Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Paula Goes Pinheiro Dutra

Ciências Biológicas

Imunologia
  • investigação da interação entre as vias de sinalização p2x7 e wnt durante a perda óssea inflamatória
  • A inflamação no tecido ósseo induz aumento da atividade de osteoclastos associado a supressão da atividade de osteoblastos, resultando em perda óssea. Atualmente a via Wnt, que responde pela diferenciação e função de osteoblastos, tem sido alvo de diversos estudos no campo da osteoimunologia, uma vez que a inflamação aumenta os níveis dos seus antagonistas (esclerostina e dickopff-1). Ademais, tem sido demonstrado que a via Wnt pode se comunicar com outras vias, dentre elas aquela relacionada ao receptor P2X7. No tecido ósseo inflamado, pouco ainda se sabe sobre a interação entre as vias P2x7 e Wnt. Assim, o presente estudo propõe investigar a comunicação entre as vias de sinalização P2X7 e Wnt durante a perda óssea inflamatória, através do modelo experimental de periodontite em camundongos. A periodontite será induzida no segundo molar superior através da colocação de um fio de sutura. Este estudo será realizado em 2 etapas, inicialmente os animais serão divididos em 2 grupos: animas normais sem a doença (Naive) e animais submetidos à perda óssea inflamatória, por meio do modelo de periodontite, os quais serão subdivididos em 3 grupos que receberão: solução salina (SAL), BzATP, um agonista da via P2X7, ou Brilliant Blue G (BBG), antagonista da via P2X7, por 11 dias até a eutanásia. Em seguida o grupo tratado com um dos moduladores da via P2x7 (BzATP ou BBG) que não apresentar proteção óssea, receberá, em novo grupo de experimentos, um gel com WNT3a lipossomal na região de lesão óssea. Após 11 dias, as maxilas serão removidas para análise da microarquitetura, qualidade e metabolismo ósseo, bem como para investigação da interação entre as vias de sinalização Wnt e P2X7. Será realizada ainda uma análise in vitro de função osteoblastos e osteoclastos. Espera-se com esse estudo contribuir para o esclarecimento do papel da via do Wnt e da sinalização P2X7 na perda óssea inflamatória, com vista a possível modulação dessas vias em situações onde a perda óssea é um desafio.
  • Universidade Federal do Ceará - CE - Brasil
  • Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Paula Guimaraes Simoes

Ciências Sociais Aplicadas

Comunicação
  • política de celebridades: valores em disputa no contexto contemporâneo
  • O objetivo desta pesquisa é compreender a atuação de celebridades brasileiras no contexto contemporâneo, tendo em vista os posicionamentos políticos que elas assumem no cenário de visibilidade midiática. Elas são vistas como dispositivos interacionais críticos ou sujeitos políticos capazes de promover discussões sobre temas de interesse público. Procuramos evidenciar os valores que emergem a partir dos posicionamentos e são agregados à imagem pública das personalidades analisadas – em diálogo com seus públicos. Com isso, buscamos destacar as disputas de valores que emergem em um acontecimento específico: na campanha eleitoral à Presidência da República em 2022, a partir de pautas como democracia, feminismo e direitos humanos. O desenho metodológico é ancorado na perspectiva pragmatista, que aponta para o domínio da experiência ou da observação da empiria: a princípio, construímos um Radar de Celebridades, destacando figuras públicas em diferentes campos de atuação (política, esporte, televisão, Internet, por exemplo). A partir disso, será realizado um monitoramento da atuação de tais personalidades na campanha eleitoral (em diferentes espaços como jornais, revistas e portais na internet, além de programas de TV e redes sociais digitais), a fim de definir o recorte empírico e o corpus específicos da pesquisa. Após a sistematização dos dados, procederemos a uma análise da ação das celebridades, no intuito de compreender: quais os posicionamentos assumidos (progressistas ou conservadores); que valores são destacados e/ou criticados em sua performance pública; que traços e elementos são evidenciados em sua imagem pública; o que essas posturas revelam sobre a democracia, o feminismo e os direitos humanos no Brasil; como se caracteriza a política e a cultura das celebridades no contexto contemporâneo nacional.
  • Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
  • Fri Mar 25 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Paula Medina Maçaira Louro

Engenharias

Engenharia de Produção
  • métodos híbridos para o tratamento de incertezas na previsão e otimização de recursos
  • O processo de tomada de decisão do planejamento e controle da produção das organizações baseia-se essencialmente nas informações sobre comportamentos atuais e passados de diferentes eventos, bem como na avaliação sobre a utilização dos recursos operacionais, além da análise de potenciais cenários futuros. Neste contexto, métodos de previsão e de otimização além de modelos de simulação compõem um poderoso conjunto de ferramentas capaz de impactar positivamente as chances de sucesso da organização por meio da redução de incertezas e priorização inteligente de atividades e, ainda, do eventual aproveitamento de oportunidades vindouras. Desta forma, este projeto tem como foco o desenvolvimento de metodologias híbridas, que combinam técnicas estatísticas e de aprendizado de máquina (machine learning) para modelagem, previsão e simulação de Séries Temporais. Tais avanços no tratamento de incertezas visam o aprimoramento na oferta de informações consistentes a serem utilizadas por métodos de otimização, responsáveis pela avaliação e recomendação de formas eficientes de operação contribuindo efetivamente para o processo de tomada de decisão das organizações. As metodologias a serem desenvolvidas ao longo do projeto encontram aplicações em diversas áreas de estudo. Propõem-se inicialmente aplicações voltadas para as seguintes áreas: (a) Indústria de óleo & gás; (b) Gestão de Operações Humanitárias e (c) Mercado de Energias Renováveis. São esperados como principais resultados: (i) avanços no estado-da-arte do tema proposto; (ii) formação de recursos humanos (com envolvimento de alunos de Graduação, Mestrado e Doutorado); (iii) produção científica qualificada (artigos científicos em revistas internacionais e divulgação em eventos da área) e (iv) ampliação da cooperação com a comunidade científica nacional e internacional.
  • Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • Thu Feb 03 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Paula Orchiucci Miura

Ciências Humanas

Psicologia
  • as escolas na rede de proteção a violência infantil: mapeamento, prevenção e intervenção
  • Altos índices de violência contra crianças e adolescentes evidenciam dados alarmantes de desigualdades de todas as ordens civilizatórias, que se acentuaram com a pandemia da Covid-19. Suas raízes estão interligadas às práticas racistas, intergeracionais e de relações psicossociais marcadas por relações de poder desiguais. As crianças e adolescentes estão no lugar mais frágil dessa equação e são afetadas em seu desenvolvimento biopsicossocial. Este projeto, aprovado no Comitê de Ética em Pesquisa, objetiva realizar o mapeamento dos serviços que trabalham diretamente no combate à violência contra crianças e adolescentes em Alagoas, desenvolver espaços de resistência e de prevenção à violência com profissionais da educação, crianças, adolescentes e suas famílias e criar o Observatório de Violência contra a Criança e Adolescente. Trata-se de uma pesquisa quanti-quali, de caráter exploratório, preventivo e interventivo, a ser realizada em três etapas. 1ª etapa: o mapeamento dos equipamentos públicos envolvidos no atendimento e acompanhamento de crianças, adolescentes e suas famílias vítimas de violência nas cidades de Marechal Deodoro e Maceió, dar-se-á por meio de recolha de informações nos sites das prefeituras; 2ª etapa: o desenvolvimento de espaços de resistências conhecerá as equipes, por meio de um questionário, em forma remota, para levantamento de informações acerca de formação, capacitação e funcionamento das escolas frente à violência infantil. A seguir, realizar-se-á oficinas de prevenção à violência em escolas, através da articulação conceitual e de vivência, abarcando os níveis cognitivo, emocional e de comunicação, com o desenvolvimento de estratégias coletivas de seu enfrentamento, as quais estão em consonância com a legislação, LDB e BNCC. 3ª etapa: criação do Observatório, por meio da realização de Seminários Integrativos com todos os membros da equipe para consolidação dos dados, elaboração de indicadores e refinamento a serem divulgados.
  • Universidade Federal de Alagoas - AL - Brasil
  • Thu Feb 10 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Paula Regina Dal'Evedove

Ciências Sociais Aplicadas

Ciência da Informação
  • estudo analítico do metadado assunto em repositórios de dados de pesquisa do brasil, espanha e portugal
  • Repositórios de dados de pesquisa surgem como ambientes informacionais digitais comprometidos com o armazenamento, gestão, acesso e preservação dos registros provenientes das pesquisas científicas. Apesar da ampla inserção do tema na Ciência da Informação, pouco se discute a qualidade do metadado assunto nesses ambientes. Neste sentido, questiona-se qual é a situação atual da indexação de assunto em repositórios de dados de pesquisa que adotam o autoarquivamento? Nota-se a emergência dessa discussão em razão do pouco envolvimento dos pesquisadores em relação à representação do conteúdo de dados de pesquisa durante o preenchimento do metadado assunto, sendo oportuna uma pesquisa que identifique e discuta a situação atual desta prática em repositórios de dados de pesquisa. O objetivo geral desta pesquisa consiste em analisar o metadado assunto de repositórios de dados de pesquisa do Brasil, Espanha e Portugal que adotam o autoarquivamento, tendo por finalidade contextualizar os principais desafios e perspectivas para a representação do conteúdo de dados de pesquisa e apresentar diretrizes de política de indexação para os repositórios de dados de pesquisa brasileiros. Os objetivos específicos são: a) conceituar dados de pesquisa e repositórios de dados de pesquisa com foco no metadado assunto e na prática do autoarquivamento; b) analisar o metadado assunto a partir das políticas dos repositórios de dados de pesquisa do Brasil, Espanha e Portugal que adotam o autoarquivamento; c) dissertar sobre a situação atual do metadado assunto e da representação do conteúdo de dados de pesquisa em repositórios de dados de pesquisa analisados; e d) propor diretrizes de política de indexação para repositórios de dados de pesquisa brasileiros que adotam o autoarquivamento. Desenvolve-se um estudo exploratório e descritivo com abordagem qualitativa que alia pesquisa bibliográfica e documental, visando a construção de considerações analíticas e comparativas.
  • Universidade Federal de São Carlos - SP - Brasil
  • Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Paula Sandrine Machado

Ciências Humanas

Psicologia
  • sexvid: sexualidades e gestão de risco no contexto da pandemia de covid-19
  • O conhecimento da COVID-19 em saúde global tem se concentrado em compreender o vírus e sua ação biológica na pesquisa básica e clínica. Entretanto, trata-se de uma doença global de efeitos locais, sendo portanto fundamental compreender essas dinâmicas em diferentes esferas da experiência. Esta pesquisa tem como objetivo geral investigar práticas sexuais e gestão de risco no contexto da pandemia de COVID-19 no Brasil. Interessa-nos compreender como a pandemia altera as experiências das práticas sexuais de diferentes grupos e populações vivendo no país, identificando o que consideram risco, como estabelecem hierarquias e quais elementos compõem sua gestão a partir de seu enquadramento pelos efeitos pandêmicos. Pretendemos, ainda, analisar as montagens heterogêneas que têm sido produzidas pelos sujeitos para as cenas sexuais. Tal objeto inscreve-se na preocupação de pensar as sexualidades considerando o cenário político brasileiro de ultraconservadorismo, os retrocessos nas políticas públicas e nos posicionamentos governamentais sobre esses temas e as lacunas na produção de conhecimento voltada às sexualidades na pandemia. Propõe-se uma retomada da produção científica sobre HIV/AIDS, tendo em vista suas contribuições para a formulação e melhoria das políticas públicas e estratégias de prevenção através de uma abordagem das práticas sexuais. O projeto prevê três fases: 1) pré-campo (entrevistas semiestruturadas, relatos informais e coleta de materiais informativos sobre sexo e COVID-19); 2) aplicação de questionários digitais fechados; e 3) realização de entrevistas em profundidade. Todas as etapas envolvem exclusivamente participantes maiores de 18 anos e ocorrerão remotamente. Será desenvolvida plataforma pública online para a divulgação dos resultados da investigação e informação científica sobre a COVID-19 e seus aspectos biopsicossociais, e uma base de dados com os resultados das três fases da investigação, para desenvolvimentos futuros.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • Tue Apr 05 00:00:00 BRT 2022-Wed Apr 30 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Paulo Antonio Zawislak

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • smart innovation capabilities: revolução inteligente, novos modelos de negócios e inovação
  • Motivada pela transformação digital, assistimos a uma revolução que vai além da tecnologia. As chamadas soluções mais inteligentes possibilitam ganhos de eficiência e novas formas de agregação de valor, que geram mudanças de comportamento dos agentes econômicos com irreversíveis impactos em todas as esferas da sociedade. Na realidade, a crescente capacidade de acúmulo e processamento de dados propiciada pelas tecnologias digitais, somada à lógica relacional, típica dos sistemas de produto-serviço que estão no bojo do desenvolvimento de novos modelos de negócio, define os contornos do paradigma smart. Os novos modelos de negócios, essencialmente baseados em conhecimento, conectividade, colaboração e criatividade, requerem um novo desenho para o perfil de comportamento inovador das firmas. Tanto as empresas consolidadas, servitizadas ou produtizadas para atender essas exigências, como os novos negócios, já nascidos smart, todos devem estar focados em cada vez mais dinâmica e inovação. Em suma, seja uma empresa estabelecida ou uma startup, é fundamental que todas estabeleçam um processo de construção de capacidades de inovação cada vez mais inteligentes, as chamadas Smart Innovation Capabilities (SICs). Este projeto tem, justamente, o objetivo de consolidar o conceito, bem como aprofundar seus arranjos e trajetórias. Partindo do modelo das capacidades de inovação, define-se, inicialmente, SICs como sendo as capacidades dinâmicas de inovação que, integradas de forma inteligente (i.e. com capacidade digital e relacional), geram padrões superiores de racionalidade, eficiência no uso de recursos, produtividade, qualidade, agilidade, flexibilidade, diversidade e, portanto, desempenho inovativo, sustentável e competitivo. Esta pesquisa se pautará na condução de estudos de caso no Brasil e no exterior. Com base em visitas e entrevistas, será possível identificar os arranjos e as trajetórias de construção de SICs nas empresas que se “smartizaram” e nas que já nasceram smart.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • Fri Feb 04 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Paulo Aristarco Pagliosa

Ciências Exatas e da Terra

Ciência da Computação
  • aplicações de análise isogeométrica em gpu usando representações herméticas de superfícies
  • A análise isogeométrica (IGA) de um domínio físico emprega um modelo de análise cuja ordem de continuidade é a mesma do modelo geométrico do domínio, i.e., a malha de elementos (finitos e/ou de contorno) é uma representação exata da geometria. Em IGA, a representação geométrica mais usada, assim como em modelos CAD, eram retalhos de superfície NURBS recortados. Contudo, um problema com NURBS é que a união de retalhos ao longo de um segmento de curva pode produzir, indesejadamente, superfícies com pequenas “fendas”. Para evitar a situação, nesse projeto adotam-se representações herméticas de superfícies que, além de evitar as tais “fendas”, admitem refinamento local, especificamente, T-splines e superfícies de subdivisão (SubD). Para as primeiras, os nós do modelo de análise correspondem aos vértices da chamada T-malha; para as últimas, aos vértices da malha de pontos de controle refinada por um processo de subdivisão, e.g. Catmull-Clark. Em ambos os casos, os elementos podem ter a forma de retalhos de Bézier associados às faces da malha de pontos de controle, e determinados por um processo conhecido como extração de Bézier. Dada a relevância de T-splines em CAD/CAM e de SubD na indústria da animação, o projeto visa o uso dessas formas de representação no desenvolvimento de modelos de IGA de sólidos e cascas elásticas com elementos de contorno (MEC) e elementos finitos (MEF) de Kirchhoff-Love, respectivamente. Pretende-se explorar o processamento em GPU a fim de averiguar o emprego de IGA como método alternativo de simulação em Computação Gráfica. As aplicações incluem análise em problemas de mecânica dos sólidos e simulação em animações baseadas em física, e.g. simulação de tecidos. A estratégia de desenvolvimento envolve a extração de Bézier de T-splines e SubD, bem como o refinamento das malhas de pontos de controle para aplicação de condições de contorno (CCs) em elementos de superfície, diretamente ou resultante de colisões, e, por fim, a implementação em GPU.
  • Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - MS - Brasil
  • Mon Feb 07 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Paulo Arruda

Ciências Biológicas

Bioquímica
  • centro de química medicinal de acesso aberto
  • Resumo Muitas das descobertas da área em rápida expansão da genômica não são efetivamente utilizadas na medicina, agricultura e indústria. Isto acontece em parte por causa da falta de cooperação entre cientistas de disciplinas diferentes e também pelo fato de muito da pesquisa translacional feita na indústria e academia ser protegida por patentes e, portanto, não publicada no tempo oportuno. Nossa proposta INCT procura atacar estes problemas de duas formas. A primeira através da criação de uma rede altamente integrada de pesquisadores de diferentes disciplinas (genética, bioquímica, química medicinal, biologia celular e do desenvolvimento) e a segunda através do comprometimento com a pesquisa de livre acesso: todos os dados e reagentes gerados serão de livre acesso a qualquer pesquisador, dentro ou fora de nossa proposta, sem nenhuma restrição. Nossa proposta INCT visa explorar o potencial de genes relevantes medicamente focando nas proteínas codificadas por estes genes e desenvolvendo um pacote de ferramentas que permitirão a pesquisa nessas proteínas. Esse pacote de ferramentas incluirá clones de expressão gênica, protocolos de purificação de proteínas, anticorpos, estruturas cristalográficas e inibidores químicos. Esses conjuntos de reagentes (ou pacotes) irão permitir com que a comunidade cientifica expanda muito sua capacidade. A fim de garantir que os cientistas locais se beneficiem dessas ferramentas, nosso INCT apresenta o compromisso de disponibiliza-las livremente a todos cientistas interessados. Nosso projeto está focado na facilitação da pesquisa em proteínas pois proteínas específicas frequentemente representam o “elo perdido” entre a genética e estudos funcionais/médicos. O estudo detalhado das proteínas codificadas por um gene selvagem e o correspondente mutado em doenças ou proteínas-alvo em doenças parasitárias, são frequentemente pouco estudadas. Nosso INCT será formado em torno de um laboratório central na UNICAMP, em colaboração com o Consorcio de Genômica Estrutural (Structural Genomics Consortium – SGC; www.thesgc.org) e seus laboratórios nas universidades de Oxford e Toronto. Os grupos colaboradores componentes da rede do INCT irão escolher uma lista de genes alvo relacionados a sua pesquisa, conjuntamente com indicações de grupos colaboradores da parte de genética médica. Nosso laboratório central irá clonar, purificar, cristalizar e determinar as estruturas atômicas das proteínas codificadas. Nossos grupos componentes irão colaborar no desenvolvimento de ensaios funcionais para cada uma das proteínas de interesse (por exemplo: ensaios de atividade enzimática, interação com ligantes e/ou outras proteínas), buscando o entendimento da função destas proteínas alvo. Além disto, nosso laboratório central irá otimizar e realizar ensaios de rastreamento de pequenas moléculas para encontrar moléculas de ponto de partida para desenvolvimento de inibidores. Os laboratórios colaboradores irão usar o conhecimento e reagentes gerados pelos estudos proteicos para formular e testar hipóteses no contexto celular e fisiológico relevante. O objetivo chave de nosso INCT será a geração de 15 “Kit facilitadores de Descoberta” (ou do inglês “Target Enabling Packages” – TEPs), os quais consistem de: clones; métodos para purificação e cristalização de proteínas; ensaios de atividade; pequenas moléculas ponto de partida para desenvolvimento de sondas químicas e novas drogas; além de um conjunto de informação tais como: proteômica, impacto das mutações na função da proteína e fisiologia da proteína alvo. Os TEPs serão utilizados imediatamente pelos grupos do INCT para desenvolvimento seguinte de moléculas ainda mais potentes e ensaios celulares ainda mais complexos. Entretanto, um ponto chave de nossa proposta é o acesso irrestrito aos dados: uma vez que o kit estiver montado, ele será publicado no website de nosso INCT e em revistas cientificas, com um mecanismo de distribuição de clones e reagentes sem restrição de uso. Adicionalmente aos projetos dos grupos envolvidos neste INCT, nos iremos criar um mecanismo de nomeação aberto de alvos para desenvolvimento de TEPs, de forma que qualquer laboratório do Brasil possa sugerir novos genes. Estas sugestões serão avaliadas e prioritarizadas pelo grupo gestor do INCT, que usará critérios que permitam exploração mesmo de alvos mais especulativos. Os laboratórios que nomearem genes poderão usar o expertise e infraestrutura criada por nosso INCT para gerar proteínas, estrutura inicial e ensaios funcionais. Após experimentos exploratórios iniciais, cada projeto será avaliado e, quando apropriado, desenvolvido e um projeto completo. Todos laboratórios que quiserem nomear genes terão que concordar com a liberação de dados e reagentes no final da execução do projeto. Uma das inovações de nossa proposta consiste na transposição do conhecimento adquirido no desenvolvimento de TEP da biomedicina para a agricultura. Alvos chaves em plantas, majoritariamente proteínas da classe das quinases, potencialmente relacionadas com a resposta a stress abiótico, irão entrar no nosso pipeline. As ferramentas desenvolvidas para estas proteínas serão usadas para responder questões relacionadas a resposta da planta a stress abiótico. Estas ferramentas serão disponibilizadas para a comunidade que estuda plantas sem nenhuma restrição. Em resumo, nosso INCT propõe criar uma rede coordenada de grupos em colaboração com o consorcio internacional altamente bem sucedido e estabelecido “ Structural Genomics Consortium” para promover o uso das descobertas genéticas no desenvolvimento da medicina, da agricultura e da indústria.
  • Universidade Estadual de Campinas - SP - Brasil
  • Wed Nov 23 00:00:00 BRST 2016-Sat Nov 30 00:00:00 BRT 2024
Foto de perfil

