Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Nayara Gonçalves Barbosa

Ciências da Saúde

Enfermagem
  • vulnerabilidades para o adoecimento de mulheres e minorias sexuais em situação de rua: estratégias para a promoção da saúde, integralidade do cuidado, equidade e justiça social.
  • A presente proposta tem como objetivo analisar as vulnerabilidades para adoecimento de mulheres e minorias sexuais em situação de rua, suas necessidades de saúde e estratégia de autocuidado, bem como analisar o cuidado da equipe multiprofissional que atua no consultório na rua na atenção integral à essa população. Trata-se de um estudo misto, mediante a combinação de abordagens quantitativa e qualitativa na investigação. Será utilizado estudo convergente paralelo. Na primeira etapa serão incluídas mulheres e pessoas pertencentes à minorias sexuais em situação de rua em condição de abrigo social ou nas ruas. Os dados serão obtidos por meio de questionários e entrevistas semiestruturadas. No que tange à coleta de dados quantitativa serão utilizados instrumentos validados que contemplem os aspectos sociodemográficos, características comportamentais e hábitos de vida, histórico de saúde, consumo de álcool e substâncias ilícitas, religiosidade e espiritualidade, exposição à violência, aspectos relativos à saúde sexual e reprodutiva, condições de saúde crônico-degenerativas, saúde mental e rede de apoio social. A entrevista qualitativa contemplará questões que permeiam a trajetória de vida dessas mulheres, suas vulnerabilidades, suas representações sobre a saúde e os equipamentos para o cuidado, sobrevivência e autocuidado a partir da vida nas ruas. Na segunda etapa do estudo serão incluídos profissionais que atuam nas equipes de consultório na rua mediante a realização de entrevistas semiestruturadas e observação participante, contemplando o cuidado às mulheres em situação de rua e minorias sexuais. Os dados quantitativos serão submetidos às análises descritivas. Os dados qualitativos serão apresentados através da técnica hermenêutico-dialética, que considera aspectos sociais e históricos e analisados à luz do conceito de vulnerabilidade social de Ayres.
  • Escola de Enfermagem da USDP - SP - Brasil
  • Mon Dec 18 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Nedio Jair Wurlitzer

Ciências Agrárias

Ciência e Tecnologia de Alimentos
  • desenvolvimento de ingrediente funcional de passiflora tenuifila killip e comprovação de efeito no sistema nervoso central
  • A Embrapa Agroindústria Tropical já realizou pesquisas com a Passiflora tenuifila Killip, um maracujá silvestre, conhecido como por maracujá alho, com resultados promissores em relação a efeito funcional para controle de doenças do sistema nervoso central, similares a modelo de parkinsonismo. Existe a necessidade de confirmação e ampliação do estudo, antes dos ensaios clínicos para validar a alegação de saúde. Para isso é necessário identificar os principais fitoquímicos do fruto responsáveis pela resposta biológica no controle de tremores (tanto de substância isolada ou efeito sinérgico entre elas). O fracionamento do maracujá, a caracterização e a elucidação das propriedades funcionais de quais componentes são responsáveis por tais efeitos, são etapas primordiais para a disponibilização de um produto no mercado. Desta forma, este projeto tem por objetivo ampliar estudos sobre a comprovação do efeito funcional, e desenvolver um ingrediente alimentício funcional a partir frações de casca, polpa e semente de maracujá alho, que apresente potencial efeito neuroprotetor. Serão efetuados experimentos de processamento de frutos, e a preparação de extratos, a concentração e identificação de componentes, para uso em experimentos de efeito funcional. Os extratos serão submetidos à identificação e quantificação de compostos por RMN, UPLC e análise de aminoácidos/peptídios. Será avaliada a atividade citoprotetora dos extratos em modelo de toxicidade celular induzida pela 6-OHDA em células PC12 e avaliação do efeito funcional em modelo animal Zebrafish para Parkinsonismo. Dos resultados esperados, teremos a obtenção de extratos de casca, semente e polpa de maracujá alho e identificação dos compostos extraídos que serão capazes de fornecer efeito protetor às células PC12 e ao modelo Zebrafish para Parkinsonismo, permitindo avaliar a concentração de compostos presentes no maracujá alho e planejar sua aplicação como ingrediente alimentício funcional.
  • Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - DF - Brasil
  • Mon Dec 04 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026