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Centro de Pesquisa da Universidade Positivo
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Instituto Federal de Mato Grosso do Sul
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Instituto Federal de Santa Catarina
Instituto Federal de São Paulo
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Instituto Federal do Ceará
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Instituto Federal Fluminense
Instituto Federal Goiano
Instituto Federal Sul-Rio-Grandense
INSTITUTO GALZU
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COORDENADOR(A)
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Engenharia Mecânica
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Título do Projeto:
sinagrebaux sinterização de agregado de resíduo de bauxita: análise dos processos de transfeência de calor e massa nas transformações de estado sólido
Resumo:
O processo Bayer consiste na extração da alumina através da digestão da bauxita em soda cáustica, em elevada temperatura e pressão. Neste processo é gerado um resíduo insolúvel conhecido como Rejeito de Bauxita (RB). Em geral, a produção de 1 Ton de alumina gera em torno de 2 Ton de RB e 1 Ton de CO2 e, no Pará, são produzidas cerca de 5 MTon/ano de RB. Outro problema econômico e ambiental no estado do Pará é o uso de agregados naturais para a construção civil. Estes são geralmente extraídos de leitos de rios ou de afloramentos graníticos. Neste contexto, configurado pela grande disponibilidade de RB e elevados custos na extração de agregados naturais (custos econômicos e ambientais), surge a oportunidade de se produzir agregados sintéticos com resíduos da mineração para atender a demanda. No entanto, se faz necessário o desenvolvimento de pesquisas fundamentais para estabelecer as variáveis importantes para o processo em escala industrial. Com essa visão, o grupo de pesquisa desta proposta conta experiência, adquirida ao longo dos anos, estudando a formação de estruturas sintéticas a partir de RB. O que se busca aqui é realizar um estudo fundamental com a hipótese de que o desenvolvimento de um modelo matemático, baseado nos fenômenos de transferência de calor e massa em uma matriz porosa que sofre transformações de fases no estado sólido, é capaz de estabelecer as variáveis ótimas do processo sinterização (taxa de aquecimento tempo de residência e consumo energético) com implicação nas propriedades do material sinterizado (formação de mulita secundária que confere maior densidade e resistência mecânica). Para este fim, deseja-se construir um pequeno forno resistivo para ensaiar a sinterização de corpos de prova de rejeito de bauxita e desenvolver um modelo computacional de transferência de calor e massa capaz de prever a formação de mulita secundária para relacionar com as propriedades mecânicas do agregado sinterizado.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Pará - PA - Brasil
Vigência:
Fri Feb 04 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Emerson Augusto de Medeiros
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Educação
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
licenciaturas - estudo curricular sobre a formação inicial de professores da educação básica em universidades públicas do rio grande do norte e da paraíba
Resumo:
No ano de 2019, com a publicação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e da Base Nacional Comum (BNC-Formação), via Resolução CNE/CP nº 2, de 20 de dezembro, no contexto das licenciaturas, especialmente nos núcleos docentes estruturantes, conforme publicações de Gatti (2021), Scheibe (2021) e Freitas (2021), inquietações que permeiam a organização curricular nas graduações se enfatizaram, mormente as questões sobre os conteúdos curriculares a serem contemplados pelos cursos. Esse aspecto implicou no (re)pensar, a nível nacional, a formação inicial docente nas licenciaturas, segundo produções acadêmicas das principais instâncias representativas da área educacional (ANPED e ANFOPE). O currículo oficial disposto nos projetos pedagógicos dos cursos vem sendo objeto de pauta em diferentes contextos acadêmicos. Esta pesquisa tem como objetivo central analisar o currículo oficial de licenciaturas de