Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Ana Carolina Soares Costa Vimieiro

Ciências Sociais Aplicadas

Comunicação
  • mídia, esporte e gênero: novas identidades, interseccionalidades e textualidades midiáticas negligenciadas
  • A presente proposta consiste em um conjunto de ações articuladas de pesquisa, ensino e extensão cujo intuito é compreender o papel atual da mídia nas opressões de gênero no esporte e atuar no enfrentamento dessas. O objetivo central é entender as imagens contemporâneas das mulheres do esporte na mídia, que adquirem um caráter complexo na medida em que mecanismos tradicionais de opressão como invisibilidade e objetificação começam a ser substituídos por algum nível de visibilidade e diferentes estratégias narrativas (Toffoletti, 2016). Para isso, o projeto pretende: (1) dar prosseguimento (série histórica) à análise da cobertura noticiosa de mulheres na mídia esportiva brasileira adicionando novas interseccionalidades; (2) analisar imagens generificadas do esporte em gêneros audiovisuais do entretenimento; (3) analisar a comunicação organizacional de times de futebol feminino e masculino profissional e de atletas no Instagram; e (4) analisar a cobertura jornalística e a repercussão nas redes sociais digitais de casos de violência de gênero no esporte. Teoricamente, dialogamos com os estudos culturais, os estudos de gênero e deficiência e discussões específicas do jornalismo e da comunicação organizacional, trabalhando com conceitos como enquadramentos, masculinidades e feminilidades, imagens de controle e interseccionalidades. No âmbito interventivo, a proposta consiste em ações articuladas em torno de três projetos (dois deles em execução desde 2020): (a) Revista Marta (https://revistamarta.com), publicação multimídia experimental produzida por estudantes de Comunicação da UFMG; (b) Observatório Marta (https://observatoriomarta.com/), iniciativa de crítica de mídia, focada no monitoramento da mídia esportiva brasileira a partir de uma perspectiva de gênero; e (c) Escola de Verão em Comunicação e Esporte, que reunirá pesquisadoras/es e convidadas/os, num modelo de aulas e mentoria que buscará inspiração em projetos consolidados.
  • Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
  • Thu Jan 18 00:00:00 BRT 2024-Sun Jan 31 00:00:00 BRT 2027
Foto de perfil

Ana Cecília Ribeiro Cruz

Ciências Biológicas

Microbiologia
  • estudo da diversidade viral em animais procedentes do bioma amazônico do brasil.
  • Este projeto está delineado para ser executado por duas Instituições, sendo uma situada em Belém/PA e uma situada em Macapá/AP. Para que isso se torne uma realidade, será consolidada uma rede de cooperação, para ampliação da formação de recursos humanos de alto nível, melhoria na produção científico- acadêmica, mobilidade de docentes (pesquisadores) e discentes de graduação e pós-graduação entre as equipes de pesquisa envolvidas. A proposta objetiva mapear a circulação de vírus de importância médica e investigar as espécies de vetores (mosquitos Culicídeos e Flebotomíneos) e hospedeiras (Pequenos mamíferos, Aves e Morcegos), a fim de elucidar o processo de disseminação dos vírus ocorrentes na região. Para tal, serão avaliadas a diferenciação genética das populações das espécies vetores e hospedeiras e o período anual de ocorrência de transmissibilidade dos vírus. Para alcançar estes objetivos serão utilizadas amostras de mosquitos, pequenos mamíferos, aves e morcegos, triagem, identificação dos vírus, vetores e hospedeiros por meio de taxonomia tradicional e de técnicas moleculares (PCR/ RT-PCR e sequenciamento de DNA). Além disso, o presente projeto objetiva caracterizar a microbiota de RNA-vírus de espécies de mamíferos de uma parte da Amazônia (Pará, Maranhão e Amapá), usando abordagens de metagenômica, inferindo sobre seu potencial zoonótico, dispersão viral e relações evolutivas. A análise integrada dos resultados contribuirá para um melhor entendimento do perfil epidemiológico e da dispersão viral por mosquitos, pequenos mamíferos, aves e morcegos, o que auxiliará grandemente os serviços de vigilância em saúde a traçar metas para o controle de doenças relacionadas a esses agentes na região. Finalmente, os resultados devem gerar elementos chave para o desenvolvimento de ferramentas e protocolos de eco-vigilância contra zoonoses originadas dos animais estudados.
  • Instituto Evandro Chagas - PA - Brasil
  • Wed Dec 06 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Ana Cecília Rizzatti de Albergaria Barbosa

