Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Monica de Cassia Siqueira

Ciências Humanas

História
  • a matemática das décadas de 1960 e 1970 no brasil: estudos da documentação do arquivo pessoal ubiratan d'ambrosio
  • Neste trabalho pretende-se investigar uma parte da história da matemática no Brasil, entre as décadas de 1960 e 1970, vivenciada por Ubiratan D’Ambrosio, cientista brasileiro com destaque no cenário Nacional e Internacional. Pretende-se analisar, a partir dos documentos disponíveis no Arquivo Pessoal Ubiratan D’Ambrosio, localizados no acervo do Centro de Documentação do Grupo de Pesquisa em História da Educação Matemática, quais contribuições Ubiratan D’Ambrosio deu à Matemática que circulou no Brasil nas décadas de 1960-1970. A metodologia é qualitativa, uma vez que, pretende-se, através da análise documental, evidenciar nos artigos, teses, resumos, trabalhos feitos por D’Ambrosio, nas décadas de 1960 e 1970, os assuntos matemáticos desenvolvidos por ele. Busca-se compreender quais relações sociais ele manteve durante a sua carreira a fim de organizarmos um grafo a respeito dessa rede de sociabilidade. Pretende-se também catalogar essa documentação e organizar um inventário. O arquivo pessoal Ubiratan D’Ambrosio é constituído por vários documentos, doados em vida pelo próprio cientista, e depois de seu falecimento, por sua família. Alguns artigos já foram publicados a respeito de sua contribuição à História da Educação Matemática, mas até o momento, nada foi publicado a respeito da Matemática por ele produzida.
  • Universidade Federal do Triângulo Mineiro - MG - Brasil
  • 10/01/2024-31/01/2027
Foto de perfil

Mônica de Castro Maia Senna

Ciências Sociais Aplicadas

Serviço Social
  • pobreza e políticas de assistência social no brasil, argentina e escócia: um estudo comparado
  • O projeto aqui apresentado tem por objetivo realizar estudo comparado sobre as políticas de assistência social dirigidas a pessoas pobres e vulneráveis no Brasil, Argentina e Escócia. Políticas e programas de proteção social são implementados dentro de marcos político-institucionais que caracterizam os diferentes países. Problemas similares afetando grupos pobres e vulneráveis são enfrentados por diferentes países dependendo das concepções aplicadas e dos marcos políticos-institucionais. Nesse sentido, identificar convergências e singularidades leva à construção de uma base de entendimento sobre os problemas e as alternativas de soluções, fortalecendo o aprendizado institucional e político na área das políticas sociais. O estudo se estrutura a partir de dois eixos centrais. O primeiro examina as concepções de pobreza e vulnerabilidade social que orientam o desenho dessas políticas nos três países. O segundo eixo analisa a estrutura institucional nas quais se inserem as políticas e programas de assistência social, uma vez que as configurações institucionais delimitam vários aspectos das políticas públicas. Elementos contextuais e legado das políticas prévias, associados à conformação dos sistemas de proteção social desses países serão considerados na análise. O estudo se situa no campo da análise de políticas, pauta-se pela perspectiva de estudos comparados de políticas sociais e será desenvolvido por meio de pesquisa bibliográfica e análise documental. O projeto busca consolidar parcerias com pesquisadores e centros de pesquisas brasileiros e internacionais, contribuindo para avançar o processo de internacionalização do Programa de Estudos Pós-graduados em Política Social da UFF e fortalecendo a linha de pesquisa de Avaliação de Políticas Sociais, mais especificamente sobre as temáticas de pobreza e assistência social. Pretende também contribuir para a construção e o aperfeiçoamento de políticas públicas para problemas sociais no Brasil e no mundo contemporâneo.
  • Universidade Federal Fluminense - RJ - Brasil
  • 16/12/2022-28/02/2026
Foto de perfil

