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Colégio Pedro II
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Escola de Guerra Naval
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Escola Municipal de Ensino Fundamental Cândido de Assis Queiroga
Escola Superior de Propaganda e Marketing
Escola Superior Dom Helder Câmara
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ETE Prof. Maria Wilza Barros de Miranda
FABNS
Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo
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Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein
Faculdade Santa Casa BH
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FUNDACAO UNIVERSIDADE FEDERAL DE CIENCIAS DA SAUDE DE PORTO ALEGRE
Fundação Antônio Prudente
Fundação Butantan
Fundação Carlos Chagas
Fundação Casa de Rui Barbosa
Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ
Fundação Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações
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Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza
Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado
Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha
Fundação Ezequiel Dias
Fundação Faculdade de Medicina
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Fundação Octacílio Gualberto
Fundação Oswaldo Cruz
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Fundação Paranã-buc para Estudos e Pesquisas Arqueológicas
Fundação Pio XII
Fundação Planetário da Cidade do Rio de Janeiro
Fundação Universidade Regional de Blumenau
FUNDO MUNICIPAL DE EDUCACAO DE CAETANOS
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Governo do Estado de Alagoas
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Governo do Estado do Acre
Governo do Estado do Maranhão
Governo do Estado do Piauí
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Instituto de Pesquisa PENSI
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Instituto de Tecnologia e Pesquisa
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Instituto Federal da Bahia
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Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul
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Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará
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Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins
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Instituto Federal de Santa Catarina
Instituto Federal de São Paulo
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Instituto Federal do Ceará
Instituto Federal do Maranhão
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Instituto Federal Fluminense
Instituto Federal Goiano
Instituto Federal Sul-Rio-Grandense
Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein
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Instituto Militar de Engenharia
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Instituto Nacional de Câncer
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Maria Sueli Soares Felipe
COORDENADOR(A)
Ciências Biológicas
Genética
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
funtrop - doenças fúngicas tropicais negligenciadas: terapia e diagnóstico
Resumo:
O INCT-FunTrop se caracteriza como uma proposta em área estratégica e habilitadora da Biotecnologia em Saúde Humana, com foco na terapêutica e diagnóstico de doenças infecto-contagiosas tropicais causadas por fungos patogênicos humanos. Consiste na busca de conhecimento de fronteira em saúde única, essencial em razão das mudanças climáticas globais (MCG) e co-infecções por imunossupressão. As comunidades pobres de regiões tropicais e subtropicais são as mais afetadas pela MCG e também as mais acometidas pelas doenças fúngicas tropicais negligenciadas (neglected tropical fungal diseases) e por patógenos emergentes. Apesar do reconhecimento de algumas micoses como doenças negligenciadas pela OMS em 2020 (PCM, CBM e, outros) e do aumento crescente das infecções fúngicas, estas ainda recebem menor atenção dos sistemas de saúde nacionais e internacionais. Projetos anteriores do grupo permitiram avançar nos estudos de genômica e variabilidade genética de alguns destes patógenos, abrindo novas perspectivas. O INCT-FunTrop atuará em duas frentes: 1) Novas moléculas antifúngicas direcionadas contra alvos-moleculares específicos (Tiorredoxina Redutase-Trr1 e Delta;24 esterol-C-metiltransferase-Erg6) e seus mecanismos de ação; 2) Diagnóstico específico e diferencial de patógenos fúngicos tropicais para fornecer uma ferramenta para levantamentos epidemiológicos. Pretende-se avançar no conhecimento científico e tecnológico de novas moléculas para terapia e diagnóstico e, contribuir efetivamente na luta contra as doenças negligenciadas e emergentes tropicais. O INCT-FunTrop tem como missão atuar na formação de recursos humanos, níveis de graduação e pós-graduação (10 PPGs), é composto por 5 Universidades nacionais e 6 grupos internacionais, com foco na internacionalização e transferência de conhecimento científico e tecnológico para o setor privado e público, além da missão de divulgação e popularização da ciência, tecnologia e inovação para o nível do ensino médio e sociedade.
