Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Rodrigo Pereira Ramos

Engenharias

Engenharia Biomédica
  • desenvolvimento de um protótipo de espectrômetro raman portátil e de baixo custo para o diagnóstico do câncer da pele
  • O câncer de pele é um dos tipos mais comuns em todo o mundo e a sua incidência é ainda maior nos países tropicais devido aos elevados níveis de radiação solar. Existem diferentes tipos de tumores, mas os mais agressivos são os melanomas. São necessários métodos de diagnóstico precoces e precisos para diminuir a morbidade e melhorar as taxas de sobrevivência dos doentes. Atualmente, a principal técnica de diagnóstico baseia-se no exame histológico invasivo, em que é necessário extrair amostras de tecido da pele do doente. A espetroscopia óptica é uma forte candidata a auxiliar no diagnóstico do câncer de pele pela sua caraterística não invasiva. Estas tecnologias baseiam-se na medição das interacções da luz com os materiais iluminados. A espetroscopia Raman é uma técnica óptica que mede as vibrações das biomoléculas e pode ser aplicadas para detectar câncer de pele. Combinada com metodologias de processamento de sinais, derivadas de ferramentas matemáticas, e algoritmos de aprendizagem de máquina, que são programas computacionais com alguma inteligência, pode ser possível atingir níveis elevados de precisão no diagnóstico do câncer de pele. Este projeto visa verificar a viabilidade de um protótipo de espectrõmetro Raman óptico de baixo custo e seu uso combinado com aprendizado de máquina para detectar câncer de pele em pacientes assistidos por médicos no Brasil. Pretende-se obter altos níveis de precisão e características não-invasivas com o auxílio de ferramentas de processamento de sinais e aprendizado de máquina.
  • Universidade Federal do Vale do São Francisco - PE - Brasil
  • 11/03/2024-28/02/2027
Foto de perfil

Rodrigo Ribeiro Paccola

Engenharias

Engenharia Civil
  • metamateriais elastodinâmicos projetados para a atenuação de vibrações em estruturas civis formadas por elementos de barra usando o método dos elementos finitos posicional e métodos de otimização multiobjetivo
  • Os metamateriais elastodinâmicos têm sido uma opção não convencional para controlar vibrações mecânicas. Destacam-se por suas bandas de parada, intervalos de frequências onde as vibrações não se propagam, úteis na mitigação de frequências indesejadas. No entanto, as bandas de parada têm limitações em sua largura e atenuação em baixas frequências. Além disso, o foco de pesquisas em metamateriais elastodinâmicos é geralmente teórico ou em aplicações mecânicas e aeronáuticas, com poucas aplicações em engenharia civil. Este projeto propõe o uso do método dos elementos finitos para analisar estruturas de metamateriais compostas por barras, utilizando algoritmos de otimização multiobjetivo para controlar a resposta dinâmica. A otimização buscará simultaneamente: bandas de parada amplas em baixas frequências, atenuação das respostas em todas as frequências de trabalho, atenuação da resposta no tempo e controle do primeiro pico de ressonância na resposta harmônica. As estruturas consistirão em células periódicas de barras bidimensionais e tridimensionais, e a otimização ocorrerá no domínio global. O algoritmo MOSA será adaptado para a otimização multiobjetivo, com funções objetivo propostas para atingir os alvos de otimização. Posteriormente, ensaios experimentais serão realizados para validar a abordagem. Espera-se que essa metodologia amplie a largura das bandas de parada para frequências compatíveis com estruturas civis e controle a posição do primeiro pico de ressonância na resposta harmônica, atenuando e controlando a resposta dinâmica das estruturas. Com esse projeto, pretende-se contribuir para a aplicação prática de metamateriais elastodinâmicos em engenharia civil, proporcionando maior eficiência na mitigação de vibrações indesejadas em estruturas e contribuindo para o avanço dessa área de pesquisa.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • 11/12/2023-31/12/2026