Monica de Souza Nunes Martins

Ciências Humanas

História
  • exposições universais, tecnologia e a propriedade industrial entre o século xix e xx
  • O presente projeto propõe uma investigação sobre as relações entre as exposições universais, tecnologia, inovação e propriedade industrial, com ênfase na experiência brasileira, tendo como recorte cronológico o interstício 1880-1930. A pesquisa objetiva avaliar se a participação do Brasil nas exposições universais promoveu estímulos a atividades de inovação, analisar as funções cumpridas pelo arcabouço jurídico-institucional de propriedade industrial no país e examinar a participação do Brasil em foros multilaterais voltados à regulação e governança dos direitos de propriedade industrial. As hipóteses que norteiam a investigação indicam que a participação do Brasil nas exposições universais pode ter contribuído para a criação de um ambiente interno favorável à inovação, embora fatores estruturais diversos tenham atuado como obstáculos e provocado estímulos contrários. A adoção de padrões internacionais de proteção aos direitos de propriedade industrial também pode ter exercido incentivos à inovação e à diversificação da economia, embora necessariamente combinados a outros fatores e condicionantes, como as políticas cambiais e aduaneiras, as taxas de expansão da atividade industrial, as possibilidades de acesso dos produtores nacionais a fontes de financiamento, etc. Outro pressuposto de que parte o trabalho é o da existência, ao menos no campo da propriedade industrial, de uma convergência entre as diretrizes de política externa e de política econômica adotadas ao longo do período estudado, priorizando-se a atração de investimentos externos e a expansão dos mercados consumidores das exportações nacionais, notadamente gêneros primários. A metodologia de pesquisa passa pela exploração de documentação primária e secundária, que servirá como base para uma análise diacrônica. Pretende-se também coligir informações sobre produtos nacionais exibidos em exposições universais e invenções patenteadas no Brasil, tendo em vista a construção de indicadores de inovação.
  • Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • 05/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Mônica Elisa Dias Pons

Ciências Sociais Aplicadas

Turismo
  • caminhos do sul: observatório de pesquisas em turismo
  • A proposta do Observatório de Turismo Caminhos do Sul surge com o objetivo de criar um sistema de informação e monitoramento da atividade turística nos territórios Quarta Colônia e Santa Maria. Os observatórios de turismo surgem a partir de uma iniciativa da Organização Mundial do Turismo (OMT) em 2004, visando reforçar as capacidades institucionais de gestão da informação e o acompanhamento do turismo sustentável, fornecendo aos gestores do turismo e stakeholders orientações para a construção de uma estrutura para a coleta regular, análise e comunicação de informações, relacionadas aos impactos do turismo nos aspectos ambientais, sociais, culturais e econômicos dos destinos. No Brasil, os primeiros Observatórios de Turismo surgem a partir de 2006 a partir dos 65 destinos turísticos elencados pelo Ministério do Turismo (MTUR). Nesse sentido, o Observatório de Turismo Caminhos do Sul nasce com o propósito de sanar a problemática da inexistência de informações sistematizadas sobre o turismo nos territórios mencionados. Como hipótese central sugere-se que a sistematização das informações e o monitoramento da atividade turística irá contribuir para o desenvolvimento sustentável. Assim, busca-se: Mapear e monitorar a atividade turística através de estudos, que permitam um melhor conhecimento da oferta e demanda turística dos territórios; Propor e estabelecer instrumentos para a produção de pesquisas por meio de indicadores específicos para os territórios em estudo; Conceber e implantar um sistema de informações e monitoramento do turismo, através de um portal online de acesso livre. Metodologicamente, a equipe lançará mão de instrumentos como: questionários, pesquisa documental e dados secundários. Destacamos que a proposta é a continuidade da proposta Plataforma INTEGRA: implantação do Observatório do Turismo Centro e Missões do Rio Grande do Sul aprovada e financiada pela Chamada CNPq/MCTI/FNDCT Nº 18/2021-UNIVERSAL.
  • Universidade Federal de Santa Maria - RS - Brasil
  • 04/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Monica Feijo Naccache

