Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Fernando Schemelzer de Moraes Bezerra

Ciências Biológicas

Parasitologia
  • caracterização epidemiológica, clínico-laboratorial e avaliação de esquemas terapêuticos da esquistossomose mansoni em uma área de alta endemicidade no nordeste brasileiro.
  • A esquistossomose é uma das parasitoses humanas mais frequentes no mundo. Em áreas endêmicas é importante à realização de levantamentos malacológicos, busca ativa e monitoramento dos indivíduos infectados por S. mansoni e acompanhamento de possíveis danos renais, através de métodos diagnósticos mais sensíveis. A quimioterapia preventiva e o tratamento em massa com Praziquantel (PZQ) têm sido a principal estratégia da OMS para a redução da morbimortalidade causada pela doença. No entanto, o medicamento é ineficaz contra formas imaturas de Schistosoma e uma única dose de PZQ pode não curar completamente a infecção em todos os indivíduos, sendo importante avaliar esquemas terapêuticos mais eficazes. O estudo proposto será realizado no distrito de Patioba, em Japaratuba, Sergipe. O objetivo geral do trabalho é avaliar a eficácia e segurança de diferentes esquemas terapêuticos com PZQ no combate a infecção por S. mansoni, realizar acompanhamento clínico-laboratorial e epidemiológico dos pacientes. Serão realizados métodos diagnósticos coproscópicos, imunológicos, pesquisa de DNA de S. mansoni por RT-PCR e exames complementares de imagem e avaliação da função renal através de dosagem de novos biomarcadores (KIM-1, MCP-1, Nefrina, VEGF). Todos os indivíduos positivos em pelo menos um dos métodos receberão tratamento clássico e alguns grupos receberão também uma dose de reforço (24 horas ou 30 dias após o tratamento inicial). A eficácia será avaliada a partir da determinação das taxas de redução de ovos e de cura em 4 semanas, 6 meses e 12 meses após o recebimento da última dose do tratamento. A segurança será verificada por meio da avaliação dos relatos de eventos adversos notificados entre 4 e 24 horas pós-tratamento. Com os dados obtidos nesse estudo, espera-se trazer contribuições para a melhoria dos programas nacionais de controle da esquistossomose e o fortalecimento de ações que visam à interrupção da transmissão da doença.
  • Universidade Federal do Ceará - CE - Brasil
  • Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Fernando Schramm

Engenharias

Engenharia de Produção
  • desenvolvimento de um índice de sustentabilidade agrícola baseado em um operador de agregação não compensatório
  • As políticas de avaliação de desempenho de empresas no contexto do desenvolvimento sustentável precisam garantir que, além de aspectos econômicos, aspectos ambientais, sociais e de governança corporativa sejam efetivamente considerados. Desta forma, o desempenho corporativo deve refletir não apenas os valores que o negócio gera para seus stakeholders, mas também os valores que ele gera para sociedade e para meio ambiente. Neste contexto, o tema sustentabilidade corporativa vem ganhando relevância e vários instrumentos para avaliação de sustentabilidade corporativa vêm sendo desenvolvidos e aplicados por organizações independentes. A informação gerada por tais instrumentos pode servir de subsídio para tomadas de decisão por parte de agentes governamentais (banco públicos, ministérios e secretárias de governo etc.) e não governamentais (investidores, consumidores etc.). Assim, é preciso garantir que a informação captada por tais instrumentos reflita o que acontece na prática no dia a dia das empresas. A qualidade, neste caso, está atrelada aos indicadores utilizados para construir a informação multidimensional (econômica, ambiental, social e governança) de sustentabilidade, que precisam ser adequados ao contexto de atuação da empresa; a qualidade da informação consultada para avaliar as empresas em relação a tais indicadores, e, finalmente, o tipo de operador utilizado para realizar a agregação dos indicadores, que deve evitar a compensação entre as dimensões. O objetivo deste projeto é propor um índice de sustentabilidade baseado em um operador de agregação não compensatório para avaliação de empresas do setor agrícola. O desenvolvimento da proposta terá como entrada um levantamento extensivo dos principais instrumentos utilizados para avaliar sustentabilidade corporativo para o setor agrícola. Este levantamento será feito base de periódicos científicos e em organizações especializadas (a exemplo da Global Reporting Initiativa, Instituto Ethos etc.).
  • Universidade Federal de Campina Grande - PB - Brasil
  • Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Fernando Sebastián Baldi Rey

