Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Adriano Bressane

Outra

Ciências Ambientais
  • contato com a natureza e a saúde pública: a área verde urbana como espaço estratégico para cidades saudáveis e sustentáveis
  • Considerando a capacidade multifuncional das áreas verdes urbanas, isto é, capaz de proporcionar tanto funções ecológicas, quanto sociais, estas áreas constituem espaços territoriais estratégicos para a promoção de cidades saudáveis e sustentáveis. Os benefícios das áreas verdes urbanas para a saúde pública estão cada vez mais evidentes para a comunidade científica. No entanto, há menos evidência sobre a percepção pública dessa importância. Este projeto tem como objetivo analisar se variações na forma de contato com a natureza têm efeito sobre benefícios para saúde, bem como analisar a relação entre a percepção desses benefícios e a disposição da população em pagar pela implementação de áreas verdes urbanas. O estudo obteve aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP). Em conformidade com o cronograma e condicionantes estabelecidos pelo CEP, a coleta de dados foi parcialmente realizada, totalizando o tamanho amostral de 2136 respondentes. Deste total, serão considerados apenas os participantes residentes em regiões metropolitanas, equivalente a 1773 respondentes, capaz de proporcionar confiança estatística de 95%, poder de teste de 90% e um efeito mínimo detectável de 10%. Para tanto, foi aplicado um formulário com questões baseadas em escala Likert de 5 pontos, na escala DASS-21 (Depression Anxiety and Stress - 21) e no método de valoração contingente. Um formulário semiestruturado para levantamento complementar de dados junto as autoridades gestoras também será implementado. Para a análise dos resultados, serão aplicados: o teste qui-quadrado, para verificar a associação entre as frequências de respostas categóricas; o teste de correlação para verificar a variação conjunta de fatores quantitativos; a regressão logística para quantificar os efeitos entre as variáveis; e a análise de variância para avaliar comparativamente o efeito de fatores independentes e possíveis interações.
  • Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - SP - Brasil
  • 02/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Adriano Bretanha Lopes Tort

Ciências Biológicas

Fisiologia
  • caracterização dos ritmos cerebrais acoplados à respiração
  • Este projeto busca fortalecer uma cooperação científica já existente entre o Instituto do Cérebro da UFRN, o Instituto de Fisiologia e Patofisiologia da Universidade de Heidelberg (Alemanha), e a Faculdade de Medicina da Universidad de La Republica (Uruguai). Nossos laboratórios vêm contribuindo para a melhor compreensão do efeito da respiração nasal sobre a atividade cerebral. Almejamos a continuação dessa ampla linha de pesquisa através do intercâmbio de pesquisadores entre as instituições, com consequente formação qualificada de recursos humanos e avanço científico na área. Para detalhes científicos do projeto, ver o arquivo PDF submetido em anexo.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Norte - RN - Brasil
  • 03/01/2024-31/01/2026
Foto de perfil

Adriano Brilhante Kury

Ciências Biológicas

Zoologia
  • filogenia de epedanoidea (arachnida, opiliones) na região indo-malaia, com foco em podoctidae
  • Podoctidae é uma família Paleotropical de opiliões com 58 gêneros e 131 espécies, sendo a mais diversa da superfamília Epedanoidea. Assim como outras famílias de opiliões, as definições de gêneros e subfamílias em Podoctidae são baseadas em caracteres simplistas. Uma filogenia recente que usou dados moleculares não avançou o conhecimento sobre a sistemática da família, pois a maioria dos terminais não estava identificada em espécie ou mesmo em gênero. Além disso, nenhuma característica morfológica foi usada para identificar unidades supra-específicas. Esse mesmo trabalho testou se os ovos atados às pernas traseiras dos machos eram um caso de cuidado paternal, assim como previamente sugerido na literatura. Porém, os resultados indicaram que os ovos eram de aranhas. Este projeto visa prover avanços concretos à filogenia da superfamília Epedanoidea, com ênfase nos podoctídeos. Além disso, visa investigar de forma aprofundada a procedência dos ovos atados às pernas dos machos. Por meio de coleta e análise de dados morfológicos e moleculares reconstruiremos a história evolutiva do clado e investigaremos os padrões de diversidade e distribuição geográfica. Por meio de observações comportamentais e análises moleculares de paternidade testaremos se os ovos carregados pelos machos são ou não postos pelas fêmeas da própria espécie. A combinação de métodos de inferência filogenética e biogeográfica nos permitirá testar hipóteses sobre as relações de parentesco entre as espécies e as principais rotas de dispersão e diversificação dos podoctídeos. Além disso, o projeto visa contribuir para o conhecimento da biodiversidade de várias regiões do globo que são hotspots de diversidade e se encontram sob acelerado processo de perda de habitats naturais. Os resultados, portanto, trarão subsídios para conservação de um grupo de opiliões muito diverso que contém a maioria das espécies ameaçadas de extinção em toda a Ordem.
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • 02/12/2023-31/12/2026