Projetos de Pesquisa

 

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Aline Franco da Rocha

Ciências da Saúde

Enfermagem
  • título: riscos ocupacionais que interferem na saúde de trabalhadores e estratégias de enfrentamento
  • Trabalhadores estão expostos a riscos ocupacionais para a realização de suas atividades laborais, os quais são definidos como fluxo de trabalho que implique na ruptura do equilíbrio físico, mental e socia, sendo: físicos, químicos, biológicos, de acidentes, ergonômicos e psicossociais. O trabalhador da saúde enfrenta o trabalho com exposição a estes riscos ocupacionais: diminuição da qualidade de vida no trabalho, incivilidade, presenteísmo e consequente diminuição da capacidade para o trabalho. Destaca-se o empoderamento e as estratégias coping como formas de enfrentamento a esses riscos. As hipóteses deste estudo são: o ambiente ocupacional ao expor o trabalhador a riscos pode reduzir qualidade de vida no trabalho, aumentar a incivilidade e o presenteísmo e diminuir a capacidade para o trabalho, portanto o conhecimento, o empoderamento e as estratégias coping podem ser formas de enfrentamento efetivas contra os riscos no ambiente laboral. Objetivos: Avaliar os riscos ocupacionais em trabalhadores; Propor estratégias de enfrentamento aos riscos ocupacionais no ambiente laboral; Avaliar o método educacional Estratégia Baseada em Simulação, como instrumento para o empoderamento dos trabalhadores por meio do conhecimento. Pesquisa quantitativa analítica-exploratória, seguida de intervenção quase-experimental, com trabalhadores em instituições de saúde no sul do Brasil. Serão coletadas características sociodemográficas e ocupacionais, Qualidade de Vida no Trabalho, Incivilidade, Presenteísmo, Capacidade para o Trabalho, Estratégias Coping e Empoderamento por meio de escalas já validadas. Após a análise dos dados primários será realizada a fase do estudo quase-experimental com a aplicação da intervenção educacional com a construção de conhecimento junto ao trabalhador. Desta maneira, com o provável aumento e significância do conhecimento e empoderamento desperte o trabalhador para a utilização de mecanismos que reduzam o adoecimento relacionado ao trabalho.
  • Universidade Estadual de Londrina - PR - Brasil
  • Tue Dec 05 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
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Aline Martins de Toledo

Ciências da Saúde

Saúde Coletiva
  • analise da implementação e qualidade do cuidado pré-natal e neonatal no brasil no período de 2018 a 2021
  • O período pré-natal e de recém-nascido ocupam destaque nas redes de atenção à saúde, pois é na gestação que se inicia a saúde da criança. Ao nascer, a imaturidade biológica é determinante de maior morbidade e mortalidade, especialmente quando associada a condições de vida desfavoráveis, como as relacionadas ao baixo acesso e qualidade dos serviços de saúde. Apesar da expressiva queda da mortalidade infantil, milhares de crianças ainda têm ido a óbito anualmente, especialmente na primeira semana de vida. A Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança tem sido a base norteadora para estados e municípios no enfrentamento a mortalidade infantil. Apesar dos progressos conquistados, o Brasil ainda apresenta profundas assimetrias nacionais e falhas na efetividade do modelo de atenção pré-natal e neonatal necessitando de analises de monitoramento dos seus indicadores na tentativa de nortear futuras ações dos gestores. Desta forma, o presente projeto visa investigar a implementação e a qualidade da rede de cuidado pré-natal e neonatal no Brasil, sob a perspectiva do sistema público de saúde (SUS). Serão analisados indicadores de monitoramento, cujas variáveis serão extraídas de Sistemas de Informação do DataSUS. O projeto será composto por 4 etapas. Na Etapa 1 ocorrerá o desenvolvimento de um painel de especialistas, para selecionar as condições de saúde de interesse para avaliar a qualidade e implementação da rede de cuidado neonatal. A Etapa 2 será composta por uma Revisão Sistemática rápida para levantamento de indicadores utilizados para análise de qualidade da Rede de Cuidado neonatal. As Etapas 3 e 4 serão etapas integradas e subsequentes, sendo que a primeira será composta por um estudo de análise de dados secundários relacionados à qualidade e implementação da rede de cuidado neonatal no Brasil, culminando com um estudo de custos (Etapa 4), no intuito de se estimar os custos diretos advindos das práticas de atenção à saúde da rede de cuidado neonatal.
  • Universidade de Brasília - DF - Brasil
  • Fri Dec 09 00:00:00 BRT 2022-Wed Dec 31 00:00:00 BRT 2025
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Aline Mendonça Fraga