Ciências Exatas e da Terra

Oceanografia
  • propostas metodológicas para estudo integrado e transdisciplinar dos efeitos do óleo nas dimensões químicas, ecológicas, de saúde pública, jurídico-administrativas e econômicas
  • Em resposta ao derrame de petróleo de origem desconhecida que atinge a Zona Costeira brasileira desde agosto de 2019, a elaboração de redes de pesquisa interdisciplinares e multi-institucionais se faz necessária, organizadas tanto no sentido da produção de conhecimento científico em suporte à gestão ambiental, quanto da promoção de ações junto ao setor produtivo pesqueiro e à sociedade em geral. Neste contexto, a presente proposta visa avaliar diferenças regionais e inter-regionais quanto ao impacto de derramamentos de óleo ocorridos ao longo de gradientes de influência urbana, turística e agrícola na costa nordeste e sudeste do Brasil, aplicando múltiplas linhas de evidência para desenvolver avaliações de risco e uma melhor compreensão sobre danos socioeconômicos. Para o atendimento à gestão dos recursos hídricos costeiros impactados, as avaliações das implicações do derramamento de óleo serão subsidiadas pelos seguintes Work Packages (WP): (1) WP1 – determinação dos efeitos e riscos ecológicos por meio da avaliação da qualidade de sedimentos por múltiplas linhas de evidência, incluindo qualidade química, ecotoxicologia, ecologia de bentos e bioacumulação; WP2 – avaliação de riscos à saúde humana, em função de dados de bioacumulação de poluentes no pescado, cenários de consumo, cálculos de risco e dados dos sistemas de saúde locais; WP3 – testar os efeitos cumulativos com poluentes pré-existentes via comparação de diferentes níveis tróficos (bioacumulação de múltiplos estressores e biomarcadores) e via ensaios com misturas binárias ou complexas (considerando o óleo e outros poluentes de relevância local); WP4 – derivação de valores de qualidade de sedimento regionais e níveis de risco para hidrocarbonetos policíclicos aromáticos; WP5 – valoração dos danos e aspectos de governança; e WP6 (integrador) – ações de disseminação, educomunicação e discussão com os setores da sociedade. A agregação destas diversas abordagem irá subsidiar o uso de estimativas de efeitos do óleo para uma melhor governança.
  • Universidade Federal da Bahia - BA - Brasil
  • Tue Jun 20 00:00:00 BRT 2023-Tue Jun 30 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Ana Cláudia Camargo Miranda

