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Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas
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Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina
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Escola Estadual Floriano Viegas Machado
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ETE Prof. Maria Wilza Barros de Miranda
ETE PROFESSOR FRANCISCO JONAS FEITOSA COSTA
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Faculdade de Odontologia de Bauru - USP
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Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado
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Fundação Oswaldo Cruz Piauí
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Governo do Estado do Amapá
Governo do Estado do Pará
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Hospital Univiversitário Maria Aparecida Pedrossian/Ebserh
IEMA
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Instituto Butantan
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Instituto Federal de São Paulo
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Instituto Federal Fluminense
Instituto Federal Goiano
Instituto Federal Sul-Rio-Grandense
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Instituto Nacional de Cardiologia
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Instituto Nacional de Telecomunicações
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Prefeitura Municipal de São Paulo
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S B I
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Eliana Borges Correia de Albuquerque
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Educação
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
livros didáticos de alfabetização do pnld 2022 e 2023: quais as mudanças? quais os impactos na formação e na prática cotidiana docente?
Resumo:
Vivenciamos, nas últimas décadas, mudanças significativas na forma de se conceber a alfabetização. Diferentes textos oficiais que orientam o trabalho do professor, como a BNCC, têm destacado a importância de se considerar a alfabetização como um processo de apropriação da escrita alfabética e como práticas de letramento. A atual Política Nacional de Alfabetização (PNA), instituída pelo decreto Nº 9.765, de 11 de abril de 2019, propôs uma virada no tratamento da linguagem na escola ao prescrever, com base em evidências científicas do campo da psicologia cognitiva, mais especificamente de neurociências, a instrução fônica como a metodologia mais eficaz para o ensino da leitura e da escrita. Nessa perspectiva, para viabilizar que as turmas de alfabetização das escolas públicas do país atendam ao que está prescrito na PNA, os livros didáticos destinados ao último ano da Educação Infantil e ao primeiro ano do Ensino Fundamental, conforme explicitado nos editais dos PNLD 2022 e 2023 respectivamente, devem priorizar a instrução fônica e o ensino das relações entre fonemas e grafemas. Assim, torna-se importante dar continuidade ao estudo que vimos realizando sobre os livros aprovados no PNLD e os usos que os/as docentes têm feito desse material. Buscaremos, nessa pesquisa, analisar as propostas de alfabetização e de formação docente dos livros didáticos aprovados nos PNLD 2022 e 2023, assim como investigar os usos que as/os docentes deles fazem em suas práticas de ensino. A pesquisa, de natureza qualitativa, envolverá a análise documental de livros de alfabetização aprovados nas referidas edições do PNLD, e a realização de entrevistas e observação de aulas de professoras que lecionam em Secretarias de Educação de diferentes cidades do estado de Pernambuco. Os livros didáticos, assim como os dados produzidos nas entrevistas e observações, serão submetidos à análise de conteúdo, passando por processos de descrição, inferência e interpretação (BARDIN, 1977).
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Pernambuco - PE - Brasil
Vigência:
Fri Feb 04 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Eliana Martins Lima
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Farmácia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
sistemas nanoestruturados e biomiméticos para administração intranasal e inalatória
Resumo:
A administração de fármacos por meio das vias aéreas, embora não seja uma descoberta recente, tem crescido em importância. Além de não invasivo, o delivery pulmonar de fármacos pode se beneficiar da grande área de superfície altamente absortiva representada pelos pulmões e assim ser útil para o tratamento de doenças locais e sistêmicas. Por outro lado, a administração pela via intranasal é uma das mais importantes formas de se vencer o desafio do delivery cerebral de moléculas destinadas ao tratamento de doenças do sistema nervoso central, em uma estratégia denominada de nose-to-brain que reúne vantagens como o aumento da concentração do fármaco no cérebro quando comparada com a via sistêmica, a maior aderência ao tratamento e a prevenção da eliminação do fármaco pelo metabolismo de primeira passagem. Nosso grupo tem se dedicado ao estudo destas duas abordagens que também representam rotas de grande interesse pela indústria farmacêutica brasileira e mundial. Embora administrar fármacos na forma de spray nasal ou de aerossol possa representar vantagens, diversos desafios persistem como a rápida eliminação por clearance mucociliar, efeitos adversos graves, baixa estabilidade, etc. A encapsulação de fármacos em sistemas lipídicos ou poliméricos pode contribuir para a superação destas desvantagens, como o aporte da dosagem adequada ao tecido alvo (SNC ou pulmões), maior tempo de retenção e liberação controlada, proteção contra degradações enzimáticas, etc. A pandemia de Covid-19, cuja transmissão preferencial é pelas vias aéreas, trouxe ainda maior destaque à necessidade de se investigar e conhecer a administração de medicamentos por esta via, incluindo produtos profiláticos e vacinas. Neste projeto desenvolveremos nanocarreadores biomiméticos ou biocompatíveis para o transporte e delivery de fármacos pelas vias intranasal e inalatória, comparando sua biodistribuição e eficácia com aquela alcançada por vias de administração convencionais.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Goiás - GO - Brasil
Vigência:
Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Eliana Midori Sussuchi
COORDENADOR(A)
Outra
Divulgação Científica
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
contribuições das pesquisas da educação básica em sergipe para o bicentenário da independência
Resumo:
Este projeto tem como objetivo produzir material de divulgação científica, sob a forma de vídeos que tragam relatos de projetos/atividades científicas e seus resultados de várias áreas de conhecimento, traduzidos numa linguagem direta, dinâmica e acessível, a fim de que cidadãos comuns, não iniciados na ciência e de diversos graus de escolarização, possam ter acesso às informações científicas e entender seu conteúdo e importância. Os vídeos serão abrigados no portal de internet da Associação Sergipana de Ciência (ASCi) e disponibilizados para as escolas públicas e privadas de Sergipe, Secretaria da Educação (SEDUC), Fapitec, e para os Institutos de Ciência e Tecnologia (ICT) do Estado e Instituições de Ensino Superior (IES). Haverá duas modalidades de vídeos de divulgação científica: 1) vídeos relatando pesquisas feitas por professores e/ou pesquisadores vinculados às escolas da Educação Básica do Estado; 2) vídeos nos quais alunos das escolas de educação básica, muitos deles estão vinculados a projetos de PIBIC Jr, relatem as suas experiências relacionadas com o tema Bicentenário da Independência: 200 anos de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil. Nos dois casos os vídeos terão duração máxima de até dez minutos. Trata-se de um desafio aos professores e alunos que devem apresentar suas pesquisas e descobertas em linguagem simples, para um público diversificado e não especializado, inclusive referindo se houve financiamento da pesquisa e quem a financiou. Os vídeos poderão ainda ser abrigados nos repositórios institucionais a fim de ampliar ainda mais seu acesso. Além disso, os alunos e professores das escolas participantes do projeto serão convidados a participar das atividades de Portas abertas na Universidade Federal de Sergipe, com a visitação em laboratórios de pesquisa e extensão que terão exposição de experimentos relacionados a ciência e tecnologia.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Sergipe - SE - Brasil
Vigência:
Mon Sep 12 00:00:00 BRT 2022-Fri Mar 31 00:00:00 BRT 2023
Eliana Midori Sussuchi
COORDENADOR(A)
Outra
Divulgação Científica
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
divulgando projetos de ciências, tecnologia e inovação do ccet/ufs em sergipe
Resumo:
No mundo moderno a ciência se tornou indispensável para todos e principalmente para desmitificar conhecimentos errôneos. A ciência e a tecnologia que dela decorre, aumentam o tempo de vida das pessoas, encurtam distâncias, criam redes ou canais de sociabilidade vinculando indivíduos e grupos em tempo real e em qualquer parte do mundo, definem os rumos dos conflitos e da paz entre as nações. Enfim, nunca como agora os desenvolvimentos sociais, políticos, morais e econômicos das nações foram tão dependentes do conhecimento científico. De forma que, a relação saber-poder tem se tornado cada dia mais forte e definidora dos rumos da humanidade. Vivemos, desde o século XIX, um modelo social que deposita na ciência e na tecnologia suas maiores esperanças: uma sociedade do conhecimento que, para se sustentar, deve se nortear por uma cultura aprendiz, que permita superar o paradoxo entre a disponibilização e o controle, entre o domínio e o acesso do conhecimento. Este é o desafio a ser superado pelas ações de popularização e divulgação da ciência.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Sergipe - SE - Brasil
