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Associação de Ensino, Pesquisa e Extensão Biopark
Associação Imargem
Associação Mineira de Pesquisa e Iniciação Científ
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Centro de Inovação e Ensaios Pré-Clínicos
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Centro de Tecnologia Mineral
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Centro Universitário CESMAC
Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino
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Centro Universitário do Estado do Pará
Centro Universitário São Camilo
COLEGIO ESTADUAL LUIS JOSE DOS SANTOS
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Colégio Estadual José de Anchieta EFM
Colégio Modelo Luis Eduardo Magalhães
Colégio Pedro II
COMISSAO NACIONAL DE ENERGIA NUCLEAR
Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais
Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais
Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina
EREFEM Monteiro Lobato
Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
Escola de Enfermagem da USDP
Escola de Guerra Naval
Escola municipal cônego Nestor
Escola Municipal de Ensino Fundamental Cândido de Assis Queiroga
Escola Superior de Propaganda e Marketing
Escola Superior Dom Helder Câmara
Espaço Ciência Viva
ESTADO DA BAHIA
ETE Prof. Maria Wilza Barros de Miranda
FABNS
Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo
Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto
Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein
Faculdade Santa Casa BH
FUCAPE
FUNDACAO DOM CABRAL
FUNDACAO EDUCACIONAL INACIANA PADRE SABOIA DE MEDEIROS
FUNDACAO UNIVERSIDADE FEDERAL DE CIENCIAS DA SAUDE DE PORTO ALEGRE
Fundação Antônio Prudente
Fundação Butantan
Fundação Carlos Chagas
Fundação Casa de Rui Barbosa
Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ
Fundação Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações
Fundação Cultural de Joinville
Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza
Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado
Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha
Fundação Ezequiel Dias
Fundação Faculdade de Medicina
Fundação Getúlio Vargas
Fundação Hemocentro de Ribeirão Preto
Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
Fundação Instituto para o Desenvolvimento da Amazônia
Fundação Joaquim Nabuco
Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho
Fundação Mamíferos Aquáticos
Fundação Meridional
Fundação Octacílio Gualberto
Fundação Oswaldo Cruz
Fundação Paleontológica Phoenix
Fundação Paranã-buc para Estudos e Pesquisas Arqueológicas
Fundação Pio XII
Fundação Planetário da Cidade do Rio de Janeiro
Fundação Universidade Regional de Blumenau
FUNDO MUNICIPAL DE EDUCACAO DE CAETANOS
GERENCIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO - ARCOVERDE
Governo do Estado de Alagoas
Governo do Estado de Minas Gerais
Governo do Estado do Acre
Governo do Estado do Maranhão
Governo do Estado do Piauí
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Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP
Hospital de Clínicas de Porto Alegre
Hospital Infantil Pequeno Príncipe
Hospital Sírio-Libanês
Hospital Universitário Lauro Wanderley/Ebserh
Hospital Universitário Professor Edgard Santos/Ebserh
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IEMA
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Instituto de Inteligência Artificial na Saúde
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Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - DF
Instituto de Pesquisa Jardim Botânico do Rio de Janeiro
Instituto de Pesquisa PENSI
Instituto de Pesquisas Ambientais
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Instituto de Saúde
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Instituto de Tecnologia e Pesquisa
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Instituto do Câncer do Ceará
Instituto Evandro Chagas
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Instituto Federal da Bahia
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Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins
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Instituto Federal de Santa Catarina
Instituto Federal de São Paulo
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Instituto Federal do Ceará
Instituto Federal do Maranhão
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Instituto Federal Farroupilha
Instituto Federal Fluminense
Instituto Federal Goiano
Instituto Federal Sul-Rio-Grandense
Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein
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Instituto Militar de Engenharia
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Instituto Nacional de Câncer
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Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia
Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia
Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais
Instituto Nacional de Tecnologia
Instituto Nacional do Semiárido
Instituto para o Desenvolvimento da Educação
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Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Pontifícia Universidade Católica do Paraná
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Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
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Prefeitura Municipal de Canoas
Prefeitura Municipal de Esteio
Prefeitura Municipal de Igarapê-Miri
Prefeitura Municipal de Olinda
Real e Benemérita Associação Portuguesa de Beneficência SP
REDE BRASILEIRA DE CERTIFICACAO, PESQUISA E INOVACAO RBCIP
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Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia de Mato Grosso
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Margarida Maria Dias de Oliveira
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
História
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Currículo
Título do Projeto:
história por direito
Resumo:
História Por Direito é um projeto cujo tema global é a questão da memória social e suas implicações no pertencimento aos espaços e no autorreconhecimento dos sujeitos. Essa proposta busca conhecer as problemáticas de memória de grupos sociais silenciados, não raro à margem da produção acadêmica, de modo a valorizá-las mediante a construção de políticas públicas para a criação de espaços de memória. Sendo assim, o problema que engloba esta proposta é o da memória associada às questões de pertencimento e autorreconhecimento com vistas a proporcionar a criação de espaços nos quais esses sujeitos tenham suas memórias reconhecidas, articulando-se de maneira mais orgânica às suas próprias comunidades, ao estado, ao país e ao mundo. Não obstante, a construção de espaços como esses pode representar ganho econômico, uma vez que o fluxo turístico tende a aumentar e o próprio grupo local tende a participar de maneira empenhada na conservação, na manutenção e na divulgação desses espaços. Tal projeto é relevante uma vez que o senso de pertencimento é fundamental para o respeito às cidades, tanto quanto para o reconhecimento de si e dos outros. Ademais, estudos em ciências humanas, bem como entre as ciências biológicas, demonstram a importância da memória nesse quesito desde longa data. A abordagem metodológica aplicada neste projeto conta com: entrevistas; recolhimento, catalogação e organização de fontes imagéticas e/ou escritas; elaboração de um documento a ser apresentado e discutido com os grupos; construção de propostas de políticas públicas para a edificação de espaços de memória e/ou de meios de divulgação desta. Assim, objetiva-se construir coletivamente o debate sobre memória e buscar soluções por meio da criação de espaços e/ou meios de divulgação para os problemas de pertencimento e autorreconhecimento por parte desses grupos, muitas vezes formados por sujeitos invisibilizados tanto pela sociedade de maneira geral quanto pela produção acadêmica mais tradicional.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - RN - Brasil
Vigência:
Sun Dec 10 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Maria Adailza Martins de Albuquerque
