Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Marcelo Moura Mello

Ciências Humanas

Antropologia
  • rede sul-sul de investigação sobre a memória da áfrica, da escravidão e da plantação no caribe e na américa do sul
  • Este projeto visa consolidar uma rede de pesquisa e cooperação técnica em torno da memória da África e dos legados e sobrevidas da escravidão e do regime da plantação (plantation) no Caribe e na América do Sul. Promovendo parcerias entre instituições universitárias, museus e centros de estudos localizados no Brasil, na Costa Rica e em Cuba, o projeto reúne investigadores(as) de diversas áreas de conhecimento, cujas pesquisas abrangem, além dos países já mencionados, a Guiana (antiga Guiana Britânica), a Guiana Francesa, Porto Rico, a República Dominicana, o Haiti e a Jamaica. A pesquisa se concentrará em três grandes eixos: 1) pesquisar, conservar, e formar – com base na experiência acumulada pelo Museu Afro-Digital da Memória Africana e Afro-Brasileira – acervos relativos a práticas culturais e linguísticas de matriz africana, abrangendo desde registros visuais, imagéticos e sonoros até documentos depositados em arquivos históricos e centros de memória; 2) investigar as transformações históricas do regime escravista em territórios caribenhos e sul-americanos, enfocando-se as reconfigurações de hierarquias raciais e de trabalho decorrentes das transformações do sistema de plantação, especialmente entre a segunda metade do século XIX e a primeira metade do século XX; 3) conduzir pesquisas etnográficas acerca de práticas nas quais as experiências ligadas à escravidão ganham destaque, seja entre coletivos artísticos, seja entre instituições comunitárias ou oficiais, bem como junto a movimentos sociais contemporâneos cujas pautas políticas gravitam em torno de demandas por reparação.
  • Universidade Federal da Bahia - BA - Brasil
  • Sat Jan 13 00:00:00 BRT 2024-Tue Nov 30 00:00:00 BRT 2027
Foto de perfil

Marcelo Moura Mello

Ciências Humanas

Antropologia
  • às margens e em torno das plantações: pensando a partir do caribe
  • Enquanto instituição, a plantação (plantation) promoveu nova organização social e espacial em áreas colonizadas por meio de conquista territorial, controle coercivo de mão de obra, extermínio de formas de vida, centralização de modos de produção e simplificação das paisagens. No Caribe, primeiro palco do colonialismo europeu, a plantação governou não apenas a produção agrícola, mas também a sociedade como um todo, ditando os ritmos da vida e produzindo novos arranjos ecológicos. Se, de um lado, a plantação e suas formas coercivas de trabalho, como a escravidão e o regime de trabalho sob contrato, racializaram não-europeus e colocaram em marcha transformações ecológicas duradouras, de outro, diversos coletivos humanos lograram estabelecer enclaves territoriais e vitais às margens das plantações, tais como roçados, terrenos de criação, espaços sagrados e congregações religiosas. Por meio de pesquisa etnográfica em distintas sociedades caribenhas e análise de obras e acervos de pesquisadores(as) que realizaram investigações em áreas de plantações no Caribe, este projeto objetiva perscrutar os modos pelos quais coletivos forjam (e forjaram) modos de vida às margens de projetos coloniais. Para tanto, pesquisas que dão prosseguimento, e alargam, investigações etnográficas realizadas nos últimos anos por cientistas brasileiras(as), conjugadas ao exame de referenciais bibliográficos e de acervos, examinarão os modos pelos quais a formação de enclaves territoriais e vitais, de relativa autonomia, desperta sentimentos comunais, fundamenta reivindicações de soberania territorial, espacializa atos de sobrevivência, gera ligações emocionais, memorializa ancestrais na terra e cria alianças multiespécies por meio do cultivo relações com uma multitude de seres, humanos e outros-que-humanos.
  • Universidade Federal da Bahia - BA - Brasil
  • Wed Dec 13 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Marcelo Navarro

Ciências Exatas e da Terra

Química
  • eletrossíntese de nanocristais semicondutores e suas aplicações na fotocatálise e química forense
  • A eletrólise é uma metodologia de síntese centenária [1] que pode ser aplicada na preparação de compostos orgânicos [2,3] e inorgânicos [4]. Na vanguarda do desenvolvimento de procedimentos mais limpos e evolução da química verde, a eletrossíntese tem sido reconhecida como uma metodologia promissora, pois atende a 9 dos 12 requisitos da química verde [5,6]. O método eletroquímico oferece vantagens para a síntese de pontos quânticos (PQs) de cádmio altamente luminescentes, onde ânions de S2-, Se2- e Te2- são gerados eletroquimicamente. Diferentes células eletroquímicas foram testadas [7-11], onde a célula de cavidade mostrou um maior controle de nucleação das nanopartículas. Tendo como base a experiência do nosso grupo de pesquisa na eletrossíntese e aplicação de PQs, neste projeto de pesquisa serão realizadas eletrossínteses de PQs binários (CdTe [9], ZnS [12], ZnSe [12], etc) e ternários (AgInS[13], CuInSe [14], etc) e estudo das suas aplicações em duas áreas muito estudadas atualmente: a fotocatálise de reações orgânicas e a química forense. Os avanços na fotocatálise podem levar a metodologias mais simples, reprodutíveis, de alto rendimento e baixo custo [15-17]. PQs podem atuar como catalisadores fotoredox de reações bem conhecidas como reação de acoplamento de Suzuki[18] e oxidação de álcoois[19], entre outras. Neste projeto de pesquisa serão estudadas reações de homo e heteroacoplamento entre compostos halogenados, alcenos e alcinos (redução) com compostos sulfinatos e sais de ácidos carboxílicos (oxidação). Em outra aplicação dos PQs, as impressões digitais latentes são evidências poderosas na ciência forense [20,21]. Em um estudo recente [22,23], nosso grupo aplicou PQs suportados em sílica para revelação de impressões digitais em diferentes superfícies não porosas com sucesso, através do método de pulverização. Este estudo será continuado com o uso de PQs suportados em sílica e outros materiais, para melhoria de suas propriedades de luminescência e adesão.
  • Universidade Federal de Pernambuco - PE - Brasil
  • Sun Dec 03 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Marcelo Papoti

