Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Daiane Mülling Neutzling

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • o papel dos negócios sociais no desenvolvimento de cadeias de suprimentos sustentáveis
  • Há um notável gap de pesquisa com relação a como empresas de natureza híbrida podem promover a sustentabilidade ao longo de cadeias de suprimentos, como é o caso dos negócios sociais (NS).os NS congregam, em modelos de gestão inovadores, a lógica de mercado com a lógica da orientação social e, desta forma, visam gerar impacto social positivo nos setores produtivos. No Brasil tais negócios tem ganhado notoriedade na última década atuando em setores de alimentação, educação, saúde, moradia e cidadania. Assim, há que se compreender melhor como estes negócios se estruturam a partir da natureza híbrida, como os arranjos organizacionais são construídos visando o propósito social ao mesmo tempo que visam o lucro. Portanto, este projeto de pesquisa parte do seguinte questionamento: De que forma o modelo organizacional híbrido dos negócios sociais, pode contribuir para a sustentabilidade social nas suas cadeias de suprimentos? Parte-se do pressuposto de que uma vez que tais negócios surgem com uma orientação de mercado diferenciada (natureza híbrida), haveria uma maior preocupação com a sustentabilidade e influência sobre as práticas desenvolvidas, no estabelecimento dos relacionamentos e na governança aplicada às cadeias de suprimentos. A aplicação da pesquisa empírica visa explorar esse pressuposto a partir de um estudo de múltiplos casos nos estados do CE, RS, AM e PA, uma vez que há a emergência desses negócios nos estados descritos. Acredita-se que a análise cruzada dos casos localizados em diferentes regiões do país, possa promover insights de pesquisa relevantes para melhor compreender a atuação dessas organizações e na geração de impacto positivo para grupos de menos favorecidos na sociedade. Esse projeto tem o objetivo de contribuir para o desenvolvimento teórico do conceito com dados de um país emergente e relevante no cenário internacional, assim como, desenvolver insights práticos a serem compartilhados à gestores de NS e desenvolvedores de políticas públicas.
  • Universidade de Fortaleza - CE - Brasil
  • Tue Dec 05 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Daisy Aparecida do Nascimento Rebelatto

Engenharias

Engenharia de Produção
  • políticas keynesianas para estimular a economia circular e sustentabilidade: uma análise da eficiência da circularidade em resgatar a sustentabilidade dos países
  • O anseio por um crescimento econômico incessante e rápido, sob o custo do uso ineficiente de recursos e degradação ambiental resultou em consequências imensas que excedem as capacidades de regeneração. De acordo com Tiossi e Simon (2021) a Sustentabilidade começa a receber maior atenção de ambientalistas e diversas autoridades governamentais a partir dos impactos negativos causados ao longo do tempo, em especial, pela Revolução Industrial. Com a prática de ações sustentáveis pelas empresas, resultados positivos começaram a despontar, mas mesmo com estratégias de combate e prevenção aos problemas oriundos da má utilização dos recursos naturais, essas práticas mostraram-se insuficientes para solucionar os problemas da contemporaneidade e a Economia Circular desponta como uma das melhores alternativas de contribuição à resolução desses diversos problemas. Está claro que uma transição para sociedades sustentáveis não pode ocorrer com o atual modelo econômico linear e que a transição para a Economia Circular (EC) não é mais uma escolha, mas uma necessidade. A contribuição de Keynes pode ser útil para a economia global na construção de um novo paradigma de desenvolvimento socioeconômico que sustenta a transição para a EC, destacando a importância da adoção de políticas fiscais keynesianas expansionistas orientadas para a uma “missão verde” com o objetivo de permitir o desencadeamento de um círculo virtuoso de bem-estar sustentável envolvendo a transição para CE. O “espírito” de Keynes na economia, na política e na sociedade poderia ser apreciado mais uma vez e ser útil para acelerar a transição para EC e um desenvolvimento mais sustentável. Dessa forma, o objetivo desta proposta de estudo é desenvolver um modelo de alinhamento entre Economia Circular e políticas públicas expansivas que sirvam como estímulo efetivo para o alcance da sustentabilidade e recuperação do estoque de recursos naturais de países exauridos.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • Tue Jan 02 00:00:00 BRT 2024-Sun Jan 31 00:00:00 BRT 2027
Foto de perfil

Dalcimar Casanova

Ciências Exatas e da Terra

Ciência da Computação
  • melhorias à identificação neonatal por biometria digital
  • A identificação de pessoas por meios biométricos é um procedimento tecnologicamente viável e que serve ao propósito nobre de comprovar a autenticidade da identidade de um indivíduo, com pouquíssima margem para ilicitudes. Apesar da existência de diversos meios biométricos e da abundância de opções de processamento de sinais biométricos, essa alternativa passa a ser, em contrapartida, limitada quando os indivíduos provedores das credenciais biométricas são crianças. Nesses casos, as frequentes alterações nos traços físicos, que caracterizam sua identidade biométrica, desatualizam os algoritmos processadores de informação e impedem que se mantenha computacionalmente a rastreabilidade da identidade. Dentre os impactos da falta de identificação inequívoca, está o fato de que a população nessa faixa etária fica mais vulnerável, desamparada dos sistemas de saúde, de educação, de segurança, bem como propensa à tráfico humano, terceira maior atividade ilícita do mundo. Este projeto emerge desse contexto e propõe uma solução computacional que explora algoritmos de inteligência artificial para correlacionar padrões em impressões digitais de crianças com sinais do mesmo indivíduo em idades posteriores, o que permitirá inferir sobre o traço biométrico esperado para uma pessoa independente de sua idade, sem recoleta de sinais. O projeto dá andamento a resultados iniciais, no âmbito da empresa Akiyama, especializada em sistemas de segurança e identificação digital, que já conta com infraestrutura de coleta de dados, tecnologia de armazenamento e diversas patentes concedidas nesse viés. O projeto visa então ampliar essa infraestrutura e desenvolver reconhecedores inteligentes de identidade, capazes de inferir acerca das alterações na estampa biométrica assumida por cada indivíduo no decorrer do tempo, algo ainda incipiente no portfólio de produtos da empresa, principalmente em função da complexidade inerente.
  • Universidade Tecnológica Federal do Paraná - PR - Brasil
  • Tue Dec 13 00:00:00 BRT 2022-Sat Jan 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Dalila Andrade Oliveira

