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COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Educação
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Currículo
Título do Projeto:
valida day - semana nacional de ciência e tecnologia 2021
Resumo:
Este evento tem por objetivo viabilizar a discussão e a divulgação de Tecnologias Educacionais, Objetos de Aprendizagem, ou Recursos Educacionais Abertos, impressos ou digitais, desenvolvidos com o intuito de facilitar processos de ensino e aprendizagem. Agora, mais do que em qualquer outro momento da trajetória da civilização humana, ele justifica-se em virtude da imposição do isolamento social e do ensino remoto provocado pela Pandemia de COVID-19. Encontra-se preliminarmente fundamentado, teórica e metodologicamente, em Ausubel (1969), Moreira (2001), Bates (2016) e Filatro (2015), sugerindo-se o Modelo ADDIE de produção de artefatos para educação à distância, como norteador das discussões. Espera-se, como resultado, uma ampla distribuição dos conteúdos produzidos no VALIDA DAY, por meio de suas redes de comunicação social.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal da Paraíba - PB - Brasil
Vigência:
06/10/2021-31/10/2023
Silmara Cristina Dela da Silva
COORDENADOR(A)
Lingüística, Letras e Artes
Lingüística
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
inventário digital de termos e conceitos em discurso e mídia
Resumo:
Este projeto tem como proposta a produção e disponibilização na rede eletrônica de um inventário digital de termos e conceitos do campo teórico dos estudos discursivos, decorrente da compilação de noções teórico-metodológicas que, desde a década de 1980, são propostas e mobilizadas por pesquisadores brasileiros em suas práticas de análises dos discursos da/na mídia. Trata-se, assim, de uma pesquisa de caráter teórico-prático, com vistas a: i) fazer um levantamento das pesquisas no campo da Análise do Discurso, que se voltam a corpora constituídos por distintas materialidades significantes, formuladas e com circulação na mídia; ii) compilar termos e conceitos teóricos mobilizados nessas pesquisas, realizadas em instituições brasileiras desde a década de 1980; iii) constituir um acervo digital composto por termos e conceitos teóricos em suas mobilizações analíticas, a ser disponibilizado na rede eletrônica, com foco na divulgação científica e no apoio ao ensino de graduação e pós-graduação na área. A necessidade de inventariar termos, conceitos e noções teóricas relevantes para os Estudos da Linguagem e do Discurso, a fim de conferir visibilidade a conceitos e noções da área, decorre da importância e abrangência dos discursos da/na mídia, em nossa conjuntura sócio-histórica, bem como do vasto conhecimento que vem sendo produzido com o aporte teórico-metodológico da Análise do Discurso, com o intuito de compreensão do funcionamento discursivo dessas produções midiáticas. Tal proposta vincula-se às práticas do grupo de pesquisa MiDi Mídia e(m) Discurso (CNPq), à linha de pesquisa Teorias do texto, do discurso e tradução, do Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagem da UFF, e ao projeto UFF Capes-Print História, circulação e análise de discursos literários, artísticos e sociais, e almeja produzir material consistente e acessível, que possa ser mobilizado para apoio ao ensino e à inserção de jovens pesquisadores às práticas de pesquisa no campo discursivo.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal Fluminense - RJ - Brasil
Vigência:
16/03/2022-31/03/2025
Silvana Alves Pereira
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Psicologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
desenvolvimento da percepção visual para estímulos sociais entre prematuros de baixo e alto risco para autismo
Resumo:
Apesar da imaturidade de áreas corticais, os recém-nascidos apresentam uma preferência inata por estímulos visuais sociais. Essa habilidade é essencial para guiar suas interações no ambiente, mas no recém-nascido prematuro (RNPT), parece não estar totalmente desenvolvida (Pereira, S.A., et al, 2017). O desinteresse por figuras sociais pode ser um sinal de comprometimento social. Crianças a termo que são diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) apresentam declínio do olhar para figuras sociais (Di Giorgio et al, 2016). Estes traços foram hipotetizados como sendo uma deficiência na ativação dos mecanismos de orientação subcortical, ou até mesmo, consequência de uma não especialização cortical (Di Giorgio et al, 2021), que no desenvolvimento típico direciona os recém-nascidos a estímulos visuais sociais. Mas, apesar da prematuridade aumentar a vulnerabilidade do cérebro, e interferir nas capacidades cognitivas e motoras dos RNPT, causando déficits que persistem até a vida adulta, a regulação dos domínios da interação social, identificados como biomarcadores para risco de TEA na primeira infância, ainda não foram elucidados nesta população. Oferecer estratégias de monitoramento precoce em prematuros com alto e baixo risco de desenvolver TEA, parece preencher esta lacuna. A identificação precoce e a intervenção oportuna melhoram o desenvolvimento (Novak I, et.al., 2019). Nesta perspectiva, a proposta foi consolidada por pesquisadores brasileiros, do Serviço ambulatorial Multidisciplinar de Atenção ao Espectro do Autismo (SEMEA) do Instituto Santos Dumont e Universidade Federal do Rio Grande do Norte, e pesquisadores da Rede italiana para detecção precoce de TEA (NIDA) com o objetivo de avaliar o desenvolvimento da percepção visual para estímulos sociais em RNPT durante os 24 primeiros meses de vida e caracterizar os registros da ativação cortical (fNIRS), atividade cerebral (EEG) e orientação do olhar (Eye-tracking) em RNPT com alto e baixo risco para TEA
