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Colégio Estadual José de Anchieta EFM
Colégio Modelo Luis Eduardo Magalhães
Colégio Pedro II
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Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais
Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina
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Escola de Enfermagem da USDP
Escola de Guerra Naval
Escola municipal cônego Nestor
Escola Municipal de Ensino Fundamental Cândido de Assis Queiroga
Escola Superior de Propaganda e Marketing
Escola Superior Dom Helder Câmara
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FABNS
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Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto
Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein
Faculdade Santa Casa BH
FUCAPE
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FUNDACAO UNIVERSIDADE FEDERAL DE CIENCIAS DA SAUDE DE PORTO ALEGRE
Fundação Antônio Prudente
Fundação Butantan
Fundação Carlos Chagas
Fundação Casa de Rui Barbosa
Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ
Fundação Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações
Fundação Cultural de Joinville
Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza
Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado
Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha
Fundação Ezequiel Dias
Fundação Faculdade de Medicina
Fundação Getúlio Vargas
Fundação Hemocentro de Ribeirão Preto
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Fundação Joaquim Nabuco
Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho
Fundação Mamíferos Aquáticos
Fundação Meridional
Fundação Octacílio Gualberto
Fundação Oswaldo Cruz
Fundação Paleontológica Phoenix
Fundação Paranã-buc para Estudos e Pesquisas Arqueológicas
Fundação Pio XII
Fundação Planetário da Cidade do Rio de Janeiro
Fundação Universidade Regional de Blumenau
FUNDO MUNICIPAL DE EDUCACAO DE CAETANOS
GERENCIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO - ARCOVERDE
Governo do Estado de Alagoas
Governo do Estado de Minas Gerais
Governo do Estado do Acre
Governo do Estado do Maranhão
Governo do Estado do Piauí
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Hospital de Clínicas de Porto Alegre
Hospital Infantil Pequeno Príncipe
Hospital Sírio-Libanês
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Hospital Universitário Professor Edgard Santos/Ebserh
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Instituto de Pesquisa PENSI
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Instituto de Tecnologia e Pesquisa
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Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul
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Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins
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Instituto Federal de Santa Catarina
Instituto Federal de São Paulo
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Instituto Federal do Ceará
Instituto Federal do Maranhão
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Instituto Federal Fluminense
Instituto Federal Goiano
Instituto Federal Sul-Rio-Grandense
Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein
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Instituto Militar de Engenharia
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Instituto Nacional de Câncer
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Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais
Instituto Nacional de Tecnologia
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Márcia Gonçalves Ferreira
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Nutrição
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Currículo
Título do Projeto:
indicadores de saúde, ambiente físico e social de idosos frequentadores de centros de convivência de cuiabá -mt
Resumo:
