Projetos de Pesquisa

 

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Sidney Kuerten

Ciências Exatas e da Terra

Geociências
  • dinâmica hidrossedimentológica e depósitos quaternários do rio paraguai no pantanal sul (entre foz dos rios miranda e apa).
  • O rio Paraguai é o rio-tronco de um sistema deposicional caracterizado pela presença de megaleques fluviais construídos pelos rios que drenam áreas circunvizinhas e por ele próprio. O rio Paraguai atravessa a maior área alagada do planeta, o Pantanal e integra um complexo sistema hídrico não isolado, que recebe ao longo de seu percurso o in put de água e sedimento advindo de importantes afluentes que drenam vastas áreas antropizadas (cerca de 400 mil km²). Assim, cinturões de meandros abandonados, anabranches, avulsões, migrações laterais, alterações na largura, comprimento de onda e curvatura dos canais sugerem, que o rio teve uma história quaternária influenciada por mudanças alóctones (climáticas) e autóctones (avulsões, etc.) suficientemente expressivas para produzir o padrão ora observado no trecho sul (entre a cidade de Corumbá e a foz do rio Apa). Este trecho do rio Paraguai constitui também um importante cenário turístico de pesca, integra a rota de segurança nacional, é uma via de escoamento de commodities que será potencializada pelo corredor bioceânico (Atlântico-Pacífico) com a edificação de um terminal hidroviário e uma ponte estaiada sob o canal. Uma complexa relação hidrológica e sedimentar depende da intensidade das cheias e a hipótese central é que neste trecho, o rio Paraguai apresenta “funcionamento herdado”, em que formas antigas são re-utilizadas, por condições hidrológicas muito diferentes de sua formação. As implicações, ambientais e ecológicas desse sistema são inteiramente desconhecidas e valorizam em muito os objetivos desta pesquisa (caracterizar o regime hidrossedimentar atual; interpretar os processos responsáveis pelas mudanças no padrão fluvial; e identificar a ocorrência e distribuição de microplásticos). Metodologicamente serão associadas geotecnologias atuais, técnicas de paleoidrologia, de hidrossedimentologia, cronologia absoluta, análises multi-proxy e a identificação e quantificação de microplásticos no Pantanal sul.
  • Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - MS - Brasil
  • Mon Feb 07 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
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Síglia Pimentel Höher Camargo

Ciências Humanas

Educação
  • plano educacional individualizado (pei): proposições e adequações para a realidade brasileira.
  • A inclusão de alunos com deficiências está legalmente amparada, refletindo-se no crescente aumento de matrículas destes estudantes na rede regular de ensino. A literatura é farta em documentar as dificuldades e despreparo dos professores frente à inclusão, sobretudo em como ensinar a todos, com qualidade e atendendo aos princípios fundamentais da inclusão em que a criança não apenas está na escola, mas efetivamente aprende e se beneficia dos estímulos que ela proporciona. O Plano Educacional Individualizado (PEI) se constitui em uma ferramenta de trabalho que pode auxiliar a superar esse desafio e nortear a inclusão de alunos com deficiências para garantir o seu processo inclusivo e progresso de aprendizagem. Trata-se de uma metodologia de trabalho colaborativa e que tem ganhado espaço e discussão no meio acadêmico e educacional. Diferente de outros países, sua elaboração e implementação ainda não é regulamentada no Brasil. Sua caracterização e formas de execução não é explicitamente abordada, recomendada e instruída em dispositivos legais nacionais, gerando dúvidas sobre como o PEI poderia ser implementado em nossas escolas. Essa proposta pretende, a partir de estudos de elevado rigor metodológico e nacionalmente contextualizados, investigar a viabilidade e efetividade do PEI, de modo a propor adequações para sua implementação na realidade educacional brasileira. Espera-se que a partir de estudos que nos permitam estabelecer diretrizes mais adequadas e voltadas à nossa realidade, se possa contribuir para alavancar a qualidade das práticas de inclusão escolar em nosso país. A estratégia metodológica a ser implementada envolve abordagens qualitativas e experimentais de pesquisa de caso único que permitem estabelecer práticas baseadas em evidências, com amostras de diferentes regiões brasileiras a partir do envolvimento interinstitucional de colaboradores na equipe de execução da proposta.
  • Universidade Federal de Pelotas - RS - Brasil
  • Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
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Signe Dayse Castro de Melo e Silva

Ciências Humanas

Educação
  • valida day - semana nacional de ciência e tecnologia 2022
  • Este evento tem por objetivo viabilizar a discussão, produção e divulgação de Tecnologias Educacionais, Objetos de Aprendizagem ou Recursos Educacionais Abertos - físicos ou digitais - desenvolvidos com o intuito de facilitar processos de ensino e aprendizagem. Ele justifica-se, uma vez que, no decorrer dos últimos dois anos e em virtude das adequações impostas pela Pandemia de Covid-19, conceitos e práticas de educação à distância, de ensino remoto e híbrido expandiram-se e se fortaleceram mais do que em qualquer outro momento da trajetória da civilização humana. Encontra-se preliminarmente fundamentado, teórica e metodologicamente, em Ausubel (1969), Moreira (2006), Filatro (2015), Bates (2016), Camargo e Daros (2018), Bacich e Moran (2018) e Tajra (2021), sugerindo-se o Modelo ADDIE de Produção de Artefatos para Educação como norteador das produções. Espera-se, como resultado, uma ampla distribuição dos conteúdos produzidos no VALIDA DAY 2022, por meio de suas redes de comunicação social.
  • Universidade Federal da Paraíba - PB - Brasil
  • Mon Sep 12 00:00:00 BRT 2022-Fri Mar 31 00:00:00 BRT 2023
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Signe Dayse Castro de Melo e Silva

Ciências Humanas

Educação
  • valida day - semana nacional de ciência e tecnologia 2021
  • Este evento tem por objetivo viabilizar a discussão e a divulgação de Tecnologias Educacionais, Objetos de Aprendizagem, ou Recursos Educacionais Abertos, impressos ou digitais, desenvolvidos com o intuito de facilitar processos de ensino e aprendizagem. Agora, mais do que em qualquer outro momento da trajetória da civilização humana, ele justifica-se em virtude da imposição do isolamento social e do ensino remoto provocado pela Pandemia de COVID-19. Encontra-se preliminarmente fundamentado, teórica e metodologicamente, em Ausubel (1969), Moreira (2001), Bates (2016) e Filatro (2015), sugerindo-se o Modelo ADDIE de produção de artefatos para educação à distância, como norteador das discussões. Espera-se, como resultado, uma ampla distribuição dos conteúdos produzidos no VALIDA DAY, por meio de suas redes de comunicação social.
  • Universidade Federal da Paraíba - PB - Brasil
  • Wed Oct 06 00:00:00 BRT 2021-Tue Oct 31 00:00:00 BRT 2023