Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Patrícia de Fragas Hinnig

Ciências da Saúde

Nutrição
  • análise de tendência da prevalência de sobrepeso e obesidade e fatores associados em escolares de 7 a 14 anos do município de florianópolis, sc: 5ª onda
  • O monitoramento do sobrepeso/obesidade tem sido uma importante estratégia no diagnóstico e acompanhamento nutricional de escolares. Os dados de tendência temporal em países de média renda ainda são escassos, e os estudos mostram um aumento das prevalências nas últimas décadas, como na Argentina e México. O projeto objetiva analisar a tendência da prevalência de sobrepeso e obesidade e fatores associados em escolares de 7 a 14 anos de Florianópolis, SC, a partir da comparação com os dados de quatro painéis transversais realizados em 2002, 2007, 2012 e 2018. A hipótese é de aumento da obesidade em crianças e adolescentes. O tamanho da amostra é previsto em 2.693 escolares. Serão coletadas variáveis antropométricas, sociodemográficas, sono, consumo alimentar, atividade física, comportamentos sedentários e ambiente alimentar, por meio de instrumentos específicos. Para a análise estatística será utilizado o software STATA versão 16.0. O significado estatístico das variações temporais será baseado no teste de qui-quadrado para verificação de heterogeneidade ou de tendência linear. A regressão logística ou regressão de Poisson também será utilizada para análise de associação. Outros procedimentos estatísticos poderão ser requeridos dependendo das características dos dados obtidos. Espera-se realizar comparações entre as cinco ondas das pesquisas, para avaliação da redução, estabilidade ou aumento das prevalências e os fatores associados, além de comparações com estudos de tendência de outros países. Como resultados acadêmicos espera-se a publicação de pelo menos 3 artigos científicos em periódicos de circulação internacional, orientação de pelo menos 3 dissertações de mestrado, 2 teses de doutorado e 3 trabalhos de Iniciação científica, 3 trabalhos em eventos e entrevistas nos meios de comunicação e mídias sociais. Destaca-se a experiência do grupo de pesquisa em relação aos protocolos de pesquisa propostos e a característica de monitoramento sequencial.
  • Universidade Federal de Santa Catarina - SC - Brasil
  • 19/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Patrícia de Souza Bonfim de Mendonça

Ciências Biológicas

Biotecnologia
  • terapia fotodinâmica como inovação tecnológica no tratamento de doenças infecciosas e tumores.
  • A Terapia Fotodinâmica (TFD) é uma modalidade de tratamento moderna com alta seletividade, baixa invasividade, reduzidos efeitos colaterais e resistência e fácil associação com outras abordagens terapêuticas. Essas propriedades fornecem à TFD uma ampla perspectiva na solução de diferentes problemas terapêuticos, incluindo aqueles associados a agentes microbianos e ao câncer. As doenças fúngicas e bacterianas são um risco à saúde pública, principalmente devido ao crescimento da resistência antimicrobiana. O tratamento do câncer é igualmente desafiador, com a maioria das terapias atuais inespecíficas, tóxicas e caras, reduzindo a qualidade de vida do paciente. Nesse contexto, o principal objetivo do projeto é avaliar a eficácia da TFD em modelos experimentais e clínicos de doenças fúngicas, feridas e células tumorais com fotossensibilizadores (FS) formulados em modernos sistemas de liberação compostos por nanopartículas e nanofibras. O FS e os sistemas de entrega selecionados devem fornecer citotoxicidade seletiva, promover o reparo tecidual e apresentar um perfil farmacodinâmico favorável, pontos-chave para o sucesso da TFD. Uma equipe multidisciplinar formada por pesquisadores nas áreas de microbiologia, fisiologia, química e física, juntamente com uma empresa startup, vem trabalhando juntos há anos para ganhar experiência na área de TFD, com progressos significativos, incluindo avanços clínicos. Adicionalmente, a equipe tem parceria com o ambulatório dermatológico do Hospital Universitário de Maringá para planejar a implantação da TFD no tratamento de pacientes com infecções de pele (fúngicas e feridas). A terapia fotodinâmica (TFD) tem sido reconhecida como um método de tratamento bem sucedido e neste ano, a Conitec recomendou sua inclusão no SUS para o tratamento do câncer de pele. Assim, o racional deste projeto alinha-se com o objetivo do SUS de promover prevenção e tratamento assertivo e acessíveis de doenças, essenciais para o bem-estar da sociedade.
  • Universidade Estadual de Maringá - PR - Brasil
  • 02/12/2023-31/12/2026