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - RN - Brasil
Vigência:
15/02/2022-28/02/2025
Silvana de Souza Nascimento
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Antropologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
redes de apoio e cuidado entre travestis e mulheres trans na pandemia de covid-19: trabalho sexual, saúde mental e resiliência
Resumo:
Este projeto tem como objetivo identificar e analisar processos de formação e atuação de redes de suporte e de práticas de cuidado, institucionais e comunitárias, voltadas para a saúde mental, que envolvem travestis e mulheres trans ao longo da pandemia de COVID-19 na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP), em especial das que atuam no trabalho sexual. Serão utilizadas diferentes metodologias - trabalhos de campo, de orientação etnográfica, entrevistas em profundidade e pesquisa quantitativa -, em uma rede colaborativa envolvendo universidades e instituições internacionais, na Europa (Portugal, Espanha e França) e na América Latina (Chile, Peru e Equador). Com uma abordagem interseccional e interdisciplinar - a antropologia, a epidemiologia e a psicanálise-, pretende-se: investigar como redes se conformam e quais são as suas especificidades territoriais; identificar como serviços comunitários e institucionais funcionam desde o início da pandemia, se foram precarizados ou adensados e quais os condicionantes de tais processos; detectar diferenciais de acesso aos recursos de apoio social e cuidado entre TMT, conforme articulação de marcadores sociais da diferença como raça/cor, classe, geração, deficiência, etc.; e analisar as implicações da dinâmica de tais redes sobre processos de adoecimento psíquico e melhora de saúde mental. Visamos produzir e disseminar informações que auxiliem a formulação de políticas públicas para este grupo, no âmbito da saúde coletiva, em especial da saúde mental, bem como o fortalecimento de articulação de redes comunitárias e institucionais.
Instituição/UF/País:
Universidade de São Paulo - SP - Brasil
Vigência:
22/03/2022-31/03/2025
Silvana Maldaner
COORDENADOR(A)
Ciências Exatas e da Terra
Geociências
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
influência dos movimentos de submeso na estimativa de parâmetros turbulentos de dispersão em uma camada limite estável
Resumo:
As mudanças climáticas e a necessidade de controle da qualidade de ar em grandes centros têm contribuído para o desenvolvimento de novos modelos de dispersão e novas técnicas para a modelagem dos processos atmosféricos envolvidos. De forma geral, os modelos existentes conseguem descrever a difusão de escalares passivos na atmosfera. Entretanto, em algumas situações estes modelos não conseguem prever adequadamente a concentração de contaminantes, apresentando discrepâncias consideráveis entre as concentrações observadas e simuladas. Uma das razões para tais discrepâncias está associada à falta de informações confiáveis sobre o perfil vertical do coeficiente de difusão turbulenta na camada limite atmosférica estável. Existem diferentes formas para estimar tais coeficientes, porém a grande maioria das propostas empregam a teoria de similaridade Monin-Obukhov, que na sua forma original não é aplicável para situações noturnas caracterizadas por baixa velocidade do vento (camada limite estável). Estudos recentes sobre a camada limite estável sugerem que formulações de parâmetros turbulentos podem ser obtidas a partir da teoria de similaridade se ocorrer a filtragem dos movimentos de submeso em dados atmosféricos de alta frequência. Assim, este trabalho tem como objetivo calcular as formulações de difusão turbulenta na camada limite estável a partir da filtragem dos movimentos de submeso. Um objetivo adicional é verificar a universalidade dos parâmetros de dispersão e como estes são influenciados pelos movimentos de submeso. Para isso, dados observacionais de alta frequência e em diferentes níveis verticais serão empregados. A teoria de similaridade, a teoria de difusão estatística de Taylor, a análise espectral de Hilbert-Huang e a técnica de decomposição de multi-resolução de sinais serão empregadas para análise de séries temporais e partir disso, espera-se determinar uma formulação para o coeficiente de difusão para condições estáveis.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Santa Maria - RS - Brasil
Vigência:
08/03/2022-31/03/2025
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