Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Silvia Martins dos Santos

Outra

Divulgação Científica
  • ações integradas na semana nacional de ciência e tecnologia 2022 em uberlândia e região
  • Os avanços científicos e tecnológicos da humanidade vêm reforçando um grande e inquietante paradoxo: a ciência e a tecnologia trazem desenvolvimento, mas isso não garante, per si, uma elevação no grau de conhecimento do homem sobre ele mesmo e o mundo em que vive – ou seja, não forma cidadãos mais completos e seres humanos mais felizes. O desafio de transformar o saber especializado em bem comum representa cada vez mais uma necessidade vital para a civilização humana. Nesse contexto, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), uma iniciativa do Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT), representa a oportunidade para que possamos discutir ciência com a comunidade, como destacado no site do evento: “A finalidade da SNCT é mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades de C&T, valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação.”. O Museu Dica (Diversão, Ciência e Arte) coordena um conjunto de ações para a SNCT em Uberlândia desde 2009 em parceria com a Prefeitura Municipal de Uberlândia (PMU) e o Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) – Campus Uberlândia. Desde a primeira edição, as ações relacionadas à SNCT em Uberlândia vêm se constituindo em um importante espaço para a divulgação científica à população da cidade, para a formação de discentes, docentes e técnicos da UFU, e para o fortalecimento da indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão. As ações planejadas possuem objetivos alinhados com os estabelecidos para a SNCT pelo MCTIC, e há destaque para os eventos que consideramos estruturadores: Workshop das ações da SNCT, Feira Ciência Viva (Uberlândia), Feira de Iniciação Científica do Pontal do Triângulo Mineiro – FICP (Ituiutaba), Mostra itinerantes, Brincando e Aprendendo (Uberlândia) e a mostra “Tecnologia Assistiva na Educação Básica”. Além disso, será elaborada a 17a. Edição da Revista de divulgação científica "Ciência e Tecnologia para Transformação Social"
  • Universidade Federal de Uberlândia - MG - Brasil
  • Mon Sep 12 00:00:00 BRT 2022-Fri Mar 31 00:00:00 BRT 2023
Foto de perfil

Silvia Martins dos Santos

Outra

Divulgação Científica
  • semana nacional de ciência e tecnologia – uberlândia 2021
  • A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) constitui-se em um evento nacional, promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), que teve início no ano de 2004. Segundo o site do evento, “a SNCT tem o objetivo de aproximar a Ciência e Tecnologia da população, promovendo eventos que congregam centenas de instituições a fim de realizarem atividades de divulgação científica em todo o País. A ideia é criar uma linguagem acessível à população, por meios inovadores que estimulem a curiosidade e motivem a população a discutir as implicações sociais da Ciência, além de aprofundarem seus conhecimentos sobre o tema”. O tema para o ano de 2021 é “A transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta.”. A SNCT, em Uberlândia e região é coordenada e realizada pelo Museu DICA (Diversão, Ciência e Arte) órgão do Instituto de Física, contemplando parcerias com a Prefeitura Municipal de Uberlândia (PMU) e o Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) – Campus Uberlândia. Desde a primeira edição, em 2009, a SNCT em Uberlândia vem se constituindo em um importante espaço para a divulgação científica à população da cidade, para a formação de discentes, docentes e técnicos da UFU, e para o fortalecimento da indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão. As ações planejadas possuem objetivos alinhados com os estabelecidos para a SNCT pelo MCTIC, e há destaque para os eventos estruturadores: Workshop de lançamento da SNCT, Feira Ciência Viva (Uberlândia), Feira de Iniciação Científica do Pontal do Triângulo Mineiro – FICP (Ituiutaba), Brincando e Aprendendo (Uberlândia), Astronomia no Parque (Uberlândia), Vem pra UFU (Monte Carmelo e Patos de Minas), dentre outros.
  • Universidade Federal de Uberlândia - MG - Brasil
  • Tue Oct 05 00:00:00 BRT 2021-Tue Oct 31 00:00:00 BRT 2023
Foto de perfil

Silvia Monnerat Barbosa

Ciências Humanas

Antropologia
  • antropologias transnacionais: os arquivos e as trajetórias de mariza peirano e gilberto velho
  • A pesquisa propõe investigar os diálogos estabelecidos entre as tradições antropológicas brasileiras e a teoria antropológica produzida em outras partes do mundo. A pesquisa terá como foco a atuação de dois grandes expoentes da Ciências Sociais brasileiras, os antropólogos Mariza Peirano e Gilberto Velho. A escolha desses dois nomes se dá pelo fato de a FGV CPDOC ser detentora de seus arquivos pessoais. Além da notoriedade dos pesquisadores e de sua atuação na internacionalização da Antropologia Brasileira, a pesquisa propõe explorar a riqueza dos arquivos pessoais doados ao CPDOC. O arquivo de Gilberto Velho chegou ao CPDOC em 2018 e o de Mariza Peirano em 2020. Juntos, eles compõem um acervo de 22 mil documentos que permitem lançar um olhar renovado sobre o desenvolvimento da Antropologia no Brasil. O projeto possui duas dimensões: A primeira, acadêmica, se volta para a história da Antropologia e para as possíveis conexões entre o desenvolvimento da disciplina no país e no exterior. A segunda dimensão tem caráter técnico e propõe a produção de bens culturais. Como parte central do projeto planejamos promover a organização e disponibilização integral e online através da base Acessus (https://cpdoc.fgv.br/acervo/arquivospessoais/base) dos arquivos de Velho e Peirano. A disponibilização permitirá não só a execução desta proposta, mas de pesquisas futuras realizadas em distintos contextos. Além disso, como parte do projeto, propomos a realização de documentários produzidos a partir dos arquivos pessoais digitalizados e a produção de podcasts no programa Casa das Humanidades (https://cpdoc.fgv.br/casa-das-humanidades). Desde 2016 o CPDOC vem investindo na área das Humanidades Digitais (https://cpdoc.fgv.br/laboratorios/lhud), alinhando a tecnologia ao conhecimento produzido pelas Humanidades. A digitalização dos arquivos e a produção de bens culturais fazem parte do investimento do CPDOC nas novas formas de pesquisar e disseminar conhecimento utilizando tecnologia.
  • Fundação Getúlio Vargas - RJ - Brasil
  • Mon Feb 07 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Silvia Romão

Outra

Multidisciplinar
  • uffs de portas abertas - campus laranjeiras do sul - paraná
  • O Campus Laranjeiras do Sul, da Universidade Federal da Fronteira Sul, está situado em uma região longe de centros urbanos e industriais, assim como da região litorânea. A região apresenta municípios com IDHM inferiores à média estadual, baixo número de jovens com ensino médio completo e proporção de adultos com ensino superior abaixo da média nacional. A comunidade acadêmica da UFFS reconhece necessidade de atuação em diferentes frentes de trabalho para o fortalecimento do ensino fundamental, médio e superior, assim como no desenvolvimento regional: i) fortalecer o vínculo da UFFS com o ensino fundamental e médio regional, fortalecendo o ensino e aumentando a oportunidade de ingresso de alunos do ensino médio da região à universidade; ii) oportunizar aumento do vínculo dos acadêmicos com os temas relacionados com seus cursos, enfatizando a identidade do curso e do profissional em formação como forma de melhorar o desempenho acadêmico e reduzir os índices de retenção e evasão nos cursos; iii) aproximar a UFFS da comunidade regional, com ênfase em identificação de problemas e demonstração do uso da ciência e da tecnologia para sua resolução. Nesse contexto, os docentes, técnicos e acadêmicos de graduação da UFFS, Campus Laranjeiras do Sul irão desenvolver atividades representadas por oficinas, dias de campo, mostra científica e salas temáticas dos cursos, tendo como público-alvo alunos do ensino fundamental e ensino médio, produtores rurais, assim como comunidade em geral. O evento estará inserido no Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFFS, que ocorrerá durante a semana de Ciência e Tecnologia do ano de 2022. Serão realizadas oficinas, dias de campo, mostra científica, salas temáticas dos cursos, em diferentes áreas do conhecimento, planejadas a partir de temas relacionados aos cursos ofertados no Campus Laranjeiras do Sul, atividades características da vocação e potenciais da região, assim como, temas de interesse do ensino fundamental e ensino médio.
  • Universidade Federal da Fronteira Sul - SC - Brasil
  • Mon Sep 12 00:00:00 BRT 2022-Fri Mar 31 00:00:00 BRT 2023
Foto de perfil

Sílvia Umeda Gallani

Ciências Agrárias

Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca
  • produção de biomassa bacteriana a partir de efluentes e aplicabilidade na aquicultura
  • Rubrivivax gelatinosus é uma bactéria fotoheterotrófica, presente naturalmente no ambiente aquático. Sua versatilidade permite metabolizar água saturada em matéria orgânica e produzir um co-produto (biomassa), rico em proteínas, vitaminas e carotenoides. A degradação da água é uma das maiores ameaças para a humanidade e esta bactéria assume papel de destaque como tecnologia natural e sustentável para tratamento de efluentes. O Amazonas possui a maior bacia hídrica mundial, o que favorece a pesca e aquicultura, que são atividades prioritárias no estado. Contudo, baixo percentual da população tem acesso ao tratamento de efluentes, que reflete no seu baixo índice de desenvolvimento humano. Neste sentido, tecnologias microbianas fornecem soluções práticas para esta problemática mundial. No projeto, objetiva-se obter cepa inédita de R. gelatinosus do Brasil, para desenvolver uma tecnologia microbiana de tratamento de efluente da indústria de pescado amazônico, produzindo uma biomassa com promissora empregabilidade na alimentação animal. Análises físico-químicas e microbiológicas da água irão determinar a eficácia do tratamento do efluente e a biomassa bacteriana produzida será caracterizada nutricionalmente para ser fornecida e testada na alimentação de peixes. A aplicabilidade da biomassa na piscicultura será avaliada em diferentes vertentes: como substituta de ingredientes de origem animal e vegetal, como um aditivo zootécnico, pigmentante, imunoestimulante, além de antioxidante para a ração animal. A proposta prevê a obtenção de dados teóricos básicos sobre a bactéria, além de inovação tecnológica com potencial desenvolvimento de insumo para a aquicultura, o que vai ao encontro da melhoria na qualidade de vida da sociedade, unindo o uso sustentável dos recursos aquáticos em áreas estratégicas. Em função desses fatores, a proposta cria oportunidades para geração de renda com produtos e serviços que fomentam o setor industrial de pescados e aquicultura no Amazonas.
  • Universidade Nilton Lins - AM - Brasil
  • Thu Mar 17 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Silvia Virginia Coutinho Areosa

Ciências Humanas

Psicologia
  • influência da pandemia da covid19 sobre a saúde mental das pessoas idosas
  • Este projeto de pesquisa com pessoas de 60 anos ou mais busca conhecer a percepção sobre o período da pandemia e a realidade pela qual estão passando as pessoas idosas em diferentes contextos e sua influência sobre as condições de saúde mental.O projeto é proposto por duas equipes de pesquisa, uma ligada ao GEPEC/UNISC e outra ligada ao Núcleo de Estudos e Pesquisa em Terapia Ocupacional (NEPTO/UFSM), tendo parceria do Centro de Estudos Humanísticos da UMINHO/PT. A participação da IES portuguesa, deve-se ao fato de que o continente Europeu foi o segundo a ser atingido pela pandemia em 2020, tendo acumulado algumas experiências antes da evolução da doença no continente sul americano. Dessa forma, compreender a realidade de um município no contexto europeu, poderá auxiliar as pesquisadoras brasileiras na implantação de medidas preventivas junto à população idosa da região central do Rio Grande do Sul, visando tornar-se uma referência sobre a temática para as demais regiões do país no que se refere ao cuidado em saúde mental dos idosos brasileiros.O objetivo principal é compreender os efeitos psicológicos do período de pandemia da covid19 na vida das pessoas idosas independentes que se mantêm em casa durante a pandemia em distintos municípios brasileiros: Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Agudo e português de Braga. Pretende-se comparar os resultados encontrados no meio rural e no urbano e para tanto, a equipe irá utilizar um formulário de entrevista a ser aplicado nos diferentes contextos. O trabalho será conduzido e supervisionado pelas equipes de pesquisa, que atuaram no desenho do estudo, assim como, participarão da análise e interpretação dos resultados. Acredita-se que esse projeto possa dar subsídios para o enfrentamento de outras possíveis situações de pandemia e seus efeitos sobre as pessoas idosas, bem como produzir conhecimento baseado na experiência européia sobre o tema e nas vivências brasileiras.
  • Universidade de Santa Cruz do Sul - RS - Brasil
  • Tue Apr 05 00:00:00 BRT 2022-Wed Apr 30 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Silvia Zamberlan Costa Beber