Paulo Bayard Dias Goncalves

Ciências Agrárias

Medicina Veterinária
  • metabólitos do balanço energético negativo em gametas, folículo e endométrio: caracterização do estresse oxidativo, sensibilidade à insulina, transporte de lipídios e função celular em bovinos.
  • A pecuária de leite enfrenta a redução da fertilidade pós-parto em vacas de alta produção, causada principalmente pelo balanço energético negativo (BEN) durante o pós-parto. Nesse período, as concentrações plasmáticas dos ácidos graxos não esterificados (NEFAs) e beta-hidroxibutirato (BHBA) estão elevadas. Dados recentes dos proponentes demonstraram o efeito dos NEFAs e BHBA sobre gametas, células foliculares e endometriais. No entanto, os mecanismos desses metabólitos nesses tecidos ainda não são conhecidos. Trabalhos sugerem uma interação, entre os diferentes ácidos graxos na função celular. Resultados preliminares, utilizando sequenciamento de RNA e mapas de ontologia gênica e enriquecimento funcional, demonstram que vacas com maior mobilização de gordura possuem expressão diferencial de genes relacionados com sensibilidade à insulina e estresse de retículo endoplasmático. Assim, a hipótese da presente proposta é que os metabólitos do BEN são transportados para o meio intracelular, causam estresse de retículo endoplasmático, o que altera a sensibilidade à insulina e a função celular. Para testar essa hipótese, diferentes eixos temáticos serão conduzidos, utilizando modelos experimentais bem estabelecidos pelo grupo proponente. Esses resultados deverão fundamentar a proposta de uma nova tecnologia. Um colaborador da proposta é coautor de patente de suplementação com ácidos graxos para melhorar a qualidade do leite. Também, nossos dados recentes demonstram que alguns ácidos graxos reduzem o efeito do ácido palmítico em relação ao acúmulo de lipídios, níveis de ROS e abundância de RNAm para genes envolvidos na regulação da apoptose, transporte de glicose, metilação de DNA (DNMT1) e trimetilação de H3K9. Com base nessas fortes evidências e no fato de ser um grupo consolidado, o objetivo de desenvolver um novo processo com suplementação de ácidos graxos específicos para melhorar a eficiência reprodutiva, tem alta possibilidade de ser atingido.
  • Universidade Federal do Pampa - RS - Brasil
  • Fri Feb 04 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025