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Geografia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
fontes para a história da geografia escolar: leis, livros didáticos, currículos e programas das províncias do brasil
Resumo:
A pesquisa visa levantar, identificar, inventariar, organizar e disponibilizar, em meio digital, documentos produzidos no âmbito da cultura escolar passíveis de ser cotejados, analisados e interpretados para uma história da geografia escolar no Brasil que considere a constituição de tradições seletivas nos currículos, nas legislações, nas epistemes, na formação docente e possibilite entender continuidades, rupturas e a diversidade de apropriações realizadas espaço-temporalmente de diferentes maneiras nas diversas províncias e estados brasileiros. O tema específico da proposta designado Fontes para a História da Geografia Escolar, pretende dar visibilidade à vasta documentação dispersa, desarticulada ou silenciada, naquilo que foi o imenso mosaico de proposições que ocorreu de forma singular, particular, local e/ou regional, mas não encontrou eco mediante o estabelecimento de uma narrativa historiográfica concentrada no Rio de Janeiro e São Paulo, propondo uma espécie de interdição historiográfica e exercendo destacado papel no apagamento de diversas outras geografias escolares ocorridas no Brasil. A hipótese repousa sobre a existência de um acervo documental que tem muito a revelar e precisa ser objeto de um levantamento que permita a sua ulterior organização, classificação e uso, com vistas a trazer a nume a diversidade de apropriações, formulações e usos das geografias escolares ocorridas no Brasil. Algumas evidências dessa diversidade de geografias escolares no Brasil já apareceu em trabalhos realizados sobre províncias da Paraíba e Pernambuco (ANGELO, 2022) e Ceará (Sousa Neto, 1997), mas ainda como estudos não realizados em torno de um quadro mais completo e articulado. A metodologia assenta sobre a a necessidade de apreender os documentos como muito mais amplos que somente materiais escritos, seguindo a perspectiva de estudos históricos que considera centrais como fontes documentais a escola, as disciplinas, materiais escolares e instituições educacionais.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal da Paraíba - PB - Brasil
Vigência:
Thu Dec 15 00:00:00 BRT 2022-Sat Feb 28 00:00:00 BRT 2026
Maria Aderuza Horst
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Nutrição
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
integração da metabolomica em nutrição de precisão para saúde cardiometabólica: estudo de obesidade, estilo de vida e diabetes no brasil (bold)
Resumo:
Para aplicar a nutrição de precisão, é necessário identificar os biomarcadores moleculares utilizando ferramentas de multi-ômica e utilizar abordagens de aprendizado de máquina para integrar esses marcadores no modelo. Nós desenvolvemos o NutriPersona, a primeira ferramenta computacional integrada com dados brasileiros sobre composição de alimentos, que obteve sucesso na elaboração de cardápios adequados com base em recomendações nutricionais. Atualmente estamos trabalhando na implementação e validação dos módulos de exames bioquímicos e escores de risco genético. Este projeto tem como objetivo integrar a metabolômica na ferramenta NutriPersona e faz parte do projeto em andamento: Nutrição de Precisão: Intervenção personalizada para reduzir o risco de doenças cardiometabólicas usando um sistema baseado em conhecimento. Existe uma lacuna na literatura em relação à utilidade das informações metabólicas para a prescrição nutricional. Também é importante avaliar como o corpo humano está metabolizando alimentos e nutrientes, e se existem desequilíbrios metabólicos que podem ser corrigidos por meio de ajustes dietéticos. Assim, este projeto identificará marcadores metabólicos envolvidos em diferentes respostas a uma intervenção nutricional baseada em genótipo, comparada a uma dieta convencional na redução dos fatores de risco cardiometabólicos. O grupo de controle receberá orientações nutricionais de acordo com parâmetros convencionais, e o grupo de intervenção seguirá as recomendações considerando parâmetros convencionais mais informações genéticas individuais, de acordo com escores de risco poligênico para obesidade, dislipidemia, diabetes tipo 2, status de vitamina D e inflamação, utilizando o NutriPersona. Serão considerados avaliação nutricional (peso, composição corporal, preferências e necessidades nutricionais), exames bioquímicos e polimorfismos genéticos. A avaliação bioquímica e metabolômica será realizada no início, aos três meses e ao final do estudo.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Goiás - GO - Brasil
Vigência:
Fri Jan 05 00:00:00 BRT 2024-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Maria Alexandra da Silva Monteiro Mustafá
COORDENADOR(A)
Ciências Sociais Aplicadas
Serviço Social
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
serviço social mundial e iassw/aiets: internacionalização e regionalização da formação em serviço social
Resumo:
Este projeto visa reunir uma força-tarefa plurinacional para fazer uma incursão científica nos arquivos da Associação Internacional das Escolas de Serviço Social (IASSW-AIETS) albergados na Elmer Andersen Library, da Universidade de Minnesota nos EUA, com o intuito de recolher e sistematizar o máximo de documentação capaz de permitir a análise e o entendimento da temática da Internacionalização e Regionalização no Serviço Social mundial e na formação em Serviço Social, adotando uma abordagem qualitativa, documental e de campo, com foco na análise de conteúdo. Os trabalhos serão desenvolvidos através de etapas interligadas, para: elucidar as origens históricas da Internacionalização do Serviço Social a partir da Conferência de Paris de 1928; compreender a estrutura da Associação Internacional de Escolas de Serviço Social (IASSW-AIETS) e a participação de entidades regionais/continentais, focando no papel delas dentro da estrutura da associação seguindo os caminhos de pesquisa que levam à relação com as cinco organizações regionais (África, Ásia, Europa, América Latina, América do Norte e Caribe), respectivamente ASSWA, APASWE, EASSW, ALAEITS, NACASSW, bem como a relação dela com a Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS). Os resultados serão compilados em um banco de dados e compartilhados em forma de livro poliglota com a comunidade acadêmica. As contribuições abrangem a preservação histórica; análise multidimensional da profissão no mundo; aprimoramento da formação; compreensão dos desafios ético-políticos; fortalecimento de parcerias internacionais; documentação e disseminação do conhecimento; inovação tecnológica e formação de redes acadêmicas globais. Os resultados poderão influenciar políticas e decisões no Serviço Social, contribuindo positivamente para a profissão em nível local e global.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Pernambuco - PE - Brasil
Vigência:
Sat Jan 06 00:00:00 BRT 2024-Sun Jan 31 00:00:00 BRT 2027
Maria Alexsandra de Sousa Rios
COORDENADOR(A)
Engenharias
Engenharia de Energia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
bioenergia e bioaditivos (drop-in) como oportunidade de valorização de biomassas residuais e agroindustriais e fortalecimento da bioeconomia
Resumo:
A energia e os produtos obtidos da biomassa tem contribuído para a transição das atuais práticas econômicas não sustentáveis, para uma economia circular e de base biológica aliando inovação e sustentabilidade, para solução dos principais desafios globais como a redução das emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE). No que se relaciona aos biocombustíveis, álcool, biodiesel e diesel renovável já são realidades no Brasil, bem como a produção de biopolímeros e bioinsumos. No entanto, devido a heterogeneidade das matérias-primas de base biológica, pesquisas com foco no desenvolvimento e adaptação de metodologias dedicadas à cada biomassa, bem como avaliação da performance dos produtos obtidos devem ser realizadas, para que se obtenha substitutos de base (bio) competitivos e com potencial de aplicação imediata nos setores de bioenergia e bioaditivos. Dessa forma, face à vocação agrícola brasileira e o largo espectro de oportunidades tecnológicas que advêm da biomassa, o objetivo geral da proposta é realizar o aproveitamento integrado da macaúba, cártamo, bagana e talo da carnaúba, casca de coco e torta residual da amêndoa de babaçu para obtenção de bioenergia (biodiesel e briquetes) e do Líquido da Casca da Castanha de caju natural e técnico para obtenção de bioaditivos (drop-in). Com vistas a contribuir efetivamente para a área de energia de biomassa será utilizada a seguinte estratégia metodológica: produção de biodiesel a partir da polpa e amêndoa da macaúba e semente de cártamo; produção de briquetes a partir do epicarpo, mesocarpo e torta residual da amêndoa de macaúba pós extração dos óleos, torta residual da semente de cártamo, bagana e talo da carnaúba, casca de coco e torta residual da amêndoa de babaçu; e formulação de bioaditivos drop-in à base de LCC natural e técnico. Além dos ensaios físico-químicos e mecânicos, serão utilizadas ferramentas computacionais usando dinâmica molecular (DM) e teoria do funcional da densidade (DFT) para predição de propriedades.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Ceará - CE - Brasil
Vigência:
Mon Dec 04 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Maria Alice Dias da Silva Lima
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Enfermagem
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Currículo
Título do Projeto:
transição do cuidado e continuidade do cuidado na rede de atenção à saúde
Resumo:
A transição do cuidado nos diferentes pontos da Rede de Atenção à Saúde (RAS) é essencial para a promoção da continuidade do cuidado ao paciente e para a integração dos serviços de saúde. Dentre as ações desenvolvidas destacam-se o planejamento da alta hospitalar, comunicação entre diferentes serviço, reconciliação medicamentosa, suporte social, educação em saúde e acompanhamento pós-alta. A fragilidade ou a inexistência dessas ações pode trazer prejuízos aos pacientes e aumento de readmissões hospitalares, da busca por serviços inadequados e dos custos em saúde. Entretanto, a efetivação da transição do cuidado ainda é um desafio no Brasil. Evidenciou-se a premência de implementação de programas de gestão de alta nos hospitais, como estratégia de qualificação da transição do cuidado na alta hospitalar responsável. Estudos são necessários para avaliar a transição do cuidado e identificar estratégias que visem à segurança do paciente, à continuidade do cuidado, à articulação e à integração de serviços de saúde nas RAS. Portanto, a questão a ser investigada é a análise da transição do cuidado e da continuidade do cuidado na Rede de Atenção à Saúde, a fim de propor mudanças para melhoria da qualidade da atenção e oferecer subsídios para o aprimoramento de políticas públicas. A proposta se configura como um projeto integrado, que será desenvolvido por meio da realização de subprojetos, com delineamentos metodológicos coerentes e pertinentes com os objetivos estabelecidos. As estratégias metodológicas utilizadas serão revisões de escopo, abordagens quantitativas, qualitativas, estudos mistos e psicométricos.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
Vigência:
Mon Dec 04 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Maria Alice Vasconcelos Rocha
COORDENADOR(A)
Ciências Sociais Aplicadas
Desenho Industrial
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Currículo
Título do Projeto:
estudo da celulose bacteriana como biomaterial para o ecodesign de artefatos com valor de moda
Resumo:
A procura por soluções sustentáveis vem crescendo a cada década e o desenvolvimento de novos materiais, associado à biotecnologia, faz parte dessas ideias inovadoras e de preservação ambiental. Dentro deste contexto, um dos materiais mais explorados e de potencial aplicação é a celulose bacteriana (CB), um biopolímero que possui características diferenciadas que o torna um ótimo suporte para a produção de compósitos. A CB é composta por nanofibras, secretadas extracelularmente por algumas bactérias em forma de membranas. Sua estrutura nanofibrilar exclusiva confere excelentes propriedades físicas e mecânicas, como alta porosidade, alto módulo de elasticidade e alta cristalinidade, tornando-a um dos biomateriais mais promissores da atualidade em diferentes aplicações. A CB aplicada se apresenta como uma superfície especial, um biomaterial funcional, podendo ser utilizada em projetos de design com valor de moda e ecofriendly. No entanto, apesar de algumas semelhanças estéticas e de maleabilidade, a CB apresenta propriedades distintas dos materiais tradicionais como fibras têxteis, couros e polímeros sintéticos. Assim, propõe-se desenvolver soluções para a adoção da CB como matéria prima para acessórios de moda, considerando o aproveitamento de resíduos (scoby) de empresas de bebidas à base de kombucha. Especificamente, pretende-se identificar inovações relacionadas ao desenvolvimento da CB como biomaterial alternativo; propor técnicas de agregação de valor para o uso de resíduos industriais e realizar pesquisa de aceitabilidade da CB como material de suporte para artefatos de moda. As etapas do estudo consistem em comparar as propriedades físico-químicas de membranas oriundas de resíduos industriais de CB e membranas produzidas pela equipe; purificá-las e agregar valor, realizar testes de compatibilidade, de prateleira e de ciclo de vida. O trabalho adotará os métodos qualitativos e quantitativos na sua realização, considerando a abordagem do design regenerativo.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal Rural de Pernambuco - PE - Brasil
Vigência:
Mon Dec 04 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Maria Alice Zarur Coelho
COORDENADOR(A)
Engenharias
Engenharia Química
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Currículo
Título do Projeto:
biomassa carotenogênica de yarrowia lipolytica como ingrediente funcional em dietas para peixes como estratégia de fortalecimento da aquicultura nacional
Resumo:
A aquicultura é baseada no cultivo e reprodução de organismos aquáticos em ambientes controlados ou semicontrolados, tal como rios, mares, lagos e tanques, podendo contribuir com a ampliação da produção mundial de alimentos de forma significativa, auxiliando, assim, na segurança alimentar. O sucesso da produção de peixes de corte depende, entre outros fatores, da qualidade da água do cultivo, genética e, especialmente, da alimentação, sendo que o uso de rações enriquecidas nutricionalmente para a piscicultura representa uma prática bastante empregada. Dentre tais suplementos, os compostos ricos em carotenoides apresentam importante destaque na produção de salmonídeos, influenciando a coloração da carne, aspecto de grande apelo na decisão de compra por parte dos consumidores. No entanto, a adição de carotenoides em rações é bastante dispendiosa e, embora seja benéfica, reduz drasticamente os lucros para os produtores na maioria dos casos. O interesse em suplementar rações para a produção aquícola com biomassa carotenogênica, especialmente de Yarrowia lipolytica, produzida a partir de subprodutos como substrato alternativo de baixo custo, se deve aos benefícios gerados em termos de qualidade e quantidade da prole, suprindo as demandas crescentes do mercado nacional e global com a redução dos gastos da cadeia produtiva, visto que as despesas com insumos representam grande parte dos custos totais da atividade. Assim, o presente projeto tem como objetivo geral o fortalecimento da aquicultura nacional empregando a biomassa carotenogênica de Y. lipolytica para o enriquecimento nutricional de rações, trazendo como inovações a produção em escala piloto de biomassa da linhagem de Y. lipolytica brasileira carotenogênica a partir de subprodutos agroindustriais e, também, a utilização desta biomassa carotenogênica, em sua forma líquida pasteurizada ou seca (liofilizada e spray dryer), para incorporação em rações comercialmente disponíveis, aumentando sua qualidade nutricional.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Vigência:
Tue Dec 05 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Maria Alves de Azerêdo
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Educação