Vigência:
Tue Oct 05 00:00:00 BRT 2021-Tue Oct 31 00:00:00 BRT 2023
Eliane Cristina de Araujo Sbardellati
COORDENADOR(A)
Ciências Sociais Aplicadas
Economia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
desindustrialização, heterogeneidade setorial e produtividade do trabalho nas economias mundial e brasileira no limiar do século xxi
Resumo:
Este projeto propõe investigar a desindustrialização como um processo globalmente desigual, relacionado tanto ao grau de desenvolvimento e a dependência de trajetórias, quanto às políticas econômicas que reforçam tendências de longo prazo ou, alternativamente, possibilitam mudanças estruturais. Este fenômeno, que é normalmente mensurado pela queda do produto e/ou emprego da manufatura em relação ao produto/emprego total, pode se apresentar como uma tendência natural do processo de desenvolvimento, mas, quando observado de modo mais acurado, pode, também, evidenciar considerável heterogeneidade regional e setorial. É acerca desta temática que a presente pesquisa se ocupa tendo como foco de análise as economias mundial e brasileira em contextos de desindustrialização e heterogeneidade setorial da indústria manufatureira relacionadas às trajetórias de desenvolvimento e produtividade do trabalho, em uma perspectiva analítica teórico-histórica e empírica. Neste propósito, a primeira parte do projeto se debruça sobre o tema da desindustrialização e heterogeneidade setorial da indústria manufatureira, utilizando para isso de análises teórica e empírica. A segunda parte da pesquisa tratará do processo de desindustrialização no Brasil e seus efeitos sobre a produtividade do trabalho. Como mostram os modelos de economia dual, a existência de grandes gaps de produtividade do trabalho entre partes tradicionais e modernas da economia, ou entre um mesmo setor como a manufatura, são uma realidade fundamental das sociedades em desenvolvimento, como é o caso do Brasil. Assim, documentar esses gaps e investigar se o processo de desindustrialização fez com que o trabalho fluísse de atividades de alta produtividade para atividades de baixa produtividade, limitando o aumento da produtividade e do crescimento econômico, são de grande relevância para compreender os custos que a desindustrialização prematura tem sobre a produtividade do trabalho e o crescimento econômico.
Instituição/UF/País:
Universidade Estadual de Maringá - PR - Brasil
Vigência:
Thu Mar 17 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Eliane D Elia
COORDENADOR(A)
Engenharias
Engenharia de Materiais e Metalúrgica
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
desenvolvimento e avaliação de revestimetos com base em grafeno e compósitos metal-grafeno eletrodepositados sobre aço carbono frente à corrosão
Resumo:
Novos revestimentos com base em óxido de grafeno e compósitos metal-óxido de grafeno reduzido eletrodepositados sobre peças de aço carbono, destinadas à indústria de petróleo, estão sendo estudados. As peças modificadas serão submetidas a ensaios de corrosão atmosférica em câmara de névoa salina e ensaios eletroquímicos de impedância e de curvas de polarização para avaliar as propriedades anticorrosivas dos revestimentos. Além dos ensaios de corrosão, as peças revestidas serão caracterizadas por Microscopia eletrônica de varredura acoplada à espectroscopia de energia dispersiva (EDS) e Espectroscopia de fotoelétrons excitados por raios-X (XPS). Nos primeiros seis meses foram obtidos revestimentos compósitos de diferentes metais Cd, Ni e Zn com óxido de grafeno reduzido sobre peças de aço carbono em condições e banhos já praticados pela empresa Eletromatrix para deposição desses metais. A deposição foi feita a potencial constante por tempos já determinados para alcançar uma determinada espessura de filme, mas pretendemos através deste projeto realizar a deposição em outras condições, com vistas a melhorar a qualidade dos revestimentos utilizando ainda menores concentrações dos íons metálicos. Os procedimentos para obtenção desses revestimentos compósitos serão otimizados na segunda fase do projeto tendo como variáveis respostas o módulo da impedância em 0,001 Hz, a densidade de corrente de corrosão e os tempos que os corpos de prova resistem à corrosão acelerada em câmara de névoa salina. Para isso, modelos estatísticos de triagem e modelagem, tais como o modelo Plackett-Burman e Experimento Composto Central, respectivamente, serão aplicados (onde várias variáveis serão estudadas, a saber, a potência do banho de ultrassom e o tempo usados na esfoliação do óxido de grafite, a concentração do cátion metálico, a concentração do óxido de grafeno, o pH da solução, a tensão e /ou densidade de corrente aplicada e o tempo de eletrodeposição, em dois níveis). Na primeira fase foram produzidos filmes de óxido grafeno sobre o aço carbono 1020 utilizando a técnica de deposição eletroforética onde um estudo de triagem pelo método Plackett Burman foi realizado com vistas a obter as melhores condições para produção do revestimento de óxido de grafeno sobre a placa de aço carbono 1020 e obtenção de uma possível condição ótima. Esse planejamento estudou a influência de sete fatores: Razão Grafite/KMnO4, Tempo de esfoliação do óxido de grafite, Concentração de óxido de grafeno [OG], pH da solução de deposição, Potencial de deposição, Tempo de deposição e Tempo de secagem do revestimento obtido, sobre a variável resposta do módulo de impedância em 0,001 Hz. Nenhum parâmetro estudado foi considerado ativo, não sendo necessário, desta forma, realizar a modelagem dos parâmetros. Sendo assim, a melhor condição experimental foi definida de acordo com o efeito de cada parâmetro (Tabela 4 do relatório técnico), que corresponde a 0,5 mg mL-1 de óxido de grafeno, 1 V de potencial de deposição, 200 s de deposição, 2 h de secagem, 20 h de esfoliação, razão Grafite/KMnO4 de 1:10 e pH = 2. Esses valores estão de acordo com o experimento 13 (Tabelas 2 e 3 do relatório técnico), onde foi obtido o maior módulo de impedância. A deposição dos revestimentos compósitos realizada na primeira fase utilizou a concentração de OG de 0,5 mg mL-1. Esta concentração está bem abaixo dos valores de concentração encontrados na literatura para produção de compósitos M-OG. Mesmo utilizando baixa concentração de OG foi possível mostrar que a sua incorporação ao filme metálico aumenta substancialmente a resistência contra a corrosão. A ideia será otimizar as condições de produção de cada compósito estudado (Zn-OG, Cd-OG e Ni-OG) e /ou outros (Zn-Ni-OG) e verificar a possibilidade de usar concentrações menores dos sais desses metais pela adição de OG sem perder a sua proteção contra corrosão. O objetivo será encontrar condições que levem a filmes mais resistentes contra a corrosão e à fragilização pelo hidrogênio mesmo usando concentrações menores de íons metálicos no banho de deposição. A Eletromatrix é uma empresa 100% brasileira, voltada para produção de revestimentos metálicos por galvanoplastia, a sua missão é prestar serviços de tratamento de superfícies metálicas em revestimento de cádmio, zinco, níquel, prata, ouro, fosfatização, cobre, oxido negro, alodine, cromo, cobre e estanho. É uma empresa homologada na indústria de petróleo & gás, aviação, infraestrutura, defesa, marítima, entretanto até o momento não existe nenhum processo que envolva o óxido de grafeno no processo de obtenção dos revestimentos da empresa, logo a proposta é inovar na Eletromatrix com novos processos envolvendo revestimentos com base em compósitos de metais com óxido de grafeno em substituição a revestimentos metálicos puros como de cádmio. O Laboratório de Eletroquímica e Eletroanalítica (UFRJ) tem como foco desenvolver métodos anticorrosivos principalmente para o aço carbono em suas diversas aplicações, onde diferentes meios corrosivos vêm sendo estudados, como a água produzida de petróleo, meios de decapagem ácida, água de refrigeração, entre outros. Em paralelo o laboratório tem vasta experiência no desenvolvimento de métodos analíticos para análise de combustíveis, fármacos e alimentos. Nessa linha a coordenadora vem pesquisando sensores eletroquímicos com base em óxido de grafeno reduzido nos últimos anos, portanto o grupo de pesquisa tem experiência na produção de óxido de grafeno por diferentes metodologias, bem como na sua caracterização. Esta proposta apresenta uma ideia inovadora que busca novos revestimentos anticorrosivos com base em óxido de grafeno para serem aplicados na empresa Eletromatrix que é de pequeno porte e busca aprimorar os seus processos de deposição metálica, bem como o desempenho das peças produzidas, isso certamente refletirá em aumento de sua produtividade e competitividade.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Vigência:
Wed Sep 29 00:00:00 BRT 2021-Fri Mar 31 00:00:00 BRT 2023
Eliane Fialho de Oliveira
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Nutrição
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
das uvas às panc: como seus compostos fenólicos atuam em culturas de células de câncer de mama? estratégias bioquímicas, moleculares e metabolômica.
