Brasil
Acesso à informação
menu icon
CORONAVÍRUS (COVID-19)
Participe
Serviços
Legislação
Canais
Ir para o conteúdo
1
Ir para o menu
2
Ir para a busca
3
Ir para o rodapé
4
Acessibilidade
Alto Contraste
Mapa do Site
CNPq
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações
Youtube
SoundClound
Facebook
Twitter
Spotify
RSS
Perguntas frequentes
Central de Atendimento
Serviços
E-mail do Pesquisador
Área de imprensa
Você está aqui:
CNPq
/
Assuntos
/
Bolsas e Auxílios
/
Bolsas e Auxílios Vigentes
/
Projetos de Pesquisa
/
MENU
Assuntos
Institucional
Apresentação
Organograma
Competências
Base Jurídica
Regimento Interno PO-951
Lei nº 1.310
Decreto nº 8.866
Conselho Deliberativo
Agenda de autoridades
Presidência
Diretoria - DCOI
Diretoria - DEHS
Diretoria - DABS
Diretoria - DGTI
Diretoria Executiva
Comitês de Assessoramento
Membros dos Comitês
Critérios de Julgamento
Renovação de CAs
Normas do CA
Calendário
Comissão de Integridade
Apresentação
Composição
Diretrizes
Documentos da CIAC
Quem é quem
Propriedade Intelectual
SESPI
Restrição de Acesso à Informação
Normas
Comissão de Ética
Apresentação
Legislação
Gestão de Documentos
História
A Criação
Questão Nuclear
Anos 50
Anos 60
Anos 70
Anos 80
Anos 90
Servidores
Estatísticas e Indicadores
Apresentação
Bolsas e auxilios
Séries Históricas
Demanda e atendimento
Indicadores de Pesquisa
Titulação de Bolsistas
Grupos de Pesquisa - Censos
Contatos
Bolsas e Auxílios
Apresentação
Bolsas
Modalidades
Cartão Bolsista no Exterior
Auxílio deslocamento
Bolsistas Egressos (Exterior)
Auxílios
Apresentação
Cartão Pesquisa
Chamadas
Abertas
Encerradas
Resultados
Calendário regular
Tabelas de valores
Bolsas
No país
No exterior
Fomento Tecnológico
Diárias para auxílios
Calendários
Bolsas no país
Bolsas no exterior
Auxílios
Prestação de contas
Programas
Apresentação
ALI
Apresentação
Histórico
Chamadas Públicas
Publicações
CBAB
Apresentação
RHAE
Apresentação
Arquivos
Serviços
Mulher e Ciência
Apresentação
Ações
Histórico
Eventos
Pioneiras da Ciência do Brasil - 5ª Edição
Pioneiras da Ciência do Brasil 7ª Edição
Estatísticas
Publicações
Vídeos
Projetos
Pioneiras da Ciência
Jovens Pesquisadoras
Contatos
PELD
Apresentação
Histórico
Sítios PELD
Chamadas Públicas
Parcerias
Eventos
Publicações
Estatísticas
Galeria de Imagens
ILTER
Repositório de dados PELD
Selo PELD
Contato
PROANTAR
Apresentação
PPBIO
Apresentação
Ciência sem Fronteiras
Cooperação Internacional
Apresentação
Bolsas
Organismos
Convênios Bilaterais
CIAM
CERN
Ciências do Mar
CPLP
PROSUL
CYTED
Mata Atlântica
PROÁFRICA
IBAS
Programa MCT-Mz
INCT
Cooperação Nacional
Parcerias Estaduais
PRONEX
SISBIOTA
Apresentação
Histórico
Redes de Pesquisa
Cofinanciadores
Eventos
Publicações
Galeria de vídeos
REFLORA
Apresentação
Rede PRÓ CENTRO-OESTE
Apresentação
Programas Institucionais de Iniciação C&T
Apresentação
Ensino Superior
PIBIC
PIBIC nas Ações Afirmativas
PIBITI
PICME
Ensino Fundamental / Médio
PIBIC Ensino Médio
PIC-OBMEP
IC-Jr/FAPs
Formulários e Orientações
Para o Gestor Institucional
Para o Comitê Externo e Institucional
Para o Coordenador
Para o Estudante
Reunião Anual 2014
Reunião Anual 2015
Painel ICT
PROTAX
Apresentação
BIONORTE
Apresentação
Arquipélago e Ilhas Oceânicas
Apresentação
Importações para Pesquisa
Apresentação
CNPq Expresso
TIP
Credenciamento
Pessoa Física
Pessoa Jurídica
AEX (Expedição Científica)
O que é Expedição Científica
Atividades isentas de autorização
Como solicitar
Requisitos
Emissão do Visto
Formulários e Documentos
Autorizações Prévias
Análise da Proposta
Alteração de Projetos Vigentes
Relatórios Técnicos
Legislação
Contato
In English (summary)
REBIOTERIO
Apresentação
Curso EAD
Biotérios Associados
Programa de Divulgação e Disseminação Científica
Prêmios
Apresentação
Menção Especial de Agradecimento
Regulamento
Agraciados
Pesquisador Emérito
Regulamento
Agraciados
Fotos
Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero
Prêmio MERCOSUL de Ciência e Tecnologia
Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica
Prêmio Fotografia-Ciência & Arte
Prêmio Almirante Álvaro Alberto
Prêmio Jovem Cientista
Prêmio José Reis
Popularização da Ciência
Por que popularizar?
Fazendo Divulgação Científica
Apresentação
Entrevistas
Links Interessantes
Prêmios
Pioneiras da ciência
Museus e Centros de Ciência
Apresentação
Centro-Oeste
Nordeste
Norte
Sudeste
Sul
Olimpíadas científicas
Feiras e Mostras de Ciência
Apresentação
Feiras Nacionais
Feiras Estaduais
Feiras Municipais
Itinerantes
Semana Nacional de CT&I
Relatórios de pesquisa
Memória do CNPq
Bibliografia
Dirigentes
Programa Editorial
Apresentação
Ciências Agrárias
Ciências Biológicas
Ciências da Saúde
Ciências Exatas e da Terra
Ciências Humanas
Ciências Sociais Aplicadas
Linguística, Letras e Artes
Engenharias
Multidisciplinar
Outras
Calendário
Contato
Destaque
Iniciação científica
Pesquisador emérito
Pesquisador sênior
Mídia
Imagens da Ciência
Vídeos
Publicações
Pesquisa e Notícia
Comunicação
Imprensa
Cadastro de jornalistas
Fale com a Coordenação
Publicações
Impressos
Identidade visual
Marca CNPq
Manual de aplicação
Área de imprensa
Aplicativo
Parcerias
Apresentação
Instituições
Nacionais
Internacionais
CORI
Serviços
Ferramentas
Ouvidoria
Apresentação
Histórico
Publicações e Documentos
Legislação
Fale com a ouvidoria
Emissão de Contra-cheques
Declaração de Rendimentos
Assinador Digital
Consultar Autenticidade de Documentos
Autenticador Digital
Gerador GRU
Sua Senha
Esqueceu sua senha?
Acesso ao Patrimonio Genético
Nova Lei da Biodiversidade
Autorizações Concedidas
Solicitações Indeferidas
Livro Eletrônico
Suporte a Propriedade Intelectual
Importações para pesquisa
Cartilha de segurança para internet
Carta ao Cidadão
Expedição Científica
SEI
Acesso à Informação
Apresentação
Institucional
Ações e Programas PPA
Auditoria Interna
Processos de Contas Anuais
Convênios
Despesas
Licitações e Contratos
Contratos
Licitações
Terceirização
Consultas Públicas
Servidores
Servidores do CNPq
Ação de Desenvolvimento de Pessoa
Lei - Acesso a Informação
SIC
Sistema e-SIC
Informações Classificadas
PDTIC
Planejamento Estratégico
Dados abertos
Apresentação
Consulta de dados
Centrais de Conteúdos
Áudios
Vídeos
Imagens
Dados Abertos
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Projetos de Pesquisa
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
País
Todos os Paises
Brasil
Chile
Coréia do Sul
Estados Unidos
França
Inglaterra
Portugal
Estados
Todos os Estados
Acre
Alagoas
Amapá
Amazonas
Bahia
Ceará
Distrito Federal
Espírito Santo
Goiás
Maranhão
Mato Grosso
Mato Grosso do Sul
Minas Gerais
Não Informado
Paraná
Paraíba
Pará
Pernambuco
Piauí
Rio de Janeiro
Rio Grande do Norte
Rio Grande do Sul
Rondônia
Roraima
Santa Catarina
Sergipe
São Paulo
Tocantins
Instituições
Todas as Instituições
Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios
ASSOCIACAO BENEFICENTE SIRIA
ASSOCIACAO INSTITUTO TECNOLOGICO VALE - ITV
Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/a
Associação de Ensino, Pesquisa e Extensão Biopark
Associação Imargem
Associação Mineira de Pesquisa e Iniciação Científ
AUTOSCIENCE TECHNOLOGIES PROJETOS E CONSULTORIA LTDA.
