Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Marionilde Dias Brepohl de Magalhaes

Ciências Humanas

História
  • direitos humanos e e políticas de memória; a vulnerabilidade e a moralidade da historiografia
  • A partir de uma perspectiva histórica, pretende-se estudar as formas de precarização do trabalho no Brasil e as vulnerabilidades daí derivadas. Tais vulnerabilidades estão correlacionadas, dentre outros fatores, à recorrente ausência do direito a ter direitos, conforme a máxima da pensadora Hannah Arendt. Nesta proposta, que recua à época da ditadura militar, os grupos sociais selecionados são os indígenas, os afrodescendentes, os ribeirinhos, as marisqueiras e os imigrantes diaspóricos, a serem estudados como grupos exemplares. Conquanto sua diversidade socioespacial e suas diferentes culturas laborais, identificam-se algumas convergências entre eles ou elas, o que nos permite elaborar uma hipótese de pesquisa que é, ao mesmo tempo, um plano de intervenção no sentido amplo do termo. Observaremos como estes diferentes grupos são afetados por diversos tipos de violência (seja esta social ou doméstica, seja esta a violência policial, a privação de direitos trabalhistas, ou a falta de reconhecimento de saberes tradicionais, seja ainda a psíquica). É difícil mensurar as "formas de desrespeito" e tipos de “reconhecimento” implicados nessas realidades sociais, daí a relevância de tal proposta. A execução requer deslocamentos temáticos quanto à periodização histórica a fim de compreender as relações sociais que produzem a pobreza e a vulnerabilidade, tanto quanto as assimetrias nas relações de poder. Daí priorizarmos a coleta de testemunhos, mapas históricos, estatísticas e fontes audiovisuais sobre a situação de cada grupo em questão. Essas ações, tanto podem contribuir para a constituição de acervos, realização de cursos e programas de extensão, quanto fornecer subsídios para a elaboração de políticas afirmativas, não só por parte do Estado mas também subsidiar sindicatos e associações comunitárias. A peculiaridade desta abordagem está no estudo das realidades históricas e sociológicas de diferentes regiões brasileiras: Sul (PR); Norte (Teffé) e Nordeste (Piauí)
  • Universidade Federal do Paraná - PR - Brasil
  • Tue Jan 30 00:00:00 BRT 2024-Mon Nov 30 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Marisa Cristina Guimaraes Rocha

Engenharias

Engenharia de Materiais e Metalúrgica
  • novos materiais para a industria automotiva
  • A indústria automotiva visa a utilização crescente de materiais leves, com propriedades atraentes aliadas ao baixo custo, em suas aplicações. As projeções indicam que o mercado global de materiais compósitos reforçados com fibras curtas crescerá, entre 2023 e 2027, a taxa anual (CAGR) de 4,4%, atingindo um volume considerável. Esse tamanho de mercado se deve em parte, a utilização crescente de matrizes termoplásticas em processos de produção em massa, devido a sua compatibilidade com técnicas de processamento convencionais, como a moldagem por injeção e as possibilidades de reciclagem. As baixas resistência e rigidez, entretanto, têm limitado a utilização desses materiais. A incorporação de nanopartículas, como plaquetas de grafeno ao polipropileno, que é o termoplástico mais usado no setor, é apontada como uma solução para esse problema. Há indicações de que as plaquetas de grafeno promovem melhor interação interfacial entre o polímero e as fibras de carbono, melhorando as propriedades dos materiais produzidos. As características físicas das plaquetas de grafeno afetam as propriedades dos ´materiais produzidos. Poliamidas também têm sido amplamente utilizadas no setor automotivo. A utilização de óxidos de grafeno como elemento de reforço desse tipo de compósito também tem sido avaliada. Esse projeto tem como objetivo desenvolver compósitos híbridos de polipropileno e de poliamidas, reforçados com plaquetas de grafeno e,ou nanomateriais de carbono (óxidos de grafeno) produzidos com tecnologia Inmetro, em conjunto com fibras curtas de carbono, para aplicações na indústria automotiva.
  • Universidade do Estado do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • Sat Dec 02 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Marisa Fabiana Nicolás

