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Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará
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Instituto Nacional de Câncer
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Alice Gonçalves Osorio
COORDENADOR(A)
Engenharias
Engenharia de Energia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
desenvolvimento de filamentos tipo core-shell para energy harvesting
Resumo:
A crescente demanda por energia tem impulsionado a busca por dispositivos capazes de coletar energias disponíveis no ambiente (de fonte luminosa, eólica ou mecânica) e convertê-las em energia elétrica utilizável, os chamados dispositivos energy harvesters (EH). A demanda pelo desenvolvimento de EH é impulsionada pela crescente necessidade de sistemas eletrônicos autônomos (sem fio e autossustentável) em vários campos das atividades humanas, desde áreas de engenharia até a medicina. A presente proposta de pesquisa aborda a utilização de filamentos compósitos de nanotubos de carbono (f-NTC) e polímeros condutores para a conversão de energia. O problema a ser abordado é a limitação dos f-NTC na sua aplicação como EH devido à necessidade de um meio eletrólito líquido para seu funcionamento, o que restringe sua utilização. Propõem-se, então, a incorporação desses f-NTC em polímeros eletrólitos, desenvolvendo, assim, um filamento de EH autônomo, eficiente e versátil, que pode atuar em meio sólido, líquido ou ar, ampliando sua gama de aplicações. A plausibilidade dessa abordagem é suportada por pesquisas anteriores que evidenciaram o uso de NTC como materiais eficientes para a conversão de energia mecânica em elétrica. Além disso, a técnica proposta de extrusão de nanofibras em polímeros é amplamente utilizada inclusive comercialmente, o que evidencia a viabilidade técnica e econômica da produção do material inteligente proposto. Nesse projeto, f-NTC serão obtidos pelo método de scrolling, seguido da sua incorporação em polímeros por extrusão de filamentos. A análise das propriedades mecânicas, estruturais, eletroquímicas e eletrônicas dos compósitos resultantes permitirão avaliar o desempenho desses materiais na conversão de energia mecânica em elétrica. Espera-se que o dispositivo desenvolvido amplie o leque de aplicações dos f-NTC como conversores de energia autônomos possibilitando sua aplicação em eletrônicos portáteis e sistemas de armazenamento de energia renováveis
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Pelotas - RS - Brasil
Vigência:
05/12/2023-31/12/2026
Alice Kazuko Inoue Nagata
COORDENADOR(A)
Ciências Agrárias
Agronomia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
compreendendo a reemergência do potato virus y em culturas solanáceas e aprendendo a manejar com abordagens genômicas e genéticas
Resumo:
O potato virus Y (PVY) vem reemergindo como uma grande ameaça a cultivos de solanáceas, com surtos em batateira, tomateiro e pimenteira. Há dúvidas se essas epidemias são resultantes do surgimento de novas variantes virais (devido a mutações e recombinações) ou de novas condições de dispersão e infecção. Para enfrentar esse desafio, este projeto estabelece quatro temas fundamentais. O primeiro reside na relação entre variações genômicas virais, espontâneas e frequentes, na geração de quasispecies e consequente aumento da prevalência da doença nas três culturas. É esperado que o PVY exiba afinidade distinta por hospedeiros específicos, dificultando sua disseminação para outras culturas, mesmo que botanicamente relacionadas. No entanto, a rápida seleção de haplótipos adaptados a um novo hospedeiro representa uma ameaça latente. Para elucidar essa questão, otimizaremos e usaremos a técnica de sequenciamento via Nanopore para examinar as variantes do PVY presentes nas três culturas, avaliando a capacidade adaptativa ao hospedeiro por meio da análise da taxa de infecção, sintomatologia e modificações genômicas de isolados de PVY coletados em campo e em inoculações sequenciais em hospedeiros distintos para cada isolado. O segundo tema aborda o nível de resistência ao PVY de cultivares comerciais atualmente em uso nas três culturas, com a identificação daquelas de maior resistência a isolados prevalentes. A terceira temática está relacionada à indução de premunização de plantas a partir de mutantes naturais defectivos do PVY. Caracterizaremos esses mutantes e avaliaremos seu potencial como uma ferramenta para induzir proteção de plantas contra isolados agressivos do PVY. O quarto tema tem como foco o levantamento de outros vírus que ocorrem na batateira por high throughput sequencing, podendo revelar vírus desconhecidos. O PVY vem sendo negligenciado e este projeto vai suprir esta demanda por informações e contribuir para o manejo mais eficiente deste vírus.