BIOMTEC TECNOLOGIAS EM BIOMATERIAIS LTDA
Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas
Centro Cerâmico do Brasil
Centro de Estudos de Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina do ABC
Centro de Inovação e Ensaios Pré-Clínicos
Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer
Centro de Tecnologia Mineral
Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza
Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca
Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia
Centro Infantil de Investigações Hematológicas Dr. Domingos A. Boldrini
Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais
Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais
Centro Nacional de Pesquisa em Pesca, Aquicultura e Sistemas Agrícolas
Centro Universitário Augusto Motta
Centro Universitário CESMAC
Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino
Centro Universitário de Várzea Grande
Centro Universitário do Estado do Pará
Centro Universitário São Camilo
COLEGIO ESTADUAL LUIS JOSE DOS SANTOS
Colégio Estadual do Campo de Campo Formoso
Colégio Estadual José de Anchieta EFM
Colégio Modelo Luis Eduardo Magalhães
Colégio Pedro II
COMISSAO NACIONAL DE ENERGIA NUCLEAR
Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais
Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina
EREFEM Monteiro Lobato
Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
Escola de Enfermagem da USDP
Escola de Guerra Naval
Escola municipal cônego Nestor
Escola Municipal de Ensino Fundamental Cândido de Assis Queiroga
Escola Superior de Propaganda e Marketing
Escola Superior Dom Helder Câmara
Espaço Ciência Viva
FABNS
Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo
Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto
Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein
Faculdade Santa Casa BH
FUCAPE
FUNDACAO EDUCACIONAL INACIANA PADRE SABOIA DE MEDEIROS
FUNDACAO UNIVERSIDADE FEDERAL DE CIENCIAS DA SAUDE DE PORTO ALEGRE
Fundação Antônio Prudente
Fundação Butantan
Fundação Carlos Chagas
Fundação Casa de Rui Barbosa
Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ
Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza
Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado
Fundação de Parques Municipais
Fundação Dom Cabral
Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha
Fundação Ezequiel Dias
Fundação Faculdade de Medicina
Fundação Getúlio Vargas
Fundação Hemocentro de Ribeirão Preto
Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
Fundação Instituto para o Desenvolvimento da Amazônia
Fundação Joaquim Nabuco
Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho
Fundação Mamíferos Aquáticos
Fundação Meridional
Fundação Octacílio Gualberto
Fundação Oswaldo Cruz
Fundação Paranã-buc para Estudos e Pesquisas Arqueológicas
Fundação Pio XII
Fundação Planetário da Cidade do Rio de Janeiro
Fundação Universidade Regional de Blumenau
FUNDO MUNICIPAL DE EDUCACAO DE CAETANOS
GERENCIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO - ARCOVERDE
Governo do Estado de Alagoas
Governo do Estado de Minas Gerais
Governo do Estado do Acre
Governo do Estado do Maranhão
Governo do Estado do Piauí
Hospital da Criança de Brasília José Alencar
Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP
Hospital de Clínicas de Porto Alegre
Hospital Infantil Pequeno Príncipe
Hospital Sírio-Libanês
Hospital Universitário Lauro Wanderley/Ebserh
Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian/Ebserh
Hospital Universitário Professor Edgard Santos/Ebserh
IBRV - Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento
IEMA
IFAL - Marechal Deodoro
Inha University
Insper Instituto de Ensino e Pesquisa
Instituto Adolfo Lutz
Instituto Agronômico de Campinas
Instituto Avançado de Tecnologia e Inovação - IATI
Instituto Biológico
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
Instituto Brasileiro de Museus
Instituto Butantan
Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação
Instituto Ciência na Rua
Instituto D'Or de Pesquisa e Ensino
Instituto de Aeronáutica e Espaço
Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá
Instituto de Estudos Avançados
Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira
Instituto de Inteligência Artificial na Saúde
Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira
Instituto de Pesca
Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - DF
Instituto de Pesquisa Jardim Botânico do Rio de Janeiro
Instituto de Pesquisa PENSI
Instituto de Pesquisas Ambientais
Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá
Instituto de Pesquisas da Marinha
Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo
Instituto de Saúde
Instituto de Tecnologia do Paraná
Instituto de Tecnologia e Pesquisa
Instituto de Zootecnia do Governo do Estado de São Paulo
Instituto do Câncer do Ceará
Instituto Evandro Chagas
Instituto Federal Catarinense
Instituto Federal da Bahia
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins
Instituto Federal de Pernambuco
Instituto Federal de Santa Catarina
Instituto Federal de São Paulo
Instituto Federal do Amapá
Instituto Federal do Ceará
Instituto Federal do Maranhão
INSTITUTO FEDERAL DO PARANA
Instituto Federal do Piauí
Instituto Federal do Sertão Pernambucano
Instituto Federal Farroupilha
Instituto Federal Fluminense
Instituto Federal Goiano
Instituto Federal Sul-Rio-Grandense
Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein
Instituto Mackenzie de Pesquisas em Grafeno e Nanotecnologias
Instituto Militar de Engenharia
Instituto Nacional de Cardiologia
Instituto Nacional de Câncer
Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada
Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia
Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia
Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais
Instituto Nacional de Tecnologia
Instituto Nacional do Semiárido
Instituto para o Desenvolvimento da Educação
Instituto Pasteur
Instituto Santos Dumont
Instituto Tecnológico de Aeronáutica
Iowa State University
Laboratório Nacional de Computação Científica
Laboratório Nacional de Energia e Geologia
MAGTECH SOLUCOES EM NANOPARTICULAS MAGNETICAS LTDA
Museu da Amazonia
Museu de Astronomia e Ciências Afins
Museu de História Natural Capão da Imbuia
Museu Paraense Emílio Goeldi
NANOVIEW NANOTECNOLOGIA LTDA
Pontificia Universidad Católica de Chile
Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Pontifícia Universidade Católica do Paraná
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Prefeitura Municipal de Alto Alegre
Prefeitura Municipal de Canoas
Prefeitura Municipal de Esteio
Prefeitura Municipal de Igarapê-Miri
Prefeitura Municipal de Olinda
Real e Benemérita Associação Portuguesa de Beneficência SP
REDE BRASILEIRA DE CERTIFICACAO, PESQUISA E INOVACAO RBCIP
S B I
Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação/RS
Secretaria da Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará
Secretaria de Educação de Pernambuco
Secretaria de Educação do Estado da Bahia
SECRETARIA DE ESTADO DA CIENCIA, TECNOLOGIA, INOVACAO E ENSINO SUPERIOR
Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia de Mato Grosso
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCACAO DE ITAPISSUMA
Secretaria Municipal de Educação de Ipiranga do Pi
Secretaria Municipal de Educação de Paço do Lumiar
SENAI - Departamento Regional da Bahia
SENAI - Departamento Regional de Santa Catarina
SENAI - Departamento Regional do Paraná
Sociedade Brasileira de Física
Sociedade para Promoção da Excelência do Software Brasileiro
Superintendencia de Vigilancia em Saude do Amapá
Universidade Anhembi Morumbi
Universidade Brasil
Universidade Católica de Brasília
Universidade Católica de Pelotas
Universidade Católica de Pernambuco
Universidade Católica Dom Bosco
Universidade Ceuma
Universidade Cidade de São Paulo
Universidade Comunitária da Região de Chapecó
Universidade Cruzeiro do Sul
Universidade da Amazônia
Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Universidade de Araraquara
Universidade de Brasília
Universidade de Caxias do Sul
Universidade de Cruz Alta
Universidade de Fortaleza
Universidade de Passo Fundo
Universidade de Pernambuco
Universidade de Ribeirão Preto
Universidade de Rio Verde
Universidade de Santa Cruz do Sul
Universidade de Santo Amaro
Universidade de Sorocaba
Universidade de São Paulo
Universidade de Uberaba
Universidade do Estado da Bahia