Ciências Biológicas

Genética
  • bioinformática e biotecnologia aplicadas na seleção e validação de alvos moleculares em patógenos prioritários multirresistentes
  • Este projeto visa aplicar métodos inovadores de Bioinformática e Biotecnologia para identificar alvos moleculares em patógenos prioritários multirresistentes. Usando técnicas como modelagem molecular, análises de redes biológicas e machine learning, integra dados bioinformáticos com experimentos biotecnológicos, permitindo descobrir alvos promissores de forma eficiente e econômica. O foco será em abordagens que objetivam combater a resistência antimicrobiana (AMR) para enfrentar patógenos humanos resistentes a múltiplas drogas (MDR). A descoberta de novos alvos moleculares bacterianos candidatos associada a novas abordagens terapêuticas, pode ser realizada através da priorização de proteínas no proteoma, considerando características estruturais, metabólicas, regulatórias e expressão gênica. Desde 2013, nosso grupo interdisciplinar une bioinformática e experimentos em metodologias integrativas. A proposta atual enfatiza Bioinformática e Biotecnologia aplicadas à saúde humana, priorizando e validando alvos candidatos para compostos inibidores em Klebsiella pneumoniae e Pseudomonas aeruginosa, classificados pela OMS como patógenos críticos de alta prioridade para o desenvolvimento de novos antimicrobianos. Utilizaremos dados 'ômicos' e 'metadados' para avaliação in silico, in vitro e in vivo, integrando informações genômicas, estruturais, regulatórias e funcionais na plataforma Target-Pathogen. Modelos moleculares preparados serão disponibilizados abertamente na plataforma DockThor-VS do LNCC, contribuindo com avanços na pesquisa científica. Destaca-se a cooperação entre grupos de pesquisa do Brasil, Argentina e México, com experiências complementares e atuação conjunta de uma década. Instituições como LNCC, UNIFESP, UBA e UNAM contribuem científica e tecnologicamente, abrangendo bioinformática, modelagem molecular, screening virtual, docking molecular, microbiologia e biotecnologia enzimática.
  • Laboratório Nacional de Computação Científica - RJ - Brasil
  • Tue Dec 05 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Marisa Masumi Beppu

Engenharias

Engenharia Química
  • produção e caracterização de quitosana a partir do inseto rhynchophorus palmurum e molusco mytella charruana visando aplicações de interesse biomédico
  • A prospecção de novas tecnologias para a produção de biomateriais, capazes de aumentar a qualidade de vida da população, necessita hoje de polímeros naturais controlados e lábeis à modificação química. A quitosana, obtida da desacetilação da quitina presente no exoesqueleto de artrópodes, é um dos biopolímeros mais usados em processos biotecnológicos. Apesar de sua potencialidade, a maioria das amostras de quitosana não apresentam reprodutibilidade quanto ao grau de acetilação e massa molar, além de alta agregação e baixa solubilidade mesmo em soluções ácidas, o que compromete o controle das características dos materiais produzidos, principalmente em nanoescala. Este projeto propõe o controle químico da síntese da quitosana, partindo de fontes não exploradas, visando uma mudança disruptiva no preparo de materiais poliméricos, especialmente de interesse biomédico. Como fontes de quitina, serão utilizados o inseto Rhynchophorus palmarum, vetor da doença do anel vermelho que atinge coqueiros e dendezeiros no estado de Alagoas, e cascas do molusco Mytella charruana, conhecido como sururu, cuja extração garante o sustento de muitas famílias alagoanas e gera toneladas de resíduo. Combinando de maneira inédita os métodos de ciclos térmicos (FPT) e de ultrassom de alta intensidade (DAIUS), pretende-se controlar o grau de acetilação e a massa molar da quitosana em diferentes níveis, obtendo amostras solúveis em uma ampla faixa de pH. Conjugando-as com moléculas aniônicas a partir da técnica Layer-by-layer para formação de filmes finos, espera-se modular as propriedades físico-químicas e o desempenho dos recobrimentos em aplicações antimicrobianas, drug delivery e captura de células tumorais. Com este projeto, pretende-se ampliar a disponibilidade de produtos biomédicos de alto valor agregado a partir de resíduos oriundos de problemáticas regionais, bem como validar o design de polímeros naturais como ferramenta mandatória para um salto qualitativo na ciência de materiais.
  • Universidade Estadual de Campinas - SP - Brasil
  • Tue Jan 23 00:00:00 BRT 2024-Sun Jan 31 00:00:00 BRT 2027
Foto de perfil