Outra

Multidisciplinar
  • iv feira de ciências de toledo - iv feci-too
  • As Feiras de Ciências são realizadas geralmente nas instituições de ensino de educação básica, sendo um evento de caráter científico, social e cultural, cuja intenção é proporcionar aos estudantes um período de elaboração e desenvolvimento de projetos e posterior apresentação durante realização da exposição, estabelecendo um diálogo com os visitantes, sobre os temas pesquisados. A IV Feira de Ciências de Toledo – IV FECI-TOO é de abrangência municipal e pretende envolver as escolas do município de Toledo/PR, promovendo a cultura científica, a divulgação e popularização da ciência, de modo a despertar o espírito científico nos jovens estudantes, mobilizando a comunidade geral a prestigiar o evento e conhecer um pouco mais sobre a função das Feiras de Ciências na aprendizagem e na alfabetização científica e tecnológica dos estudantes. Os temas comuns para os projetos do Ensino Fundamental e Médio serão: Meio ambiente e sustentabilidade - desafios e soluções inteligentes; Alimentação - desafios para reduzir o desperdício e aumentar o aproveitamento dos alimentos; Saúde, tecnologia e educação; Ciência, cultura e educação. Para o Ensino Médio Integrado e Subsequente os projetos podem abordar também: Empreendedorismo e inovação; Mulheres e meninas nas ciências (carreiras científicas, tecnológicas e de inovação). Quanto a metodologia de trabalho, está organizada em quatro fases, sendo: 1) organização geral, estabelecimento de parceria com instituições educacionais, produção do material de divulgação, criação do site etc.; 2) divulgação e apoio técnico aos estudantes e professores (palestras, minicursos, vídeos), avaliação dos projetos recebidos, organização do espaço, materiais, equipamentos, premiação; 3) exposição dos projetos, entrega de premiação aos participantes; 4) orientação dos bolsistas de Iniciação Científica Júnior e elaboração do relatório. Pretendemos registrar a IV FECI-TOO na Semana Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação de 2022.
  • Universidade Estadual do Oeste do Paraná - PR - Brasil
  • Wed Feb 02 00:00:00 BRT 2022-Thu Feb 29 00:00:00 BRT 2024
Foto de perfil

Silviamar Camponogara

Ciências da Saúde

Enfermagem
  • avaliação da intensificação do trabalho da enfermagem
  • O mundo do trabalho vem sendo marcado pela modernização tecnológica e novos modelos de gestão, que impactam nas organizações e nos processos laborais, provocando mudanças na organização e nas condições de trabalho. Diante desse contexto, trabalhadores de diversas áreas de atuação, podem estar vivenciando um processo de intensificação do trabalho. Na área da saúde, esse impacto parece estar cada vez mais evidente, sabidamente pelo volume de produções científicas que apontam para a precarização das condições de trabalho e sobrecarga de atividades laborais, especialmente entre trabalhadores da enfermagem. Pode se dizer que os trabalhadores da enfermagem podem estar expostos a um fenômeno que vem sendo retratado, por pesquisadores nacionais e internacionais, como intensificação do trabalho, a qual está relacionada com a aceleração e precarização do trabalho, sub dimensionamento de pessoal, aumento da carga de trabalho, extensão da jornada de trabalho, dentre outros. Contudo, a despeito da importância desse tema, que pode trazer repercussões tanto para a saúde dos trabalhadores quanto para a qualidade do processo assistencial, evidencia-se que inexistem formulações teóricas consistentes na área bem como instrumentos de pesquisa que possam subsidiar investigações, na medida em que inexistem estudos que apontem como o fenômeno da intensificação do trabalho ocorre na enfermagem, no que ele consiste, como os trabalhadores o percebem e de que forma pode ser mensurado. Com base no exposto, desenvolveu-se uma proposta de projeto intitulado ‘Avaliação da intensificação do trabalho da enfermagem’, direcionado a avaliar a intensificação do trabalho da enfermagem, com vistas a construir conhecimentos teóricos sobre o tema, bem como subsidiar as investigações, do ponto de vista metodológico, tendo em vista que não há instrumentos de pesquisa sobre intensificação do trabalho da enfermagem.
  • Universidade Federal de Santa Maria - RS - Brasil
  • Fri Mar 18 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Sílvio Bitencourt da Silva

Outra

Divulgação Científica
  • 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no brasil
  • A UNISINOS se propõe a realização da 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, em âmbito intermunicipal, como estímulo à percepção do papel da ciência à sociedade e como instrumento de fortalecimento da educação formal (Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio e Educação Tecnológica), não-formal e informal, visando à divulgação do conhecimento científico e tecnológico. Demonstra aderência ao tema “BICENTENÁRIO DA INDEPENDÊNCIA: 200 anos de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil” ao mobilizar a população em especial, crianças e jovens em torno de temas de ciência e tecnologia, valorizando a criatividade, inovação e atitude científica. As modalidades de eventos abrangidos pelo projeto contemplam a promoção de eventos e atividades de divulgação e popularização da ciência que, por meio da SNCT, estimulem a curiosidade científica, o raciocínio científico e a inovação, além da difusão dos temas da inteligência artificial e das tecnologias convergentes e habilitadoras entre estudantes e professores da educação básica, educação de jovens e adultos e educação profissional e tecnológica, tendo como principais atividades: Exposição de CT&I; Eventos de Comunicação Científica em Rádio, TV e outras mídias; Portas Abertas; Seminário ou Ciclo de Palestras; Conjunto de Oficinas de CT&I.
  • Universidade do Vale do Rio dos Sinos - RS - Brasil
  • Sat Oct 15 00:00:00 BRT 2022-Sun Apr 30 00:00:00 BRT 2023
Foto de perfil

Sílvio Bitencourt da Silva

Ciências Humanas

Educação
  • a transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta
  • promoção de eventos e atividades de divulgação e popularização da ciência que, por meio da SNCT, estimulem a curiosidade científica, o raciocínio científico e a inovação, além da difusão dos temas sobre a transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta entre estudantes e professores da educação básica, educação de jovens e adultos e educação profissional e tecnológica: a) Exposição de CT&I – Apresentação de produtos, processos e/ou serviços desenvolvidos em resposta aos grandes desafios enfrentados pelo nosso planeta, oriundos dos Programas de Pós-Graduação da Universidade e em empresas do Parque Tecnológico da Universidade (Tecnosinos) e de sua Incubadora (UNITEC) por meio de lives e visitas online, todas contemplando ações mediadoras para a decodificação da exposição conduzidas por professores e alunos (mestrandos e doutorandos), bem como empreendedores e técnicos; b) Eventos de Comunicação Científica em mídias sociais – Produção e veiculação de cards de divulgação e popularização da Ciência, Tecnologia e Inovação associada aos grandes desafios enfrentados pelo nosso planeta, nos perfis das plataformas de redes sociais (Instagram, Twitter, Facebook e Youtube, por exemplo); c) Conjunto de Oficinas de CT&I – Cursos online de livre acesso à população, com caráter de problematização, divulgação e difusão de aspectos específicos da ciência e tecnologia visando aprofundar a discussão sobre temas específicos, sendo eles: 1) O Planeta e Eu. 2) Desenvolvimento Sustentável. 3) Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). 4) Educação para o Desenvolvimento Sustentável 5) Ciência e Sustentabilidade. 6) Tecnologias Sustentáveis. 7) Inovação Sustentável. 8) Empreendedorismo Sustentável. 9) Criatividade e inteligência coletiva nacional para a resolução de problemas sociais 10) Desafios transversais na ENCTI 2016-2022 11) Environmental, Social and Corporte Governance (ESG) 12) Transversalidade nas políticas públicas de Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil
  • Universidade do Vale do Rio dos Sinos - RS - Brasil
  • Mon Oct 18 00:00:00 BRT 2021-Tue Oct 31 00:00:00 BRT 2023
Foto de perfil

Silvio Jamil Ferzoli Guimarães

Ciências Exatas e da Terra

Ciência da Computação
  • processamento e análise de imagens e vídeos baseada em grafos (paig)
  • Métodos de análise de imagens e vídeos que utilizam representações hierárquicas de imagens visam explorar a representação visual como um espaço-escala orientado por regiões, podendo produzir uma hierarquia de partições. Apesar das várias abordagens para computar hierarquias de partições, desenvolver métodos eficientes e efetivos não é uma tarefa fácil, devido às informações semânticas necessárias para realizar a segmentação. Ainda, modelagens baseadas em árvores de caminhos ótimos representam uma excelente direção para sanar eventuais problemas produzidos pelas hierarquias uma vez que eventuais erros no delineamento das bordas podem ser corrigidos. Estes métodos podem, eventualmente, serem transformados, sem perda de qualidade, em métodos hierárquicos, incorporando novas propriedades graças ao uso da hierarquia. Além disto, com o avanço do aprendizado profundo torna-se fundamental explorar as relações semânticas contidas nos grafos para a anotação de pseudo labels com o intuito de treinar redes neurais profundas além da estimação de saliências por meio de redes para auxiliar na segmentação baseada em grafos. Assim, o principal objetivo deste estudo é tanto avançar no estado da arte em hierarquia de partições, considerando aspectos de eficiência, qualidade, transformações hierárquicas e interatividade, bem como na exploração das relações de grafos e redes neurais. Finalmente, exploraremos localização (semi) automática de marcadores para a segmentação de imagens e vídeos, usaremos ainda métodos de aprendizagem para auxiliar na combinação de hierarquias. Os resultados destes estudos serão utilizados para a resolução de várias aplicações como identificação de células susceptíveis ao câncer em imagens médicas, rotulação de regiões em imagens e vídeos, identificação de superpixels e supervoxels, inpainting, entre outros. Há enorme expertise e complementariedade das equipes nos grandes laboratórios, LIDS, MEDICINA, IMScience e CVRG, tornado viável e factível este projeto
  • Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - MG - Brasil
  • Sat Feb 05 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Silvio José de Lima Figueiredo

Ciências Sociais Aplicadas

Turismo
  • qualificação no turismo e a experiência do turismo de base comunitária
  • O turismo na Região Amazônica, apesar de apresentar relativa consolidação nas práticas realizadas durante o final do século XX e início do século XXI, continua apresentando problemas que são identificados nos discursos recorrentes do trade turístico como problemas na formação de mão de obra, entre outros. Ao mesmo tempo, a região é laboratório de práticas de viagem que apresentam características muito próprias, baseadas principalmente no associativismo e na criação de redes colaborativas, cujo exemplo mais marcante é o Turismo de Base Comunitária. A partir de pesquisas anteriores, foi possível perceber que as tentativas tradicionais de qualificação e formação das pessoas que trabalham no TBC carecem de adaptações aos formatos diferencias dessas práticas. Nesse sentido, a presente pesquisa tem como objetivo analisar as formações dos agentes participantes de determinadas experiências de TBC, quais qualificações e formações foram necessárias para que esses agentes passassem a trabalhar com o turismo, quais formações e qualificações efetivadas por instituições tiveram esse público, suas características e possibilidades de responder às necessidades dos agentes do TBC, respondendo então a seguinte questão: pode a formação e qualificação tradicional no turismo e ligadas exclusivamente ao servir às necessidades dos agentes do TBC? E qual seriam as principais orientações para novas formações e qualificações que atendam a melhoria dessas práticas?
  • Universidade Federal do Pará - PA - Brasil
  • Thu Mar 03 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Silvio Santana Dolabella

Ciências Biológicas

Parasitologia
  • polarização da resposta imunológica nas infecções por geohelmintos
  • Estimativas apontam que aproximadamente 24% da população mundial está infectada por alguma espécie de geohelminto, que incluem Ascaris lumbricoides, Trichuris trichiura e ancilostomídeos. A exposição a esses parasitos induz uma resposta imunológica mista, com ativação de subpopulações específicas de linfócitos efetores. A ativação dessas respostas é gerada a partir de uma intrincada rede de citocinas, quimiocinas e fatores solúveis decorrentes do dano produzido pela migração dos parasitos. Embora tenha havido avanços consideráveis no conhecimento acerca desses processos, não está claro como esses mecanismos ocorrem in vivo. Desta forma, este trabalho tem como objetivo avaliar o processo de polarização de linfócitos e células apresentadoras de antígenos em indivíduos naturalmente infectados por geohelmintos. Recentemente, diversos fenótipos de células Th foram identificados, entre eles o Th22 e o Th folicular (Tfh) e dados da literatura indicam que infecções helmínticas propiciam o desenvolvimento de monócitos e macrófagos com o perfil de ativação alternativo/“não clássico”, tornando-se relevante o estudo mais detalhado do papel dessas células na infecção por geohelmintos. Assim sendo, serão determinados o perfil fenotípico, a plasticidade celular e os aspectos funcionais de linfócitos Th22, Tfh e macrófagos envolvidos na resposta imunológica durante infecção por geohelmintos. Esta avaliação será realizada por meio de detecção de anticorpos IgG; avaliação da capacidade proliferativa; determinação da produção de citocinas, quimiocinas e óxido nítrico; além da análise da expressão gênica de macrófagos.
  • Universidade Federal de Sergipe - SE - Brasil
  • Thu Feb 03 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Silvio Shigueo Nihei