Ciências Agrárias

Zootecnia
  • estratégias para predição genômica em populações multirraciais de zebuínos aplicando o método do passo único genômico blup
  • Objetiva-se analisar diferentes estratégias para a avaliação de uma metapopulação, composta por várias raças como Nelore, Tabapuã, Brahman e Guzerá utilizando o método do passo único genômico BLUP para características de crescimento como peso à desmama (P210) e peso ajustados aos 15 meses de idade (P450). Como objetivos específicos têm-se: a ) Avaliar diferentes estratégias para a obtenção matriz G, implementada no método ssGBLUP, em bovinos da raça Nelore, Tabapuã, Guzerá e Brahman, considerando 1) G1: abordagem tradicional (default) do ssGBLUP; 2) G2: a matriz G será centrada nas frequências alélicas específicas de cada raça; 3) G3: A matriz G será centrada e escalada para as frequências alélicas específicas de cada raça; b) Investigar o efeito do uso de diferente número de metafundadores sobre as predições genômicas para P210 e P450 nas raças Nelore, Tabapuã, Guzerá e Brahman, por meio da acurácia e viés dos GEBVs; c) Avaliar o impacto do uso de metafundadores e matrizes genômicas ponderadas sobre os componentes de variância para P210 e P450; d) Verificar o impacto do uso de metafundadores e matrizes genômicas ponderadas sobre as predições genômicas, viés e habilidade de predição nos animais jovens genotipados. Serão utilizadas informações fenotípicas e genotípicas do programa de melhoramento das raças Nelore,Guzerá, Brahman e Tabapuã da Associação de Criadores e Pesquisadores (ANCP), Ribeirão Preto, SP. Os resultados do presente projeto permitirão: Avaliar o impacto da implementação da avaliação genômica multirracial de raças zebuínas de corte utilizando diferentes abordagens; Avaliar a viabilidade técnica das avaliações genômicas em populações de bovinos de corte de raças com tamanho reduzido da população de referência; Formar e consolidar uma equipe de trabalho no âmbito nacional e internacional; Implementar metodologias estatísticas para a utilização de dados genômicos no melhoramento animal visando a avaliação multirracial em raças zebuínas.
  • Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - SP - Brasil
  • Thu Feb 03 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Filipe Antônio da Costa Bahia

Engenharias

Engenharia Elétrica
  • inversores fotovoltaicos sem transformador conectados à rede com mitigação da corrente de fuga
  • No Brasil, os sistemas de geração distribuída fotovoltaicos têm expandido rapidamente nos últimos anos. Este crescimento se deve à possibilidade de oferecer aos seus usuários a capacidade de produzir a própria energia, contribuindo com a inserção de fontes renováveis na matriz energética nacional. Nestes sistemas, logo após os módulos fotovoltaicos, o equipamento mais importante é o inversor, uma vez que sem ele não seria possível injetar a energia gerada pelos módulos na rede elétrica. No entanto, embora o custo dos módulos fotovoltaicos tenha reduzido desde o início da implantação da geração distribuída, o mesmo não tem ocorrido com o inversor, cujo preço tem diminuído em velocidade menor. A redução do custo do inversor é fundamental para continuar expansão da geração distribuída, principalmente em países subdesenvolvidos. Além de apresentar menor volume e peso, o uso de inversores sem transformador pode ser opção atrativa para resolver esse problema, visto que é mais barato do que usar inversores com transformador. No entanto, em sistemas fotovoltaicos com inversor sem transformador, uma corrente de fuga pode circular entre os módulos fotovoltaicos e a rede elétrica através do inversor, afetando a qualidade da energia injetada e reduzindo a segurança do sistema. Diversas topologias de inversores fotovoltaicos sem transformador têm sido introduzidas a fim de mitigar a corrente de fuga. Porém, muitas dessas topologias necessitam de um número maior de dispositivos semicondutores quando comparadas com os inversores com transformador, afetando o seu custo, complexidade e eficiência. Este projeto tem como objetivo propor, investigar e implementar novas topologias de inversor fotovoltaico sem transformador que sejam capazes de mitigar a corrente de fuga, de modo que utilizem um número reduzido de componentes a fim de sanar os problemas de custo e eficiência encontrados em algumas topologias sem transformador convencionais.
  • Universidade Federal da Bahia - BA - Brasil
  • Thu Mar 17 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Filipe de Carvalho Victoria

Ciências Biológicas

Biotecnologia
  • brio-tecnologia antártica como alternativa para produção de medicamentos.
  • Na busca para atender demanda mundial de alimentos e expansão agrícola, a cobertura de vegetação própria das áreas naturais de todo o planeta estão sendo modificadas. Seja no Pampa, Sibéria e Índia, os impactos antrópicos vêm pondo em risco uma diversidade ainda pouco conhecida, principalmente pelo seu potencial biotecnológico, algo semelhante acontecendo com a Antártica, porém devido a mudanças climáticas. Com o advento da exploração de produtos naturais, incluindo toxinas, enzimas e metabolitos secundários extraídos de animais, bactérias, fungos ou plantas, os cientistas conseguiram compreender fenômenos complexos relacionados à biologia desses organismos. A compreensão de como eles crescem, desenvolvem, se alimentam e se reproduzem é o que motivou os cientistas a aplicar o conhecimento da biologia geral dos seres vivos a uma fonte de recursos biotecnológicos. Desta forma, é possível capturar a informação disponível na natureza e identificar espécies a serem usadas como modelo para a produção de medicamentos. O grande desafio é selecionar aqueles organismos capazes de serem usados nesses processos. O ponto crucial é obter biomassa (quantidade do organismo selecionado) suficiente para o uso do organismo na produção de produtos em grande escala. Muitas das espécies de musgo se desenvolvem em quantidades incríveis para dominar toda a paisagem das áreas de degelo da Antártica. Este não é o caso das espécies encontradas no Brasil, na Alamenha, na Sibéria ou na Índia, por exemplo. A produção de medicamentos torna-se uma alternativa interessante porque as plantas são reconhecidas por serem facilmente modificadas para a produção de proteínas de qualidade, sendo apenas necessária a transformação do organismo com o gene de interesse, para que ela possa produzir produtos de interesse, esse conceito é chamado de biofábricas. Por exemplo, pode-se aplicar informações genéticas de identidade conhecida, como o gene que expressa insulina humana, e fazer com que uma planta com grande desenvolvimento de biomassa em laboratório faça todo o trabalho de síntese desta informação, em grande quantidade e baixo custo. Isso implicará produtos mais baratos para a indústria farmacêutica e, conseqüentemente, para a população. Nesta proposta, objetivamos testar quatro espécies de musgos mais frequentes na Antártica, para produção de biomassa utilizando técnicas de cultivo in vitro, utilizando as instalações do Central Siberian Botanical Garden, UniFreiburg e do Núcleo de Estudos da Vegetação Antártica (UNIPAMPA). As espécies escolhidas terão seus genomas seqüenciados em laboratórios UNIPAMPA para permitir estratégias para a expressão heteróloga de L-Asparaginase, substância esta de importância para o tratamento de pacientes com leucemia linfoblástica aguda (LLA), utilizando a experiência ICGB INDIA e da Freiburg University em engenharia genética. Assim, a presente proposta visa identificar e selecionar uma espécie de musgos que produzem biomassa suficiente em laboratório para sua aplicação em biofábricas para produção de medicamentos, bem como avaliar a viabilidade dos peptídeos expressos de forma heteróloga no tratamento de doenças como LLA.
  • Universidade Federal do Pampa - RS - Brasil
  • Tue Dec 25 00:00:00 BRST 2018-Sun Jun 30 00:00:00 BRT 2024
Foto de perfil

Filipe de Carvalho Victoria

Ciências Biológicas

Biotecnologia
  • geno-island: adaptações moleculares das plantas aos ambientes insulares
  • Vide projeto anexo
  • Universidade Federal do Pampa - RS - Brasil
  • Thu Nov 28 00:00:00 BRT 2019-Wed Nov 30 00:00:00 BRT 2022
Foto de perfil

Filipe Giovanini Varejão

Ciências Exatas e da Terra

Geociências
  • interações bióticas e abióticas em sistemas hidrotermais controlando variações de fácies e heterogeneidade em sucessões mistas carbonático-siliciclásticas: lições do permiano da bacia do paraná, brasil.
  • Depósitos hidrotermais e concentrações bioclásticas são importantes fontes de carbonatos em sistemas siliciclásticos, porém são escassos os estudos focados em seu papel na produção de heterogeneidades no registro geológico. Tal situação se deve, em parte, pelo fato de que exsudações hidrotermais ocorrem comumente em bordas de bacias, tendo, portanto, baixo potencial de preservação. Concentrações bioclásticas densas tendem a ocorrer em níveis delgados ao longo do preenchimento sedimentar, mas o significado de sua recorrência no registro é pouco entendido. Neste contexto, geiseritos, estruturas subaéreas de exsudação de fluidos hidrotermais, são reconhecidos na porção superior da Formação Teresina, (Grupo Passa Dois, Bacia do Paraná, Estado de São Paulo, Brasil), onde coquinas silicificadas de bivalves são bastante frequentes. A ocorrência de níveis específicos de carbonatos comumente silicificados, neste intervalo estratigráfico, permanece como ponto enigmático na geração desta sucessão sedimentar e na evolução da bacia e, portanto, carente de estudos detalhados e com abordagem multi-indicadores moderna. Esta pesquisa, objetiva estudar sistematicamente a relação entre eventos hidrotermais na sucessão permiana da Bacia do Paraná, onde há a proliferação de moluscos bivalves endêmicos, e abordar sua interrelação na origem de depósitos mistos associados a eventos de silicificação na porção superior da Formação Teresina. Apesar de as evidências de interação entre hidrotermalismo e produção biótica constituírem relações laterais de contato, a recorrência estratigráfica de níveis silicificados tornam verossímil a hipótese de que estes eventos estão relacionados. Para testar a hipótese levantada, buscar-se-á reconhecer em detalhe os níveis estratigráficos silicificados, ocorrência de coquinas e depósitos carbonáticos hidrotermais, a fim de compreender a origem geoquímica, sedimentológica e tafonômica das ocorrências, bem como seu significado estratigráfico.
  • Universidade Federal de Ouro Preto - MG - Brasil
  • Mon Feb 07 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Filipe Soares Quirino da Silva

Ciências Exatas e da Terra

Química
  • avaliação da farmacocinética pré-clínica de novas moléculas com atividade anti tripanossoma cruza
  • A Doença de Chagas é uma parasitose causada pelo protozoário Tripanossoma cruzi, sendo uma das principais endemias das Américas, ocorrendo do sul dos Estados Unidos até o sul da Argentina e do Chile. A terapia da Doença de Chagas é baseada no uso do Benznidazol. Um limitante do uso desse fármaco são seus efeitos adversos e o aparecimento de resistência em várias cepas do parasita. A situação do Benznidazol no panorama atual da doença de chagas demanda o desenvolvimento de novas drogas anti T. cruzi. Recentemente no Laboratório de Síntese de Fármacos de Farmanguinhos foram preparados dois derivados nitrotriazólicos que mostraram uma elevada atividade anti T.cruzi, com um toxicidade in vitro menor que o Benznidazol. Nesse projeto será realizada a avaliação da farmacocinética pré-clínica dos novos nitrotriázois com atividade anti T. cruzi. Utilizando-se técnicas de cromatografia líquida de ultra eficiência acoplada a espectrometria de massa sequencial, será determinada a curva de concentração plasmática dessas substâncias em camundongos, após a administração por via oral e após a administração endovenosa. Os produtos de biotransformação hepática serão estudados através da exposição dessas droga a frações hepáticas S9 humanas, e posterior avaliação do decaimento da concentração e formação de metabolitos. Espera-se que os resultados desse projeto permitam o prosseguimento do desenvolvimento do dos nitrotriázois, visto que a avaliação da farmacocinética pré-clínica é crucial para o desenvolvimento de novos fármacos, cumprindo uma das etapas necessárias para a condução dessas moléculas a realização de ensaios clínicos controlados. Espera-se também que o projeto tenha um resultado estruturante para Farmanguinhos, visto que essa atividade essencial na pesquisa e inovação em fármacos ainda não foi desenvolvida na unidade. Dessa forma, a partir desse projeto espera-se novos projetos de estudos farmacocinéticos pré-clínicos sejam realizados em Farmanguinhos.
  • Fundação Oswaldo Cruz - RJ - Brasil
  • Thu Jun 23 00:00:00 BRT 2022-Sun Jun 30 00:00:00 BRT 2024
Foto de perfil