Universidade do Estado de Mato Grosso
Universidade do Estado de Minas Gerais
Universidade do Estado de Santa Catarina
Universidade do Estado do Amazonas
Universidade do Estado do Pará
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
Universidade do Extremo Sul Catarinense
Universidade do Minho
Universidade do Oeste de Santa Catarina
Universidade do Oeste Paulista
Universidade do Planalto Catarinense
Universidade do Sul de Santa Catarina
Universidade do Vale do Itajaí
Universidade do Vale do Paraíba
Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES
Universidade Estadual da Paraíba
Universidade Estadual da Região Tocantina do MA
Universidade Estadual de Campinas
Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas
Universidade Estadual de Feira de Santana
Universidade Estadual de Goiás
Universidade Estadual de Londrina
Universidade Estadual de Maringá
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
Universidade Estadual de Montes Claros
Universidade Estadual de Ponta Grossa
Universidade Estadual de Roraima
Universidade Estadual de Santa Cruz
Universidade Estadual do Ceará
Universidade Estadual do Centro-Oeste
Universidade Estadual do Maranhão
Universidade Estadual do Norte do Paraná
Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Universidade Estadual do Paraná
Universidade Estadual do Piauí
Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Universidade Estadual do Tocantins
Universidade Estadual Paulista
Universidade Estadual Paulista Julio De Mesquita F
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Universidade Estadual Vale do Acaraú
Universidade Evangélica de Goiás
Universidade Federal da Bahia
Universidade Federal da Fronteira Sul
Universidade Federal da Grande Dourados
Universidade Federal da Integração Latino-Americana
Universidade Federal da Paraíba
Universidade Federal de Alagoas
Universidade Federal de Alfenas
Universidade Federal de Campina Grande
Universidade Federal de Catalão
Universidade Federal de Goiás
Universidade Federal de Itajubá
Universidade Federal de Jataí
Universidade Federal de Juiz de Fora
Universidade Federal de Lavras
Universidade Federal de Mato Grosso
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Universidade Federal de Minas Gerais
Universidade Federal de Ouro Preto
Universidade Federal de Pelotas
Universidade Federal de Pernambuco
Universidade Federal de Rondonópolis
Universidade Federal de Rondônia
Universidade Federal de Roraima
Universidade Federal de Santa Catarina
Universidade Federal de Santa Maria
Universidade Federal de Sergipe
Universidade Federal de São Carlos
Universidade Federal de São João Del-Rei
Universidade Federal de São Paulo
Universidade Federal de Uberlândia
Universidade Federal de Viçosa
Universidade Federal do ABC
Universidade Federal do Acre
Universidade Federal do Agreste de Pernambuco
Universidade Federal do Amapá
Universidade Federal do Amazonas
Universidade Federal do Cariri
Universidade Federal do Ceará
UNIVERSIDADE FEDERAL DO DELTA DO PARNAÍBA
Universidade Federal do Espírito Santo
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Universidade Federal do Maranhão
Universidade Federal do Oeste da Bahia
Universidade Federal do Oeste do Pará
Universidade Federal do Pampa
Universidade Federal do Paraná
Universidade Federal do Pará
Universidade Federal do Piauí
Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Universidade Federal do Rio Grande
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Universidade Federal do Sul da Bahia
Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará
Universidade Federal do Tocantins
Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Universidade Federal do Vale do São Francisco
Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK
Universidade Federal Fluminense
Universidade Federal Rural da Amazônia
Universidade Federal Rural de Pernambuco
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
Universidade Feevale
Universidade Franciscana
Universidade FUMEC
Universidade La Salle - Canoas
Universidade Municipal de São Caetano do Sul
Universidade Nove de Julho
Universidade Paulista
Universidade Presbiteriana Mackenzie
Universidade Regional do Cariri
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Universidade Tiradentes
Universidade Vale do Rio Doce
University of London
Université Paris 13 (Paris-Nord) - Campus de Villetaneuse
Grandes Áreas
Todas as Grandes Áreas
Ciências Agrárias
Ciências Biológicas
Ciências da Saúde
Ciências Exatas e da Terra
Ciências Humanas
Ciências Sociais Aplicadas
Engenharias
Lingüística, Letras e Artes
Outra
Áreas
Todas as Áreas
Administração
Agronomia
Antropologia
Arqueologia
Arquitetura e Urbanismo
Artes
Astronomia
Biofísica
Biologia Geral
Biomedicina
Bioquímica
Biotecnologia
Botânica
Ciência da Computação
Ciência da Informação
Ciência e Tecnologia de Alimentos
Ciência Política
Ciências Ambientais
Comunicação
Demografia
Desenho Industrial
Direito
Divulgação Científica
Ecologia
Economia
Economia Doméstica
Educação
Educação Física
Enfermagem
Engenharia Aeroespacial
Engenharia Agrícola
Engenharia Biomédica
Engenharia Civil
Engenharia de Energia
Engenharia de Materiais e Metalúrgica
Engenharia de Minas
Engenharia de Produção
Engenharia de Transportes
Engenharia Elétrica
Engenharia Mecatrônica
Engenharia Mecânica
Engenharia Naval e Oceânica
Engenharia Nuclear
Engenharia Química
Engenharia Sanitária
Farmacologia
Farmácia
Filosofia
Fisiologia
Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Fonoaudiologia
Física
Genética
Geociências
Geografia
História
Imunologia
Letras
Lingüística
Matemática
Medicina
Medicina Veterinária
Microbiologia
Microeletrônica
Morfologia
Multidisciplinar
Museologia
Nutrição
Oceanografia
Odontologia
Parasitologia
Planejamento Urbano e Regional
Probabilidade e Estatística
Psicologia
Química
Recursos Florestais e Engenharia Florestal
Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca
Robótica, Mecatrônica e Automação
Saúde Coletiva
Serviço Social
Sociologia
Teologia
Turismo
Zoologia
Zootecnia
Busca
Filtrar
Limpar Filtros
Andréia Machado Leopoldino
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Medicina
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
estabelecimento de modelos translacionais ex vivo para avaliação de resposta terapêutica personalizada em pacientes com carcinoma epidermóide de cabeça e pescoço
Resumo:
O carcinoma epidermóide de cabeça e pescoço (CECP) possui tumores com altas taxas de incidência global e >50% dos diagnósticos são tardios. A abordagem terapêutica para esses pacientes consiste em radioterapia (RT) e quimioterápicos (QT) à base de platina. Embora estudos clínicos recentes explorem novas opções de terapia-alvo dirigidas, a maioria dos pacientes no Brasil recebem terapias de acordo com protocolos padronizados. Ao utilizar essa abordagem, um número limitado dos pacientes se beneficia das terapias convencionais, enquanto outros são resistentes ao tratamento, impactando diretamente em recidivas e pior sobrevida clínica. Portanto, clinicamente torna-se desafiador identificar pacientes que beneficiarão ou não com os protocolos de primeira linha. Estudos utilizando organoides derivados de pacientes (ODPs) têm emergido como promissores modelos pré-clínicos para prever esta resposta clínica, além de compreender biomarcadores de resposta. Dessa forma, este projeto propõe estabelecer ODPs de CECP para identificação de pacientes RT e QT resistentes, bem como determinar biomarcadores preditivos de resposta à terapia. Pretendemos assim, impactar diretamente no manejo clínico personalizado de pacientes diagnosticados com CECP e caracterizar assinaturas moleculares que indicam resposta/resistência ao tratamento. Para isso, inicialmente, tecidos provenientes de ressecção cirúrgica ou biópsia de pacientes com CECP estadiamento III ou IV serão utilizados para geração de ODPs. Ainda, será avaliado se os ODPs gerados recapitulam as características dos tumores de origem por meio de estudos histológicos e de imunomarcação. Os ODPs serão submetidos ao tratamento com cisplatina, carboplatina e paclitaxel em combinação ou não com RT, seguido da avaliação da viabilidade/morfologia dos organoides, estratificando pacientes como respondedores vs não-respondedores. Análise de transcriptoma e do perfil de esfingolipídios por LC-MS serão úteis para a compreensão molecular do tumor.