Ciências Biológicas

Zoologia
  • evolução molecular e morfológica dos diptera calyptratae (insecta) da região neotropical
  • O clado Calyptratae de Diptera compreende 17 famílias e mais de 20 mil espécies, cerca de 12% da diversidade de Diptera no mundo. Os Calyptratae estão divididos em três superfamílias: Hippoboscoidea, Muscoidea e Oestroidea. A diversidade neotropical do grupo compreende 5000 espécies, 1/4 da diversidade mundial. Embora sua monofilia esteja consistentemente corroborada, há ainda diversos problemas a serem esclarecidos, como as relações entre as superfamílias, a monofilia de algumas superfamílias, as relações entre famílias e a monofilia de algumas famílias, pontos esses bastante controversos. Além disso, há um recorrente problema nos estudos filogenéticos moleculares de Diptera de nível superior - para família e para todos os níveis acima deste - que é o da subamostragem e falta de representatividade da fauna neotropical. Artigos de grupos de pesquisa do Hemisfério Norte incluem amostragem neotropical média de 9%, enquanto que os de grupos do Hemisfério Sul incluem em média 48% de táxons neotropicais em seus estudos. O objetivo geral deste projeto de pesquisa é estudar a diversidade e a evolução molecular e morfológica dos Diptera Calyptrata, com ênfase nos representantes da Região Neotropical. Os objetivos específicos (subprojetos) deste projeto são: 1) filogenia molecular do clado Calyptrata baseado em 8 marcadores (CAD, 18S, 28S, EF-1a, 12S, COI, cytB e 16S); 2) filogenia molecular da superfamília Muscoidea; 3) filogenia molecular da superfamília Oestroidea; 4) filogenia molecular da família Tachinidae; 5) filogenia molecular de Sarcophagidae; 6) filogenias morfológicas e moleculares de táxons supra-específicos (tribos, gêneros); e 7) estudar a taxonomia e diversidade de Tachinidae, Sarcophagidae, Mesembrinellidae,Rhinophoridae e Muscidae, com revisões, descrições, chaves de identificação e catálogos locais e regionais. Esta proposta conta com rede de 16 pesquisadores (7 com vínculo), 3 graduandos e 2 técnicos, de 11 instituições brasileiras (6) e estrangeiras (5).
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • Thu Feb 03 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Simério Carlos Silva Cruz

Outra

Divulgação Científica
  • semana nacional de ciência e tecnologia da universidade federal de jataí e o “bicentenário da independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no brasil”
  • A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal de Jataí e o “BICENTENÁRIO DA INDEPENDÊNCIA: 200 anos de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil”, faz parte do movimento institucional de divulgação da produção acadêmica para o público, realizado anualmente com o apoio do MCTIC, durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – SNCT. O evento será realizado em parceria com as instituições públicas de ensino municipais e estaduais e rede privada de ensino fundamental I e II, ensino médio e educação tecnológica, com o objetivo de levar a todas as esferas e faixas etárias informações sobre o papel do conhecimento científico como ferramenta para a mudança social, visando a redução da desigualdade e o desenvolvimento humano e sustentável de um povo, o que favorece o alargamento da ação social da nossa universidade sobre a comunidade externa. A proposta possui duas ações: Feira de Ciências (18 e 19 de outubro), onde serão apresentados produtos, processos e serviços da UFJ selecionados para a comunidade em geral e, principalmente, para os alunos da educação fundamental, do ensino médio e do ensino profissionalizante/técnico da rede pública e particular de Jataí e Municípios vizinhos. E o Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONEPE), onde os estudantes poderão se inscrever para a apresentação de trabalhos, participação em minicursos, palestras e oficinas. Durante a apresentação de trabalhos de forma oral, haverá a oportunidade de contextualizar e problematizar informações dos trabalhos desenvolvidos pelos estudantes visando o desenvolvimento do método científico nas diversas áreas do conhecimento. Além disso, haverá a possibilidade de estimular debates acerca do papel da mulher na ciência e o interesse de meninas em todas as áreas de CT&I, assim como contribuir para sua maior participação e inserção nas atividades de divulgação científica, o que favorece o alargamento da ação social da nossa universidade sobre o público externo.
  • Universidade Federal de Jataí - GO - Brasil
  • Mon Sep 12 00:00:00 BRT 2022-Fri Mar 31 00:00:00 BRT 2023
Foto de perfil

Simério Carlos Silva Cruz

Outra

Multidisciplinar
  • semana digital de ciência e tecnologia da universidade federal de jataí
  • A Semana Digital de Ciência e Tecnologia da UFJ faz parte do movimento de divulgação da produção científica para o público, realizado anualmente com o apoio do MCTIC, durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – SNCT. Para isso, a proposta possui duas ações: Feira de Ciências (20 e 21 de outubro) - durante a realização da “Feira de Ciências” serão apresentados produtos, processos e serviços da UFJ selecionados para a comunidade em geral e, principalmente, para os alunos da educação fundamental, do ensino médio e do ensino profissionalizante/técnico da rede pública ou particular de Jataí e Municípios vizinhos. Em alinhamento ao item 1.2.1 (CNPq/MCTIC Nº 06/2021) parcerias serão formadas com Secretarias de Ensino dos municípios Cavalcante, São Domingos, Portelândia, São Miguel do Araguaia, Doverlândia, Perolândia, Serranópolis, Caiapônia, Aporé e Aparecida do Rio Doce, que de acordo Censo Demográfico 2010 (IBGE) figuram com menor IDHM do estado de Goiás. Além dos munícipios supracitados a Semana Digital da Universidade Federal de Jataí: a transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta, contemplará a sociedade em geral. Para a Feira de Ciências serão realizados minicursos e exposições da produção acadêmica. Esses estudantes poderão se inscrever para a apresentação de trabalhos além, participação de minicursos, palestras, oficinas e workshop. Os pesquisadores da UFJ, juntamente com graduandos e pós-graduandos organizarão todo material digital necessário para levar as informações mais relevantes aos participantes do evento. As Secretarias de Educação do Município de Jataí e demais municípios anteriormente citados se responsabilizarão pela divulgação da “Feira de Ciências” com foco nos estudantes da rede municipal e estadual de ensino. 2. VI Congresso de Ensino, Pesquisa e Inovação, CONEPE (20 e 21 de outubro) – com esta ação objetiva-se promover o intercâmbio de conhecimentos entre as Instituições de Ensino Superior, Médio, Educação Tecnológica e Fundamental I e II, além de toda a comunidade de Jataí e cidades vizinhas, por meio da temática central “A transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta” no âmbito do ensino, pesquisa e extensão. A temática do evento também se encontra em consonância com as diretrizes do Ministério de Ciências, Tecnologia e Inovação (MCTI), integrando a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Os pesquisadores da UFJ, juntamente com graduandos e pós-graduandos organizarão todo material digital necessário para levar as informações mais relevantes aos participantes do evento. As Secretarias de Educação do Município de Jataí e municípios vizinhos se responsabilizarão pela divulgação da “Feira de Ciências” focando nos alunos da rede municipal e estadual de ensino.
  • Universidade Federal de Jataí - GO - Brasil
  • Tue Oct 05 00:00:00 BRT 2021-Tue Oct 31 00:00:00 BRT 2023
Foto de perfil

Simone Alves Pacheco de Campos

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • o processo de aprendizagem organizacional à luz da aprendizagem transformadora: a construção de uma instituição de ensino superior sustentável
  • O lócus deste projeto orienta-se na investigação de IES e o seu processo de aprendizagem organizacional em direção à sustentabilidade. O argumento central reside na premissa de que uma IES é aquela que se situa no terceiro nível da aprendizagem, denominado transformador, de modo a transmitir tal lógica em sua gestão, bem como no ensino, pesquisa e extensão. Nesta perspectiva, uma instituição sustentável terá percorrido processos de aprendizagem organizacional que darão suporte para uma gestão de transição para sustentabilidade em nível de estabilização, em ao menos uma das escalas da perspectiva multinível (macro, meso ou micro), em vista de ocasionar transformações sociais. Diante disso, este projeto tem como objetivo propor um framework para a compreensão da aprendizagem organizacional em IES, a partir de tipologias organizacionais, para construção de uma IES Sustentável. Para isso, se desenvolverá uma pesquisa qualitativa, exploratória e descritiva, a partir de casos múltiplos holísticos. A primeira etapa, classificada como exploratória, será feita por meio de análise documental e dados secundários, visando conhecer o panorama das ações e práticas de sustentabilidade das universidades brasileiras, a partir dos documentos institucionais. As IES a serem investigadas, nesta primeira fase, fazem parte do Ui GreenMetric – Word University Rankinings e são signatárias dos Principles for Responsible Management Education (PRME). Na segunda etapa, descritiva por meio de estudo de caso, as unidades de analise serão sei IES brasileiras presentes no Ui GreenMetric. Os dados serão coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com gestores dessas instituições, além de análise documental, e observação in loco, configurando, assim triangulação dos dados. Será realizada análise de conteúdo e a construção de uma matriz de análise, contando com o apoio do Software Nvivo.
  • Universidade Federal de Santa Maria - RS - Brasil
  • Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Simone Coutinho Cardoso

Engenharias

Engenharia Nuclear
  • radioterapia flash: aspectos físicos e biológicos
  • A eficácia terapêutica da Radioterapia é limitada pelo fato de alguns tumores serem radiorresistentes às doses convencionais de tratamento, definidas pelos níveis de tolerância dos tecidos normais. Recentemente, evidências sugerem que aumentar a taxa de dose para níveis extremamente altos (fator 1000) fornece benefícios notáveis em termos de preservação do tecido normal sem comprometimento de eficiência terapêutica [1]. Essa é a proposta da Radioterapia Flash, considerada como tendo o potencial de ‘revolucionar a Radioterapia’ [2]. A RT Flash ainda não foi totalmente implementada clinicamente. Somente um paciente foi tratado até hoje [3]. Existem diversas questões em aberto que entrelaçam os efeitos físicos, químicos e biológicos da radiação no corpo humano, tornando indispensável uma abordagem multidisciplinar. Algumas destas serão estudadas nesse projeto: • Como realizar a dosimetria em campos de altíssimas taxas de dose? TLDs e filmes radiocrômicos são usados em RT convencional e serão testados em feixes de fótons de altas taxas de dose. • O efeito Flash é dependente da presença de Oxigênio no meio. Quais são os mecanismos físicos, químicos e biológicos? Estudaremos as duas hipóteses principais na literatura [1]: se os efeitos são decorrentes de diferenças específicas da célula na capacidade de se recuperar dos danos causados por espécies reativas de oxigênio ou por auto aniquilação de radicais por recombinação biomolecular. • Quais são os danos causados no DNA pela alta taxa de dose? O tipo de dano causado pela radiação ao DNA está relacionado ao tipo de morte celular produzido pela radiação, sendo uma medida do sucesso do tratamento. Estas questões serão abordadas através de experimentos realizados em feixes clínicos de RT convencional e no síncrotron SIRIUS; além de simulação pelo Método de Monte Carlo. [1] Med. Phys. 0:1–14, 2021 [2] Phys. Med. Biol. 65:23TR03, 2020 [3] Radiotherapy and Oncology 139:18–22, 2019
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • Thu Feb 03 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Simone Eliza Facioni Guimaraes

Ciências Agrárias

Zootecnia
  • análise global do interactoma mirna–transcritos para identificação de micro rnas como marcadores para o desenvolvimento e a maturação oocitária em programas pive na raça gir
  • A pecuária leiteira é uma das principais atividades do agronegócio brasileiro e tem crescido em qualidade e produção. O gado da raça Gir tem grande relevância, sendo uma das poucas raças Zebu no mundo a contar com programa de melhoramento genético para leite; é um grande patrimônio genético para o Brasil por sua rusticidade, adaptabilidade e produção. Para promover o contínuo progresso genético da raça, novas tecnologias e soluções são desenvolvidas, como as biotecnologias reprodutivas para otimização do progresso genético e disseminação de material genético superior. Aqui propomos um marcador específico, não invasivo e de baixo custo para monitorar e diagnosticar a qualidade de oócitos destinados a PIVE, melhorando o rendimento das técnicas de produção de embriões com impacto positivo no ganho genético. A literatura especializada descreve que eventos pós-transcricionais são orquestrados por micro RNAs no desenvolvimento e na maturação de oócitos e na predição da qualidade de embrião produzido in vitro. A expressão diferencial (DE) de miRNAs no ambiente extracelular em diferentes estágios de desenvolvimento folicular, oocitário e embrionário tem evidenciado papel relevante na gametogênese in vivo e in vitro. Portanto, Nossa hipótese é que miRNAs extracelulares têm papel decisivo na regulação do desenvolvimento oocitário e podem ser usados como marcadores de maturação oocitária na PIVE. Desse modo, propõe-se identificar por Sequenciamento de Nova Geração e scripts de bioinformática, redes de interactômica entre miRNAs extracelulares (fluido folicular e meio de cultura) e transcritos intracelulares (GCs/CCs) que regulam o desenvolvimento e a maturação in vitro de oócitos em COCs aspirados de novilhas Gir. A expressão diferencial de transcritos e miRNAs será validada por RTqPCR. Transcritos alvos dos miRNAs DE terão sua tradução monitorada por Western Blotting. A maturação dos oócitos será validada por FIV/CIV.
  • Universidade Federal de Viçosa - MG - Brasil
  • Mon Jun 06 00:00:00 BRT 2022-Mon Jun 30 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Simone Erotildes Teleginski Ferraz

Ciências Exatas e da Terra

Geociências
  • eventos extremos de precipitação no brasil: uma nova investigação da relação com a oscilação de madden e julian
  • Um dos grandes desafios ainda enfrentados pela ciência é o entendimento completo dos diversos processos físicos que compõe o Sistema Terrestre. Com a melhoria das observações e dos avanços frequentes nos estudos da atmosfera, dos oceanos, e dos continentes da Terra esse conhecimento vem rapidamente avançando. Alguns destes processos são tão complexos que ainda há uma grande necessidade de reduzir as incertezas na sua previsão. O conhecimento adquirido na análise pormenorizada de tais processos visa fornecer ferramentas mais precisas e completas para a sua previsão e deste modo impactar na sociedade como um todo. Eventos extremos de precipitação de boa parte das regiões Sudeste e Centro-Oeste estão diretamente relacionados a Oscilação de Madden e Julian. Estes eventos têm grandes impactos sócio – econômicos; enchentes são frequentemente observadas causando grandes transtornos, principalmente em áreas urbanas que não são adequadamente planejadas para absorver grandes quantidades de chuva. Nas regiões rurais, grandes cheias também têm grande impacto na agricultura. Por outro lado, longos períodos de estiagem podem causar um abaixamento no nível dos reservatórios, causando desabastecimento de água e energia hidroelétrica. Como a recarga sazonal dos reservatórios das hidrelétricas desta região ocorre no período chuvoso, quase no mesmo período de atuação climatológica da Zona de Convergência do Atlântico Sul, a formação e intensidade da mesma também é um fator significativamente determinante na qualidade da estação chuvosa. Este aspecto pode se dar pelo desvio para a região, da umidade equatorial amazônica, através dos jatos de baixos níveis e/ou por suas interações com ondas de escala global que afetam a circulação local mantendo as frentes frias estacionárias na região durante o verão. Deste modo, o presente Projeto visa o avanço da compreensão da complexa interação desta oscilação de escala global num dos sistemas geradores de chuva em grande parte da América do Sul.
  • Universidade Federal de Santa Maria - RS - Brasil
  • Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Simone Gonçalves de Assis

