Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Martha Maria Prata Linhares

Ciências Humanas

Educação
  • experiências e formação de professores para a superação de desafios pós covid-19
  • O distanciamento social provocado pela pandemia do coronavírus trouxe uma crise para a educação, com implicações e consequências de longo prazo. O impacto foi maior nas populações mais vulneráveis e com consequências drásticas para os estudantes com possíveis implicações para a agenda 2030 da UNESCO no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4, que consiste na educação de qualidade e aprendizagem ao longo da vida para todos. O objetivo geral da pesquisa é conhecer como professores em diferentes contextos vem (re)construindo suas práticas pedagógicas para irem ao encontro dos desafios que surgiram desde o inicio da pandemia. Os objeticos específicos são: i- Realizar um estudo teórico-bibliográfico relativo à temática: formação e desenvolvimento profissional docente em tempos de crise; ii.Escutar os professores em processos formativos; iii.Discutir e refletir sobre os desafios enfrentados para sustentar a educação em tempos de crise a partir de experiências formativas em encontros de grupos focais; iv.Mapear as estratégias e trazer para discussão, as práticas pedagógicas que os professores usaram e estão usando para superar os desafios; v-Contribuir na construção de conhecimentos sobre a pedagogia, a prática e o aprendizado profissional dos professores; vi.Divulgar os resultados da pesquisa com a comunidade local, científica nacional e internacional; vii.Propor ações de cooperação internacional. Realizaremos grupos focais com professores para mapear suas estratégias e práticas pedagógicas. Queremos contribuir com o desenvolvimento de ações formativas que possam apresentar alternativas ao enfrentamento daquilo que se apresenta como desafio aos educadores. Almejamos ampliar a compreensão dos desafios que as experiências pandêmicas e pós pandêmicas trouxeram aos educadores e à sua ação docente e contribuir na construção de conhecimentos sobre os processos que fazem parte da formação e prática docente, e o aprendizado profissional dos professores durante esse período.
  • Universidade Federal do Triângulo Mineiro - MG - Brasil
  • 04/12/2023-31/12/2026