Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Maria Luiza Correa da Camara Rosa

Ciências Exatas e da Terra

Geociências
  • evolução geológica e hidroestratigrafia da coxilha das lombas, noroeste da planície costeira do rio grande do sul
  • O conhecimento acerca das águas subterrâneas é fundamental para a continuidade da vida humana. De acordo com o Relatório das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento dos Recursos Hídricos, publicado em 2022 pela UNESCO em nome da ONU-Água, elas constituem 99% da água doce líquida do planeta. Suas características estão relacionadas a condicionantes geológicos, cujo conhecimento é a base para a gestão de uso sustentável. O Sistema Aquífero Quaternário Barreira Marinha, também conhecido como Coxilha das Lombas, localizado no noroeste da planície costeira do Rio Grande do Sul (Bacia de Pelotas), está vinculado à evolução da sequência deposicional mais antiga preservada e exposta nesta planície, o Sistema Laguna-Barreira I. A Coxilha das Lombas é geomorfologicamente correspondente à Barreira I, com idade estimada em 325 ka e registros ocorrentes exclusivamente no Rio Grande do Sul. Porém, é a menos conhecida em termos estratigráficos e única que não possui datação absoluta nesta planície costeira. Neste contexto, o objetivo geral do projeto é compreender a relação entre a evolução geológica e a compartimentação hidroestratigráfica da área correspondente à Coxilha das Lombas. As hipóteses são de que a Barreira I seja mais heterogênea do que se conhece, que a Coxilha das Lombas seja constituída, em subsuperfície, por outras unidades geológicas, distintas de uma barreira costeira, e que estas condicionem uma importante variabilidade hidroestratigráfica. As hipóteses partem da observação de estudos anteriores, que já indicam a presença de pelo menos duas unidades hidroestratigráficas, e da variabilidade litológica em poços na região. Para testar a hipótese, será avaliada a correlação entre os arcabouços cronoestratigráfico e hidroestratigráfico, elaborados através de dados de sensoriamento remoto, poços, afloramentos, métodos geoelétricos (sondagens elétricas verticais e imageamento elétrico), seções de georadar, datações absolutas, determinações hidrodinâmicas e hidroquímicas.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • Mon Dec 04 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Maria Luiza Garnelo Pereira

Ciências Humanas

Educação
  • rede solidária de políticas de inclusão social para indígenas na amazônia
  • Desde o início de sua implantação o regime de cotas tem ampliado o acesso de minorias étnico raciais ao sistema educacional e ao mercado de trabalho. Muitas universidades avançaram na oferta de vagas específicas e ações de assistência para apoio à permanência dos estudantes cotistas na universidade. Contudo, a previsão legal desses direitos é insuficiente para reduzir as históricas iniquidades sociais. O balanço das iniciativas adotadas por meio das ações afirmativas aponta que a compreensão da diversidade étnico-racial e a problematização do processo formativo em si, ainda são incipientes no âmbito das práticas cotidianas das universidades. Apoiada na teoria ator-rede de Bruno Latour a presente proposta tem como objetivo contribuir para o aprimoramento das políticas de inclusão social e promoção da equidade através da consolidação de uma rede interinstitucional e intercomunal indígena, voltada para o aprimoramento de políticas afirmativas no ensino universitário. A iniciativa prevê a realização de pesquisas etnográficas das trajetórias de vida de novos agentes políticos indígenas que emergem nos meios modernos de comunicação, tratando-as como vias preferenciais de compreensão dificuldades e caminhos de superação na busca de inserções bem-sucedidas no mundo não indígena. Os resultados da pesquisa subsidiarão projeto de educação intercultural na tríplice fronteira amazônica Brasil/Peru/Colômbia, com ênfase em saúde coletiva e sustentabilidade. Pretende-se que a iniciativa fertilize as redes colaborativas e produza evidências científicas para aprimorar estratégias de gestão das políticas para ingresso e permanência de indígenas na formação universitária, além de promover o desenvolvimento de competências dos docentes e discentes indígenas para produção de conhecimento inovador, capaz de transitar entre os saberes acadêmicos e tradicionais, e de propor soluções para problemas de saúde e sustentabilidade sociocultural e ambiental na região.
  • Fundação Oswaldo Cruz - RJ - Brasil
  • Mon Dec 19 00:00:00 BRT 2022-Sat Feb 28 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Maria Luiza Miguez

Outra

Multidisciplinar
  • torneio de física para meninas 2024
  • Vide projeto anexo
  • Universidade Federal do Rio Grande do Norte - RN - Brasil
  • Wed Jan 17 00:00:00 BRT 2024-Sat Jan 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Maria Mariana Barros Melo da Silveira