Instituição/UF/País:
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - DF - Brasil
Vigência:
02/12/2023-31/12/2026
Alice Ribeiro Casimiro Lopes
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Educação
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
políticas de currículo para o ensino médio: mudanças na organização curricular
Resumo:
Temos por objetivo operar com a tradução (Derrida) na pesquisa dos processos de pôr em prática a reforma do ensino médio, com foco na noção de itinerário formativo e nos projetos de vida. Tencionamos investigar quais leituras são feitas visando modificar a organização curricular; qual a relação é estabelecida com as comunidades disciplinares, na medida em que o itinerário formativo é organizado por áreas de conhecimento; quais possibilidades são forjadas para que o diferir, associado aos contextos locais, não seja bloqueado; quais bloqueios do diferir se realizam; como redes políticas de instituições privadas e filantrópicas operam na política; como a noção de projeto de vida tenta forjar o futuro dos jovens. Simultaneamente, investigamos as questões teóricas relativas à tradução, ao deslocamento/antagonismo e resistência nas políticas de currículo. Argumentamos que tanto o antagonismo que se constitui entre os projetos de formação para o mercado e formação para cidadania no nível médio de ensino, quanto a ideia de resistência por parte dos docentes e das escolas são insuficientes para interpretar a trama de diferentes discursos articulados na política curricular para esse nível de ensino. Pela investigação das políticas de currículo em diferentes estados (BA, MT, MG, RN e RJ), interpretados como contextos de lutas políticas e relações de poder distintas, sem expectativa de representação de casos exemplares, queremos realçar os diferimentos e a tradução nas/das políticas, destacando as contingências que tendem a ser apagadas. Os resultados deste projeto apontam para pensar de forma distinta a educação, e nela particularmente as políticas de currículo, de maneira a contribuir para elaboração de políticas públicas que venham a possibilitar melhor qualidade de vida para a população, expressando assim a aderência deste projeto às áreas estratégicas definidas pelo MCTIC, notadamente as tecnologias para a qualidade de vida.
Instituição/UF/País:
Universidade do Estado do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Vigência:
03/12/2023-31/12/2026
Alícia Duhá Lose
COORDENADOR(A)
Lingüística, Letras e Artes
Lingüística
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
cartas de chamada: banco de dados dos escritos de imigração para o brasil entre 1986 e 1929
Resumo:
O presente projeto pretende investigar e divulgar documentos privados/pessoais e públicos/oficiais, denominados cartas de chamada, de imigrantes portugueses, espanhóis, italianos, alemães, turcos, libaneses e japoneses, redigidos entre 1896 e 1929 no Brasil. Tal documentação está no APESP, e totaliza cerca de 1600 cartas que necessitam de catalogação, inventariação, higienização, edição semidiplomática e divulgação, uma vez que se trata de correspondências manuscritas relevantes para genealogia e cidadania das diversas nacionalidades envolvidas na migração no Brasil, bem como para infinitas pesquisas das ciências humanas e da linguagem. Não obstante, há uma gama de obstáculos para acessar, identificar e utilizar esses documentos, visto que as informações disponibilizadas pelo acervo não são suficientemente claras para pesquisas, não existem inventariações completas e nem transcrições detalhadas num banco de dados efetivo e unificado que dê conta de seus aspectos arquivísticos, catalográficos, paleográficos, filológicos e linguísticos. Logo, evidencia-se a necessidade de analisar, reorganizar, descrever, transcrever e divulgar tal acervo de modo a torná-lo acessível e produtivo para futuros pesquisadores e, sobretudo, para toda comunidade brasileira e estrangeira. Para tanto, é preciso responder a questões metodológicas interdisciplinares a respeito de cada carta, como o que, quando, onde, como, quem, por que (PETRUCCI, 2003) e para quem, por meio de qual estrutura, com qual(is) língua(s), escrevendo ou delegando a escrita, etc. (LEITE, 2023), bem como utilizar processos investigativos dialógicos de caráter exploratório, documental, teórico, qualitativo e quantitativo. Desse modo, será possível ampliar de modo significativo o que se sabe sobre essas cartas, além de tornar públicos esses conhecimentos tão intrínsecos às historiografias nacional e internacional através de um amplo banco de dados amigável para buscas, com inventários, facsímiles e transcrições.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal da Bahia - BA - Brasil