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • trabalho e (i)mobilidades: fronteiras globais, tecnológicas e sociais
  • Considera-se que vivemos na era das mobilidades, ainda que existam estruturas e elementos contextuais que limitam ser ou estar móvel, produzindo estratificações. Narrativas hegemônicas no mundo do trabalho demandam que as pessoas se coloquem como flexíveis e abertas às mudanças de espaço, cidade, estado e país. Para que exista mobilidade é, contudo, preciso imobilidade – muitas pessoas devem permanecer imóveis para que as outras se movimentem. Esse cenário foi revelado sobretudo após a pandemia de Covid-19 e seus desdobramentos. Nesse sentido, este projeto tem como objetivo geral discutir a(s) (i)mobilidade(s) relativas ao trabalho, do ponto de vista geográfico, tecnológico e social, impostas a pessoas e organizações na sociedade contemporânea. A questão central é compreender como o trabalho vem se (re)configurando e ramificando, a exemplo dos movimentos migratórios, da ampliação do trabalho digital ou remoto e das suas estratificações a partir dos tensionamentos de gênero, raça e classe. Quanto à estratégia de pesquisa serão realizados estudos de abordagem qualitativa, do tipo descritivo e/ou exploratório. O projeto desenvolverá três artigos teórico-empíricos relacionados aos eixos de discussão das (i)mobilidades - geográfica, tecnológica e social. Espera-se que as pesquisas empreendidas, bem como suas análises e conclusões, possam fortalecer o campo de estudos sobre (i)mobilidades e trabalho, sobretudo na área de Administração, ampliando o potencial de discussões interdisciplinares. A elaboração de relatórios técnicos para organizações participantes e/ou interessadas visará aproximar estudos da prática organizacional. Por fim, o projeto visa contribuir com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 5, 8 e 10 da ONU ao discutir a inclusão social, econômica e política, bem como o trabalho decente para todas as pessoas.
  • Universidade Federal do Paraná - PR - Brasil
  • Wed Dec 06 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
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Aline Nogueira Haas

Ciências da Saúde

Educação Física
  • efeito de diferentes modalidades de exercício físico com dupla tarefa na saúde do cérebro de idosos
  • O envelhecimento populacional aumentou a carga de demência, um desafio global para a saúde, estimando-se o triplo de casos no Brasil até 2050. Medidas preventivas, como exercícios físicos, são necessárias para manter e melhorar a saúde cerebral em idosos, promovendo neuroplasticidade, essencial para o aprimoramento das funções cognitivas. Evidências sugerem que o exercício físico de dupla-tarefa (DT) é uma abordagem para melhorar a saúde cerebral. A DT é uma combinação de atividades motoras e cognitivas, que desafia o processamento de informações sensoriais e aprimora a capacidade cognitiva. Assim, este projeto visa destacar a importância da saúde cerebral em idosos, contribuir com evidências sobre o treinamento físico com DT e aumentar a disponibilidade de intervenções para prevenir demência e melhorar a funcionalidade. O objetivo do estudo é analisar e comparar os efeitos de diferentes modalidades de exercício físico (hidroginástica, ginástica e dança) com DT na saúde do cérebro de idosos. As diretrizes internacionais recomendam que idosos optem por treinamentos multicomponentes combinados com atividades de DT. Porém, ainda são poucos os estudos que se propuseram a estudar essa questão, utilizando biomarcadores relacionados com neuroplasticidade e cognição. Em relação aos métodos, esse estudo caracteriza-se por um ensaio clínico randomizado controlado. Os participantes serão idosos com diferentes níveis sócio-econômico, randomizados em quatro grupos: hidroginástica, ginástica, dança e controle. A intervenção terá uma duração de 12 semanas com avaliações pré-, pós-intervenção e follow up (12 semanas após). A saúde do cérebro será avaliada a partir de respostas cognitivas e linguagem (desfecho primário), fisiológicas e biomecânicas (desfechos secundários). Hipotetizamos que essa combinação pode ser efetiva para idosos, contribuindo para a prevenção de declínios cognitivos associados ao envelhecimento. Acesso ao projeto na íntegra: https://l1nk.dev/BUsCN
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • Thu Dec 07 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026