Projetos de Pesquisa

 

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Sirlei Lemes

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • impacto da covid-19 na relação entre a corrupção e a divulgação de informações ambientais, sociais e de governança
  • Investidores consideram cada vez mais a conjunção da responsabilidade ambiental, social e de governança com indicadores financeiros na tomada de decisões. Muito embora as empresas reconheçam a necessidade de impactar positivamente o meio-ambiente, colaboradores e a comunidade, as métricas para a divulgação destes impactos não estão bem desenvolvidas, com reflexos na assimetria de informação entre empresas e investidores. O objetivo deste estudo é examinar a relação entre os níveis de corrupção dos países e os níveis de evidenciação de informações ambientais, sociais e de governança (ESG), notadamente no âmbito da pandemia da COVID-19, período cujas emergências sanitárias criaram a “tempestade perfeita” para as práticas de corrupção. Na discussão de uma agenda de sustentabilidade, a hipótese testada será se a transparência de informações ESG é mais perceptível em países com menores níveis de corrupção e se essa percepção foi impactada pela pandemia da COVID-19.O arcabouço teórico está fundamentado na Teoria Institucional, que sinaliza que os gestores de empresas de países com frágeis políticas anticorrupção tendem a evidenciar menos informações e na Teoria de Agência, que indica que os gestores podem desfrutar de benefícios privados, ou sacrificar projetos rentáveis, ao investir no ESG à custa do valor do acionista. Por meio de modelos econométricos, será analisado o comportamento de 180 países, durante os anos de 2010 a 2023, considerando as variáveis correlatas da literatura a respeito dos temas. Espera-se contribuir com a literatura, gestores e investidores por meio de uma melhor compreensão da relação entre a corrupção e a divulgação de informações ESG, em períodos de incertezas. Os resultados também têm implicações nas políticas públicas ao sinalizar estratégias centradas no combate à corrupção, na melhoria da transparência e na geração de valor para as comunidades inseridas no entorno dos ambientes empresariais.
  • Universidade Federal de Uberlândia - MG - Brasil
  • Mon Feb 07 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
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Sócrates Cabral de Holanda Cavalcanti

Ciências da Saúde

Farmácia
  • desenvolvimento de potente derivado do indol com atividade larvicida frente ao aedes aegypti linn
  • Com a reintrodução do mosquito Aedes aegypti Linn. no Brasil na década de 80 iniciou-se um período de disseminação de doenças vetorizadas por este mosquito. A cada novo sorotipo ou nova doença introduzida surge uma epidemia grave. Em 2014-2015 duas novas doenças transmitidas por este mesmo mosquito foram introduzidas no Brasil, a Chikungunya e a Zika. Em especial a Zika tem deixado as autoridades de saúde de todo o mundo em alerta por causa da transmissão sexual, dos casos de microcefalia em recém-nascidos e da síndrome de Guillain-Barré. Estes dados mostram que existe a necessidade de aprofundamento nas pesquisas tanto de tratamento destas doenças como de controle do mosquito vetor. A proposta aqui apresentada baseia-se nos dados obtidos durante a pesquisa realizada por mais de 17 anos no Laboratório de Química Farmacêutica (LQF) da Universidade Federal de Sergipe em colaboração com diversos laboratórios parceiros, dentre eles o Laboratório de Farmacotécnica. Durante as pesquisas, diversos compostos foram sintetizados com o objetivo de obter moléculas larvicidas contra o Aedes aegypti com potencial para estudos translacionais. Neste momento o LQF possui uma molécula (N-tosilindol) com potência suficiente para ser direcionada a estudos de desenvolvimento farmacotécnico, avaliação toxicológica e efeito residual em laboratório. Para realizar os estudos propostos inicialmente será necessário realizar a síntese do composto em questão em escala maior e desenvolver formulação. O objetivo final deste projeto é de iniciar o levantamento de dados adicionais de ecotoxicologia e efeito residual em laboratório que permitam o uso da molécula em questão como larvicida e sirva como mais uma ferramenta no controle do mosquito Ae. aegypti e no combate as doenças por ele vetorizadas.
  • Universidade Federal de Sergipe - SE - Brasil
  • Fri Feb 04 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
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Soely Aparecida Jorge Polydoro

Ciências Humanas

Educação
  • desenvolvimento e avaliação de um programa on-line na promoção da autorregulação da aprendizagem em estudantes do ensino superior
  • A autorregulação da aprendizagem (ARA) é um processo ativo pelo qual os estudantes estabelecem objetivos para suas aprendizagens, monitoram e regulam suas cognições, motivações, comportamentos e afetos em prol das metas estabelecidas. A ARA é uma habilidade associada à melhora no rendimento acadêmico e na aprendizagem. Intervenções específicas auxiliam no desenvolvimento da ARA, mas quando realizadas presencialmente, são limitadas quanto ao número de estudantes que podem atingir. Os objetivos deste projeto são: a) elaborar um programa de intervenção on-line para promover a ARA de estudantes do ensino superior; b) implementar e comparar o impacto da intervenção on-line no rendimento acadêmico e na promoção da ARA, tendo por referência intervenções presenciais e grupo controle. Hipotetiza-se que a participação nos programas de promoção da ARA presenciais e on-line associam-se à melhora no rendimento acadêmico e nas habilidades de ARA, e assume-se a inexistência de diferenças estatisticamente significantes nos resultados relatados pelos grupos submetidos ao treinamento presencial e on-line. O projeto será composto por três etapas: 1) construção do ambiente computacional (AC) tipo Massive Open Online Course (MOOC) utilizando-se uma abordagem interacionista. O AC fornecerá suporte para a proposição do design instrucional do programa online de promoção da ARA. 2) implementação da intervenção por meio de desenho experimental, com a proposição de três grupos de estudantes de graduação submetidos a procedimentos distintos, sendo: participação no programa on-line, envolvimento com o programa presencial e grupo controle com estudantes que não serão submetidos ao programa em nenhuma das modalidades; 3) análise do impacto do programa on-line versus intervenção presencial e grupo controle, considerando o rendimento e as habilidades de ARA, mensurados durante pré e pós-teste. Os dados serão coletados por meio de instrumentos e analisados por meio da estatística inferencial.
  • Universidade Estadual de Campinas - SP - Brasil
  • Tue Feb 08 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025