Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Elizabeth Fernandes de Macedo

Ciências Humanas

Educação
  • ressignificações da bncc nos múltiplos espaço-tempos de implementação
  • Este projeto tem por foco as recentes políticas curriculares no Brasil, mantendo a preocupação de desconstruir mecanismos que criam o controle do currículo como efeito de verdade e dificultam a proliferação da diferença como diferença em si. Nesse sentido, ele se articula a projetos desenvolvidos pela equipe com ênfase no caráter instituinte do currículo como enunciação no terceiro espaço da cultura, reverberando a crítica a concepções técnicas e burocráticas de currículo. Tem o duplo objetivo de mapear as redes políticas construídas durante o processo de implementação, destacando as estratégias da racionalidade neoliberal que propagam tais concepções, e atuar junto às escolas e aos professores para recuperar o fazer curricular como enunciação no contexto escolar. Assumindo inflexão pós-estrutural, o projeto dialogará com teóricos da irrealizibilidade. O primeiro objetivo envolverá o mapeamento das redes de política, utilizando a metodologia proposta por S.Ball para a análise global das políticas educacionais, em articulação com a teoria do discurso de E. Laclau e C. Mouffe e os estudos de W. Brown sobre neoliberalismo. O segundo objetivo será trabalhado em pesquisa participante pós-qualitativa no campo do currículo, trazendo para a discussão a ontologia relacional proposta por J. Butler, animada por J. Derrida. Assim, para além dos efeitos ético-políticos de trabalhar junto aos professores na produção de currículo, a pesquisa apresenta contribuições teóricas: (i) no campo das políticas educacionais, ao teorizar sobre o neoliberalismo como racionalidade; (ii) no campo dos estudos reconceptualizados do currículo, com foco em processos de subjetivação e na ideia de relacionalidade; e (iii) no plano metodológico, ao discutir a pesquisa empírica participante sobre a formação de professores e o currículo sob a óptica da pesquisa pós-qualitativa.
  • Universidade do Estado do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • Sat Mar 26 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Elizabeth Ferreira Cardoso Ribeiro Azevedo

Lingüística, Letras e Artes

Artes
  • inventário da cena paulistana: história dos edifícios teatrais na cidade de são paulo (1930 - 1955)
  • 1. Queremos descobrir quais foram os edifícios teatrais que existiram na cidade de São Paulo entre 1930 e 1955, escrever as "biografias" desses espaços e deixá-las, assim como os documentos usados para escrevê-las, disponíveis na base de dados do projeto. 2. Nós já fizemos uma parte (1850-1930) e queremos continuar o trabalho. Cada edifício teatral deverá ser estudado de diversos pontos de vista: como negócio, como arquitetura, como símbolo, como local de apresentações de espetáculos. 3.Não há nenhum estudo nessa área até agora. Nosso objetivo é criar uma plataforma que poderá ser continuamente atualizada. Com esses elementos disponíveis, a equipe e outros pesquisadores poderão elaborar artigos, apresentações e outras formas de compartilhar esse conhecimento. 4. A hipótese é que a construção de edifícios teatrais correspondeu, a cada período da história da cidade, a uma função social específica e mutante, como a cidade e seus habitantes. 5. Os primeiros teatros atestaram o uso do teatro como forma de presença da distante figura real na América Portuguesa. Nos primeiros anos do século XX, uma miríade de pequenos teatros atestaram a incorporação das culturas imigrantes ao panorama cultural da cidade. Cada uma dessas funções demandou formas específicas de organização social, política e econômica. 6.Trata-se de uma pesquisa calcada em fontes primárias sobretudo, uma vez que a bibliografia é praticamente inexistente. Daí, inclusive, a importância da pesquisa. Fontes como jornais e revistas, documentos comerciais e oficiais e bancos de imagem da cidade serão interpretados à luz de uma bibliografia complementar sobre diversos aspectos da história da cidade de São Paulo. 7. Identificar se esses edifícios ainda existem na cidade.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • Mon Aug 22 00:00:00 BRT 2022-Sun Aug 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Elizabeth Fialho Wanner