Resumo:
De acordo com a OMS, o câncer é uma das principais causas de mortalidade no mundo. A busca por fitoquímicos com potencial quimiopreventivo e quimioterapêutico é de extrema relevância e um dos principais desafios encontrados no tratamento de diferentes tipos de câncer é a resistência a quimioterápicos. Os eventos celulares regulados por fitoquímicos incluem o reparo do DNA, parada da progressão do ciclo celular, diminuição da proliferação celular, diferenciação e indução da apoptose, dentre outros. Todos os mecanismos envolvidos nestes processos atuam em conjunto na quimioprevenção e até na quimioterapia. Porém, os estudos ainda são inconclusivos e ressalta-se a necessidade de se estabelecer eficácia e toxicidade de combinações de fitoquímicos e quimioterápicos. Sendo assim, o projeto objetiva identificar e caracterizar polifenóis presentes em uma espécie de uva tinta e três espécies de ora-pro-nóbis, uma vez que a literatura sugere moléculas em comum, assim como o uso desses isolados ou combinados entre si ou com diferentes quimioterápicos em culturas de células de câncer de mama resistentes ou sensíveis a quimioterápicos. A primeira fase do projeto será identificar e caracterizar os polifenóis por meio de CLAE/EM. Posteriormente, os compostos isolados (obtidos por CLAE/MS ou padrões comerciais) ou combinados entre si ou com diferentes quimioterápicos serão empregados nas diferentes culturas de células de câncer de mama. Viabilidade, citotoxicidade, migração, formação de colônias e proliferação celulares, mecanismos de morte celular, alteração de ciclo celular, produção de EROs e estresse oxidativo celulares serão avaliados. O perfil metabólico das diferentes linhagens celulares, após os diferentes tratamentos, será analisado por CG-EM/EM e CLAE-EM/EM. A elucidação das melhores combinações entre fitoquímicos e quimioterápicos poderá contribuir e subsidiar futuras estratégias de utilização em ensaios experimentais e clínicos no tratamento de câncer de mama.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Vigência:
Fri Feb 04 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Eliane Gonçalves dos Santos
COORDENADOR(A)
Engenharias
Engenharia Elétrica
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
salão das ciências
Resumo:
O projeto Salão de Ciências será pautado na perspectiva de formação para ciência em um processo de dois anos, planejando, orientando, desenvolvendo e projetando a ação junto das escolas locais no intuito de desenvolver a área de ciências. Assim contribuiremos fortemente na formação de cidadãos mais críticos e preparados para o futuro e quiçá com o gosto pelas ciências ao fazer desenvolver o campo científico.A abrangência da feira será municipal, sendo no município de Cerro LargoRS (sede da UFFS) junto às escolas estaduais, municipais e particular. Além das escolas esperamos envolver de modo direto e indireto a secretaria da saúde, meio ambiente, educação e cultura, EMATER, Sindicatos e Associações Municipais. São esperados 300 alunos das escolas de Educação Básica, 40 professores de Ciências, Biologia, Física e Química do município, 140 licenciandos bolsistas de programas como PIBID, Residência Pedagógica e PET, Pesquisa e Extensão da UFFS e em torno de 15 professores formadores da UFFS, oficineiros e palestrantes. Em anos anteriores os vencedores ganharam troféus, medalhas e certificados, além da bolsa, participaram das atividades de iniciação a prática científica na UFFS, de eventos como o V SEPE UFFS, Salão do Conhecimento da UNIJUÍ, Encontro sobre Investigações na Escola do RS. Ações que pretendemos manter e ampliar para o novo projeto 2021-2022 se aprovado.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal da Fronteira Sul - SC - Brasil
Vigência:
Tue Jan 05 00:00:00 BRT 2021-Tue Jan 31 00:00:00 BRT 2023
Eliane Macedo Sobrinho Santos
COORDENADOR(A)
Outra
Divulgação Científica
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
iv snct do ifnmg campus araçuaí: bicentenário da ct&i no brasil
Resumo:
A IV Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do IFNMG - Campus Araçuaí (IV SNCT do IFNMG - Campus Araçuaí) será desenvolvida com o intuito de fomentar a divulgação de trabalhos de pesquisa junto à comunidade acadêmica e extramuro, promover ações de integração entre pesquisadores de outras instituições de pesquisa e atualizar o conhecimento acerca de futuras parcerias para o desenvolvimento da pesquisa a nível regional. O evento terá sua culminância no período de 17 a 23 de outubro de 2022, no IFNMG Campus Araçuaí, contemplando ainda a repetição e/ou continuidade das atividades estabelecidas num prazo de doze meses, a partir da data de culminância do evento. Serão realizadas palestras, mesas redondas e workshops relacionados com a pesquisa científica e tecnológica para estudantes, pesquisadores e comunidade em geral, além de minicursos de cunho científicos e mostra dos trabalhos acadêmicos. Um destaque da SNCT deste ano são as atividades focadas na educação maker. Uma maneira de fomentar o empreendedorismo, impulsionar a inovação e promover soluções criativas. Também é importante para o desenvolvimento de competências que ajudam no gerenciamento de empresas. A educação maker pode estar inserida em todos os níveis de ensino e, quanto mais cedo for abordada, melhor. Os alunos da educação básica (ensino fundamental e ensino médio), do ensino profissionalizante/técnico, do ensino superior, da rede pública ou particular de ensino, e demais segmentos da sociedade, como pessoas com deficiência, comunidades indígenas, quilombolas ou ribeirinhas, povos tradicionais, meninas/mulheres, moradores de periferias urbanas, população rural, dentre outros, estarão contemplados no público-alvo do evento. O evento será também uma oportunidade para que empresas públicas e privadas da região, de diversas áreas de atuação, possam apresentar para os participantes do evento novidades tecnológicas. Neste ano, atenção especial será dada ao plano de como fazer a melhor divulgação do evento.
Instituição/UF/País:
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais - MG - Brasil
Vigência:
Mon Sep 12 00:00:00 BRT 2022-Fri Mar 31 00:00:00 BRT 2023
Eliane Macedo Sobrinho Santos
COORDENADOR(A)
Outra
Divulgação Científica
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
iii semana nacional de ciência e tecnologia do ifnmg - campus araçuaí
Resumo:
A Semana de Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) é o evento Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), Campus Araçuaí, em comemoração à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). Em 2021, o tema da SNCT do IFNMG - Campus Araçuaí é "III SNCT do IFNMG Campus Araçuaí: A transversalidade da CT&I", alinhado com a temática da Semana Nacional A transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta. A SNCT do IFNMG - Campus Araçuaí acontecerá no período de 04 a 08 de outubro de 2021, no Campus Araçuaí do IFNMG. Durante a SNCT do IFNMG - Campus Araçuaí serão realizadas as atividades principais da III SNCT do IFNMG Campus Araçuaí: A transversalidade da CT&I, a II SAEAA: Semana Acadêmica da Engenharia Agrícola e Ambiental e o I IFthon. A programação do evento foi planejada de forma a atender aos anseios do público diversificado esperado para o evento. Foram organizadas atividades em diferentes áreas temáticas, tais como: educação, agrárias e ambiental, administração, humanas, ciências da computação, saúde, tecnologia e inovação e muitas outras. Em virtude da pandemia do Coronavírus muitas atividades acontecerão no formato virtual, até que sejam permitidas as atividades presenciais. A III Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do IFNMG - Campus Araçuaí (III SNCT do IFNMG - Campus Araçuaí) será desenvolvida com o intuito de fomentar a divulgação de trabalhos de pesquisa junto à comunidade acadêmica e extramuro, promover ações de integração entre pesquisadores de outras instituições de pesquisa e atualizar o conhecimento acerca de futuras parcerias para o desenvolvimento da pesquisa a nível regional. O evento terá sua culminância no período de 04 a 08 de outubro de 2021, no IFNMG Campus Araçuaí, contemplando ainda diferentes atividades estabelecidas num prazo de seis meses, a partir da data de culminância do evento. Serão realizadas palestras, mesas redondas e workshops