Marisa Silvana Zazzetta

Ciências da Saúde

Enfermagem
  • fragilidade, suporte social e cuidados paliativos em pessoas idosas com doença renal crônica em tratamento hemodialítco
  • O presente projeto propõe analisar relações e fazer comparações entre fragilidade, apoio familiar e social, qualidade de vida e necessidades de cuidados paliativos em pessoas idosas em tratamento hemodialítico e, concomitantemente, analisar a percepção dos participantes e familiares acerca do tratamento e suas implicações, apoios, cuidados em saúde, perspectivas de qualidade de vida e cuidados paliativos. Trata-se de um estudo descritivo e transversal, de carater misto, que integra dados quantitativos e qualitativos. Se explorará a existência de correlações e comparações entre grupos de categorias das variáveis estudadas e ao mesmo tempo se realizarão analises do conteúdo emanado dos relatos dos particpantes. O presente estudo se realizará no prazo de 36 meses. O estudo será realizado em duas Unidades de Terapia Renal Substitutiva (UTRS) do interior do Estado de São Paulo. A amostra será de conveniência composta por pessoas com pessoas idosas, em hemodiálise, com critérios de elegibilidade pré estabelecidos. Os concordantes que aceitarem de forma livre e esclarecida participarão do estudo. Será realizada entrevista semi‐estruturada (contará com três momentos 1- questões sobre a caracterização sociodemográfica e saúde; 2- respostas à aplicação dos instrumentos descritos abaixo; 3- questões abertas sobre: processos decisórios ao momento de iniciar o tratamento e ao longo do mesmo, apoio familiar e necessidades de cuidados em saúde e perspectiva de qualidade de vida e considerações acerca de cuidados paliativos). Além disso, também será aplicado o Mini Exame do Estado Mental, a Escala de Depressão Geriátrica (GDS-15), a FRAIL, o APGAR de família e a Escala de Apoio Social do Medical Outcomes Study (MOS), o Mapa Mínimo de Relações; Genograma; Short Form 6 Dimension (SF-6D Brasil) e SPICT-BR – Supportive and Palliative Care Indicators Tool. Todos os preceitos éticos serão respeitados.
  • Universidade Federal de São Carlos - SP - Brasil
  • Wed Jan 10 00:00:00 BRT 2024-Sun Jan 31 00:00:00 BRT 2027
Foto de perfil

Marise Aparecida Rodrigues Pollonio

Ciências Agrárias

Ciência e Tecnologia de Alimentos
  • modificação de textura da carne e produtos cárneos por processos físicos e bioquímicos destinados ao público idoso: impactos sobre a digestibilidade, conforto oral e estabilidade microbiológica e físico-química
  • Com o aumento da expectativa de vida da população mundial, o público idoso ocupa uma parcela cada vez mais crescente. Nesse cenário, repercutem com impacto as dificuldades associadas à alimentação devido a alterações anatômicas e fisiológicas ocorridas no envelhecimento, como: deglutição e mastigação, perda da percepção sensorial e apetite, salivação limitada, declínio na massa muscular esquelética (sarcopenia), perda de óssea (osteoporose) e alterações gastrointestinais. Carne e produtos cárneos com baixos de gordura e sódio são uma relevante fonte de proteínas de alto valor biológico, ferro e vitaminas do complexo B, reduzindo o risco dessas anomalias. Mas seu consumo é limitado pelo desconforto oral devido às características de textura nem sempre favoráveis ao público idoso. Este projeto pretende avaliar estratégias tecnológicas inovadoras para modificar a textura de cortes cárneos magros e produtos cárneos reestruturados destinados aos idosos. O planejamento consta de etapas modificadoras de textura: a) Efeito da adição de enzima proteolítica (papaína) combinada em cortes cárneos injetados e tumbleados e cozidos: propriedades funcionais, sensoriais e estabilidade físico-química e microbiológica; b) Influência de processos físicos (ultrassom e alta pressão isostática) sobre as propriedades funcionais e o conforto oral em produtos cárneos reestruturados híbridos (com substituição parcial da carne por fibras e proteínas vegetais) com enzimas proteolíticas e c) Efeito do tratamento ôhmico sobre as propriedades funcionais e segurança microbiológica de produtos cárneos com textura modificada prontos para consumo destinados ao público idoso. Serão desenvolvidas e adequadas metodologias sensoriais com foco no público idoso visando avaliar propriedades de conforto oral. Em todas as etapas, serão realizadas análise de digestibilidade in vitro, determinação de minerais, além das propriedades funcionais, físico-químicas e estabilidade microbiológica durante shelf-life.
  • Universidade Estadual de Campinas - SP - Brasil
  • Sun Dec 10 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Marisi Gomes Soares

