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Instituto Federal de São Paulo
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COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Educação
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Currículo
Título do Projeto:
educação especial inclusiva frente às transformações do ensino em uma sociedade pandêmica e pós-pandêmica
Resumo:
A Educação Inclusiva propicia a participação e aprendizagem de todos e de cada um. Em 2020, em decorrência da Pandemia de COVID-19, muitas escolas tiveram que implementar alternativas à atuação para garantir a continuidade da escolarização dos estudantes nas mais diversas realidades educacionais e sociais, em uma perspectiva inclusiva. Este projeto de pesquisa, com desenho metodológico qualitativo descritivo, tem como objetivo geral sistematizar os desafios enfrentados e as estratégias de superação adotadas diante de eventuais prejuízos no processo de ensino-aprendizagem dos estudantes público-alvo da Educação Especial (PAEE), decorrentes do distanciamento social e do ensino remoto, pelas escolas públicas brasileiras junto às equipes escolares, estudantes e famílias. E como objetivos específicos: a) Conhecer como se desenvolveram as práticas pedagógicas dos professores do Ensino Fundamental (anos iniciais) participantes da pesquisa, no período de suspensão das aulas presenciais durante a pandemia; b) Conhecer os procedimentos adotados ou planejados para a volta às aulas nas escolas participantes. c) Analisar as dificuldades e as possibilidades encontradas para o desenvolvimento das práticas pedagógicas junto aos estudantes com deficiência durante o ensino remoto e frente ao retorno das aulas presenciais. d) Compartilhar práticas exitosas desenvolvidas pelas escolas que permitam a participação e a aprendizagem de todos os estudantes no retorno às aulas no período pós-pandêmico. Para realização do estudo serão utilizados questionários, entrevistas e grupos focais com professores, gestores, estudantes PAEE e seus pais e análise de documentos. Diante dos resultados da análise de conteúdo, pretende-se elaborar um site e um e-book com práticas educacionais inclusivas exitosas e divulgar o estudo por meio de publicações científicas.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal da Bahia - BA - Brasil
Vigência:
22/03/2022-31/03/2025
Fernanda Penido Matozinhos
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Enfermagem
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
parto e aleitamento materno em filhos de mães infectadas por sars-cov-2
Resumo:
Recentemente, descobriu-se o surgimento de um novo coronavírus, denominado SARS-CoV-2, e a manifestação da doença denominada como coronavirus disease (COVID-19). Diante do avanço da pandemia do COVID-19 no contexto mundial, tornou-se relevante investigar as consequências da COVID-19 no parto, nascimento e aleitamento materno, a fim de evitar desfechos, como o desmame precoce e as intervenções desnecessárias relacionadas ao parto, em detrimento da assistência humanizada, como forma equivocada de prevenção da COVID-19. Este conhecimento das consequências da COVID-19 pode ser bastante útil para prevenir mudanças desnecessárias e até danosas ao binômio durante a assistência ao parto e nascimento e o aleitamento materno em situações semelhantes. A hipótese deste estudo é de que há repercussões da infecção por SARS-CoV-2 (suspeita ou confirmada) e do contexto da pandemia no trabalho de parto, parto, nascimento e na manutenção do aleitamento materno. No Brasil, têm sido intensos os investimentos, as políticas públicas e a formação de profissionais para mudança do modelo de assistência ao parto e nascimento. O desafio é enfrentar a resistência de modelo intervencionista e tecnocrático, que, diante da epidemia e suas repercussões, encontra justificativas sem evidências científicas para insistir em práticas não recomendadas. Trata-se de estudo epidemiológico, longitudinal, do tipo coorte retrospectiva e prospectiva, de base hospitalar, a ser realizado com puérperas e seus filhos nascidos em três hospitais públicos do Brasil, e uma unidade de saúde de Portugal. Compreenderá mulheres que tiveram seus filhos nos respectivos hospitais nos 3 meses de maior incidência da COVID-19. A infecção por SARS-CoV-2 será verificada por meio do prontuário das puérperas e por meio de contato via telefônico, 6 a 12 meses pós parto e de 12 a 24 meses pós-parto. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética da Universidade Federal de Minas Gerais, sob o protocolo CAAE 32378920.6.1001.5149.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
Vigência:
17/04/2022-30/04/2025
Fernanda Spanier Amador
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Psicologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
narrativas do trabalho docente na pandemia de covid-19 pela memória do ofício, práticas de cuidado na educação
Resumo:
O projeto de pesquisa aborda o trabalho docente a partir da crise sanitária provocada pela Covid-19. Constata-se que professoras e professores se encontram em situação de forte abalo nos modos de organização do trabalho docente, organização essa que é produzida, cotidianamente, quando trabalhadoras e trabalhadores fazem a gestão da distância, sempre presente, entre Trabalho Prescrito e Trabalho Real, ou ainda, dito de outro modo, renormatizando o meio. Atentar para este abalo consiste em uma relevante questão para pesquisa tendo em vista o impacto para a saúde de docentes, bem como para a qualidade do trabalho formativo em escolas e universidades cujas consequências são significativas para essa e as futuras gerações. As mudanças nos modos de organização do trabalho em curso implicarão em efeitos cognitivos e subjetivos sem precedentes, tanto para professoras/es quanto para estudantes. Os referenciais conceitual-metodológicos são oriundos do campo das Clínicas do Trabalho notadamente as abordagens que analisam o trabalho como atividade, a saber, Ergologia e Clínica da Atividade e serão explorados aspectos do pensamento de Donna Haraway. Os objetivos da pesquisa, são: analisar como a produção de um memorial das intensas transformações geradas pela COVID19 pode contribuir para a produção/registro da história do trabalho docente, produzir e compartilhar um memorial do ofício docente em tempos de pandemia como estratégia de cuidado à saúde de professoras e professores, contribuir com conhecimento produzido em co-análise com professoras e professores para a formulação de políticas públicas para a educação a partir da situação pandêmica e desenvolver conceitual e metodologicamente, ferramentas clínicas do trabalho explorando a contribuição do conceito de figuração desenvolvido por Donna Haraway para as análises do trabalho como atividade. A pesquisa segue uma orientação genealógica, cartográfica e dialógica e prevê produção de narrativas e Rodas de Conversa online