Ciências da Saúde

Saúde Coletiva
  • epigenética, resiliência, vulnerabilidades e violências ao longo do desenvolvimento infanto-juvenil
  • Pesquisa translacional longitudinal na área de violência e saúde capaz de estimular inovação na compreensão dos impactos da violência na saúde e de apoiar a reflexão sobre abordagens de intervenção a pessoas em situação de violência estrutural e interpessoal. Trata-se da análise de dados inéditos oriundos da quinta etapa de estudo longitudinal, que acompanha 500 escolares da rede pública de São Gonçalo/Rio de Janeiro selecionados por amostragem (2005, 2006, 2008 e 2013). Na 5ª etapa quantitativa, iniciada em 2021, define-se o objetivo deste projeto, que é analisar os padrões epigenéticos relacionados à exposição a estresses e traumas em períodos sensíveis do desenvolvimento infanto-juvenil até o início da vida adulta (da gravidez aos estresses oriundos da pandemia), associando-os a aspectos individuais, familiares e sociais aferidos ao longo do estudo longitudinal: saúde física e mental na infância, adolescência e juventude, com destaque para a memória do trauma, funcionamento executivo e atenção. Será realizado estudo amplo de metilação do genoma (epigenome-wide association studies – EWAS) e análise de genes candidatos em 150 amostras. A análise de associações entre o estresse vivido ao longo do desenvolvimento e padrões de metilação será conduzida por meio de um modelo misto generalizado, visando avaliar o impacto sobre a memória do trauma, funcionamento executivo e atenção. Espera-se identificar marcadores de metilação de DNA associados a experiências de violência ao longo do desenvolvimento e problemas com a memória do trauma, funcionamento executivo e a atenção. O projeto segue na perspectiva da prevenção à violência, baseando-se na noção de plasticidade epigenética e sua reversibilidade frente a um ambiente positivo, abrindo novas linhas de intervenção no âmbito social que podem ser refletidas no nível molecular, tendo por último o impacto nas respostas ao estresse.
  • Fundação Oswaldo Cruz - RJ - Brasil
  • Thu Mar 17 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Simone Ladeia Andrade

Ciências da Saúde

Medicina
  • o papel da vacina bacillus calmette-guérin (bcg) na eficácia das vacinas anti-sars-cov-2
  • A pandemia do SARS-CoV2 já causou mais de 21 milhões de casos e quase 600 mil mortes no Brasil. Menos de um ano após o caso índice na China, vacinas anti-COVID-19 passaram a ser produzidas e distribuídas no mundo, iniciando a imunização no país em jan21. Com 67% dos brasileiros vacinados com 1ª dose e 40% com vacinação completa, o surgimento e disseminação de cepas do vírus, não só ameaça os não ou parcialmente vacinados, como testa a eficácia das vacinas nos já imunizados, aventando-se doses de reforço. Estímulos à resposta imune seriam adjuvantes nessa luta da vacina contra a infecção? A vacina BCG causa o reconhecido efeito de imunidade treinada ao estimular a produção de citocinas pró-inflamatórias, evidenciando-se impacto na mortalidade infantil e proteção contra certas doenças infecciosas, incluindo respiratórias. Em 2020, estudos ecológicos encontraram associação inversa entre programas nacionais de vacinação com BCG e mortalidade por COVID-19, a confirmar com ensaios clínicos. Visando avaliar o efeito da BCG na COVID-19, iniciamos um Ensaio Clínico randomizado de 2 braços: BCG x Placebo. A partir de mai21, 555 voluntários nunca infectados nem vacinados contra SARS-CoV2 (273 BCG; 282 Placebo), foram recrutados em MG, AM e PA, a serem seguidos para avaliar incidência de infecção (detecção viral ou de anticorpos-AC) e evolução clínica por COVID-19. Com o avanço da vacinação anti-SARS-CoV2, os recrutados vêm sendo paulatinamente imunizados. Propomos comparar a eficácia da imunização entre os grupos, pesquisando AC neutralizantes a curto, médio e longo prazo e infecção e adoecimento por COVID-19 em um ano de seguimento, a partir do início da imunização. Concluiremos sobre o efeito da BCG na eficácia da vacina anti-COVID-19 quanto ao estímulo humoral e prevenção da infecção, doença e agravamento. O efeito de imunidade treinada da BCG, será analisado pela comparação dos grupos quanto aos níveis de citocinas pró-inflamatórias no dia e 2 meses após o recrutamento.
  • Fundação Oswaldo Cruz - RJ - Brasil
  • Mon Mar 28 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Simone Mainieri Paulon

Ciências Humanas

Psicologia
  • sofrimento psíquico, estratégias de produção de saúde e invenção do bem viver por mulheres imigrantes e refugiadas em tempos pandêmicos
  • Este projeto parte do reconhecimento acerca da complexidade que envolve o intenso fluxo de migrações forçadas no mundo, dentro do qual ocorre um recente e crescente fenômeno de feminização. Dentre a população migrante, recaem fatores de vulnerabilização ainda maiores sobre as mulheres já que, além das dificuldades inerentes aos processos de desterritorialização, somam-se as sobrecargas das atividades domésticas, dos cuidados com filhos, da precarização dos vínculos de trabalho, entre outras violências de gênero operadas pelas culturas patriarcais, coloniais e racistas dos países a que se destinam. Para abordar a complexidade da questão, este estudo toma a questão da Saúde e Bem Viver como foco, estruturando-se sob o objetivo geral de compreender o sofrimento psíquico de mulheres imigrantes e refugiadas nas cidades de Porto Alegre/RS e Boa Vista/RR, desde um paradigma decolonial, de modo a identificar as estratégias de produção de saúde e resistência às opressões de gênero, raça e classe, intensificadas com as restrições impostas pela pandemia do covid-19. A relevância de tal investigação relaciona-se às significativas transformações dos processos migratórios e seus efeitos diretos sobre as políticas públicas de saúde e acolhimento às populações envolvidas, bem como sobre os países que as acolhem. Desse modo, este estudo será norteado pela seguinte questão de pesquisa: Quais estratégias as mulheres migrantes e refugiadas em Porto Alegre e Roraima constroem para produzir saúde e bem viver de forma a enfrentar o sofrimento psíquico e vulnerabilidades decorrentes das violências oriundas nas marcas coloniais da sociedade brasileira e intensificadas durante a pandemia de covid-19? E como as políticas públicas podem aprender com elas? A fim de alcançá-lo, a metodologia de pesquisa-intervenção será sustentada por tecnologias de grupo, tais como Oficinas e Rodas de Conversa, que se utilizarão de diários de campo e narrativas visuais e textuais como ferramentas de trabalho.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • Fri Feb 11 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Simone Pereira Taguchi Borges

Outra

Multidisciplinar
  • materiais: uma ciência para todos
  • O município de Seropédica é historicamente caracterizado pelos piores indicadores do Estado do Rio de Janeiro, no que se refere à violência, escolaridade, economia, taxa de homicídio, desenvolvimento humano, geração de emprego e renda. Um dos ODS refere-se à formação dos indivíduos de modo a permitir uma qualificação adequada para o mundo profissional. Entretanto, há um descompasso entre os diferentes níveis do sistema de ensino brasileiro, principalmente comparando os cursos superiores em engenharias com o Ensino Médio (EM). Essa discrepância tem desmotivado jovens a realizar graduação, e mais intensamente nas áreas mencionadas, que por muitas vezes são consideradas intangíveis, e por esse motivo, existe uma forte necessidade de políticas públicas para reverter essa realidade. Esta proposta visa realizar uma feira de ciências e oficinas, durante a SNCT-UFRRJ em 2022, com a participação de alunos do EM das escolas de Seropédica. Acredita-se que a realização do projeto pode promover o ensino por investigação voltado à solução de problemas “aprender-fazendo”; aprimorar qualificação de professores do EM por meio de formação continuada; estimular o interesse dos alunos do EM pelas carreiras científicas; promover maior interação da comunidade acadêmica com as causas sócio-ambientais, contribuindo para a formação de cidadãos e o fortalecimento das atividades de extensão universitária. É sabido que o despertar pela ciência muitas vezes vem das coisas simples e lúdicas, e por isso novas técnicas de ensino têm sido amplamente discutidas, estando as feiras de ciências e oficinas como pontos efetivos do aprendizado. No evento será enfatizado as áreas de atuação do engenheiro de materiais, trazendo o uso de metais, cerâmicas e polímeros para o cotidiano, e mostrando processamentos práticos de alguns produtos. A premiação dos trabalhos na feira e a realização de ICJunior incentivará à formação profissional universitária, colaborando para a minimização das desigualdades sociais.
  • Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • Wed Dec 08 00:00:00 BRT 2021-Sun Dec 31 00:00:00 BRT 2023
Foto de perfil

Simone Petraglia Kropf

Ciências Humanas

História
  • o tempo presente na fiocruz: ciência e saúde no enfrentamento da pandemia de covid-19
  • Desde as primeiras notícias sobre o novo coronavírus em fins de 2019, a Fiocruz organizou-se, num esforço ampliado e integrado, para enfrentar a doença que viria a ser declarada pela OMS, em março de 2020, uma emergência sanitária global, que apresentaria desafios sem precedentes à sociedade brasileira e ao Sistema Único de Saúde. Desde então, a instituição vem dando respostas à pandemia em diversas frentes: conhecimentos sobre o Sars-Cov-2 e a Covid-19 (em distintos campos do conhecimento); produção de métodos e tecnologias de diagnóstico (bem como sua distribuição aos serviços e organismos do Ministério da Saúde); capacitação de profissionais do país e da América Latina que atuam na vigilância; assistência médica; realização de pesquisas clínicas em busca de terapêuticas; elaboração, sistematização e disponibilização de dados epidemiológicos; implementação de ações voltadas a populações vulneráveis e de ações de comunicação destinadas a informar e sensibilizar a população sobre medidas de prevenção da Covid-19; promoção de cursos e atividades educativas voltadas a profissionais de saúde e diversos públicos; produção da vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford/AstraZeneca mediante contrato de transferência de tecnologia; estudos de farmacovigilância deste imunizante e desenvolvimento de outras vacinas contra a Covid-19. Trata-se sem dúvida de um marco na trajetória da instituição, que ao longo de seus 121 anos enfrentou várias outras crises e emergências sanitárias. O objetivo principal deste projeto diz respeito à análise da Fiocruz, a partir dos significados conferidos a sua atuação no presente, como caso emblemático para se pensar a historicidade e a dimensão social da ciência e da saúde e, ao mesmo tempo, como balizadores para uma visão de futuro a se construir no enfrentamento dos desafios contemporâneos da sociedade brasileira. Sob tal perspectiva, a rede dos grupos, áreas e ações de enfrentamento da Covid-19 pela instituição ganha sentido sob a conjuntura específica da emergência, mas também a partir das distintas tradições pelas quais a Fiocruz se organizou como instituição de ciência, tecnologia e inovação em saúde para o SUS. Num contexto marcado por dissensos e incertezas, examinar como os diversos atores relacionados à instituição se movem na produção dos acordos e consensos básicos em torno da Covid-19 pode fornecer lentes para a análise da instituição como espaço de ciência e de saúde dotado de grande legitimidade social e reconhecimento público e, ao mesmo tempo, para o debate mais amplo (central no campo da história e dos estudos sociais da ciência e da tecnologia) sobre a expertise científica e sua autoridade epistêmica e social em contextos marcados por negacionismos e ataques à ciência. Trata-se, em suma, de um caso particularmente rico para se pensar as relações entre ciência, saúde e democracia. Um segundo eixo do projeto diz respeito à constituição de um acervo de depoimentos orais coletados junto a um amplo e diversificado conjunto de profissionais da Fiocruz, em suas diversas frentes e áreas de atuação, e de grupos com os quais ela se relaciona na sociedade. Além de proverem o acesso aos sentidos conferidos à atuação institucional, objeto central da pesquisa, tais entrevistas serão de grande importância para ampliar o vasto acervo arquivístico da Fiocruz, sob a guarda da Casa de Oswaldo Cruz, estimulando assim novos caminhos de investigação sobre a pandemia e sobre a história da Fiocruz e das ciências e da saúde no país. A proposta de pesquisa aqui apresentada pretende contribuir igualmente para as reflexões e desafios teórico-metodológicos próprios à história do tempo presente e à história institucional. As parcerias com o Departamento de Arquivo e Documentação da Casa de Oswaldo Cruz e o Laboratório de Pesquisa em Comunicação e Saúde do ICICT, e a interlocução com pesquisadores de outras unidades da instituição, conferem ao projeto uma dimensão transdisciplinar fundamental não somente à análise do tema das emergências sanitárias, mas ao exercício de reflexividade necessário a um empreendimento que busca apreender a complexidade e as múltiplas dimensões das instituições científicas a partir de sujeitos situados na própria instituição que se pretende examinar. Por fim, o terceiro eixo do projeto diz respeito à articulação das ações de pesquisa em história das ciências e da saúde e de acervo e patrimônio cultural das ciências e da saúde com atividades no âmbito da divulgação científica. Num momento em que a pandemia intensifica as expectativas e ao mesmo tempo as incertezas quanto ao papel e ao lugar da ciência na sociedade, incertezas essas amplificadas por discursos negacionistas, o projeto pretende contribuir para que o público possa compreender (e valorizar) as ações da Fiocruz no presente como parte de uma tradição da ciência brasileira que se constituiu no tempo, em contextos distintos e em processos coletivos que envolvem acordos mas também tensões e dissensos. A visibilidade pública alcançada pela Fiocruz será, desse modo, um meio para se promover reflexões sobre os muitos desafios enfrentados pela ciência e pela saúde brasileiras no passado e no presente. Além de propor atividades para as Semanas Nacionais de Ciência e Tecnologia, o projeto pretende desenvolver um conjunto de podcasts que apresentem as principais frentes de atuação da Fiocruz na pandemia de modo articulado à história da instituição em cada uma dessas frentes, valendo-se de trechos de entrevistas realizadas nesta ocasião e também de depoimentos que já compõem o acervo de história oral da COC. A perspectiva dessa articulação, requisito do próprio Programa ao qual a presente proposta está submetida, constitui um dos desafios contemporâneos da sociedade brasileira, na medida em que o fortalecimento da credibilidade da ciência e dos espaços institucionais de produção de conhecimento se faz imprescindível à própria defesa da democracia.
  • Fundação Oswaldo Cruz - RJ - Brasil
  • Fri Nov 05 00:00:00 BRT 2021-Sat Nov 30 00:00:00 BRT 2024
Foto de perfil

Simone Sehnem

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • análise de aspectos ligados ao esg (environmental, social and governance) da produção de aves e suínos no sistema de integração do oeste catarinense, líder mundial de produção de proteína animal
  • Esta proposta de estudo parte do pressuposto de que a competitividade das empresas, especialmente aquelas atuantes no sistema de integração, tem relação direta com a estrutura de governança articulada pela empresa focal da cadeia de produção. Acredita-se que a agroindústria é responsável pela promoção de estímulos e articulações para o engajamento de todos os atores, especialmente no sistema de integração. Assim, o sistema de integração é visto como sendo altamente dependente das agroindústrias, sendo responsáveis pela proposição da estrutura de governança, internalização e estímulo a adesão de boas práticas ambientais e sociais. Baseado nesse pressuposto, este estudo tem como objetivo analisar aspectos ligados ao ESG (Environmental Social and Governance) da produção de aves e suínos no sistema de integração do oeste catarinense, líder mundial de produção de proteína animal. Será realizada uma survey, com produtores integrados a agroindústrias do extremo oeste catarinense, que é reconhecido como sendo um líder global de produção de carne. A proposta consiste na realização de uma pesquisa em 3 associações e municípios, totalizando uma cobertura de 62 municípios, onde atuam 3 dos grandes players nacional de produção de proteína animal. A coleta de dados será viabilizada por meio de parcerias com as prefeituras municipais, e os questionários serão aplicados por agentes comunitárias de saúde na oportunidade em que realizarem as visitas periódicas as famílias. Será efetuado o treinamento das mesmas utilizando uma ferramenta online e também acompanhamento do processo de aplicação dos questionários. Espera-se como resultado, a obtenção de um diagnóstico completo, detalhado e capaz de gerar dados que possam embasar políticas públicas locais que fomente o desenvolvimento local.
  • Universidade do Oeste de Santa Catarina - SC - Brasil
  • Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Simone Seixas da Cruz

Ciências da Saúde

Saúde Coletiva
  • projeto saj 60+
  • O Brasil está longe de se preparar para responder aos direitos dos idosos, reconhecendo que o envelhecimento da população afeta os sistemas de saúde. Objetivo: investigar condições gerais de saúde física, mental e déficit auditivo em idosos atendidos nas Unidades Básicas de Saúde de Santo Antônio de Jesus /BA. Objetivos específicos: Descrever condições gerais de saúde em idosos (Subprojeto1); Estimar prevalência de sofrimento mental e sua associação com fatores socioeconômico, de estilo de vida e de saúde (Subprojeto2); Estimar prevalência da perda auditiva e sua associação com fatores socioeconômicos, de estilo de vida e de saúde(Subprojeto 3); Desenvolver estudo de intervenção com capacitação dos profissionais das equipes para triagem de perda auditiva (Subprojeto 4);Desenvolver/avaliar um aplicativo eletrônico para rastreio da perda auditiva(Subprojeto 5). Método: SUBPROJETOS 1,2 e 3 – Desenho transversal, realizado em 300 idosos. O instrumento de coleta terá 3 seções: Características socioeconômico-demográficas e condições gerais de saúde; saúde mental; acuidade auditiva. Serão realizados exames audiológicos. Análise terá medidas de tendência central e variabilidade; identificação de fatores associados, com modelos hierarquizados, para estimar RP e IC95%. SUBPROJETO 4 –Desenho de intervenção. Será comparado o desempenho dos profissionais antes e depois da capacitação de triagem auditiva - Teste do Sussurro. Ao nível de 5%, será realizada teste t pareado ou de Wilcoxon. SUBPROJETO 5 -Estudo metodológico para desenvolver aplicativo de rastreio de perda auditiva(e-Sussurro). Etapas de desenvolvimento: Processo de design - serão determinados os requisitos e-Sussuro; Produção de design I – desenhadas as interfaces-rascunho; Avaliação preliminar do aplicativo; Produção de design II –desenhadas interfaces de alta fidelidade; Redesign - teste de usabilidade do e-SUSSURO. Serão estimadas medidas de tendência central e dispersão, teste de usabilidade.
  • Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - BA - Brasil
  • Thu Feb 03 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Simone Souza Monteiro

Ciências da Saúde

Saúde Coletiva
  • testagem rápida para o hiv e promoção da saúde entre mulheres trans/travestis, gays/hsh e trabalhadoras sexuais: uma revisão integrativa
  • Segundo documentos oficiais recentes, a realização do teste de HIV é crucial para o sucesso da estratégia conhecida como “Tratamento para Todas as Pessoas” (TTP) ou “Tratamento como Prevenção” (TcP). Dado o compromisso do Brasil com as políticas globais de Aids, as respostas programáticas para o controle da epidemia vêm se apoiando em variadas iniciativas de ampliação do acesso ao diagnóstico com fins de prevenção. Projetos e programas de promoção da saúde e prevenção do HIV vêm assumindo o compromisso de oferecer o diagnóstico precoce e a remissão oportuna ao tratamento das populações consideradas chave pelas políticas, como mulheres trans/travestis, gays e outros homens que fazem sexo com homens (HSH) e profissionais do sexo. Tais iniciativas, nacionais e internacionais, vêm oferecendo testagem em lugares públicos, privados e em horários variados a fim de alcançar grupos populacionais com maior dificuldade de acesso e acolhimento nas unidades convencionais da rede de saúde. Organizações não-governamentais (ONGs), locais de sociabilidade e de interação sexual e domicílios (por meio do autoteste) tornam-se espaços alternativos para a realização da testagem para o HIV. Embora apresentem relevantes resultados, esses programas e ações de testagem não têm alcançado uniformemente as populações definidas como chave nas políticas de prevenção. Ademais se articulam, de forma diferenciada, com estratégias de prevenção e iniciativas mais amplas de promoção da saúde. Nesse sentido, o presente projeto pretende analisar os desafios implicados na tradução das atuais políticas globais de Aids para as realidades locais, focalizando seus alcances segundo os diferentes universos populacionais aos quais se destinam. Assim, tem-se o intuito de reunir e sistematizar achados da produção acadêmica a respeito do desenvolvimento de ações e programas de promoção da saúde e de controle epidemiológico baseadas na testagem de HIV, por meio de uma revisão integrativa. Tal revisão visa contemplar pesquisas acadêmicas e formativas, nacionais e internacionais, publicadas em bases de dados, durante o período de 2010 a 2019, que abordem estratégias de prevenção e promoção da saúde e de oferta da testagem de HIV junto a mulheres trans/travestis, gays/HSH e trabalhadoras sexuais. A revisão da literatura pretende trazer luzes sobre desdobramentos específicos das políticas globais entre populações sexualmente marginalizadas e mais vulneráveis ao HIV e outras ISTs. A compilação e a análise dessa produção científica têm o potencial de indicar os alcances e limites das estratégias de prevenção apoiadas na testagem do HIV, visando superar seus obstáculos e lacunas
  • Fundação Oswaldo Cruz - RJ - Brasil
  • Mon Jan 06 00:00:00 BRT 2020-Tue Jan 31 00:00:00 BRT 2023
Foto de perfil

Simoni Campos Dias

Ciências Biológicas

Biotecnologia
  • produção de formulados biodegradáveis a base de peptídeos e proteínas inseticidas para controle de insetos vetores de doenças de importância na saúde pública
  • Aedes aegypti e Culex quinquefasciatus são vetores de doenças de arboviroes como dengue, zika, chikungunya,febre amarela e protooses como a filariose. Devido à inexistência de vacinas para a maioria destas patologias o melhor método para diminuir a disseminação das enfermidades é o controle de vetores. O controle químico é utilizado como primeira escolha embora sejam responsáveis pela criação de rápida resistência e causem danos para a população e insetos não alvos. A OMS indica o uso de inseticidas biológicos por serem eficientes específicos e não contaminantes. O sucesso mundial da utilização de bioprodutos contendo Bacillus thuringiensis (BT) e Lysinibacillus sphaericus (LS) comprova sua efetividade inseticida seletiva contra várias classes de insetos. Trabalhos anteriores realizados entre a Universidade Católica de Brasília e Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia demostraram que após avaliados 29 peptídeos, um lipopeptídeo produzido por uma bactéria do solo do Cerrado demonstrou atividade de 100% de mortalidade larval para as duas espécies de mosquitos vetores, sem demostrar citotoxicidade contra células humanas. Quando o peptídeo foi conjugado com Bt e Ls foi observado sinergismo de atividade e diminuição da concentração ao redor de 100 vezes. Neste projeto se propõe uma continuação dos trabalhos anteriores onde o peptídeo e as proteínas inseticidas serão produzidos em fermentadores e os ativos biológicos serão formulados em um produto larvicida biodegradável em sistema de liberação controlada dos ativos. As formulações serão avaliadas quanto a liberação dos ativos. Testes em laboratório e campo serão conduzidos para avaliar atividade seletiva, funcional e especifica das moléculas. Este é um produto inovador pela sua concepção ecológica e além de natural, único pois será composto por dois bioinsetidas.De fácil acesso poderá ser aplicado em pequenos recipientes dentro e ao redor das residências nos criadouros diminuindo a transmissão e numero de afetados
  • Universidade Católica de Brasília - DF - Brasil
  • Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Simoni Margareti Plentz Meneghetti

Ciências Exatas e da Terra

Química
  • biorrefinaria integrada utilizando os frutos de macaúba: produção de biocombustível, solvente, plastificante e biocarvão.
  • Com base no conceito de biorrefinaria, a proposta visa o uso integrado do óleo dos frutos da palmeira macaúba (Acrocomia sclerocarpa) e da torta da extração. Essa espécie, endêmica da América do Sul, é usada para conforto térmico do gado em pastagens (pantanal e cerrado). Seu óleo, explorado de forma incipiente em usos farmacêuticos e cosméticos, tem produtividade de 5000 L/hc/ano, que são perdidos no campo. Assim, há um enorme potencial para o uso industrial desses recursos sem concorrência com a produção de alimentos ou uso adicional da terra. Visando novas aplicações e agregar valor aos frutos da macaúba (alto teor de óleo no mesocarpo e castanha) eles serão coletados/tratados e o óleo será obtido por prensagem/extração. Estudos da equipe apontam excelente composição para a produção de biocombustíveis (biodiesel ou hidrocarbonetos) e, devido à alta acidez, o óleo passará por (i) hidrólise e esterificação (ésteres alquílicos de ácidos graxos (FAAE); biocombustível ou solvente) e (ii) interesterificação (polímeros para lubrificantes). O glicerol oriundo de (i) será convertido em oligômeros (plastificante e intermediários para síntese de poliésteres). Serão usados catalisadores heterogêneos robustos, tais como óxidos (p.ex. SnO2/MoO3 e SnO2/Nb2O3; balanço adequado entre a acidez de Lewis e de Brönsted). A torta de extração será pirolisada para biocarvão (suporte para os catalisadores e avaliação para uso energético). Trabalhos da equipe já mostraram o desenvolvimento de tecnologias para uso de diferentes biomassas e a presente abordagem visa o aproveitamento integral dos frutos de macaúba. As tecnologias conhecidas irão demandar adaptações, o que será contornado com os catalisadores robustos propostos. Assim, será disponibilizada uma plataforma completa de tecnologias para uso nos setores energéticos e de materiais, contribuindo para uma possível inserção de produtos renováveis no mercado, com ganhos sociais, econômicos e ambientais para o país.
  • Universidade Federal de Alagoas - AL - Brasil
  • Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Sinaida Maria Vasconcelos

Ciências Humanas

Educação
  • iii semana de ciência e tecnologia do centro de ciências e planetário do pará
  • A III Semana de Ciência e Tecnologia do Centro de Ciências e Planetário do Pará, será desenvolvida durante, e para além, da SNCT, por meio de eventos e ações que pretendem levar o público participante ao reconhecimento e valorização da “Presença feminina na Ciência brasileira”. Tal iniciativa parte da expectativa de contribuir para superação da problemática representada por estereótipos historicamente construídos a partir de visões distorcidas, preconceituosas e discriminatórias a cerca da ciência e da imagem dos/das cientista, que delimitam o que seria o papel de homem, o papel da mulher e suas respectivas profissões, afastando cada vez mais meninas e mulheres de terem interesse pela carreira científica. Diante de tal realidade se evidencia a necessidade de inciativas que deem visibilidade à figura feminina, nas áreas científica, tecnológica e afins, para que se promova o interesse, engajamento e representatividade, de tal forma que outras mulheres e meninas possam se inspirar e ingressar neste meio. A importância de ações com essa intencionalidade estão retratadas nos dados dos inúmeros projetos de pesquisa e extensão que vem sendo desenvolvidos em universidades, institutos de pesquisa e escolas de educação básica brasileiros, relacionados a temática da ciência feminina, que inclusive nas últimas décadas pode contar com importante apoio do CNPq, por meio de programas como o Mulher e Ciência, lançado em 2005 e Meninas na Ciência de 2013. E é com o mesmo intuito que o projeto em tela pretende trazer essa discussão para a SNCT/2022, através de ações de educação não formal, utilizando estratégias diversas, como eventos virtuais (III Webnário - Ciência Feminina) e produção de podcast - Isso é ciência, maninha!!, além da produção da Cartilha "Isso é ciência, maninha" que terá divulgação e distribuição durante as diversas outras ações previstas, como Planetário Móvel, Ciência Móvel, IV Seminário de História da Ciência e Planetário de Portas.
  • Universidade do Estado do Pará - PA - Brasil
  • Tue Sep 13 00:00:00 BRT 2022-Fri Mar 31 00:00:00 BRT 2023
Foto de perfil

Siomar de Castro Soares

Ciências Biológicas

Genética
  • ferramentas moleculares aplicadas ao estudo da interação patógeno hospedeiro
  • Saúde única é um tema de grande interesse mundial por integrar: a saúde humana, animal e a qualidade ambiental. Este tema ganha ainda mais importância dada o crescimento das populações humanas, da urbanização e da intensificação da produção animal. Neste sentido, as Escherichia coli são patógenos polivalentes associados a manifestações entéricas e respiratórias nos animais. E. coli enterohemorrágica (EHEC) é um patógeno zoonótico que pertence ao grupo de E. coli produtora de toxina Shiga (STEC). O sorotipo O157:H7 é o responsável pelos casos mais graves de infecção gerada por esse patógeno, como colite hemorrágica e a síndrome hemolítico-urêmica (SHU) em humanos. O SHU é considerado um problema de saúde pública em vários países e a Argentina é o país com maior incidência de SHU no mundo. Para ampliar nosso conhecimento sobre o perfil genômico das linhagens de E. coli O157:H7 que circulam na Argentina, iniciamos um projeto colaborativo entre investigadores da Argentina, Brasil e Alemanha para sequenciar o genoma de 83 linhagens E. coli O157:H7 isoladas de bovinos provenientes da Argentina. Além disso, 22 isolados clínicos foram cedidos pelo laboratório de referência nacional ANLIS Malbrán. A partir do sequenciamento genômico dessas amostras, está sendo realizada a montagem genômica, para seguir então aos passos de anotação genômica, predição de plasmídeos e análises de genômica comparativa. Essas análises irão englobar, filogenômica, sintenia gênica, plasticidade genômica, pangenômica, vacinologia reversa, genômica subtrativa, entre outros. Tais análises estão sendo a base para o roteiro do curso, que contará com dois dias teóricos sobre ciências ômicas, além dos outros três dias de aulas práticas. Este projeto faz parte da Rede de Ciências Ômicas (RECOM) e conta também com a presença do Dr. Hugo Naya (Uruguaio), Dr. Wanderson Silva (naturalizado Argentino), Dr. Ariel Amadio (Argentino) e da Dra. Paula Ristow.
  • Universidade Federal do Triângulo Mineiro - MG - Brasil
  • Tue Jan 04 00:00:00 BRT 2022-Wed Jul 31 00:00:00 BRT 2024
Foto de perfil

Sirius Oliveira Souza

Ciências Exatas e da Terra

Geociências
  • mudanças climáticas, desertificação e suas implicações na redução da biodiversidade e de áreas produtivas: análise de cenários sustentáveis no semiárido baiano.
  • O Brasil possui a zona semiárida mais populosa do mundo, com a maior parte incluída no estado da Bahia, onde residem cerca de 48% da população baiana e se produz 28% do PIB estadual. Neste contexto, as zonas semiáridas são susceptíveis a desertificação, problema que afeta ecossistemas gerando perda de biodiversidade e consequências socioeconômicas severas. Frente aos fatores históricos de uso inadequado da terra que em cenários de mudanças climáticas tendem a intersecionar fenômenos como a superexploração da terra, maior pobreza, insegurança alimentar e insegurança hídrica, denota-se a necessidade de estudos sobre a gravidade e complexidade dos processos de desertificação destes ambientes. Portanto, o objetivo deste projeto é compreender a dinâmica ambiental das áreas susceptíveis a desertificação no contexto das ações antrópicas e cenários de mudanças climáticas, tendo em vista a proposição de um zoneamento que contribua para o planejamento territorial e fundamente políticas de desenvolvimento sustentável. Assim, a partir da determinação de setores do semiárido baiano pretende-se aplicar o Índice de Áreas Ambientalmente Sensíveis, desenvolvido para identificar áreas vulneráveis à ameaça de desertificação no modelo MEDALUS (KOSMAS et al., 1999), que faz uso de variáveis e indicadores temáticos relacionados a clima, uso da terra, cobertura vegetal, qualidade do solo e aspectos socioeconômicos, para ao final gerar um mapa de zonas susceptíveis à desertificação. Em seguida, com o uso destes dados, realizar-se-á a modelagem de cenários futuros com uso de algoritmos de aprendizado de máquina e modelos climáticos projetados pelo IPCC, que consideram concentrações anuais de gases de efeito estufa e as emissões antropogênicas até 2100. Ao final, zoneamentos para cenários de desertificação serão realizados, privilegiando a manutenção da biodiversidade. Tais resultados, subsidiarão a efetivação dos instrumentos da Política Nacional de Combate à Desertificação (BRASIL,2015).
  • Universidade Federal do Vale do São Francisco - PE - Brasil
  • Mon Feb 07 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Sirlei Lemes

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • impacto da covid-19 na relação entre a corrupção e a divulgação de informações ambientais, sociais e de governança
  • Investidores consideram cada vez mais a conjunção da responsabilidade ambiental, social e de governança com indicadores financeiros na tomada de decisões. Muito embora as empresas reconheçam a necessidade de impactar positivamente o meio-ambiente, colaboradores e a comunidade, as métricas para a divulgação destes impactos não estão bem desenvolvidas, com reflexos na assimetria de informação entre empresas e investidores. O objetivo deste estudo é examinar a relação entre os níveis de corrupção dos países e os níveis de evidenciação de informações ambientais, sociais e de governança (ESG), notadamente no âmbito da pandemia da COVID-19, período cujas emergências sanitárias criaram a “tempestade perfeita” para as práticas de corrupção. Na discussão de uma agenda de sustentabilidade, a hipótese testada será se a transparência de informações ESG é mais perceptível em países com menores níveis de corrupção e se essa percepção foi impactada pela pandemia da COVID-19.O arcabouço teórico está fundamentado na Teoria Institucional, que sinaliza que os gestores de empresas de países com frágeis políticas anticorrupção tendem a evidenciar menos informações e na Teoria de Agência, que indica que os gestores podem desfrutar de benefícios privados, ou sacrificar projetos rentáveis, ao investir no ESG à custa do valor do acionista. Por meio de modelos econométricos, será analisado o comportamento de 180 países, durante os anos de 2010 a 2023, considerando as variáveis correlatas da literatura a respeito dos temas. Espera-se contribuir com a literatura, gestores e investidores por meio de uma melhor compreensão da relação entre a corrupção e a divulgação de informações ESG, em períodos de incertezas. Os resultados também têm implicações nas políticas públicas ao sinalizar estratégias centradas no combate à corrupção, na melhoria da transparência e na geração de valor para as comunidades inseridas no entorno dos ambientes empresariais.
  • Universidade Federal de Uberlândia - MG - Brasil
  • Mon Feb 07 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Sócrates Cabral de Holanda Cavalcanti

Ciências da Saúde

Farmácia
  • desenvolvimento de potente derivado do indol com atividade larvicida frente ao aedes aegypti linn
  • Com a reintrodução do mosquito Aedes aegypti Linn. no Brasil na década de 80 iniciou-se um período de disseminação de doenças vetorizadas por este mosquito. A cada novo sorotipo ou nova doença introduzida surge uma epidemia grave. Em 2014-2015 duas novas doenças transmitidas por este mesmo mosquito foram introduzidas no Brasil, a Chikungunya e a Zika. Em especial a Zika tem deixado as autoridades de saúde de todo o mundo em alerta por causa da transmissão sexual, dos casos de microcefalia em recém-nascidos e da síndrome de Guillain-Barré. Estes dados mostram que existe a necessidade de aprofundamento nas pesquisas tanto de tratamento destas doenças como de controle do mosquito vetor. A proposta aqui apresentada baseia-se nos dados obtidos durante a pesquisa realizada por mais de 17 anos no Laboratório de Química Farmacêutica (LQF) da Universidade Federal de Sergipe em colaboração com diversos laboratórios parceiros, dentre eles o Laboratório de Farmacotécnica. Durante as pesquisas, diversos compostos foram sintetizados com o objetivo de obter moléculas larvicidas contra o Aedes aegypti com potencial para estudos translacionais. Neste momento o LQF possui uma molécula (N-tosilindol) com potência suficiente para ser direcionada a estudos de desenvolvimento farmacotécnico, avaliação toxicológica e efeito residual em laboratório. Para realizar os estudos propostos inicialmente será necessário realizar a síntese do composto em questão em escala maior e desenvolver formulação. O objetivo final deste projeto é de iniciar o levantamento de dados adicionais de ecotoxicologia e efeito residual em laboratório que permitam o uso da molécula em questão como larvicida e sirva como mais uma ferramenta no controle do mosquito Ae. aegypti e no combate as doenças por ele vetorizadas.
  • Universidade Federal de Sergipe - SE - Brasil
  • Fri Feb 04 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Soely Aparecida Jorge Polydoro

Ciências Humanas

Educação
  • desenvolvimento e avaliação de um programa on-line na promoção da autorregulação da aprendizagem em estudantes do ensino superior
  • A autorregulação da aprendizagem (ARA) é um processo ativo pelo qual os estudantes estabelecem objetivos para suas aprendizagens, monitoram e regulam suas cognições, motivações, comportamentos e afetos em prol das metas estabelecidas. A ARA é uma habilidade associada à melhora no rendimento acadêmico e na aprendizagem. Intervenções específicas auxiliam no desenvolvimento da ARA, mas quando realizadas presencialmente, são limitadas quanto ao número de estudantes que podem atingir. Os objetivos deste projeto são: a) elaborar um programa de intervenção on-line para promover a ARA de estudantes do ensino superior; b) implementar e comparar o impacto da intervenção on-line no rendimento acadêmico e na promoção da ARA, tendo por referência intervenções presenciais e grupo controle. Hipotetiza-se que a participação nos programas de promoção da ARA presenciais e on-line associam-se à melhora no rendimento acadêmico e nas habilidades de ARA, e assume-se a inexistência de diferenças estatisticamente significantes nos resultados relatados pelos grupos submetidos ao treinamento presencial e on-line. O projeto será composto por três etapas: 1) construção do ambiente computacional (AC) tipo Massive Open Online Course (MOOC) utilizando-se uma abordagem interacionista. O AC fornecerá suporte para a proposição do design instrucional do programa online de promoção da ARA. 2) implementação da intervenção por meio de desenho experimental, com a proposição de três grupos de estudantes de graduação submetidos a procedimentos distintos, sendo: participação no programa on-line, envolvimento com o programa presencial e grupo controle com estudantes que não serão submetidos ao programa em nenhuma das modalidades; 3) análise do impacto do programa on-line versus intervenção presencial e grupo controle, considerando o rendimento e as habilidades de ARA, mensurados durante pré e pós-teste. Os dados serão coletados por meio de instrumentos e analisados por meio da estatística inferencial.
  • Universidade Estadual de Campinas - SP - Brasil
  • Tue Feb 08 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Sofia Cavalcanti Zanforlin