Ciências Humanas

Educação
  • política educacional e trabalho docente
  • A educação é uma área estratégica para o desenvolvimento de sociedades mais justas, porque contribui para uma maior e melhor inserção das pessoas no processo produtivo, além de possibilitar a formação de cidadãos críticos, conscientes e participativos. O Estado deve garantir o direito à educação a toda população por meio de políticas públicas que respeitem os princípios de igualdade e equidade, orientandas às necessidades, condições e características dos diversos grupos que a compõem. As históricas e persistentes desigualdades educacionais no Brasil são responsáveis em grande medida pelas disparidades de renda e de condições dignas de vida. O acesso à educação pelas crianças e jovens, assim como as condições de trabalho dos professores variam muito nas diferentes regiões. Se a conquista do direito pleno à educação de qualidade para todos, incluindo os grupos mais vulneráveis e as especificidades étnicas e culturais que o país comporta, antes da pandemia já era um desafio a ser enfrentado, maior ele se tornou depois dela. Foram quase dois anos de ensino remoto, oferecido de forma bastante desigual, dada as condições dos estudantes e suas famílias e dos profissionais da educação, com destaque para a intensificação da vulnerabilidade causada pela pandemia em relação às pessoas com deficiência e aos estudantes em situação de pobreza. Este projeto visa desenvolver conhecimento de alto impacto científico que possa fornecer subsídios às políticas públicas em educação, orientadas à corrigir os desequilíbrios presentes na oferta da educação básica no país. O foco da proposta é produzir conhecimento sobre a reestruturação do trabalho docente com as mudanças mais recentes: o emprego de tecnologias digitais instaurando novas lógicas e alterando a cultura escolar, e as condições dos estudantes e suas famílias em contexto de acentuada desigualdade. As estratégias metodológicas para o alcance desse objetivo envolvem estudos quantitativos e qualitativos.
  • Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
  • Fri Dec 15 00:00:00 BRT 2023-Sun Dec 31 00:00:00 BRT 2028
Foto de perfil

Dalila Andrade Oliveira

Ciências Humanas

Educação
  • direito à educação e reestruturação da profissão docente: desafios para as políticas públicas atuais
  • A educação é uma área estratégica para o desenvolvimento de sociedades mais justas, porque contribui para uma maior e melhor inserção das pessoas no processo produtivo, além de possibilitar a formação de cidadãos críticos, conscientes e participativos. O Estado deve garantir o direito à educação a toda população por meio de políticas públicas que respeitem os princípios de igualdade e equidade, orientandas às necessidades, condições e características dos diversos grupos que a compõem. As históricas e persistentes desigualdades educacionais no Brasil são responsáveis em grande medida pelas disparidades de renda e de condições dignas de vida. O acesso à educação pelas crianças e jovens, assim como as condições de trabalho dos professores variam muito nas diferentes regiões. Se a conquista do direito pleno à educação de qualidade para todos, incluindo os grupos mais vulneráveis e as especificidades étnicas e culturais que o país comporta, antes da pandemia já era um desafio a ser enfrentado, maior ele se tornou depois dela. Foram quase dois anos de ensino remoto, oferecido de forma bastante desigual, dada as condições dos estudantes e suas famílias e dos profissionais da educação, com destaque para a intensificação da vulnerabilidade causada pela pandemia em relação às pessoas com deficiência e aos estudantes em situação de pobreza. Este projeto visa desenvolver conhecimento de alto impacto científico que possa fornecer subsídios às políticas públicas em educação, orientadas à corrigir os desequilíbrios presentes na oferta da educação básica no país. O foco da proposta é produzir conhecimento sobre a reestruturação do trabalho docente com as mudanças mais recentes: o emprego de tecnologias digitais instaurando novas lógicas e alterando a cultura escolar, e as condições dos estudantes e suas famílias em contexto de acentuada desigualdade. As estratégias metodológicas para o alcance desse objetivo envolvem estudos quantitativos e qualitativos.
  • Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
  • Thu Dec 15 00:00:00 BRT 2022-Sat Feb 28 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Dalila Lucíola Zanette

Ciências da Saúde

Farmácia
  • determinação de um painel rnas não-codificantes como biomarcadores em biópsia líquida urinária para diagnóstico e prognóstico de câncer de bexiga
  • O câncer de bexiga (CB) é o câncer urológico mais comum e o décimo mais prevalente no mundo. Dados do GLOBOCCAN 2020 estimaram 573.278 casos e 212.536 mortes por CB no mundo. No Brasil, o Instituto Nacional de Câncer (INCA) estimou 10.640 novos casos de CB para cada ano do triênio 2020/2022. Existem duas subdivisões principais de CB, sendo a maioria (70%) não-músculo invasivo (NMIBC) e o restante são (30%) músculo-invasivos (MIBC). O NMIBC tem bom prognóstico, mas o MICB é o tipo de câncer com maior custo, chegando a 150.000 dólares por paciente nos EUA. Portanto, a detecção e tratamento precoce são fundamentais para evitar a evolução para MIBC. Porém, os métodos padrão-ouro, a citologia e a cistoscopia, tem baixa sensibilidade. A urina é o material de biópsia líquida ideal para o diagnóstico de CB pois é obtida de forma não-invasiva e contém informações genéticas do tumor, devido ao seu contato direto com as células uroteliais. Apesar disso, a literatura sobre os biomarcadores de urinários de CB é discrepante e os testes comerciais disponíveis apresentam baixa sensibilidade. Assim, o projeto propõe um teste baseado em RT-qPCR para quantificar um painel de biomarcadores proposto com base em extensa busca na literatura científica e em bancos de dados públicos de transcriptoma. A combinação dos biomarcadores confere o caráter inovador da proposta, embasada em conhecimentos prévios e técnica amplamente reconhecida pela alta sensibilidade e especificidade. A testagem simultânea de 81 biomarcadores em uma coorte de descoberta seguida de testagem em coorte de validação permitirá selecionar um painel reduzido de biomarcadores de diagnóstico no CB, que, aliado a dados de seguimento dos pacientes, poderá também indicar biomarcadores de prognóstico. Assim, vislumbra-se aprimorar a detecção precoce e aumentar a qualidade de vida dos pacientes, além de evitar a evolução para doença invasiva, que apresenta alto custo para o SUS e alta taxa de mortalidade.
  • Fundação Oswaldo Cruz - PR - Brasil
  • Tue Dec 06 00:00:00 BRT 2022-Wed Dec 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Dalila Lucíola Zanette

Ciências da Saúde

Farmácia
  • investigação de biomarcadores de resistência em leucemia mieloide crônica
  • A Leucemia Mieloide Crônica (LMC) é caracterizada pela oncoproteína de fusão BCR::ABL1, uma tirosina-quinase constitutivamente ativa que estimula a proliferação anormal das células mieloides. Apesar da grande revolução que os inibidores de tirosina quinase (TKIs) trouxeram ao tratamento da LMC, cerca de 13% dos pacientes desenvolvem resistência. Várias mutações já foram associadas com a resistência aos TKIs, mas cerca de 40% dos casos de resistência envolvem outros mecanismos, ainda pouco conhecidos. Um desses possíveis mecanismos está relacionado com a proteína GAB2 (proteína 2 de ligação associada a GRB), um importante transdutor de sinal de BCR::ABL1 que participa da sinalização de sobrevivência, proliferação e migração. GAB2 foi associado com a resistência a vários TKIs, e sua expressão aumenta em pacientes com LMC refratária e durante a progressão da fase de crise crônica para a blástica. Este estudo visa encontrar moléculas reguladoras da expressão do GAB2, com objetivo de identificar biomarcadores precoces da desregulação do GAB2 que possibilitem prever e monitorar a resistência aos TKIs e a progressão da LMC. Como GAB2 tem uma função efetora, buscamos reguladores acima dessa proteína, com intuito de prever sua alteração e obter marcadores precoces. Para tanto, identificamos essas moléculas reguladoras de GAB2 segundo a literatura e bases de dados e analisaremos sua expressão em pacientes com LMC com diferentes respostas ao tratamento. Para elucidar os mecanismos de resistência associados, as moléculas com maiores diferenças de expressão nos pacientes serão superexpressas em linhagens celulares de LMC, como K562 e KBM-5. Esperamos que a investigação de moléculas reguladoras de GAB2 possa ajudar a elucidar os mecanismos e encontrar novos biomarcadores associados à falha do tratamento na LMC.
  • Fundação Oswaldo Cruz - PR - Brasil
  • Mon Dec 04 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Dalton Dittz Júnior