Ciências Exatas e da Terra

Química
  • metabolômica e estratégias computacionais para guiar a descoberta de substâncias de espécies vegetais e planejamento de derivados com mecanismo de ação diferencial para o tratamento de doença de parkinson e inflamatórias
  • A doença de Parkinson (DP) é uma doença que atinge mais de 8 milhões de pessoas segundo a Organização Mundial da Saúde. No entanto, o seu tratamento, apesar de aumentar a qualidade de vida dos pacientes, continua sendo apenas sintomático. Até hoje, não existe nenhum medicamento capaz de impedir a progressão da doença. A fisiopatologia da DP envolve principalmente neurodegeneração e processo inflamatório. Desta forma, é indispensável a busca por novos agentes neuroprotetores e anti-inflamatórios que sejam capazes de conter o avanço da doença. Além disso, existem doenças inflamatórias (DI) que necessitam de melhores opções terapêuticas, como artrite reumatóide. Nossa equipe tem sido referência em aplicar estratégias metabolômicas aliadas a estudos fitoquímicos e farmacológicos para descoberta de princípios ativos em misturas complexas de extrato de espécies vegetais de nossa flora. Além de realizar design e semi-síntese de substâncias para otimização de suas propriedades. Através destas estratégias identificamos substâncias com promissores resultados neuroprotetores e anti-inflamatórios, como a harmina e derivados de neolignanas, que apresentaram essas propriedades que foram confirmadas por meio de ensaios farmacológicos. No entanto, outras substâncias inéditas foram correlacionadas a estas propriedades, mas precisam ser isoladas para confirmação de suas propriedades farmacológicas e modificações estruturais para otimização da atividade. Além disso, propomos aumentar esse arsenal de substâncias através de mais estudos metabolômicos e fitoquímicos para isolamento de substâncias para realizar os testes farmacológicos e de semi-síntese. Diante disso, o presente projeto consiste em trabalhar com a biodiversidade da flora para a busca e desenvolvimento de novos candidatos a fármacos que sejam mais eficazes, com menores efeitos adversos e capazes de impedir a progressão da DP e tratamento de DI complexas.
  • Universidade Federal de Alfenas - MG - Brasil
  • Tue Dec 05 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Maristela de Oliveira Poletini

Ciências Biológicas

Fisiologia
  • novos alvos moleculares no manejo das respostas cognitivas e metabólicas do diabetes mellitus tipo 2: papel do exercício físico numa perspectiva translacional
  • O Diabetes Mellitus tipo 2 (DM2) representa cerca de 90-95% dos casos de DM mundial. Cronicamente é marcada por alterações metabólicas que podem estar associadas ao declínio da função cognitiva, comprometendo a qualidade e o tempo de vida. Existe um arsenal farmacológico para o tratamento das alterações metabólicas, entretanto, são escassas as ferramentas para o manejo das alterações cognitivas no DM2. Exercício físico é uma alternativa não farmacológica e de baixo custo aliada no controle metabólico; seu papel na prevenção de agravos cognitivos do DM2, como a demência e a doença de Alzheimer, tem ganhado força. O canal TRPV1 (Transient Receptor Potential Vanilloid 1) e a glicoproteína transmembrânica GPNMB (Glycoprotein nonmetastatic melanoma protein B) vêm despontando como novos alvos moleculares da fisiopatologia do DM2. Dessa forma, hipotetizamos que os efeitos benéficos do exercício físico sobre a diminuição da capacidade cognitiva no DM2, possam ser modulados pelo canal TRPV1 e pela GPNMB. Corroborando esta hipótese, animais nocautes para TRPV1 apresentam hiperglicemia, obesidade e resistência à insulina, e, importante, administração de capsaícina, um ativador do canal TRPV1, melhora a função cognitiva em modelos animais. A GPNMB destaca-se da membrana celular por clivagem proteolítica, sendo secretada na circulação. Em humanos e camundongos, sua concentração plasmática se correlaciona positivamente com o índice de massa corporal, e ativa vias de lipogênese relacionando-se com o agravamento da resistência à insulina. Já a super-expressão de GPNMB no hipocampo melhora a função cognitiva, o que indicaria um papel neuroprotetor. No entanto, não se sabe se o canal TRPV1 e a GPNMB modulam os efeitos benéficos do exercício físico nas alterações da função cognitiva do DM2. Numa perspectiva translacional, investigaremos estes novos alvos moleculares, TRPV1 e GPNMB, como possíveis vias mecanísticas para mitigar as alterações cognitivas observadas no DM2.
  • Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
  • Tue Dec 05 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Maritana Mela Prodocimo