Ciências da Saúde

Enfermagem
  • algoritmo farmacogenético preditor de dose da varfarina: protocolo de aperfeiçoamento e eficácia da terapia anticoagulante
  • A Fibrilação Atrial (FA) é a arritmia supraventricular mais comum na prática clínica. O paciente com FA apresenta um risco 5 vezes maior de causar AVC, principalmente o isquêmico, do que qualquer outra doença cardiovascular. Essa arritmia causa estase e de alteração do equilíbrio trombose-antitrombose, podendo formar trombos e embolizar sistemicamente, atingindo o encéfalo e causando AVC, levando a necessidade de iniciar a terapia anticoagulante. A varfarina ainda é o Anticoagulante Oral (ACO) de escolha, sendo a mais utilizada em diversas situações clínicas. Com a sensibilidade ao fármaco variando em cada pessoa, o tratamento precisa ser monitorizado regularmente através Razão Normalizada Internacional (RNI). As variantes genéticas conhecidas que mais tem impacto na resposta à varfarina são as variantes no alvo da varfarina, o VKORC1, os portadores desta variante necessitam de uma dose mais baixa de varfarina, e a enzima codificada pelo CYP2C9 que é a mais importante quando se trata de envolvimento com a farmacocinética da varfarina. Os polimorfismos nos genes CYP2C9 e VKORC1 são responsáveis por cerca de 12 e 24%, respectivamente, da variação na dose de varfarina entre os doentes de ascendência europeia. Assim, na presença de um ou mais polimorfismo em um destes genes é necessário ajustar as doses de varfarina. Estudos anteriores indicaram que os algoritmos farmacogenéticos em geral preveem a dose da varfarina com mais precisão do que outros métodos de dosagem. No Brasil, mais especificamente no Nordeste Brasileiro, o uso de algoritmo preditor de dose não é comum, o que leva a altos índices de complicações e consequentemente aumenta o período de internação hospitalar. Como objetivo, o presente estudo planeja implementar protocolo de algoritmo farmacogenético preditor de dose da varfarina, guiado por genótipo, versus o protocolo clínico baseado somente na dosagem medicamentosa, na população com fibrilação atrial, e avaliar superioridade do tratamento.
  • Universidade de Pernambuco - PE - Brasil
  • Fri Feb 02 00:00:00 BRT 2024-Sun Feb 28 00:00:00 BRT 2027
Foto de perfil

Maria Marina Dias Cavalcante

Ciências Humanas

Educação
  • ser professor hoje : a prática docente em cenários do ensino superior e da educação básica
  • O projeto se caracteriza por componentes articulados em torno do eixo práticas docentes ancorado no Ser Professor em diferentes cenários de ensino, cujo objetivo é compreender como as práticas docentes do professor hoje estão sendo realizadas no Estado do Ceará e como estão sendo organizadas para atender as demandas da educação. A discussão busca aproximações epistemológicas entre as pesquisas de doutorandos associadas às necessidades sociais modernas da educação pela problemática: Como o ser professor hoje em cenários de ensino diferenciados está sendo organizado para atender as demandas da Educação? Nesta direção, será necessário detalhar a complexidade, os limites e as possibilidades em torno da temática, uma vez que envolve olhares epistemológicos, metodológicos, sociais, econômicos e políticos através dos desdobramentos abaixo: Investigar como aspectos do pensamento de Edith Stein podem contribuir para a prática de orientação do trabalho científico pelo professor universitário. Examinar a docência no Ensino Superior exercida pelo professor fisioterapeuta considerando o processo de elaboração de uma pedagogia universitária. Identificar os princípios didático-pedagógicos do fazer docente do professor universitário, nas atividades de ensino, pesquisa e extensão, na licenciatura em Pedagogia. Explorar as práticas e saberes na formação dos professores engenheiros como possibilidade de práxis, a partir das contradições que se evidenciam na sala de aula. Verificar como as colaborações do programa de residência pedagógica podem desenvolver a construção da identidade docente em cursos de licenciatura. As questões indicam, pressupostos relacionados com concepções e práticas docentes, o que nos move a configurar esta proposta como uma iniciativa de pesquisa coletiva, a título de estratégia metodológica. Nesta direção detalharemos a complexidade, limites e as possibilidades da temática, através de olhares epistemológicos, metodológicos, sociais, econômicos e políticos.
  • Universidade Estadual do Ceará - CE - Brasil
  • Mon Jan 08 00:00:00 BRT 2024-Sun Jan 31 00:00:00 BRT 2027