Ciências da Saúde

Educação Física
  • efeitos da hipóxia intermitente de recuperação e do polimento sobre adaptações hematológicas, metabólicas, autonômicas e desempenho de nadadores
  • A hipóxia tem sido utilizada como um estímulo adicional ao treinamento. No entanto, parece que a superioridade do treinamento em hipóxia é observada somente quando as intensidades absolutas das sessões são preservadas, desse modo, o objetivo do presente projeto será investigar os efeitos do treinamento associado a diferentes modelos de exposição à hipóxia, seguido de um período de polimento, sobre adaptações hematológicas, metabólicas, autonômicas, mecânicas e o desempenho de nadadores. A presente investigação será realizada em fase aguda e crônica. Durante a fase aguda os nadadores realizarão, três séries compostas por 10 esforços de 50m nado livre, separado por 4 min de intervalo nas condições de hipóxia (HIP), normóxia (NOR) e de hipóxia, somente durante as recuperações inter-esforço (H-IE). Antes e após os esforços, serão registradas a variabilidade da frequência cardíaca (VCF), saturação sanguínea oxigênio e concentrações sanguíneas de lactato, antes (pré) e após (pós). A fase crônica, será composta por cinco semanas de treinamento e duas semanas de polimento, e os nadadores serão divididos em grupos HIP (GHIP, n=10), NOR (GNOR, n=10 ) e GH-IE (GH-IE, n=10). Os testes terão duração de três dias e serão realizados pré e pós o treinamento e após o polimento. No 1º dia os nadadores realizarão o DEXA para estimativa da composição corporal, VFC, coletas de amostras sanguíneas, para determinação dos parâmetros hematológicos, teste incremental em nado livre, ainda realizarão um teste máximo de 30s em nado atado. No 2º dia realizarão esforços máximos de 50m e 400m, enquanto que no 3º dia, serão realizados esforços máximos de 100m e 800m. A comparação dos efeitos das diferentes combinações de treinamento associado a hipóxia, pré e pós treinamento e após o polimento, serão realizadas por meio da análise de variância ANOVA Two-way, seguida do post hoc de Tukey. com o nível de significância fixado em p < 0,05.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • Mon Dec 04 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Marcelo Reginato

Ciências Biológicas

Botânica
  • descrevendo e iluminando a história evolutiva e paisagens adaptativas de linhagens negligenciadas dos campos sulinos e biomas relacionados
  • O Brasil ocupa uma posição de destaque por ser detentor da maior biodiversidade mundial, e toda a atenção é voltada para as florestas, em especial a floresta Amazônica. No entanto, formações campestres apresentam enorme biodiversidade e importância socioambiental, mas pouco se dá atenção para os Biomas representados por este tipo de formação. Compreender os mecanismos e processos que influenciam a diversificação e os padrões de distribuição das espécies são questões centrais em biologia, seja em estudos focados em clados ou em montagem de biotas, como os Campos Sulinos. Estudos filogenéticos associados a dados fenotípicos e ecológicos podem responder perguntas específicas e testar hipóteses macroevolutivas, nos permitindo entender a origem, distribuição e evolução de características funcionais e montagem da flora e funga dos Campos Sulinos e biomas relacionados. Linhagens específicas podem ser influenciadas por fatores biológicos, históricos e geográficos, os quais impactam diretamente sua história evolutiva. Novidades morfológicas e interações biológicas (e.g., polinização) podem ser cruciais na diversificação de algumas linhagens, enquanto que o dinamismo geológico, mudanças climáticas e a ocupação de novos nichos podem ter influenciado mais em outras. O entendimento sobre a montagem dos Campos Sulinos, bem como particularidades evolutivas das inúmeras linhagens que os formam, inexoravelmente necessita de uma melhor amostragem filogenética de suas espécies, assim como a geração e integração de dados relevantes de sua biota. Esta proposta tem um caráter multidisciplinar e compreende diversos grupos taxonômicos onde estudos filogenéticos e fenotípicos serão integrados a dados de distribuição geográfica, nicho climático, citogenéticos, biologia reprodutiva, polinização e dispersão preenchendo uma grande lacuna de conhecimento básico (taxonomia, citogenética, polinização) e sobre processos evolutivos nos Campos Sulinos.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • Mon Dec 04 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Marcelo Rodrigues dos Anjos