Outra

Ciências Ambientais
  • aplicação de novos biomarcadores para a avaliação do risco de exposição a micropoluentes em populações de peixes endêmicas do rio iguaçu.
  • O desafio de avaliar o risco de exposição da biota e de populações humanas a agentes químicos produzidos pela atividade humana cresce anualmente. Apesar disso, cerca de milhares de novas substâncias químicas sintéticas são produzidas e lançadas nos ambientes naturais sem avaliação adequada do seu potencial tóxico. Estudos recentes realizados pelo nosso grupo demonstraram que a bacia do Rio Iguaçu é impactada por micropoluentes originários de atividade urbana e industrial, bem como por intensa atividade agropecuária ao longo do rio. Apesar de já existirem equipamentos com grande sensibilidade, ainda não há tecnologia disponível para a identificação de todos os micropoluentes encontrados nos ambientes aquáticos, e mesmo essa detecção não é informativa sobre o que pode estar acontecendo com a ictiofauna. Neste contexto, o uso de novos biomarcadores permitirá um avanço na avaliação da qualidade da água do Rio Iguaçu, estabelecendo novos parâmetros com base na saúde de peixes expostos aos micropoluentes presentes neste ecossistema. A fim de avaliar os efeitos dessas misturas complexas de contaminantes sobre a população a biota do rio e indiretamente o risco de exposição humana, será usada uma combinação de biomarcadores já bem estabelecidos nos trabalhos do grupo e outros que se apresentam como uma nova ferramenta no estudo ambiental. O estabelecimento de uma parceria com o grupo canadense possibilitará a implementação dessas novas ferramentas, tornando mais robustas as nossas avaliações dos efeitos de poluentes sobre a biota, assim como permitirá um salto de inovação tecnológica a favor do biomonitoramento ambiental. Tudo isso vem a ser aliado a uma visão integrada realista sobre a saúde dos peixes após a exposição crônica em condições naturais. Os resultados obtidos auxiliarão na gestão dos recursos hídricos, contribuindo para uma melhoria na avaliação da qualidade das águas, embasando políticas de gestão e conservação da biodiversidade local.
  • Universidade Federal do Paraná - PR - Brasil
  • Thu Feb 01 00:00:00 BRT 2024-Sat Feb 28 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Maritsa Carla de Bortoli

Ciências da Saúde

Saúde Coletiva
  • enfrentamento e prevenção das diferentes formas de discriminação e tipos de violência contra populações vulneráveis: síntese de evidências para informar políticas
  • A discriminação contra grupos vulneráveis é uma das formas mais comuns de violação dos direitos humanos, leva a violências e limita o potencial das pessoas, porque afeta o acesso delas aos serviços de saúde, ao trabalho, à educação, à segurança à mobilidade, e à todas as áreas que estão relacionadas ao pleno desenvolvimento humano, criando um ciclo de exclusão social e pobreza, ampliando as desigualdades já existentes. Isso se reflete em especial na área da saúde com a limitação do acesso aos serviços. Na busca pela equidade, já existem ações que buscam reduzir as iniquidades geradas a partir das discriminações e violências, mas elas ainda não garantem o fim da discriminação, portanto, é necessário sistematizar as evidências para entender quais são as ações efetivas e que podem ser implementadas para esse enfrentamento. Para isso, a proposta desse projeto é elaborar uma síntese de evidências para informar políticas, que combine evidências de pesquisas globais, que sejam contextualizadas ao cenário nacional, e com esses resultados realizar um diálogo deliberativo para democratizar o conhecimento e validar a síntese, que pode subsidiar a tomada de decisão, tanto para a implementação das melhores estratégias como para a formulação de políticas públicas que venham abordar o problema.
  • Instituto de Saúde - SP - Brasil
  • Fri Jan 05 00:00:00 BRT 2024-Thu Jul 31 00:00:00 BRT 2025