Instituição/UF/País:
Universidade de São Paulo - SP - Brasil
Vigência:
05/12/2023-31/12/2026
Andreia Morales Cascaes
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Saúde Coletiva
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
condições clínicas de saúde bucal e avaliação do acesso e da oferta de serviços de saúde bucal em pessoas transgênero atendidas no sistema único de saúde: estudo multicêntrico transbucal brasil
Resumo:
Dentre as minorias sexuais, as pessoas transgênero (trans) são as que mais enfrentam dificuldades no acesso aos serviços de saúde e o grupo que mais sofre violação de direitos humanos. Não há dados confiáveis sobre esta população, nem o censo nem as pesquisas nacionais incluem questões sobre identidade de gênero. No contexto da saúde bucal, a ausência de informações e a insuficiência de políticas e serviços gera invisibilidade aos problemas. Mudanças no complexo craniofacial decorrentes do uso de terapia hormonal, maior consumo de produtos de tabaco, álcool e outras drogas, traumas na face associados a violência, problemas com autoimagem facial, e dificuldades no acesso aos cuidados em saúde bucal são questões de saúde bucal de interesse para a saúde coletiva. Com intuito de contribuir com o avanço do conhecimento científico e com o planejamento e a implementação de políticas, serviços e ações voltadas para a atenção à saúde das pessoas trans, propõe-se um estudo multicêntrico, nas cinco macrorregiões do Brasil. O estudo buscará responder, sob a ótica ampliada da saúde e dos determinantes sociais da saúde, como estão as condições de saúde bucal, como é o acesso e a oferta de serviços de saúde bucal, e quais os entraves no âmbito da gestão para o acesso e a oferta dos serviços de saúde nas diferentes redes de atenção? A proposta incluirá um estudo transversal epidemiológico de saúde bucal (N = 1.500) e um estudo quantitativo-qualitativo com gestores e coordenadores (N=40) para caracterizar a oferta de ações e serviços de saúde nos Ambulatórios Trans e investigar barreiras e facilitadores com relação ao acesso e à oferta de ações e serviços nas redes de atenção à saúde. A coleta dos dados quantitativos será digital e as entrevistas qualitativas serão gravadas e transcritas. Análises descritivas, multivariadas, avaliativas e de geoprocessamento (dados quanti), e de conteúdo (dados quali) serão conduzidas conforme modelo teórico e hipóteses específicas.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Santa Catarina - SC - Brasil
Vigência:
22/01/2024-31/01/2027
Andréia Vicência Vitor Alves
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Educação
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
análise comparada das políticas educacionais nacionais em países do mercosul: contextos, gestão, formação de professores e direito à educação
Resumo:
Nas últimas décadas do século XX e nesse início do século XXI, a educação passou a fazer parte dos debates internacionais e os países da América Latina passaram a adequar suas políticas educacionais às metas e estratégias das Declarações Internacionais, sendo uma delas a Declaração de Incheon para a Educação 2030, aprovada em 2015, a fim de garantir educação inclusiva e equitativa de qualidade, bem como propiciar oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. Nessa Declaração, ampara-se o compromisso dos países e da comunidade mundial educacional com a Agenda de Educação 2030, e, considerando sua importância e que os países precisam adequar seu planejamento educacional a ambas, este projeto de pesquisa se propõe a investigar comparativamente as políticas educacionais nos países do Mercado Comum do Sul (Mercosul) (países partes: Brasil, Paraguai, Uruguai e Argentina e no país associado Chile) para a gestão e formação de professores com vistas a garantia do direito a educação básica, buscando compreender suas aproximações e distanciamentos na educação desses países e no que concerne à Agenda de Educação 2030. Apresenta como questão central: quais as formulação governamentais e ações implementadas no âmbito da educação nos países do Mercosul no período de 2015 a 2023, no que concerne a gestão e formação de professores para a garantia do direito a educação, e o que elas traduzem em termos de relação com a Agenda de Educação 2030? Essa questão é plausível, pois, a partir de então, novos conceitos, prioridades foram recomendados para reformar o sistema educativo dos países até 2030, a fim de atender aos objetivos e metas dos referidos documentos. A estratégia metodológica para resolvê-la será a realização, mediante estudo comparado, de uma pesquisa bibliográfica e documental com enfoque quanti-qualitativo.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal da Grande Dourados - MS - Brasil
Vigência:
22/12/2023-31/12/2026
Andreimar Martins Soares
COORDENADOR(A)
Outra
Divulgação Científica
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
i mostra da amazônia ocidental de ciência (mostra amo ciência): popularização e divulgação de ct&i no estado de rondônia
Resumo:
A I MOSTRA DA AMAZÔNIA OCIDENTAL DE CIÊNCIA (MOSTRA AMO CIÊNCIA): POPULARIZAÇÃO E DIVULGAÇÃO DE CT&I NO ESTADO DE RONDÔNIA visa oportunizar a vivência e a experiência teórica-prática da investigação científica aos alunos(as) e professores, baseada no Método Científico, despertando a vocação, o interesse e a potencialidade para uma futura carreira acadêmica e/ou profissional, consolidada pela compreensão, reflexão crítica e o conhecimento da Ciência e Tecnologia aplicadas no dia-a-dia em prol da sociedade. A 1ª MOSTRA AMO CIÊNCIA deverá acontecer em formato híbrido, com apresentação de 100 trabalhos científicos de estudantes (em equipes ou individualmente), dos ensinos fundamental, médio, técnico e superior, de 12 Escolas e 11 instituições públicas e/ou privadas (FIOCRUZ RO, SEDUC RO, UNIR, IFRO, FAPERO, CEPEM, FCR, SÃO LUCAS PVH, IESUR, UFAM e FIMCA Jaru) envolvendo 10 municípios (Ariquemes-RO, Cacoal-RO, Candeias do Jamari-RO, Colorado D´Oeste-RO, Humaitá-AM, Jaru-RO, Ji-Paraná-RO, Monte Negro-RO, Porto Velho-RO e Vilhena-RO) dos Estados de Rondônia e Amazonas, em todas as áreas do Conhecimento. Este evento é parte integrante do PROGRAMA DA AMAZÔNIA OCIDENTAL EM CIÊNCIA, SAÚDE E EDUCAÇÃO (PRO-AMO CIÊNCIA): POPULARIZAÇÃO E DIVULGAÇÃO DE CT&I NO ESTADO DE RONDÔNIA, aprovado pelo CNPq na Chamada SNCT-2023. Na I MOSTRA AMO CIÊNCIA as principais atividades executadas serão: 1- "Ciência na Escola e Sociedade: Cursos e/ou Oficinas de Capacitação a Estudantes e Professores; 2- "Seminários ou Ciclos de Palestras Remotas e/ou Presenciais", e 3- Mostras de Ciências na Capital e Interior de Rondônia, deverão acontecer principalmente no período de setembro/2022 a abril/2024, intensificadas no mês de outubro/2023, em parcerias com a SEDUC RO (Ariquemes, Candeias do Jamari, Monte Negro e Porto Velho), UNIR (Ji-Paraná e Porto Velho), IFRO (Cacoal, Colorado D´Oeste, Porto Velho e Vilhena), CEPEM/LACEN, FAPERO, SÃO LUCAS PVH e FCR (Porto Velho), FIMCA (Jaru) e UFAM (Humaitá-AM).
