Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Aldiéris Alves Pesqueira

Ciências da Saúde

Odontologia
  • influência do ácido gástrico nas propriedades mecânicas, estruturais e microbiológicas de próteses implantossuportadas confeccionadas por novos materiais cerâmicos monolíticos simulando a mastigação
  • Recentemente, as causas e os efeitos da erosão ácida provocada pelo ácido gástrico sobre as restaurações cerâmicas se tornaram um tema de grande interesse na Odontologia mundial. Diante disso, o objetivo do presente estudo será avaliar as propriedades estruturais, mecânicas e microbiológicas de 04 materiais cerâmicos monolíticos após erosão ácida e ciclagem mecânica. Por meio de 02 estudos/fases, sendo que no Estudo 1 serão confeccionados 180 espécimes por grupo em forma de barra (17×4×2,0mm) para avaliar as propriedades estruturais (Rugosidade de superfície (Ra), microscopia de força atômica (MFA) e microscopia eletrônica de varredura (MEV)), mecânicas (resistência à flexão (Rf), módulo de elasticidade (ME) e dureza Vickers (HV)) e microbiológicas (quantificação de células cultiváveis (CFU) do biofilme misto de S. Mutans e C. Albicans e análise da estrutura do biofilme por meio de MEV) e no Estudo 2 em formato de coroas coroas unitárias implantossuportadas sobre implantes cone morse (4 x 11,5 mm) com intermediários “TiBase” com objetivo de caracterizar a superfície (Ra e MEV), propriedades mecânicas (resistência à fadiga e a fratura) e microbiológicas (CFU e MEV) de 04 cerâmicas monolíticas (dissilicato de lítio - IPS e.max CAD; nanocerâmica – Cerasmart; cerâmica infiltrada por polímero – Enamic e silicato de lítio reforçado por zircônia – CeltraDuo) após desafio erosivo (D.E.) (imersão em HCL pH=2 por 455 horas) associado a ciclagem mecânica (C.M.) (150 N x 1,2x106) a uma frequência de 2Hz, a 37ºC. No estudo 1 e no estudo 2 (apenas para caracterização da superfície), as análises serão realizadas em 3 tempos distintos, sendo eles: T1 - após 24 horas em água destilada (inicial), T2 - após DE e T3 – após DE + CM, para o estudo 2, será avaliado após DE + CM. Os dados quantitativos serão submetidos ao teste de normalidade, seguido por teste estatístico mais apropriado, com nível de significância de 5%. Os resultados de MEV e MFA serão analisados qualitativamente.
  • Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - SP - Brasil
  • Mon Dec 18 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Aldo Jose Gorgatti Zarbin

Ciências Exatas e da Terra

Química
  • instituto nacional de ciência e tecnologia de nanomateriais para a vida - nanovida
  • Este INCT tem como objetivo propor avanços em três temas diretamente relacionados à melhoria da qualidade da vida, com ênfase na população brasileira, pelo desenvolvimento de nanotecnologias com aplicação em Energia, Meio Ambiente e Diagnóstico. Em consonância direta com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, pretende-se explorar as propriedades superlativas dos materiais em escala nanométrica de tamanho (os chamados nanomateriais) para criar novos dispositivos de geração de energia limpa (células solares); para armazenamento de energia (baterias e supercapacitores); para geração de combustível verde (hidrogênio); para descontaminação de corpos aquáticos; para produção de água potável; para detecção, monitoramento e destruição de poluentes; para certificação de qualidade de alimentos e para diagnóstico simplificado de doenças negligenciadas e de extrema relevância no Brasil, como dengue, zika, chicungunha, hepatite B, leishmaniose e Chagas. A proposta, portanto, abrange toda a cadeia tecnológica envolvendo materiais, partindo da preparação (incluindo métodos conhecidos e o desenvolvimento de métodos inéditos), caracterização, estudo das propriedades, processamento, estudo do desempenho e a confecção de dispositivos. Especificamente, pretende-se preparar novos nanomateriais multifuncionais (ou seja, que podem ser usados para mais de uma função), baseados em nanoestruturas de carbono, nanopartículas metálicas e de óxidos, materiais bidimensionais, materiais organometálicos, polímeros (condutores e convencionais), e a combinação dessas classes de materiais nos chamados nanocompósitos. Os nanomateriais serão preparados “por demanda”, visando características específicas para o desempenho de cada dispositivo listado anteriormente. Para isso, rotas de preparação e processamento serão integradas àquelas de deposição e preparação dos dispositivos finais, através da junção das diferentes especialidades dos membros da equipe.
  • Universidade Federal do Paraná - PR - Brasil
  • Thu Dec 22 00:00:00 BRT 2022-Fri Dec 31 00:00:00 BRT 2027