Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Aline Aparecida de Souza Leão

Engenharias

Engenharia de Produção
  • estudo do processo de gerenciamento por categorias para alocação de produtos em gôndolas de supermercados
  • De maneira geral e simples, problemas de alocação de produtos em prateleiras consistem em determinar o espaço que cada produto irá ocupar nas prateleiras de modo a maximizar o lucro das lojas. Entretanto, restrições mais complexas, de modo a tornar o problema mais realista, podem ser consideradas como planejar a localização dos produtos nas prateleiras, combinar alocações verticais e horizontais, e determinar o número de frentes. Estudos mostram que as vendas são amplamente influenciadas pelo espaço destinado aos produtos, a localização dos produtos nas prateleiras, a variedade, entre outros. Problemas de alocação de produtos em prateleiras têm sido amplamente estudados na literatura, porém a maioria dos estudos levam em consideração as estratégias utilizadas em mercados europeus. As características do problema abordado podem variar de acordo com o tipo de cliente, setor, famílias de produtos e nível de detalhamento no planejamento. Vale destacar que, como observado na literatura, existem poucos estudos que levam em consideração categorias/famílias de produtos. Neste projeto, temos como objetivo estudar do ponto de vista de Pesquisa Operacional, em específico de Otimização, o Gerenciamento por Categorias que é amplamente aplicado em mercados brasileiros desde a década de 90. Deste modo, pretendemos desenvolver modelos de programação linear inteira mista, métodos heurísticos e/ou exatos para o problema de alocação de produtos em prateleiras em nível estratégico e tático. Assim, levaremos em consideração não somente o espaço destinado aos produtos e os tipos de prateleiras (nível estratégico), mas também a localização horizontal, vertical e o número de frentes destinados aos produtos (nível tático). Além disso, pretende-se realizar um estudo de caso em um supermercado localizado no interior do Estado de São Paulo, de maneira que as características consideradas no problema estejam mais próximas da realidade nacional.
  • Universidade Estadual de Londrina - PR - Brasil
  • Wed Dec 06 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Aline Cristiane Pan

Engenharias

Engenharia de Energia
  • selo +mulheres na energia solar fotovoltaica: desenvolvimento de uma metodologia inclusiva
  • A transição energética refere-se à transformação do setor de energia, que atualmente utiliza fontes fósseis, para uma matriz energética com emissão zero de carbono. Por meio da diversificação, busca-se reduzir a dependência de fontes fósseis de energia, promovendo o uso de energias renováveis. A descarbonização é essencial para mitigar as mudanças climáticas, envolvendo a substituição de fontes poluentes por fontes limpas e o aumento da eficiência energética. No Brasil, o setor enfrenta preconceitos, com 64% das profissionais sendo alvo de comentários sexistas e 49% sofrendo discriminação no ambiente de trabalho, de acordo com a pesquisa da MESol em 2019. A conciliação entre a vida pessoal e familiar, especialmente no que tange aos cuidados com filhos e filhas, representa também uma barreira, já que recai sobre elas grande parte das responsabilidades nos cuidados com o lar e os familiares. A violência de gênero e a desigualdade racial são questões muito fortes e generalizadas no Brasil, resultando em grandes barreiras também às mulheres do setor, visto que 57 % das profissionais já sofreram algum tipo de violência e 71,7% já foram discriminadas em seu ambiente profissional. As evidências produzidas para subsidiar a tomada de decisão nas áreas de educação, saúde, assistência social, segurança alimentar e nutricional e do trabalho decente com vistas a contemplar necessidades de grupos em situação de maior vulnerabilidade e promover a equidade de gênero, raça e etnia durante todo o curso da vida. O objetivo do selo “+Mulheres na Energia” é desenvolver uma metodologia abrangente e eficaz para a avaliação e reconhecimento de um selo de equidade de gênero em empresas no setor de energia solar fotovoltaica, visando promover a equidade de gênero nas organizações, identificar e reconhecer boas práticas de inclusão e diversidade, e incentivar a adoção de políticas e práticas que promovam a equidade de oportunidades e a valorização de todos os gêneros no ambiente de trabalho.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • Mon Dec 04 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Aline Cristina Martins Gratão

Ciências da Saúde

Enfermagem
  • pessoas idosas e cuidadores assistidos no município de são carlos
  • Estudos epidemiológicos demonstram o aumento da população pessoas idosas e consequentemente das incapacidades por doenças crônicas não transmissíveis. Estes fatores levam ao surgimento da presença do cuidador seja ele formal ou informal para prestação de cuidados diários a pessoa idosa, muitas vezes sem apoio e sem orientações. Assim, as universidades brasileiras estão convocadas a formar recursos humanos para a prática profissional direcionada à população que envelhece e ao seu cuidador, bem como a produzir conhecimentos que possam auxiliar o poder público a implantar políticas de atendimento às essas pessoas nessa área. Este plano de trabalho tem por objetivo propor ações de pesquisa e extensão que possam contribuir para a construção de uma linha de cuidado aos idosos e seus cuidadores no município de São Carlos.
  • Universidade Federal de São Carlos - SP - Brasil
  • Tue Dec 05 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Aline de Morais Limeira