O ritmo acelerado de crescimento da população idosa no Brasil é um fenômeno que exige monitoramento constante, visando o envelhecimento saudável. A manutenção da funcionalidade e qualidade de vida são questões centrais para a saúde do idoso. Não apenas os fatores individuais, mas também atributos físicos e sociais dos ambientes urbanos são importantes determinantes dos níveis de saúde. Devido ao declínio funcional e mental e consequente redução na mobilidade, os idosos são mais vulneráveis a barreiras em seu ambiente circundante em comparação com outras pessoas. Assim, o ambiente construído, definido como aspectos físicos criados ou modificados pelo homem, incluindo estruturas, recursos naturais, espaços abertos/verdes, sistemas de transporte, pode afetar a saúde e qualidade de vida dos idosos. Embora a literatura venha mostrando de forma robusta a influência da vizinhança na saúde, no Brasil há pouca informação sobre o tema, especialmente para população idosa. O objetivo geral da proposta é analisar a associação entre características do ambiente físico e social e indicadores de saúde relacionados às morbidades, condições de saúde, alimentação, nutrição e comportamentos do estilo de vida de idosos frequentadores de centros de convivência de Cuiabá -MT. Trata-se de estudo de painéis repetidos (2019-2020 e 2024-2025). Será construída uma base de dados contendo dois níveis hierárquicos, ou seja, indivíduos e vizinhança definida como uma unidade geográfica, que será caracterizada pelas variáveis dos censos demográficos de 2010 e 2022 e obtidas a partir do sistema de informação geográfica. A análise longitudinal irá considerar dados individuais coletados do primeiro painel, permitindo análise da situação de saúde antes e após a pandemia de Covid-19. O estudo de análise multinível permitirá a avaliação simultânea de fatores contextuais e individuais na investigação de associações entre variáveis de interesse.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Mato Grosso - MT - Brasil
Vigência:
Mon Feb 26 00:00:00 BRT 2024-Sun Feb 28 00:00:00 BRT 2027
Márcia Gorette Lima da Silva
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Educação
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
argumentação científica escolar, escrita e leitura crítica: um estudo em diferentes contextos científicos a partir de propostas didáticas inovadoras
Resumo:
Autores defendem que a argumentação nas aulas de Ciências promove a capacidade do pensar criticamente e este, por sua vez requer a consciência de padrões epistêmicos que organizam o conhecimento envolvendo a habilidade de refletir sobre e avaliar tanto o próprio pensamento como o dos outros. Em outras palavras, o pensamento crítico envolve o ceticismo científico o que possibilita combater a pseudociência. Inserem-se nesta perspectiva a escrita e leitura crítica pode ser desenvolvida nas aulas de ciências. Para favorecer este movimento de avaliação, crítica e comunicação do conhecimento consideramos a materialização de atividades potencializadoras considerando bases pedagógicas e psicológicas e contextos reais. Assumimos que atividades orientadas ao desenvolvimento da argumentação científica escolar exigem a revisão de pontos de vista a partir de diferentes perspectivas, envolvem um componente metacognitivo de reflexão e revisão da própria perspectiva levando a organização do conhecimento e a comunicação com a escrita e a leitura crítica. Propomos uma ampliação (e neste sentido, inovação do ponto de vista do referencial teórico) da discussão das práticas epistêmicas (avaliar e comunicar o conhecimento científico); desenvolver, validar e implementar atividades de ensino em escolas públicas do semiárido nordestino; analisar por meio dos discurso a habilidade de comunicar e avaliar por meio da escrita e leitura crítica. A coleta de dados envolverá a preparação de argumentos, a realização do debate, a avaliação coletiva do debate, a escrita e a leitura de textos de divulgação científica. Para análise dos dados utilizamos elementos do referencial da análise dialógica do discurso que se apoia nos estudos de Bakhtin sobre linguagem. Esperamos, a partir deste estudo, contribuir com a discussão sobre novas abordagens no ensino de ciências e o suporte teorico-metodologico na elaboração de materiais didáticos.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - RN - Brasil
Vigência:
Tue Dec 26 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Marcia Helena Alvim
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
História
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
história das ciências decolonial: perspectivas para a formação de professores
Resumo:
Esta pesquisa, de caráter interdisciplinar, busca analisar o potencial da abordagem histórica decolonial para a formação de professores, através de reflexão teórica e historiográfica de fontes documentais dos séculos XVI e XVII e sua inserção em um curso de formação continuada de professores, buscando articular a discussão teórica e historiográfica desenvolvida com a formação de professores da área de ciências naturais. Deste modo, este projeto almeja analisar o potencial da discussão decolonial no âmbito historiográfico e educacional através da inserção desta perspectiva na formação continuada de professores. Dentre os diversos conceitos que subsidiam a discussão decolonial, destacamos a colonialidade do saber/poder, o epistemicídio, a diversidade epistemológica e a interculturalidade. Deste modo, após a análise historiográfica realizaremos um curso de formação continuada buscando articular a discussão teórica desenvolvida com a formação de professores da área de ciências naturais. A pesquisa possui abordagem teórica e qualitativa a partir de análise bibliográfica e documental das fontes históricas indicadas e dos dados coletados no curso de formação de professores. Estes dados serão analisados a partir da Análise Textual Discursiva. Assim, o objetivo principal deste estudo constitui-se na compreensão do potencial da História das Ciências para uma educação decolonial, através da análise de documentos históricos e da proposição e estudo de uma formação continuada de professores. Para realizá-lo, partimos do pressuposto de que estes saberes promovem uma educação reflexiva que valoriza a diversidade epistêmica e cultural, através da interculturalidade na formação de professores em articulação com novas abordagens historiográficas. Ressaltamos o impacto deste estudo para fomentar novas discussões embasadas pelo viés decolonial, tanto quanto para a formação com excelência de recursos humanos para o âmbito educacional.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do ABC - SP - Brasil
Vigência:
Tue Dec 05 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Marcia Machado de Lima
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Educação
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
alfabetização inicial e educação intercultural: tensões e possibilidades para a educação escolar no contexto amazônico rondoniense
Resumo:
O cenário multicultural, multiétnico, multilíngue e a presença do modelo multissérie como traços de identidade amazônica das escolas rurais propõe investigação, geograficamente referenciada, sobre a educação intercultural em Rondônia. Nesta direção, a pesquisa aborda o aprendizado da leitura e da escrita como foco. A pesquisa pretende identificar as práticas educacionais de alfabetização em escolas rurais, indígenas, ribeirinhas e quilombolas nos municípios de Porto Velho, Ji-Paraná e Costa Marques (na região do Vale do Guaporé), Rondônia, delinear a problemática atual e promover pesquisa colaborativa com professores alfabetizadores sobre práticas pedagógicas interculturais. Ressalta-se a questão central "se e como as relações dos vários modelos de escola rural com a cultura local, a presença da interculturalidade e da discursividade mobilizadas pelos estudantes impactam os processos de alfabetização e seus resultados?". A pesquisa justifica-se pela ainda fragmentária compreensão existente sobre a educação escolar em contexto amazônico rondoniense, principalmente após as mudanças trazidas pela pandemia nas concepções de vida, trabalho, gênero, infância, tecnologia, relações étnico-raciais, processos próprios de produção cultural e aprendizagem. Também ressalta-se a necessidade de avançar na consolidação das pesquisas educacionais que tenham como foco a alfabetização e a discursividade a partir da compreensão da problemática atual.A fundamentação teórica, baseada na educação intercultural, alfabetização, discursividade e cultura escrita, aportes etnográficos e dos letramentos sociais, ancora a pesquisa qualitativa: levantamento de dados censitários do INEP e do IBGE, análise documental bibliográfica, procedimentos de pesquisa de campo (entrevistas, observação e diálogo de saberes). Reúnem-se pesquisadores da UNIR/Porto Velho/Ji-Paraná/Licenciatura Intercultural, em Rondônia, e Universidad Iberoamericana Ciudad de México.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Rondônia - RO - Brasil
Vigência:
Wed Feb 21 00:00:00 BRT 2024-Sun Feb 28 00:00:00 BRT 2027
Marcia Maria Auxiliadora Naschenveng Pinheiro Margis
COORDENADOR(A)
Ciências Biológicas
Genética
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
interações físicas e funcionais entre genes envolvidos em sinalização hormonal e de resposta a estresses em plantas.