Vigência:
05/12/2023-31/12/2026
Alícia Ferreira Gonçalves
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Antropologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
construindo mapas sociais: subsídios para a elaboração do plano de gestão territorial e ambiental potiguara
Resumo:
O retorno do Brasil ao cenário mundial como protagonista central na cena ambiental ocorre na 27ª Conferência da ONU (COP27). Nesta ocasião, o presidente eleito anuncia a criação do Ministério dos Povos Originários afirmando seu compromisso com a participação indígena na governança da política nacional. Trata-se em tese, de um contexto político favorável, à elaboração dos Planos de Gestão Territorial e Ambiental (PGTA), principal instrumento da Política Nacional de Gestão Territorial e Ambiental Indígena (PNGATI). No Litoral Norte da Paraíba, diante da emergência de conflitos fundiários e socioambientais protagonizados por indígenas Potiguara e usineiros em torno do plantio da cana-de-açúcar em Terra Indígena (TI) ganharam visibilidade as questões acerca dos usos sustentável do território, e, simultaneamente, explicita-se a necessidade imediata da elaboração do PGTA Potiguara previsto em lei e demandado pelo Ministério Público Federal do Estado da Paraíba (MPFPB) mediante Termo de Ajuste de Conduta (TAC nº36/2017). Neste enquadramento jurídico problematizamos os dilemas na elaboração do PGTA na TI Potiguara. Hipótese preliminar do estudo sinaliza o PGTA como potente instrumento de luta política em defesa do território e de seus recursos ecossistêmicos. Ações extensionistas realizadas desde 2018 no âmbito do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Cultura, Sociedade & Ambiente (GIPCSA/PPGA/UFPB), constatam graves ameaças na TI Potiguara, dentre elas, a cana-de-açúcar. A metodologia adota uma perspectiva interdisciplinar e etnográfica, com a realização de Oficinas de Cartografia Social (em 16 aldeias de um total de 33) focando o desenho dos mapas sociais tendo como contexto as cosmovisões indígenas. Os mapas sociais são instrumentos centrais na elaboração do PGTA, além de serem processados e trabalhados em ambiente de Sistema de Informação Geográfica participativo (SIGp) podendo ser acionados como novos campos de afirmação étnica.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal da Paraíba - PB - Brasil
Vigência:
07/12/2023-31/12/2026
Aline Aparecida de Souza Leão
COORDENADOR(A)
Engenharias
Engenharia de Produção
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
estudo do processo de gerenciamento por categorias para alocação de produtos em gôndolas de supermercados
Resumo:
De maneira geral e simples, problemas de alocação de produtos em prateleiras consistem em determinar o espaço que cada produto irá ocupar nas prateleiras de modo a maximizar o lucro das lojas. Entretanto, restrições mais complexas, de modo a tornar o problema mais realista, podem ser consideradas como planejar a localização dos produtos nas prateleiras, combinar alocações verticais e horizontais, e determinar o número de frentes. Estudos mostram que as vendas são amplamente influenciadas pelo espaço destinado aos produtos, a localização dos produtos nas prateleiras, a variedade, entre outros. Problemas de alocação de produtos em prateleiras têm sido amplamente estudados na literatura, porém a maioria dos estudos levam em consideração as estratégias utilizadas em mercados europeus. As características do problema abordado podem variar de acordo com o tipo de cliente, setor, famílias de produtos e nível de detalhamento no planejamento. Vale destacar que, como observado na literatura, existem poucos estudos que levam em consideração categorias/famílias de produtos. Neste projeto, temos como objetivo estudar do ponto de vista de Pesquisa Operacional, em específico de Otimização, o Gerenciamento por Categorias que é amplamente aplicado em mercados brasileiros desde a década de 90. Deste modo, pretendemos desenvolver modelos de programação linear inteira mista, métodos heurísticos e/ou exatos para o problema de alocação de produtos em prateleiras em nível estratégico e tático. Assim, levaremos em consideração não somente o espaço destinado aos produtos e os tipos de prateleiras (nível estratégico), mas também a localização horizontal, vertical e o número de frentes destinados aos produtos (nível tático). Além disso, pretende-se realizar um estudo de caso em um supermercado localizado no interior do Estado de São Paulo, de maneira que as características consideradas no problema estejam mais próximas da realidade nacional.