Ciências Humanas

Educação
  • mulheres em movimento na historia da educação (parahyba do norte, 1850-1900)
  • Os Estudos de Gênero têm estado muito presentes nas pesquisas da História da Educação brasileira, e pretendem estranhar as estruturas históricas (e atuais) da nossa sociedade: machismo, patriarcalismo, feminicídio. Deste modo, o tema desse projeto são as relações de gênero na Educação da Parahyba do Norte (1850-1900), com destaque para trajetórias, atuações e presenças femininas na imprensa e nas escolas (públicas e privadas, primárias e secundárias). Interessa pensar: de quais modos algumas mulheres enfrentaram a estrutura patriarcal da sociedade Oitocentista no campo da educação escolar e da imprensa na Parahyba do Norte? Quais iniciativas, interesses, debates e atividades desenvolveram? De que modo as fontes evidenciam, silenciam, secundarizam essas presenças femininas? O problema de pesquisa a ser enfrentado consiste, portanto, em investigar iniciativas pouco exploradas e dispersas protagonizadas por mulheres no século XIX, recorte cronológico que sustenta a a necessidade do trabalho, visto que os estudos a este respeito estão, em sua grande maioria, situados no século XX, por conta da abundância de fontes documentais na Paraíba. A hipótese é que elas desafiaram os limites sociais por meio da educação escolar, porque esse era uma das poucas atividades profissionais para as quais eram positivamente aceitas e estimuladas, para, em seguida, desempenharem diversas outras atividades na vida pública. De acordo com diferentes fontes correlacionadas é possível ir elucidando trajetórias de mulheres que seguiram o mesmo caminho através da escolarização formal primária, escola normal, atuação na docência e posterior realização de diferentes atividades na imprensa, publicação de livros e etc. Neste sentido, o trabalho metodológico consiste na pesquisa de fontes documentais primárias disponíveis, sobretudo, na Hemeroteca da Biblioteca Nacional Digital, como jornais, revistas, relatórios oficiais.
  • Universidade Federal da Paraíba - PB - Brasil
  • Thu Dec 07 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Aline Franco da Rocha

Ciências da Saúde

Enfermagem
  • título: riscos ocupacionais que interferem na saúde de trabalhadores e estratégias de enfrentamento
  • Trabalhadores estão expostos a riscos ocupacionais para a realização de suas atividades laborais, os quais são definidos como fluxo de trabalho que implique na ruptura do equilíbrio físico, mental e socia, sendo: físicos, químicos, biológicos, de acidentes, ergonômicos e psicossociais. O trabalhador da saúde enfrenta o trabalho com exposição a estes riscos ocupacionais: diminuição da qualidade de vida no trabalho, incivilidade, presenteísmo e consequente diminuição da capacidade para o trabalho. Destaca-se o empoderamento e as estratégias coping como formas de enfrentamento a esses riscos. As hipóteses deste estudo são: o ambiente ocupacional ao expor o trabalhador a riscos pode reduzir qualidade de vida no trabalho, aumentar a incivilidade e o presenteísmo e diminuir a capacidade para o trabalho, portanto o conhecimento, o empoderamento e as estratégias coping podem ser formas de enfrentamento efetivas contra os riscos no ambiente laboral. Objetivos: Avaliar os riscos ocupacionais em trabalhadores; Propor estratégias de enfrentamento aos riscos ocupacionais no ambiente laboral; Avaliar o método educacional Estratégia Baseada em Simulação, como instrumento para o empoderamento dos trabalhadores por meio do conhecimento. Pesquisa quantitativa analítica-exploratória, seguida de intervenção quase-experimental, com trabalhadores em instituições de saúde no sul do Brasil. Serão coletadas características sociodemográficas e ocupacionais, Qualidade de Vida no Trabalho, Incivilidade, Presenteísmo, Capacidade para o Trabalho, Estratégias Coping e Empoderamento por meio de escalas já validadas. Após a análise dos dados primários será realizada a fase do estudo quase-experimental com a aplicação da intervenção educacional com a construção de conhecimento junto ao trabalhador. Desta maneira, com o provável aumento e significância do conhecimento e empoderamento desperte o trabalhador para a utilização de mecanismos que reduzam o adoecimento relacionado ao trabalho.
  • Universidade Estadual de Londrina - PR - Brasil
  • Tue Dec 05 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Aline Martins de Toledo