Engenharias

Engenharia Nuclear
  • desenvolvimento, padronização e validação da radioimunoconjugação e das propriedades biológicas do anticorpo trastuzumabe íntegro e seus fragmentos como potenciais radiofármacos para o diagnóstico por imagem molecular de tumores que superexpressam o oncog
  • Os tumores que superexpressam o oncogene HER-2 ocorrem em aproximadamente 30% dos casos de câncer de mama, são caracterizados como tendo o 2º pior prognóstico em relação aos demais subtipos. Constitui um indicador de comportamento clínico mais agressivo e com pior resposta às terapêuticas convencionais. A biópsia é o método diagnóstico para sua detecção e identificação. No entanto, em média, 10-15% das biópsias realizadas são inconclusivas ou não podem ser realizadas, devido a presença de múltiplas lesões ou por estas estarem em locais inacessíveis. Em contrapartida, observa-se o crescente interesse clínico nas soluções proporcionadas pelas ferramentas que compõem a prática da medicina personalizada. Essa área tem ganhado evidência pelo progressivo desenvolvimento de biomarcadores moleculares capazes de permitir o diagnóstico e tratamento direcionado de uma doença. Neste contexto, incluem-se os radiofármacos específicos e o diagnóstico diferencial por Imagem Molecular (PET - Positron Emission Tomography). Todavia, ainda não está disponível na rotina clínica um radiofármaco que permita o diagnóstico molecular de tumores HER-2 positivos. Frente a esse panorama, o presente projeto visa desenvolver, padronizar, validar e comparar por estudos não clínicos, o imunoterápico trastuzumabe íntegro marcado com o radionuclídeo zircônio-89, que possui meia-vida adequada à farmacocinética lenta do anticorpo, com os fragmentos do trastuzumabe, F(ab’) e F(ab’)2, marcados com gálio-68 (meia-vida curta de 68 min). Os fragmentos se biodistribuem mais rapidamente, permitindo que as imagens sejam realizadas após 1h da sua administração. O estudo comparativo se baseará nas características biológicas do anticorpo íntegro e de seus fragmentos, ambos radiomarcados, principalmente quanto a preservação da propriedade imunorreativa. Os resultados respaldarão a escolha pelo radioimunoconjugado com potencial para ser translacionado aos estudos clínicos, conduzindo assim, o Brasil ao pioneiro.
  • Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein - SP - Brasil
  • Tue Dec 05 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Ana Claudia Farranha Santana

Ciências Sociais Aplicadas

Direito
  • título do projeto: direito de acesso à informação pública e desigualdades de gênero e raça: analisando os contextos de implementação da lai (brasil) e do foia (estados unidos)
  • Este projeto procura investigar a seguinte questão: Como as desigualdades estruturais identificadas no processo social se reproduzem na implementação das políticas públicas de acesso à informação? Para tanto, o trabalho tem três focos de análise: a) a implementação da Lei de Acesso à Informação Pública (LAI) e do Freedom of Information Act (FOIA - a lei de acesso à informação dos Estados Unidos), em perspectiva comparada; b) a identificação de pedidos de acesso à informação sobre temas que envolvem mulheres e população negra, investigando como esses são processados; c) a verificação de se há elementos nesse processo que reproduzem as desigualdades que esses grupos enfrentam na realidade social. Para desenvolver essa proposta, a perspectiva do trabalho busca compreender como as dimensões da desigualdade se apresentam no processo de implementação de políticas públicas (Lotta, 2021) e como aspectos do desenho das políticas (Capano,2015; Howlett, 2014) podem reproduzir essa mesma desigualdade. Nesse caso, a política escolhida para dar sustentação à análise é a política de acesso à (ou liberdade de) informação pública, que no Brasil está descrita na Lei de Acesso à Informação Pública (Lei 12.527/2011) e no Estados Unidos, no Freedom of Information Act (5 U.S.C , § 552) A investigação utiliza uma análise comparativa dos instrumentos jurídicos e da sua implementação, envolvendo a escolha de agências públicas para identificar processos administrativos e resultados a serem comparados. Pretende-se comparar e contrastar os contextos institucionais (Lejano, 2013) em que essas leis vêm sendo desenvolvidas, a saber: fluxo do pedido, existência de dados abertos, tempo para resposta, organização dos bancos de dados, entre outras dimensões, e analisar as perspectivas das lideranças dos movimentos de mulheres e negros, em ambos os países, sobre se e como essas pessoas têm acesso ao direito à informação - quais as falhas, desafios e avanços que identificam.
  • Universidade de Brasília - DF - Brasil
  • Thu Dec 15 00:00:00 BRT 2022-Sat Feb 28 00:00:00 BRT 2026