Instituição/UF/País:
Universidade Estadual de Londrina - PR - Brasil
Vigência:
06/12/2023-31/12/2026
Aline Cristiane Pan
COORDENADOR(A)
Engenharias
Engenharia de Energia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
selo +mulheres na energia solar fotovoltaica: desenvolvimento de uma metodologia inclusiva
Resumo:
A transição energética refere-se à transformação do setor de energia, que atualmente utiliza fontes fósseis, para uma matriz energética com emissão zero de carbono. Por meio da diversificação, busca-se reduzir a dependência de fontes fósseis de energia, promovendo o uso de energias renováveis. A descarbonização é essencial para mitigar as mudanças climáticas, envolvendo a substituição de fontes poluentes por fontes limpas e o aumento da eficiência energética. No Brasil, o setor enfrenta preconceitos, com 64% das profissionais sendo alvo de comentários sexistas e 49% sofrendo discriminação no ambiente de trabalho, de acordo com a pesquisa da MESol em 2019. A conciliação entre a vida pessoal e familiar, especialmente no que tange aos cuidados com filhos e filhas, representa também uma barreira, já que recai sobre elas grande parte das responsabilidades nos cuidados com o lar e os familiares. A violência de gênero e a desigualdade racial são questões muito fortes e generalizadas no Brasil, resultando em grandes barreiras também às mulheres do setor, visto que 57 % das profissionais já sofreram algum tipo de violência e 71,7% já foram discriminadas em seu ambiente profissional. As evidências produzidas para subsidiar a tomada de decisão nas áreas de educação, saúde, assistência social, segurança alimentar e nutricional e do trabalho decente com vistas a contemplar necessidades de grupos em situação de maior vulnerabilidade e promover a equidade de gênero, raça e etnia durante todo o curso da vida. O objetivo do selo +Mulheres na Energia é desenvolver uma metodologia abrangente e eficaz para a avaliação e reconhecimento de um selo de equidade de gênero em empresas no setor de energia solar fotovoltaica, visando promover a equidade de gênero nas organizações, identificar e reconhecer boas práticas de inclusão e diversidade, e incentivar a adoção de políticas e práticas que promovam a equidade de oportunidades e a valorização de todos os gêneros no ambiente de trabalho.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
Vigência:
04/12/2023-31/12/2026
Aline Cristina Martins Gratão
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Enfermagem
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
pessoas idosas e cuidadores assistidos no município de são carlos
Resumo:
Estudos epidemiológicos demonstram o aumento da população pessoas idosas e consequentemente das incapacidades por doenças crônicas não transmissíveis. Estes fatores levam ao surgimento da presença do cuidador seja ele formal ou informal para prestação de cuidados diários a pessoa idosa, muitas vezes sem apoio e sem orientações. Assim, as universidades brasileiras estão convocadas a formar recursos humanos para a prática profissional direcionada à população que envelhece e ao seu cuidador, bem como a produzir conhecimentos que possam auxiliar o poder público a implantar políticas de atendimento às essas pessoas nessa área. Este plano de trabalho tem por objetivo propor ações de pesquisa e extensão que possam contribuir para a construção de uma linha de cuidado aos idosos e seus cuidadores no município de São Carlos.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de São Carlos - SP - Brasil
Vigência:
05/12/2023-31/12/2026
Aline de Morais Limeira
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Educação
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
mulheres em movimento na historia da educação (parahyba do norte, 1850-1900)
Resumo:
Os Estudos de Gênero têm estado muito presentes nas pesquisas da História da Educação brasileira, e pretendem estranhar as estruturas históricas (e atuais) da nossa sociedade: machismo, patriarcalismo, feminicídio. Deste modo, o tema desse projeto são as relações de gênero na Educação da Parahyba do Norte (1850-1900), com destaque para trajetórias, atuações e presenças femininas na imprensa e nas escolas (públicas e privadas, primárias e secundárias). Interessa pensar: de quais modos algumas mulheres enfrentaram a estrutura patriarcal da sociedade Oitocentista no campo da educação escolar e da imprensa na Parahyba do Norte? Quais iniciativas, interesses, debates e atividades desenvolveram? De que modo as fontes evidenciam, silenciam, secundarizam essas presenças femininas? O problema de pesquisa a ser enfrentado consiste, portanto, em investigar iniciativas pouco exploradas e dispersas protagonizadas por mulheres no século XIX, recorte cronológico que sustenta a a necessidade do trabalho, visto que os estudos a este respeito estão, em sua grande maioria, situados no século XX, por conta da abundância de fontes documentais na Paraíba. A hipótese é que elas desafiaram os limites sociais por meio da educação escolar, porque esse era uma das poucas atividades profissionais para as quais eram positivamente aceitas e estimuladas, para, em seguida, desempenharem diversas outras atividades na vida pública. De acordo com diferentes fontes correlacionadas é possível ir elucidando trajetórias de mulheres que seguiram o mesmo caminho através da escolarização formal primária, escola normal, atuação na docência e posterior realização de diferentes atividades na imprensa, publicação de livros e etc. Neste sentido, o trabalho metodológico consiste na pesquisa de fontes documentais primárias disponíveis, sobretudo, na Hemeroteca da Biblioteca Nacional Digital, como jornais, revistas, relatórios oficiais.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal da Paraíba - PB - Brasil
Vigência:
07/12/2023-31/12/2026
Aline Franco da Rocha
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Enfermagem
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
título: riscos ocupacionais que interferem na saúde de trabalhadores e estratégias de enfrentamento
Resumo:
Trabalhadores estão expostos a riscos ocupacionais para a realização de suas atividades laborais, os quais são definidos como fluxo de trabalho que implique na ruptura do equilíbrio físico, mental e socia, sendo: físicos, químicos, biológicos, de acidentes, ergonômicos e psicossociais. O trabalhador da saúde enfrenta o trabalho com exposição a estes riscos ocupacionais: diminuição da qualidade de vida no trabalho, incivilidade, presenteísmo e consequente diminuição da capacidade para o trabalho. Destaca-se o empoderamento e as estratégias coping como formas de enfrentamento a esses riscos. As hipóteses deste estudo são: o ambiente ocupacional ao expor o trabalhador a riscos pode reduzir qualidade de vida no trabalho, aumentar a incivilidade e o presenteísmo e diminuir a capacidade para o trabalho, portanto o conhecimento, o empoderamento e as estratégias coping podem ser formas de enfrentamento efetivas contra os riscos no ambiente laboral. Objetivos: Avaliar os riscos ocupacionais em trabalhadores; Propor estratégias de enfrentamento aos riscos ocupacionais no ambiente laboral; Avaliar o método educacional Estratégia Baseada em Simulação, como instrumento para o empoderamento dos trabalhadores por meio do conhecimento. Pesquisa quantitativa analítica-exploratória, seguida de intervenção quase-experimental, com trabalhadores em instituições de saúde no sul do Brasil. Serão coletadas características sociodemográficas e ocupacionais, Qualidade de Vida no Trabalho, Incivilidade, Presenteísmo, Capacidade para o Trabalho, Estratégias Coping e Empoderamento por meio de escalas já validadas. Após a análise dos dados primários será realizada a fase do estudo quase-experimental com a aplicação da intervenção educacional com a construção de conhecimento junto ao trabalhador. Desta maneira, com o provável aumento e significância do conhecimento e empoderamento desperte o trabalhador para a utilização de mecanismos que reduzam o adoecimento relacionado ao trabalho.
Instituição/UF/País:
Universidade Estadual de Londrina - PR - Brasil
Vigência:
05/12/2023-31/12/2026
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