para identificar novas espécies de hiperacumuladoras tropicais, ii) estudar a geoquímica de metais em solos ultramáficos de Goiás, Minas Gerais e Pernambuco, visando entender a dinâmica e biodisponibilidade de Ni, Co, Cr, Zn, Fe e Mn nesses substratos, e iii) avaliar em experimento de campo o potencial de agromineração em um solo ultramáfico com a espécie hiperacumuladora de Ni mais promissora identificada nos herbários. Um fluorescência de raios-X FRX portátil (FRX, Bruker S1 Titan 800) será usado para medir as concentrações de Ni, Co, Cr, Zn, Mn e Fe em famílias de plantas com conhecido histórico de conter hiperacumuladoras. Os herbários do Jardim Botânico (Rio de Janeiro), Emílio Goeldi (Belém) e Embrapa CENARGEN (Brasília) serão avaliados. Para o estudo geoquímico, perfis de solo em Niquelândia (GO), Buenos Aires (PE) e Timóteo (MG) serão avaliados, com determinações dos teores totais, disponíveis e em frações de solo dos metais. Para o experimento de campo, será montado em um delineamento em blocos casualizados, composto por quatro repetições, e terá como objetivos verificar a influência das fertilizações mineral e orgânica no rendimento da fitoextração de Ni pela hiperacumuladora selecionada. A determinação da concentração de Ni na parte aérea das plantas será realizada por ICP-OES e FRX, com determinação do teor de Ni nas cinzas (biominério).
Instituição/UF/País:
Universidade Federal Rural de Pernambuco - PE - Brasil
Vigência:
09/02/2024-28/02/2027
Clodoaldo de Oliveira Freitas
COORDENADOR(A)
Ciências Agrárias
Zootecnia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
feiras de ciências e mostra de cursos da unir: plantando sementes para novos cientistas
Resumo:
O projeto tem como objeto contribuir para o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação, por meio da realização de Feiras de Ciências, exposições, palestras e Mostra Cursos, em âmbito estadual, de forma que valorizem e promovam a educação inclusiva garantido o crescimento sustentável da região. O público alvo serão as escolas públicas estaduais de ensino fundamental e médio, dos municípios de: Presidente Médici, Castanheiras, Nova Brasilândia do Oeste, Novo Horizonte do Oeste, Nova União, Mirante da Serra, Vale do Paraiso, Ouro Preto do Oeste, Seringueiras, São Miguel do Guaporé, São Francisco do Guaporé, Costa Marques, Gov. Jorge Teixeira, Theobroma, Vale do Anari, Teixeirópolis e Urupá e das Escolas Famílias Agrícolas - EFAs: Ji-Paraná, Jaru, Cerejeiras, Cacoal, Novo Horizonte do Oeste, São Francisco do Guaporé e o Centro Técnico Rural Abaitará de Pimenta Bueno, por entender-se, que a educação é primordial no desenvolvimento digno a todos e principal instrumento de empoderamento, transformação socioeconômica e de preservação da natureza. Entende-se que o projeto contribuirá com a comunidade educacional em planejar, construir, analisar, repensar e estabelecer métodos e instrumentos de formação coletiva, contemplando as concepções de ciência, tecnologia e inovação que garanta a sustentabilidade da região amazônica. Cada unidade escolar participante organizará a sua Feira de Ciências, selecionando os melhores trabalhos, para participar da Feira Estadual Virtual, pretende-se que ocorra um aumento do interesse e maior entendimento por parte dos alunos em relação a educação como um todo. Todas as escolas receberá palestras e a exposição de Banners com foco em Educação Inclusiva e Produção Sustentável. A Mostra de Cursos servirá para aproximar o mundo do ensino médio ou técnico com os setores produção animal. perfil de solo e produção de capineiras e dos laboratórios com atividades práticas fortalecendo o elo com o ensino superior.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Rondônia - RO - Brasil
Vigência:
02/02/2024-28/02/2026
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