Engenharias

Engenharia Mecânica
  • reologia de nanofluidos de perfuração
  • O consumo de energia cresce continuamente desde a década de 90, e apesar da procura por fontes alternativas de energia, observa-se uma intensa exploração de campos petrolíferos, os quais encontram-se cada vez mais em águas ultraprofundas. Nestes casos surgem dificuldades operacionais como condições extremas de altas temperaturas e pressões. Na perfuração do poço, o fluido de perfuração é um dos elementos mais importantes, e sua qualidade influi diretamente no custo final e na segurança do poço. Sua composição deve garantir propriedades para uma perfuração rápida e segura, com o mínimo de dano à broca e à formação. Assim, os fluidos de perfuração desempenham um papel fundamental, ajudando a estabilizar a formação, transportando os cascalhos, lubrificando e refrigerando a broca e auxiliando no controle da pressão hidrostática (Thomas 2001). Uma falha no desempenho dessas funções pode resultar em perda de circulação, instabilidades e eventos de aprisionamento de coluna (Abdo e Haneef 2013). Este projeto visa uma análise reológica e térmica, em diferentes pressões, para o uso de nanopartículas como aditivos dos fluidos de perfuração, de forma a produzir fluidos mais eficientes. Serão analisados nanofluidos incluindo nanopartículas de óxido de grafeno (GO) e derivados, e de nitreto de boro hexagonal (h-BN). O GO e o h-BN são materiais bidimensionais com propriedades mecânicas e térmicas diferenciadas, e por este motivo podem atuar no sentido de melhorar as propriedades reológicas e térmicas do fluido, levando a maior eficiência em ambientes mais agressivos. Assim, os resultados obtidos neste Projeto irão viabilizar operações mais seguras e a menor custo. Mais ainda, os resultados irão contribuir para o estudo destes nanofluidos, ainda muito incipientes na literatura, e poderão resultar em contribuições secundárias, como sugestões de aplicações em outros processos da própria indústria de petróleo (p. ex. processos de recuperação secundária) e até de outras áreas.
  • Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • 07/12/2022-31/12/2025
Foto de perfil

Monica Felts de La Roca Soares

Ciências Biológicas

Ecologia
  • cajucultura regenerativa como estratégia para o fortalecimento da agricultura familiar associada a pecuária a pasto com impacto positivo frente às mudanças climáticas, por meio de técnicas de sequestro de carbono pelo solo, no bioma da caatinga
  • Este projeto tem como objetivo explorar o potencial da aplicação da agricultura regenerativa, adaptada a Caatinga, por meio do trabalho com 2 associações de agricultores familiar do Sertão Pernambuco, município de Afogados da Ingazeira, área de cajucultura, visando regeneração do solo e da vegetação, utilizando a tecnologia de sequestro biológico de carbono para mudar o microclima de região e impactar positivamente na mitigação das mudanças climáticas e na preservação do bioma Caatinga, associada a geração de renda familiar por meio da recuperação da produtividade da cajucultura, introdução da exploração sustentável do exsudato do cajueiro, policultura de alimentos e pecuária a pasto. Desmistificando a ideia de que para redução do aquecimento global é necessário desaceleração econômica, e que técnicas sustentáveis e orgânicas de agricultura não são lucrativas e viáveis socialmente. Os impactos do projeto serão analisados por meio dos dados de produtividade agrícola, regeneração solo, dados climáticos e recuperação da cobertura vegetal, que será analisada por meio de inteligência artificial associada a tecnologia de imagens aéreas, a ser desenvolvida pelo grupo. Este projeto esta concordância com os ODS 1, 2, 6, 8, 9, 10, 12, 13 e 15. Este grupo possuí experiencia no desenvolvimentos de projetos de inovação social com transferência de tecnologia para associações rurais. O grupo iniciou sua atuação desenvolvendo aplicações comerciais de alto valor agregado ao biopolímero do exsudato do cajueiro visando introduzir uma nova renda sustentável complementar. Contudo, ao se aproximar da população rural da cajucultura, este se deparou com imensa vulnerabilidade social e ecológica da região. Visando contribuir com as famílias rurais, o grupo passou a estudar a agricultura regenerativa e aplicar a técnica de sequestro de carbono pelo solo ajustada à Caatinga, sendo agora a sua oportunidade de contribuir com as ações de mitigação dos impactos das Mudanças Climáticas.
  • Universidade Federal de Pernambuco - PE - Brasil
  • 26/12/2022-31/12/2026
Foto de perfil