Instituição/UF/País:
Fundação Oswaldo Cruz - RO - Brasil
Vigência:
12/12/2023-31/12/2025
Andreimar Martins Soares
COORDENADOR(A)
Ciências Biológicas
Biotecnologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
iv curso internacional da amazônia ocidental de biotecnologia e toxinologia básica & aplicada (amo biotecnologia & toxinologia): bioprospecção de toxinas úteis à saúde única e bioeconomia
Resumo:
O Curso internacional da Amazônia Ocidental de Toxinologia Básica & Aplicada (AMO BIOTECNOLOGIA & TOXINOLOGIA) visa a formação e a qualificação de recursos humanos para o aprimoramento Científico, Tecnológico e Inovador nas áreas de Toxinologia & Biotecnologia, tanto na pesquisa, extensão quanto no ensino e na comunicação/divulgação científica, agregando as diferentes áreas interdisciplinares e transversais de atuação em Biodiversidade, Bioprospecção, Biotecnologia, Bioeconomia, Biossegurança e Bioproteção, Biologia Molecular, Bioquímica, Biologia e Bioinformática Estrutural, Clínica Médica, Diagnóstico, Epidemiologia, Fisiopatologia, Genômica, Imunologia, Proteômica, Química Medicinal, Toxicologia e Terapêutica dos Envenenamentos e/ou Intoxicações, além das aplicações tecnológicas das toxinas animais, vegetais e microbianas na Saúde Única. Adicionalmente, o curso AMO BIOTECNOLOGIA & TOXINOLOGIA integra diferentes Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu, pela linha de pesquisa com Toxinas, possibilitando o intercâmbio entre 13 unidades federativas do Brasil (Norte: AC, AM, RO; Nordeste: BA, CE, PB, PE; Centro-Oeste: DF, GO, MS; e, Sudeste: MG, RJ, SP) e mais 13 países (Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, Espanha, Guatemala, México, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal e Uruguai), ampliando a Rede de Pesquisa em Toxinologia Básica & Aplicada (RED-TOX) e consolidando a Rede de Pesquisa e Conhecimento de Excelência na Amazônia Ocidental (RED-CONEXAO). Desta forma, o curso AMO BIOTECNOLOGIA & TOXINOLOGIA tem a missão de fortalecer a cooperação técnico-científica entre instituições de pesquisa nacionais e internacionais dos países participantes, estimulando o intercâmbio científico e/ou tecnológico entre as equipes, o compartilhamento de informações e conhecimentos, assim como, a agregação de competências na área de Biotecnologia Aplicada à Saúde Única e Bioeconomia em prol da Amazônia Ocidental.
Instituição/UF/País:
Fundação Oswaldo Cruz - RO - Brasil
Vigência:
12/12/2023-30/06/2025
Andreimar Martins Soares
COORDENADOR(A)
Ciências Biológicas
Biotecnologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
rede de pesquisa e conhecimento de excelência na amazônia ocidental (red-conexao): prospecção biotecnológica de compostos bioativos, toxinologia e educação aplicadas à saúde única
Resumo:
O conhecimento da biodiversidade e seus processos biológicos no nível estrutural, mais o avanço computacional, associados à Química Medicinal, torna possível o acúmulo de informações que poderão ser aplicadas no desenvolvimento de novos medicamentos e/ou processos que visam ao tratamento e/ou diagnóstico de doenças, como, o câncer, a leishmaniose e o ofidismo. Com isso, para busca de novos inibidores, os venenos de serpentes possuem rica diversidade de moléculas que possam apresentar citotoxicidade seletiva sobre células tumorais e parasitas, inclusive inibindo de forma promissora seus alvos moleculares. Ademais, o ofidismo também é um grave problema de saúde pública mundial. Devido à biodiversidade de serpentes, a toxinologia torna-se um vasto campo para bioprospecção de venenos e suas toxinas com potencial terapêutico. Desta forma, o objetivo geral desta proposta, visa associar pesquisa e conhecimento a cerca do Ofidismo, Venômica, Antivenômica e Aplicações Biotecnológicas dos venenos e toxinas de serpentes aplicados à Saúde Única, consolidando a rede RED-CONEXAO (Brasil, Argentina, Panamá, Paraguai e Portugal), podendo assim, gerar importantes diretrizes de políticas públicas para problemas de saúde negligenciados ou crônicos nestes países, auxiliando na consolidação dos setores de Bioeconomia, Biotecnologia e Educação em Saúde na Amazônia Ocidental e fortalecendo o SUS. Levando em consideração, o potencial para pesquisa de novas biomoléculas, é necessário explorar, de forma sustentável, os venenos de serpentes, com abordagens tecnológicas e educativas de bioprospecção, proteômicas, bioquímicas, farmacológicas e bioinformática estrutural, de modo a auxiliar no possível tratamento complementar de doenças infecciosas, tumorais e, até mesmo, do envenenamento ofídico. Assim, há uma necessidade de promover ativamente projetos de desenvolvimento científico-tecnológico e educativos em vários aspectos do ofidismo, antiveneno, inibidores e das aplicações biotecnológicas.
Instituição/UF/País:
Fundação Oswaldo Cruz - RJ - Brasil
Vigência:
20/01/2024-30/11/2026
Andrés Armando Mendiburu Zevallos
COORDENADOR(A)
Engenharias
Engenharia Mecânica
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
caracterização da transição de deflagração para detonação e da supressão de chamas de combustíveis enriquecidos com hidrogênio.
Resumo:
O hidrogênio é um combustível com alta reatividade. Sua inclusão na matriz energética deve considerar medidas de segurança. Uma chama que se propaga a uma velocidade inferior à velocidade do som é denominada deflagração. Se sua velocidade é superior à do som, é denominada detonação. Uma detonação aumenta significativamente a pressão ocasionando a destruição de equipamentos e acidentes. A transição de deflagração para detonação acontece quando uma chama acelera interagindo com obstáculos. Se a deflagração pudesse ser suprimida, evitando uma detonação, os riscos seriam minimizados. A hipótese de pesquisa é a seguinte: O enriquecimento de combustíveis com hidrogênio aumenta o potencial de desenvolvimento de ondas de detonação, tornando necessárias condições mais restritivas no projeto e operação de supressores de chama. Essa hipótese está baseada na alta reatividade do hidrogênio, e no seu amplo intervalo de inflamabilidade. O objetivo é caracterizar o desempenho de supressores de chama, e o potencial de desenvolvimento de ondas de detonação, considerando combustíveis enriquecidos com hidrogênio. O desempenho de supressores de chama será caracterizado em um tubo (com e sem obstáculos) em função da composição da mistura, a velocidade de chama, a pressão, e da geometria do supressor. As misturas serão caracterizadas pelos números adimensionais de Lewis e Zeldovich. O potencial de desenvolvimento de detonações será caracterizado pelos limites de detonabilidade, e comportamento da transição de deflagração para detonação, que será observado com técnicas óticas e laser, para mensurar o tamanho da célula de detonação e a espessura da zona de indução da detonação. A pesquisa será realizada por vários grupos de pesquisa e quatro laboratórios, o Laboratório de Combustão da UFRGS, o Clean Combustion Research Center da KAUST, o Explosion Physics and Prevention Laboratory da Queens University, e o Combustion and Low Carbon Energy Conversion Laboratory de Princeton University.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
Vigência:
08/01/2024-31/01/2026
Andrés Pablo López Barbero
COORDENADOR(A)
Engenharias
Engenharia Elétrica
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
monitoramento remoto de sensores óticos para a medida de parâmetros de redes de energia elétrica
Resumo:
Com a evolução dos sistemas de comunicação e dos microprocessadores, tornaram-se viáveis diversas ações remotas de monitoramento e processamento. Com tais facilidades, as informações de sensores remotos podem ser processadas localmente, permitindo o acionamento de máquinas e dispositivos, e a tomadas rápidas de decisões. As redes de comunicação modernas se caracterizam por oferecerem boa cobertura, banda larga e baixa latência. Por outro lado, os atuais microprocessadores apresentam excelente desempenho e baixíssimo custo para sua operação, já que tanto a programação quanto a implementação em hardware são muito facilitadas. O uso de plataformas tais como o Giant, o Jetson Nano e o Omega 2 poderão ser opções para os ESP32-S3-WROOM, muito utilizados atualmente. Os sensores baseados em fibras óticas, desenvolvidos ao longo das últimas décadas, apresentam características únicas quando se necessita de isolamento elétrico, pequenas dimensões, baixo consumo de energia, imunidade eletromagnética, pouca invasividade, entre outras. Muitos destes sensores, tal como os sensores baseados em redes de Bragg (SB-FBGs) e os sensores de período longo (SB-LPGs), tem um custo de interrogação muito alto, uma vez que necessitam de equipamentos óticos caros. O custo elevado do interrogador desclassifica tais sensores para serem utilizados em larga escala. Uma técnica de interrogação de SB-LPGs, desenvolvida na UFF, torna a técnica de interrogação barata e fácil de ser implementada em processadores atualmente disponíveis, uma vez que processa dados no domínio elétrico. Neste projeto juntaremos nossos conhecimentos em sistemas embarcados e em técnicas de interrogação de SB-LPGs e SB-FBGs. Esta experiência viabiliza esta propositura, pela primeira vez, em embarcar um sensor ótico de altíssima sensibilidade em um equipamento que possa ser monitorado remotamente e com baixo custo, para aplicações especialmente projetadas para sistemas de energia elétrica.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal Fluminense - RJ - Brasil
Vigência:
07/12/2022-30/11/2025
Andrés Pablo López Barbero
COORDENADOR(A)
Engenharias
Engenharia Elétrica
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
desenvolvimento de sistema inteligente de monitoramento, prevenção e mitigação dos efeitos de alagamentos em áreas urbanas com o uso de dispositivos iots e conectados à amazon web service (aws)
Resumo:
Este projeto apresenta uma solução inovadora para a mitigação dos efeitos dos alagamentos e inundações causadas pelas chuvas em áreas urbanas. Um conjunto de dispositivos IoT de monitoramento em tempo real, captura e envia informações do nível de alagamento e/ou inundações (altura da água), de locais especialmente escolhidos dentro das áreas urbanas, para um banco de dados na nuvem. Usando estas informações, e por meio do uso de ferramentas computacionais de alto desempenho (inteligência artificial) processadas na nuvem, é possível estabelecer uma relação de correlação com outros locais não monitorados, prevendo alagamentos e/ou inundações. O uso de inteligência artificial permite que parâmetros e ocorrência em locais não monitorados sejam previstos com antecedência, aumentando a capacidade de antever desastres naturais com maior eficiência e abrangência. Os locais de alagamentos e/ou inundações medidos ou previstos poderão ser usados para desviar o trânsito, por meio de navegadores eletrônicos, evitando congestionamentos, prejuízos materiais e até vidas humanas. O uso massivo de equipamentos de monitoramento deve ser, em princípio, evitado por razões tais como: custo do equipamento, custo da manutenção, custo do aluguel dos postes (compartilhamento de infraestrutura) e poluição visual.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal Fluminense - RJ - Brasil
Vigência:
10/05/2023-31/05/2025
Andres Zarankin
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Arqueologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
paisagens em branco: estudos antárticos interdisciplinares em ciências sociais e humanas
Resumo:
A esmagadora maioria das pesquisas acadêmicas envolvendo a Antártica foram e são desenvolvidas pelas chamadas ciências duras. As poucas pesquisas em Ciências Sociais e Humanas estiveram, no geral, marginalizadas. Essa situação justifica-se a partir de duas questões principais: em primeiro lugar, a Antártica não teve uma povoação local prévia à chegada de nações estrangeiras - o que a diferencia dos demais continentes; e em segundo, esse evento só aconteceu apenas no século XIX, o que, em termos históricos, é bastante recente. Nos últimos anos, o panorama da pesquisa na Antártica vem se transformando, em especial pelo apoio do SCAR, junto a divulgação de resultados relevantes de pesquisas desenvolvidas por cientistas sociais. Precisamente um dos projetos que tem contribuído a nível internacional a refletir o potencial das ciências humanas e sociais em Antártida foi nosso projeto Paisagens em Branco, que discute, desde a interdisciplina, a relação entre humanos e o continente antártico a traves do tempo. Os estudos estão permitindo a rescrita e uma melhor compreensão da história mais antiga da chegada humana a Antártica no século XIX, incorporando novos protagonistas (grupos de caçadores de focas e elefantes marinhos). Ainda que temos avançado muitíssimo, ainda restam algumas questões por aprofundar, dentre estas terminar de prospectar as costas de diversos setores da Ilhas Shetlands com potencial de ter sítios arqueológicos, a construção de um mapa histórico, registrar do patrimônio histórico antártico por meio de escâner 3D, avançar nas analises das coleções recuperadas, aprofundar a busca e estudo de documentos históricos, estabelecer comparações com a ocupação humana do Ártico, ampliar as atividades de divulgação dos resultados da pesquisa para o publico geral, dentre outros. Todos estes objetivos e atividades, previstas no novo plano decenal brasileiro, serão desenvolvidos a partir de um enfoque multidisciplinar.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
Vigência:
07/12/2023-31/12/2027
Andresa Carla Feihrmann
COORDENADOR(A)
Ciências Agrárias
Ciência e Tecnologia de Alimentos
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
reformulação de produtos cárneos utilizando hidrogéis de óleo de açaí e de coco
Resumo:
Atualmente, a substituição da gordura animal por óleos ricos em ácidos graxos insaturados é uma das abordagens mais significativas para desenvolver alimentos cárneos saudáveis. No entanto, essa substituição pode resultar em problemas texturais, oxidativos e tecnológicos nos produtos finais. Assim, têm sido propostos novos métodos para a estabilização e estruturação de óleos líquidos para uso em alimentos, como a produção de hidrogéis. Vários autores já utilizaram hidrogéis para substituir toucinho em produtos cárneos com resultados positivos, mas nenhum estudou a utilização de óleo de açaí e coco. Esse projeto pretende reformular produtos cárneos utilizando hidrogel de óleo de açaí ou de óleo de coco, de maneira a diminuir o teor de gordura saturada (toucinho) dos produtos, melhorando o perfil lipídico. Primeiramente serão desenvolvidos hidrogéis de óleo de açaí e de óleo de coco que serão utilizados individualmente em hambúrgueres e mortadelas de forma a reduzir a quantidade de gordura saturada e aumentar o teor de ácidos graxos insaturados. O toucinho será substituído nas proporções de 0,25,50, 75 e 100% por hidrogel. Após, será avaliada a vida de prateleira dos produtos por um período de 90 dias, sendo os hambúrgueres na temperatura de -18C e a mortadelas na temperatura de 4C. Serão realizadas análises de caracterização dos hidrogéis como por exemplo perfil de textura, cor instrumental e reologia. Nos produtos cárneos serão realizadas análises de composição centesimal, pH, atividade de água, cor instrumental, oxidação lipídica, perda por cozimento, redução de diametro, análises microbiológicas, perfil de textura, perfil de ácidos graxos, análise de compostos voláteis e análise sensorial. As análises serão realizadas a cada 30 dias para verificar se o uso do hidrogel afeta as características dos produtos. Apenas as análises de perfil de ácidos graxos, compostos voláteis e análise sensorial serão realizadas no dia 0 de fabricação e no dia 90 de armazenamento.