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
Vigência:
17/03/2022-31/03/2025
Fernanda Tarabal Lopes
COORDENADOR(A)
Ciências Sociais Aplicadas
Administração
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
fuga de cérebros e a diáspora acadêmica brasileira
Resumo:
O Brasil tem sido, nos últimos anos, um país com alto índice de emigração, com números que têm aumentado consideravelmente em função da crise observada nesse período. Pinheiro-Machado (2019), amparada pelos dados da Receita Federal, descreve que o número de emigrantes nesses anos triplicou quando comparado a anos anteriores: em 2011, por exemplo, o número de pessoas que declarava saída definitiva era de cerca de oito mil; já em 2017 e 2018, cerca de vinte e duas mil pessoas por ano. A autora aponta especificamente os intelectuais que têm saído do país por motivos mais recentes ligados a uma estigmatização do conhecimento acadêmico. Assim, a hipótese que orienta nossa pesquisa, baseada em evidências já alertadas na mídia e em entrevistas realizadas com colegas que migraram para o exterior, é de que os últimos cinco anos (2016-2021) têm sido particulares no que tange a condição de trabalho para acadêmicos no Brasil. As causas parecem estar relacionadas tanto à baixa perspectiva de empregabilidade - dado o contexto social e econômico - quanto às condições de reprodução da vida em países centrais. Contudo, esses indícios ainda não são amparados por evidência mais sistemática, que nosso estudo visa prover, tanto realizando um aprofundamento horizontal para que se possa compreender a dimensão dessa migração, como também vertical para investigar as motivações pessoais daqueles que migram. Como estratégia metodológica realizaremos levantamento de dados junto a órgãos públicos e organizações da sociedade civil; entrevistas estruturadas junto às agências de fomento brasileiras e representantes de associações de pesquisadores brasileiros no exterior; e recolhimento de histórias de vida e trajetórias profissionais de pesquisadores brasileiros radicados no exterior. Tais dados serão apresentados por meio de um atlas digital dinâmico (formato Story Maps), contendo dados, gráficos, material audiovisual e textual dos achados da pesquisa.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
Vigência:
10/02/2022-28/02/2025
Fernanda Visioli
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Odontologia
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Currículo
Título do Projeto:
biofilme nanotecnológico bioadesivo contendo imiquimode para a prevenção da carcinogênese bucal: estudo in vitro, in vivo e ensaio clínico randomizado
Resumo:
A leucoplasia bucal é uma lesão potencialmente maligna e está entre as mais prevalentes na população. Seu manejo é um desafio, visto que não há estratégia comprovada que evite sua progressão para câncer. O imiquimode é um fármaco de aplicação tópica cujo mecanismo de ação é ativar a resposta imune contra células alteradas e é utilizado na prevenção de outros tipos de câncer. No entanto, as formulações comerciais contendo imiquimode são contraindicadas para aplicação bucal, pois apresentam baixo tempo de residência na mucosa e causam importantes efeitos adversos. Estudo preliminar realizado pelos pesquisadores desta proposta demonstraram que hidrogéis nanotecnológicos são uma estratégia inovadora para o tratamento de queilite actínica. Contudo, ainda não há uma proposta de forma farmacêutica adesiva para o tratamento de leucoplasia. Portanto, o objetivo deste projeto é desenvolver um biofilme nanotecnológico inovador como forma de entrega do imiquimode, proporcionando uma liberação lenta e com menor incidência de efeitos adversos. Inicialmente será desenvolvido o biofilme mucoadesivo a partir de nanocápsulas poliméricas a fim de melhorar suas propriedades físico-químicas e sua performance na mucosa bucal. A seguir sua eficácia quimiopreventiva será avaliada em modelo animal de carcinogênese induzida pela aplicação de DMBA 0,5% (7,12 dimetilbenzantraceno). A validação da eficácia deste biofilme nanotecnológico inovador será realizada em um ensaio clínico controlado, randomizado, triplo-cego multicêntrico no tratamento de pacientes com leucoplasias bucais em 3 diferentes centros. Serão avaliados desfechos de resposta clínica e histopatológica, assim como alterações moleculares de número de cópias gênicas e de atividade proliferativa e diferenciação celular. Os resultados deste projeto permitirão desenvolver uma opção farmacológica inovadora segura e eficaz para o tratamento da leucoplasia que servirá como estratégia para a prevenção do câncer bucal.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
Vigência:
16/03/2022-31/03/2025
Fernanda Vitória Leimann
COORDENADOR(A)
Ciências Agrárias
Ciência e Tecnologia de Alimentos
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
produção de alimentos adicionados de extratos bioativos nanoencapsulados por um processo integrado à extração
Resumo:
A aversão pelo consumo de aditivos sintéticos e o interesse dos consumidores por uma alimentação saudável tem impulsionado o desenvolvimento de alimentos contendo aditivos naturais. Contudo, garantir a estabilidade dos compostos naturais em alimentos ainda é um desafio e uma das estratégias utilizadas é a encapsulação com componentes GRAS (Generally Recognized as Safe) e processos amigáveis ao meio ambiente. A canela (Cinnamomum verum), o sumagre (Rhus coriaria) e o coração da bananeira (mangará, Musa cavendischii) são fontes de bioativos com grande potencial de aplicação em alimentos como antioxidantes, antimicrobianos e que ainda apresentam citotoxicidade frente a células tumorais e modulação de enzimas ligadas à Doença de Alzheimer (colinesterases) e à Diabetes Mellitus (alfa-amilases). Recentemente, o grupo de pesquisa da proponente tem aperfeiçoado técnicas de extração e encapsulação simultâneos de compostos bioativos, visando à redução do uso de solventes bem como tempo de processo, o que a credencia para continuar avaliando outros bioativos naturais abundantes no Brasil e de baixo custo. O Grupo também tem patentes depositadas de produtos alimentícios contendo bioativos encapsulados. Assim, pretende-se avaliar o efeito da extração/encapsulação simultâneos dos bioativos da canela, do sumagre e do mangará nas atividades antioxidante, antimicrobiana e na inibição in vitro e in vivo das enzimas colinesterases e alfa-amilases. A viabilidade de aplicação em produtos alimentícios será avaliada em biscoitos, tapioca e sucos integrais em substituição aos aditivos sintéticos. A metodologia inclui análise sensorial e avaliação da composição centesimal, qualidade microbiológica, atividade de água, oxidação lipídica, textura e reologia ao longo da vida de prateleira dos alimentos. O projeto abrange o processo de extração/encapsulação, formulação dos alimentos e patenteamento junto ao INPI, com atenção à formação de recursos humanos.