Ciências da Saúde

Saúde Coletiva
  • analise da implementação e qualidade do cuidado pré-natal e neonatal no brasil no período de 2018 a 2021
  • O período pré-natal e de recém-nascido ocupam destaque nas redes de atenção à saúde, pois é na gestação que se inicia a saúde da criança. Ao nascer, a imaturidade biológica é determinante de maior morbidade e mortalidade, especialmente quando associada a condições de vida desfavoráveis, como as relacionadas ao baixo acesso e qualidade dos serviços de saúde. Apesar da expressiva queda da mortalidade infantil, milhares de crianças ainda têm ido a óbito anualmente, especialmente na primeira semana de vida. A Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança tem sido a base norteadora para estados e municípios no enfrentamento a mortalidade infantil. Apesar dos progressos conquistados, o Brasil ainda apresenta profundas assimetrias nacionais e falhas na efetividade do modelo de atenção pré-natal e neonatal necessitando de analises de monitoramento dos seus indicadores na tentativa de nortear futuras ações dos gestores. Desta forma, o presente projeto visa investigar a implementação e a qualidade da rede de cuidado pré-natal e neonatal no Brasil, sob a perspectiva do sistema público de saúde (SUS). Serão analisados indicadores de monitoramento, cujas variáveis serão extraídas de Sistemas de Informação do DataSUS. O projeto será composto por 4 etapas. Na Etapa 1 ocorrerá o desenvolvimento de um painel de especialistas, para selecionar as condições de saúde de interesse para avaliar a qualidade e implementação da rede de cuidado neonatal. A Etapa 2 será composta por uma Revisão Sistemática rápida para levantamento de indicadores utilizados para análise de qualidade da Rede de Cuidado neonatal. As Etapas 3 e 4 serão etapas integradas e subsequentes, sendo que a primeira será composta por um estudo de análise de dados secundários relacionados à qualidade e implementação da rede de cuidado neonatal no Brasil, culminando com um estudo de custos (Etapa 4), no intuito de se estimar os custos diretos advindos das práticas de atenção à saúde da rede de cuidado neonatal.
  • Universidade de Brasília - DF - Brasil
  • Fri Dec 09 00:00:00 BRT 2022-Wed Dec 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Aline Mendonça Fraga

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • trabalho e (i)mobilidades: fronteiras globais, tecnológicas e sociais
  • Considera-se que vivemos na era das mobilidades, ainda que existam estruturas e elementos contextuais que limitam ser ou estar móvel, produzindo estratificações. Narrativas hegemônicas no mundo do trabalho demandam que as pessoas se coloquem como flexíveis e abertas às mudanças de espaço, cidade, estado e país. Para que exista mobilidade é, contudo, preciso imobilidade – muitas pessoas devem permanecer imóveis para que as outras se movimentem. Esse cenário foi revelado sobretudo após a pandemia de Covid-19 e seus desdobramentos. Nesse sentido, este projeto tem como objetivo geral discutir a(s) (i)mobilidade(s) relativas ao trabalho, do ponto de vista geográfico, tecnológico e social, impostas a pessoas e organizações na sociedade contemporânea. A questão central é compreender como o trabalho vem se (re)configurando e ramificando, a exemplo dos movimentos migratórios, da ampliação do trabalho digital ou remoto e das suas estratificações a partir dos tensionamentos de gênero, raça e classe. Quanto à estratégia de pesquisa serão realizados estudos de abordagem qualitativa, do tipo descritivo e/ou exploratório. O projeto desenvolverá três artigos teórico-empíricos relacionados aos eixos de discussão das (i)mobilidades - geográfica, tecnológica e social. Espera-se que as pesquisas empreendidas, bem como suas análises e conclusões, possam fortalecer o campo de estudos sobre (i)mobilidades e trabalho, sobretudo na área de Administração, ampliando o potencial de discussões interdisciplinares. A elaboração de relatórios técnicos para organizações participantes e/ou interessadas visará aproximar estudos da prática organizacional. Por fim, o projeto visa contribuir com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 5, 8 e 10 da ONU ao discutir a inclusão social, econômica e política, bem como o trabalho decente para todas as pessoas.
  • Universidade Federal do Paraná - PR - Brasil
  • Wed Dec 06 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Aline Nogueira Haas

Ciências da Saúde

Educação Física
  • efeito de diferentes modalidades de exercício físico com dupla tarefa na saúde do cérebro de idosos
  • O envelhecimento populacional aumentou a carga de demência, um desafio global para a saúde, estimando-se o triplo de casos no Brasil até 2050. Medidas preventivas, como exercícios físicos, são necessárias para manter e melhorar a saúde cerebral em idosos, promovendo neuroplasticidade, essencial para o aprimoramento das funções cognitivas. Evidências sugerem que o exercício físico de dupla-tarefa (DT) é uma abordagem para melhorar a saúde cerebral. A DT é uma combinação de atividades motoras e cognitivas, que desafia o processamento de informações sensoriais e aprimora a capacidade cognitiva. Assim, este projeto visa destacar a importância da saúde cerebral em idosos, contribuir com evidências sobre o treinamento físico com DT e aumentar a disponibilidade de intervenções para prevenir demência e melhorar a funcionalidade. O objetivo do estudo é analisar e comparar os efeitos de diferentes modalidades de exercício físico (hidroginástica, ginástica e dança) com DT na saúde do cérebro de idosos. As diretrizes internacionais recomendam que idosos optem por treinamentos multicomponentes combinados com atividades de DT. Porém, ainda são poucos os estudos que se propuseram a estudar essa questão, utilizando biomarcadores relacionados com neuroplasticidade e cognição. Em relação aos métodos, esse estudo caracteriza-se por um ensaio clínico randomizado controlado. Os participantes serão idosos com diferentes níveis sócio-econômico, randomizados em quatro grupos: hidroginástica, ginástica, dança e controle. A intervenção terá uma duração de 12 semanas com avaliações pré-, pós-intervenção e follow up (12 semanas após). A saúde do cérebro será avaliada a partir de respostas cognitivas e linguagem (desfecho primário), fisiológicas e biomecânicas (desfechos secundários). Hipotetizamos que essa combinação pode ser efetiva para idosos, contribuindo para a prevenção de declínios cognitivos associados ao envelhecimento. Acesso ao projeto na íntegra: https://l1nk.dev/BUsCN
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • Thu Dec 07 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Aline Oliveira Silveira