três universidades públicas do Rio Grande do Norte e da Paraíba, a saber: Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Como problema de pesquisa, pontua: como se organizam, em termos de conteúdos curriculares, as propostas de formação inicial docente nos cursos de licenciatura? Além dessa questão principal, destacam-se como norteadoras à pesquisa: qual a concepção de docência que perpassa o currículo oficial das licenciaturas? Como o estágio supervisionado e a prática como componente curricular se encontram planejadas nas licenciaturas? Quais conteúdos curriculares de natureza pedagógica são enfatizados nos currículos oficiais dos cursos? Em termos metodológicos, a pesquisa se centrará na análise documental dos projetos pedagógicos dos cursos. Fará uso de entrevistas semiestruturadas com coordenadores das licenciaturas e de documentos normativos orientadores da formação docente nas instituições que ofertam os cursos.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal Rural do Semi-Árido - RN - Brasil
Vigência:
Thu Mar 24 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Emerson Cleister Lima Muniz
COORDENADOR(A)
Ciências Sociais Aplicadas
Administração
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
a gestão da experiência do cliente sob a ótica da customer knowledge management ckm: estruturação de um framework para suporte desta gestão em empresas de serviços
Resumo:
Experiência do cliente é tema de crescente importância no ambiente competitivo. Porém, muitas empresas ainda lidam com ela de modo analítico, empregando apenas métricas desta teoria, como Net Promoter Score (NPS), Customer Effort Score (CES) e Customer Satisfaction Score (CSAT) para sua gestão. Contudo, é necessário explorar a carga subjetiva das experiências e extrair elementos que auxiliem sua gestão, agregue valor em produtos/serviços e gere melhor relacionamento empresa/clientes. Especialmente em empresas de serviços onde este relacionamento é mais intenso e crucial na excelência do negócio. Neste sentido, Customer Knowledge Management CKM (Gestão do Conhecimento do Cliente), ramificação da Gestão do Conhecimento, vê experiência como conhecimento rico do cliente com potencial estratégico de sucesso no século XXI. Porém, ainda pouco explorado nas empresas, academia e pesquisa. Neste cenário, busca-se responder Como a Customer Knowledge Management pode auxiliar empresas de serviços na gestão das experiências dos clientes?. Para tanto, objetiva-se estruturar um framework para gestão da experiência do cliente em empresas de serviços tendo a CKM e seus processos como base central desta estrutura. A ideia é unir, em uma só estrutura, elementos suficientes (métodos, técnicas, ferramentas, processos e atores) que auxiliem gestores do setor de Customer Experience (CX) nesta gestão. Em termos metodológicos, de início utilizar-se-á Revisão Sistemática Integrativa para coleta de dados e Análise Temática para sua interpretação e análise e alcance dos primeiros marcos físicos do projeto. Na sequência, pretende-se aplicar Entrevistas, Questionários e Grupos Focais para consolidar estrutura do framework e seu alinhamento às demandas do mercado, utilizando empresas de serviços e especialistas em CX para tal. Por fim, projeta-se estudo de casos múltiplos em empresas para aplicar o framework e analisar suas contribuições para empresas e clientes.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Sergipe - SE - Brasil
Vigência:
Thu Mar 17 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Emerson Gustavo de Souza Luna
COORDENADOR(A)
Ciências Exatas e da Terra
Física
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
tópicos em física de partículas
Resumo:
Neste projeto pretendemos estudar alguns aspectos da interação forte em regimes que envolvam escalas nÃO-perturbativas, bem como a interação de neutrinos com outras partículas por meio da interação nuclear fraca. No caso da interação forte pretendemos calcular a função de estrutura longitudinal do próton. A função de estrutura longitudinal é diretamente relacionada à função de distribuição do glúon, sendo portanto um importante ingrediente no cálculo de observáveis. Buscamos desenvolver um método de QCD consistente para a descrição dos dados da seção de choque reduzida na região de pequeno-x. Usaremos como ponto de partida o formalismo teórico e computacional recentemente desenvolvido pelo nosso grupo, que leva em consideração o efeito de operadores de twist (de Wilson) de ordens superiores e cargas efetivas de QCD cujo comportamento no infravermelho é regulado por uma escala de massa dinâmica. As correções de twist de ordens superiores são obtidas a partir do formalismo de renormalons. No caso da interação nuclear fraca pretendemos investigar o papel de fenômenos não lineares e/ou auto-consistentes envolvendo neutrinos. O estudo dos processos não lineares coletivos em plasmas mediados por fluxos intensos de neutrinos, bem como a geração de campos magnéticos e sua interação com neutrinos, é um tema contemporâneo. A metodologia consiste em substituir as equações hidrodinâmicas válidas para elétrons não degenerados e não relativísticos pela sua versão para plasmas densos e relativísticos.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
Vigência:
Thu Feb 03 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Emerson Joucoski
COORDENADOR(A)
Engenharias
Engenharia Elétrica
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
x feira regional de ciências do litoral do paraná, versão 2021
Resumo:
A presente proposta refere-se à realização da X Feira Regional de Ciências do Litoral do Paraná, edição 2021, a ser promovida pelo Setor Litoral da UFPR com o apoio das escolas públicas da região, da secretaria municipal de Educação dos municípios envolvidos e do Núcleo Regional de Educação (NRE) dos sete municípios da região litorânea do Estado do Paraná que abrange os municípios de Morretes, Guaraqueçaba, Antonina, Paranaguá, Pontal do Paraná, Guaratuba e Matinhos. O evento se apresenta como uma necessidade condicionada por dois fatores: o primeiro é a atuação e os resultados obtidos pelo Programa Laboratório Móvel de Educação Científica da UFPR Litoral (LabMóvel) nas nove Feiras Regionais de Ciências realizadas, de 2011 a 2019, e demais atividades do projeto, cuja trajetória está sintetizada a seguir de forma a justificar a presente proposta. O segundo fator é o Projeto Político Pedagógico do Setor Litoral da UFPR (PPP, 2008), que tem como objetivos principais o desenvolvimento regional através do fortalecimento da Educação Pública. Desde sua implantação em 2005, a UFPR Litoral tem estabelecido parceria com todas as Secretarias Municipais de Educação dos sete municípios da região litorânea e com o Núcleo Regional de Ensino da Secretaria de Estado da Educação do Paraná, atuando fortemente no desenvolvimento de projetos e feiras em escolas e comunidades, na formação dos profissionais da Educação através de seus cursos de licenciatura (formação inicial) e nos processos de formação continuada de educadores. Este cenário de integração entre ensino superior e básico já estabelecido e a experiência da equipe proponente em iniciativas como as Feiras Regionais de Ciências, de 2011 a 2019 de forma ininterrupta2, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, de 2009 a 2019 de forma ininterrupta, a implantação de Clubes de Ciências nas escolas (descritos a seguir) e demais ações desenvolvidas pelo LabMóvel, cria ambiente propício para a realização de um evento como a Feira de Ciências, integrando ainda mais as diferentes esferas do ensino público e fortalecendo o crescente movimento da Educação Científica.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Paraná - PR - Brasil
Vigência:
Wed Dec 30 00:00:00 BRT 2020-Sat Dec 31 00:00:00 BRT 2022
Emerson Joucoski
COORDENADOR(A)
Outra
Divulgação Científica
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
a ufpr setor litoral no bicentenário da independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no brasil
Resumo:
As atividades são desenvolvidas através de pesquisadores e extensionistas da UFPR Setor Litoral, todos com grande experiência em atividades de divulgação científica. A proposta vai ao encontro de atividades emancipatórias em acordo com o Projeto Político Pedagógico (PPP) da UFPR Setor Litoral. O PPP do Setor Litoral preconiza uma proposta freiriana e com ações extensionistas culturais e humanísticas indo além dos muros da universidade. As ações do LabMóvel acontecem, na prática, por meio de um processo de integração que envolve comunidade, escola e Universidade, atuando em consonância com o Projeto Político Pedagógico (PPP) da UFPR Litoral. O Programa abrange projetos de pesquisa e de ensino de diversos campos do conhecimento como de Artes, Biologia, Física, Astronomia, Química, Matemática, Geografia, Climatologia, Saber Tradicional e Comunicação. O LabMóvel conta com uma equipe multidisciplinar e com parcerias que possibilitam a construção de uma proposta que atende as diferentes linhas de atuação de atividades desenvolvidas pelo Programa. Portanto, o presente projeto para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2022 (SNCT) da UFPR Setor Litoral tem como principal objetivo fortalecer o espaço de divulgação das ciências no sentido de ofertar subsídios (técnico, científico, conceitual) aos atores sociais para que, com um embasamento sólido acerca das problemáticas da realidade onde estão inseridos, possam participar das decisões sobre o futuro de sua região. Assim, o projeto se apresenta como uma das estratégias que possibilitam alcançar o objetivo proposto pela Expansão Universitária da UFPR no litoral do Paraná, de Educação para o Desenvolvimento Regional Sustentável.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Paraná - PR - Brasil
Vigência:
Mon Sep 26 00:00:00 BRT 2022-Fri Mar 31 00:00:00 BRT 2023
Emerson Joucoski
COORDENADOR(A)
Outra
Multidisciplinar
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
11ª feira regional de ciências do litoral do paraná - 2022
Resumo:
Proposta à realização da XI Feira Regional de Ciências do Litoral do Paraná, edição 2022, a ser promovida pelo Setor Litoral da UFPR com o apoio das escolas públicas da região, da secretaria municipal de Educação dos municípios envolvidos e do Núcleo Regional de Educação (NRE) dos sete municípios da região litorânea do Estado do Paraná que abrange os municípios de Morretes, Guaraqueçaba, Antonina, Paranaguá, Pontal do Paraná, Guaratuba e Matinhos. O evento se apresenta como uma necessidade condicionada por dois fatores: o primeiro é a atuação e os resultados obtidos pelo Programa Laboratório Móvel de Educação Científica da UFPR Litoral (LabMóvel) nas nove Feiras Regionais de Ciências realizadas, de 2011 a 20211, e demais atividades do projeto, cuja trajetória está sintetizada a seguir de forma a justificar a presente proposta. O segundo fator é o Projeto Político Pedagógico do Setor Litoral da UFPR (PPP, 2008), que tem como objetivos principais o desenvolvimento regional através do fortalecimento da Educação Pública. Desde sua implantação em 2005, a UFPR Litoral tem estabelecido parceria com todas as Secretarias Municipais de Educação dos sete municípios da região litorânea e com o Núcleo Regional de Ensino da Secretaria de Estado da Educação do Paraná, atuando fortemente no desenvolvimento de projetos e feiras em escolas e comunidades, na formação dos profissionais da Educação através de seus cursos de licenciatura (formação inicial) e nos processos de formação continuada de educadores. Este cenário de integração entre ensino superior e básico já estabelecido e a experiência da equipe proponente em iniciativas como as Feiras Regionais de Ciências, de 2011 a 2021 de forma ininterrupta, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, de 2009 a 2021 de forma ininterrupta, a implantação de Clubes de Ciências nas escolas (descritos a seguir) e demais ações desenvolvidas pelo LabMóvel, cria ambiente propício para a realização de um evento como a Feira.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Paraná - PR - Brasil
Vigência:
Thu Dec 09 00:00:00 BRT 2021-Sun Dec 31 00:00:00 BRT 2023
Emilio Ernesto Paladino
COORDENADOR(A)
Engenharias
Engenharia Mecânica
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
desenvolvimento de modelos numéricos para escoamentos multifásicos com múltiplas escalas de interface e aplicação ao escoamento em constrições
Resumo:
Este projeto tem como principal objetivo o desenvolvimento, implementação e validação de modelos para escoamentos multifásicos complexos, envolvendo múltiplas escalas de interfaces, visando uma aplicação industrial que consiste no desenvolvimento de sensores de vazão em linha para escoamentos bifásicos. No entanto, os modelos a serem desenvolvidos pretendem ser de aplicação geral e se constituem em uma importante contribuição ao corpo de conhecimento atual no assunto, com potencial de aplicação a outros problemas ou processos industriais envolvendo escoamentos multifásicos com morfologias complexas. Modelos para simulação de escoamentos multifásicos em aplicações industriais tem sido desenvolvidos com sucesso na últimas décadas. Contudo, diversos aspectos relacionados ao fechamento destes modelos, necessários devido a impossibilidade da resolução numérica de todas as escalas envolvidas, ainda apresentam espaços significativos para melhorias, em particular, quando envolvem escoamentos com arranjos de fases com morfologias complexas. Estes desenvolvimentos envolverão estudos transversais de caráter fundamental em aspectos como turbulência e escoamentos na presença de interfaces, necessários para o desenvolvimento de modelos adequados de fechamento, que certamente contribuirão com a ampliação do corpo de conhecimento no assunto. Além disso, o desenvolvimento de modelos de fechamento será baseado no uso de redes neurais, o que constitui em um riquíssimo e muito atual assunto de pesquisa. Uma aplicação industrial será também desenvolvida como parte do projeto, que visa o desenvolvimento de sensores de vazão multifásicos robustos e de baixo custo, baseados em dispositivos de aceleração (ex. placa orifício), onde também serão utilizados modelos de redes neurais para correlacionar os sinais transientes de pressão, com o padrão de escoamento e com as vazões de fases. Estudos experimentais neste assunto, já em andamento, serão utilizados subsidio e validação dos modelos.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Santa Catarina - SC - Brasil
Vigência:
Thu Feb 03 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Emilio Jose Montero Arruda Filho
COORDENADOR(A)
Ciências Sociais Aplicadas
Administração
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
tecnologia multifuncional e os efeitos de motivação e constrição no processo de decisão de compra
Resumo:
Os estudos nacionais e internacionais voltados para marketing tecnológico aumentaram significativamente nos últimos anos, explorando diferentes usos dos produtos e serviços, além das preferências dos consumidores por produtos inovadores e diferenciados. Com isto, a necessidade de estudos de marketing sobre o comportamento de consumo e novas tendências para a inovação tecnológica é um fator decisivo para compreensão do processo de desenvolvimento do País e adequação mercadológica por parte das empresas. Desta forma, propõem-se neste projeto a análise do consumo dos produtos/serviços convergentes de tecnologia que oferecem multifuncionalidade (Bundled Products / convergent products), associado a características dos produtos atuais e dos potenciais consumidores, para poder identificar quais motivações são melhores empregadas na percepção dos indivíduos como valores sociais de consumo do tipo status e modismo, barreiras tecnológicas e psicológicas, características verdes sustentáveis e outros, para compreender a percepção de valor em função do posicionamento do consumidor perante seu grupo social. Esta proposição acadêmica subsidiará o governo e as instituições de pesquisa sobre novas tendências tecnológicas, para auxiliarem no desenvolvimento sustentável dos Estados com relação a sistemas de governo eletrônico, assim como, nas instituições empresariais para um uso mais adequado as necessidades sociais da população, podendo se desenvolver localmente produtos e serviços direcionados aos interesses do consumidor.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Pará - PA - Brasil
Vigência:
Thu Feb 03 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Emily Mayer de Andrade Becheleni
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
História
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
olimpíada brasileira de soluções sustentáveis para água e energia
Resumo:
Vide projeto anexo
Instituição/UF/País:
Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK - MG - Brasil
Vigência:
Tue Jan 05 00:00:00 BRT 2021-Tue Jan 31 00:00:00 BRT 2023
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