Projetos de Pesquisa

 

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Natalia Mayumi Inada

Ciências da Saúde

Medicina
  • “tratamento personalizado das neoplasias intraepiteliais cervicais de alto grau utilizando o equipamento cerca system® de terapia fotodinâmica”
  • As lesões denominadas neoplasias intraepiteliais cervicais (NICs) apresentam como precursor o papiloma vírus humano (HPV) e são classificadas de acordo com a gravidade da lesão, sendo: NIC 1 (baixo grau) e NICs 2/3 (alto grau), cuja evolução pode resultar em câncer cervical, que é o terceiro tipo de câncer mais prevalente no sexo feminino no Brasil e o quarto mundialmente. O objetivo desta pesquisa clínica é oferecer tratamento individualizado para as pacientes portadoras das NICs de alto grau com a Terapia Fotodinâmica (TFD), cujo protocolo é de custo e risco menores que os da cirurgia de alta frequência (CAF), é indolor e preserva o colo uterino. A TFD atua por ação direta das Espécies Reativas de Oxigênio (EROs) produzidas a partir da reação de um composto fotossensibilizador (como a porfirina ou protoporfina IX, PpIX), gerada a partir de ácido aminolevulínico, ou ALA nas mitocôndrias, com fótons provenientes da fonte de luz (LEDs ou LASERs) e na presença de oxigênio molecular tecidual. Essas EROs promovem a destruição das células neoplásicas oxidando em tempo real durante a iluminação do colo uterino, as proteínas e lipídeos que compõem as células neoplásicas. Resolveremos uma questão importante de saúde pública brasileira que é a do aumento dos novos casos de câncer cervical e especialmente, em mulheres em idade reprodutiva. Nossa equipe tem experiência de mais de 15 anos em TFD no tratamento de lesões HPV-induzidas. A inovação do projeto e sua aplicabilidade no SUS está em individualizar o protocolo para cada paciente: as pacientes serão tratadas e a regressão até eliminação das neoplasias serão acompanhadas, preservando o colo do útero. Iremos correlacionar cada caso individualmente com a resposta à terapia e o acompanhamento por até dois anos será completo: por colposcopia, citologia, captura híbrida, PCR e marcadores imunohistoquímicos p16, p53 e Ki67.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • Tue Dec 12 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
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Natalia Pirani Ghilardi-Lopes

Outra

Divulgação Científica
  • ciência aberta e cidadã nas escolas
  • O presente projeto de pesquisa visa promover a educação científica nas escolas através da integração de sequências de ensino por investigação (SEIs) à ciência cidadã, com o intuito contribuir para uma nova geração de jovens, apta a tomar decisões embasadas em conhecimentos. Atualmente, existem poucos protocolos de ciência cidadã adaptados ao contexto escolar e em português. Ainda, não há plataformas nas quais os professores da educação básica possam elaborar propostas de ciência cidadã e submeter dados. O presente projeto visa a formação de professores da educação básica em ciência cidadã por meio de um curso de extensão híbrido de 100 horas, a coprodução de SEIs adequadas para aplicação em contexto escolar e o desenvolvimento de uma plataforma de ciência cidadã de código aberto, flexível e inédita mundialmente, a qual vai hospedar as SEIs produzidas, vai permitir a inclusão de novas SEIs pelos professores capacitados e vai permitir avaliação das aprendizagens dos participantes das iniciativas de ciência cidadã escolares. O projeto aborda a necessidade urgente de infundir a alfabetização científica e a sustentabilidade no ensino básico, e questiona se a inclusão da ciência cidadã em atividades escolares levará a aprendizagens (p.ex. de conteúdos e habilidades científicos, de percepção de auto-eficácia para a ciência, entre outras). A plausibilidade dessa hipótese é sustentada pela eficácia comprovada da ciência cidadã em outros contextos educacionais. O processo de criação e teste piloto da plataforma será analisado por observação participante de grupos focais. Os dados gerados na plataforma (dos protocolos de ciência cidadã e das aprendizagens proporcionadas por eles) serão analisados métodos quali-quantitativos (p.ex. análise de conteúdo).
  • Universidade Federal do ABC - SP - Brasil
  • Wed Dec 20 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026