Ciências Biológicas

Ecologia
  • banzeiro da educação
  • A região Norte apresenta o menor índice de escolaridade do país. Dados apontam que 44,1% das pessoas com mais de 14 anos não concluíram o ensino fundamental. A Amazônia Legal também apresenta baixas taxas de escolarização no ensino superior (31,7%), o que representa mais uma forma em que a trajetória educacional dos jovens é encurtada, especialmente quando comparada ao resto do país (em que a taxa de escolarização bruta é de 40,3%). Além da baixa tendência de se cursar esta etapa, os jovens na região têm baixa probabilidade de se formar. Esses dados nos levam a refletir sobre a importância de tornar as informações acadêmico científicas mais acessíveis, em especial ao se considerar o contexto de conservação da biodiversidade. Dessa forma a proposta visa valorizar o capital social através de ações que preconizem os eixos temáticos de inventários, coleções biológicas e educação ambiental, com a finalidade de desmistificar conceitos e conhecimentos acerca da conservação, desenvolvimento socioambiental e gestão de recursos naturais, a fim de empoderar os atores e/ou populações tradicionais residentes na sub-bacia do médio rio Madeira para uma participação efetiva e qualificada nos espaços coletivos de tomada de decisões.
  • Universidade Federal do Amazonas - AM - Brasil
  • Tue Dec 13 00:00:00 BRT 2022-Wed Dec 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Marcelo Rodrigues dos Anjos

Ciências Biológicas

Ecologia
  • bacias - banco de assessoramento e controle integrado de águas superficiais
  • Vide projeto anexo
  • Universidade Federal do Amazonas - AM - Brasil
  • Fri Dec 23 00:00:00 BRT 2022-Mon Nov 30 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Marcelo Rodrigues Mendonça

Ciências Humanas

Geografia
  • terra, água e subsolo: expansão territorial do agrohidronegócio e da mineração e os efeitos no trabalho e no ambiente no século xxi nas áreas de cerrado - brasil
  • O processo de acumulação e expansão das corporações capitalistas é intensificado pela reinvenção ininterrupta dos processos produtivos que se espacializam nas mais diversas áreas, grafando novas/velhas organizações territoriais, hegemonizadas pelo capital agroindustrial, mineroquímico e financeiro mundializados. Essa hegemonia demanda lógicas de produção e consumo que visam manter as condições de produção e reprodução, com base na exploração da força de trabalho e na apropriação de mais-valia, ocasionando a expropriação de milhões de pessoas do acesso às condições mínimas de Existência, sobretudo, da terra e da água. Mas, as suas faces são compostas por especificidades que expressam características particulares e diferenciadas. Estas diferenças exigem diversas estratégias dessas corporações para garantir a lógica de reprodução, ao mesmo tempo em que, exigem a reestruturação do trabalho para a reprodução social. Assim, considera-se que é por dentro das disputas territoriais, das relações sociais que é possível a compreensão das diversas frações de classe e verificar as (Re)Existências e os efeitos no trabalho e no meio ambiente. Neste sentido, a centralidade da pesquisa é compreender a dinâmica territorial do agrohidronegócio e da mineração decorrentes da apropriação da terra, água e subsolo e os efeitos no trabalho e no ambiente no Cerrado brasileiro. Para isso é fundamental uma abordagem integrada e a elaboração de procedimentos metodológicos, didaticamente, divididos em três etapas: pesquisa teórica; pesquisa documental; pesquisa de campo; numa perspectiva analítica quantitativa e qualitativa. Portanto, compreender a expansão do agrohidronegócio e da mineração nas áreas de Cerrado, desvelar os seus efeitos, identificando as ações de (Re)Existência construídas pela classe trabalhadora permite construir uma cartografia dos conflitos pela terra, pela água e pelo subsolo nas áreas pesquisadas.
  • Universidade Federal de Goiás - GO - Brasil
  • Wed Dec 13 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Marcelo Santana Silva