Ciências Exatas e da Terra

Ciência da Computação
  • metaheurísticas populacionais multiobjetivo: teoria a prática
  • Metaheurísticas populacionais representam uma classe de ferramentas estocásticas para a resolução de diversos problemas com características difíceis, tais como não linearidade, multi-modalidade, não difenciabilidade, envolvendo múltiplas escalas, etc., para os quais não existem algoritmos determinísticos eficientes. Estas ferramentas têm se mostrado poderosas na solução de problemas teóricos e práticos nas diversas áreas do conhecimento. A área de pesquisa em metaheurísticas populacionais para tratar problemas com vários objetivos encontra-se em pleno desenvolvimento e vem sendo aplicada, com sucesso, em diversos problemas do mundo real. Entretanto, observa-se uma necessidade de se focar em aspectos teóricos pouco compreendido do funcionamento destes métodos. Um melhor entendimento do funcionamento de tais métodos é importante para não somente desenvolver novos paradigmas inspirados e guiados por necessidades diretamente derivadas dos problemas aplicados, mas também para apontar direções futuras de pesquisa. Por outro lado, aplicações práticas servem para identificar novos paradigmas para aplicações específicas baseadas nos aspectos teóricos. O desenvolvimento deste projeto se reveste de grande importância considerando que deverá preencher lacunas importantes na área, conferindo inovação à presente proposta, tais como: desenvolvimento de um indicador de desempenho para metaheurísticas populacionais multiobjectivo que seja capaz de, em um tempo razoável comparar conjuntos de soluções distintos de forma qualitativa e quantitativa; desenvolvimento de uma metodologia capaz de gerar um conjunto de soluções com um tamanho desejado e com uma boa distribuição em uma única execução; e caracterização local e global dos conjuntos de Pareto obtidos para auxiliar na identificação de regiões do espaço que se beneficiariam com a utilização de um operador de buscal local. O resultado principal que espera-se obter é o desenvolvimento de técnicas e metodologias capazes de gerar boa.
  • Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - MG - Brasil
  • Fri Feb 04 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Elizabeth Gomes Souza

Ciências Humanas

Educação
  • a opção decolonial em educação matemática: problematizando a formação inicial de professores
  • Este projeto de pesquisa interinstitucional toma como ponto de partida o debate aberto por Jacques Derrida sobre a “Universidade sem condição”. Uma universidade sem condições se pauta pela inserção e interlocução com saberes e racionalidades que extrapolam o campo exclusivamente disciplinar de organização da Universidade Contemporânea, em particular no que se refere ao modo como a educação superior mobiliza disciplinarmente a Matemática, em seus diversos cursos acadêmicos. Os modelos curriculares universitários silenciam, eliminam, hierarquizam e ignoram a existência de outras matemáticas, no plural. Este projeto visa identificar movimentos de decolonização do projeto intelectual/civilizatório de caráter disciplinar que permeia os cursos de formação de professores de sete universidades públicas brasileiras e uma estrangeira em que predominam a manutenção de imagem única da Matemática e os seus efeitos para pensar a Educação Matemática escolar. Propomos a inserção na educação matemática universitária e na educação matemática escolar, de outras epistemologias e racionalidades não hegemônicas. Mesmo reconhecendo que em algumas instituições de ensino superior já se encontram em andamento movimentos nessa direção, entendemos que seus efeitos se restringem predominantemente a formas de debate acadêmico, ainda com pouca repercussão nas estruturas curriculares de formação inicial de professores. Para esse fim, propomos a promoção de movimentos curriculares formativos decoloniais em âmbito acadêmico em cursos de formação de professores, com repercussões também formativas para se conceber a educação escolar. Metodologicamente, assumimos uma postura terapêutico desconstrucionista nas práticas de pesquisas em Educação Matemática como opção decolonial para analisar com lentes praxiológico/decoloniais os resultados de se ofertar disciplinas que abordem a temática em programas de graduação e pós-graduação, assim como, em cursos de extensão.
  • Universidade Federal do Pará - PA - Brasil
  • Mon Mar 28 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Elizabeth Pacheco Batista Fontes