Instituição/UF/País:
Universidade Tecnológica Federal do Paraná - PR - Brasil
Vigência:
02/03/2022-31/03/2025
Fernando Angelo Piotto
COORDENADOR(A)
Ciências Agrárias
Agronomia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
genotipagem e fenotipagem de um painel de clones de batata visando melhoramento para cultivo em condições de clima tropical
Resumo:
No Brasil, mais de 90% das cultivares de batata cultivadas em solo nacional são provenientes de outros países, possuindo maior adaptação ao cultivo em condições de clima mais frio. Em nosso país, não há motivação do setor privado para estudos e desenvolvimento de novas cultivares de batata que sejam adaptadas às condições de cultivo em clima tropical e sub-tropical. Assim, o objetivo desta proposta é formar o primeiro painel tropical de diversidade de batata, reunindo clones dos programas de melhoramento genético da ESALQ/USP, UFLA e IAC, os quais serão genotipados e fenotipados na unidade de cada colaborador, sendo os dados compartilhados com as 3 instituições. Para tanto, reuniremos ao menos 400 clones elite avançados, os quais passarão primeiramente pelo processo de limpeza clonal, visando garantir a qualidade e sanidade dos tubérculos-semente, sendo posteriormente multiplicados e genotipados na plataforma Excellence in Breeding, utilizando o PotatoDArTagEiB (1.0) - Mid-density genotyping service. A fenotipagem será realizada em Piracicaba-SP, Mococa-SP e Lavras-MG, por meio da qual serão avaliadas diversas características importantes para a cultura. Com base nos dados fenotípicos e genotípicos, será possível realizar o mapeamento associativo para todas as características estudadas, estudar a estrutura populacional, variabilidade genética, heterozigosidade residual, tamanho efetivo, frequências alélicas dos marcadores, entre outros. É importante ressaltar que não há precedente de trabalhos com batata no Brasil, envolvendo uma abordagem atual em pesquisa de alto nível, utilizando ferramentas moleculares e computacionais de ponta e conhecimentos altamente específicos. Por meio desta proposta, pretendemos consolidar uma colaboração interinstitucional em pesquisa, produzindo conhecimentos e publicações científicas de qualidade, além de contribuir com informações relevantes para a cadeia produtiva da batata e para os programas de melhoramento de batata de nosso país.
Instituição/UF/País:
Universidade de São Paulo - SP - Brasil
Vigência:
16/03/2022-31/03/2025
Fernando Araripe Gonçalves Torres
COORDENADOR(A)
Ciências Biológicas
Biotecnologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
kit de diagnóstico para sars-cov-2 baseado no uso de ribozimas associado a transferência de energia ressonante por fluorescência detectável por smartphone
Resumo:
Apesar do rápido desenvolvimento de vacinas contra SARS-Cov-2, o surgimento de novas variantes com maiores taxas de infectividade e transmissibilidade faz com que a testagem em massa seja essencial para monitorar a evolução da pandemia. Atualmente, a detecção de pacientes infectados se faz principalmente por RT-qPCR e métodos sorológicos. O RT-qPCR, um método sensível que é indicado para o diagnóstico na fase inicial da doença, apresenta importantes limitações como, alto custo dos termocicladores e dos kits comerciais que requerem refrigeração devido à termossensibilidade dos reagentes. Embora existam outras técnicas alternativas de diagnóstico do vírus, nenhuma é suficientemente desenvolvida para ser implantada em hospitais nem usada para tomar decisões sobre a pandemia. É premente a necessidade de se desenvolver novos métodos diagnósticos que superem as dificuldades supracitadas ao mesmo tempo que permitam testagem em massa em todas as unidades de saúde, ou seja, seja um teste a ser realizado à beira do leito (point-of-care). A presente proposta tem como objetivo o desenvolvimento de um método de diagnóstico de SARS-CoV-2 que envolverá a detecção de fluorescência por meio de smartphones e que seja rápido, simples, barato e independente do uso de enzimas. O método é baseado em três evidências: 1) ribozimas podem clivar RNA de outros vírus relacionados ao SARS-CoV-2; 2) DNA harpins formam concatâmeros na presença do RNA de SARS-CoV-2 e 3) smartphones podem ser usados para obter imagens de fluorescência. Nossa hipótese prevê que ribozimas clivarão o RNA viral alvo fornecendo um fragmento iniciador que induzirá à hibridação espontânea com DNAs hairpins contendo fluoróforos que, quando concatenados em polímeros, permitirão a detecção RNA viral de forma sensível por transferência de energia ressonante por fluorescência (FRET-HCR) que será detectada por protótipo simples acoplado a um smartphone.