Mônica Ferreira da Silva

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • saúde digital: como a privacidade de dados, a literacia e a reação emocional dos usuários influenciam na adoção de tecnologias?
  • A área de saúde necessita de respostas rápidas e eficazes que podem ser proporcionadas pelas novas tecnologias. Esse ambiente desafiador oferece oportunidades para o desenvolvimento e aprimoramento da área de Administração em saúde. O alto investimento em tecnologias para a saúde nem sempre se traduz em melhoria dos serviços oferecidos. Os benefícios efetivos de uma tecnologia dependem diretamente de sua adoção pelos usuários. Fatores como privacidade de dados, literacia em saúde digital e reação emocional do usuário podem impulsionar ou inibir a adoção de uma tecnologia. A recente promulgação da LGPD e o baixo conhecimento do vocabulário em saúde digital constituem desafios para a ampla adoção e geram lacunas que levam a reações emocionais negativas dos usuários, causando uma subutilização dos artefatos disponibilizados. Estas lacunas se alargam devido à vastidão e às diferentes regionalidades do território brasileiro. Na continuidade da trajetória de investigação desta equipe, este projeto desenvolve-se em torno da seguinte questão: “Como a privacidade de dados, a literacia e a reação emocional dos usuários influenciam a adoção de tecnologias na saúde digital?” O projeto objetiva investigar o uso de inovações tecnológicas na área da saúde, como wearables e plataformas multimodais, visando fortalecer a saúde digital no Brasil por meio da melhor adequação ao público brasilieiro das tecnologias ofertadas. A metodologia adotada é a Design Science Research (DSR) e contempla uma revisão sistemática sobre os fatores estudados, estudo de caso sobre adoção tecnológica em saúde digital e experimento objetivando conhecer e ajustar soluções tecnológicas à realidade estudada. O projeto permite e estimula a multidisciplinaridade, integrando a Administração com Ciência da Computação, Saúde Pública e Linguística. O projeto tem o potencial de impactar na geração de políticas públicas para o desenvolvimento de tecnologias mais alinhadas com a cultura e necessidades brasileiras.
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • 04/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Mônica Leila Portela de Santana

Ciências da Saúde

Nutrição
  • instrumentos e estratégias de rastreio de transtornos alimentares entre usuários da atenção primária de saúde: uma revisão de escopo seguida de uma revisão sistemática de acurácia de diagnóstico.
  • Transtornos alimentares (TA) são condições mentais caracterizadas por comportamento alimentar disfuncional que prejudicam o funcionamento psicossocial e físico e são frequentes na adolescência e mulheres jovens. Com o retardo no diagnóstico, a sintomatologia pode prolongar intenso sofrimento psíquico e imprimir risco de morbidade e mortalidade. Sugere-se existir subnotificação da doença, mas a taxa de suicídio é cerca de 26%, com incremento considerável nos últimos anos. O diagnóstico é difícil devido a vários comportamentos disfuncionais serem socialmente aceitos, daí a importância do rastreio ser realizado por equipes multidisciplinares e com ferramentas validadas. Assim, destaca-se a APS como potencial espaço de assumir no território o rastreio de pessoas com risco de TA, visto que sua rotina inclui o monitoramento de indicadores antropométricos e consumo alimentar. Significativas oscilações de peso e/ou adoção de comportamentos de risco em potencial seriam possíveis de identificar, favorecendo encaminhamento oportuno para a atenção especializada. Esta proposta responderá duas questões: “ “Em crianças, adolescentes e adultos, quais instrumentos e estratégias metodológicas para rastreio de TA estão sendo utilizadas na APS?” e adicionalmente “Qual é a acurácia diagnóstica das ferramentas de rastreio de TA comparada com entrevista clínica diagnóstica ou um questionário diagnóstico em adolescentes e adultos usuários da APS?”. A identificação precoce de comportamentos transtornados da alimentação pode diminuir o risco de agravamento da patologia bem como o comprometimento da saúde a longo prazo. Revisão de escopo e sistemática são propostas para auxiliar na compreensão do fenômeno e seguirão as diretrizes do PRISMA e Joanna Briggs Institute para o protocolo e relato das revisões. As etapas serão realizadas por equipe especializada, treinada e em duplicata e usará 10 bases de dados para a pesquisa, garantindo validade e confiabilidade dos resultados.
  • Universidade Federal da Bahia - BA - Brasil
  • 21/12/2022-30/11/2025
Foto de perfil