Ciências Biológicas

Farmacologia
  • participação da integrina vla-4 e células nk na atividade antitumoral da fração proteolítica p1g10, do látex de vasconcellea cundinamarcensis, em carcinoma colorretal murino associado à doença inflamatória intestinal.
  • O carcinoma colorretal (CCR) associado à colite ulcerativa é responsável por 10-15% das mortes relacionadas às doenças inflamatórias intestinais. A integrina VLA4 é uma molécula de adesão implicada na fisiopatologia da colite (migração leucocitária) e câncer (adesão, migração e invasão celular). Em contrapartida, as células NKs, que também expressam VLA4, são efetoras imunes na eliminação das células tumorais. A fração proteolítica P1G10, rica em cisteíno proteases do látex de V. cundinamarcensis, possui atividade antitumoral e antimetastática em modelos murinos de melanoma, carcinomas de mama e cólon (CT26WT), além de atividade anti-inflamatória em colite murina. Sabe-se que a atividade antiangiogênica e imunomoduladora da fração participa do efeito antitumoral em melanoma B16F10. Ainda, P1G10 reduz VLA4 nestas células, o que contribui para menor adesão e invasão e indução de apoptose. Em colite murina, P1G10 reduz a inflamação tecidual, os níveis de citocinas pró-inflamatórias, COX2 e MMP9. Considerando o papel da VLA4 e células NKs no CCR associado a colite, este projeto avaliará o envolvimento destas no efeito antitumoral de P1G10 a fim de identificar o alvo farmacológico e um potencial agente terapêutico. A atividade antitumoral será avaliada após a indução de colite com TNBS, em camundongos, e inóculo de células CT26WT que expressam ou não VLA4. A massa do tumor, peso, sobrevida, toxicidade, marcadores inflamatórios (TNFa, ILs, MMPs, NAG e MPO) e tumorais (Ki-67, p53 e p21) serão avaliados. Em cultura de células CT26WT (VLA4+ ou VLA4-) o efeito de P1G10, será avaliado sobre a proliferação, migração e invasão, além da expressão de proteínas como Erk, Akt, NFkB, Caspases, Bax e Bcl-2. A função das células NKs será avaliada em modelo de co-cultura com CT26WT (VLA4+ ou VLA4-). Paralelamente, em biópsias humanas de pacientes com colite, serão avaliados e correlacionados o perfil inflamatório do tecido, níveis de VLA4 e de células NK ativadas.
  • Universidade Federal do Piauí - PI - Brasil
  • Thu Dec 07 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Dalton Garcia Borges de Souza

Engenharias

Engenharia de Produção
  • análise de séries temporais para prevenção de falhas em sistemas de completação inteligente em campos de petróleo e gás
  • A exploração de campos de petróleo e gás em formações profundas é um desafio na indústria de energia, com impactos significativos na operação e produção desses poços (BOUAMRA et al., 2019). A completação refere-se ao processo de tornar um campo pronto para produção, onde uma falha em uma ferramenta do seu sistema pode causar danos à produção e impactar a economia do campo, tornando a prevenção de falhas uma prioridade (MOURA et al., 2022). Os sistemas de completação inteligentes (SCI) surgem como solução para melhorar o controle e a vigilância da produção, especialmente em campos de águas profundas. Este projeto aborda a necessidade de compreender melhor as dinâmicas operacionais e ambientais que influenciam a ocorrência de falhas em sistemas de completação. A hipótese investigada é que a análise de séries temporais das variáveis de monitoramento de operação e condições ambientais pode fornecer insights para a prevenção de falhas e a melhoria do controle de desempenho. Segundo Silva Júnior et al. (2013), diagnósticos e prognósticos robustos de situações operacionais anormais ainda são pouco explorados, apesar dos dados em tempo real disponíveis em poços produtivos, havendo espaço para aprofundamento de estudos nessa área. A estratégia metodológica deste projeto envolve a extensão de um estudo, já em andamento em parceria com a Petrobras, que visa desenvolver um modelo piloto de Gêmeo Digital para um SCI. Diferente do estudo em curso, este projeto focará na análise de séries temporais. A metodologia empregada será o Design Science Research, um método que operacionaliza a condução da pesquisa quando o objetivo almejado é um artefato ou uma prescrição (DRESCH et al., 2015). Além dos ganhos científicos, o projeto é uma oportunidade para inserção de alunos de graduação em Engenharia de Produção em um ambiente de pesquisa alinhado às expectativas da Indústria 4.0, explorando tecnologias habilitadoras, como gêmeos digitais, análise de dados e inteligência artificial.
  • Universidade Federal Fluminense - RJ - Brasil
  • Mon Dec 04 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Dalton Longue Júnior

Ciências Agrárias

Recursos Florestais e Engenharia Florestal
  • quantificação dos extrativos e da casca de eucalipto e seus impactos na indústria de polpa kraft
  • O setor de celulose e papel tem crescido no Brasil, e devido aos diferentes locais de produção (clima), a composição química da madeira de eucalipto tem apresentado maior variação. Nesse contexto, o foco dos estudos é dado ao teor de celulose (desejável) e lignina (indesejável), e não priorizam os compostos presentes em menor quantidade (extrativos) que são importantes para o crescimento e proteção da árvore viva contra doenças, e que variam muito com as condições climáticas (chuvas), que causam sérios problemas na indústria de polpa Kraft. Os extrativos da madeira geram uma série de problemas na indústria, como: maior heterogeneidade do cozimento; aumento do consumo de álcali ativo e menor rendimento do cozimento; maior formação de pitch (maior sujidade) e maior dificuldade no branqueamento da polpa. A estocagem da madeira antes do seu processamento leva a uma redução natural dos extrativos, o que deve ser avaliado em cada indústria. Assim, será importante gerenciar a quantidade de extrativos e de cascas (que contem mais extrativos que a madeira) que chegam na indústria e avaliar seus impactos reais na linha de fibras. Esse gerenciamento será feito pelo controle do tempo pós corte da madeira (TPC). Serão colhidos dois clones de eucalipto cultivados em dois locais da Bahia com diferentes níveis de precipitação. Os extrativos serão medidos na madeira em 10 TPC diferentes (entre 0 e 150 dias de estocagem) e o teor de casca será pelo teor total e teor de casca aderida. Os cozimentos serão realizados em condições industriais e o rendimento, o consumo de álcali ativo e o nível de deslignificação da madeira serão medidos para mensurar os impactos dos extrativos e tempo de estocagem da madeira no processo. Os extrativos da madeira serão quantificados em acetona e qualificados por cromatografia gasosa (CG-MS). As metas serão definir o efeito dos clones/locais nos extrativos e o tempo ideal de estocagem da madeira visando o menor impacto para o cozimento da madeira.
  • Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - BA - Brasil
  • Sat Dec 02 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Dalva Maria da Mota

