Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Amélia Cristina Mendes de Magalhães

Ciências da Saúde

Educação Física
  • impacto do treinamento físico e/ou adequação dietética sobre alterações metabólicas e morfofuncionais multi-teciduais em um modelo de envelhecimento e obesidade.
  • Alterações degenerativas metabólicas e morfofuncionais multi-teciduais são inerentes ao processo de envelhecimento natural. No entanto, evidências apontam para seu agravamento e maiores prejuízos à homeostase sistêmica, mediante alterações na adiposidade associadas à combinação entre envelhecimento, sedentarismo e consumo de dieta obesogênica. Dados prévios do nosso grupo já evidenciaram efeitos deletérios desta combinação na homeostase glicêmica, função e morfologia pancreática, mas não se conhece o impacto sobre demais órgãos e tecidos, e a efetividade de medidas terapêuticas não farmacológicas. Considerando a relevância desta temática frente a epidemia de obesidade e aumento da expectativa de vida da população, propõe-se neste projeto a utilização de um modelo animal que mimetize os processos de envelhecimento natural e gênese da obesidade por dieta hipercalórica como base para o estudo das intervenções terapêuticas dietéticas e de treinamento físico. Assim, este estudo tem como objetivo avaliar os efeitos da adequação dietética e da prática regular de exercícios físicos, realizados de forma isolada ou combinada, como estratégias de tratamento das alterações metabólicas e morfofuncionais teciduais determinadas pela associação entre envelhecimento e obesidade. Para tal, serão usados 40 ratos Wistar machos (CEUA-UFBA 079/2020) distribuídos em 5 grupos envelhecidos por 18 meses (n=8/grupo): sedentário; sedentário obeso; sedentário obeso submetido à adequação dietética; sedentário obeso submetidos ao treinamento físico e sedentário obeso submetidos à adequação dietética e treinamento físico. A substituição da dieta hiper por normocalórica e treinamento físico moderado serão realizados nos dois últimos meses do protocolo experimental. Amostras de soro, pâncreas, fígado, rim, tecidos adiposos, músculos e ventrículo cardíaco serão coletadas para análises do perfil metabólico, inflamatório e redox por técnicas histológicas, imunológicas, enzimáticas e moleculares.
  • Universidade Federal da Bahia - BA - Brasil
  • Mon Dec 04 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Amélia Severino Ferreira e Santos

Engenharias

Engenharia de Materiais e Metalúrgica
  • sustentabilidade como solução para o lixo do mar
  • As ações propostas nesse projeto são: conscientização e educação ambiental; fortalecimento da cadeia de reciclagem dos plásticos com ação direta junto às associações de catadores de materiais recicláveis de João Pessoa-PB; desenvolvimento e avaliação de novos nichos de mercado para 3 tipos de resíduos plásticos encontrado nas praias, inclusive o microplástico; avaliação crítica por análise de ciclo de vida (ACV) e economia circular das alternativas reutilizáveis, biodegradáveis e/ou outra classe de material para os 3 produtos plásticos alvos deste projeto, a serem definidos em função da quantidade encontrada no ambiente marinho e do índice de reciclagem dos mesmos; e estudo inédito da estimativa de geração de microplástico ao longo dos anos com base em dados de fotodegradação acelerada em ambiente marinho artificial e dados de mapeamento da fração mássica desses resíduos nas praias urbanas alvo do projeto. A equipe é composta por professores com sólida experiência na área de materiais plásticos, gestão ambiental e tratamento de resíduos, envolvendo membros de 4 instituições brasileiras (UFLA, UFPB, UFRN e SENAI-CIMATEC) e uma instituição dos EUA (USDA). Graças às competências e experiência do grupo, o projeto prevê ações nas 3 linhas temáticas do edital com foco na linha 2 de tratamento e substituição dos plásticos. Todas as ações propostas buscam agregar informações para tomada de decisão com relação à política pública nacional, publicações críticas sobre as alternativas e soluções propostas ao redor do mundo para os resíduos plásticos no mar, pesquisa e divulgação de novos nichos de mercado para os resíduos plásticos, sustentabilidade da inserção sócio-econômica dos catadores no sistema de gestão municipal de resíduos e contribuir para a excelência na educação superior, visando alcançar grande parte dos objetivos do desenvolvimento sustentável (ODS) e da Política Nacional de Combate ao Lixo do Mar (PNCLM).
  • Universidade Federal da Paraíba - PB - Brasil
  • Mon Jan 16 00:00:00 BRT 2023-Sat Jan 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Amilcar Tanuri