Instituição/UF/País:
Universidade de Brasília - DF - Brasil
Vigência:
16/03/2022-31/03/2025
Fernando Atique
COORDENADOR(A)
Ciências Sociais Aplicadas
Arquitetura e Urbanismo
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Currículo
Título do Projeto:
prestes maia e o estado novo: grafias histórico-espaciais das transformações de são paulo (1937-1945)
Resumo:
Ampliar a compreensão da gestão de Francisco Prestes Maia na prefeitura de São Paulo (1938-1945), analisando, para tanto, sua conexão com o Estado Novo implantado por Getúlio Vargas em 1937, e que vigorou até 1945. Para tanto, produzir três categorias de grafias históricas: biográfica, sociográficas relacionais e cartográficas. A primeira grafia explica-se pela necessidade de averiguar algo que ainda não está plenamente compreendido pela historiografia: como Vargas se aproximou de Prestes Maia ao longo da década de 1930, a ponto de sondá-lo para ministro de governo do Estado Novo, e, por fim, indicá-lo ao interventor paulista, Adhemar de Barros, para prefeito da capital. A segunda grafia procura registrar as redes que envolveram tal relacionamento entre Vargas e Prestes Maia, e, também, ampliar a compreensão entre Prestes Maia e os proprietários de imóveis que foram atingidos pelo traçado definitivo e implantado do Perímetro de Irradiação e a parte central do Sistema Y, realizados por Prestes Maia durante sua gestão como prefeito, que coincide, quase que integralmente, com o Estado Novo. Isto se dará por meio de sociogramas relacionais graficamente produzidos. A terceira grafia insere-se nos esforços que vimos fazendo de produzir mapas em SIG. Assim, procuraremos cartografar, após levantamento, os edifícios que Prestes Maia projetou ao longo do Perímetro de Irradiação, mostrando os vínculos com proprietários de terra e imóveis servidos pelo sistema de avenidas, e aumentar a possibilidade de compreensão, quadra a quadra, dos trabalhos de desapropriação, planos de alinhamento, demolições e reconstruções, produzindo material cartográfico inédito. Com estas três grafias, intenta-se densificar ainda mais as informações contidas no site Pauliceia Esfacelada (www.pauliceia-esfacelada.com), introduzindo, como produto, um atlas histórico-espacial bilíngue da área central de São Paulo durante o Estado Novo. Esta proposta apresenta elementos novos de análise de SP.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de São Paulo - SP - Brasil
Vigência:
16/03/2022-31/03/2025
Fernando da Rocha Vaz Bandeira de Melo
COORDENADOR(A)
Ciências Exatas e da Terra
Física
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Currículo
Título do Projeto:
sistemas quânticos efetivos: fundamentos e termodinâmica
Resumo:
A teoria quântica nasceu por volta de 1900 e foi prontamente empregada para descrever a escala atômica da matéria. Mais de um século depois, a mecânica quântica é uma das teorias mais testadas da ciência. O controle dos sistemas quânticos atingiu níveis sem precedentes, culminando com o Prêmio Nobel de 2012 "por métodos experimentais inovadores que permitem a medição e manipulação de sistemas quânticos individuais". Nessa perspectiva, era óbvio saber qual era o sistema sendo medido (quântico) e o sistema usado para medição (clássico). Essa perspectiva está mudando. Experimentos de dupla fenda com moléculas complexas, espelhos micrométricos resfriados ao estado quântico fundamental, e computadores quânticos com 1.000 qubits já são uma realidade. A distinção entre o sistema e o aparato de medição é cada vez mais tênue. Neste projeto, exploraremos um formalismo recente que nos permite descrever sistemas quânticos em diferentes níveis de detalhamento, i.e., que nos permite mudar a perspectiva da descrição de um sistema em função do nível de resolução disponível/desejada. Fazendo uso de ferramentas da informação quântica, nosso formalismo consegue lidar com situações onde não somente os graus de liberdade do reservatório devem ser traçados fora, mas também permite obter descrições simplificadas de sistemas complexos que não permitem uma descrição completa. Com o formalismo de sistemas quânticos efetivos investigaremos tanto aspectos fundamentais, quanto tópicos mais aplicados. Dentre os temas básicos buscaremos entender como dinâmicas efetivas irreversíveis emergem da dinâmica quântica unitária, e generalizar resultados essenciais da física estatística para situações onde a divisão entre sistema e reservatório não é óbvia. Em uma direção mais aplicada, observaremos como computações quânticas podem ser eficientemente simuladas classicamente quando temos somente uma descrição efetiva do processamento.