Instituição/UF/País:
Universidade Estadual de Maringá - PR - Brasil
Vigência:
02/12/2023-31/12/2026
Andressa da Silva de Mello
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Educação Física
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
fatores promotores da inclusão social de pessoas com deficiência por meio do esporte paralímpico: avaliação e monitoramento de aspectos fisiológicos, de saúde e de desempenho esportivo
Resumo:
O movimento paralímpico tem crescido e ganhado cada vez mais visibilidade, fazendo com que o exercício e atividade física para a população com deficiência transcenda o foco da saúde e qualidade de vida e prol do desempenho esportivo. Além disso, pessoas com deficiência apresentam particularidades fisiológicas e de saúde que impactam tanto na vida cotidiana quanto no desempenho esportivo. Grande parte dos estudos epidemiológicos que abordam problemas de saúde e desempenho esportivo em atletas com deficiência aconteceram em competições esportivas, o que contribui para uma notificação de informações insuficientes para serem posteriormente analisadas e utilizadas. Assim, o objetivo do presente estudo será avaliar e monitorar aspectos fisiológicos, de saúde e de desempenho esportivo de pessoas com deficiência que contribuem como fatores promotores da inclusão social por meio do esporte paralímpico. Trata-se de um estudo prospectivo que será realizado de fevereiro de 2024 a janeiro de 2026 com os atletas com deficiência que treinarão no Centro de Treinamento Esportivo (CTE) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A amostra será composta por 200 atletas com deficiência de ambos os sexos (a partir de 8 anos de idade) incluídos nas modalidades paralímpicas de atletismo, natação, parataekwondo e halterofilismo. Será utilizado o sistema TPC-MatchPoint® para o registro sistematizado das informações coletadas das avaliações e do monitoramento dos parâmetros fisiológicos, de saúde (fisioterapia, terapia ocupacional, psicologia e nutrição) e de desempenho esportivo de atletas com deficiência ao longo dos dois anos de coleta. O sistema TPC-MatchPoint® permite o registro, integração, análise de dados de todos os tipos de dados coletados de um centro de treinamento esportivo de maneira longitudinal. Após a realização das avaliações, os atletas e treinadores receberão relatórios com os resultados e sugestões para melhorar a saúde e o desempenho esportivo dos atletas.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
Vigência:
07/12/2023-31/12/2025
Andressa Esteves de Souza dos Santos
COORDENADOR(A)
Outra
Divulgação Científica
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
museu da química professora aparecida cayoco ikuhara ponzoni
Resumo:
Vide projeto anexo
Instituição/UF/País:
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Vigência:
16/01/2023-31/05/2025
Andressa Radiske
COORDENADOR(A)
Engenharias
Engenharia Biomédica
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
feira de ciências e mostras científicas no isd
Resumo:
O Instituto de Ensino e Pesquisa Alberto Santos Dumont (ISD) é uma Organização Social (OS) de direito privado sem fins lucrativos que atua no Nordeste brasileiro (www.institutosantosdumont.org.br) cujo propósito é desenvolver projetos de educação, pesquisa e extensão em um ambiente multidisciplinar. O ISD possui duas unidades, o Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra (IIN-ELS) e o Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi (CEPS). O IIN-ELS conta com um curso interdisciplinar de mestrado em Neuroengenharia que integra métodos de neurociência e engenharia para estudar o sistema nervoso com a finalidade de desenvolver métodos e técnicas de neuromodulação com aplicação terapêutica. O CEPS, inserido no SUS, é um centro de referência de ensino para atenção multidisciplinar à saúde e reabilitação da pessoa com deficiência. A proposta Feira de Ciências e Mostras Científicas no ISD está alinhada com a missão do Instituto que visa i) o desenvolvimento de novas tecnologias para serem aplicadas na educação e a saúde, refletindo no bem estar da população; ii) ser instrumento de popularização do conhecimento científico, ressaltando o papel da ciência e tecnologia no desenvolvimento humano e sustentável; iii) promover a diversidade, respeito e inclusão e uma sociedade mais justa. O objetivo central da nossa proposta é proporcionar um espaço para a divulgação do conhecimento científico e tecnológico gerado nas escolas da rede pública e privada de Macaíba. Para isso, realizaremos as seguintes atividades: - Exposição de projetos de Ciência, Tecnologia e Inovação; - Treinamento para educadores, a fim de capacitá-los com habilidades, ferramentas e estratégias que estimulem o pensamento crítico dos alunos; - Ações de divulgação científica com apresentação de métodos inovadores para atrair a atenção do público; - Visitas guiadas ao IIN-ELS; - Estabelecimento de laboratórios e oficinas nas escolas públicas; - Comunicação científica nas redes sociais
Instituição/UF/País:
Instituto Santos Dumont - RN - Brasil
Vigência:
12/12/2023-31/12/2025
Andrey dos Santos
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Nutrição
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
avaliação dos efeitos protetores do butirato e da fosfatase alcalina intestinal em processos inflamatórios quando adicionados em dietas de modelo animal de diabetes e nash.
Resumo:
Com o avanço da industrialização e um consumo cada vez maior de alimentos ricos em açúcar e gordura, aliado a um baixo consumo de fibras, a saúde intestinal tem se tornado um assunto de extrema importância. A microbiota, também conhecida como flora intestinal, é composta por trilhões de microrganismos que habitam nosso sistema digestivo e desempenham um papel fundamental na nossa saúde. As fibras são conhecidas por sua capacidade de aumentar o crescimento de bactérias benéficas no intestino, o que resulta na produção de ácidos graxos de cadeia curta (AGCCs), como o butirato (SBt). Esses AGCCs possuem propriedades anti-inflamatórias, melhoram a função da barreira intestinal e regulam a produção de muco, fortalecendo assim a imunidade do hospedeiro. Descobertas recentes têm revelado uma conexão intrigante entre as bactérias benéficas presentes em nosso intestino e a produção de uma enzima chamada fosfatase alcalina intestinal (IAP) que tem a habilidade de neutralizar um componente altamente inflamatório presente em bactérias gram-negativas, o LPS. É nesse contexto que entram em cena estes dois compostos: o SBt e o IAP e suas eficazes na redução da inflamação. Quando a inflamação se torna crônica, pode levar a uma série de problemas de saúde, como a esteatose hepática não alcoólica (NASH), diabetes e obesidade. Neste projeto, vamos explorar como a suplementação desses compostos em uma dieta rica em açúcares e gorduras pode ajudar a combater a inflamação. Serão utilizados dois modelos de animais, um modelo para diabetes induzido com uma dieta de cafeteria aqui no Brasil, e um modelo de NASH induzido por uma dieta rica em gordura, frutose e colesterol em colaboração com pesquisadores da universidade Sorbonne na França para avaliar a redução da fibrose hepática. SBt e IAP serão incorporados em estruturas de biopolímeros resistentes a degradação quando adicionados à dieta de cafeteria e quando em contato com o sulco gástrico.
Instituição/UF/País:
Universidade Estadual de Campinas - SP - Brasil
Vigência:
02/12/2023-31/12/2026
Andrey Fabricio Ziem Nascimento
COORDENADOR(A)
Ciências Biológicas
Biofísica
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
cristalografia serial na linha de luz manacá: expandindo as capacidades da cristalografia de macromoléculas no sirius
Resumo:
A obtenção da estrutura das macromoléculas biológicas permite determinar suas funções ou conhecer detalhes de funções já conhecidas. A cristalografia revela detalhes a nível atômico de diversas moléculas (peptídeos a ribossomos),sendo considerada a técnica mais poderosa de análise estrutural. A maioria dos estudos estruturais fornecem dados estáticos (fotografias) de um determinado estado conformacional (ou média de estados), porém novos experimentos têm mostrado o potencial da cristalografia em fornecer dados dinâmicos e acompanhar mudanças conformacionais a nível atômico (filmes moleculares, cristalografia resolvida no tempo). O surgimento de fontes de raios X de alta intensidade, como lasers de elétrons livres (FEL), possibilitou avanços na realização desses experimentos através da difração de múltiplos micro/nanocristais (cristalografia em série ou serial). Devido ao pulso extremamente curto e intenso do feixe de raios X do FEL, o consumo de amostra nesses experimentos é altíssimo. O surgimento de síncrotrons de quarta geração, com feixes pequenos e de alta intensidade, possibilitou a execução desses experimentos em linhas de luz de cristalografia macromolecular convencional, com a vantagem de se obter mais dados de cada cristal, reduzindo o consumo de amostra. A linha de luz MANACÁ do Sirius, possui um feixe ideal para os experimentos de cristalografia em série (alta intensidade e microfoco). Este projeto tem como objetivo desenvolver um ambiente de amostra para cristalografia em série utilizando dispositivos microfluídicos visando a realização de experimentos de cristalografia de proteínas resolvida no tempo (acompanhamento estrutural de reação enzimática). Alguns dispositivos já estão em prototipagem e prontos para os testes na MANACÁ. A aprovação desse projeto permitirá a montagem do setup de cristalografia em série na MANACÁ, ampliando os recursos oferecidos aos usuários do Sirius e possibilitando experimentos de biologia estrutural resolvida no tempo.
