Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Aldo Merotto Junior

Ciências Agrárias

Agronomia
  • desenvolvimento de tecnologias de rnai e aplicação localizada com drones baseadas na epidemiologia da resistência a herbicidas e inteligência artificial
  • A sustentabilidade do setor agrícola brasileiro apresenta desafios que incluem consequências da ocorrência de plantas daninhas, aumento do custo de produção e demanda crescente da sociedade pela redução do uso de agrotóxicos. A era da Biologia Molecular através do RNA de interferência (RNAi) e da Agricultura 4.0 através da inteligência artificial (IA) podem resultar em mudanças que impactem no aumento da produtividade agrícola e minimizem o impacto ambiental da Agricultura. Nesse sentido, é fundamental que o Brasil invista em recursos humanos e infraestrutura para permitir o desenvolvimento de tecnologias nacionais que possam ser rapidamente difundidas no sistema produtivo. O objetivo deste projeto é desenvolver tecnologias de RNAi e IA aplicadas a drones que possam ser utilizadas no controle de plantas daninhas. O projeto está dividido em três linhas de ação: i) epidemiologia de plantas daninhas; ii) RNAi exógeno como ferramenta de controle alternativo de plantas daninhas; iii) utilização de drones para aplicação localizada de produtos agrícolas através de IA. O projeto apresenta colaboradores internacionais da Colorado State University, University of Illinois e Texas A&M University, nos EUA, e o Instituto Nacional de Investigación Agropecuaria del Uruguay (INIA) Uruguai. Os produtos gerados serão: i) metodologias de estudos epidemiológicos da resistência aos herbicidas no Brasil; ii) descoberta de genes alvo para silenciamento através de RNAi; iii) sistemas de aplicação localizada através de drones; iv) treinamento de recursos humanos de pós-graduação em biologia molecular, RNAi e IA; v) publicação de artigos científicos em revistas de elevado impacto; vi) desenvolvimento de patentes; vii) engajamento de pesquisadores brasileiros com grupos de pesquisa internacionais com alta qualidade científica. Além dos impactos científicos, o projeto resultará em benefícios para a sociedade relacionados à modernização dos sistemas agrícolas.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • Wed Dec 27 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Aldo Merotto Junior

Ciências Agrárias

Agronomia
  • rna de interferência: desenvolvimento de formulações e identificação de alvos agronômicos para proteção de plantas
  • A sustentabilidade da agricultura relacionada a utilização de pesticidas está desafiada devido a ocorrência de resistência, aspectos toxicológicos e demanda da sociedade pela redução do uso destes produtos. O silenciamento pós-transcricional usando aplicação exógena de RNA, conhecida como técnica de RNA interferente (RNAi), é uma tecnologia que poderá revolucionar a proteção de plantas na agricultura. Tecnologias baseadas em RNA já são utilizadas em estudos básicos de caracterização da função gênicas e recentemente foram empregadas para o desenvolvimento de vacinas para Covid-19 e na produção de medicamentos. Na área vegetal, as limitações desta tecnologia são a absorção e translocação no alvo biológico e custo de produção. A hipótese deste projeto é que aplicação exógena de RNAi ajustada em função de desenvolvimento apropriado de moléculas, formulações específicas e definições de genes alvo biologicamente adequados permitirão a sua viabilização como estratégia de controle plantas daninhas e insetos-praga. Resultados de estudos preliminares da equipe do projeto demonstraram o efeito de RNAi como forma de silenciamento dos genes PDS em arroz e SCR no inseto Euschistus heros. Os conhecimentos recentes produzidos sobre RNAi superaram as dificuldades indicadas como de solução improvável. A equipe deste projeto é multidisciplinar de forma a sinergizar conhecimentos e possui interação com pesquisadores internacionais que também estão estudando a tecnologia RNAi. As estratégias metodológicas deste projeto são: i. desenvolvimento de diferentes formulações de entrega exógena de RNAi em plantas e insetos; ii. aprimoramento da aplicação exógena de RNAI em genes alvos conhecidos; iii. identificação de novos genes alvos que viabilizem a aplicação de RNAi em baixas doses; e iv. integração de pesquisadores de diferentes áreas para proporcionar a formação de recursos humanos com experiência em conhecimentos modernos e com capacidade de geração de inovações de pesquisa.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • Tue Dec 05 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026