Resumo:
Este projeto visa explorar as vias de transdução de sinais do hormônio brassinosteroide (BR) e das respostas aos estresses de seca e deficiência de fosfato, através da identificação e caracterização funcional de genes que codificam proteínas que interagem (interatoras) com proteínas e genes previamente identificados como chaves nesses processos. Para responder como essas vias interagem serão implementadas estratégias inovadoras de estudo da interação proteína-proteína. Aliado a essa estratégia, pretendemos usar genética reversa para estudo funcional destes genes e de seus interatores. A hipótese a ser testada é de que as protéinas interatoras participam nas vias de transdução de sinal de hormônios e de resposta a estresses específicos. Além da relevância dos resultados a serem obtidos, esta proposta tem importância para o treinamento e formação de pessoal em nível de doutorado e pós-doutorado. A possibilidade de continuarmos a fazer pesquisa de ponta para além da bioinformática, desenvolvendo capacidades experimentais inovadoras é fundamental para o desenvolvimento e independência tecnológica do país.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
Vigência:
Mon Jan 08 00:00:00 BRT 2024-Sat Jan 31 00:00:00 BRT 2026
Marcia Maria Chiquitelli Marques Silveira
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Medicina
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
aplicação de um painel de biomarcadores como ferramenta para a estratificação de risco do câncer de colo de útero no contexto do sistema único de saúde (sus)
Resumo:
Apesar da melhoria da implementação disseminada dos programas de prevenção, o câncer de colo de útero continua sendo um importante problema de saúde pública. Por isso, há necessidade do desenvolvimento e uso de biomarcadores eficientes que indiquem as mulheres que irão apresentar progressão da doença. Nesse contexto, considerando que estudos anteriores do nosso grupo de pesquisa identificaram potenciais biomarcadores de progressão de doença a utilização desses, poderia auxiliar na melhor resposta ao tratamento e no custo efetividade referente ao desfecho clínico. Concebemos que desta maneira seria possível identificar precocemente as pacientes que apresentam um alto risco de progressão do câncer de colo de útero, antes da doença invasiva ser diagnosticada. O objetivo dessa proposta consiste no desenvolvimento e validação multicêntrica de biomarcadores minimamente invasivos que sejam capazes de identificar as pacientes com alto risco de progressão do câncer de colo de útero. Concebemos que a utilização desses biomarcadores, poderá ocasionar uma diminuição signifcativa da mortalidade do câncer de colo de útero, devido o impacto do tratamento precoce. Nesse cenário, esse estudo é pioneiro na construção de um painel transcriptômico responsável pela identificação de pacientes com risco aumentado para a progressão do câncer de colo de útero. Além disso, serão coletados diferentes fluidos biológicos e amostras teciduais de pacientes com lesões precursoras do câncer de colo de útero para compor a coleção de amostras para armazenamento nas unidades de Biobanco do Hospital de Câncer de Barretos instaladas em diferentes regiões do país. Essa abordagem na prática clínica poderá auxiliar o manejo e as decisões terapêuticas, a fim de proporcionar um tratamento personalizado para essas pacientes com risco aumentado de progressão, impactando diretamente na diminuição da morbidade e mortalidade devido os benefícios do tratamento precoce ofertados pelo Sistema Único de Saúde.
Instituição/UF/País:
Fundação Pio XII - SP - Brasil
Vigência:
Tue Dec 12 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Márcia Maria dos Santos Bortolocci Espejo
COORDENADOR(A)
Ciências Sociais Aplicadas
Administração
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
controle gerencial, fomento e agricultura familiar orgânica: uma proposta de políticas públicas para o desenvolvimento econômico sustentável
Resumo:
Em estudo inicial do grupo de pesquisa com agricultores familiares (Queiroz, Espejo, 2022), foi possível identificar que o controle gerencial possui um efeito mediador na relação entre fomento e performance. Contudo, nas entrevistas com agricultores familiares orgânicos, percebeu-se comportamento diferenciado com relação aos construtos investigados. Ainda, por entender que a agricultura familiar orgânica é uma solução para o grande desafio da segurança alimentar, promovendo proteção ambiental, saúde populacional e fixação do homem no campo, o foco do presente projeto se dará no estudo de agricultores familiares orgânicos. Sendo assim, o objetivo geral do presente estudo busca desenvolver políticas públicas para a agricultura familiar orgânica a partir da compreensão da relação entre fomento, controle gerencial e desempenho de agricultores familiares. Utilizar-se-á, como benchmarking, as ações voltadas ao desenvolvimento sustentável neste sentido desenvolvidas pela Austrália, país com a maior área plantada em hectares do mundo na área de orgânicos (FIBL, 2021). Metodologicamente, o projeto prevê revisão sistemática da literatura; no Brasil e na Austrália, a investigação dos elementos relativos ao trabalho institucional (político, cultural e técnico) voltados à promoção da agricultura familiar orgânica; no Brasil e na Austrália, por meio de survey e/ou entrevistas com agricultores familiares orgânicos, identificaremos as proxies informacionais de controle gerencial empregadas, o fomento que subsidia tais agricultores e a sua performance no período analisado. Por fim, políticas públicas serão propostas no Brasil voltadas ao fomento, controle gerencial e desempenho dos agricultores familiares orgânicos, as quais serão apresentadas aos órgãos competentes de forma a sensibilizá-los na direção da promoção do desenvolvimento econômico sustentável nesta área.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - MS - Brasil
Vigência:
Thu Dec 15 00:00:00 BRT 2022-Sat Feb 28 00:00:00 BRT 2026
Márcia Maria Tavares Machado
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Saúde Coletiva
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
coorte iracema covid: pandemia de covid-19 e do distanciamento físico na saúde mental materna, práticas parentais, desenvolvimento infantil e insegurança alimentar das famílias de fortaleza-ce
Resumo:
Introdução: A saúde mental materna também é influenciada por fatores advindos do contexto. Nascer num contexto de pandemia significa que estas crianças terão um percurso de desenvolvimento específico. E necessário compreender essas relações e acompanhar as suas consequências negativas e promover fatores de proteção para toda uma geração e potencializar o desenvolvimento das gerações futuras. Objetivo: avaliar a influência da pandemia de Covid-19 e do distanciamento físico na saúde mental materna, práticas parentais e desenvolvimento infantil em Fortaleza, aos 24 e 36 meses. Método: Estudo de coorte indiciado em julho de 2020, prospectivo com 355 puérperas que deram à luz em maternidades públicas nos meses de julho e agosto de 2020. Mulheres que tiveram filhos no período de julho e agosto de 2020, em serviço de saúde ou maternidade pública e que morava em Fortaleza. Este estudo já realizou a seleção da linha de base e o acompanhamento até dois anos. Os dados da onda 5 serão coletados aos 36 meses de nascimento (agosto a outubro de 2023) e aos 48 meses (2024).As variáveis coletadas dizem respeito a condições sóciodemográficas, aleitamento materno, suporte familiar, saúde da mãe, condições de trabalho, acompanhamento pré-natal, vacinação e saúde mental materna (através de questionários elaborados pelos responsáveis pela pesquisa). Foi avaliado o status socioeconômico através do Critério de Classificação Econômico do Brasil. Para a a saúde mental materna foi utilizado o Self-Report Questionnaire (SRQ- 20) (que avalia Transtornos Mentais Comuns), as práticas parentais foram avaliadas através do instrumento Parenting and Family Adjustment Scales PAFAS e o desenvolvimento infantil por meio do Caregiver Reported Early Development Instruments - CREDI. A associação de saúde mental materna, práticas parentais e desenvolvimento será verificada através de múltiplas regressões univariadas e regressão multivariada. Os dados serão apresentados através de gráficos e tabelas
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Ceará - CE - Brasil
Vigência:
Mon Dec 04 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Márcia Motta Maués
COORDENADOR(A)
Ciências Biológicas
Botânica
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
investigando o papel dos polinizadores nativos e de diferentes práticas de manejo sobre a produção de cacau na amazônia
Resumo:
A agricultura tropical é dependente de agentes polinizadores bióticos. O paradoxo entre o desenvolvimento e a conservação dos ecossistemas, especialmente nos trópicos, onde o avanço da fronteira agrícola busca atender à crescente demanda por alimentos, leva a perda de habitat e redução na provisão do serviço ecossistêmico da polinização. O cacau é uma commodity agrícola global, que desperta o interesse grande interesse agroindustrial e fomenta a bioeconomia amazônica, gerando renda para muito produtores familiares, segmento estimulado na cacauicultura amazônica, onde a produção caracteriza-se pela adoção dos sistemas agroflorestais em módulos agrícolas familiares, consorciando cultivos temporários (alimentares) e permanentes (frutíferas e essências florestais). Muito já se conhece sobre o manejo agronómico, porém os estudos sobre os polinizadores e do cacaueiro no Brasil são dos anos 60 e 70, indicando a predominância de mosquitos como polinizadores legítimos, porém questiona-se a participação de outros insetos nesse processo. Assim, reavaliar esse serviço de polinização e a determinar os insetos com potencial de polinizar as flores do cacaueiro é uma importante contribuição para respaldar recomendações de manejo das lavouras. Da mesma forma, medidas de gestão desenvolvidas em co-construção de conhecimento, aliadas às estimativas obtidas pela pesquisa aplicada, podem demonstrar aos agricultores os custos e benefícios da mudança de uma agricultura altamente convencional e hostil aos polinizadores à uma mais amigável e agroecológica. Neste projeto pretende-se valorar o serviço de polinização do cacaueiro na Amazônia brasileira, determinar os polinizadores efetivos, caracterizar as práticas amigáveis aos polinizadores adotadas e/ou com potencial de adoção, visando aumentar as sinergias entre a conservação da biodiversidade e a produção agrícola, no âmbito social, humano e ecológico, incluindo assim múltiplas dimensões nesse processo, visando o ganho comum.
Instituição/UF/País:
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - PA - Brasil
Vigência:
Thu Jul 28 00:00:00 BRT 2022-Sun Nov 30 00:00:00 BRT 2025
Márcia Nunes Bandeira Roner
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Saúde Coletiva
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
efeitos das mudanças climáticas na epidemiologia da dengue e leishmaniose visceral: cenários proativos e reativos em suporte à tomada de decisão e planejamento de prevenção e combate em escala nacional.
Resumo:
Dengue e Leishmaniose representam grande desafio para a saúde pública do Brasil, afetando milhares de pessoas anualmente. Embora no Brasil, um dos países mais afetados, haja um sistema de saúde atuante no seu combate, a nível global não recebem a devida atenção. No contexto das mudanças climáticas, variações nos padrões de chuva e temperatura têm provocado efeitos significativos na disseminação de doenças de transmissão vetorial, aumentando a população de vetores e intensificando a replicação viral, contribuindo para o aumento da frequência e severidade dessas enfermidades. Dengue e Leishmaniose visceral compartilham processos ecológicos semelhantes relacionados a vetores e hospedeiros. Nesse contexto, iremos desenvolver cenários preditivos do impacto das mudanças climáticas nas suas disseminações. O projeto, portanto, busca responder três questões fundamentais: Qual é a relação entre clima, ambiente e epidemiologia dessas doenças? Qual é o atual cenário epidemiológico? Como será o cenário epidemiológico futuro perante mudanças climáticas? Serão utilizados dados secundários disponíveis no setor público, para análises retrospectivas que mapeiam relações entre eventos passados, como aumento de vetores e surtos, e fatores socioeconômicos e ambientais, trazendo maior clareza aos processos subjacentes relacionados à propagação dessas doenças no espaço e no tempo. Elaboraremos modelo preditivo com cenários que abarcarão o passado, presente e futuro relacionados às doenças, trazendo entendimento mais profundo das relações causais entre elas e seus impactos na saúde humana. Além disso, auxiliará na detecção de áreas vulneráveis no Brasil, considerando os efeitos das mudanças climáticas previstas até 2060. Pretendemos também cadastrar a pesquisa e resultados na Plataforma Pesquisa Saúde. Essa abordagem apoiará decisões e ações tanto reativas quanto proativas, auxiliando nas estratégias e políticas públicas de vigilância e controle, ampliando o conhecimento em saúde.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Sul da Bahia - BA - Brasil
Vigência:
Mon Feb 05 00:00:00 BRT 2024-Sun Aug 31 00:00:00 BRT 2025
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