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Currículo
Título do Projeto:
formação continuada para o ensino das linguagens materna e matemática nos anos iniciais do ensino fundamental - mapeando desafios e possibilidades
Resumo:
Nas últimas décadas, diferentes programas de formação continuada de profissionais da educação atuantes nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental foram implementados no município de João Pessoa, PB. Porém, eles foram desenvolvidos de forma pontual, sem continuidade ou avaliação necessárias para explicitar sua efetividade. Investigações sobre formação continuada de profissionais da educação indicam que, para haver mudanças, é necessário envolver ativamente esses profissionais como colaboradores reflexivo-críticos e responsáveis por suas formações. Nesse sentido, este projeto investiga como processos formativos críticos que se distanciem da racionalidade técnica impactam a formação continuada de professores e equipe pedagógica, bem como o processo de ensino e aprendizagem, a partir do acompanhamento de grupos de profissionais de duas escolas municipais públicas, uma mais central e outra, periférica. Nossa hipótese é que a formação continuada, fundamentada em uma perspectiva crítica, engaje os profissionais da educação em tal processo e, concomitante, promova mudanças nas escolas. Assim, este projeto operacionaliza-se por meio da implementação de um processo formativo focalizando o ensino de Matemática e Língua Portuguesa com professores de Anos Iniciais e equipe pedagógica na rede municipal de João Pessoa, PB, por conta dos índices insatisfatórios nesses componentes, evidenciados pelo último IDEB. O processo de formação envolverá etapas diagnósticas, encontros colaborativos para reflexão, estudos e vivências conjuntas, abrangendo conhecimentos específicos e pedagógicos. Assume-se como metodologia, princípios da pesquisa-ação e da pesquisa colaborativa, como base para desenvolver a formação continuada e a investigação sobre tal processo. Espera-se, assim, contribuir com formação dos docentes, atuação das equipes pedagógicas e melhoria do ensino e dos índices de aprendizagem das escolas acompanhadas, e ampliar conhecimentos sobre formação continuada.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal da Paraíba - PB - Brasil
Vigência:
Mon Dec 04 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Maria Amélia de Sousa Mascena Veras
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Saúde Coletiva
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Currículo
Título do Projeto:
intervenção mediada por pares para melhorar a saúde mental de mulheres trans e travestis em são paulo, brasil
Resumo:
No Brasil, mulheres trans e travestis (MTTr) apresentam desfechos precários de saúde mental. Dados preliminares de uma coorte de 392 MTTr HIV-negativas (Manas por Manas), realizada em São Paulo com o objetivo de aumentar a adoção de estratégias de prevenção ao HIV através de uma intervenção com navegadoras de pares (NP), apontam que, das participantes que completaram 18 meses no estudo, as que receberam a intervenção tiveram menos chance de tentar suicídio nos últimos 6 meses (OR=0,38) e de preencher critérios para Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT) (OR=0,63). Intervenções mediadas por pares têm se mostrado importantes em populações vulnerabilizadas para o enfrentamento de sintomas de trauma e a construção de habilidades para o desenvolvimento de resiliência ao estigma. Diante desse cenário, agravado pela escassez crônica de profissionais e acesso inadequado a serviços de saúde mental, propõe-se o presente estudo, com os objetivos de: 1) Desenvolver e testar um piloto de intervenção, visando promover a saúde mental de MTTr utilizando navegação de pares, com o uso de habilidades baseadas na Terapia Comportamental Dialética (DBT), e 2) Conduzir uma Adaptação Transcultural de instrumentos que mensuram saúde mental e experiência de violência entre as participantes do estudo. Acreditamos que a análise da aceitabilidade e factibilidade de uma intervenção mediada por pares poderá contribuir para melhorar a saúde mental desta população em São Paulo. Neste piloto, identificaremos 50 participantes do Manas por Manas que tenham relatado angústia psicológica moderada nos últimos 30 dias para receberem uma intervenção mediada por 6 NP, com 4 sessões de grupo. e entrevistas aos 0, 3 e 6 meses. Será realizada também uma adaptação transcultural, com uma amostra de 200 participantes, de três instrumentos desenvolvidos no idioma inglês para a população de interesse, com o objetivo de avaliar saúde mental e experiências de violência.
Instituição/UF/País:
Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo - SP - Brasil
Vigência:
Thu Jan 18 00:00:00 BRT 2024-Sun Jan 31 00:00:00 BRT 2027
Maria Angelica da Silva
COORDENADOR(A)
Ciências Sociais Aplicadas
Arquitetura e Urbanismo
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Currículo
Título do Projeto:
patrimônio de trás para frente: do vegetal ao edificado, arquiteturas franciscanas revisitadas a partir de uma leitura ecoambiental
Resumo:
Os 28 conventos franciscanos, situados em cidades do porte de São Paulo, Rio e Recife, mas também em localidades menores, formam possivelmente o conjunto arquitetônico com maior área edificada entre os monumentos do acervo colonial do Brasil. Há cerca de 20 anos eles têm sido investigados em vertentes inovadoras pelo Grupo de Pesquisa Estudos da Paisagem como objetos urbanos, bem como espaços de interação com a comunidade. Estes monumentos, onde pulsa uma vitalidade trazida pela pluralidade dos tempos que os configuram, hoje estão esvaziados pela redução das vocações e demandam projetos de inserção mais potente na vida urbana. A proposta articula situações patrimoniais que privilegiam áreas do convento usualmente negligenciadas enquanto espaços merecedores de salvaguarda. Assim, as chamadas cercas, avantajadas áreas verdes que ficam nos fundos ou laterais das edificações, tornam-se objetos de interesse para a visitação pública. Para além da autossuficiência e da importância funcional para o edifício no passado, traduzem aspectos da filosofia franciscana como a simplicidade e o acolhimento fraterno dos seres. Por terem sido consideradas áreas vazias, foram, ao longo do tempo, seccionadas e incorporadas no traçado urbano. Todo o habitar prefigura um jeito de ser. A salvaguarda desses remanescentes, em tempos de crise ambiental, pode angariar das cercas conventuais, participação na busca por uma cidade ecossistêmica. A pesquisa se alicerça em fontes primárias, trabalho de campo, bem como nos acervos textuais e iconográficos produzidos pelo Grupo. Pretende-se realizar um projeto piloto que levante as possiblidades de uso comunitário e patrimonial destas áreas que, em geral, se colocam como um dos poucos espaços verdes nos centros onde se localizam. Resultados do projeto subsidiarão o alavancar de novos atrativos para a visibilidade educacional, cultural e turística desses espaços, atuando também na socialização do conhecimento.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Alagoas - AL - Brasil
Vigência:
Tue Dec 05 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Maria Angélica de Almeida Corrêa
COORDENADOR(A)
Ciências Agrárias
Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca
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Currículo
Título do Projeto:
bases para a pesca ordenada e sustentável da piracatinga (calophysus macropterus)
Resumo:
A piracatinga é um bagre migratório que se distribui pelas bacias dos rios Orinoco e Amazonas. Nos últimos 20 anos, sua cadeia produtiva se consolidou de forma não sustentável com a utilização da carne de botos e jacarés para a captura da espécie. A pesca dessa espécie está em regime de moratória desde 2015 e, recentemente, entrou em estado de proibição permanente. A revisão da normativa está condicionada à realização de estudos que demonstrem ser possível desenvolver a pescaria de forma sustentável. As políticas públicas para a pesca artesanal na Amazônia sempre estiveram direcionadas para a preservação do recurso pesqueiro, sem considerar os impactos socioeconômicos na vida dos pescadores que dependem economicamente dele. A ausência de pesquisas sobre os impactos socioeconômicos da moratória dificulta a busca por alternativas que objetivem a retomada da atividade. A análise de dados preliminares obtidos na primeira etapa do projeto demonstrou menor impacto econômico da moratória para pescadores de piracatinga residentes em áreas protegidas. O incentivo financeiro e a assistência técnica nessas áreas para o desenvolvimento de atividades sustentáveis, como o manejo do pirarucu, reduzem o impacto econômico através do incremento financeiro na renda desses pescadores. A proposta de pesquisa aqui apresentada busca avaliar como as comunidades localizadas fora de unidades de conservação e que não desenvolvem o manejo de outras espécies estão respondendo há 8 anos de paralisação da pesca da espécie. Para atender ao objetivo geral, realizaremos estudo: socioeconômico e caracterização da pesca; da cadeia produtiva e rastreabilidade; de impactos da moratória sobre a cadeia produtiva; análise da efetividade da moratória como política pública; estudo-piloto de telemetria sobre a rota migratória da espécie; levantamento de subsídios para construção do modelo de gestão compartilhada, governança e monitoramento. Com isso, contribuiremos para o ordenamento sustentável da espécie.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Amazonas - AM - Brasil
Vigência:
Mon Dec 11 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Maria Angélica Pedra Minhoto
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Educação
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Currículo
Título do Projeto:
inserção laboral de egressos das universidades federais e sua contribuição ao desenvolvimento nacional
Resumo:
O projeto de pesquisa está articulado ao Centro de Estudos Sociedade, Universidade e Ciência SoU_Ciência, cuja missão é fortalecer a conexão entre Universidade, Ciência, Sociedade e Estado em favor do desenvolvimento brasileiro com equidade, democracia, diversidade, sustentabilidade e solidariedade. O Centro investiga a importância estratégica e os benefícios do sistema universitário e científico no desenvolvimento tecnológico, econômico, social e cultural do país, em especial o voltado ao interesse público. O objetivo deste projeto é investigar a inserção laboral de egressos dos cursos de graduação das 69 Universidades Federais, que foram formados entre 2010 e 2019. A hipótese é de que a expansão das Universidades Federais foi uma importante política de promoção de mobilidade social e redução de desvantagens históricas e contribuiu para o desenvolvimento e social e econômico do Brasil. As principais fontes são dados do Censo da Educação Superior (2010-2019), do Exame Nacional do Desempenho do Estudante (2010-2019), produzidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), e a Relação Anual de Informações Sociais (2019) do Ministério do Trabalho e Emprego. Com isso, a pesquisa oferecerá um diagnóstico sobre efeitos produzidos pela formação nas universidades federais na vida profissional de egressos, podendo apoiar a avaliação e a formulação de políticas educacionais e a tomada de decisão para este conjunto de instituições. Essas atividades poderão ensejar a colaboração do Centro com estruturas públicas existentes, como o Inep, para apoiar políticas que ampliem as oportunidades de desenvolvimento do país. Além disso, o projeto desenvolverá mecanismos de comunicação social em diferentes meios de divulgação sobre a importância da rede de universidades públicas federais no desenvolvimento nacional, apontando a sua capacidade de gerar bem-estar e valor social, não só àqueles que a frequentaram, mas a toda a sociedade.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de São Paulo - SP - Brasil
Vigência:
Sat Dec 02 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Maria Antonia Pedrine Colabone Celligoi
COORDENADOR(A)
Ciências Biológicas
Biotecnologia
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Currículo
Título do Projeto:
novo ativo biotecnológico para carnes processadas
Resumo:
A preocupação da indústria alimentícia é atender as demandas dos consumidores, que estão cada vez mais atentos à qualidade dos alimentos, buscando produtos com características associadas ao bem-estar e a sustentabilidade. Sendo assim, o desenvolvimento de produtos e ativos naturais, para serem incorporados em alimentos, tem gerado alta demanda para pesquisas inovadoras. Como alternativa para atender este propósito surge o uso de soforolipídios que apresentam diferentes propriedades tais como antimicrobiana, antioxidante e emulsificante. Essas características são importantes para agregar valor ao desenvolvimento de produtos cárneos. O presente projeto tem por objetivo produzir e aplicar soforolipídios bruto e microencapsulado, como ativo natural para produtos cárneos, como hambúrgueres, linguiças entre outros. Serão exploradas propriedades de soforolipídios em termos de qualidade, segurança e sustentabilidade alimentar. Para atingir os objetivos do projeto serão desenvolvidas as etapas: fermentação da levedura Starmerella bombicola para produção e aplicação de soforolipídios nas formas bruta e microencapsulada em produtos cárneos. Os produtos cárneos com soforolipídios serão avaliados quanto às suas propriedades físico-químicas, deterioração oxidativa e qualidade microbiológica avaliando os patógenos exigidos pela legislação brasileira e europeia. Os produtos serão submetidos aos testes sensoriais de aceitação. O resultado principal será a produção e aplicação de um novo ativo biotecnológico para produtos cárneos, que confira segurança, e atenda à demanda dos consumidores que buscam produtos naturais, com qualidade e sem adição de aditivos químicos sintéticos.
Instituição/UF/País:
Universidade Estadual de Londrina - PR - Brasil
Vigência:
Mon Dec 04 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Maria Aparecida Azevedo Koike Folgueira
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Medicina
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Currículo
Título do Projeto:
calibração de um escore de risco poligênico (prs) para câncer de próstata em uma coorte de indivíduos brasileiros e avaliação de custo-utilidade do rastreatmento de precisão
Resumo:
A predisposição hereditária é um fator de risco para câncer de próstata pouco explorado em nosso país. A predisposição hereditária pode ser atribuída a: 1) variantes germinativas patogênicas em genes de predisposição ao câncer, como BRCA2, ATM, BRCA1; 2) polimorfismos de nucleotídeos únicos (SNPs) em loci de susceptibilidade ao câncer. Estes SNPs podem ser frequentes na população geral, mas estão associados a alterações discretas no risco de câncer. Entretanto, a presença de vários SNPs de risco, agrupados em um escore de risco poligênico (PRS) pode elevar o risco de câncer, chegando a 3 vezes a população geral. Quando incorpora-se o PRS à história familiar, idade e PSA, a predição de risco de câncer pode ter maior acurácia. Foram desenvolvidos PRSs com dados da população europeia. Entretanto, o PRS sofre variações de acordo com a ancestralidade e necessita ser calibrado. Logo, vamos ajustar o PRS de câncer de próstata em uma coorte de brasileiros e realizar um estudo econômico para avaliar custo utilidade [que incorpora simultaneamente mudanças em quantidade (mortalidade) e em qualidade (morbidade) de vida] do rastreamento direcionado, baseado em PRS. Este estudo envolverá 1035 casos com câncer de próstata e 1035 controles (sem câncer), de acordo com cálculo amostral. O projeto foi aprovado pela CONEP e a inclusão está adiantada. O projeto consta de 2 subcoortes (1/2 do total, cada coorte) para determinação de SNPs por sequenciamento completo do genoma ou genotipagem por SNP arrays. Os dados da coorte total serão utilizados para o ajuste do PRS e para estimar a custo-utilidade quando o rastreamento é dirigido a homens com PRS elevado. A originalidade deve-se a: a) calibração do PRS para uma coorte brasilieira; b) uso de dados reais (e não de literatura), para estimar a custo-utilidade do PRS ajustado para identificar pessoas com alto risco de câncer; c) determinação de mutações germinativas em genes de predisposição ao câncer (500 pacientes sequenciamento genoma).