Ciências Humanas

Geografia
  • avaliação de indicadores de sustentabilidade pós-selo de indicações geográficas no estado da bahia sob a égide dos objetivos do desenvolvimento sustentável (ods)
  • A Indicação Geográfica (IG) é um ativo de propriedade industrial que está normatizada pela Lei nº 9.279/96, através de seus artigos 176 a 182 e compreende as seguintes modalidades: Indicação de Procedência (IP) e Denominação de Origem (DO). Até o final de setembro de 2022 o Brasil tinha apenas 93 indicações geográficas. O contexto no qual se vincula uma Indicação Geográfica parte da compreensão de que efetivamente este reconhecimento visa melhorar o potencial do produto e da região delimitada, promovendo o desenvolvimento territorial sustentável. São quatro selos de IGs reconhecidos pelo INPI no estado da Bahia, que são: Vale do Submédio São Francisco (produto manga e uva), Microrregião de Abaíra (produto cachaça), Sul da Bahia (produto cacau) e Oeste da Bahia (produto café). Após uma prospecção tecnológica detalhada foi diagnosticado a carência de avaliação da sustentabilidade Pós-IG no Brasil e ainda a inexistência de avaliações das IGS do Estado da Bahia. Esta avaliação de impactos da IG será realizada em convergência com 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) pautados na Agenda 2030 e com o intuito de atrelar o seu direcionamento com as políticas vinculadas ao desenvolvimento territorial, na perspectiva da sustentabilidade. Neste contexto, o presente estudo apresenta como problemática a seguinte pergunta: As Indicação Geográficas concedidas no Estado da Bahia tem ocasionado impactos no desenvolvimento do território à luz dos ODS? Será realizada uma adaptação da Metodologia de Avaliação de Impactos Econômicos, Sociais e Ambientais para Indicações Geográficas já validada pela Embrapa Uva e Vinho. Esses impactos serão avaliados e validados com a pesquisa de campo, realizada com os produtores, os seus substitutos processuais, diversos stakeholders que integram a cadeia produtiva, demonstrando a correlação entre a IG e os ODS, associados a questões de sustentabilidade da região delimitada.
  • Instituto Federal da Bahia - BA - Brasil
  • Fri Dec 16 00:00:00 BRT 2022-Sat Feb 28 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Marcelo Santos de Abreu

Ciências Humanas

História
  • ensinar e aprender histórias afro-brasileiras: escolas, museus e patrimônios em ouro preto e mariana (2003 a 2023)
  • Ensinar e aprender histórias afro-brasileiras nas escolas, museus e nas praticas do patrimônio material e imaterial é parte da democratização da cultura de história brasileira. Um processo que se confunde com o processo de redemocratização desde fins dos anos 1970, mas que ganha intensidade a partir de 2003. A pesquisa procura pensar e descrever como esse três âmbitos da cultura de história – escolas, museus e patrimônio – condicionam as possibilidades de representação da história afro-brasileira e sua apropriação por seus públicos. Nosso estudo pretende pensar esses aspectos relacionando-os a um território – os municípios de Mariana e Ouro Preto, onde cerca de 70% da população se identifica como preta e parda – e às práticas de memória e da história que se realizam dentro e fora das instituições escolares e de memória, envolvendo também os movimentos culturais negros. Nesse sentido, consideramos os seguintes problemas de pesquisa: 1) como cada espaço da cultura de história elabora a afirmação e reconhecimento de perspectivas afro-brasileiras sobre o passado e a história? 2) como tal elaboração se realiza no entrelaçamento entre esses espaços de criação da história? 3) como os estudos de caso (em escolas, museus e com praticas patrimoniais) nas duas cidades permitem perceber as articulações entre o local e o nacional na criação de perspectivas históricas que redefinem as narrativas históricas hegemônicas acerca das identidades local, regional e nacional?; 4) finalmente, como os estudos de caso revelam a variedade dos sujeitos sociais e linguagens envolvidos na produção da história? A pesquisa tem por marcos temporais a instauração das leis que preconizam o ensino de história e cultura afro-brasileira e o momento presente quando o debate sobre o racismo brasileiro e a agência histórica dos afro-descendentes ganharam maior visibilidade na arena política.
  • Universidade Federal de Ouro Preto - MG - Brasil
  • Thu Feb 29 00:00:00 BRT 2024-Sun Feb 28 00:00:00 BRT 2027
Foto de perfil

Marcelo Seido Nagano

Engenharias

Engenharia de Produção
  • soluções para o problema de faturamento e picking em sistemas picker-to-parts
  • A otimização dos processos de picking é o objetivo mais promissor à eficácia dos Armazéns (WAs). Porém, a maioria dos Picking Optimization Models (POMs) existentes negligenciam muitas questões práticas importantes e demonstram inépcia à dinâmica dos atuais WAs. Uma proposta de formular e integrar POMs mais aptos a realidade foi desenvolvida pelo proponente deste Projeto de Pesquisa. Estes POMs obtêm soluções otimizadas para dois problemas interdependentes e de diferentes áreas intitulados de Optimized Billing Sequencing (OBS) e Optimized Picking Sequence (OPS). A problemática do OBS está em maximizar o faturamento e o OPS visa minimizar o tempo e o custo total de picking de um típico WA com sistema picking-to-parts de low level e complexidade NP-hard. A modelagem de integração do OBS/OPS utilizando Genetic Algorithms e Iterative Greedy Algorithm é inovadora e lida com dilemas práticos até então não considerados por nenhum POM. É fundamentado nestes gaps que este Projeto de Pesquisa tem como objetivo aperfeiçoar e desenvolver extensões aos POMs propostos ao OBS/OPS. A motivação para tais extensões advém do potencial das pesquisas do proponente já publicadas em revistas de alto impacto e da tendência dos pesquisadores de âmbito internacional pela busca por melhores POMs. Além disso, irá prover novos paradigmas de otimização e/ou hibridizações atreladas à heurísticas construtivas com funções objetivos mais rápidas de calcular e mais flexíveis aos OBS/OPS. As principais contribuições estão em possibilitar aos gestores tomar decisões mais consistentes frente aos principais gaps e trade-offs entre o nível de serviço aos clientes e a produtividade dos WAs. Este Projeto de Pesquisa tem expertise para aplicações em WAs reais por meio da parceria entre a Escola de Engenharia São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC-USP), Universidade de Araraquara (UNIARA), Université de Lorraine (França) e a Universidad Católica del Norte (Chile).
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • Mon Jan 15 00:00:00 BRT 2024-Sun Jan 31 00:00:00 BRT 2027
Foto de perfil