Instituição/UF/País:
Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais - SP - Brasil
Vigência:
04/12/2023-31/12/2026
Andrey Ricardo da Silva
COORDENADOR(A)
Engenharias
Engenharia Mecânica
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
aperfeiçoamento da primeira prótese de voz brasileira
Resumo:
A expectativa para a incidência de câncer de laringe no biênio de 2023-2024 no Brasil é de aproximadamente 16000 novos casos (dados do Intituto Nacional de Câncer, 2022). Este é o tumor mais comum na região da cabeça e do pescoço. Sua consequência mais dramática é perda da voz devido a extração total da laringe (laringectomia), impondo aos pacientes restrições imediatas em todas as formas de interação social que dependem da fala e afetando diretamente a sua identidade física e emocional. A forma mais efetiva de reconstituição da voz se dá através do uso da prótese traqueoesofágica (prótese de voz). Há no mundo apenas dois fabricantes da prótese, tornando sua utilização proibitiva sob o ponto de vista financeiro, particularmente no Brasil. Com base nisso, esta equipe finalizou em 2022 o desenvolvimento do primeiro modelo de prótese de voz brasileiro. Apesar das excelentes características alcançadas, a prótese ainda necessita de aperfeiçoamentos, incluído a diminuição da perda de carga que exige do paciente uma elevada pressão pulmonar para a produção da voz. Esta característica impede que uma fração de pacientes a utilize, particularmente aqueles com alta rigidez dos tecidos do esôfago (hipertonicidade). Este projeto tem como objetivo aprimorar a prótese de voz desenvolvida pela UFSC. Para tanto, o projeto se divide em duas metas. Na primeira, será desenvolvida uma técnica experimental para a caracterização das propriedades mecânicas do tecido do esôfago de pacientes com hipertonicidade. Na segunda etapa, as características mecânicas serão utilizadas como dados de entrada em um modelo computacional já existente do conjunto prótese/esfíncter esofágico. A partir do modelo computacional, será conduzida a otimização topológica da prótese de voz. A topologia resultante será utilizada para confeccionar um protótipo, o qual será avaliado quanto á perda de carga e comparado com o modelo de prótese original.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Santa Catarina - SC - Brasil
Vigência:
04/12/2023-31/12/2026
Andreza Fabro de Bem
COORDENADOR(A)
Ciências Biológicas
Bioquímica
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
conexões microbiota-microglia via eixo cérebro-intestino-tecido adiposo
Resumo:
Consumo de dietas desbalanceadas, ricas em açúcares e gorduras saturadas, é um fator de risco para doenças metabólicas e cardiovasculares e também para a suscetibilidade a transtornos emocionais e cognitivos. Evidências sugerem que a disbiose intestinal (alteração da composição, diversidade e função da microbiota), induzida pela desregulação dietética, impacta a inter-comunicação do eixo intestino-tecido adiposo-cérebro, levando a disfunções metabólicas e dano cerebral. Nossa hipótese é que metabólitos bioativos produzidos por tecidos adiposos e pela microbiota, sob condições metabólicas disfuncionais, podem interagir com receptores específicos (GPRs), tanto na periferia quanto no cérebro, regulando processos pró-inflamatórios. Já, manipulações dietéticas e probióticas podem gerar metabólitos pró-resolutivos no controle da inflamação. As microglias são sensores imunes do cérebro, responsivos a estes metabólitos e, portanto, protagonistas da sinalização da modulação neuroimune e passíveis de manipulações resolutivas. Pretendemos identificar metabólitos bioativos, produzidos em condições de saúde ou desordem metabólica, e após estratégias terapêuticas, e avaliar seus efeitos sobre a disfunção metabólica, o dano cognitivo e a modulação neuroimune. Propomos protocolos experimentais de distúrbios metabólicos, empregando técnicas dietéticas, (quimio)genéticas, e microbiológica para identificar potenciais metabólitos (usando plataformas multiômicas) capazes de modular a sinalização metabólica e inflamatória no SNC. Esta proposta gerará dados integrados sobre questões-chave relacionadas ao eixo intestino-cérebro e sinalização e comunicação por mediadores bioativos. O projeto contará com a participação de laboratórios no Brasil e Suécia para geração de uma equipe multidisciplinar nas áreas de bioquímica, neurociências, microbiologia, imunologias e bioinformática. Nossos resultados apoiarão diretrizes clínicas e novas estratégias terapêuticas contra a neurodegeneração.
Instituição/UF/País:
Universidade de Brasília - DF - Brasil
Vigência:
04/01/2024-31/12/2026
Andreza Fabro de Bem
COORDENADOR(A)
Ciências Biológicas
Bioquímica
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
modulação neuroimune e metabólica: papel de metabólitos bioativos produzidos por tecidos adiposos e microbiota na conexão intestino-cérebro
Resumo:
O consumo de dietas desbalanceadas, ricas em açúcares e gorduras saturadas, é um fator de risco determinante para o desenvolvimento de doenças metabólicas e cardiovasculares e também para a suscetibilidade a transtornos emocionais e cognitivos. Evidências sugerem que a disbiose intestinal (alteração da composição, diversidade e função da microbiota), induzida pela desregulação dietética, impacta a inter-comunicação do eixo intestino-tecido adiposo-cérebro, levando a disfunções metabólicas e dano cerebral. Nossa hipótese é que metabólitos bioativos produzidos por tecidos adiposos e pela microbiota, sob condições metabólicas disfuncionais, podem interagir com receptores específicos (GPRs), tanto na periferia quanto no cérebro, regulando processos pró-inflamatórios. Por outro lado, manipulações dietéticas, probióticas e termogênicas geram metabólitos pró-resolutivos no controle da inflamação. As microglias, vitais para o desenvolvimento e homeostase do SNC, são sensores imunes do cérebro, responsivos a estes metabólitos e, portanto, protagonistas da sinalização da modulação neuroimune e passíveis de manipulações resolutivas. Pretendemos identificar metabólitos bioativos, produzidos em condições de saúde ou desordem metabólica, e após estratégias terapêuticas, bem como avaliar seus efeitos sobre a disfunção metabólica, o dano cognitivo e a modulação neuroimune. Propomos um conjunto de protocolos experimentais de distúrbios metabólicos, empregando técnicas dietéticas, (quimio)genéticas, e termogênicas para identificar potenciais metabólitos (usando plataformas multiômicas) capazes de modular a sinalização metabólica e inflamatória no SNC. Esta proposta gerará um conjunto de dados integrados sobre questões-chave relacionadas ao eixo intestino-cérebro e sinalização e comunicação por mediadores bioativos. Nossos resultados serão cruciais para apoiar diretrizes clínicas e intervenções terapêuticas contra a neurodegeneração e, consequentemente, a demência.
Instituição/UF/País:
Universidade de Brasília - DF - Brasil
Vigência:
05/12/2023-31/12/2026
Andrezza Justino Gozzo Andreotti
COORDENADOR(A)
Outra
Divulgação Científica
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
escola azul em itanhaém: a ciência pela promoção da diversidade, equidade e inclusão
Resumo:
Seguindo as discussões sobre a Ciência para o Desenvolvimento Sustentável, é essencial se pensar em uma sociedade mais justa, inclusiva e que promova a diversidade, equidade e inclusão. Neste cenário, a Década do Oceano tem promovido avanços por considerar o conceito de ciência transformadora, onde a diversidade geográfica, histórica e cultural e a sinergia entre os conhecimentos científicos, originários e tradicionais, têm sido discutidas globalmente. Esta proposta faz parte de uma submissão em rede por diversos parceiros do Programa Escola Azul Brasil, para trabalharmos de forma alinhada em diferentes regiões do país a promoção da ciência e da justiça étnico-racial a partir das discussões da cultura oceânica. Desta forma, neste projeto, vamos promover a Feira de Ciências em Itanhaém, SP, envolvendo estudantes, professores, comunidade escolar e pesquisadores das diferentes áreas do conhecimento, promovendo o letramento científico, o raciocínio crítico através de trabalhos colaborativos, interdisciplinares e investigativos que alinhem ações científicas, educacionais e discussões sobre os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e promovam a redução das desigualdades e o desenvolvimento humano e sustentável. Para a execução da proposta, contamos com a experiência da equipe do Maré de Ciência da Unifesp, uma das responsáveis pelo Programa Escola Azul Brasil, o apoio da Secretaria de Educação de Itanhaém e a colaboração do Instituto Ecosurf. Como resultados, espera-se que a Feira desperte o reconhecimento do papel da ciência para a resolução de desafios locais à globais; este impacto vai além dos produtos da Feira, possibilitando uma mudança na forma com que os atores envolvidos no processo compreendem os ODS, a cultura oceânica e o papel da ciência e do conhecimento para atingir suas metas.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de São Paulo - SP - Brasil
Vigência:
18/12/2023-31/12/2025
Página 24 de 262
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
32
33
34
35
36
37
38
39
40
41
42
43
44
45
46
47
48
49
20 Itens por página
1
2
3
4
5
10
20
30
50
75
Mostrando 461 - 480 de 5.226 resultados.
← Primeiro
Anterior
Próximo
Último →
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript