Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Michelle de Oliveira Maia Parente

Ciências Agrárias

Zootecnia
  • utilização do subproduto da fabricação do azeite do babaçu sobre o desempenho, características de carcaça e composição nutricional da carne de ovinos
  • A busca por alimentos alternativos que possam ser utilizados em sistemas intensivos de produção de ruminantes em substituição aos alimentos convencionais é um desafio. Dessa forma, o uso de subprodutos gerados pela agroindústria vem demonstrando ser promissor como alimento na nutrição animal. Dentre as palmeiras cultivadas no Nordeste do Brasil está o babaçu (Attalea speciosa), cujo óleo extraído das amêndoas do seu fruto (coco) é comercializado localmente e contém mais de 40% do ácido graxo (AG) láurico, 12:0. As amêndoas podem ser processadas para a produção de azeite de babaçu (após esmagamento, cozimento e filtragem) ou óleo de babaçu (após prensagem a frio), gerando dois subprodutos: um subproduto gorduroso do babaçu (“borra”) e a torta, respectivamente. No Maranhão e Piauí, grande parcela da coleta de coco babaçu é destinada à fabricação artesanal do azeite, e o seu subproduto, ainda não é reaproveitado de forma racional. Apesar de conter proporção de gordura semelhante ao do milho, o perfil da gordura deste difere quanto a composição em AG. Alguns estudos realizados com fontes de gordura semelhantes à este proposto relatam manutenção ou aumento do desempenho animal e redução no teor de gordura da carne, entretanto, foi observado aumento da proporção de ácidos graxos trans quando a concentração de 12:0 foi 18,9 mg/kg na dieta. Dessa forma a hipótese com esta pesquisa é que é possível utilizar até 30% do subproduto da produção do azeite de babaçu na dieta de ovinos confinados (5,5 mg 12:0/kg de dieta) sem comprometer o desempenho e a qualidade da carne (sem aumentar AG trans). Com isso, 32 cordeiros serão alimentados com teores crescentes da borra de babaçu na dieta para avaliar seus possíveis efeitos sobre o desempenho, características de carcaça, parâmetros nutricionais da dieta (digestibilidade dos nutrientes, população de protozoários e estimativa da biohidrogenação ruminal) e qualidade da carcaça e carne (parâmetros físico-quimicos e perfil de AG).
  • Universidade Federal do Piauí - PI - Brasil
  • Sat Dec 02 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Michelle Simões Reboita

Ciências Exatas e da Terra

Geociências
  • projeções climáticas de eventos extremos na costa sul-sudeste do brasil na escala de convecção permitida
  • Os eventos extremos de tempo e clima já são uma realidade e, de acordo com projeções climáticas, ainda serão mais frequentes, duradouros e intensos. Nesse contexto, a costa sul-sudeste do Brasil é uma das regiões mais vulneráveis do país, uma vez que cerca de 1/3 da população brasileira reside nessa área já sendo, constantemente, exposta a eventos extremos produzidos por ciclones de escala sinótica, Anticiclone Subtropical do Atlântico Sul (ASAS) e Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS). Avaliações de simulações climáticas com resolução intermediária (25 km) mostram que os modelos regionais simulam com boa confiabilidade os ventos próximo à superfície sobre o oceano aberto, mas ainda possuem baixa performance na representação de estruturas de mesoescala próximas à costa e sobre o continente e, também, na precipitação. Portanto, essas deficiências diminuem a confiabilidade nas projeções climáticas, que são informações cruciais para os governantes usarem em planos de mitigação e adaptação. Tais deficiências têm sido superadas através da utilização de simulações numéricas, em alta resolução espacial, em que a convecção é tratada de forma explícita (convection-permitting simulations – CP). Diante desse contexto, o objetivo do projeto é produzir informações sobre os extremos climáticos na costa sul-sudeste do Brasil em cenários de mudanças climáticas usando CP. Para tanto, (a) projeções com resolução horizontal de 25 km , entre 1993 e 2100, serão executadas com o modelo Regional Climate Modeling (RegCM) considerando dois cenários. (b) Serão identificados nas projeções os ciclones de escala sinótica, ASAS e ZCAS e selecionados os casos responsáveis por eventos extremos na costa sul-sudeste. (c) Esses casos serão simulados em modo CP com 4 km. Isso permitirá aprofundar o conhecimento sobre os impactos climáticos na área em estudo. Ademais, o projeto tem a missão de formar estudantes qualificados e contribuir aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis.
  • Universidade Federal de Itajubá - MG - Brasil
  • Thu Dec 14 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Michelle Vieira Fernandez de Oliveira