Ciências da Saúde

Enfermagem
  • a esperança da família mediante o diagnostico de uma condição ameaçadora a vida da criança.
  • A descoberta de uma condição grave e ameaçadora a vida da criança constitui-se como uma adversidade na história familiar, demanda revisão de metas de vida, modifica seu funcionamento e é uma ameaça a esperança. A esperança é um construto multidimensional, uma força dinâmica, uma necessidade humana. A sua manutenção é processo vital, relacionado à resiliência. A esperança tem implicações para e nas relações interpessoais e tomada de decisão. Reconhecendo-se a centralidade da esperança à vida e a presença da dinâmica esperança-desesperança nas experiências de doença grave, geradoras de sofrimentos e incertezas quanto ao futuro a e sobrevivência, este e estudo tem como objetivos: desenvolver um modelo teórico representativo das interações em esperança a partir das experiências da família e dos profissionais de saúde mediante uma condição ameaçadora a vida da criança no período perinatal e neonatal e propor, a partir do modelo teórico, um instrumento norteador do cuidado centrado na família com foco no reconhecimento e suporte aos processos familiares de esperança no diagnóstico de uma condição ameaçadora a vida da criança nesse contexto. Trata-se de uma pesquisa multicêntrica, transversal, de abordagem qualitativa, interpretativa, apoiada no Referencial Teórico do Interacionismo Simbólico e Metodológico da Teoria Fundamentada nos Dados. Será desenvolvida por meio de entrevistas em profundidade, conceitualizadas como diálogos sobre esperança, com famílias que vivenciam o diagnóstico de uma condição ameaçadora a vida da criança; e com profissionais de saúde que atuam no cuidado perinatal e neonatal. Espera-se contribuir para a construção de conhecimentos inovadores sobre esperança familiar, para o adensamento de conhecimentos de suporte, para a valorização e a incorporação destas evidências nas práticas de saúde e de enfermagem, com foco nas possibilidades de reconstrução das experiências e biografias e amenização do sofrimento que intersecta a trajetória destas famílias
  • Universidade de Brasília - DF - Brasil
  • Mon Dec 04 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Aline Rigon Zimmer

Ciências da Saúde

Farmácia
  • nanocápsulas contendo flavonoides modificados para prevenção de obesidade e declínio cognitivo: um agente comum para patologias associadas
  • Nos últimos 50 anos, a prevalência do sobrepeso e obesidade na população mundial aumentou dramaticamente atingindo proporções pandêmicas. Investigações clínicas longitudinais de larga escala sugerem que a obesidade decorrente do consumo de alimentos ultraprocessados está associada à redução das funções cognitivas e à predisposição a doenças neurodegenerativas. A metainflamação e o estresse oxidativo parecem estar envolvidos no dano ao componente vascular cerebral comprometendo o acoplamento neurovascular (ANV), a conectividade funcional (CF) cerebral, e consequentemente a cognição. Nesse sentido, esse projeto prevê o desenvolvimento de uma plataforma experimental longitudinal que permita avaliar os efeitos da obesidade sobre o ANV e a CF através de técnicas de neuroimagem funcional e de biomagem intravital, e seus reflexos sobre a função cognitiva. Nesse contexto, serão utilizados como intervenções terapêuticas inovadoras derivados baseados no esqueleto flavonoídico desenvolvidos pela equipe, que apresentaram efeitos neuroprotetores promissores em estudos prévios. Os derivados serão sintetizados e testados em modelo experimental de obesidade e déficit cognitivo induzido por dieta hipercalórica em camundongos. O composto mais ativo será encapsulado em nanoformulação polimérica com marcador fluorescente, com finalidade de melhorar a biodisponibilidade oral e o acesso ao sistema nervoso central, e terá sua toxicidade avaliada em modelos in vivo. Os efeitos sobre o metabolismo e as funções cognitivas da nanoformulação serão avaliados em dois modelos experimentais in vivo (modelo em roedores e modelo não-roedor com cães da raça Beagle). Serão utilizadas técnicas de microscopia intravital e neuroimagem para avaliação de eventos biológicos em tempo real, além de análises bioquímicas, imunohistoquímica, western blot e ensaios comportamentais, a fim de identificar biomarcadores precoces do dano cognitivo causado pela obesidade, bem como avaliar a resposta à terapia.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • Mon Dec 04 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Aline Silva de Aguiar