Ciências Humanas

Sociologia
  • trabalho e consumo alimentar: desafios de mulheres quilombolas para conquistar a segurança alimentar no nordeste paraense
  • Estudos mostram que a situação de insegurança alimentar é mais grave para mulheres negras rurais na Amazônia. Para enfrentar o problema, realizaremos pesquisa-ação para refletir e agir com mulheres quilombolas que plantam, criam, coletam, compram e preparam comidas, mas aparentam vivenciar situação de insegurança alimentar nas suas comunidades. Estudos sobre segurança alimentar em quilombos no Pará destacam a redução da produção para autoconsumo e a preferência por produtos industrializados. Porém, o trabalho de mulheres quilombolas na dotação e preparação de alimentos tem sido secundarizado nos estudos, assim como, as razões pelas quais ocorrem mudanças na pauta alimentar, atribuídas predominantemente ao recebimento de benefícios públicos. A pesquisa ocorrerá nos Quilombos Jacarequara em Santa Luzia do Pará e Camiranga, com 70 e 140 famílias, respectivamente, e uma economia baseada na agricultura e extrativismo. O debate teórico girará em torno da seg. alimentar e nutricional, trabalho e consumo. A hipótese é que, apesar do decréscimo da produção de alimentos e do extrativismo, o problema da insegurança alimentar é causado pela pressão de consumo de produtos do mercado. A pesquisa-ação será realizada em quatro fases: negociação com as comunidades quilombolas, pesquisa participativa, avaliação da adoção de práticas alimentares e de comidas e divulgação dos resultados. Na primeira, serão tratados os objetivos e planejado o projeto entre a equipe técnica e as mulheres quilombolas. Na segunda, ocorrerão as atividades de levantamento, sistematização e análise de dados primários, assim como, o preparo de comidas e a conservação de alimentos. Na terceira serão mensurados os usos das práticas alimentares experimentadas. Na quarta ocorrerão publicações científicas, notas, podcast, participação das mulheres quilombolas e da equipe técnica em eventos. Os resultados do projeto trarão um novo conhecimento sobre o tema para orientar, com segurança, políticas públicas apropriadas
  • Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - DF - Brasil
  • Tue Dec 05 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Damião Júnio Gonçalves Araújo

Ciências Exatas e da Terra

Matemática
  • edps não-lineares, problemas de fronteira livre e aplicações
  • Este projeto consiste no estudo níveis regularidade (suavidade) para soluções de Equações Diferenciais Parciais (EDP) não-lineares e Problemas de Fronteira Livre (PFB), cujo modelos estão relacionados a fenômenos difusivos, observados em diversas áreas das ciências aplicadas, como engenharias, química, física-matemática, finanças. Estudar o quão (não) suave um modelo pode se comportar, significa entender como o sistema—por exemplo o crescimento de um tumor em um tecido animal—pode evoluir. De modo mais técnico, esta proposta sugere um estudo profundo sobre desdobramentos recentes da teoria de regularidade para problemas regidos por EDP’s, com natureza elíptica e parabólica, local e não-local. Estes modelos possuem características de degenerescência e de singularidade em regiões, físicas e não-físicas, que dependem da própria solução, os quais chamamos de fronteiras livre. Em adição as características das destas EDP’s, o fato de não haver um domínio fixo para a análise do processo difusivo, torna a busca por estes resultados uma tarefa bastante desafiadora. Obter regularidade de soluções, taxas ótimas de crescimento de soluções, e a regularidade da fronteira livre —como uma superfície—são questões prioritárias. É importante mencionar que tais características degenerativas influenciam, ou melhor penalizam, o níveis de suavidade destes modelos, uma vez que, exemplos explícitos mostram que, em geral, não se pode haver regularidade suficiente para que equações sejam entendidas da forma clássica. Sob esta direção, os resultados a serem provados se relacionam a níveis ótimos de oscilação (de ordem 0 e ordem 1) para soluções. Para isto, os métodos a serem estudados apresentam características puramente não-variacionais, e consistem em estratégias de escalas intrínsecas, análises geométricas tangenciais, métodos de Di-Giorgi, estimativas da medida geométrica, classificação de blow-ups, dentre outros.
  • Universidade Federal da Paraíba - PB - Brasil
  • Wed Feb 21 00:00:00 BRT 2024-Sun Feb 28 00:00:00 BRT 2027
Foto de perfil

Damião Pergentino de Sousa

Ciências Exatas e da Terra

Química
  • síntese e avaliação biológica de bis-benzimidazolquinonas: busca por novos candidatos a fármacos - rede américa do sul-europa-ásia (net-asea)
  • Os benzimidazóis e quinonas são classes químicas que fazem parte das estruturas de fármacos e compostos com atividade antitumoral, antiparasitária e antiplaquetária. São utilizadas na síntese de novos candidatos a fármacos por contribuirem na atividade farmacológica e biológica dos produtos em que estão presentes. O câncer, a trombose e doenças parasitárias causadas por parasitas do gênero Trypanosoma causam dezenas de milhões de mortes por ano. Em muitos casos, os fármacos disponíveis não são capazes de impedir a evolução da doença ou há pouquíssimas opções farmacoterapêuticas e com baixa eficácia, a exemplo da doença de Chagas, enquadrada pela Organização Mundial de Saúde como uma doença negligenciada. Portanto, é urgente a investigação e descoberta de entidades químicas que possam ser utilizadas como novos fármacos para o enfrentamento destas doenças na redução da mortalidade e melhora na qualidade de vida dos pacientes. Considerando o potencial de benzimidazóis e quinonas como compostos promissores no combate a estas doenças, no presente projeto propõe-se a síntese de séries de híbridos contendo os núcleos benzimidazol e quinona, conhecidos como bis-benzimidazolquinonas, como uma estratégia de hibridação molecular para a obtenção de candidatos a fármacos. A equipe proposta é altamente qualificada e envolve pesquisadores de 8 (oito) instituições da América do Sul, Europa e Ásia formando uma rede de trabalho robusta com pesquisadores experientes e dedicados a descoberta de novos fármacos. Nesta abordagem multidisciplinar visa-se a conjugação de esforços com o objetivo de identificar moléculas que possam ser utilizadas no desenvolvimento de medicamentos eficazes para o tratamento de doenças que acometem uma parcela significativa da população mundial.
  • Universidade Federal da Paraíba - PB - Brasil
  • Tue Jan 02 00:00:00 BRT 2024-Sat Jan 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Damon Ferreira Farias

Outra

Divulgação Científica
  • mostra científica de inovação e tecnologia da educação básica e profissional da rede pública estadual da bahia - mocitec/ba
  • O presente projeto é resultado de ações de popularização da ciência que vêm sendo desenvolvidas no Estado da Bahia visando propiciar a formação cidadã dos estudantes e mostrar a produção científica das escolas da Educação Básica e Profissional. A Mostra Científica de Inovação e Tecnologia da Educação Básica e Profissional da Rede Pública Estadual da Bahia - MOCITEC/BA terá como eixo norteador os seguintes procedimentos metodológicos: pesquisação, problematização, planejamento participante com os atores e instituições envolvidas; busca e coleta dos dados; entrevistas, oficinas, ação, reflexão da ação e avaliação. Assim, busca-se discutir e entender a popularização da ciência com a educação formal. Bem como, interfaces, desdobramentos teóricos, metodológicos e conceitos de educação científica interligados à educação básica e profissional. O evento possibilitará que todos os envolvidos aprendam e socializem seus saberes, de forma crítica, autônoma e prazerosa.
  • Colégio Estadual do Campo de Campo Formoso - BA - Brasil
  • Tue Dec 12 00:00:00 BRT 2023-Wed Dec 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Damon Ferreira Farias

Outra

Divulgação Científica
  • olimpíada territorial de práticas investigativas - otpi
  • Vide projeto anexo
  • Colégio Estadual do Campo de Campo Formoso - BA - Brasil
  • Tue Dec 12 00:00:00 BRT 2023-Wed Dec 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Damon Ferreira Farias

Outra

Divulgação Científica
  • museu de ciência de campo formoso/ba
  • Vide projeto anexo
  • Secretaria de Educação do Estado da Bahia - BA - Brasil
  • Wed Apr 05 00:00:00 BRT 2023-Mon Nov 30 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Daniel Adrian Stariolo

Ciências Exatas e da Terra

Física
  • sistemas complexos: geometria, desordem e dinâmica fora do equilíbrio
  • Esta proposta tem como objetivo o estudo e a solução de uma série de problemas específicos na área de dinâmica fora do equilíbrio de sistemas complexos. Se entende por sistemas complexos aqueles definidos pela interação entre um número grande de agentes organizados, de forma geral, em uma rede. Por exemplo, a dinâmica de propagação de epidemias em uma população, propagação de opiniões em redes sociais, processamento de informação em uma rede de neurônios, processos de formação de padrões em sistemas magnéticos, formação de padrões em sistemas de agentes ativos, etc. A natureza das interações entre os agentes neste tipo de sistema induz uma dinâmica complexa, tipicamente não linear e que, de forma geral, não evolui para o equilíbrio termodinâmico. Alguns problemas específicos a serem estudados são: (1) Caracterizar as fases ou atratores dinâmicos em sistemas de agentes com interações de pares assimétricas, relevantes em dinâmica de populações e redes neurais;(2) Estudar os efeitos de memória em dinâmicas de propagação de epidemias; (3) Entender os efeitos de impurezas em dinâmicas do tipo processo de contato; (4) Desenvolver modelos realistas para caracterizar os resultados de votações em parlamentos; (5) Caracterizar processos emergentes de ``atuação'' em sistemas de matéria ativa, relevantes para produzir metamateriais; (6) Estudar efeitos da competição entre diferentes mecanismos em processos de crescimento de domínios; (7) Estudar comparativamente diferentes aproximações analíticas para modelos em teorias de jogos; (8) Calcular entropia de caminhadas aleatórias complexas, como na formação de cadeias poliméricas semi-flexíveis e trilhas em redes. Estes são problemas atuais que podem ser estudados com técnicas comuns. Para obter os resultados esperados vamos utilizar técnicas analíticas, como teoria de matrizes aleatórias, aproximações de campo médio e técnicas de matriz de transferência, assim como cálculos numéricos e simulações computacionais. (ver anexo
  • Universidade Federal Fluminense - RJ - Brasil
  • Thu Dec 21 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Daniel Araújo de Macedo

Engenharias

Engenharia de Materiais e Metalúrgica
  • materiais multifuncionais à base de cerâmicas de alta entropia para dispositivos de conversão e armazenamento de energia otimizados com campo magnético in-situ
  • O presente projeto tem como objetivo o desenvolvimento de materiais para sistemas energéticos sustentáveis, especificamente cerâmicos de alta entropia para aplicação como eletrodos de dispositivos de conversão e armazenamento de energia. Em paralelo, buscar-se-á consolidar a cooperação acadêmica nacional e internacional em nível de pós-graduação entre os pesquisadores de 5 (cinco) instituições, 3 (três) nacionais e 2 (duas) estrangeiras. A componente científica será centrada em três eixos: (a) obtenção de cerâmicas de alta entropia multifuncionais por três (3) rotas de sínteses diferentes: ((1) sol gel (“síntese verde”), usando linhaça ou agar agar como polimerizantes orgânicos (sem/com crescimento em substrato poroso de Níquel e Carbono), (2) moagem de alta energia e (3) solution blow spinning); (b) impacto da metodologia de síntese e morfologia nas propriedades estruturais, magnéticas e eletroquímicas e (c) efeito do campo magnético no comportamento eletroquímico dos materiais. Posteriormente caraterização microestrutural e avaliação eletroquímica nas condições de operação de capacitores eletroquímicos, baterias e eletrocatalisadores de soluções alcalinas serão realizadas. Espera-se, ao final do projeto, acumular um volume expressivo de conhecimento científico sobre as propriedades dos diferentes materiais em estudo, a fim de que eles possam ser usados com segurança em dispositivos eletroquímicos de conversão e armazenamento de energia. O projeto contempla o envolvimento de pesquisadores doutores com vasta experiência nos temas supracitados, e visa a qualificação de 1 (um) recurso humano de alto nível na área de materiais para aplicações energéticas, na modalidade Pós-Doutorado no Exterior (PDE). A novidade associada a um tema na interseção da Engenharia e Ciência dos Materiais, Física e Energia permite definir como indicadores de produtividade a publicação de pelo menos 5 (cinco) artigos em periódicos internacionais com Qualis A1.
  • Universidade Federal da Paraíba - PB - Brasil
  • Fri Jan 19 00:00:00 BRT 2024-Sat Jan 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Daniel Arruda Coronel

Ciências Sociais Aplicadas

Economia
  • análise dos impactos econômicos e sociais dos principais acordos regionais de comércio na economia brasileira
  • Os Acordos Regionais de Comércio (ARCs) são importantes para aumentar a competitividade e a inserção internacional, visto que apresentam impactos nos fluxos comerciais das nações e nos níveis de bem-estar. Nesse sentido, é fundamental compreender, com acuidade, quais são os impactos econômicos e sociais da consolidação de Acordos Regionais de Comércio nos setores produtivos (indústria, agronegócio e serviços) da economia e macrorregiões brasileiras (Região Norte, Região Nordeste, Região Centro-Oeste, Região Sudeste e Região Sul). Seguindo essa temática, o objetivo geral deste estudo consiste em analisar os impactos econômicos e sociais da consolidação de Acordos Regionais de Comércio nos setores produtivos da economia e macrorregiões brasileiras. Especificamente, visa-se avaliar os impactos dos Acordos Regionais nos fluxos comerciais (exportações, importações e nível de preços) dos setores produtivos da economia e macrorregiões brasileiras; mensurar o impacto nos níveis de bem-estar das famílias brasileiras desagregadas por classe de renda, oriundos da consolidação dos Acordos Regionais de Comércio; e analisar a sensibilidade das elasticidades de substituição entre os insumos domésticos e importados e entre bens importados de diferentes regiões, oriundos da efetivação dos acordos de comércio. Visando atender esses objetivos, será utilizado o Modelo de Equilíbrio Geral Computável (GTAPinGAMS), a partir da base de dados do Projeto de Análise de Equilíbrio Geral da Economia Brasileira (PAEG).
  • Universidade Federal de Santa Maria - RS - Brasil
  • Tue Dec 05 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Daniel Artur Pinheiro Palma

