Projetos de Pesquisa

 

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Maria Teresa Esteban do Valle

Ciências Humanas

Educação
  • rede de saberes e fazeres sobre avaliação escolar: conexões entre formação de professores em cursos de pedagogia e práticas docentes no i segmento do ensino fundamental
  • A avaliação educacional influi de maneira significativa nas ações educativas e na qualidade da educação oferecida. A presente pesquisa foca os processos de avaliação realizados no cotidiano das escolas e suas relações com a aprendizagem e a formação de professores e elege os anos iniciais do ensino fundamental como campo empírico. Toma a ação e a formação docentes para análise, visando colaborar com a melhoria das práticas avaliativas desenvolvidas nas escolas públicas. Para tanto, indaga: i) como as crianças são avaliadas pelos docentes; ii) ao planejarem suas práticas avaliativas, os docentes buscam quais referências iii) o que os cursos de formação propõem como estudos teórico-práticos, no campo da avaliação, buscando subsidiar a ação docente. A investigação assume a pesquisa participante (Brandão 1981, 1999, 2006; Freire 1981, 1982, 2011 e Streck 2006, 2013) como aquela que melhor se adequa a favorecer as mudanças, ao envolver um coletivo de professores, alicerçada em uma dimensão ético-política da formação que poderá influenciar na construção do conhecimento por todos os participantes do processo investigativo. Recorre-se, inicialmente, aos seguintes procedimentos de pesquisa: observação participante; questionários, entrevistas semiestruturadas e grupos focais com professores e licenciandos de Pedagogia. Também será realizada análise documental e revisão bibliográfica. Ainda no âmbito da pesquisa participante serão realizados dois cursos de extensão para docentes da educação básica, voltados ao primeiro segmento do ensino fundamental, nas redes municipais de Educação de Paraíba do Sul (RJ) e de Salvador (BA), considerando também, para fins de análise, a documentação pedagógica que será produzida no contexto desses cursos, incluindo-se depoimentos, evidências e memórias das ações desenvolvidas junto aos docentes das referidas redes de ensino. A pesquisa se constitui também como espaço de produção de materiais pedagógicos que subsidiem a avaliação escolar.
  • Universidade Federal Fluminense - RJ - Brasil
  • 02/12/2023-31/12/2026
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Maria Teresa Pedrosa Silva Clerici

Ciências Agrárias

Ciência e Tecnologia de Alimentos
  • nano-farinhas de favas peruanas e de carás amazônicos visando aplicações em impressora 3d para produtos de dietas especiais
  • A impressora 3d pode ser uma aliada na produção de alimentos para dietas especiais, como as que apresentam restrição de nutrientes e disfagias, porém ainda não há estudos com ingredientes naturais do Peru e do norte do Brasil. O objetivo deste projeto será desenvolver farinhas e nanofarinhas de favas andinas do Peru e de carás amazônicos do Brasil visando a produção de ingredientes regionais (no Brasil) para uso em impressora 3D alimentícia. As favas e os carás serão processados, com e sem pré-processamento por fermentação, em farinhas e nano-farinhas, que será obtida em moinho criogênico (no Brasil) e aplicadas como ingredientes na Impressora 3D para produtos alimentícios (no Peru) e em filmes orodispersíveis (no Brasil) visando dietas especiais que serão avaliados tecnologicamente para seleção dos protótipos que seguirão para as demais análises. Os ingredientes e produtos serão analisados quanto às propriedades cristalográficas, tecno-funcionais, antioxidantes (no Brasil), antinutrientes e a digestibilidade dos macronutrientes (proteínas e amido) e as propriedades funcionais (atividade antioxidante e antidiabética) (na Espanha). Espera-se com este trabalho avançar no desenvolvimento de ingredientes que possam promover saúde e renda para as regiões produtoras de favas (Peru) e de carás (Amazonas-BR e outras regiões), com a formar recursos humanos para dar continuidade nesta linha de pesquisa.
  • Universidade Estadual de Campinas - SP - Brasil
  • 05/01/2024-30/11/2026