Ciências da Saúde

Saúde Coletiva
  • intervenção clínica e nutricional por telemedicina para melhora da qualidade do sono
  • Estudantes universitários apresentam alteração do sono devido a pressão acadêmica, afastamento da família e independência, podendo também associar a presença de comorbidades como depressão e ansiedade. Orientações para higiene do sono, estratégias para lidar com a ansiedade, riscos para o consumo abusivo de álcool e orientação nutricional associando a alimentação saudável podem auxiliar na qualidade e duração do sono. O objetivo do estudo será avaliar o efeito de intervenção clínica e nutricional direcionada para a melhora na qualidade do sono de estudantes de uma Universidade Pública. Estudo longitudinal com estudantes matriculados nos cursos de graduação da UFF, na cidade de Niterói/ RJ. Os estudantes serão convidados por e-mail institucional através do link Google Forms. Após inscrição, os alunos receberão por e-mail quatro questionários de rastreio: Insomnia Severity Index (ISI); Alcohol, Smoking and Substance Involvement Screening Test (ASSIST), consumo episódico de álcool pelo AUDIT-C, Escala de Ansiedade e de Depressão de BECK. Todos serão convidados para a avaliação presencial para iniciar o protocolo de intervenção. Serão coletados dados antropométricos de peso, altura, circunferência da cintura e circunferência do pescoço. Nesta etapa, haverá aplicação dos questionários: higiene do sono do sono, Pittsburgh Sleep Quality Index(PSQI) e o questionário para análise de marcadores de consumo alimentar (SISVAN). Os alunos serão orientados a acessar a plataforma Google Classroom do projeto, para acompanhar vídeos gravados de até 40 minutos, disponibilizados por 4 semanas, que compõem o protocolo de telenutrição, com temas sobre regulação do sono e alimentos que prejudicam. o sono; aspectos comportamentais; alimentação saudável e rótulo de alimentos e leitura de rótulos, alimentos fontes de fitomelatonina e triptofano. Haverá encontro online semanal. Na quinat semana, os participantes serão reavaliados quanto a higiene do sono e marcadores da alimentação saudável.
  • Universidade Federal Fluminense - RJ - Brasil
  • Mon Dec 04 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Aline Souza de Paula

Engenharias

Engenharia Mecânica
  • controle e otimização em turbinas eólicas offshore para redução de vibração e monitoramento estrutural
  • Diante de um cenário futuro de escassez de combustíveis fosseis e de grandes impactos no meio ambiente, a utilização de fontes renováveis de energia tem se tornado objeto amplo de estudos que buscam a diversificação da matriz energética global. Dentre estas diversas fontes, destacam-se as fontes de energia hidráulica, eólica e solar. A matriz energética brasileira é composta principalmente por energia proveniente de fontes renováveis, que atingem 83% da oferta interna de eletricidade do país. Para que esse percentual se mantenha em face ao aumento da demanda energética, faz-se necessário o desenvolvimento e ampliação de fontes renováveis. A fonte eólica consiste em uma alternativa real para esse aumento da oferta energética. Estudos indicam que o Brasil possui um potencial eólico onshore de 500GW, sendo que atualmente são utilizados apenas 21GW, que já corresponde a terceira maior fonte da oferta interna de eletricidade do país e tem apresentado forte crescimento nos últimos anos. A capacidade de produção das turbinas eólicas offshore pode alcançar mais que o dobro das turbinas onshore, tendo em vista que o vento é mais uniforme e possui maiores velocidades em alto mar. Apesar do uso de turbinas eólicas offshore no Brasil ter iniciado recentemente, o país já mostra potencial para ser um dos líderes mundiais do segmento. Este projeto propõe o desenvolvimento de técnicas de controle e otimização para redução de vibrações e monitoramento estrutural de turbinas eólicas offshore. Serão dois os temas abordados, controle e monitoramento estrutural de torres eólicas através da utilização de metaestruturas e metaestruturas inteligentes, e avaliação da interação entre controle do gerador elétrico e vibração torsional do sistema de transmissão eletromecânica em regimes de vento offshore. Pretende-se ainda desenvolver uma análise de séries temporais a partir de dados de parques eólicos que pode ser utilizada para alimentar os modelos dos temas propostos.
  • Universidade de Brasília - DF - Brasil
  • Wed Dec 07 00:00:00 BRT 2022-Sun Nov 30 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Aline Souza de Paula