Filippe Elias de Freitas Soares

Ciências Agrárias

Medicina Veterinária
  • atuação enzimática e nanonematicida do fungo nematófago duddingtonia flagrans no controle biológico de nematoides parasitos gastrintestinais de bovinos
  • Pesquisas realizadas com o fungo nematófago Duddingtonia flagrans, isolado AC001, têm demonstrado resultados promissores no combate de helmintos tanto no Brasil, quanto em outros países. Recentemente a descoberta da produção de enzimas e nanopartículas derivadas deste fungo, no Brasil, “revigorou” a sua aplicabilidade prática. Pesquisas a respeito da utilização dessas biomoléculas produzidas pelo D. flagrans no controle de nematoides gastrintestinais de ruminantes ainda não foram delineadas, sendo essa uma proposta pioneira. Nesse contexto, dentre os fatores que podem interferir negativamente na produtividade do rebanho bovino, promovendo prejuízos significativos para o produtor, destacam-se as nematodioses gastrintestinais. Além disso, a resistência parasitária é um problema que muitos países e inclusive o Brasil já enfrenta. Portanto, alternativas ecologicamente sustentáveis e economicamente rentáveis são necessárias, como a utilização de enzimas e nanopartículas derivadas de fungos nematófagos que podem ser integradas ao sistema de manejo parasitário nas propriedades rurais. A hipótese deste projeto é que nanopartículas e enzimas produzidas pelo fungo D. flagrans (AC001) apresentarão atividades antihelmínticas sobre estrongilídeos que afligem a população bovina brasileira e mundial, causando sofrimento aos animais e sérios prejuízos aos produtores. A equipe composta possui conhecimento necessário para a realização de todas as etapas apresentadas, tem desenvolvido vários estudos nessa área, que demonstram que as enzimas e nanopartículas de AC001 têm potencial nematicida comprovado. O fungo D. flagrans será cultivado e utilizado para a produção de enzimas e nanopartículas de acordo com as metodologias adequadas, que serão ajustadas a partir de estudos previamente publicados pela equipe. De modo análogo, também serão realizadas as análises da atividade nematicida das enzimas e AgNP’s biossintetizadas sobre L3 de estrongilídeos de bovinos.
  • Universidade Federal de Lavras - MG - Brasil
  • Tue Apr 26 00:00:00 BRT 2022-Wed Apr 30 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Flavi Ferreira Lisbôa Filho

Ciências Sociais Aplicadas

Comunicação
  • identidades, patrimônio cultural e desenvolvimento sustentável: a comunicação como articuladora de um centro interpretativo digital
  • Esta pesquisa objetiva contribuir na construção de conteúdos para a implementação de um futuro App “Centro Interpretativo Digital do Patrimônio Cultural”, que apresente os principais patrimônios dos territórios foco desta investigação (Geoparques Quarta Colônia e Caçapava Aspirantes UNESCO), promovendo as vivências culturais e a valorização das diversas expressões identitárias, que circunscrevem as localidades. Para tanto identificaremos os principais processos comunicacionais adotados pelos Geoparques Mundiais, que sejam referência, para verificar as relações com a criação de vínculos territoriais entre os indivíduos das referidas comunidades a partir de seus patrimônios, tendo assento metodológico na análise cultural. É importante ressaltar que o papel da comunicação no contexto da preservação patrimonial, além de gerar associações e fomentar o sentimento de pertença, deve ser o de socializar o conhecimento. Já os geoparques mundiais, cuja certificação é prerrogativa da UNESCO, são responsáveis por diversos benefícios para a região onde estão inseridos como o fomento da economia, por meio do turismo de base comunitária, a conservação do meio ambiente e consequentemente a melhora na qualidade de vida, agregando a perspectiva de que preservação pode ser inovação. De modo geral, podemos afirmar que eles são locais que, culturalmente, possibilitam a valorização de tradições, da memória e o estabelecimento de vínculos com o local em que a comunidade está inserta. No Brasil há apenas o Geoparque do Araripe. Temos o pressuposto de que associar a comunicação ao conhecimento do patrimônio cultural, incluído aqui o valor cultural do patrimônio natural, pode contribuir aos Geoparques, através de estratégias para difundir informações, gerar vinculações e reconhecimento cultural com o local. Observamos que o resgate identitário possibilita o desenvolvimento sustentável e a continuidade na produção de conhecimento com inserção social.
  • Universidade Federal de Santa Maria - RS - Brasil
  • Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025