Marcelo Silva Medeiros Júnior

Engenharias

Engenharia Civil
  • desenvolvimento de compósitos geopolímericos e modelagem computacional de fratura através do método do campo de fase
  • Geopolímeros são uma nova classe de compósitos cimentícios formados pela reação química entre aluminossilicatos e uma solução ativadora alcalina. A produção de geopolímeros não requer altas temperaturas, resultando em uma drástica redução no consumo de energia e uma consequente diminuição de até 80% na emissão de CO2. Os geopolímeros também apresentam excelentes propriedades termomecânicas e resistência química, apresentando maior durabilidade e resistência ao ataque de cloretos e sulfatos. Todavia, seu comportamento constitutivo, e suas propriedades fundamentais, especialmente tenacidade e energia de fratura ainda não são devidamente conhecidas. A modelagem computacional, se apresenta como a ferramenta preferencial na obtenção do comportamento termomecânico do material durante a iniciação e propagação do dano e das fissuras. Entretanto, a modelagem da não linearidade física do material apresenta diversos desafios. Um dos mais significativos é a representação adequada da complexa interação entre a trinca e as fases do material, incluindo a iniciação, crescimento e ramificação de trincas. Outro problema comum é a dificuldade de convergência devido à singularidade causada pela formação da trinca. A modelagem de campo de fase, é uma técnica computacional que representa a evolução da superfície de fratura usando uma interface difusa. Esta técnica recém desenvolvida ganhou popularidade nos últimos anos por conseguir modelar satisfatoriamente, fraturas em vários materiais, frágeis e quase-frágeis, como geopolímeros. A modelagem por campo de fase utiliza uma abordagem de dano contínuo que captura a evolução da superfície de fratura sem rastrear explicitamente fissuras individuais. Isso torna esta metodologia particularmente adequada na captura de padrões complexos de fissuras, sem os problemas de convergência e dependência de malha. Este trabalho propõe o desenvolvimento e caracterização de geopolímeros e sua modelagem computacional utilizando o método do campo de fase.
  • Universidade Federal do Ceará - CE - Brasil
  • Mon Dec 04 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Marcelo Tabarelli

Ciências Biológicas

Ecologia
  • perturbações antrópicas e as respostas das florestas tropicais em diferentes níveis de organização ecológica
  • De forma sucinta, esta proposta objetiva entender: (1) as respostas das florestas tropicais à diferentes tipos de perturbação antrópica (fogo, agricultura de subsistência, extração de produtos florestais entre outros) nos níveis de população, comunidade e ecossistema, tendo plantas lenhosas, a Caatinga e a floresta Amazônica, como alvos principais, (2) como respostas afetam a capacidade destas florestas no que se refere à provisão de serviços ecossistêmicos em diferentes escalas espaciais, e (3) de que forma podemos integrar as florestas tropicais às paisagens antrópicas e explorar seus recursos de forma sustentável, diminuindo a vulnerabilidade de arranjos socioecológicos às mudanças globais. Para alcançar estes objetivos, a proposta está dividida em três módulos operacionais: (1) respostas populacionais e alterações em relações planta-animal, (2) respostas no nível de comunidade e de ecossistema e (3) revisões/sínteses. Esta proposta ambiciosa está ancorada em uma rede de 6 pesquisadores seniores (sendo cinco PQs-CNPq, três nivel 1), seus colaboradores internacionais (México, Alemanha e Inglaterra) e um conjunto de discentes (IC, Ms, Dr) e posdocs, os quais estão vinculados a cinco PPGs na região Norte-Nordeste (UFPE e Museu Paraense Emilio Goeldi). A proposta contém 36 subprojetos, 20 deles já em andamento, como parte de teses/dissertações. Entre os produtos estão a: (1) publicação de, pelo menos, 40 artigos científicos em revistas de boa circulação internacional nas áreas de ecologia, biologia da conservação e sustentabilidade, (2) a formação de duas dúzias de profissionais na área de ecologia e biologia da conservação (mestres, doutores), (3) ampliação de parceiras cientificas, consolidação de grupos de pesquisa e evolução de PPGs, e (4) a disseminação e transferência dos achados científicos através de vários instrumentos, com atenção especial às politicas públicas. Desta forma, esta proposta preenche todos os requisitos e ambições desta chamada do CNPq.
  • Universidade Federal de Pernambuco - PE - Brasil
  • Tue Dec 05 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Marcelo Vieira da Silva Filho