Instituição/UF/País:
Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP - SP - Brasil
Vigência:
Tue Jan 02 00:00:00 BRT 2024-Sun Jan 31 00:00:00 BRT 2027
Maria Aparecida Azevedo Koike Folgueira
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Medicina
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
predisposição hereditária ao câncer de próstata associada a um escore de risco poligênico (prs) em uma coorte de indivíduos brasileiros
Resumo:
O Brasil tem alta mortalidade por câncer de próstata, em parte pelo grande número de pacientes diagnosticados com doença avançada. A predisposição hereditária é um importante fator de risco para o câncer de próstata e pode ser atribuída a: 1) variantes germinativas patogênicas em genes de predisposição ao câncer, como BRCA1/2; 2) polimorfismos de nucleotídeos únicos (SNPs) em loci de susceptibilidade ao câncer. Estes SNPs podem ser frequentes na população, mas estão associados a alterações discretas no risco de câncer. Entretanto, a presença de vários SNPs de risco, agrupados em um escore de risco poligênico (PRS) pode elevar substancialmente o risco de câncer. Quando incorpora-se o PRS a modelos clínicos, que incluem história familiar, idade e PSA, a predição de risco de câncer pode ter maior acurácia. Vários PRSs foram desenvolvidos com dados da população europeia. Entretanto, o PRS sofre variações de acordo com a ancestralidade e necessita ser calibrado. Nossa hipótese é que o ajuste do PRS para uma coorte brasileira possa identificar pessoas com alto risco de câncer de próstata, que poderiam ter benefício com o rastreamento. Logo, vamos ajustar o PRS de câncer de próstata em uma coorte de indivíduos brasileiros e realizar um estudo econômico para avaliar custo utilidade [que incorpora simultaneamente mudanças em quantidade (mortalidade) e em qualidade (morbidade) de vida] do rastreamento baseado em PRS. Este estudo envolverá um total de 1035 casos com câncer de próstata e 1035 controles (sem câncer), de acordo com cálculo amostral. O projeto foi aprovado pela CONEP e a inclusão está adiantada. O projeto consta de 2 subcoortes. Na Subcoorte 1 (este projeto, 1/2 do total) utilizaremos SNP arrays para genotipagem de amostras de 535 casos e controles, principalmente de indivíduos procedentes do Nordeste. Os dados obtidos da coorte total serão utilizados para o ajuste do PRS e para estimar a custo-utilidade quando o rastreamento é dirigido a homens com PRS elevado.
Instituição/UF/País:
Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP - SP - Brasil
Vigência:
Tue Dec 12 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Maria Aparecida Barbato Frazão Vital
COORDENADOR(A)
Ciências Biológicas
Farmacologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
estudo dos efeitos da administração profilática de lítio e naltrexona no modelo da doença de alzheimer induzido por estreptozotocina.
Resumo:
A Doença de Alzheimer (DA) é um transtorno neurodegenerativo progressivo relacionado à idade que atinge aproximadamente 55 milhões de pessoas em todo o mundo. Esse número deverá aumentar a 78 milhões em 2030 e 139 milhões em 2050. O acúmulo de beta-amilóide, é considerado o primeiro passo na progressão da doença e pode preceder o declínio cognitivo em torno de 10 a 15 anos. Estudos não-clínicos e clínicos mostram que níveis elevados de marcadores da inflamação, estresse oxidativo e genes associados a funções imunes inatas também contribuem na etiologia da DA. Os tratamentos atuais não impedem o avanço da neurodegeneração, apenas agem como paliativos, melhorando parcialmente a cognição dos pacientes com prejuízo cognitivo leve a moderado. Por isso, é necessário investigar tratamentos com potencial neuroprotetor e neuroregenerativo. Injeção intracerebroventricular (ICV) de estreptozotocina (STZ) será usada para mimetizar essas alterações em camundongos machos e fêmeas (3-6 meses de idade). A STZ causa prejuízos na sinalização cerebral da insulina e induz estresse oxidativo, neuroinflamação e disfunções na neurogênese, que resultam em declínio cognitivo, que são características da DA esporádica. O objetivo da primeira parte será avaliar os efeitos da STZ (3 mg/kg, ICV) sobre a cognição, comportamento tipo-depressivo, neurogênese, degeneração neuronal, expressão das proteínas beta-amiloide e TAU, da enzima GSK3-beta; e o comprimento dos telômeros. Na segunda parte, os animais serão previamente tratados com lítio ou naltrexona em baixas doses diárias por 30 dias antes da injeção de STZ. Os mesmos parâmetros comportamentais e moleculares serão investigados. Na terceira parte, o fármaco mais promissor será avaliado em camundongos idosos (12 meses). A nossa hipótese é de que a administração profilática dessas drogas reduza a inflamação e o estresse oxidativo e previna a formação das proteínas beta-amiloide e TAU, prevenindo ou atenuando as alterações comportamentais.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Paraná - PR - Brasil
Vigência:
Mon Dec 04 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Maria Aparecida de Moraes Silva
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Sociologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
faces e contrafaces do trabalho rural no brasil e colômbia no atual contexto da produção de commodities
Resumo:
A economia brasileira tem se destacado nacional e internacionalmente pela produção agrícola das commodities. Tal produção é caracterizada pelo avanço das fronteiras agrícolas, concentração da propriedade e da renda, expulsão de camponeses, emprego de tecnologias modernas associadas às Tis (Tecnologias da informação), e do uso excessivo de agrotóxicos, tendo o Estado como um dos principais promotores. A visibilidade dos gigantescos volumes das produções é seguida da invisibilidade dos homens e mulheres, em geral jovens, que aí laboram. A presente proposta tem os seguintes objetivos: a) analisar as condições do trabalho manual e mecanizado sob a ótica das relações de classe, raça, gênero e geração; b) analisar os processos de resistência diante dos efeitos da perda dos direitos devido às reformas Trabalhista e Previdenciária (no caso do Brasil); analisar os processos de mobilidade laboral, sobretudo, no período das colheitas e plantio. Para a consecução dos objetivos a pesquisa abarcará as plantações de cana (SP; Al), maçãs e uvas (RS), café (Sul de MG e Colômbia). Nas áreas de maçãs (RS), os trabalhadores são indígenas, vindos de MS; nas de uvas (RS) são pardos, negros, vindos do NE, indígenas, vindos do norte do estado, além de paraguaios e argentinos; nas de cana (SP) são pardos e negros, vindos do NE; em Al, são vindos do sertão; no café da Colômbia são negros, vindos da costa do Pacífico, e venezuelanos. A hipótese central é a de que nas produções o trabalho racializado - negros, pardos e indígenas - e dos imigrantes em condições de vulnerabilidade, é o motor da informalidade, das condições degradantes e, até mesmo, análogas às de escravo. A hipótese poderá ser confirmada pelas pesquisas empíricas capazes de mostrar as faces e as contrafaces desses processos de trabalho (acumulação). As estratégias metodológicas serão: entrevistas, análise documental, bibliográfica, processos trabalhistas, Ministério Publico, mapas sobre a mobilidade, dados dos CENSOS, INSS, site
