Projetos de Pesquisa

 

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Patricia Abrão Possik

Ciências Biológicas

Genética
  • estudo de estratégias terapêuticas direcionadas ao perfil genético do melanoma acral
  • O melanoma acral (AM) tem baixa incidência entre a população de ancestralidade europeia, tornando-se uma neoplasia pouco estudada, e, portanto, pouco compreendida. Este tipo de neoplasia apresenta características genéticas diferentes dos melanomas cutâneos, apresentando baixas taxas de mutações pontuais e maior número de amplificações e aberrações cromossômicas. Isso torna este tipo de melanoma ainda mais singular, inviabilizando a extrapolação de drivers comumente relacionados ao melanoma cutâneo e tornando menos efetivos os tratamentos utilizados. Com o objetivo de aprofundar a compreensão do melanoma acral, nosso grupo desenvolveu uma plataforma de xenoenxertos derivados de pacientes (PDX) a partir de tumores de pacientes diagnosticados no INCA. Até o momento, coletamos 78 amostras de melanoma acral de 62 pacientes e estabelecemos 40 modelos de xenoenxertos e 10 linhagens celulares para estudos in vitro e in vivo. Por meio do sequenciamento de exoma completo e de RNAm, identificamos possíveis genes drivers associados ao melanoma acral. Além disso, observamos deleções nos genes ATM, CHEK1 e RAD51, relacionados ao perfil denominado BRCAness e à manutenção da estabilidade genômica. Estes dados preliminares embasaram a hipótese de que alterações genéticas em ATM, CHEK1 e RAD51 podem tornar as células de melanoma acral susceptíveis ao tratamento direcionado a proteínas envolvidas na resposta a dano e reparo do DNA, como por exemplo inibidores de PARP e ATR. Assim, este projeto tem como objetivo identificar estratégias terapêuticas direcionadas para o melanoma acral utilizando ensaios funcionais in vitro e in vivo incluindo metodologias de varreduras genética e farmacológica e investigar a associação entre essas alterações genéticas e a instabilidade genômica utilizando ferramentas de bioinformática e biologia celular. Os achados podem contribuir para identificar novas perspectivas de tratamento para pacientes acometidos por esta doença.
  • Instituto Nacional de Câncer - RJ - Brasil
  • 08/01/2024-31/12/2026
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Patricia Alejandra Behar

Ciências Humanas

Educação
  • competências socioafetivas para a educação: um olhar a partir dos ambientes virtuais de aprendizagem
  • As mudanças impulsionadas pela Pandemia em nível educacional estabeleceram uma nova relação social e afetiva entre professores e alunos com o ensino e a aprendizagem em meio digital. À medida que essas transformações vêm acontecendo, exige-se um conjunto de competências socioafetivas (CSA) para apoiar as necessidades advindas do uso de ambientes virtuais de aprendizagem nas modalidades EaD e Híbrida. O objetivo deste estudo é investigar quais CSA podem ser identificadas nesses ambientes. Para isso, é preciso identificar os cenários socioafetivos evidenciados em um ambiente virtual de aprendizagem e, a partir deles, mapear as CSA dos estudantes. Desse modo, será possível (1) categorizar cada uma das CSA a partir do seus elementos: Conhecimentos, Habilidades e Atitudes, e (2) definir estratégias pedagógicas que podem ser recomendadas aos docentes para auxiliar na construção dessas competências. Acredita-se que a identificação das CSA e o apontamento de estratégias pedagógicas vinculadas a elas poderá apoiar a proposição de possíveis soluções no âmbito das políticas públicas educacionais. Essas soluções partem do enfrentamento de problemas advindos do impacto das tecnologias na educação e dos desafios inerentes às modalidades EaD e Híbrida quanto à evasão, desmotivação e desistência da aprendizagem. A pesquisa é caracterizada como teórico-prática a partir de estudo de casos múltiplos. Os sujeitos serão docentes e estudantes de diferentes níveis de ensino e contará com oito etapas de desenvolvimento: Etapa 1 - Conceituação e delineamento do referencial teórico; Etapa 2 – Identificação dos cenários socioafetivos no ambiente virtual de aprendizagem; Etapa 3 – Mapeamento das competências socioafetivas; Etapa 4 – Construção de estratégias pedagógicas; Etapa 5 – Implementação de recursos tecnológicos; Etapa 6 – Aplicação dos recursos tecnológicos para coleta de dados; Etapa 7 - análise e interpretação dos dados coletados; e Etapa 8 – Publicação dos resultados
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • 15/12/2022-28/02/2026