Instituição/UF/País:
Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas - RJ - Brasil
Vigência:
17/03/2022-31/03/2025
Fernando de Carvalho da Silva
COORDENADOR(A)
Ciências Exatas e da Terra
Química
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Currículo
Título do Projeto:
síntese e prospecção biológica de naftalenodionas e 1,2,3-triazóis funcionalizados
Resumo:
A busca por novos fármacos capazes de diminuir a taxa de morbimortalidade e o sofrimento dos pacientes que são acometidos por diversas doenças tem sido um dos principais focos da síntese orgânica associada a Química Medicinal. Dentre essas doenças podemos destacar as doenças infecciosas e inflamatórias. Neste sentido, as classes de substâncias que vêm despertando o interesse de numerosos grupos de pesquisas são os sistemas naftoquinônicos e triazólicos, decorrente de sua extensa versatilidade sintética e biológica. Apesar de terem, separadamente, grande importância devido às suas aplicações biológicas diversas, substâncias que contém esses dois núcleos conjuntamente vêm sendo estudadas nos últimos anos contra diversas enfermidades e tem mostrado que é uma combinação molecular com potencial sinergismo. A busca de informações sobre a atividade dessas substâncias contra as infecções causadas por micro-organismos vem sendo conduzida ao longo dos últimos anos por necessidades sanitárias, sociais, ambientais e econômicas. Hoje, por questões econômicas, as doenças que assolam os países mais desenvolvidos, as doenças mais lucrativas, continuam sendo o principal foco das indústrias farmacêuticas, enquanto que, diversas doenças causadas por micro-organismos, continuam negligenciadas, apesar do grande esforço gasto pela comunidade científica. Portanto, são necessários ainda mais investimentos e pesquisas para que se desenvolvam novas moléculas com alto grau de seletividade e menor incidência de efeitos adversos. Desta forma, a possibilidade de se chegar a substâncias bioativas é real, pois os 1,2,3-triazóis têm largo histórico de atividades biológicas e, considerando que combinações estruturais com a unidade naftoquinônica pode alterar consideravelmente suas bioatividade, neste projeto, aventamos construir 1,2,3-triazóis acoplados a sistemas bioativos, como as naftoquinonas.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal Fluminense - RJ - Brasil
Vigência:
16/03/2022-31/03/2025
Fernando de Castro Jacinavicius
COORDENADOR(A)
Ciências Agrárias
Medicina Veterinária
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Currículo
Título do Projeto:
sistemática de ácaros parasitos (trombiculidae e leeuwenhoekiidae) e detecção molecular de patógenos da família rickettsiaceae
Resumo:
Trombiculídeo é o nome popular do estágio larval de ácaros da família Trombiculidae s. l., estes parasitam vertebrados e podem causar uma reação cutânea no hospedeiro, conhecida como trombiculíase. No Brasil são conhecidas apenas 69 espécies e em muitas delas, há apenas um único registro de localidade e hospedeiro. Na região Ásia-Pacífico, algumas espécies desta família são vetores de Tsutsugamushi, uma riquetsiose humana, causada pela bactéria Orientia tsusugamushi. Além desta bactéria, alguns patógenos (Borrelia, Coxiella, Hepatozoon e Rickettsia) foram detectados em ácaros trombiculídeos em diversos lugares do mundo. Para o Brasil, Rickettsia felis-like foi detectada em Blankaartia sinnamaryi coletada de ave, assim como Rickettsia sp. encontrada em três espécies de trombiculídeos coletados de roedores no estado de São Paulo. Na região Neotropical, os trombiculídeos são pouco estudados e existem lacunas na taxonomia, biodiversidade, associação com hospedeiros e papel como transmissor de patógenos. Coleções nacionais e internacionais serão consultadas e os espécimes preservados em banco tecidos serão examinados por biologia molecular para detecção de patógeno, e as sequências geradas serão depositadas em bancos de genes. Considerando a carência do conhecimento da distribuição das espécies que ocorrem neste país de dimensões continentais, e que existem indícios da possibilidade de as larvas participarem da transmissão de patógenos, torna-se relevante a análise investigativa de Rickettsiaceae neste grupo de ácaros no Brasil.
Instituição/UF/País:
Instituto Butantan - SP - Brasil
Vigência:
16/03/2022-31/03/2025
Fernando de Oliveira Santini
COORDENADOR(A)
Ciências Sociais Aplicadas
Administração
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
o impacto da complexidade visual no aprendizado: uma análise do efeito da heurística de ancoragem
Resumo:
Os consumidores são confrontados cotidianamente com uma série de informações apresentadas em um contexto de escolhas, como os supermercados. Essas informações estão dispostas em displays, prateleiras, embalagens, que podem contribuir ou prejudicar a escolha. No entanto, essas informações só podem afetar as escolhas se os consumidores focarem sua atenção (VAN LOO et al., 2018). A percepção visual permite que os indivíduos usem seletivamente as informações para auxiliar o seu processo de tomada de decisões (ORQUIN; MUELLER; LOOSE, 2013). Sendo assim, a atenção visual é considerada uma das maneiras pelas quais o consumidor adquire informações sobre os produtos e otimiza o processo de escolha (CLEMENT, 2007; LANG; KELLEY; MOORE, 2016; LINDSTROM et al., 2016). Os estudos sobre processos de escolha envolvendo heurística e vieses contemplam as escolhas e julgamentos que as pessoas fazem em seu cotidiano de maneira automática, sem a necessidade de grandes esforços cognitivos (KRAWCZYK; RACHUBIK, 2019), como, por exemplo, andar, escovar os dentes e atender ao telefone. Essas ações são realizadas de forma inconsciente, fazendo uso de atalhos, adotando-se estratégia simplificadora para a tomada de decisões, especialmente em condições incertas e complexas (KAHNEMAN; TVERSKY, 1979; KEREN; TEIGEN, 2007). Dentro deste contexto, o tema de pesquisa surge a partir da seguinte pergunta: Qual o impacto da atenção na aprendizagem cognitiva? Assim, o presente projeto tem como objetivo geral analisar o impacto da atenção na relação entre o efeito da sobrecarga de informação na aprendizagem cognitiva. Acredita-se que a construção do aprendizado a partir da atenção visual é condicionada pelas heurísticas e vieses, principalmente quando se tem uma sobrecarga de escolha alta. Assim, oferecer uma grande variedade de opções para o indivíduo escolher pode ter um impacto duplo na escolha, beneficiando ou dificultando-a. Para comprovar estes fatos, estão previstos a execução de dois experimentos