Mônica Oliveira Batista Oriá

Ciências da Saúde

Enfermagem
  • instituto nacional de ciência e tecnologia em simulação clínica e realidade virtual para formação e pesquisa em enfermagem e saúde (inct-scrv)
  • A simulação clínica propicia vivência de determinada situação o mais próximo da realidade assistencial desenvolvida com base em cenários simulados planejados em diversos níveis de fidelidade sem infringir dano ao paciente. Considerando a fragilidade dos cursos de graduação e pós-graduação dos diferentes cursos da saúde quanto a produção e implantação da simulação clínica, surge a urgência da implantação do Instituto Nacional em Simulação Clínica, Realidade Virtual para formação de profissionais e produção de conhecimento científico e inovador. Objetiva-se criar o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Simulação Clínica e Realidade Virtual para Formação, Pesquisa em Enfermagem e Saúde visando integração interdisciplinar. Consórcio instituído pela Organização Pan Americana de Saúde, Programa de Simulação Clínica da Associação Brasileira de Educação Médica e a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares culminou na produção do Primeiro Curso de Capacitação de Multiplicadores em Simulação Clínica no Brasil com posterior montagem de Núcleos de Simulação das Regionais que objetivou criar rede colaborativa, principalmente no componente estrutural (laboratórios de habilidades e simulação), mostrando assim a plausibilidade de implantar centros para formação e pesquisa em simulação clínica. Para atingir objetivos e metas do Instituto serão realizados estudos metodológicos para desenvolvimento de técnicas educacionais no formato de cenários de simulação clínica. A partir dos estudos metodológicos, métodos e técnicas dos subprojetos sofrerão desdobramentos permitindo a construção de materiais tecnológicos com alto rigor e baseados em evidência que possibilitarão o registro de patentes. Assim, serão desenvolvidos estudos de revisão de escopo, revisão sistemática, transversais quantitativos e qualitativos, desenvolvimento de tecnologias para simulação, adaptação transcultural de instrumentos e ensaios clínicos para testar a eficácia das tecnologias desenvolvidas.
  • Universidade Federal do Ceará - CE - Brasil
  • 22/12/2022-31/12/2027
Foto de perfil

Monica Santos Dahmouche

Outra

Divulgação Científica
  • a voz delas - estudo sistemático de ações de promoção de meninas e mulheres nas ciências exatas, engenharias e computação.
  • Ao longo da última década, temos visto diversas ações afirmativas em torno das questões de gênero que afetam a vida de meninas e mulheres na ciências exatas. No Brasil, o desenvolvimento de políticas públicas com esse fim teve início em 2013 pelo CNPq, seguido por outras instituições. Esta proposta se apoia em iniciativas desenvolvidas no RJ, que têm em comum a promoção da participação de meninas em STEM por meio de diversas ações de Educação e Divulgação Científica. Propõe-se um estudo sistemático focado em tais iniciativas e que, ao fim ofereça um retorno dessas ações como referência para implementações de caráter amplo e contínuo. As participantes da pesquisa são as estudantes da Educação Básica egressas de dez projetos que integram a Rede Mulheres em STEM do RJ. Pretende-se investigar como os projetos interferiram nos vieses de autoeficácia e autosseleção das meninas e que caminhos trilharam quanto às escolhas profissionais. A pesquisa contemplará também as professoras participantes dos projetos, a fim de identificar possíveis influências que eles tenham exercido sobre elas e em suas práticas pedagógicas. As universitárias, bolsistas de IC, também serão investigadas quanto à influência dos projetos em suas vidas pessoais e profissionais. Embora, a literatura possua diversos artigos sobre projetos frutos das políticas públicas do CNPq, eles não exploram o papel das professoras da educação básica e da universitárias em seu desenvolvimento. Por meio de questionários, entrevistas e grupos focais pretendemos investigar a influência dos projetos na vida das participantes, no contexto pessoal e profissional. Espera-se que a pesquisa, 10 anos após a primeira chamada, possa contribuir para a composição de ações de políticas públicas que, de forma abrangente e contínua, incentivem as jovens a optarem por carreiras em exatas com vistas a termos um mercado de trabalho mais diverso, com equidade de gênero nas mais diversas manifestações interseccionais e plurais.
  • Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ - RJ - Brasil
  • 02/12/2023-31/12/2026