Tecnologias

Desenvolvimento Tecnológico e Industrial
  • edição de genoma por crispr/cas e manipulação de genes de imunidade para resistência contra begomoviruses
  • Vide projeto anexo
  • Universidade Federal de Viçosa - MG - Brasil
  • Fri Nov 29 00:00:00 BRT 2019-Wed Nov 30 00:00:00 BRT 2022
Foto de perfil

Elizabeth Pacheco Batista Fontes

Ciências Biológicas

Genética
  • integrando genômica funcional e sinalização celular para melhorar resistências de plantas cultivadas a estresses bióticos e abióticos
  • Com um aumento projetado da população mundial para mais de 9 bilhões até 2050, a prioridade imediata para a agricultura é maximizar a produção de alimentos de forma sustentável e rentável. As perdas por infecções virais e seca impõem limitações severas à agricultura e segurança alimentar. Estas restrições têm impulsionado avanços significativos no entendimento molecular das interações planta-meio ambiente, expandindo as estratégias potenciais para resistência geneticamente modificada em plantas cultivadas. Entretanto, além de alterações genéticas que ocorrem naturalmente nos genomas virais para superar resistência, as ameaças de mudanças climáticas e diminuição do reservatório de água, as alterações das condições ambientais, que afetam o crescimento das plantas, representam constantes alertas na agricultura levando a um interesse contínuo por um entendimento mais profundo sobre as interações moleculares entre plantas e vírus e/ou seca. Vencer estes desafios demanda a utilização de métodos genéticos e moleculares além de tecnologias de alto desempenho e pesquisas de ponta para identificar novos mecanismos de resistência a vírus e à seca. O foco principal dessa proposta é desvendar as bases moleculares pelas quais seca, distúrbio fisiológico e begomovírus, que representam sérios desafios para a agricultura brasileira, interagem com as plantas. Além disso, o programa visa aplicar biotecnologicamente o conhecimento gerado para mitigar o impacto negativo causado pela seca e por begomovírus na produtividade agrícola. As metas específicas consistem em (i) modular racionalmente vias de sinalização de morte celular induzidas por seca para aumentar tolerância à seca nas safras; (ii) diagnosticar molecularmente a síndrome do distúrbio fisiológico, (iii) desvendar os componentes de comunicação cruzada entre imunidade antiviral e estresses abióticos, (iv) mapear o interactoma begomovírus-hospedeiro e (v) gerar resistência durável contra begomovírus por edição genômica.
  • Universidade Federal de Viçosa - MG - Brasil
  • Thu Feb 03 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Elizabeth Silaid Muxfeldt

Ciências da Saúde

Medicina
  • eficácia da intervenção nutricional isolada ou associada a outras intervenções não farmacológicas no controle da hipertensão arterial e na redução do risco cardiovascular – ensaio clínico randomizado
  • O presente projeto trata da avaliação da eficácia terapêutica da intervenção nutricional associada ou não a outras intervenções não farmacológicas no controle da hipertensão arterial. Apesar do enorme avanço tecnológico com inúmeros grupos farmacológicos anti-hipertensivos no mercado, o controle da pressão arterial associado à redução do risco cardiovascular ainda é o grande desafio do tratamento da hipertensão arterial no Brasil e no mundo. Por sua vez, a obesidade se tornou uma enfermidade pandêmica que vem crescendo em todo o mundo e é considerada um dos principais responsáveis pela elevação da pressão arterial e do perfil metabólico adverso que surge cada vez mais precocemente na população, aumentando significativamente o risco cardiovascular. Desta forma o controle da hipertensão arterial não pode se ater à busca do alvo terapêutico de forma quantitativa, mas também à redução do risco cardiovascular global, incluindo o controle dos fatores de risco e a regressão ou prevenção das lesões subclínicas assintomáticas (hipertrofia ventricular esquerda, função renal, albuminúria, rigidez aórtica, índice tornozelo braquial e disfunção endotelial) e, consequentemente reduzindo a incidência de eventos cardiovasculares maiores (doença coronariana aguda, doença cerebrovascular, insuficiência cardíaca congestiva, doença arterial periférica e doença renal crônica avançada). Além do controle dos fatores de risco tradicionais devemos atentar para outros fatores que comprovadamente aumentam o risco cardiovascular como os determinantes socioeconômicos, a qualidade do sono associada ou não à Apneia Obstrutiva do Sono, transtornos emocionais como depressão e ansiedade e a qualidade de vida. O estudo será feito em uma parceria entre o Programa de Hipertensão Arterial do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ProHArt – HUCFF – UFRJ) e o estudo LapARC que é desenvolvido junto ao Centro Saúde-Escola Lapa (CSE-Lapa), unidade da Estratégia Saúde da Família da Universidade Estácio de Sá em convênio com a Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro. Trata-se de um ensaio clínico randomizado controlado, não cego, com avaliação cega dos desfechos onde os participantes da pesquisa serão randomizados em 4 grupos: Grupo controle, Grupo intervenção 1: nutricional isolada; Grupo intervenção 2: nutricional + atividade física; Grupo intervenção 3: nutricional + atividade física + práticas integrativas. A população alvo serão adultos entre 20 e 65 anos divididos em pré-hipertensos, hipertensos em geral e hipertensos resistentes. Serão randomizados 240 indivíduos (60 para cada grupo) divididos igualmente (20 pré-hipertensos, 20 hipertensos em geral e 20 hipertensos resistentes) para avaliação das estratégias não farmacológicas em diferentes graus de gravidade de hipertensão arterial. O tempo de acompanhamento será de 6 meses com avaliações mensais da adesão, das medidas antropométricas e da pressão arterial de consultório. No protocolo inicial serão registradas informações sociodemográficas, ocupação e escolaridade, medidas antropométricas e de composição corporal (bioimpedância elétrica), medida da pressão arterial de consultório e Monitorização Residencial da Pressão Arterial, exames laboratoriais para avaliação do perfil metabólico e da função renal, eletrocardiograma para avaliação dos índices de voltagem para diagnóstico de hipertrofia ventricular esquerda, medida da velocidade de onda de pulso para avaliação da rigidez aórtica, e reatividade microvascular. Serão também aplicados os questionários de qualidade de vida, qualidade de sono, rastreio de Apneia Obstrutiva do Sono e rastreio de depressão e ansiedade, além da avaliação da saúde periodontal. Todos esses exames serão repetidos ao final de 6 meses para avaliar a resposta terapêutica das diferentes intervenções. A estratégia nutricional consta de uma avaliação nutricional individual com instituição do Programa alimentar e reavaliação mensal das medidas antropométricas, além de encontros em grupo para o Programa de Educação Alimentar. Na estratégia de atividade física será feita uma avaliação da capacidade aeróbica máxima individual com implementação do programa de atividade física que será desenvolvido individualmente (com acesso remoto por pedômetro) e em grupo sob supervisão de profissional habilitado. Na estratégia das práticas integrativas serão implementadas as seguintes práticas reconhecidas pelo Sistema Único de Saúde: “Mind-fullness”, auriculoterapia e imposição de mãos com encontros semanais individuais e em grupo. Paralelamente serão implementados 3 cursos no formato híbrido para os profissionais de saúde do CSE-Lapa e do HUCFF: “Nutrição clínica e prescrição de dieta para hipertensos”, “Fisiologia do exercício e prescrição de atividades físicas para hipertensos” e “Capacitação em auriculoterapia” que ficarão disponíveis em plataforma online para acesso de profissionais de outras unidades de saúde na atenção básica. Todo o processo será acompanhado por uma empresa de marketing para divulgação do estudo através de vídeo institucional, campanhas de saúde para população leiga, promoção dos eventos em grupo e estratégias de divulgação dos resultados da pesquisa para gestores e para a comunidade alvo do projeto.
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • Wed Dec 02 00:00:00 BRT 2020-Sat Dec 31 00:00:00 BRT 2022
Foto de perfil

Elizanilda Ramalho do Rego

Ciências da Saúde

Nutrição
  • melhoramento acelerado de beldroega
  • Vide projeto anexo
  • Universidade Federal da Paraíba - PB - Brasil
  • Fri Nov 29 00:00:00 BRT 2019-Wed Nov 30 00:00:00 BRT 2022
Foto de perfil

