Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Nelson Tomelin Junior

Ciências Humanas

História
  • trabalho, ditadura e meio ambiente: memórias e direitos (amazônia brasileira, décadas de 1970 a 2000).
  • A proposta visa identificar materiais e produzir reflexões que subsidiem estudos e o desenho de políticas públicas de combate aos processos históricos de degradação das florestas, precarização das condições de trabalho e ameaça a modos de vida tradicionais na Amazônia brasileira. Nela a problematização da realidade social do trabalho, com atenção para o período da ditadura civil-militar (1964-1985), e seu após, se articula com a revalorização das experiências de trabalhadores em defesa do meio ambiente e de seus modos culturais de viver na região. Este esforço de cooperação entre a Universidade Federal do Amazonas (PPGH/UFAM) e a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PEPGH/PUC-SP) busca dar seguimento à parceria consolidada através do PROCAD/CAPES 2015-2020 “Trabalho, Cultura e Cidade” (PUC-SP/UFAM/UFCG). Propõe-se nesta oportunidade a pesquisa em registros judiciais (início-encerramento das atividades das Juntas de Conciliação e Julgamento na região, décadas de 1970 a 2000) que compõem acervo do Centro de Memória da Justiça do Trabalho (CEMEJ/Manaus), e em fontes como jornais e publicações avulsas preservados por entidades que no decorrer do período atuaram na denúncia de violações dos direitos das populações da floresta e na publicização de propostas para a preservação das matas. Alicerça-se assim este projeto também em arquivos do Centro de Documentação Dom Tomás Balduino da Comissão Pastoral da Terra (CEDOC/CPT) e em fundos do Armazém Memória e do Conselho Indigenista Missionário (CIMI). Trata-se de enfatizar o trabalho de compreensão da articulação histórica das diversas linguagens instituintes das memórias, destacando a construção de temporalidades, projetos e sujeitos sociais, o que supõe a busca de materiais que, lidos a contrapelo, possibilitem eleger momentos e lugares significativos da experiência, relações entre memórias hegemônicas e alternativas no norte do país, produzidas no espaço social vivido do trabalho e do meio ambiente.
  • Universidade Federal do Amazonas - AM - Brasil
  • Tue Dec 05 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Nelson Torro Alves

Ciências Humanas

Psicologia
  • registro simultâneo de eeg durante a estimulação transcraniana por corrente contínua (tdcs) no reconhecimento de faces
  • A proposta de colaboração internacional foi elaborada com o objetivo de avaliar os efeitos eletrofisiológicos da estimulação transcraniana por corrente contínua (tDCS) sobre o reconhecimento de faces em voluntários saudáveis e indivíduos acometidos por acidente vascular cerebral (AVC). De modo distinto dos estudos anteriores, será combinado simultaneamente o paradigma de Estimulação Visual Periódica Rápida (EVPR) com o registro eletroencefalográfico (EEG) para analisar as respostas evocadas no reconhecimento de faces. No protocolo de estimulação, de modo a atingir as áreas de reconhecimento facial, o ânodo será posicionado sobre o córtex têmporo-parietal direito (área occipital da face, OFA) e o cátodo sobre o córtex fronto-temporal esquerdo, com uma corrente de 2mA. O experimento foi dividido em três fases. Na Fase 1, os participantes serão submetidos a uma estimulação simulada (sham) durante a realização das tarefas de reconhecimento de faces. Na Fase 2, os participantes receberão inicialmente 10 minutos de estimulação da tDCS e, em seguida, realizarão as tarefas da EVPR durante a estimulação (10 minutos complementares). Na Fase 3, uma nova sessão com a tCDS simulada será realizada durante as tarefas de EVPR, a fim de avaliar os efeitos da pós-estimulação. Em todas as fases, serão utilizados os seguintes paradigmas: Faceloc (discriminação entre objetos e faces), Idedis Direita (discriminação de faces na orientação convencional) e Idedis Invertida (discriminação de faces na orientação invertida). Será realizada uma coleta de dados multicêntrica nos grupos que integram a proposta. O projeto é inovador por permitir avaliar as bases neurais do reconhecimento de faces e os efeitos da tDCS em indivíduos com AVC, com possível aplicação em protocolos de reabilitação clínica. As ações delineadas nesta proposta possibilitarão intensificar a transferência de conhecimento entre os grupos de pesquisa e o desenvolvimento dos jovens pesquisadores de doutorado e pós-doutorado.
  • Universidade Federal da Paraíba - PB - Brasil
  • Tue Jan 09 00:00:00 BRT 2024-Sat Jan 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Nen Nalú Alves das Mercês