relacionados com a pesquisa científica e tecnológica para estudantes, pesquisadores e comunidade em geral, além de minicursos de cunho científicos e mostra dos trabalhos acadêmicos. Um destaque da SNCT deste ano são as atividades focadas na educação empreendedora. Uma maneira de fomentar o empreendedorismo, impulsionar a inovação e promover soluções criativas. Também é importante para o desenvolvimento de competências que ajudam no gerenciamento de empresas. A educação empreendedora pode estar inserida em todos os níveis de ensino e, quanto mais cedo for abordada, melhor. A realização da SNCT do IFNMG - Campus Araçuaí corrobora com o efetivo processo de interiorização da universidade pública, principalmente em regiões de elevadas demandas em todos os segmentos socioeconômico como é no semiárido mineiro, compreendendo uma das regiões mais carentes de Minas Gerais. Esse projeto de evento de ciência e tecnologia possibilita ao IFNMG, como instituição pública de ensino superior, assumir, de fato, o lugar e os meios de se tornar agente solidário da sociedade mineira e nacional. Neste contexto, o IFNMG se desponta como um promissor centro de produção Científica regional, participando diretamente dos arranjos produtivos locais e colaborando com o reconhecimento das potencialidades e desenvolvimento das vocações regionais. Por fim, a SNCT do IFNMG - Campus Araçuaí oferecerá oportunidades de discussões sobre os rumos da C&T, principalmente nas regiões norte e nordeste de Minas Gerais, sendo as discussões pautadas no tema Transversalidade da CT&I. A metodologia do evento consistirá em gerenciar e planejar a disposição dos horários de apresentações e exposições dos trabalhos acadêmicos, bem como as demais atividades contempladas no evento. Por fim ressalta-se algumas atividades destaque que farão parte da proposta: 3° Wi-Sci; 2° Edutech; KaiauMaker; 2° Maratona Inovac; 2° Ciclo de Palestras da Agro (EAA e Agroecologia); Projeto: As potencialidades do Vale; Projeto: Minha baia, minha vida; Projeto: Vale-Fish; COVID-19 em foco. Atenção especial será dada ao plano de como fazer a melhor divulgação do evento. A divulgação da SNCT do IFNMG - Campus Araçuaí será dirigida para um público prioritário por isso será necessário ter uma estratégia de produção de conteúdo bem definida para que a mensagem chegue às pessoas certas. Dessa forma, a divulgação do evento seguirá o que foi contemplado no plano de comunicação demonstrado. Para obter êxito total na organização do evento, primeiramente preparou-se um checklist, do que deve ser feito para a programação científica do evento, de modo que nada passasse despercebido. A definição dos espaços de apresentação foi planejada previamente, de acordo com a capacidade de participantes e quantidade de apresentações que serão feitas no evento. Definiu-se com antecedência as salas e locais de apresentação, sendo este um pré-requisito para o planejamento. Após ter os locais definidos foi o momento de partir para a programação dos horários, que se encaixou perfeitamente com a programação geral do evento. Cuidados foram tomados para os horários de apresentação não coincidirem com as atrações principais do evento e também permitir um horário que a maioria dos participantes possam acompanhar as apresentações. Optou-se na metodologia do evento por criar as trilhas de apresentações por áreas temáticas. Isso facilita para que o público do evento compareça as apresentações de sua área de interesse, tanto com horários próximos como em áreas próximas do evento. Portanto na hora da criação das trilhas por tema foi importante levar em consideração os locais próximos e horários para concentrar um mesmo tema ou temas relacionados. No último dia do evento será realizada a avaliação do evento, onde será obtido feedback dos participantes. Esta etapa tem por objetivo saber quais são as expectativas dos participantes do s evento e constatar se elas foram atendidas e saber o que agradou.
Instituição/UF/País:
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais - MG - Brasil
Vigência:
Tue Oct 05 00:00:00 BRT 2021-Tue Oct 31 00:00:00 BRT 2023
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