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de São Carlos - SP - Brasil
Vigência:
Thu Dec 07 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Maria Aparecida Liberato Milhome
COORDENADOR(A)
Ciências Agrárias
Ciência e Tecnologia de Alimentos
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
resíduos de agrotóxicos em alimentos processados derivados do coco
Resumo:
A presença de agrotóxicos em alimentos processados tem sido relatada nos últimos anos, aumentando assim os riscos associados ao consumo desses produtos. Alguns agrotóxicos apresentam elevada estabilidade química, dependendo da sua estrutura e das condições do meio, podendo permanecer no alimento mesmo após o processamento. O projeto surgiu da hipótese que agrotóxicos com maior estabilidade podem vir a contaminar os alimentos processados derivados do coco, ou formar subprodutos de degradação durante o processamento. Além disso, avanços nos métodos analíticos modernos têm sido requeridos, visando o maior monitoramento dos resíduos tóxicos para garantir a qualidade dos alimentos. O estudo tem como objetivo a determinação de agrotóxicos em produtos alimentícios processados derivados do coco, comercializados na região do Vale do Jaguaribe, utilizando metodologias eficientes e modernas para identificação e quantificação de contaminantes traços. Além disso, a implementação do projeto com estudos relacionados à segurança alimentar e qualidade de produtos processados por meio de métodos cromatográficos acoplado à Espectrometria de Massas e análises multirresíduos, busca auxiliar a comunidade científica através de dados para o controle dos níveis de agrotóxicos em alimentos pouco investigados e incentivar o aumento do escopo das legislações.
Instituição/UF/País:
Instituto Federal do Ceará - CE - Brasil
Vigência:
Mon Dec 04 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Maria Aparecida Lima dos Santos
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Educação
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Currículo
Título do Projeto:
a formação de professores no contexto das políticas educacionais: a implementação e as relações entre o novo ensino médio, a bncc e a bnc-fp
Resumo:
Nas últimas décadas, a política de formação de professores no Brasil vem passando por transformações que impactam os modos de pensar, planejar e organizar os projetos de cursos e seus currículos. Ao abandonar o paradigma da racionalidade técnica e adotar o paradigma da racionalidade prática, no início do século XXI, os dispositivos normativos criados pelo Ministério da Educação (MEC) e o Conselho Nacional de Educação (CNE) disseminam um discurso sobre o papel do currículo, seja da Educação Básica, seja da formação inicial e continuada, que merece ser problematizado. Assumindo centralidade nas políticas educacionais e associado à noção de qualidade da educação, o currículo vem sendo instituído como o lugar que tem a função de diminuir os problemas e eliminar as desigualdades via regulação e controle do trabalho docente. Diante da necessidade de exacerbar as características dos inúmeros projetos e sujeitos que compõem essa arena de disputas, assim como o caráter articulado da mesma com reformas curriculares de inspiração neoliberal, tais como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a Base Nacional Comum para a Formação de Professores (BNC-FP), a equipe associada a esse projeto de pesquisa conduzirá investigação dos processos de formulação e implementação de políticas educacionais e curriculares voltadas ao Ensino Médio, assumindo como pontos de confluência a reforma decretada pela lei 13.415/2017 e observando, centralmente, de que maneira a organização em Áreas de Conhecimento dessa etapa da escolaridade incide na reestruturação da Educação Básica e da Educação Superior como um todo, cujos impactos na vida profissional de egressos e profissionais licenciados em atuação ainda não foram devidamente analisados.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - MS - Brasil
Vigência:
Wed Dec 06 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Maria Aparecida Viggiani Bicudo
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Educação
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
uma filosofia fenomenológica da educação matemática
Resumo:
Este projeto tem por meta dar um salto teórico ao retomar os estudos e as investigações realizadas, por quase quatro décadas, pelo grupo de pesquisa que coordeno, FEM - Fenomenologia em educação matemática (https://www.sepq.org.br/fem) a respeito de questões concernentes ao conhecimento matemático, olhadas da perspectiva da visão fenomenológica. Em específico, focar as investigações que os quatorze subgrupos, do projeto em desenvolvimento, credenciado na plataforma Lattes, está realizando a respeito desse mesmo tema. Trata-se de estudos sobre temas cruciais à Filosofia, à Educação e à Matemática, que já apresentam produtos diversificados e que precisam ser compreendidos e articulados, logicamente, em direção a uma teorização. O problema central da proposta é realizar uma meta-análise dos muitos estudos já desenvolvidos a respeito da realidade e da realidade dos objetos matemáticos, dos modos de conhecer articulados às compreensões de possibilidades de ensinar e de educar com ênfase na formação da pessoa, bem como na formação do professor de matemática, com vistas a realizar uma teorização explicitada em linguagem apropriada à filosofia da educação matemática. De modo sucinto, o objetivo deste projeto pode ser assim escrito: apresentar uma Filosofia Fenomenológica da Educação Matemática. A realização desse trabalho é plausível mediante um pensar junto de pesquisadores que estão comprometidos e envolvidos com os estudos já realizados e em realização pelo grupo, bem como com a filosofia da educação matemática. Isso requer encontros presenciais em que se realizará, em grupo, uma meta-análise dos estudos efetuados, bem como um pensar analítico e reflexivo sobre temas, que se evidenciaram nucleares à filosofia da educação matemática.