Ciências Biológicas

Genética
  • uso de um novo agente para delivery de vacinas de mrna e dna
  • A pandemia da COVID-19 causou um profundo impacto nas redes de saúde, social e econômico. Foram desenvolvidas e administradas na população mundial diferentes vacinas para a contenção de óbitos pela infecção com SARS-CoV-2, agente etiológico da COVID-19, entre elas, as vacinas de mRNA. A estratégia atual para transfecção de mRNA utiliza nanopartículas lipídicas, formulações que necessitam de equipamentos de microfluídica, tornando dispendiosa a fabricação em larga escala. Outra abordagem vacinal de ácidos nucleicos são as vacinas de DNA (plasmídeos de expressão em células eucariotas), contendo um ou mais genes de interesse . Assim como as vacinas de mRNA, as vacinas de DNA são capazes de estimular respostas imunes de amplo espectro, humoral e celular. Entretanto, uma limitação destas vacinas é a baixa eficiência de transfecção em primatas e algumas abordagens têm sido utilizadas para melhorar o seu sistema de "delivery", como inoculações com eletroporação. Logo, estratégias que visam o melhoramento de protocolos de entrega de vacinas de mRNA ou DNA, ou o barateamento da produção dos componentes necessários para a entrega intracelular, são fundamentais. A proteína C de vírus da Dengue (DENV-C) é uma proteína interna na estrutura do vírus, formando o nucleocapsídeo viral. Nosso grupo mostrou que é uma proteína super-carregada que possui capacidade de transfecção, tal qual seus peptídeos derivados. Desta forma, nossa hipótese é que podemos utilizá-los na manufatura de vacinas. A fim de incorporar novas tecnologias de delivery de mRNA e DNA para vacinas de doenças infecciosas e terapias gênicas, idealizamos a utilização da DENV-C ou peptídeos derivados associados ou não a diferentes formulações com lipídio cationizado. Pretendemos utilizar vacinas de mRNA e DNA contendo o gene que codifica a proteína da espícula de SARS-CoV-2 como prova de conceito. Avaliaremos as respostas imunes induzidas e proteção em em camundongos.
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • Thu Dec 08 00:00:00 BRT 2022-Wed Dec 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Amilton Vieira

Ciências da Saúde

Educação Física
  • efetividade do treino excêntrico sobre o desempenho de atletas: investigando o uso de novas tecnologias aplicadas ao treinamento de força.
  • O treino de força (TF) aumenta a força muscular e promove melhorias na saúde física e mental. Atletas se beneficiam do TF pela otimização do desempenho esportivo com menor risco de lesões. O TF com ênfase nas ações excêntricas pode propiciar ganhos de força superiores, e com menor fadiga. Todavia, a sua implementação tem sido inviável com os equipamentos atuais. Diante disso, o principal objetivo da pesquisa é implementar uma nova tecnologia que integra hardware e software para fornecer um estímulo excêntrico adequado. Considerando os resultados de estudos prévios do nosso laboratório, testaremos a hipótese de que o treino excêntrico será mais eficiente (maiores ganhos de desempenho por unidade de trabalho). Para isso, recrutaremos atletas do atletismo, indivíduos que uma mínima melhora no desempenho (~1%) pode ser substancial para o sucesso na carreira (e.g., conquista de medalha). O estudo será conduzido no recém estabelecido Completo de Treinamento de Atletismo da FEF-UnB que recebeu o investimento de 15 mi reforma e ampliação. Os atletas serão alocados em quatro grupos experimentais de forma aleatória (estudo controlado e aleatorizado): (1) treino tradicional, (2) treino excêntrico, (3) treino excêntrico acentuado, e (4) controle. As variáveis dependentes do estudo serão métricas relacionadas à função muscular, com a execução de atividades esportivas (saltos verticais), e o desempenho competitivo (e.g., tempo de prova e parâmetros cinéticos e cinemáticos - força e tempo de contato com o solo na corrida). Será realizada a análise descritiva das variáveis do estudo, aplicando medidas de tendência central e dispersão. A seguir, as modificações nas variáveis dependentes serão comparadas entres os grupos (e.g., ANOVA de modelos mistos com teste post-hoc).
  • Universidade de Brasília - DF - Brasil
  • Wed Dec 06 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Amir Antônio Martins de Oliveira Júnior

Engenharias

Engenharia Aeroespacial
  • medição e análise da estabilidade termo-oxidativa e velocidade de chama laminar de combustíveis sustentáveis para a aviação
  • A estabilidade termo-oxidativa de um combustível é definida como a qualidade do combustível em sofrer ciclos sucessivos de aquecimento e resfriamento sem que haja a precipitação de depósitos sólidos insolúveis e consequentemente, a formação de incrustações nas superfícies das tubulações e orifícios, permitindo a operação normal da aeronave. Os mecanismos que levam à formação desses depósitos não são conhecidos na totalidade, assim como a relação entre a composição do combustível e a correspondente estabilidade térmica não é conhecida em detalhe, especialmente, para SAFs. Analogamente, a relação entre a formulação do combustível e a presença de produtos de degradação nas características de combustão também é um tópico que precisa ser aprofundado. Este projeto prevê a adaptação e ampliação da capacidade do teste de degradação térmica em alto número de Reynolds, que submete o combustível a condições mais próximas às das atuais turbinas aeronáuticas do que o teste padrão JFTOT, além de fornecer informações adicionais. Ainda, prevê a adequação do método de medição de velocidade de chama laminar em reator de volume constante aos combustíveis sustentáveis de aviação. O objetivo é o desenvolvimento de métodos de medição rápidos e que empreguem pequenas quantidades de amostra e criar banco de dados de composições e comportamentos medidos, visando a construção de conhecimento e o estabelecimento de relações gerais. O impacto tecnológico principal previsto para o projeto é reduzir o tempo e custo do desenvolvimento de combustíveis e do correspondente processo de homologação. Finalmente, os equipamentos e metodologias desenvolvidos se tornarão disponíveis para utilização e reprodução em outros laboratórios, incluindo laboratórios industriais.
  • Universidade Federal de Santa Catarina - SC - Brasil
  • Wed Feb 15 00:00:00 BRT 2023-Sun Feb 28 00:00:00 BRT 2027