Ciências Humanas

Ciência Política
  • a implementação das políticas de saúde da mulher e a atuação da burocracia de nível de rua
  • O presente projeto tem como objetivo entender a atuação dos profissionais de saúde, enquanto burocratas de nível de rua (BNRs), na implementação das políticas de saúde da mulher na atenção primária à saúde. A mortalidade materna, a gravidez na adolescência relacionada à pobreza e à violência sexual e doméstica e o baixo acesso a serviços de saúde de qualidade persistem como problemas do Sistema Único de Saúde. Ao mesmo tempo, reconhece-se como fundamental o papel dos implementadores na oferta do cuidado integral para mulheres, adolescentes e meninas por meio de intervenções das equipes de Saúde da Família. Nesse sentido, observando a incidência de valores, ideologias e crenças dos BNRs na implementação, partimos da hipótese de que as representações e valores desses atores influenciam na implementação de políticas para a saúde da mulher a partir da compreensão individual dos trabalhadores sobre o problema de saúde apresentado e sobre a forma de enfrentá-lo. Para atingir esse fim, propomos uma pesquisa em duas etapas. A primeira fase, busca aprofundar na temática proposta por meio de revisão sistemática da literatura sobre a atuação da burocracia de nível de rua, atenção primária à saúde e saúde da mulher. A segunda etapa, por sua vez, busca compreender a atuação da burocracia a partir da realização de entrevistas semiestruturadas, utilizando o caso da Atenção Primária à Saúde em Recife (Pernambuco) e no Distrito Federal. Dessa forma, o projeto busca contribuir tanto para o avanço da pesquisa acadêmica na área quanto para o aprimoramento das práticas e políticas voltadas para a saúde da mulher, com a publicação de artigos e elaboração de material formativo para os profissionais de saúde. Além disso, os resultados alcançados na segunda etapa da pesquisa servirão de subsídio para a formulação de material formativo para os profissionais da atenção primária à saúde que implementam políticas de saúde da mulher.
  • Universidade de Brasília - DF - Brasil
  • Mon Dec 04 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Michelli Aparecida Daros

Ciências Sociais Aplicadas

Serviço Social
  • dez anos da lei 12.711/2012 e doze anos de programa nacional de assistência estudantil (pnaes): para onde caminham as políticas de acesso-permanência do ifsp?
  • Considerado o cenário de ampliação do acesso à educação pública federal nos últimos anos_ em que se observa cada vez mais a presença de estudantes pretos, pardos e oriundos da classe trabalhadora nos institutos e universidades federais_ questionamentos a respeito da trajetória, permanência e conclusão de cursos pelos estudantes têm sido relevantes aos setores governamentais e sociedade civil. Tais questionamentos têm ainda maior relevância social após a Lei 12.711/2012, conhecida popularmente como “Lei de Cotas”, ter completado o seu primeiro decênio. Este projeto se inscreve no âmbito da avaliação de políticas e programas sociais (BOSCHETTI, 2009) e visa contribuir para o preenchimento de lacunas de pesquisas que correlacionem políticas de acesso e permanência nos Institutos Federais (IFs), a saber, a Lei n. 12.711/2012, e o Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES). Não existe ainda - em âmbito nacional, no conjunto de estudos que compõem a avaliação de políticas, programas e estratégias de apoio à permanência de estudantes nos IFs- pesquisa e/ou ferramenta de gestão educacional que inter-relacione, de maneira sistematizada, dados de matrícula, evasão e apoio à permanência a respeito dos estudantes que ingressaram via Lei 12.711/2012. Ou seja, nos IFs e no IFSP, ainda não é possível monitorar sistematicamente se estudantes ingressantes via Lei n. 12.711/2012 receberam apoio institucional via PNAES e se concluíram ou evadiram dos cursos matriculados. O projeto objetiva a produção de diagnósticos e identificação de dificuldades na gestão das políticas de acesso e permanência estudantil no IFSP, de maneira a contribuir para a criação de metodologias padronizadas de avaliação das ações da Lei 12.711/2012, após seu primeiro decênio de existência, e do PNAES, após 12 anos de sua criação, produzindo conhecimento sobre a temática e tornando públicos os impactos das políticas de acesso e permanência dos estudantes no IFSP.
  • Instituto Federal de São Paulo - SP - Brasil
  • Wed Dec 20 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026