Ciências Sociais Aplicadas

Comunicação
  • fronteiras da mobilidade no brasil contemporâneo: comunicação e experiência migrante na securitização do acolhimento e da integração social no âmbito da operação acolhida.
  • Dados da Organização Internacional para as Migrações (OIM) mostram que 5,6 milhões de venezuelanos deixaram seu país desde 2015. Entre janeiro de 2017 e agosto de 2021, o Brasil acolheu 635.257 venezuelano/as, depois do fluxo disparar 922% no biênio anterior. O governo brasileiro adotou a estratégia de interiorização de venezuelanos a partir da criação da Operação Acolhida, em 2018. Ela é levada a cabo pelo Exército Brasileiro, ONU/Acnur e ONGs que atuam no acolhimento em Roraima e em estados de diferentes regiões que recebem os migrantes. No Nordeste, Pernambuco é o estado que mais acolheu venezuelanos, com mais de 700 interiorizados até abril de 2021. Esse contexto motiva a elaboração de pesquisa em parceria entre os grupos MIGRA/UFPE e GEIFRON/UFRR. Propomos abordar dois momentos do fluxo de migrantes venezuelanos no Brasil: o acolhimento na fronteira representada por RR e na fronteira da interiorização, no NE, em especial Pernambuco, a partir de etnografias multi-situadas com trabalhos de campo respectivamente em Pacaraima e Boa Vista, Recife e RMR. A compreensão do fenômeno migratório exige estudos interdisciplinares e a ancoragem do projeto na Comunicação se justifica partir do conceito de bios midiático(Sodré, 2014). O caráter do bios midiático, para seu autor, tem como um dos efeitos o sequestro da fala ou das representações do real, conforme hoje fazem os sistemas neocolonais baseados na apropriação de dados (Sodré, 2021; Mbembe, 2019). A proposta se vincula, portanto, à Comunicação entendida como investigação da articulação entre desigualdade social, mobilidade humana e cidadania, no sentido de não se restringir aos discursos produzidos pelas instâncias corporativas envolvidas na Operação Acolhida, mas dialogar com as experiências dos migrantes e refugiados no acolhimento desde a fronteira em RR, à interiorização, em PE.
  • Universidade Federal de Pernambuco - PE - Brasil
  • Thu Feb 03 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Solane Alves Santos da Rocha

Outra

Divulgação Científica
  • vi semana nacional de ciência e tecnologia de uruçuca: a ciência, tecnologia e inovação no território litoral sul da bahia
  • O reconhecimento da importância dos avanços científicos e tecnológicos para superar os desafios globais contemporâneos é fundamental, e a inovação aliada a estes conhecimentos é considerada estratégica para promoção do desenvolvimento sustentável. A proposição do evento VI Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de Uruçuca: A ciência, tecnologia e inovação no Território Litoral Sul da Bahia , tem como proposito realizar atividades alinhadas aos objetivos do MCTI, promovendo interações entre diversos setores (acadêmicos, sociais, culturais, econômicos, produtivos, governamentais). A programação proposta é diversificada e será transmitida online e presencial, em razão de possibilitar acesso ao maior número de pessoa, com a possibilidade de ações em formato híbrido e/ou presencial durante todo o decorrer de execução do projeto. As estratégias e metodologia apresentadas objetivam atingir um público heterogêneo em relação à faixa etária e nível socioeconômico, promovendo amplo debate para além do conhecimento de áreas específicas, aproximando a população do conhecimento científico, em uma linguagem acessível, que estimulem a curiosidade, motivem diálogos e promovam a capilaridade da SNCT no Sul da Bahia.
  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano - BA - Brasil
  • Wed Sep 14 00:00:00 BRT 2022-Fri Mar 31 00:00:00 BRT 2023
Foto de perfil

Solange Cristina Garcia

Ciências da Saúde

Farmácia
  • avanço no estudo de biomarcadores periféricos de exposição e/ou efeito em trabalhadores expostos à sílica cristalina e a potencial mitigação dos efeitos toxicológicos usando antioxidantes em modelos in vivo
  • Doenças crônicas não transmissíveis, como câncer e fibrose pulmonar (FP) se desenvolvem na exposição ocupacional à sílica cristalina (SC). Cerca de 6 milhões de trabalhadores brasileiros estão expostos à SC. FP é incurável e debilitante. Até o momento, não existem biomarcadores de exposição e efeito precoce que possam ser utilizados na análise de risco e/ou avaliar alterações fisiopatológicas nestes trabalhadores. O diagnóstico de FP é feito por radiografia de tórax. Esta pesquisa multidisciplinar propõe estudar potenciais biomarcadores, utilizando recursos laboratoriais robustos e inovadores, com contribuição à sociedade. Assim, propõe-se, o estabelecimento da assinatura proteica, por meio do banco de dados gerado após análise proteômica plasmática, alterações radiográficas e da função pulmonar, por meio da bioinformática. Assim, as proteínas da assinatura proteica serão analisadas na rotina laboratorial, bem como, estudos epigenéticos, como metilação de DNA, expressão gênica e microRNAs. Biomarcador de exposição à SC será a quantificação do silício urinário. Os metais sanguíneos também serão quantificados. Este estudo contribuirá para definir promissores biomarcadores de efeito e exposição à SC, mas também, para estudar mecanismos moleculares envolvidos no desenvolvimento de PF. Propõe-se, ainda, estudar a mitigação dos efeitos toxicológicos da exposição à SC, experimentalmente: triagem antioxidante/antiinflamatória em um modelo alternativo in vivo C. elegans exposto a SC. Após, e seguindo os 3Rs, será realizado em ratos, de acordo com o protocolo mais promissor. Antioxidantes comercialmente disponíveis e de baixo custo com potencial uso humano serão estudados. Este projeto contribuirá para avançar na fronteira do conhecimento na área da toxicologia, na produção técnico-científica de alto impacto, formação de recursos humanos qualificados, auxiliar na tomada de decisões públicas e na qualidade de vida do trabalhador, com colaborações nacionais e internacional.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • Thu Mar 17 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Solange Fiuza Cardoso Yokozawa

Lingüística, Letras e Artes

Letras
  • geografias culturais ibero-americanas: paisagens, contato, linguagens
  • O projeto visa aprofundar o exame dos intercâmbios culturais entre países ibero-americanos nos séculos XX e XXI. Reúne especialistas de estudos linguísticos e literários lusófonos e hispânicos, cujas pesquisas, centradas nas transposições culturais, concebem questões como migração, diáspora, exílio, contato linguístico, trocas literárias e artísticas. Pretende investigar como transferências pós-coloniais reconfiguram antigos vínculos de subalternidade entre espaços centrais e periféricos no mundo ibero-americano. Para tanto, adota o aporte teórico das Geografias Culturais (Claval, Duncan et al.). Elas estudam como produtos e fenômenos da cultura variam no trânsito de um lugar a outro e como essa circulação modifica o entorno cultural do lugar de destino e impacta a percepção desses bens simbólicos em seu contexto original. Ao integrar estudos filológicos e literários para esquadrinhar as inter-relações entre países hispânicos e lusófonos nas Américas e Europa, este projeto supera os limites de abordagens mais restritas ao âmbito de cada uma das disciplinas convergentes. Assim, permite reconfigurar, em perspectiva transnacional, transcontinental e transdisciplinar, o arquivo linguístico-literário e as relações culturais assimétricas no amplo espaço ibero-americano. O aporte teórico adotado define a cultura como fluida, permeável a contágios e aberta a constantes negociações, o que leva à hipótese de a Ibero-América seguir se definindo na contemporaneidade graças a uma rede de interações de ideias e indivíduos, num processo contínuo, heterogêneo e multifacetado de apropriações e ressignificações de produtos imateriais. Os trabalhos em curso ou já realizados permitem validar tal hipótese. A convergência de saberes da Literatura e da Filologia é esteio seguro para mapear o escopo, detalhar as peculiaridades e dimensionar o impacto do intenso e dinâmico trânsito de línguas, autores e obras entre as culturas brasileira, espanhola, galega, portuguesa e hispano-americanas.
  • Universidade Federal de Goiás - GO - Brasil
  • Thu Feb 24 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Solange Helena Ximenes Rocha

Ciências Humanas

Educação
  • formação contínua em colaboração universidade-escola: perspectivas de investigação no contexto amazônico
  • O objetivo deste projeto é investigar práticas de formação contínua em colaboração universidade-escola, num modelo híbrido, de acordo com seguintes eixos: formação científica e tecnológica, colaboração universidade-escola e desenvolvimento profissional docente. A formação científica e tecnológica refere-se a alfabetização e letramento científico em tecnologias digitais por meio de projetos de investigação, eventos científicos e Clubes de Ciências escolares e os ciclos de formação contínua em colaboração. Nos eixos colaboração universidade-escola e desenvolvimento profissional docente serão realizadas análises de aspectos da aprendizagem da docência nos cenários emergentes. A construção da formação contínua se dará por meio de processos e práticas escolares e grupos colaborativos, além das aprendizagens e experiências dos participantes e instituições envolvidas. A proposta tem relação com percursos anteriores de formação de professores de ciências e matemática no estado do Pará, com origem no final da década de 1970 e significativa ampliação nos últimos anos. Representa a continuidade de projetos de formação na região Oeste do Pará, iniciados 2010, no âmbito dos programas Novos Talentos/CAPES e Ciência na Escola/CNPq, além de grupos de pesquisa e programas de Pós-Graduação com estudos já concluídos e em andamento. O ensino remoto também desencadeou processos de reformulação das práticas de formação contínua e a necessidade de novas pesquisas dentro da temática. A pesquisa será desenvolvida a partir de ciclos de estudos temáticos, eventos, atividades curriculares, grupos de estudo e comunidades colaborativas que integram diferentes instituições e redes de ensino dos municípios de abrangência da UFOPA. Será constituído um núcleo de formação contínua em colaboração universidade-escola organizado em coletivos de trabalho em forma de grupos colaborativos, com vistas a formação de pesquisadores desde a educação básica a pós-graduação.
  • Universidade Federal do Oeste do Pará - PA - Brasil
  • Thu Feb 24 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Solange Teresinha Carpes

Ciências Agrárias

Ciência e Tecnologia de Alimentos
  • produção e aplicação de embalagens biodegradáveis a base de sub-produtos da industria agroalimentar
  • Os consumidores estão cada vez mais preocupados com a saúde, a qualidade de vida, e com o meio ambiente. É grande o desperdício de alimentos e de subprodutos agroindustriais oriundos dos mais diversos processos. É fundamental entender que a perda de alimentos ao longo da cadeia de abastecimento significa perda de recursos importantes como água, terra e energia. Além disso, o aumento do uso de plásticos criou sérios problemas ecológicos devido à sua resistência à biodegradação. Porém, os biopolímeros podem ser uma solução para esse problema pois eles se degradam facilmente com propriedades semelhantes aos plásticos convencionais. Os resíduos agroindustriais (hortifrúti e produtos apícolas) são uma rica fonte de compostos fenólicos e polissacarídeos. Hoje em dia, casca de frutas e vegetais já vem sendo utilizados para a preparação dos filmes biodegradáveis por meio do processo laboratorial conhecido como “casting”. No entanto, pouco é explorado a produção de filmes biodegradáveis a base de mandioca e de resíduos agroindustriais como antioxidantes naturais por meio do processo industrial como é o de extrusão. O uso direto de uma mistura de resíduos extraídos de fontes agrícolas e blendas de polímeros biodegradáveis sintéticos possuem a vantagem de diminuir etapas do processo e o custo de produção. Além disso, a adição de resíduos bioativos em embalagens de alimentos é uma alternativa aos aditivos sintéticos os quais, aumentam a vida útil dos produtos e podem proporcionar boas propriedades mecânicas aos filmes. O objetivo deste projeto é elaborar filmes biodegradáveis por extrusão com a adição de coprodutos agroindustriais. Serão avaliadas propriedades mecânicas, antioxidantes e antimicrobianas dos filmes. A estabilidade oxidativa e a vida útil de hambúrgueres, queijos e frutas minimamente processadas, embalados com esses novos filmes, a aceitação e intenção de compra desses produtos embalados com esses filmes biodegradáveis serão avaliados.
  • Universidade Tecnológica Federal do Paraná - PR - Brasil
  • Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Solange Wagner Locatelli

Ciências Humanas

Educação
  • análise do ensino por investigação por meio do design-based research: um estudo comparado da formação docente em ciências entre brasil e áfrica do sul
  • Considerando-se a complexidade envolvida no ensino de ciências para as séries iniciais do Ensino Fundamental, com relação à formação docente, a presente pesquisa tem por objetivo investigar em que medida o ensino por investigação (EI) pode auxiliar a aprendizagem profissional destes professores de ciências. A educação científica nos anos iniciais é um tema de ampla importância, devido ao papel fundamental da alfabetização científica no desenvolvimento de competências e habilidades inerentes à prática cidadã. Ainda nessa linha, a formação docente para essa etapa de ensino é realizada de forma generalista e polivalente, refletindo-se em um ensino com conhecimentos de conteúdo e pedagógicos frágeis, remetendo à propagação de concepções espontâneas nas salas de aula. Com o intuito de ampliar a compreensão acerca desse processo, a presente investigação propõe abarcar duas realidades distintas, visando a um estudo comparado, considerando-se o contexto brasileiro e o sul-africano, por meio de cursos de extensão para ambos os públicos. A metodologia utilizada será uma abordagem qualitativa-interpretativa, construída a partir do design-based research (DBR) que, por se traduzir como uma pesquisa de desenvolvimento, permitirá, por meio de registros audiovisuais e documentais, acesso às concepções de ensino e aprendizagem dos docentes, bem como planejar ações que visem à melhora da aprendizagem profissional. Como resultados prévios, espera-se obter indicadores sobre a compreensão e utilização do EI na formação de professores de ciências dos anos iniciais, com vistas para a produção final, no formato de livro, de materiais didáticos elaborados pelos próprios docentes, materiais esses coerentes com a linha teórico-prática do projeto em tela e com potencial para aplicação imediata nas salas de aula da educação básica, além de possibilitar o fomento de políticas públicas para a melhoria da educação científica, de maneira geral.
  • Universidade Federal do ABC - SP - Brasil
  • Wed Mar 30 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Solange Xavier dos Santos