Instituição/UF/País:
Universidade Católica de Brasília - DF - Brasil
Vigência:
Wed Dec 13 00:00:00 BRT 2023-Sun Dec 31 00:00:00 BRT 2028
Maria Teresa Carthery-Goulart
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Psicologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
programa de treino linguístico-cognitivo em modalidade remota para idosos típicos e com comprometimento cognitivo leve: efeitos comportamentais e correlatos neurais
Resumo:
Intervenções em forma de treino cognitivo têm mostrado benefícios para prevenção de declínio cognitivo no envelhecimento típico e em quadros de comprometimento cognitivo leve (CCL), que podem ser uma fase prodrômica de quadros neurodegenerativos como a Doença de Alzheimer. Estudos são inconsistentes quanto aos tipos de treino que podem potencializar os ganhos cognitivos, à transferência dos ganhos para atividades diárias, ao período de manutenção dos seus efeitos, bem como quanto aos correlatos neurais subjacentes aos seus efeitos. O estudo principal, com amostra de 100 adultos idosos típicos e 60 com CCL, investigará essas questões por meio da implementação de um programa multicêntrico e multidisciplinar de estimulação linguístico-cognitiva remota, avaliando seus efeitos por meio de medidas neuropsicológicas e questionários de humor funcionalidade e, em uma subamostra, por exames de ressonância magnética funcional (fMRI), com análises volumétricas e de conectividade funcional. O estudo será randomizado e duplo-cego, em que o grupo intervenção - experimental (GE) será comparado a um controle ativo (música) e outro passivo (lista de espera), com a hipótese de que haverá benefícios comportamentais e evidências de neuroplasticidade maiores no GE com base em estudos prévios (Poptsi et al. 2019, Brinke et al. 2017). Como desdobramentos do estudo principal, serão investigados indicadores de reserva cognitiva (como educação, nível sócio-econômico, multilinguismo e experiência linguística) e sua relação com o funcionamento linguístico e cognitivo, bem como com o nível de comprometimento cerebral da amostra. Frente ao cenário da pandemia, que ampliou o uso da telemedicina, o estudo contribuirá com a avaliação de procedimentos, além de disponibilizar escores normativos preliminares para ampliar o uso desta modalidade. O projeto tem aprovação pelo comitê de ética da instituição sede e como multicêntrico. Um estudo piloto está sendo realizado, como prática de inserção social.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do ABC - SP - Brasil
Vigência:
Mon Aug 22 00:00:00 BRT 2022-Sun Aug 31 00:00:00 BRT 2025
Maria Teresa Esteban do Valle
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Educação
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
rede de saberes e fazeres sobre avaliação escolar: conexões entre formação de professores em cursos de pedagogia e práticas docentes no i segmento do ensino fundamental
Resumo:
A avaliação educacional influi de maneira significativa nas ações educativas e na qualidade da educação oferecida. A presente pesquisa foca os processos de avaliação realizados no cotidiano das escolas e suas relações com a aprendizagem e a formação de professores e elege os anos iniciais do ensino fundamental como campo empírico. Toma a ação e a formação docentes para análise, visando colaborar com a melhoria das práticas avaliativas desenvolvidas nas escolas públicas. Para tanto, indaga: i) como as crianças são avaliadas pelos docentes; ii) ao planejarem suas práticas avaliativas, os docentes buscam quais referências iii) o que os cursos de formação propõem como estudos teórico-práticos, no campo da avaliação, buscando subsidiar a ação docente. A investigação assume a pesquisa participante (Brandão 1981, 1999, 2006; Freire 1981, 1982, 2011 e Streck 2006, 2013) como aquela que melhor se adequa a favorecer as mudanças, ao envolver um coletivo de professores, alicerçada em uma dimensão ético-política da formação que poderá influenciar na construção do conhecimento por todos os participantes do processo investigativo. Recorre-se, inicialmente, aos seguintes procedimentos de pesquisa: observação participante; questionários, entrevistas semiestruturadas e grupos focais com professores e licenciandos de Pedagogia. Também será realizada análise documental e revisão bibliográfica. Ainda no âmbito da pesquisa participante serão realizados dois cursos de extensão para docentes da educação básica, voltados ao primeiro segmento do ensino fundamental, nas redes municipais de Educação de Paraíba do Sul (RJ) e de Salvador (BA), considerando também, para fins de análise, a documentação pedagógica que será produzida no contexto desses cursos, incluindo-se depoimentos, evidências e memórias das ações desenvolvidas junto aos docentes das referidas redes de ensino. A pesquisa se constitui também como espaço de produção de materiais pedagógicos que subsidiem a avaliação escolar.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal Fluminense - RJ - Brasil
Vigência:
Sat Dec 02 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Maria Teresa Pedrosa Silva Clerici
COORDENADOR(A)
Ciências Agrárias
Ciência e Tecnologia de Alimentos
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
nano-farinhas de favas peruanas e de carás amazônicos visando aplicações em impressora 3d para produtos de dietas especiais
Resumo:
A impressora 3d pode ser uma aliada na produção de alimentos para dietas especiais, como as que apresentam restrição de nutrientes e disfagias, porém ainda não há estudos com ingredientes naturais do Peru e do norte do Brasil. O objetivo deste projeto será desenvolver farinhas e nanofarinhas de favas andinas do Peru e de carás amazônicos do Brasil visando a produção de ingredientes regionais (no Brasil) para uso em impressora 3D alimentícia. As favas e os carás serão processados, com e sem pré-processamento por fermentação, em farinhas e nano-farinhas, que será obtida em moinho criogênico (no Brasil) e aplicadas como ingredientes na Impressora 3D para produtos alimentícios (no Peru) e em filmes orodispersíveis (no Brasil) visando dietas especiais que serão avaliados tecnologicamente para seleção dos protótipos que seguirão para as demais análises. Os ingredientes e produtos serão analisados quanto às propriedades cristalográficas, tecno-funcionais, antioxidantes (no Brasil), antinutrientes e a digestibilidade dos macronutrientes (proteínas e amido) e as propriedades funcionais (atividade antioxidante e antidiabética) (na Espanha). Espera-se com este trabalho avançar no desenvolvimento de ingredientes que possam promover saúde e renda para as regiões produtoras de favas (Peru) e de carás (Amazonas-BR e outras regiões), com a formar recursos humanos para dar continuidade nesta linha de pesquisa.
Instituição/UF/País:
Universidade Estadual de Campinas - SP - Brasil
Vigência:
Fri Jan 05 00:00:00 BRT 2024-Mon Nov 30 00:00:00 BRT 2026
Maria Teresa Seabra Soares de Britto e Alves
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Saúde Coletiva
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
relações público-privadas da saúde em territórios periféricos do brasil: análise espacial e temporal de serviços, trajetórias dos usuários e expansão empresarial da saúde.
Resumo:
O crescimento da atuação de clínicas privadas populares no Brasil nos últimos anos expressa uma alteração na configuração do sistema de saúde do país; há oferta de serviços a preços baixos, numa suposta democratização do acesso à saúde. O fenômeno em expansão colide com o modelo de sistema de saúde universal (Universal Health Care- UHC), aproximando-se à Cobertura Universal de Saúde (Universal Health Coverage - UHC), versão limitada, focal e direcionada apenas aos mais vulneráveis (pro-poor approach). As clínicas populares são empresas médicas que realizam consultas, exames e pequenos procedimentos a preços mais baixos do que os praticados pelo mercado de saúde não-popular e financiado pelo desembolso direto dos usuários (Out of Pocket payments - OoP). O correspondente internacional desse modelo são as walk-in clinics ou retail clinics, que parecem inspirar o modelo brasileiro. No Brasil, o acesso a parte expressiva dessas clínicas se dá pela intermediação da assistência à saúde por empresas de cartões de descontos. Estes não possuem regulamentação da Agência Nacional de Saúde (ANS), por não serem planos de saúde, e de nenhum outro órgão vinculado à saúde, configurando-se como uma operação puramente financeira. Parece haver uma expressiva capilarização dessas clínicas privadas nacionalmente nos últimos anos, especialmente em territórios que facilitam o contato com população das faixas de renda mais baixas. Esse fenômeno apresenta características que apontam para uma manifestação particular da expansão da dominância financeira na saúde, com elementos próprios e ainda pouco explorados. Estudo exploratório sobre as relações público-privadas no SUS focando na expansão de empresas de saúde voltadas para segmentos de baixa renda. Serão analisadas trajetórias assistenciais de usuários da APS e trajetórias empresariais no setor saúde de modo a apreender as relações entre capitalismo e empresariamento na saúde, e suas particularidades no objeto em investigação.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Maranhão - MA - Brasil
Vigência:
Wed Dec 13 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Maria Tereza Duarte Paes
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Geografia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
inventário participativo como instrumento para identificação e gestão do patrimônio cultural
Resumo:
Embora o Manual de Aplicação dos Inventários Participativos tenha sido publicado pelo IPHAN em 2015, os seus resultados, obtidos em localidades dispersas pelo país e sem sistematização, não permitiram uma visão de conjunto da aplicabilidade desta metodologia para a sua reprodução em outras localidades, com a capacitação, orientação e instrução de formadores. Considerando a importância desta ferramenta para a identificação, proteção e gestão do patrimônio cultural, de forma participativa e inclusiva da população local, dos gestores de instituições do Estado e da sociedade civil, esta pesquisa busca oferecer parâmetros e orientações gerais para o seu aprimoramento, com a sua aplicação e com a comparabilidade de experiências que permitam testar os procedimentos metodológicos, de modo que estes possam ser multiplicados nas práticas institucionais de municípios, estados e país. Para a execução desta proposta serão realizados 4 Inventários Participativos em sítios com diferentes tipologias: Centro Histórico de Belém (PA); Centro Histórico de São Luís (MA); Monólitos de Quixadá (CE) e Companhia de Fiação e Tecelagem São Martinho, em Tatuí (SP). Com os resultados obtidos das 4 equipes regionais (a partir das Oficinas de formação, de aplicação dos inventários e dos Seminários, conforme detalhado no item 6), iremos elaborar um Termo de Referência do uso de Inventários Participativos nos municípios, estados e na união como contribuição para o desenvolvimento, formação e aplicação desta metodologia. Esta pesquisa possibilitará a formação de novos quadros de pesquisadores e de ativistas pela preservação do patrimônio cultural do país, e o Termo de Referência irá orientar, na prática, a realização de inventários pelo país, subsidiando a expansão das políticas públicas de patrimônio, de modo a atender o princípio constitucional da proteção compartilhada do patrimônio. A metodologia apresentada viabiliza os resultados esperados.
Instituição/UF/País:
Universidade Estadual de Campinas - SP - Brasil
Vigência:
Thu Jan 12 00:00:00 BRT 2023-Sat Feb 28 00:00:00 BRT 2026
Maria Terezinha da Silva
COORDENADOR(A)
Ciências Sociais Aplicadas
Comunicação
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
feminicídios na cobertura jornalística: permanências e mudanças em padrões de tratamento
Resumo:
A pesquisa acadêmica tem observado e criticado historicamente o padrão de cobertura de assassinatos e outras violências contra mulheres por, entre outros fatores, reafirmar representações que culpabilizam a vítima, negligenciar a dimensão estrutural do problema e aspectos contextuais que permitam compreender a violência de gênero no quadro mais amplo de valores sociais hegemônicos, ligados ao machismo, ao patriarcalismo, ao sexismo. Nos anos recentes, porém, a visibilidade pública dada aos feminicídios acontece em um contexto onde há uma atuação ainda mais intensa de movimentos sociais, sobretudo feministas e de luta por direitos das mulheres, criação de novas legislações e políticas públicas visando o enfrentamento do problema, além da transformação no ecossistema midiático com variadas práticas comunicativas que tensionam o fazer jornalístico. Considerando o novo cenário, a presente pesquisa propõe analisar coberturas jornalísticas de feminicídios realizadas em diferentes contextos sociais, geográficos, normativo-legislativo e midiáticos, buscando identificar se e em que medida é possível observar mudanças no padrão de tratamento desses crimes, sobretudo no que se refere ao enquadramento do acontecimento, representações das vítimas, discussão sobre o problema da violência contra mulheres e valores sociais que alicerçam as interpretações de jornalistas e/ou suas fontes de informação. Se o jornalismo se afirma historicamente como instituição socialmente relevante para a formação da opinião, da cidadania e para o debate público, cabe indagar se e como os relatos que tratam de feminicídios incorporam as demandas de igualdade e de respeito reivindicadas pelas mulheres e/ou seus movimentos sociais, e colaboram para o questionamento de sentidos e de valores que sustentam as violências de gênero. A pesquisa envolve diferentes métodos e análises empíricas de coberturas de mídias de diferentes tipos e abrangências.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Santa Catarina - SC - Brasil
Vigência:
Tue Dec 19 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Maria Valderez Ponte Rocha
COORDENADOR(A)
Engenharias
Engenharia Química
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
plataforma integrada de produção biotecnológica de biocombustíveis sustentáveis utilizando biomassa residual da agroindústria
Resumo:
As recentes buscas por combustíveis limpos e obtidos de fontes renováveis têm colocado o Etanol de segunda geração (EtOH2G) em destacado patamar, sobretudo pela factibilidade de integração de sua produção à de outros combustíveis, dentro do contexto de Biorrefinaria, a exemplo do hidrogênio (H2), como apontam pesquisas recentes. Atualmente, o H2 disponível é majoritariamente obtido, em processo de alto custo, do petróleo, matéria-prima esgotável e de uso não amigável ecologicamente. Neste sentido, processos biotecnológicos (BioTech) têm se mostrado uma alternativa, para alcançar uma economia baseada no uso efetivo de etanol e de H2 sustentáveis, com amplo destaque ao uso de biomassa vegetal residuária, uma vez que se tornam um problema ambiental adicional para grandes nações, e seu uso como matéria-prima implicaria em uma solução sustentável e lucrativa no contexto de biorrefino. Neste contexto, o presente projeto visa estabelecer a produção do EtOH2G, por co-fermentação, e desenvolver um sistema integrado à produção de H2, utilizando biomassas agroindustriais, como bagaço de caju e casca de maracujá, elevando a produtividade e sustentabilidade, visando escala econômica. O processo de produção de H2 ocorrerá em duas etapas sequenciais, por Fermentação no Escuro e por Foto-fermentação, onde o meio remanescente da Fermentação no Escuro, e cujo etanol não tenha sido completamente recuperado, será reutilizado como fonte de carbono. Pretende-se contribuir científico-tecnologicamente para a geração de etanol e hidrogênio com uma aplicação comercial, enriquecendo as pesquisas científicas do Brasil, e auxiliando no desenvolvimento de recursos humanos, uma vez que a ampliação da cadeia produtiva de valorização de um resíduo agroindustrial, gerará uma maior empregabilidade. Impactar-se-á positivamente na produção de combustíveis sustentáveis e no desenvolvimento de novas abordagens para redução de custos, tornando-os mais acessíveis.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Ceará - CE - Brasil
