Projetos de Pesquisa

 

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Silvana Maria Pantoja dos Santos

Lingüística, Letras e Artes

Letras
  • memória e patrimônio na poesia maranhense contemporânea
  • O projeto tem por objetivo analisar a ressignificação do patrimônio cultural em produções de poetas maranhenses contemporâneos, a partir das impressões e sensações dos sujeitos poéticos nas suas relações com a memória da cidade. O centro histórico da cidade de São Luís tem uma considerável representatividade na produção literária local, o que justifica o forte vínculo do homem com o lugar de origem, “formado por uma rede de posições sociofuncionais, unidas entre si por afinidades e tensões” (COSTA, 2017, p. 205). Nesse sentido, é possível pensar a cidade revestida de artefatos, bens culturais, que resistem ao tempo e à ação humana, arraigados nos costumes e tradições e que se revelam por meio da escrita poética. Convém questionar: Como são problematizadas as demarcações espaciais de dominação, subjugação, acolhimento e resistência nas obras investigadas? Quais distanciamentos e proximidades as poesias de autores maranhenses contemporâneos carregam, quanto ao processo de rememoração do patrimônio cultural? A cidade comporta vivências particulares, sociais, bem como a memória do lugar por meio de registros históricas e culturais, logo, o modo como o patrimônio cultural é ressignificado na literatura, em especial, na poesia, é relevante. O aporte teórico se fundamentará nas reflexões de Halbwachs (2006), sobre memória individual e coletiva; Pesavento (2002) e Abreu (2011), sobre a memória da cidade e patrimônio; Paz (2012), sobre poesia, dentre outros. A pesquisa parte do levantamento de obras que tematizem o patrimônio cultural, seguida de análises, organização e sistematização do material coletado para posterior publicação de uma antologia de poetas voltados para tema da pesquisa. Nesse sentido, considera-se esta iniciativa um investimento que trará benefícios aos estudos do patrimônio cultural. Acredita-se, ainda, que os resultados que podem alcançar esta pesquisa darão importantes contribuições ao universo dos estudos da poesia contemporânea.
  • Universidade Estadual do Maranhão - MA - Brasil
  • Fri Feb 04 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
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Silvana Maria Sobral Griz

Ciências da Saúde

Fonoaudiologia
  • análise audiológica em crianças com citomegalovirus
  • Introdução: A triagem auditiva neonatal universal (TANU) identifica neonatos com possíveis alterações auditivas e sua realização pode oferecer marcos do desenvolvimento da criança. No Brasil, a diversidade regional, econômica, social, sanitária e cultural pode influenciar a abordagem da implantação dos programas de TANU. Em 2019, o Joint Committee on Infant Hearing ressaltou a diminuição da idade média de identificação de alterações auditivas, minimizando o impacto dessas alterações na linguagem. Também reforça o aumento do impacto do citomegalovírus (CMV) no desenvolvimento das crianças. Dessa forma, há necessidade de vigilância contínua do desenvolvimento auditivo de neonatos acometidos com o CMV, independentemente do resultado encontrado na TANU. Sabendo da necessidade de unidades de referência para diagnóstico e monitoramento audiológico, o Departamento de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Pernambuco, em parceria com Fonoaudiólogos e técnicos do CISAM e do Hospital Barão de Lucena, promoveram a implantação de um serviço de extensão em DIAGNÓSTICOS e MONITORAMENTO AUDIOLÓGICOS PARA CRIANÇAS COM RISCO PARA PERDA AUDITIVA, para os neonatos que falharem na TANU. A partir destas ações, foi identificada uma alta frequência de mães com CMV. Objetivo: analisar a audição das crianças nascidas de mães com CMV. Método: As mães de neonatos identificadas com CMV pelo exame do PCR, cujos filhos realizaram TANU serão encaminhadas Departamento de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Pernambuco. Incialmente, serão realizados nos lactentes os exames de Potencial Evocado Auditivo de Tronco encefálico Automático, Emissões Otoacústicas Evocadas, avaliação audiológica comportamental e avaliação otorrinolaringológica. Estes lactentes serão acompanhados semestralmente até os três anos de idade para determinar os marcos do desenvolvimento auditivo.
  • Universidade Federal de Pernambuco - PE - Brasil
  • Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025