Engenharias

Engenharia Mecânica
  • modelagem, análise e controle de sistemas mecânicos não-lineares
  • A natureza está repleta de não-linearidades que são responsáveis pela diversidade de comportamentos dos sistemas naturais. A resposta caótica é uma dessas possibilidades e possui sensibilidade às condições iniciais e presença de inúmeras órbitas periódicas instáveis (OPIs). O controle de caos se baseia na riqueza de padrões periódicos existentes no comportamento caótico e pode ser entendido como a utilização de pequenas perturbações no sistema para estabilizar uma trajetória dentro desses comportamentos periódicos. Na área da engenharia mecânica, tem-se que vários sistemas são não-lineares em sua essência e não permitem uma modelagem simplificada que os linearize quando se busca uma correta representação do fenômeno físico. Um exemplo são as turbinas eólicas offshore. Devido a próxima geração de turbinas eólicas serem cada vez mais esbeltas, e tendo em vista que os carregamentos dinâmicos em turbinas offshore têm a tendência de serem expressivos devido às maiores velocidades do vento e à ação das ondas do mar, as torres eólicas podem experimentar vibração não lineares. Outro exemplo são os sistemas rotativos presentes no setor industrial. As vibrações, que são inerentes a esses sistemas, são extremamente prejudicais ao sistema, podendo gerar falhas, perda de desempenho ou inviabilizar a operação do equipamento. A presença de não-linearidades pode agravar a situação por acarretar vibrações não esperadas considerando a análise clássica de sistemas lineares. Este projeto propõe o desenvolvimento de pesquisa em dinâmica não-linear, incluindo modelagem, análise dinâmica e controle, vislumbrando aplicações em turbinas eólicas e sistemas rotativos. O estudo será realizado de forma abrangente, incluindo modelagem, análise dinâmica e controle. No que diz respeito ao controle ativo, pretende-se analisar o desempenho da combinação de técnicas de controle de caos, propor modificações em métodos existentes e realizar a implementação experimental.
  • Universidade de Brasília - DF - Brasil
  • Mon Dec 04 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Aline Veronese da Silva

Engenharias

Engenharia de Produção
  • o impacto socioeconômico das atividades da cadeia de suprimentos da soja no brasil
  • A soja é uma das principais commodities produzidas no Brasil, que ocupa o topo do ranking das nações produtoras do grão. Os efeitos positivos da produção de soja no PIB e na geração de empregos costumam ser justificativas para políticas públicas que fomentam a expansão da cultura no solo brasileiro. Contudo, tais benefícios são avaliados sob a ótica da atividade de produção do grão, desconsiderando as demais etapas da cadeia. Ademais, a maioria das pesquisas sobre o tema utiliza indicadores macroeconômicos, como PIB per capita, pouco sensíveis à distribuição de renda e ao desenvolvimento regional, levando a conclusões potencialmente equivocadas. Assim, este projeto se propõe a avaliar a hipótese senso-comum de que a cadeia de produção da soja gera melhoria socioeconômica e impulsiona o desenvolvimento regional. O problema de pesquisa incorpora atividades adjacentes à produção da soja, como a produção ou importação de insumos e a logística do grão. Serão avaliados indicadores socioeconômicos para além do PIB per capita e da geração de empregos, considerando aspectos relativos à distribuição de renda e ao desenvolvimento regional. Por fim, a efetividade das políticas públicas também será avaliada levando-se em consideração toda a cadeia de suprimentos da soja. Para tanto, uma equipe multidisciplinar irá aliar técnicas econométricas, relacionando variáveis como a produção e o transporte da soja com variáveis socioeconômicas, à avaliação social das políticas públicas. Análises de regressão com dados em painel, efeitos fixos e efeitos variáveis devem ser aplicadas, assim como métodos de econometria espacial e técnicas não-paramétricas, como análises de cluster. O mapeamento amplo das externalidades da cadeia de suprimentos da soja pode levar à formulação de políticas públicas capazes de impulsionar o desenvolvimento sustentável local. Os resultados irão corroborar ou refutar a hipótese de pesquisa e contribuir para a formulação de políticas públicas assertivas.
  • Universidade Estadual de Campinas - SP - Brasil
  • Tue Dec 05 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Alini Tinoco Fricks

Ciências Agrárias

Ciência e Tecnologia de Alimentos
  • aproveitamento integral de diferentes espécies de maracujá por meio de tecnologias inovadoras: uma proposta para o desenvolvimento sustentável do brasil
  • O presente projeto, PASSIFLORATEC, contempla pesquisadores de diferentes IES/Programas de Pós-Graduação-PPGs (UFBA/PGAli, UFMS/ PPGQUIMICA, UEFS e UEAP). A proposta almeja fortalecer as instituições, PPGs e colaborar na consolidação da parceria deste grupo que vem trabalhando em conjunto nos últimos anos. O projeto aborda temática que promove o desenvolvimento sustentável do país ao propor estratégias inovadoras (biotecnologia e tecnologia emergente - ultrassom) para o aproveitamento integral de diferentes espécies de maracujá (maracujá amarelo, maracujá da caatinga e maracujá roxo), vegetal de grande relevância para fruticultura brasileira/baiana, tanto em grande escala quanto no contexto da agricultura familiar. Além de obter as polpas dos maracujás, com características físico-químicas/bioquímicas melhoradas pós-processamento ultrassônico, portanto de interesse ao setor de bebidas, a proposta pretende aproveitar os subprodutos do beneficiamento do maracujá (semente e casca) para obtenção de bioprodutos promissores para diversos setores industriais (óleo da semente de maracujá obtido por extração com ultrassom – de interesse na área de alimentos e cosmético; fermentados da casca de maracujá com potencial cosmético). Além disso, a fim de complementar o caráter sustentável da proposta, as sementes das diferentes espécies de maracujá pós-extração ultrassônica serão utilizadas como suporte para imobilização de lipases. O potencial dos biocatalisadores imobilizados obtidos será avaliado na síntese acetato de geranila e acetato de butila, importantes aromas para o setor de alimentos.
  • Universidade Federal da Bahia - BA - Brasil
  • Mon Dec 04 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Alinne Pereira de Castro