Engenharias

Engenharia Sanitária
  • processos ambientais da deposição atmosférica no sul de minas gerais:aspectos químicos, físicos e microbiológicos
  • A remoção de poluentes atmosféricos via deposição seca (na fase particulada) e úmida (fase aquosa) atua de forma substancial nos mecanismos de transferência entre reservatórios naturais, afetando os ciclos biogeoquímicos. Estudos de deposição atmosférica realizados no Brasil advêm de iniciativas particulares em regiões específicas para períodos restritos, o que compromete a análise sistêmica dos processos atmosféricos causadores das variações na composição química de águas de chuvas e do material particulado. Nenhuma estação de monitoramento encontra-se nas mesorregiões de Campos das Vertentes e Sul/Sudoeste de MG, as quais somam 182 municípios e totalizam mais de 3 milhões de habitantes. Nesse ensejo, essa proposta apresenta a expansão e maior integração do monitoramento da deposição atmosférica com avaliações físicas, químicas e biológicas de uma rede de monitoramento iniciada em março de 2023. Os procedimentos de coleta da deposição atmosférica obedecem às recomendações da "Global Atmosphere Watch - World Meteorological Organization” tanto para o condicionamento, quanto análise das propriedades físicas e químicas das amostras de deposição atmosférica. Propõe-se ampliar amostragens por meio de um protótipo de coletor do tipo "wet-only", o qual permitirá análises microbiológicas (bioaerossóis) das amostras. Esse projeto de pesquisa visa responder: “qual o impacto da poluição atmosférica em regiões com características rurais?”. A obtenção dessas informações de maneira operacionalizada a partir da rede de monitoramento mostram-se relevantes, na medida em que permitirá caracterizar os potenciais impactos ambientais do aporte atmosférico (critical loadings) em corpo d’água e de potenciais micro-organismos patogênicos e/ou suas funções no ciclo de remoção de poluentes atmosféricos. Quanto à inovação ressalta-se a classificação de bioaerossóis na deposição atmosférica, bem como a carência de pesquisa nessa área na última década.
  • Universidade Federal de Lavras - MG - Brasil
  • Tue Jan 16 00:00:00 BRT 2024-Sun Jan 31 00:00:00 BRT 2027
Foto de perfil

Marcelo Vinícius do Carmo e Sá

Ciências Agrárias

Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca
  • relevância da taxa de dissolução do hidróxido de cálcio, em águas salinas, e do grau de resiliência química de soluções aquosas, tamponadas com diferentes compostos alcalinizantes, no manejo da alcalinidade da água e desempenho zootécnico de juvenis de ca
  • Calcário agrícola é o produto comercial mais utilizado na calagem de tanques de aquicultura. Entretanto, quando a alcalinidade total da água é igual ou maior que 80 mg/L, e a salinidade da água igual ou maior que 3 g/L, situação comumente encontrada em viveiros de camarão marinho, a calagem da água com a utilização do calcário agrícola não é bem-sucedida. Nessas águas, o calcário agrícola, cujo principal constituinte é o carbonato de cálcio, CaCO3, não se dissolve. Contudo, o camarão marinho, Litopenaeus vannamei, espécie criada comercialmente no Brasil, deve ser mantido em águas com alcalinidade iguais ou superiores a 100 mg/L, para que o animal possa se desenvolver plenamente. A solução encontrada pelos produtores de camarão para resolver esse problema, isto é, elevar, de forma eficiente, a alcalinidade de águas salinas e moderadamente alcalinas acima de 100 mg/L, foi a aplicação da cal hidratada à água. O hidróxido de cálcio, Ca(OH)2, da cal hidratada, por ser um composto bem mais solúvel em água que o carbonato de cálcio, é capaz de promover a alcalinização de águas salinas para níveis tão altos como 150 – 200 mg/L. Nessa questão, entretanto, ainda existem alguns aspectos que precisam ser esclarecidos pela ciência para que se possa utilizar, racionalmente, a cal hidratada na carcinicultura marinha. Uma desses aspectos diz respeito à interação entre o Ca(OH)2 e a salinidade da água. O presente projeto de pesquisa tem por objetivo determinar, em testes laboratoriais controlados, a taxa de dissolução do hidróxido de cálcio, em águas de diferentes salinidades; o grau de resiliência química de soluções aquosas, tamponadas com diferentes compostos alcalinizantes, à acidificação artificial; e o desempenho zootécnico de juvenis de L. vannamei, cultivados em água oligohalina submetida a diferentes programas de calagem, discutindo a relevância dessas questões para o manejo da cal hidratada na carcinicultura marinha. Na primeira fase do trabalho, água do mar será misturad
  • Universidade Federal do Ceará - CE - Brasil
  • Sat Dec 02 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Márcia Aparecida Ferreira de Oliveira