Instituição/UF/País:
Universidade do Vale do Rio dos Sinos - RS - Brasil
Vigência:
16/03/2022-31/03/2025
Fernando de Queiroz Cunha
COORDENADOR(A)
Ciências Biológicas
Farmacologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
imunometabolismo na patogênese de doenças inflamatórias crônicas, câncer e dor neuropática
Resumo:
A inflamação é parte essencial de uma resposta imune efetiva do controle de processos infecciosos, neoplásicos e também fisiológicos do organismo. A resposta inflamatória inicia-se com a percepção do insulto inflamatório, infeccioso ou não, por células residentes no tecido, as quais recrutam diversos leucócitos, eliminando o antígeno, promovendo o reparo tecidual e a restauração da homeostasia. Contudo, sua persistência, como no caso de autoimunidade, câncer e infecção, induz um quadro prolongado de mediadores que participam de lesões em tecidos sadios adjacentes, podendo levar o paciente ao óbito, quando exacerbados. Os locais que ocorrem a inflamação crônica são caracterizados por alterações na atividade metabólica celular, sendo responsável pela geração de energia e biossíntese de macromoléculas, permitindo a manutenção das funções biológicas. Durante a resposta inflamatória, a ativação leucocitária promove alta demanda energética induzindo vias metabólicas eficientes para a geração de energia e desencadeamento de mudanças fenotípicas, que determinam a eficiência de suas funções. O projeto tem como eixo central entender a interferência das alterações metabólicas celulares sobre o desenvolvimento e o curso de doenças inflamatórias crônicas (infecciosas ou não). Para isso, combinaremos modelos experimentais in vitro e in vivo de infecções, câncer, doenças metabólicas ou ósseas, além da gênese da dor, com populações celulares de leucócitos específicos isolados de amostras humanas. Assim, o projeto traz em seu bojo o aprofundamento no campo do imunometabolismo, visando o emprego de tecnologias que podem ser aplicadas na clínica para o diagnóstico e tratamento precoce associados à biomarcadores de progressão de doença, além de conjugar interesses nacionais, institucionais, o treinamento científico e educação.
Instituição/UF/País:
Universidade de São Paulo - SP - Brasil
Vigência:
02/03/2022-31/03/2025
Fernando Donizete Alves
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Educação
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
aprendizagem de conhecimentos e de competências sobre o brincar para a docência na educação infantil: trajetórias de vida de professores em contextos brasileiro, italiano e espanhol
Resumo:
Esse projeto de pesquisa é uma ação vinculada aos Acordos Específicos de Cooperação Internacional da UFSCar com a Università degli Studi Roma Ter, com a Università degli Studi di Modena e Reggio Emilia e com a Edugest/ Serveis per a la infància Crèixer junts, cujo eixo parte da compreensão de que os conhecimentos e as competências para a docência são provenientes de diferentes fontes, geradas em múltiplas experiências ao longo da vida. Nessa perspectiva, apresenta como foco o brincar, mais propriamente, a relação do adulto professor com o brincar no contexto da Educação Infantil (no Brasil, Itália e Espanha). Considerando que o brincar é uma linguagem fundamental para a criança e, consequentemente para seu desenvolvimento e aprendizagem, se mostra essencial que os professores se apropriarem de um conjunto de conhecimentos e competências que lhes permita articular suas ações educativas a partir do eixo das brincadeiras. Que conhecimentos e competências em torno do brincar caracterizam professores que atuam na educação infantil, no Brasil, na Itália e na Espanha? Em que contextos formativos foram desenvolvidos os conhecimentos e as competências, apresentadas pelos professores? Como objetivo geral, identificar e definir a tipologia de conhecimentos e competências para a docência na educação infantil relacionados ao brincar. Do ponto de vista metodológico, a pesquisa se apoia na pesquisa (auto)biográfica, optando pela narrativa escrita como caminho para acessar o curso de vida de professores que atuam na educação infantil. Os dados serão analisados com base nos referenciais da análise de conteúdo.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de São Carlos - SP - Brasil
Vigência:
04/02/2022-28/02/2025
Fernando Ely
COORDENADOR(A)
Ciências Biológicas
Imunologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
cti-nano - nanodispositivos-nanossistemas eletrônicos e fotônicos
Resumo:
A estratégia do CTI Renato Archer é compartilhar seus principais laboratórios, financiados com recursos públicos, a estudantes, pesquisadores, empresas, start-ups e inventores independentes para desenvolver seus projetos, fabricar, encapsular e testar protótipos. Essa estrutura, associada a consolidação do parque tecnológico CTI-Tec, criará um ambiente propicio para inovações em TI: hardware e software, principalmente aquelas voltadas ao desenvolvimento de soluções para indústria 4.0 e saúde avançada. Especificamente, o CTI-Nano é organizado como um arranjo de três laboratórios chave e outros cinco laboratórios de apoio, mantendo um modelo de laboratório aberto multiusuário. CTI-Nano é capaz de apoiar projetos de P,D&I em nanodispositivos-nanossistema eletrônicos e fotônicos, cobrindo etapas de desenho, fabricação, encapsulamento e caracterização eletroóptica.
Instituição/UF/País:
Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer - SP - Brasil
Vigência:
18/12/2019-31/12/2023
Fernando Erthal
COORDENADOR(A)
Ciências Exatas e da Terra
Geociências
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
conchas de mexilhões de água doce são bons arquivos do estado de conservação biológica e ambiental?
