Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Allyson Nogueira Moreira

Ciências da Saúde

Odontologia
  • papel do supressor de sinalização de citocina-2 (socs-2) na remodelação óssea maxilar: modelo experimental animal
  • Os supressores de sinalização de citocinas (SOCS) são um grupo recentemente descoberto de proteínas que têm a capacidade para regular a sinalização de citocinas. O supressor de sinalização de citocina-2 (SOCS-2) é expresso por muitas células, incluindo osteoblastos. Estudos in vitro têm mostrado que SOCS-2 inibe a transdução de sinal induzida por várias citocinas. No entanto, pouco se sabe sobre o efeito das SOCS-2 nos ossos e suas células, os osteoblastos e osteoclastos, principalmente em se tratando dos ossos maxilares. Na Clínica Odontologia os ossos maxilares são de fundamental importância funcional e estética para suporte dentário e de implantes, na movimentação dentária ortodôntica, suporte periodontal, e acomodação de biomateriais dentre outras. A compressão de moléculas envolvidas o processo de remodelação óssea é de primordial para a saúde bucal. Este estudo tem como objetivo investigar o papel das SOCS2 no processo de remodelação óssea da maxila utilizando-se animais e raiz dental para o receptor de SOCS2, e avaliar a influência da SOCS2 na diferenciação e ativação de osteoblastos e osteoclastos in vitro. Serão utilizados camundongos machos e femeaselvagens (WT) ou knockout para SOCS-2 (SOCS2-/-) aonde serão submetidos a dois diferentes estímulos de remodelação óssea maxilar (movimentação dentária ortodôntica - OTM [remodelação intramembranoso] e expansão rápida da maxila (DRM) [remodelação do tipo endocondral]). Após a indução da OTM (12 dias) ou DRM (7 dias), os ossos maxilares e fêmures serão obtidos por dissecação e será realizada análise histomorfométrica, análise por micro-tomografia computadorizada (uCT), ensaio biomecânico, ELISA e análise molecular por qPCR. Células da medula óssea de animais WT e SOCS-2 serão diferenciadas em osteoblastos e osteoclastos para avaliar o papel desta molécula nas células ósseas. Os dados obtidos poderão ser úteis para conduzir futuras estratégias terapêuticas na modulação da perda óssea associada à remodelação ósse
  • Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
  • Mon Dec 11 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Allysson Viana Martins

Ciências Sociais Aplicadas

Comunicação
  • desinformação contra povos originários: combate à mentira sobre indígenas brasileiros pelas agências digitais de checagem de fatos
  • Com o espalhamento de informações na internet, sobretudo nas redes sociais, a desinformação se mostrou um fenômeno social que precisa ser combatido, principalmente porque não se reduz a fixar informações mentirosas na mente das pessoas, mas ainda por estimular ações danosas, física ou virtualmente. O problema tem sido enfrentado, por exemplo, a partir da constante verificação de informações, realizada pelas agências de checagem de fatos, as fact-checking, que se proliferam em sites vinculados às empresas jornalísticas. Em tempos de descrédito e constantes ataques, contrariamente, não só o trabalho dos jornalistas ganha relevância, como também o das agências que empregam suas técnicas. Nossa intenção com esta pesquisa não é focar no impacto das fake news nos interatores dessas informações imprecisas, mas no processo de produção empreendido para combatê-las pelas agências de checagem, pois os impactos da desinformação vão além da confusão entre o que é verdade ou mentira. No caso dos povos originários do Brasil, pode até causar o seu genocídio com conivência de uma população que foi desinformada e, portanto, demonstra-se desinteressada por suas causas – que também são nossas – e até pela manutenção de sua cultura e, em última instância, sua vida. Desta forma, verificaremos quais são os padrões das fake news e do fact-checking em relação à desinformação propagada sobre os povos originários brasileiros e checada pelas agências, além de ouvir os próprios indígenas. Embora o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro não tenha dado atenção às demandas indígenas, muitas vezes desconsiderando os seus modos de vida e sua importância para nossa sociedade, é possível observar que na agência Lupa, por exemplo, as checagens em torno dos povos originários aconteceu mais durante sua campanha vencedora. Como metodologia, utilizaremos o enquadramento midiático a partir de Entman (1993) e de seus quatro elementos: definição, interpretação, avaliação e recomendação.
  • Universidade Federal de Rondônia - RO - Brasil
  • Tue Dec 05 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Almir Rogério Silva Santos