Ellany Gurgel Cosme do Nascimento

Outra

Divulgação Científica
  • x semana de ciência, tecnologia e inovação da universidade do estado do rio grande do norte (x scti/uern)
  • A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPEG), Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROEG) e Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), realizará a X Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (X SCTI/UERN) este evento englobará , a saber: XVIII Salão de Iniciação Científica (XVIII SIC); XI Salão de Iniciação Científica do Ensino Médio (XI SIC EM); XI Encontro de Pós-Graduação; IX Encontro de Inovação e Empreendedorismo, além do espaço de lançamentos de divulgação científica e cultural. Terá como tema “BICENTENÁRIO DA INDEPENDÊNCIA: 200 ANOS DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO NO BRASIL” e focará na divulgação, socialização e integração dos conhecimentos científicos e tecnológicos à sociedade não especializada, de modo a contribuir com o desenvolvimento científico, social e humano do país, em particular do Estado do Rio Grande do Norte. Evento de abrangência INTERMUNICIPAL, que envolverá os seis campi desta Instituição: Mossoró, Natal, Pau dos Ferros, Assú, Patú e Caicó, no período de 19 de outubro a 25 de Novembro de 2022. Esse evento justifica-se por buscar a popularização e divulgação da ciência como base para o fortalecimento do desenvolvimento econômico e social, a partir do desenvolvimento da articulação com os equipamentos sociais, as instituições e empresas sediadas na região. O evento ocorrerá de forma presencial e pela alta capilaridade de nossa instituição chegará aos mais diversos rincões do Estado do Rio Grande do Norte.
  • Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - RN - Brasil
  • Mon Sep 12 00:00:00 BRT 2022-Fri Mar 31 00:00:00 BRT 2023
Foto de perfil

Eloane Malvessi

Ciências Biológicas

Biotecnologia
  • desenvolvimento de filmes ativos e nanocompósitos para incorporação de ácidos aldônicos produzidos por células imobilizadas de zymomonas mobilis
  • Os ácidos lactobiônico e maltobiônico, seus sais derivados, e sorbitol podem ser obtidos via processos químicos, eletrolíticos ou bioquímicos. Do ponto de vista biotecnológico e ambiental, a rota bioquímica é mais atraente. Nesse contexto, destaca-se a utilização do complexo enzimático periplasmático glicose-frutose oxidorredutase/glicono-δ-lactonase (GFOR/GL) presente em células da bactéria Zymomonas mobilis. Ácido lactobiônico ou ácido maltobiônico e/ou sais derivados são formados, em base equimolar com sorbitol, quando lactose ou maltose, respectivamente, são usadas como substratos em associação à frutose. Este processo de bioconversão, separação, purificação e caracterização dos produtos vêm sendo estudado com sucesso pelo grupo proponente. Atendendo aos interesses e demandas do mercado por processos de menor impacto ambiental, é desejável a entrada de produtos inovadores em setores industriais distintos. Devido às propriedades antioxidante, acidificante e antimicrobiana dos ácidos lactobiônico e maltobiônico, já relatadas na literatura, o foco de uso é direcionado, em maior grau, para cosméticos. Entretanto, os ácidos aldônicos, de modo geral, tem potencial para incorporação em filmes e nanoestruturas com propriedades ativas e/ou de liberação controlada, lacunas identificadas em segmentos como o de alimentos e farmacêutico. O devido estudo é potencializado ao atender os atributos funcionais, nutricionais e de aparência dos produtos que, ao serem caracterizados físico-quimicamente e com enfoques microbiológico, antioxidante e citotóxico, garantem a qualidade, segurança e maior vida útil aos produtos. Considerando o referido grau de desenvolvimento do processo de obtenção dos ácidos aldônicos e sais derivados, a proposta do projeto é direcionada ao desenvolvimento de filmes, revestimentos e nanoestruturas lipídicas e/ou poliméricas biodegradáveis com propriedades bioativas resultantes da incorporação dos ácidos aldônicos produzidos por Z. mobilis.
  • Universidade de Caxias do Sul - RS - Brasil
  • Fri May 13 00:00:00 BRT 2022-Sat May 31 00:00:00 BRT 2025