Resumo:
O impacto antropogênico em sistemas ecológicos frequentemente é anterior às mais antigas observações científicas. Dados geohistóricos permitem inferir condições ambientais, temporais e ecológicas basais, anteriores ao impacto. O estudo de restos biológicos com estruturas refratárias pode oferecer uma significativa oportunidade para interpolação entre limites convencionais de disciplinas e áreas de estudo. Devido ao seu hábito alimentar preferencialmente filtrador, os moluscos são potenciais bioacumuladores de substâncias presentes na água, especialmente compostos orgânicos, rejeitos industriais e metais pesados. As conchas dos moluscos podem reter estas substâncias, constituindo assim um valioso arquivo geohistórico. Conchas de moluscos são estruturas que persistem no substrato por longos períodos antes de sua incorporação ao registro fossilífero. Durante esta etapa prévia à fossilização ocorrem alterações (danos) cuja origem está relacionada às condições físico/químicas e biológicas do meio subaquático ou subaéreo onde as conchas estão expostas. Nesta proposta, busca-se aliar o conhecimento sobre o estado de preservação tafonômica em restos biológicos não soterrados (conchas acumuladas em leitos fluviais) com informações sobre o histórico de mudanças ambientais ocorridas na bacia hidrográfica do Rio Camaquã. Serão investigadas características como i) densidade de acumulações bioclásticas; ii) destruição tafonômica; iii) composição taxonômica e fidelidade ecológica; iv) modificações hidrológicas causadas por acúmulo de conchas de espécies exóticas; v) presença de marcadores antropogênicos bioacumulados nas conchas; e vi) potencial retroalimentação entre esses aspectos de investigação. Esta bacia hidrográfica foi selecionada pelo seu histórico centenário de alterações antropogênicas, principalmente atividade industrial/mineradora. Esta abordagem poderá ser expandida para outras áreas geográficas caracterizadas por impactos distintos.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
Vigência:
03/02/2022-28/02/2025
Fernando Felizardo Nicolazzi
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
História
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
laboratório de estudos sobre os usos políticos do passado (luppa) - usos da história, usos do passado: o conhecimento histórico no espaço público brasileiro (século xxi)
Resumo:
O Laboratório de Estudos sobre os Usos Políticos do Passado/LUPPA, criado em 2017, vem realizando atividades de ensino, pesquisa, extensão e comunicação pública da história em diversos suportes e plataformas. Tendo por eixo temático a noção de usos do passado, constitui-se em um espaço de discussão a respeito dos variados modos de relação com o passado mobilizados por diferentes sociedades, com particular atenção ao contexto brasileiro contemporâneo. A expressão usos do passado implica considerar os significados construídos a partir de experiências pregressas e que se sedimentam na forma de narrativas historiográficas, memórias pessoais e coletivas, heranças culturais, comemorações, tradições, patrimônios, testemunhos entre outros. De maneira correlata, tratar dos usos da história envolve atentar para os sentidos, conteúdos, noções e conceitos projetados em relação ao conhecimento histórico no espaço público. O problema norteador desta proposta, portanto, diz respeito ao estudo sobre o lugar da prática da história, enquanto campo de saber, bem como de seus praticantes, diante da multiplicidade de formas de relação com o passado na contemporaneidade. Para o desenvolvimento deste problema, o projeto divide-se em quatro eixos temáticos: 1) os usos do passado na historiografia e a crítica de uma memória disciplinar; 2) a história no debate público e no ensino de história: a conformação de determinadas memórias sociais; 3) usos da história, narrativas e práticas políticas; e 4) percepções públicas da história e dos historiadores no espaço público. A hipótese que ampara a investigação considera que tanto a história como os variados passados de uma sociedade são objetos de disputa em determinados contextos, disputa que se manifesta em debates políticos, em práticas negacionistas, em demandas reparatórias, em construções identitárias, em formas comerciais etc. A pesquisa conciliará análise de casos específicos com sondagens quantitativas realizadas junto à população.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
Vigência:
16/03/2022-31/03/2025
Fernando Fonseca de Almeida e Val
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Fisioterapia e Terapia Ocupacional
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
estado funcional e nível de atividade física na vida diária de pessoas vivendo com hiv acometidos pela covid-19 em manaus, amazonas.
Resumo:
Ao final de agosto de 2021, a pandemia da COVID-19 resultou em mais de 200 milhões de indivíduos infectados e cerca de 4,5 milhões de mortes globalmente. Pessoas vivendo com o vírus da imunodeficiência humana (PVH), outra epidemia de importância em saúde pública, possuem maior risco de COVID-19 grave e elevada prevalência de piores desfechos clínicos. Até o momento, evidências acerca da temática da co-infecção PVH e COVID-19 são conflitantes. Com o desenvolvimento de vacina, e sua crescente distribuição, a morbimortalidade vem diminuindo. No entanto, e apesar disso, aqueles que desenvolvem COVID-19 podem desenvolver, ou permanecer com, sequelas que limitam o desenvolvimento de atividades de vida diária e funcionalidade em geral. Questões em torno das associações entre o estado funcional, nível de atividade física na vida diária (AFVD), grau de imunossupressão, status virológico, uso e aderência de terapia antirretroviral (TARV), função endotelial, inflamação basal, e resposta ao exercício, em PVH que tiveram COVID-19, permanecem sem respostas, especialmente em população mais velha, sabidamente de maior risco para desfechos mais graves. O objetivo desse estudo é verificar se PVH que tiveram COVID-19 com mais de 40 anos de idade possuem pior capacidade funcional em relação à PVH que não foram infectadas por SARS-CoV-2. Para tanto, PVH que tiveram COVID-19 e que não tiveram COVID-19 (comprovado por apresentação de quantificação de anticorpos na inclusão do estudo), com idade entre 40 e 65 anos, de ambos os sexos, serão avaliados transversalmente quanto à capacidade cardiorespiratória, função endotelial e rigidez arterial, inflamação basal, entre outros métodos de avaliação funcional e fisiológica em resposta ao exercício de forma transversal. O estudo será conduzido em Manaus, com parceira interinstitucional, seguindo as boas práticas em pesquisa clínica. O estudo contribuirá com evidências acerca de sequelas funcionais em um população negligenciada.