Engenharias

Engenharia Nuclear
  • projeto de núcleo de um small module reactor baseado no carem e sua física de reatores: novos aspectos em monitoração de reatividade e absorção ressonante
  • O Brasil abriga diferentes projetos relacionados ao desenvolvimento do setor nuclear, que se mostra uma opção viável para o fortalecimento da malha energética, sendo a expansão do programa nuclear brasileiro uma realidade face aos novos projetos de reatores em fase de licenciamento e/ou construção no país. Construir, licenciar e operar essas instalações de forma segura é primordial para o sucesso desses empreendimentos e das ambições do Brasil no cenário mundial de utilização da energia nuclear para fins pacíficos. Em relação ao que há de novo no mundo, em recente reunião do Grupo de Iniciativa de Harmonização e Padronização Nuclear (NHSI) na Sede da Agência Internacional de Energia Atômica (IAEA) os Estados Membros compartilharam experiências acerca da tecnologia e estratégias de projetos que seriam desenvolvidos no âmbito dos Reatores Modulares Pequenos (SMR’s) de modo que nações que desejassem embarcar no setor e fazer uso deste novo tipo de instalação para geração de energia elétrica tivessem condições de fazê-lo. O presente projeto de pesquisa visa estudar o conceito do núcleo de um reator SMR baseado no CAREM 25 argentino, mas que utilizasse revestimentos comumente fabricado pelas Indústrias Nucleares do Brasil (INB) e Elementos Combustíveis (EC’s) com arranjos retangulares ao invés de hexagonais. Esse projeto abarca o conceito neutrônico no núcleo (criticalidade, queima, mapeamento do fluxo neutrônico e determinação de parâmetros cinéticos) que será detalhado e simulado com o código de Monte Carlo SERPENT. De posse do mapeamento do fluxo neutrônico no núcleo será avaliado sub-canais de interesse e o desempenho do combustível em regimes estacionário e transiente utilizando os códigos da linha FRAPCON e FRAPTRAN. Para alcançar esses objetivos, está montada uma equipe multidisciplinar e multi-institucional que será elencada e estruturada no corpo do projeto.
  • COMISSAO NACIONAL DE ENERGIA NUCLEAR - RJ - Brasil
  • Mon Dec 04 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Daniel Calbino Pinheiro

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • trabalho institucional e mudanças de status de bebidas emergentes: um estudo comparado da cachaça brasileira e da tequila no mercado internacional
  • A cachaça e a tequila são bebidas destiladas que possuem tradição em suas formas de produção. Nas últimas décadas, em vista de mudanças institucionais, passaram também a competir em mercados internacionais. No Brasil, o ano de 2022 foi marcado pelo recorde no faturamento das exportações, com destaque para as vendas no mercado Europeu e Norte-Americano. Já o caso da tequila, que tem a sua origem geográfica no México, exporta anualmente 80% de toda a sua produção. Apesar das singularidades nas duas regiões, ambas realizam um trabalho institucional que tem modificado a percepção da bebida, saindo de baixo valor agregado e comercialização local para um elevado status internacional. Neste sentido, o presente projeto tem por objetivo geral de compreender como o status de bebidas emergentes no mercado internacional tem sido mudado pelas práticas institucionalizadas de empresas e atores governamentais. A partir de uma ótica epistemológica construtivista empregar-se-á a abordagem metodológica qualitativa, recorrendo-se a um estudo de caso comparativo com os dados de quatro décadas (1982-2022) no ramo da cachaça brasileira e da tequila mexicana. Por meio de pesquisas documentais e entrevistas tratadas pela análise temática, espera-se enquanto resultados, que o estudo provenha um suporte teórico que auxilie na explicação de como as mudanças de status podem ocorrer nas dinâmicas de mercados internacionais, bem como forneça elementos que evidenciem a reordenação do status em nível macroorganizacional. Os resultados desta pesquisa também podem instrumentalizar a geração de novos modelos de gestão, formulação e implementação de mudanças institucionais e esclarecer os efeitos do trabalho institucional sobre as estratégias e as organizações.
  • Universidade Federal de São João Del-Rei - MG - Brasil
  • Sat Dec 02 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Daniel de Assis Santos

Ciências Biológicas

Microbiologia
  • resistência adquirida à 5-flucitosina em cryptococcus spp. no brasil: estudo multirregional para aprimorar o tratamento da neurocriptococose em pessoas vivendo com hiv/aids
  • A neurocriptococose afeta, principalmente, pessoas vivendo com HIV/AIDS (PVHA) e apresenta uma taxa de mortalidade global de 81%. O atendimento aos pacientes ocorre em hospitais públicos no Brasil, e o tratamento se baseia em três medicamentos: anfotericina B, fluconazol e 5-flucitosina (5-FC). 5-FC é essencial para o tratamento, mas seu uso prolongado pode levar à resistência. No Brasil, a documentação da resistência à 5-FC é limitada, devido à sua recente reintrodução para uso clínico. Portanto, é crucial preencher essa lacuna para orientar o tratamento empírico da neurocriptococose. A realização de testes de susceptibilidade aos antifúngicos para Cryptococcus spp. é restrita e não existem pontos de corte definidos. Assim, este projeto visa acompanhar PVHA e com neurocriptococose nas cinco regiões do Brasil, determinar os valores de concentração inibitória mínima (CIM) para isolados de Cryptococcus spp., investigando a resistência a 5-FC. Para estabelecer pontos de corte epidemiológicos, as CIM para a 5-FC frente às cepas isoladas de pacientes serão determinadas, identificando valores que distinguem linhagens resistentes e sensíveis à 5-FC, o que será comprovado por meio de estudos de sequenciamento de DNA e mRNA. O estudo também correlacionará a resistência com a evolução clínica dos pacientes e envolverá hospitais de todas as regiões brasileiras. Isso permitirá compreender como a resistência se manifesta em diferentes locais e melhorar o tratamento da doença. Esse projeto também adota uma perspectiva de Saúde Única ao propor investigar a sensibilidade dos isolados de Cryptococcus spp. a agroquímicos usados no Brasil, buscando correlações com a resistência à 5-FC (resistência cruzada). Por fim, pretende-se analisar o impacto da reintrodução da 5-FC no país sobre a resistência e a taxa de mortalidade PVHA com neurocriptococose, além de contribuir para a melhor compreensão da doença, minimizando os riscos de resistência, otimizando as práticas do SUS.
  • Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
  • Wed Dec 27 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Daniel de Lima Araújo