Ciências da Saúde

Enfermagem
  • análise de custo-efetividade do acolhimento noturno em centros de atenção psicossocial infantojuvenis tipo iii e da internação hospitalar
  • Somente nos anos 2000 começam as discussões sobre a saúde mental infantojuvenil e torna-se imprescindível que estudos nessa área norteiem as melhores formas de cuidado para usuários, familiares e comunidade. A avaliação econômica em saúde busca analisar diferentes alternativas de cuidado para determinadas situações de saúde e assim, auxilia na escolha dos tomadores de decisão sobre alocação de recursos. Atualmente, os Centros de Atenção Psicossocial Infantojuvenil são os articuladores da rede de cuidado da saúde mental infantojuvenil, porém crianças e adolescentes com transtornos mentais também podem ser acompanhados em outros serviços da rede de atenção primária de saúde, ambulatórios e hospitais a depender da composição da rede de serviços do território em que vivem. Considerando os momentos de crise, as principais alternativas de cuidado são o acolhimento noturno em CAPSij tipo III e internação hospitalar. Busca-se, então, avaliar neste estudo qual das alternativas é mais custo-efetiva no cuidado em saúde mental infantojuvenil. Serão realizadas coletas de método quantitativo e de método qualitativo a fim de criar cifra de custos, considerando os gastos e custos do tratamento, assim como a efetividade de cada estratégia a partir da contribuição de especialistas, usuários e familiares. Ao final, serão apresentados análise estatística e cálculos sobre o custo-efetividade do acolhimento noturno em CAPSij III e da internação hospitalar, fornecendo, assim, dados para auxiliar na tomada de decisão para alocamento de recursos.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • Mon Dec 05 00:00:00 BRT 2022-Wed Dec 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Marcia Aparecida Gobbi

Ciências Humanas

Educação
  • no urbano: desigualdades sociais, disputas territoriais, deslocamentos e a relação com cuidados e educação vividas por mulheres e crianças
  • Este projeto de pesquisa tem como objetivo geral compreender os processos sociais que sucedem nos contextos de luta por habitação e os sentidos do mundo que ali são elaborados pelos moradores e moradoras crianças desde bebês e mulheres. Propomos um recorte espacial que visa a compreensão de amplo espectro de diferentes formas de lutas e produção de relações abrangendo regiões centrais e periféricas das cidades de São Paulo, Maceió, Campo Grande, Aquidauana, Vitória, Rio de Janeiro, Maricá, cidades paulistas, no Brasil, região periférica de Bogotá e Buenos Aires. Crianças e mulheres compõem grupos ainda pouco pesquisados quando o assunto é o cotidiano em/de luta e a produção da habitação e articulações possíveis com a construção de processos educacionais e outras para a formação de práticas para uma sociedade democrática e não desigual. Ancora-se em pesquisas já realizadas pela proponente e membros da equipe para levantar a hipótese da existência de modos peculiares de cuidado e educação não escolar entre crianças e adultas, mães e avós majoritariamente. Ao observar tais relações nos aproximamos de práticas do comum (DARDOT; LAVAL 2017) e das concepções sobre o capitalismo em que exploração capitalista é coadunada com formas subjetivas de produção de sentidos (FRASER;JAEGGI,2020). Serão feitas pesquisas etnográficas nos diferentes campos de pesquisa em que utilizaremos oficinas práticas com as crianças e mulheres com a utilização de fotografias, desenhos e produção de pequenos vídeos, entrevistas com adultas, observações no campo. Na finalização, como marco físico do processo de construção da pesquisa, será realizada uma exposição de caráter itinerante com as fotografias e vídeos produzidos por todas as participantes de modo a socializar o entendimento produzido, divulgar os dados e contribuir para formação de pensamentos e produções teóricas sobre infância e mulheres em contextos de luta por moradia e relações com processos educacionais.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • Fri Feb 02 00:00:00 BRT 2024-Sun Feb 28 00:00:00 BRT 2027
Foto de perfil

Marcia Barbosa Henriques Mantelli

Engenharias

Engenharia Mecânica
  • dispositivos bifásicos planos para o gerenciamento térmico de eletrônicos
  • A elevada capacidade de processamento de componentes eletrônicos tem provocado o aumento de suas temperaturas de operação, que é a principal causa de falhas, redução da confiabilidade e diminuição do ciclo de vida de dispositivos móveis, de aviônicos e de eletrônicos em automóveis. Tubos de calor estão entre os sistemas de controle térmico de eletrônicos mais usuais. São dispositivos bifásicos, parcialmente preenchidos por um fluido de trabalho, cuja mudança de fase transporta calor passivamente, com elevada eficiência. Para atender as demandas de portabilidade da maioria dos equipamentos eletrônicos, os tubos de calor devem ser leves, de pequena espessura, geometria plana e adaptáveis. O Labtucal, coordenado pela Profa. Marcia Mantelli, é capaz de fabricar dispositivos bifásicos planos utilizando a tecnologia de união por difusão, além de testá-los. Por outro lado, a competência técnica dos pesquisadores estrangeiros envolvidos neste projeto é reconhecida mundialmente, especialmente no desenvolvimento de modelos matemáticos e de simulações numéricas dos complexos fenômenos físicos bifásicos que regem a operação de tubos de calor. Além disso, possuem grande experiência no uso de técnicas de medições não convencionais. No presente projeto pretende-se unir a capacidade do Brasil em desenvolver, projetar, fabricar e testar diversas tecnologias de tubos de calor planos com a habilidade dos parceiros internacionais de desenvolver modelos (analíticos e numéricos), criando novas ferramentas para o projeto e otimização. Também, pretende-se desenvolver novas técnicas de tratamento e análise de dados experimentais. Ao final do projeto pretende-se disponibilizar, inclusive para uso industrial/comercial, novas tecnologias de resfriamento de eletrônicos. Por fim, espera-se que as parcerias internacionais sejam cada vez mais consolidadas e que o potencial do Labtucal, com sua infraestrutura única, seja reconhecido à nível mundial, atraindo novos investimentos para o Brasil.
  • Universidade Federal de Santa Catarina - SC - Brasil
  • Wed Dec 27 00:00:00 BRT 2023-Wed Dec 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Marcia Barbosa Henriques Mantelli