Instituição/UF/País:
Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado - AM - Brasil
Vigência:
16/03/2022-31/03/2025
Fernando Galembeck
COORDENADOR(A)
Ciências Exatas e da Terra
Química
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
instituto nacional de ciência, tecnologia e inovação em materiais complexos funcionais (inomat)
Resumo:
Este novo projeto de INCT é apresentado pela mesma equipe que concluiu o projeto anterior, com algumas alterações. Ela preserva as características essenciais do desempenho na primeira fase que permitiram aos avaliadores emitirem pareceres muito positivos com relação aos resultados anteriores, em todas as frentes de atuação. Por outro lado, essa proposta foi construída sobre os resultados obtidos, propondo um foco definido com maior precisão e respondendo às grandes mudanças no contexto científico e tecnológico atual, seis anos depois da elaboração da proposta anterior. A base da proposta é a atividade científica intensa e de alta qualidade dos grupos de pesquisa participantes, validada pelo interesse despertado pelos seus resultados junto aos pares, junto aos profissionais de empresas inovadoras, formuladores/implementadores de políticas públicas e no público. A viabilidade da transformação de novo conhecimento científico em produtos e processos depende do tipo de conhecimento gerado, da familiaridade que os cientistas tenham com o contexto econômico e social no qual atuam e da sua capacidade de diálogo com o pessoal de empresas de quaisquer setores da economia. No primeiro programa INCT, os membros do Inomat obtiveram resultados científicos que responderam a importantes questões científicas e abriram novas fronteiras de pesquisa. Ao mesmo tempo, empenharam-se em interagir com empresas, de várias formas: consultoria, projetos conjuntos de P&D, transferência de tecnologia e prestação de serviços tecnologicamente complexos. Os resultados científicos e tecnológicos obtidos foram abundantes e de alta qualidade, colocando membros do Inomat em posição destacada na fronteira da ciência e do cenário brasileiro de inovação. Membros do Inomat têm participado do desenvolvimento de produtos e processos, trabalhando com profissionais de empresas de vários setores industriais. Além disso, a atuação do Inomat em difusão científica e tecnológica ofereceu conhecimento e atividades inovadoras e de alto nível a grandes números de pessoas, incluindo mais de um milhão de estudantes do ensino fundamental e médio. O objetivo central da nova proposta é a criação de novos materiais complexos funcionais e a sua incorporação a produtos inovadores, bem como dos respectivos processos de produção, acompanhada de uma avaliação dos riscos ambientais e toxicológicos eventualmente associados a esses materiais. As atividades de criação de materiais irão estender-se a todas as etapas do trabalho de pesquisa fundamental, teórica e experimental que leve à existência de um novo material, candidato a tornar-se a base de um produto inovador. A incorporação de novos materiais a produtos resulta em inovações radicais e também em melhorias incrementais viabilizadas pela incorporação de nova ciência a produtos já existentes, contribuindo para a sustentabilidade desses produtos, das empresas produtoras (de várias origens e portes) e da atividade econômica no Brasil. A atenção aos processos de produção e transformação de materiais, que era implícita na fase anterior do Inomat é mais destacada neste novo projeto, incluindo processos avançados de micro e nanomanufatura. A avaliação de riscos, que foi iniciada durante a fase anterior do Inomat e cresceu bastante durante sua execução, torna-se parte integrante da proposta com a consolidação e intensificação da pesquisa sobre as biofuncionalidades de nanomateriais, incluindo nanotoxicologia, nanobiotecnologia e aplicações nas áreas da saúde e da melhoria do meio ambiente. Temas. Os novos materiais, seus processos de produção e seus impactos sobre a saúde humana e o ambiente formam um universo muito amplo. Neste projeto, foram delimitados alguns temas, definidos pelos resultados esperados e pela sua compatibilidade com as linhas de pesquisa dos grupos formadores do INCT. Os temas foram escolhidos pelas oportunidades que representam, obedecidos os seguintes critérios: 1) viabilidade de realização de contribuições científicas importantes, à vista do atual estado da arte, da posição do grupo responsável pela linha de pesquisa no cenário internacional, dos recursos materiais disponíveis e da interação com os demais temas considerados neste projeto. 2) viabilidade de transformação dos resultados obtidos em novos produtos e processos, considerando-se as interações entre os grupos de pesquisa, empreendedores e empresas novas ou já existentes e considerando-se também os riscos eventualmente criados por novos produtos e processos. 3) sinergias entre os vários temas e linhas de pesquisa considerados, que recomendem a sua incorporação a este projeto. Os temas de pesquisa estão agrupados como segue: i) síntese e caracterização de materiais; ii) processamento e fabricação (inclusive micro- e nanofabricação) de materiais; iii) biofuncionalidades de nanomateriais (saúde e toxicologia; iv) materiais eletrizados e processos eletrostáticos. Os planos de pesquisa detalhados estão no documento Projeto de Pesquisa em anexo. O nível de detalhamento é o compatível com o limite do tamanho do arquivo anexado, definido no Edital. O orçamento está distribuído entre todos os itens permitidos. A maior parcela se destina a bolsas de várias categorias, predominando as de PDJ e incluindo bolsas para atividades de difusão científica e tecnológica. Uma parcela importante foi alocada à aquisição de um equipamento de grande porte, com um grande potencial na caracterização de materiais com resolução espacial nanométrica e uma excepcional capacidade de especiação química, hoje indisponível no Brasil, que é uma microssonda Auger. Cerca de um quinto do orçamento foi alocado para despesas de custeio e pequenas despesas de capital dos grupos de pesquisa participantes. Uma parcela inferior a um décimo está reservada para o custeio de atividades de difusão científica e de gestão.
Instituição/UF/País:
Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais - SP - Brasil
Vigência:
28/11/2016-30/11/2024
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