Engenharias

Engenharia Civil
  • desenvolvimento e melhoria de ligações para pontes rodoviárias em concreto pré-moldado
  • O emprego de sistemas construtivos em concreto pré-moldado aumenta o nível de industrialização da infraestrutura e da superestrutura rodoviária, aumentando a qualidade e a vida útil das estruturas das obras de arte. Contudo, é necessário possuir modelos mecânicos confiáveis para a representação do comportamento mecânico das ligações para o projeto seguro das pontes e viadutos com elementos pré-moldados de concreto. O projeto de estruturas pré-moldadas e de pontes de concreto é normatizado no Brasil por meio das normas ABNT NBR 9062 e ABNT NBR 7187, respectivamente. Essas normas, porém, não abrangem todo o portifólio de ligações que podem ser empregadas no projeto de pontes rodoviárias de concreto. Assim, esse projeto de pesquisa visa apresentar e estudar ligações viga-laje e pilar-fundação que podem ser empregadas para acelerar o processo construtivo de pontes rodoviárias. Visa, ainda, caracterizar e obter modelos constitutivos para concretos de ultra alta resistência reforçados com fibras de aço para emprego em dentes de apoio de longarinas pré-moldadas, uma vez que o projeto com esse material ainda não é normatizado no Brasil. Ainda são raros os estudos acerca de ligações de cisalhamento para tabuleiros de pontes rodoviárias totalmente pré-moldados. Nessa associação, o comportamento da biela de compressão na alma das vigas pré-moldadas apresenta distribuição de tensões diferente das vigas com ligação contínua pela interface. Já no caso das ligações pilar-fundação, os critérios normativos brasileiros não consideram a configuração de cálice embutido no bloco de fundação, que é a configuração mais indicada para ligação de pilares de pontes. A metodologia desse projeto baseia-se em ensaios experimentais associados à modelagem computacional por meio de softwares baseados no Método dos Elementos Finitos. Espera-se obter modelos analíticos que, no futuro, poderão contribuir para a atualização das normas de projeto de estruturas pré-moldadas e de pontes de concreto.
  • Universidade Federal de Goiás - GO - Brasil
  • Mon Dec 26 00:00:00 BRT 2022-Wed Dec 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Daniel de Miranda Silveira

Ciências Exatas e da Terra

Física
  • teste de simetrias fundamentais da física com anti-hidrogênio no cern
  • Partículas elementares são os “blocos de construção” fundamentais dos quais toda a matéria conhecida é constituída; para cada partícula, existe a antipartícula associada, com propriedades que devem ser iguais (no caso da massa) ou conjugadas (no caso da carga elétrica): essa relação partícula-antipartícula é regida pela Simetria CPT. Uma das maneiras usuais de testar sua validade é fazer medidas comparativas entre matéria e antimatéria; a comparação entre as propriedades de Hidrogênio e Antihidrogênio (Anti-H, um estado ligado antipróton - pósitron) tem o potencial de se tornar o teste de CPT mais preciso já feito. Nossa equipe faz parte da colaboração ALPHA (CERN) medindo propriedades de Anti-H a baixas energias em armadilhas magnéticas. Para levarmos os testes da Simetria CPT além da precisão (relativa) atual, da ordem de 10^(-12), será preciso introduzir H na armadilha em uso no CERN. Apenas 2 grupos operam armadilhas para H no mundo, usando técnicas de difícil adaptação ao sistema ALPHA. Propomos uma nova rota para o aprisionamento de H, baseada na fotosseparação de íons H- com baixa energia de recuo numa armadilha de Penning: o átomo H (neutro) resultante pode ser carregado numa armadilha magnética sobreposta àquela que confina os íons. Nosso grupo recentemente demonstrou o aprisionamento de H- numa armadilha de Penning com distribuições em 25 meV, usando uma fonte MISu (baseada na técnica de “Matrix Isolation Sublimation” desenvolvida em nosso laboratório). Propomos aqui a construção de uma fonte de íons H- compatível com o ambiente de ultra-alto vácuo do ALPHA e sua instalação no CERN, de forma a permitir o guiamento magnético dos íons até a armadilha. Implementaremos também melhorias no sistema de travamento da cavidade óptica ressonante para a linha 1S - 2S (ferramenta fundamental para os testes CPT) e a construção de um novo sistema para introdução de microondas na região da armadilha, componente crítico para as medidas gravitacionais com anti-H.
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • Thu Jan 04 00:00:00 BRT 2024-Sat Jan 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Daniel de Oliveira Mota

Engenharias

Engenharia de Transportes
  • monitoramento dinâmico da carga/descarga do navios em tempo real para ganho de produtividade e redução de particulados
  • Por trás do conceito denominado "Porto 4.0” existe uma gestão integrada de diversos agentes da atividade portuária. Este projeto propõe meios para se aumentar a integração da gestão portuária, trazendo tecnologia para dois imporatntes pilares: operação e sustentabilidade. Esta proposta tem por objetivo desenvolver um sistema de monitoramento da operação dos navios pelo acompanhamento, em tempo real, tanto de sua emersão/submersão coletando dados do seu calado quanto dos eventuais derramamento de elementos particulados na atmosfera contaminante e geradores de poluição. Com o monitoramento ativo, a coleta de dados se dá por meio de câmeras posicionadas adequadamente na infraestrutura do terminal e transmitidas para servidores, de tal forma que possibilite o tratamento das imagens adquiridas utilizando técnicas de inteligência artificial (redes neurais e algoritmos de visão computacional). Desta forma, as imagens coletadas dão origem a bases de dados estruturadas e a análise dos dados nela contidos permitindo o acompanhamento e rastreabilidade de muitas das atividades de um terminal que hoje ou não são monitoradas, ou são acompanhadas de forma manual: “Draft Survey”, “Statement of Facts”, dentre outros. Este procedimento conta com um elevado nível de automação na captura destes dados tendo como fonte destes dados: equipamentos e sensores, operação, usuários, fontes externas, estoques, veículos, dentre outros. Espera-se com o resultado deste projeto, portanto, medir a taxa de carga/descarga do navio (toneladas por hora), estimar tanto o instante de término da operação no terminal, bem como a emissão de particulados durante a operação. Do ponto de vista de organizacional, os resultados deste projeto automatizam a geração de informações relevantes para a operação portuária e do ponto de vista ambiental, tais câmeras podem capturar informações referentes a emissões de particulados, dentre outros.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • Fri Dec 23 00:00:00 BRT 2022-Wed Dec 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Daniel dos Santos Costa

Ciências Agrárias

Engenharia Agrícola
  • plataforma inteligente para monitoramento do estado nutricional e qualidade na fruticultura
  • A fruticultura ainda carece de tecnologias que permitam acesso rápido às informações em condições de campo, e consequentemente, subsidiem tomadas de decisões ágeis e assertivas. Desenvolver plataformas que integrem diversas tecnologias, sobretudo disruptivas, pode contribuir para uma agricultura mais competitiva, eficiente e sustentável. Na fruticultura, o monitoramento do estado nutricional das plantas e qualidade dos frutos auxilia quanto às decisões operacionais (manejo, tratos culturais, adubações e colheita) no processo produtivo, proporcionando uma otimização da gestão de qualidade e recursos. Contudo, esse monitoramento, na produção, colheita e pós-colheita, envolve técnicas analíticas destrutivas e demoradas. Isso limita o monitoramento, dificultando a tomada de decisão no processo produtivo, consequentemente, afetando a produção, a qualidade, e o meio ambiente. As cadeias produtivas das grandes culturas, como soja, milho, algodão e cana-de-açúcar, têm incorporado e se apropriado das tecnologias disruptivas, com uso do sensoriamento proximal e remoto, com grandes benefícios. Nesse contexto, a proposta objetiva desenvolver uma plataforma inteligente para monitoramento rápido, não destrutivo e remoto do estado nutricional e da qualidade na cadeia da fruticultura. Serão utilizadas técnicas do sensoriamento proximal (espectroscopia de refletância) e sensoriamento remoto (câmeras RGB embarcadas em aeronaves remotamente pilotadas - ARP), aplicação de IoT e inteligência artificial, para obtenção de modelos computacionais inteligentes. Por fim, esses modelos permitirão a determinação dos teores de macronutrientes e micronutrientes, em folhas, sólidos solúveis totais, pH, acidez titulável, massa seca e firmeza, em frutos de videira, portanto, isso permitirá a integração de diferentes fontes de dados e informação para gestão da qualidade no campo e pós-colheita.
  • Universidade Federal do Vale do São Francisco - PE - Brasil
  • Thu Feb 01 00:00:00 BRT 2024-Sun Feb 28 00:00:00 BRT 2027
Foto de perfil

