Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Alessandra Souza Melett Brum

Lingüística, Letras e Artes

Artes
  • minas é cinema
  • Desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa CPCine: História, Estética e narrativas em cinema e audiovisual, o projeto Minas é Cinema objetiva mapear a atividade cinematográfica no Estado de Minas Gerais, no que diz respeito à produção, exibição, distribuição de filmes, recepção, produção crítica e publicações sobre cinema. Dada a amplitude do Estado de MG e o universo abrangente da pesquisa, definimos como etapa desse projeto continuar o levantamento de publicações periódicas voltadas ao cinema na Região Geográfica intermediária de Juiz de Fora, compreendendo o recorte temporal dos primórdios (1897) aos dias atuais; A partir dessas publicações e de pesquisas já desenvolvidas procuramos elencar também as salas de cinemas que existiram ou existem nas cidades foco da pesquisa; Alimentação do banco de dados da Programação das salas de cinema de Juiz de Fora; Realização de entrevistas com cineastas, críticos de cinema, técnicos, curadores de mostra, editores e personalidades que ajudaram e ajudam a fomentar a atividade cinematográfica no Estado de Minas Gerais. Nessa etapa as cidades contempladas são: Juiz de Fora (sede); São João Nepomuceno; Rio Novo; Ubá; Cataguases e Além Paraíba. Vale ressaltar que a maior parte das pesquisas relativas às publicações e atividades cinematográficas têm se concentrado preferencialmente no eixo Rio de Janeiro-São Paulo, deixando de contemplar as demais regiões do país. O objetivo do projeto é suprir parte de uma lacuna que se verifica no campo dos estudos do cinema brasileiro a partir do investimento na pesquisa, no registro de depoimentos e no levantamento e organização de dados em torno de publicações ocorridas na região da Zona da Mata Mineira, tudo disponibilizado no site minasecinema.com.br. O Minas é Cinema procura ultrapassar o pólo acadêmico e contribuir para valorização da história local, procurando ampliar seu alcance para além dos muros da Universidade.
  • Universidade Federal de Juiz de Fora - MG - Brasil
  • Sat Dec 02 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Alessandro Jacques Ribeiro

Ciências Humanas

Educação
  • aprendizagem profissional de formadores e de futuros professores de matemática: constituindo comunidades de prática e de investigação
  • Considerando resultados de pesquisas nacionais e internacionais, identificamos três lacunas a serem investigadas, atualmente: (i) a necessidade de pesquisas na formação inicial de professores de matemática que tomem a prática letiva como ponto de partida para dar suporte às aprendizagens para o exercício da docência; (ii) uma ampliação da compreensão do papel da matemática que se aprende na formação inicial para fundamentar a matemática que será ensinada pelo futuro professor; (iii) como é a formação de formadores de professores e como estes se desenvolvem profissionalmente para ensinar a ensinar matemática. Assim, o objetivo deste estudo é compreender como decorre a aprendizagem de futuros professores de matemática e de seus formadores, quando estes constroem um ambiente de colaboração, interação e investigação, mediado por tarefas formativas, que tematizem a prática letiva da escola básica e contemple a matemática e a didática abordadas na Licenciatura com vistas ao ofício futuro de ensinar matemática na Educação Básica. Do ponto de vista metodológico, a presente proposta se enquadra em uma abordagem qualitativa-interpretativa, tomando como método o Design-Based Research (DBR). A coleta de dados deverá ocorrer por diferentes procedimentos e técnicas, como a observação participante – com registros em áudio e vídeo – e a recolha documental das tarefas realizadas pelos professores participantes no estudo e de outros documentos curriculares. Dentre os resultados esperados estão (i) a busca por uma compreensão conceitual acerca de como decorre a aprendizagem profissional de futuros professores de matemática e de seus formadores, bem como (ii) a elaboração, para a formação de professores e de formadores de professores, de materiais curriculares que contemplem a aproximação da matemática acadêmica com a matemática escolar, e visam favorecer a presença e a interlocução da prática como uma componente essencial para a aprendizagem dos futuros professores.
  • Universidade Federal do ABC - SP - Brasil
  • Sat Dec 02 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Alessandro Jatobá

Engenharias

Engenharia de Produção
  • tecnologias e práticas baseadas em evidências para agentes comunitários de saúde em localidades vulneráveis: ciência da implementação em direção à resiliência na atenção primária
  • Esta proposta visa identificar oportunidades para o desenvolvimento de tecnologias e práticas inovadoras que fortaleçam a resiliência em intervenções de saúde em comunidades vulneráveis. Populações carentes são negativamente impactadas pelas desigualdades e podem ser resistentes a intervenções de saúde pública que não visam suas circunstâncias únicas, motivações ou problemas específicos. Logo, parcerias comunitárias são fundamentais para melhorar a saúde dessas populações. Os Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) são membros capacitados da comunidade que atendem, constroem relacionamentos, proporcionam contato regular com os moradores e fortalecem a Atenção Primária à Saúde (APS) no Sistema Único de Saúde (SUS) em comunidades vulneráveis. A partir do arcabouço conceitual da Ciência da Implementação, que visa conciliar políticas e práticas para serviços de saúde mais eficientes, este projeto de característica multidisciplinar utilizará métodos e técnicas da ergonomia, engenharia de resiliência, análise de redes sociais, análise de conteúdo, revisão sistemática da literatura para avaliar e melhorar a resiliência dos programas de ACSs a partir do seu funcionamento e sua articulação com as políticas de saúde. A pesquisa é operacionalizada em 4 objetivos tratados em 5 blocos de trabalho articulados (BTs). A equipe de pesquisa engloba diferentes disciplinas e parceiros nacionais e internacionais para garantir a geração de novos conhecimentos e perspectivas, articulados entre os diversos países participantes, apresentando, assim, potencial para melhorar a resiliência de seus sistemas de APS.
  • Fundação Oswaldo Cruz - RJ - Brasil
  • Thu Feb 08 00:00:00 BRT 2024-Sun Feb 28 00:00:00 BRT 2027