Engenharias

Engenharia Mecânica
  • tubos de calor miniaturizados para gerenciamento térmico de eletrônicos, abordo de satélites e espaçonaves
  • O desenvolvimento de equipamentos eletrônicos cada vez mais compactos e de alto desempenho, têm elevado a concentração da geração de calor e, consequentemente, ao aumento na temperatura de operação, que causa suas falhas, redução da confiabilidade e diminuição do ciclo de vida. Tubos de calor miniaturizados utilizam da mudança de fase de um fluido de trabalho para transferir calor passivamente, sem consumo de energia. Para atender as demandas dos eletrônicos espaciais, os tubos de calor devem ser leves, com pequena espessura, geometria plana e adaptável, e capazes de dissipar um concentrado fluxo de calor. Poucos grupos de pesquisa conseguem fabricar estes dispositivos, assim como testá-los em condições reais de operação, como ambientes de microgravidade. A união por difusão tem se apresentado como uma técnica eficiente para a fabricação destes dispositivos de transferência de calor, pois é capaz de produzir peças monolíticas, preservando a microestrutura e propriedades mecânicas do material. O Labtucal, coordenado pela Profa. Marcia Mantelli, é um dos únicos grupos de pesquisa a nível mundial que conta com um forno de união por difusão grande experiência na soldagem de peças planas, sendo capaz de produzir esses dispositivos de transferência de calor. O presente projeto pretende desenvolver tubos de calor planos miniaturizados (espessuras de 0,5 a 2,5 mm), com diferentes configurações, fabricados por meio da união por difusão, adequando-os às restrições da aplicação em componentes eletrônicos de satélites e espaçonaves. Os dispositivos serão investigados teórica e experimentalmente em laboratório e, se possível, em ambiente de microgravidade. Estas configurações serão desenvolvidas e validadas, de forma que se tenha em mãos um amplo conjunto de soluções do manejo térmico de dispositivos de pequeno porte. Por fim, espera-se atingir o reconhecimento do potencial do Labtucal e da tecnologia de união por difusão a nível mundial.
  • Universidade Federal de Santa Catarina - SC - Brasil
  • Tue Dec 06 00:00:00 BRT 2022-Wed Dec 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Marcia Chame

Ciências da Saúde

Saúde Coletiva
  • indicadores e vigilância participativa em saúde única no pantanal: um novo modelo para a prevenção e controle de emergências em zoonoses..
  • O Pantanal brasileiro é composto pelo mosaico de áreas inundáveis e não inundáveis; pastagens, florestas, bosques abertos e áreas temporárias ou habitats aquáticos permanentes com um pulso de inundação sazonal que influencia toda a vida terrestre e aquática dentro de seus limites. A riqueza de sua biodiversidade abrange também parasitas, patógenos e seus hospedeiros em intrincadas relações ecológicas cujo equilíbrio depende da integridade dos três eixos que compõem a saúde única e o sucesso das políticas de saúde regionais e dos sistemas de vigilância que devem considerar essas interações e a participação ativa das comunidades nesse processo. Nesse sentido, a construção de um conjunto de indicadores para a Saúde Única e um modelo de vigilância comunitária pretendidos pela proposta, trazem uma nova perspectiva para a vigilância integrada das dimensões ambiental, animal e da saúde pública, permitindo avaliar suas assimetrias e corrigir rumos do estado de saúde integral, nos territórios e comunidades do Bioma. O conjunto de indicadores e seus aferidores será construído coletivamente, com a participação das comunidades, tomadores de decisão e especialistas, de maneira que as entregas sejam ajustadas simultaneamente para as necessidades locais e das políticas de saúde, atendendo ao SUS. As comunidades se tornarão Núcleos de Vigilância Comunitária da Emergência de Zoonoses no Pantanal, ao mesmo tempo que profissionais de diversos setores vinculados a essas comunidades serão formados para atuação em Saúde Única. A integração de profissionais dos diversos setores de governo tem o propósito de aproximar atores locais da tomada de decisão para novas políticas públicas. A construção do modelo dos Núcleos de Vigilância Comunitária da Emergência de Zoonoses buscará trazer detecção precoce e agilidade para ações integradas de antecipação, oportunidade para jovens e mulheres, e quem sabe redução de conflitos, já que a saúde é um bem de todos.
  • Fundação Oswaldo Cruz - RJ - Brasil
  • Tue Jan 09 00:00:00 BRT 2024-Sun Jan 31 00:00:00 BRT 2027