Outra

Divulgação Científica
  • do mofo ao cogumelo, da micose à penicilina - a ciência micológica integrando os 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no brasil
  • o conhecimento sobre fungos ainda é negligenciado na educação básica e entre a sociedade em geral, onde prevalece o receio, mitos e equívocos, muitas vezes como consequência de uma abordagem rasa e insatisfatória. Essa proposta objetiva promover a divulgação e a popularização da Ciência Micológica, numa perspectiva de educação científica e ambiental, explorando diferentes estratégias didáticas, em atividades presenciais e remotas. Programado para ocorrer durante a 19ª SNCT 2022, o evento visa beneficiar um público diversamente amplo, principalmente estudantes da educação básica de 20 escolas de 10 municípios do estado de Goiás desde os níveis infantil ao ensino médio, incluindo portadores de necessidades especiais, integrantes do lar de idosos e a comunidade em geral. São previstas visitas monitoradas das escolas à Universidade Estadual de Goiás e da equipe executora às escolas, incluindo 1) Exposição monitorada fixa e itinerante, sobre o Universo Micológico 2) Trilha interpretativa guiada em uma unidade de conservação do Cerrado 3) Dia de cientista, com práticas investigativas experimentais promovendo a familiarização com o universo dos fungos, com o método científico e o fazer ciência. 4) Produção de um minidocumentário, de um livro infanto-juvenil (em formato impresso, e-book e audiobook) para promover a divulgação científica dos resultados de um projeto de pesquisa acerca dos impactos do fogo sobre pseudofungos em uma área do Cerrado. 6) Produção de materiaisl lúdico-educativos diversos em mídias digitais 7) live para a interação de micólogos com o público 10) evento de divulgação e popularização da Ciência na comunidade quilombola Kalunga, para a comunidade, para o lançamento do livro mencionado acima que será na comunidade.
  • Universidade Estadual de Goiás - GO - Brasil
  • Tue Sep 13 00:00:00 BRT 2022-Fri Mar 31 00:00:00 BRT 2023
Foto de perfil

Sonia Aparecida de Andrade Chudzinski

Ciências Humanas

Psicologia
  • xvii olimpíada brasileira de biologia e viabilização da participação dos melhores alunos classificados nas olimpíadas internacionais de biologia
  • Vide projeto anexo
  • Instituto Butantan - SP - Brasil
  • Mon Dec 28 00:00:00 BRT 2020-Wed May 31 00:00:00 BRT 2023
Foto de perfil

Sonia Barbosa dos Santos

Outra

Divulgação Científica
  • brasil, mais de 200 anos de ciência. ceads, 27 anos de ciência, tecnologia e inovação na costa verde
  • Esta solicitação visa obter recursos para a realização de atividades relativas à 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia/2022 na região da Ilha Grande e seu entorno (Costa Verde), atendendo aos nunicípios de Angra dos Reis, Paraty, Mangaratiba e Itaguaí. As atividades serão desenvolvidas pelo Centro de Estudos Ambientais e Desenvolvimento Sustentável (CEADS), vinculado à Pró-Reitoria de Pós-graduação e Pesquisa (PR-2). As Unidades da UERJ na Ilha Grande, atuam de forma integrada e complementar, em uma perspectiva voltada à pesquisa, pós-graduação, cooperação internacional e inovação, mas também atendendo às atividades de graduação, extensão e cultura. Visando contemplar uma das missões do CEADS, ligadas à divulgação e popularização da ciência e, com isso, contribuir para o compartilhamento de saberes e fazeres e para a diminuição das desigualdades em relação ao acesso aos conhecimentos científicos produzidos pela academia, é que apresentamos a presente proposta, ressaltando que a mesma pode ser enquadrada em vários dos ODS da Agenda 2030, dentre eles o ODS 3 (Saúde e Bem Estar); ODS 4 (Educação de qualidade); ODS 10 (Redução das Desigualdades). O objetivo é atender as comunidades escolares da Vila do Abraão, Ilha Grande e da área continental do Município de Angra dos Reis e de três outros municípios da Costa Verde: Paraty, Itaguaí e Mangaratiba, além da população local e flutuante (turistas). Estão sendo propostos palestras, oficinas, uma Conferência de Jovens da Costa Verde, Rodas de Conversa e um Encontro dos Educadores da Rede de Educação Ambiental da Costa Verde. As atividades ocorrerão nas dependências do CEADS, na Praia de Dois Rios (Ilha Grande, Município de Angra dos Reis, RJ), na sede do PEIG – Parque Estadual da Ilha Grande (Vila do Abraão, Ilha Grande, Município de Angra dos Reis, RJ) e nos municípios de Paraty, Mangaratiba e Itaguaí em locais a serem determinados posteriormente e em conjunto com as Secretarias de Educação.
  • Universidade do Estado do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • Mon Sep 12 00:00:00 BRT 2022-Fri Mar 31 00:00:00 BRT 2023
Foto de perfil

Sonia Barbosa dos Santos

Ciências Biológicas

Biologia Geral
  • ceads/uerj, ciência, tecnologia e inovações: a transversalidade de conhecimentos e a sustentabilidade da costa verde
  • A presente solicitação visa obter recursos para a realização de atividades relativas à 18ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia/2021 na região sul do Rio Janeiro, conhecida como Costa Verde, e na Ilha Grande, Município de Angra dos Reis, RJ, onde funciona o Centro de Estudos Ambientais e Desenvolvimento Sustentável (CEADS), vinculado à Pró-Reitoria de Pós-graduação e Pesquisa (PR-2) e o Ecomuseu Ilha Grande (ECOMIG), vinculado à Pró-Reitoria de Extensão (PR-3). As Unidades da UERJ na Ilha Grande, atuam de forma integrada e complementar, em uma perspectiva voltada à pesquisa, à pós-graduação, à cooperação internacional e à inovação, mas também atendendo às atividades de graduação, extensão e cultura. Visando contemplar uma das missões do CEADS, ligadas à divulgação e popularização da ciência e, com isso, contribuir para a diminuição das desigualdades em relação ao acesso aos conhecimentos científicos produzidos pela academia, é que apresentamos a presente proposta. O objetivo é atender as comunidades escolares da Ilha Grande e da área continental do Município de Angra dos Reis e de três outros municípios da Costa Verde: Paraty, Itaguaí e Mangaratiba, além da população local e flutuante (turistas). Estão sendo propostos um encontro virtual de jovens, palestras, rodas de conversa, projeções de imagens em locais públicos, uma cartilha de divulgação e um encontro dos educadores da Rede de Educação Ambiental da Costa Verde. Devido a pandemia de COVID-19, as atividades ocorrerão primordialmente de forma virtual. A única atividade presencial será a projeção de imagens da Mata Atlântica que ocorrerá em alguns espaços públicos dos municípios da Costa Verde e será realizada de acordo com todas as regras sanitárias exigidas.
  • Universidade do Estado do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • Mon Oct 11 00:00:00 BRT 2021-Tue Oct 31 00:00:00 BRT 2023
Foto de perfil

Sônia Bessa da Costa Nicacio Silva

Ciências Humanas

Educação
  • compreensão de conceitos econômicos em professores de contextos sociais diversos: um estudo em localidades do estado de goiás.
  • Esse projeto de pesquisa, faz parte de uma série de estudos que vêm sendo levados a efeito no Laboratório interdisciplinar em Metodologias Ativas LIMA/UEG/CNPQ, cujo foco são pesquisas sobre educação econômica e financeira. O objetivo desta pesquisa é entender como docentes do ensino fundamental do Estado de Goiás compreendem o tema da educação econômica, especificamente as atitudes em relação ao endividamento, dinheiro, estilos de consumo e o nível de alfabetização econômica. Será constituída amostra aleatória de 250 professores, distribuídos em três grupos de três localidades geográficas com diferentes características populacionais: 100 professores de Goiânia; 100 de Formosa e 50 da região quilombola da Chapada dos Veadeiros. A pesquisa empírica será dividida em duas etapas. Na primeira serão utilizados os instrumentos estruturados: Escala de atitudes em relação ao dinheiro e ao endividamento; Teste de Alfabetização Econômica TAE; Questionário sobre estilos de consumo. Na segunda, um subgrupo de 20% da amostra original será escolhido aleatoriamente para entrevistas semiestruturadas destinadas ao aprofundamento da análise por meio de técnicas qualitativas de pesquisa que complementarão às estratégias metodológicas utilizadas. Portanto, a pesquisa será mista sequencial iniciando com uma etapa quantitativa que será seguida de uma etapa qualitativa: levantamento das atitudes dos professores quanto aos fenômenos econômicos e entrevista semiestruturada. A análise dos dados permitirá identificar correlações entre a alfabetização econômica e endividamento e entre atitudes em relação ao dinheiro e estilos de consumo. Estudos empíricos sobre educação econômica entre docentes são escassos na literatura científica brasileira e, esperamos contribuir para a abertura de perspectivas de estudo que contemplem os fenômenos econômicos em diferentes interfaces, na escola e na universidade. Os resultados desta pesquisa representam uma contribuição ao aprofundamento teórico deste tema.
  • Universidade Estadual de Goiás - GO - Brasil
  • Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Sonia de Oliveira Camara Rangel

Ciências Humanas

Educação
  • por uma cartografia das infâncias e sua judicialização no brasil de 1927 a 1990
  • Em diálogo com os campos da História da Educação, da História Social e da Sociologia, esta proposta de pesquisa objetiva analisar a produção das leis protetivas às infâncias no Brasil. Para isto, considera-se a promulgação do Código de Menores de 1927, do Código de Menores de 1979 e do Estatuto da Criança e do Adolescente de 1990, como marcos reguladores das relações sociais concernentes às infâncias e às famílias. Assim, tomamos estes documentos como pontos de inflexão a partir dos quais concepções, ideias e projetos foram debatidos, constituindo-se como referências para a produção de marcadores sociais envolvendo raça, gênero e classe e, por conseguinte, na definição de estratégias e aparatos tutelares voltados às infâncias pobres no Brasil. O ponto focal da análise busca compreender a relação entre as esferas pública e privada, em particular no que se refere a judicialização da infância e a ampliação do papel do Estado tutelar na regeneração/proteção/educação das crianças. A hipótese que mobiliza este estudo é que neste processo, setores da sociedade empenharam-se na montagem de um arcabouço jurídico-institucional direcionado a intervir sobre as infâncias empobrecidas e suas famílias. Nesse processo, ampliou-se a atuação do Estado como agência reguladora das relações sociais, aspecto que se considera plausível de ser observado nos momentos históricos demarcados neste estudo. Objetivando compreender os pontos de interseção, diálogos e embates entre as diferentes esferas de análise, utilizaremos como procedimento metodológico o mapeamento, cruzamento e problematização das fontes documentais como suportes de práticas sociais. Assim, busca-se aprofundar, em diálogo com a historiografia especializada, reflexões acerca dos debates jurídicos e das leis, bem como das instâncias responsáveis pela organização dos serviços e formulação das matrizes que conformaram as políticas de assistência e proteção às infâncias no país.
  • Universidade do Estado do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Sonia Maria Monteiro da Silva Burigato

Ciências Humanas

Educação
  • concepção de um modelo epistemológico de referência (mer) para o conceito de limites como uma ferramenta que permite federar nas pesquisas em didática sobre os cálculos e análise
  • O ensino de cálculo e análise e, especificamente, de limites tem sido uma preocupação central dos pesquisadores da didática da matemática há várias décadas. Essa centralidade não é acidental. Por um lado, os limites constituem a pedra angular do cálculo e da análise e, por outro lado, as recorrentes e resistentes dificuldades de compreensão e apropriação deste conceito são atestadas por investigadores de todo o mundo. Apesar de décadas de pesquisas sobre o tema, nenhum pesquisador ainda encontrou uma situação de ensino que aborde todas essas dificuldades. Ao mesmo tempo, esse conjunto de pesquisas levou a uma espécie de paradoxo. Os pesquisadores não conseguiram mitigar as lacunas desse problema, mas multiplicaram as visões e abordagens relativas ao estudo do ensino dos limites, levando-o a uma forma de fragmentação do conhecimento científico na matéria. Essa fragmentação ocorre porque os referenciais teóricos dessas pesquisas podem ser difíceis de articular, o que levanta a questão do significado dos resultados das pesquisas obtidas e como vinculá-las. Um dos objetivos desta pesquisa é, portanto, desenvolver um modelo epistemológico de referência (MER) que possibilite ordenar as pesquisas sobre limites, destacando os pontos cegos e implícitos que determinada pesquisa pode conter. Este MER é uma oportunidade de dar continuidade ao trabalho de reordenação realizado com as pesquisas sobre limites e também de utilizá-lo como uma grade de leitura para expor a ecologia dos sistemas de ensino que se encarregam dos limites, do ensino médio à universidade, investigando a coerência epistemológica das práticas vinculadas a limites nessas instituições. Diante desses estudos preliminares, pretendemos elaborar um projeto de ensino sobre limites que será analisado pela metodologia da engenharia didática. Os resultados dessa investigação caracterizam-se pela elaboração do MER, bem como as análises e o projeto de ensino associado.
  • Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - MS - Brasil
  • Thu Mar 31 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025