Vigência:
Mon Dec 05 00:00:00 BRT 2022-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Maria Valéria Costa Correia
COORDENADOR(A)
Ciências Sociais Aplicadas
Serviço Social
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Currículo
Título do Projeto:
os interesses mercantis das entidades privadas na área da saúde: a apropriação do fundo público e a construção da hegemonia do projeto privatista por dentro do sus
Resumo:
O Sistema Único de Saúde (SUS) é uma conquista do Movimento da Reforma Sanitária que se contrapunha à saúde como fonte de lucro na década de 1980. Entretanto, os interesses do capital têm avançado por dentro do SUS com apoio do Estado, desde as contrarreformas da década de 1990, impedindo sua plena consolidação. Em função do favorecimento da acumulação capitalista, a prioridade tem sido o fortalecimento do mercado privado da saúde, tendo como uma das formas o repasse da gestão de serviços e do fundo público da saúde para entidades privadas ou de direito privado, através de contratos de gestão ou parcerias, por meio dos denominados novos modelos de gestão: Organizações Sociais (OSs), Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIPs) e Fundações Estatais de Direito Privado (FEDPs). Ocorre, assim, um processo de privatização por dentro do SUS quando estas entidades privadas ditas sem fins lucrativos se apropriam do fundo público da saúde e adotam o gerencialismo. Essa apropriação também acontece por meio das Parcerias Público Privadas (PPPs) na Saúde, da venda de serviços privados ao setor público e da filantropia empresarial. O interesse de uma entidade privada em gerir serviços públicos é aumentar seu capital e, com isso, seu lucro; esse fator também se aplica às entidades filantrópicas com as isenções ficais. Essas entidades ao gerirem serviços públicos imprimem sua lógica mercantil, tecnicista e de precarização do trabalho que não condiz com a lógica do setor público centrada na universalização de direitos. Será realizada uma pesquisa empírica para mapear as entidades privadas sem fins lucrativos que atuam no SUS nas capitais brasileiras e no nível estadual, e uma pesquisa teórica, a partir do materialismo histórico dialético, sobre a mercantilização da saúde e sobre como os Aparelhos Privados de Hegemonia Empresarial da saúde atuam para formar consensos em torno do projeto do capital, ancorados no pensamento de Gramsci.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Alagoas - AL - Brasil
Vigência:
Sat Dec 09 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Marialva Carlos Barbosa
COORDENADOR(A)
Ciências Sociais Aplicadas
Comunicação
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Currículo
Título do Projeto:
fome: comunicação, uma ponte para a áfrica
Resumo:
O projeto se desenvolve em torno do tema da fome e dos desastres climáticos e ambientais, que vem agravando de maneira dramática a situação de países da África, e procura, através de um pensamento reflexivo, mostrar como a propalada eminência do fim do mundo, a partir dos deslocados deste mesmo mundo, pode fazer emergir possibilidades de existência em outros modos de vida encravados nestes territórios. A reflexão (re) instaura, desde o primeiro momento, vínculos duradouros no caso do Brasil, considerando, com destaque, regiões colocadas historicamente à margem dos recursos científicos (Nordeste e Centro-Oeste, no caso deste projeto), com diversos países africanos. Como segunda dimensão foram planejadas diversas ações de trocas de conhecimento (incluindo, notadamente, ensino e pesquisa e, referencialmente, extensão) entre os parceiros brasileiros e africanos. A pesquisa empírica reflexiva desvelará produções de sentido também colocadas à margem, que emergem do passado/presente dos territórios, fazendo do comunicacional o lugar de instituição do outro visível e do diálogo. A ideia central é a partir de mitologias duradouras existentes em territórios de vivência mostrar o presente como possibilidade de resistências. A articulação/efetivação desta rede, para divulgar ações, conhecimentos e o pensamento africano, enfatiza a partilha como ação comum que estabelece relações possíveis de redundar em efetivas transformações nos dois territórios macros: Brasil-África. Neste sentido, as ações de comunicação são centrais desde a constituição de múltiplas reflexões/ações sobre um tema emergente e sobre determinante, fazendo da Comunicação espécie de liga humana-conceitual em torno das possibilidades de transformação de um acontecimento real no Brasil e na África: a fome.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Vigência:
Fri Dec 29 00:00:00 BRT 2023-Wed Dec 31 00:00:00 BRT 2025
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