Ciências Biológicas

Biotecnologia
  • diagnóstico preditivo e precoce baseado em biomarcadores salivares para detectar o risco de transtorno do espectro autista
  • Moléculas salivares podem ser perturbadas por várias condições patológicas, incluindo doenças neuropsiquiátricas. Essa relação entre a funcionalidade do cérebro e a composição da saliva pode ser explorada para desvendar novos mecanismos patológicos de doenças elusivas, como o Transtorno do Espectro Autista (TEA). A prevalência do TEA, no Brasil, representa uma grande preocupação de saúde pública, gerando altos custos econômicos para a sociedade e grande sofrimento para a família. Seu diagnóstico precoce, acelera oportunidades de beneficiar a criança com intervenções especializadas. Devido a conexão de moléculas da saliva com as alterações comportamentais no TEA, meta-análises demonstraram que a abundância de específicos microRNAs salivares e sua microbiota oral podem discriminar, com precisão, crianças com desenvolvimento típico de crianças com TEA. Associado a esse panorama, a microbiota oral e 14 miRNAs, potencialmente correlacionados com a incidência de TEA, serão avaliados na saliva de crianças em risco de TEA. O método de escolha será qRT-PCR por ser um método relativamente barato e disponível na maioria dos laboratórios de diagnóstico nos países de renda média. Fundamentado nessas informações, integramos no projeto, que tem como ponto comum as características comportamentais do TEA associado a microbiota oral e o estudo epigenético de tais elementos, estabelecer a presença de um conjunto de microRNA salivar como biomarcadores objetivos e quantitativos robustos para detecção precoce de TEA. Este projeto, portanto, é inovador e tecnológico, pois pode resultar na elaboração de um kit de diagnóstico precoce, visto que ainda não se tem marcador clínico específico para o autismo no Brasil.
  • Universidade Católica Dom Bosco - MS - Brasil
  • Tue Aug 16 00:00:00 BRT 2022-Sun Aug 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Alisson Carraro Borges

Ciências Agrárias

Engenharia Agrícola
  • obtenção de coagulantes tânicos a partir dos subprodutos do cultivo e processamento do pequi dopados com nanopartículas magnéticas
  • A utilização dos resíduos agroindustriais se enquadra dentro da ampla temática da economia circular. A presente proposta está alinhada ao ODS 6 da ONU. A coagulação é um dos processos mais importantes na remoção de poluentes e uma alternativa sustentável ao uso dos coagulantes metálicos é a utilização dos coagulantes verdes. Uma técnica emergente que permite o aumento da eficiência dos coagulantes verdes é a dopagem com nanopartículas de óxido de ferro. Dentre possíveis fontes de taninos para a coagulação, uma espécie interessante, mas ainda não estudada para este fim, é o pequizeiro. Assim, o objetivo geral é desenvolver coagulantes a partir da casca do pequizeiro e do endocarpo (caroço) do seu fruto com e sem a dopagem de nanopartículas visando a remoção de poluentes em águas brutas. São estabelecidos, ainda, os seguintes objetivos específicos: (i) determinar o melhor método de extração de taninos dos subprodutos do pequi e contrastar o desempenho com o processamento mínimo; (ii) determinar o melhor método para dopagem de nanopartículas; (iii) otimizar a dosagem dos coagulantes obtidos visando a remoção de turbidez, cor e microplásticos e (iv) realizar uma avaliação econômica da viabilidade do scale-up. A estratégia metodológica será baseada nas seguintes etapas: (i) preparo das soluções simulando água bruta de mananciais superficiais; (ii) obtenção e caracterização das amostras de pequi; (iii) extração e caracterização dos taninos; (iv) síntese de coagulantes a partir de taninos; (v) caracterização física e química dos coagulantes; (vi) avaliação do desempenho dos coagulantes magnéticos e do potencial de reúso dos co-produtos; (vii) análise estatística e (viii) análise econômica do scale-up do processo. Com a realização do presente projeto espera-se a obtenção de coagulantes tânicos eficientes e eficazes a partir dos subprodutos do cultivo e processamento do pequi que sejam viáveis do ponto de vista ambiental e econômico.
  • Universidade Federal de Viçosa - MG - Brasil
  • Mon Feb 05 00:00:00 BRT 2024-Sun Feb 28 00:00:00 BRT 2027
Foto de perfil

