Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Ademar Takeo Akabane

Ciências Exatas e da Terra

Ciência da Computação
  • aplicação dos conceitos de computação urbana no provimento de soluções inteligentes com foco em problemas de mobilidade veicular urbana
  • Devido ao rápido crescimento populacional urbano, o acesso aos recursos limitados de uma cidade tem afetado negativamente a vida de bilhões de cidadãos ao redor do mundo. Para amenizar esse enorme problema, pesquisadores, empresas e orgãos públicos têm investido cada vez mais no conceito de computação urbana com intuito de melhorar os serviços urbanos, e consequentemente, aumentando a qualidade de vida de seus habitantes. Computação urbana é uma área interdisciplinar que utiliza diversas tecnologias da informação e comunicação, gestão avançada de grandes volumes de dados e diversos métodos de análises de dados coletados. Dentro do cenário apresentado, este projeto visa fomentar pesquisas na área da computação urbana, por meio de estudos, proposição e avaliação de soluções inteligentes que buscam contribuir com o estado-da-arte no campo da mobilidade veicular urbana. O objetivo geral deste projeto de pesquisa é propor algoritmos, modelos e protocolos que possam, a partir dos dados heterogêneos do espaço urbano, extrair informação útil para aplicações ou serviços para cidades inteligentes. Para isso, serão utilizados os paradigmas de redes veiculares e de Computação em Névoa, por exemplo, para processar os dados coletados e assim extrair informação útil que será consumida pelos Sistemas de Transporte Inteligentes. Vale destacar que o foco da computação urbana é melhorar o planejamento das cidades e também compreender a natureza dos fenômenos urbanos e sociais.
  • Pontifícia Universidade Católica de Campinas - SP - Brasil
  • 06/04/2022-30/04/2025
Foto de perfil

Ademir José Zattera

Engenharias

Engenharia de Materiais e Metalúrgica
  • obtenção e modificação de estruturas carbonosas para potenciais aplicações de armazenamento de energia
  • Devido à limitação das fontes convencionais de energia, se faz necessário o desenvolvimento de sistemas eficientes de armazenamento dessa energia. Novas tecnologias de armazenamento de energia eletroquímica, como supercapacitores e novas configurações de baterias de íons de lítio, podem incluir estruturas carbonáceas a fim de melhorar suas capacidades. O aumento da vida útil destes dispositivos de energia também contribui para o meio-ambiente, uma vez que baterias convencionais são constituídas por alguns materiais altamente tóxicos. Além disso, a nanotecnologia tem potencializado o desenvolvimento de uma gama de materiais com características especiais, capazes de apresentar propriedades muitos superiores aos materiais convencionais, tornando-se um ramo da ciência de grande projeção. Neste contexto, este projeto tem por objetivo modificar estruturas carbonáceas (nanoplaquetas de grafeno e carvão ativado) por meio da deposição física de nanopartículas metálicas (nióbio, chumbo, níquel e/ou manganês) e utilizá-las para a produção de um revestimento para filmes de nanocelulose. O carvão ativado será produzido através da conversão termoquímica de resíduos de madeira (pinus e eucalipto), e de resíduos de casca de arroz. Ao final, pretende-se avaliar as características elétricas como a condutividade volumétrica e superficial, bem como suas características capacitivas e eletroquímicas destes filmes, visando a potencial aplicação em equipamentos e dispositivos eletroeletrônicos, com aumento da densidade de energia em relação aos capacitores convencionais, mantendo uma alta densidade de potência. Com isso, o dispositivo terá uma maior quantidade de energia disponível em relação à massa do próprio dispositivo, podendo fornecer esta energia com alta velocidade.
  • Universidade de Caxias do Sul - RS - Brasil
  • 07/12/2022-30/11/2025
Foto de perfil

Ademir José Zattera

Engenharias

Engenharia de Materiais e Metalúrgica
  • desenvolvimento de hidrogéis com incorporação de diferentes carreadores de bioativos para aplicação na agricultura
  • A agricultura é um dos principais setores da economia mundial, porém, entre os principais problemas desta área está a escassez dos recursos naturais, o que leva a uma maior dependência de uso de pesticidas e recursos hídricos. Assim, busca-se cada vez mais a utilização de técnicas produtivas mais sustentáveis. O uso de hidrogel na agricultura é visto como uma inovação promissora, sendo uma técnica sustentável e benéfica para a natureza, reduzindo o impacto ambiental e melhorando o aproveitamento dos recursos hídricos, pois libera nutrientes de forma controlada e é capaz de reter água. O desenvolvimento de hidrogéis com nanocargas e óleos essenciais vêm sendo estudados nos últimos anos em diversas pesquisas, e visa potencializar o desenvolvimento das plantas através da ação de proteção antifúngica, antibacteriana e contra as mudanças climáticas. Sabe-se que apenas 1% dos agrotóxicos utilizados atingem os agentes indesejados, os outros 99% acabam se espalhando pela natureza podendo contaminar o solo e, também, causar problemas à diversas outras espécies. Assim, o controle de fungos fitopatogênicos é fundamental para o desenvolvimento das culturas agrícolas. No entanto, a utilização de fungicidas tende a causar danos ambientais. Com isso, o emprego de fungos promotores de crescimento de plantas, como Clonostachys rosea e Trichoderma, podem viabilizar o controle de fungos fitopatogênicos auxiliando no seu desenvolvimento Como o hidrogel é um material polimérico, natural e biodegradável, é muito promissor para este tipo de aplicação, em decorrência de suas propriedades de absorção e hidrofilicidade, pois libera nutrientes e água para as plantas, aos poucos, além de atuar no solo e nas raízes. Nesse contexto, este projeto tem como objetivo o desenvolvimento de hidrogéis com incorporação de óleos essenciais das espécies Cymbopogon citratus (capim-limão) e Allium sativum L (alho) e diferentes nanocargas (nanoargilas e biocarvão), visando sua aplicação na agricultura.
  • Universidade de Caxias do Sul - RS - Brasil
  • 05/12/2023-31/12/2026