Ciências Exatas e da Terra

Matemática
  • aspectos topológicos, geométricos e algébricos de variedades diferenciáveis
  • Criada em 2011, juntamente com o Programa de Pós-Graduação em Matemática da Universidade Federal de Sergipe (UFS), somente nos últimos anos é que a linha de pesquisa em Geometria Diferencial passou a ser representativa dentro do programa. Vale destacar que a contratação de pesquisadores em geometria foi um fator fundamental para esse desenvolvimento. Este projeto tem como um de seus principais objetivos a consolidação do grupo de pesquisa em Geometria Diferencial da UFS no que diz respeito à formação de recursos humanos e à produção de artigos científicos. Durante a vigência deste projeto, teremos como foco problemas importantes para a melhor compreensão das variedades e suas propriedades topológicas e geométricas, bem como problemas provenientes da Geometria Hiperbólica. Embora o interesse da equipe seja problemas de geometria diferencial de uma forma geral, os principais temas abordados neste projeto serão: deformações de métricas Riemannianas, tais como deformações conformes; problemas de hipersuperfícies com bordo livre, que são hipersuperfícies mínimas que intersectam a fronteira de uma variedade ortogonalmente; sólitons de fluxos geométricos, que são soluções auto similares do fluxo; problemas de geometria hiperbólica, mais especificamente de variedades aritméticas, que envolvem o estudo de invariantes métricos tais como sístole, diâmetro, gap espectral, volume e suas múltiplas relações. Enfatizamos que os problemas que pretendemos abordar são provenientes de temas relevantes de pesquisas recentes na área da Análise Geométrica e da Geometria Hiperbólica. O proponente deste projeto possui experiência em Geometria Diferencial, em especial em Análise Geométrica, tendo publicado nos últimos anos artigos em importantes revistas de circulação internacional. A equipe do projeto é composta por pesquisadores de instituições do país e do exterior, com experiência nos temas de pesquisa propostos: UFAL, UFC, UFF, UFS, UFPR e da Universidad de Chile.
  • Universidade Federal de Sergipe - SE - Brasil
  • Mon Dec 04 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Altair Alberto Fávero

Ciências Humanas

Educação
  • política educacional do novo ensino médio: avaliação dos impactos das inovações curriculares na formação do jovens
  • O currículo do ensino médio for alterado por meio da política educacional introduzida pela Lei 13.415/2017. Os objetivos anunciados são: tornar o ensino mais atrativo para os jovens por meio do protagonismo estudantil, preparar para o mercado de trabalho, elaborar o projeto de vida e impulsionar ideias empreendedoras. Desse modo, a organização do currículo passou a ser composta por uma parte obrigatória denominada de formação geral básica e uma parte flexível composta por itinerários formativos. Os Estados têm autonomia para organizar diferentes arranjos curriculares, desde que, garantidos como obrigatórios os conteúdos mínimos das quatro áreas do conhecimento e a oferta dos itinerários formativos para a escolha dos estudantes. O projeto de pesquisa quer avaliar se as inovações curriculares propostas produziram os impactos esperados na formação dos jovens do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. A questão de pesquisa é: os estudantes consideram que as inovações curriculares tornaram o ensino médio mais atrativo e estão contribuindo para a sua formação profissional? A hipótese é de que as inovações contribuíram parcialmente diante das condições de financiamento, infraestrutura, formação docente e estratégias adotadas pelos Estados. Entender as consequências de tal processo na formação dos jovens é necessária para a avaliação da efetividade da política educacional e se os resultados esperados são tangíveis. Os resultados da pesquisa auxiliarão gestores públicos a reverem as fragilidades das estratégias adotadas e investirem nas melhorias necessárias. A avaliação dos jovens será capturada por meio da realização de grupos focais e aplicação de questionário para os estudantes de escolas públicas de uma regional do Rio Grande do Sul e outra de Santa Catarina. O dimensionamento dos impactos será identificado qualitativamente por meio da análise textual discursiva e quantitativamente pela análise estatística.
  • Universidade de Passo Fundo - RS - Brasil
  • Fri Dec 08 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026