Álisson Rocha Machado

Engenharias

Engenharia Mecânica
  • otimização de geometria de brocas por modelagem computacional na furação do aço aisi 4144m, ferro fundido vermicular fv 450 e liga de alumínio aa 6351 t6, com validação experimental
  • Vide projeto anexo também. O número de caracteres disponíveis não permitiu descrever todo o resumo neste espaço. O processo de usinagem por furação de metais desempenha um papel fundamental na fabricação moderna, permitindo a criação precisa e eficiente de furos em peças metálicas. A furação representa aproximadamente 33% do número de operações e aproximadamente 25% do tempo de todas as operações de usinagem. Essa técnica é essencial para a produção de componentes mecânicos, estruturas industriais e produtos de consumo. Através da usinagem por furação, é possível garantir a integridade dimensional e a qualidade dos furos, possibilitando a montagem precisa de peças, a transmissão eficaz de fluidos e a incorporação de elementos de fixação. Portanto, o processo de usinagem por furação é um pilar crucial na indústria, contribuindo para a fabricação de produtos de alta qualidade e para o funcionamento harmonioso de máquinas e sistemas em diversos setores. A geometria da broca desempenha um papel crucial na eficiência e precisão do processo de usinagem por furação. A forma, ângulos e características geométricas das arestas e guias da broca influenciam diretamente a remoção do material, a dissipação de calor, a evacuação de cavacos e a vida útil da ferramenta. Uma geometria otimizada pode resultar em menor desgaste da broca, menor geração de calor, melhor qualidade do furo e redução do consumo de energia, contribuindo significativamente para a qualidade final do produto, eficiência de produção e economia de recursos. Isto também contribui com a pegada de carbono, pois menor energia será consumida por furo fabricado. Este projeto propõe aplicar a modelagem computacional com o software AdvantEdge para determinar as geometrias de brocas de metal duro mais adequadas para usinar três materiais distintos, aço endurecido AISI 4144M (temperado e revenido), o ferro fundido vermicular FV 450 e uma liga de alumínio 6351 T6.
  • Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PR - Brasil
  • Tue Dec 05 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Alisson Vasconcelos de Brito

Engenharias

Engenharia Mecânica
  • sistema de diagnóstico de falhas em tempo real em aeronaves de pequeno porte através da análise do caos
  • Este projeto propõe avançar as pesquisas na área de detecção de falhas e comportamentos anômalos em motores a combustão utilizados em aeronaves de pequeno porte. Para isso, será aplicada a técnica inédita desenvolvida pelos pesquisadores proponentes desta proposta, chamada Signal Analysis Based on Chaos using Density of Maxima, ou SAC-DM. Esta técnica permite detectar e diagnosticar falhas mesmo incipientes e com poucos segundos de coleta. Isto permite não apenas a rápida resposta, como também a possibilidade de sua utilização em aplicações de tempo real. Durante o projeto será também desenvolvido sistema embarcado e uma solução em software para detecção e diagnóstico de falhas em aeronaves em tempo real, passando segurança e tranquilidade para o piloto, operadores e passageiros. Para o desenvolvimento da solução serão realizados experimentos em um motor em laboratório e a solução será testada em veículos aéreos reais durante voos, aumentando assim a precisão e confiabilidade da solução proposta.
  • Universidade Federal da Paraíba - PB - Brasil
  • Mon Dec 05 00:00:00 BRT 2022-Wed Dec 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Allan Claudius Queiroz Barbosa

Ciências da Saúde

Saúde Coletiva
  • modelo para dimensionamento de equipes de profissionais de saúde da atenção primária à saúde a partir da localização geográfica e do fluxo dos usuários na rede de atenção à saúde - realização de estudo piloto na região metropolitana de belo horizonte e
  • Tema Global da Proposta: O projeto aborda o dimensionamento de equipes de profissionais de saúde na Atenção Primária à Saúde (APS) com base na localização geográfica e no fluxo de usuários na Rede de Atenção à Saúde. Tema Específico da Proposta: O estudo piloto será realizado na Região Metropolitana de Belo Horizonte, com validação planejada em Brasília, Florianópolis, Fortaleza e Manaus. Problema Geral: A importância de determinar o tamanho ideal das equipes de APS para garantir serviços de qualidade, considerando a demanda e as particularidades locais, dada a vasta extensão e heterogeneidade do Brasil. Questão Específica: Como dimensionar adequadamente as equipes de profissionais de saúde na APS, levando em conta fatores como demanda, características do território e normas do Ministério da Saúde? Evidências de Plausibilidade: A pesquisa utilizará entrevistas, análise de dados secundários, prontuários eletrônicos e modelos estatísticos para embasar o dimensionamento das equipes. Estratégia Metodológica: O projeto será dividido em quatro etapas, incluindo a construção de indicadores, análise de prontuários eletrônicos, construção do modelo final e estimação dos gastos esperados.
  • Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
  • Wed Dec 13 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026