Daniel dos Santos Rocha

Outra

Multidisciplinar
  • olimpíada científica do sertão do moxotó
  • Vide projeto anexo
  • GERENCIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO - ARCOVERDE - PE - Brasil
  • Tue Dec 12 00:00:00 BRT 2023-Wed Dec 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Daniel Eiras

Engenharias

Engenharia de Materiais e Metalúrgica
  • um estudo sistemático dos processos de produção de membranas compostas de filme fino (thin film composite membranes – tfc) e sua influência nas propriedades de transporte de gases das membranas
  • Membranas compostas de filme fino (TFCs) são estruturas formadas por um suporte poroso e ao menos uma camada de filme fino seletiva, depositada sobre o suporte. TFCs são fundamentais para que os processos de separação por membranas possam ser utilizados de maneira mais ampla no lugar de processos convencionais de separação como destilação criogênica, absorção e PSA. Do ponto de vista do processamento das TFCs, os principais desafios são a produção do suporte poroso e a mitigação de efeitos de bloqueio de poros causados pelo recobrimento do suporte pela camada seletiva. Ademais, a estabilidade da camada seletiva é um fator que deve ser entendido de forma a aprimorar essa tecnologia. Neste contexto, o presente projeto de pesquisas propõe um estudo fundamentado na avaliação sistemática das diferentes etapas do processo de produção das TFCs e sua influência nas propriedades e na capacidade de separação das membranas. As etapas que serão estudadas serão a produção do suporte poroso, a produção da subcamada chamada de gutter layer (responsável por diminuir a intrusão), a produção da camada seletiva (responsável pela separação), e a produção de eventuais camadas de proteção. Após cada uma das etapas de produção, as membranas serão caracterizadas por meio de ensaios de MEV, MET, AFM, DSC, DMA, ensaios mecânicos, de permeação e sorção de gases. A produção de cada uma das camadas será realizada por métodos convencionais de recobrimento por imersão (dip-coating) e polimerização interfacial. Além disso, métodos avançados que utilizam MOFs e ZIFs como “gutter layer” serão avaliados. Por fim, serão produzidas de camadas seletivas utilizando nanocomopósitos poliméricos contendo óxido de grafeno e ZIFs.
  • Universidade Federal do Paraná - PR - Brasil
  • Mon Dec 11 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Daniel Felinto Pires Barbosa

Ciências Exatas e da Terra

Física
  • comunicação quântica multiplexada para redes quânticas híbridas
  • Diante do rápido desenvolvimento das redes de comunicação quântica em várias partes do mundo, o presente projeto busca contribuir para a formação de uma estratégia nacional de comunicação quântica, unindo as competências de diversos grupos de física e engenharia em Recife para construir uma rede quântica local com tecnologia próxima da fronteira da área. Pretendemos aqui instalar três sítios em diferentes departamentos da UFPE e UFRPE com capacidade para distribuir quanticamente chaves criptográficas uns com os outros. Toda a infraestrutura será pensada para comportar redes híbridas, conduzindo pulsos de lasers atenuados, ou pares de fótons quanticamente emaranhados, ou ainda fótons emaranhados com sistemas materiais. A distribuição de chaves criptográficas será feita tanto com lasers atenuados, quanto através de emaranhamento quântico. A rede funcionará na banda de frequências de telecomunicação, e pretendemos implementar transdução entre essa banda e as frequências preferíveis para o meio material, a partir do efeito óptico não linear de geração de diferença de frequências. Dentro do projeto devemos ainda realizar um primeiro estágio de multiplexação, usando as técnicas de DWDM (do inglês, Dense Wavelength-Division Multiplexing), para aumentar a eficiência de geração de chaves criptográficas e distribuição de emaranhamento. Além disso, avançaremos na implementação de protocolos de criptografia pós-quântica para explorar soluções de prazo mais curto para possíveis vulnerabilidades de segurança decorrentes do rápido desenvolvimento dos computadores quânticos. A implementação desses vários elementos em linha com o estado da arte da área permitirá, ao final, projetarmos novas etapas de expansão da rede e aumento de eficiência, além de definirmos o design dos equipamentos necessários para isso. A partir daí, ofereceremos subsídios para definir estratégias nacionais de proteção ao trânsito de dados entre pontos críticos da infraestrutura do país.
  • Universidade Federal de Pernambuco - PE - Brasil
  • Mon Dec 04 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Daniel Fernandes

Ciências Biológicas

Farmacologia
  • síndrome pós sepse: compreender as sequelas para estabelecer alvos terapêuticos
  • A sepse é um importante problema de saúde em todo o mundo. Além dos efeitos agudos da sepse, potencialmente letais quando há evolução para o choque séptico, a sepse não termina com a alta hospitalar. Há sequelas que permanecem ou surgem em até 50% dos sobreviventes da sepse. Essas complicações de longo prazo são denominadas como síndrome pós-sepse. A síndrome pós-sepse é uma condição descrita recentemente, que envolve déficits em vários sistemas, abrangendo aspectos imunológicos, gastrointestinais, comportamentais, cardiovasculares e renais. O desenvolvimento dessas comorbidades reduz a qualidade de vida daqueles que sobrevivem à sepse, com impactos econômico e social, incluindo atendimentos ambulatoriais recorrentes, novas internações, e aumento da mortalidade precoce. Por sua vez, reconhecer e tratar as consequências da sepse em sobreviventes pode reduzir o custo social e econômico da síndrome pós sepse. Utilizando modelos de sepse experimental, nosso grupo já demonstrou que ocorrem alterações vasculares e cardíacas em sobreviventes à sepse. Entretanto, ainda há uma grande lacuna na compreensão dos mecanismos envolvidos nas disfunções teciduais e orgânicas. Portanto, o objetivo deste projeto é avançar na compreensão da fisiopatologia da síndrome pós sepse, e desta forma viabilizar o desenvolvimento de novos tratamentos para melhorar a sobrevivência e a qualidade de vida dos sobreviventes. A equipe da proposta possui larga experiência com modelos experimentais de sepse que serão utilizados para avaliar os mecanismos envolvidos na disfunção cardiovascular, muscular e gastrointestinal que acontece em longo prazo (15 a 90 dias pós sepse) nos sobreviventes. Com base nestes mecanismos, vamos avaliar abordagens farmacológicas para mitigar as complicações do pós sepse. Esperamos fornecer uma base sólida para melhorar a identificação, prevenção e tratamento da síndrome pós sepse. (Caso haja interesse, um resumo gráfico foi disponibilizado no ANEXO)
  • Universidade Federal de Santa Catarina - SC - Brasil
  • Wed Dec 06 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026