Ciências da Saúde

Enfermagem
  • prevenção do câncer do colo do útero em rede de apoio norte e sul do brasil: plano de intervenção para melhores indicadores de saúde
  • A incidência do câncer do colo do útero, a baixa cobertura do exame citopatológico e da vacinação contra o HPV no Brasil evidencia a necessidade de intervenção para melhor prevenção, rastreio e erradicação, conforme agenda internacional para erradicação da doença até 2030. A estratégia com intervenções baseadas em evidências científicas apoiadas nos pilares: aumentar a vacinação contra o HPV de 9 a 14 anos e aumentar a cobertura do rastreamento do câncer do colo do útero. Para o controle deste câncer, a abordagem integral e um conjunto de ações ao longo da vida de uma mulher, ajustadas às realidades sociais e culturais, necessitam ser implementadas pelos Serviços de Saúde. Este estudo parte da hipótese que implantar um plano de intervenção construído coletivamente com profissionais atuantes nas Estratégias Saúde da Família aumentará a cobertura vacinal contra o HPV e do exame citopatológico nos municípios de Buritis/RO, Porto de Moz/PA, Pinhais/PR, São José dos Pinhais/PR e São José/SC. Esta hipótese se confirma pela afirmação da OMS que é possível prevenir este tipo de câncer se 70% das mulheres realizarem exames periódicos e 90% forem tratadas adequadamente. A escolha para o desenvolvimento desta proposta e locais se justificam, na medida que se considera plausível o estudo, pela experiência exitosa anterior, em uma Estratégia de Saúde da Família de Buritis/RO, após a implantação de um plano de intervenção, a cobertura de 8% passou para 45%. A estratégia metodológica para efetivação da proposta, uma pesquisa-ação, com desenvolvimento de ações coletivas, orientadas para a resolução de problemas, com as fases: exploratória, principal, ação e avaliação. Os cenários do estudo serão APS, gestores, equipes da ESF, professores e responsáveis legais de crianças e adolescentes das escolas da rede municipal. Dessa forma, o estudo visa estabelecer uma rede de pesquisa com cooperação entre pesquisadores e pessoas implicadas na situação investigada.
  • Universidade Federal do Paraná - PR - Brasil
  • Wed Dec 06 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Néstor Fabián Ayala

Engenharias

Engenharia de Produção
  • a transição dupla de pequenas empresas: utilizando tecnologias digitais da indústria 4.0 para alcançar os objetivos sustentáveis da indústria 5.0.
  • A Indústria 4.0 tem sido uma força transformadora, proporcionando avanços tecnológicos e benefícios econômicos significativos. No entanto, seu foco esteve mais voltado para a eficiência econômica do que para a sustentabilidade e justiça social. Assim, surge a Indústria 5.0, que combina tecnologia avançada com a centralização no ser humano e os princípios de resiliência e sustentabilidade, buscando um valor que vai além do puramente econômico. Apesar do amplo uso da Indústria 4.0 pelas grandes empresas, seu uso por pequenas empresas, especialmente em países em desenvolvimento, ainda é limitado. Isso se dá apesar da existência de tecnologias acessíveis e apropriadas para essas empresas. Há, portanto, uma clara necessidade de pesquisa sobre como as pequenas empresas podem implementar e se beneficiar da Indústria 4.0. Além disso, o atual estado ambiental do planeta demanda uma abordagem mais sustentável à industrialização. Isso exige que as pequenas empresas não apenas aumentem sua produtividade por meio das tecnologias digitais, mas também considerem os aspectos de sustentabilidade propostos pela Indústria 5.0. O Fórum Econômico Mundial denomina este desafio como "transição dupla", que implica em conciliar a digitalização e a sustentabilidade. Diante disso, este projeto de pesquisa procura responder à seguinte questão: como a implementação das tecnologias digitais da Indústria 4.0 pode facilitar a adoção da Indústria 5.0 por pequenas empresas, especialmente em países em desenvolvimento? A pesquisa será conduzida em duas frentes: examinando políticas públicas que promovam a integração das Indústrias 4.0 e 5.0 e realizando estudos de caso com pequenas empresas para compreender como elas podem se beneficiar dessas tecnologias. Os estudos serão realizados em diferentes países em desenvolvimento para resultados mais generalizáveis e complementares.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • Tue Dec 05 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Newton Narciso Gomes Junior

Ciências Sociais Aplicadas

Serviço Social
  • os dois círculos de abastecimento de refeições na universidade de brasília
  • A presente proposta de pesquisa científica tem como objetivo o estudo do consumo alimentar de refeições na Universidade de Brasília, principalmente em relação a venda informal de marmitas. A pesquisa se caracteriza por ser qualitativa e quantitativa, tendo como principais atores os comensais e os vendedores dessas refeições. Observando como essa dinâmica ocorre e quais os principais fatores em relação a este ambiente alimentar que levam os comensais e procurarem diversas formas de realização de suas refeições. Mesmo com a presença do Restaurante Universitário e os equipamentos formais de oferta de refeições, desde 2018 tem aumentado o numero de vendedores informais de marmitas, movimento que tem retornado pós-pandemia, sendo essa dinâmica importante para a compreensão da construção Segurança Alimentar e Nutricional da UnB.
  • Universidade de Brasília - DF - Brasil
  • Mon Dec 04 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026