Instituição/UF/País:
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - SP - Brasil
Vigência:
Thu Dec 07 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Maria Augusta Rocha Bezerra
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Enfermagem
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Currículo
Título do Projeto:
canção de ninar na redução da dor associada à punção de calcanhar na triagem biológica neonatal: ensaio clínico randomizado
Resumo:
A dor neonatal pode afetar negativamente o comportamento e a adaptação ambiental em recém-nascidos (RN). A longo prazo, tem sido associada a múltiplos resultados negativos, como o desenvolvimento de hipersensibilidade à dor. Entre os procedimentos dolorosos a que os RN são submetidos destaca-se a punção de calcanhar, que é frequentemente inserida nos cuidados de saúde de rotina, como o Programa de Triagem Neonatal Biológica. Diversos métodos não farmacológicos têm-se mostrado eficazes para o alívio da dor durante a realização de punção de calcanhar no período neonatal. Nesse contexto, a musicoterapia é uma alternativa apropriada para esses casos em que a linguagem verbal não se faz presente. A utilização da musicoterapia como alternativa não farmacológica para o manejo da dor causada pela punção de calcanhar ainda é um tema pouco estudado. A partir dessas considerações, estabeleceu-se a seguinte questão norteadora: qual a efetividade da canção de ninar para redução da dor durante a punção de calcanhar na triagem biológica neonatal? Dados de estudos anteriores indicam que a musicoterapia é capaz de reduzir a dor do recém-nascido. No entanto, esse é o primeiro estudo que comparará a redução da dor associada à punção de calcanhar na triagem biológica neonatal entre os RN que ouvirão canção de ninar cantada pelas mães (ao vivo), musicoterapeuta (gravada) e que não ouvirão canção de ninar. Portanto, o objetivo do estudo é avaliar a efetividade da canção de ninar para redução da dor associada à punção de calcanhar na triagem biológica neonatal. Para o alcance do objetivo proposto, realizar-se-á um Ensaio Clínico Randomizado. Os participantes serão distribuídos, de forma aleatória, em três grupos: Grupo intervenção 1 (composto por RN que ouvirão canção de ninar cantada pelas mães); Grupo intervenção 2 (composto por RN que ouvirão canção de ninar gravada pela pesquisadora - musicoterapeuta); e Grupo controle (composto por RN que não ouvirão canção de ninar).
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Piauí - PI - Brasil
Vigência:
Thu Dec 14 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Maria Brigida de Miranda
COORDENADOR(A)
Lingüística, Letras e Artes
Artes
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Currículo
Título do Projeto:
curarte - práticas cênicas para o bem-viver: estudos de gênero e feminismos nas artes da cena
Resumo:
O projeto de pesquisa situa-se na Linha de Pesquisa Imagens Políticas e vincula-se ao Grupo de Pesquisa Imagens Políticas do Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da Universidade do Estado de Santa Catarina. Propomos a investigação de práticas no campo das Artes Cênicas aliadas aos estudos de gênero e aos feminismos na construção de metodologias artísticas, formativas e de pesquisa. Quais são as metodologias historicamente utilizadas nos estudos de gênero e nos feminismos, quais achados contemporâneos e locais podem permear as Artes da Cena, e conversamente como práticas teatrais feministas podem contribuir para os feminismos como movimentos sociais? A hipótese é que os estudos de gênero e os feminismos em diálogo com as Artes Cênicas podem contribuir na elaboração de dramaturgias e espetáculos, gerando práticas de criação cênica e conteúdos bibliográficos. Miranda, Lyra e Jacobs, que compõem este projeto, são pioneiras nas pesquisas acadêmicas ao entrelaçar as práticas teatrais aos estudos de gênero e feminismos. Miranda estabeleceu a primeira pesquisa acadêmica no Brasil na área em 2006 na UDESC e a partir de 2008 no PPGT da UDESC. Os PPGs da UDESC e da UERJ, têm sido fertilizados por pesquisas teóricas e práticas, publicação de artigos, livros, organização de mostras, seminários temáticos. Observa-se a consolidação dessas ações na Associação Brasileira de Pesquisa em Artes Cênicas com a fundação do Grupo de Trabalho (G.T.) Mulheres da Cena em 2018 pelas profas. Miranda e Lyra junto às colegas Dodi Leal (UFSB), Lucia Romano (UNESP) e Lígia Tourinho (UFRJ). Ainda destacamos as orientações no PPGT da Dra. Franzoni no campo da antropologia, gênero e teatro e pesquisadoras que trazem para o teatro as vivências dos movimentos sociais como é o caso da Dra. Polidoro e das Mestras Costa e Santos. Esse breve histórico indica um campo de produção acadêmica consistente na área investigada, do qual as pesquisadoras deste projeto são protagonistas e pioneiras.
Instituição/UF/País:
Universidade do Estado de Santa Catarina - SC - Brasil
Vigência:
Mon Feb 26 00:00:00 BRT 2024-Sun Feb 28 00:00:00 BRT 2027
Maria Caramez Carlotto
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Sociologia
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Currículo
Título do Projeto:
determinantes da politização feminina: uma análise da trajetória social, política e escolar das deputadas federais eleitas em 2022
Resumo:
O projeto propõe analisar a trajetória de mulheres que se elegeram deputadas federais em 2022, identificando determinantes do seu processo de politização. A pesquisa parte da literatura que constata o déficit de representatividade de raça e gênero na política institucional brasileira, mas busca inverter o olhar predominante dos limites para os determinantes da politização feminina, bem como de trajetórias bem-sucedidas de mulheres na política, inclusive de mulheres negras. Para tanto, a pesquisa se desdobra em três eixos. O primeiro busca analisar o peso dos determinantes sociais, em particular a experiência de classe, raça e gênero no processo de engajamento político de mulheres. O segundo analisa os determinantes propriamente políticos, com foco na relação dessas mulheres com partidos políticos e movimentos sociais que se fortaleceram na última década, em especial o movimento negro, feminista e o (neo)conservadorismo. Por fim, um terceiro eixo analisa os determinantes culturais, expressos na relação entre escolarização feminina e política, com foco no impacto da trajetória escolar na entrada e permanência na vida política. A hipótese central é que o processo de engajamento das mulheres na política institucional varia conforme a origem social (determinantes sociais) e o processo de politização stricto sensu (determinantes políticos), mas todas as trajetórias têm em comum o peso da hiperescolarização relativa. Metodologicamente, a pesquisa consiste em: 1/ caracterizar, por meio de estatísticas descritivas baseadas em dados do TSE, o perfil das mulheres candidatas ao cargo de deputada federal na eleição de 2022, comparando com o perfil de homens candidatos na mesma eleição; 2/ caracterizar, por meio de estatísticas descritivas baseadas em dados do TSE, o perfil das mulheres eleitas deputadas federais em 2022, comparando com o perfil de homens eleitos; 3/ reconstruir, por meio de entrevistas qualitativas, a trajetória das deputadas federais eleitas em 2022.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do ABC - SP - Brasil
Vigência:
Thu Dec 07 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Maria Carmen Aires Gomes
COORDENADOR(A)
Lingüística, Letras e Artes
Lingüística
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Currículo
Título do Projeto:
enredando o caleidoscópio no debate sobre as relações entre discurso, pobreza menstrual, meio ambiente e ciência em escolas de ensino médio no brasil
Resumo:
O problema multidimensional da pobreza e dignidade menstrual em contextos brasileiros orienta esta proposta, que objetiva produzir evidências e saberes identificados em discursos sobre tal realidade, a fim de gerar subsídios para proposições de ações inovadoras para o enfrentamento dos problemas desencadeados pela falta de direitos dos corpos que menstruam em práticas escolares em 5 regiões do Brasil. Por meio da pesquisa etnográfica discursivo-crítica serão geradas as evidências científicas para a proposição de ações sobre educação menstrual em escolas, a partir de práticas de letramento crítico. Os objetivos gerais são: articular grupos de pesquisa em discurso, estudos de letramento, estudos de gênero, educação e saúde, políticas públicas críticas, por meio da formação de rede de pesquisa transdisciplinar decolonial e crítica; identificar e analisar os discursos, por meio de narrativas sobre as experiências e vivências de pessoas que menstruam sobre pobreza menstrual em práticas socioescolares em 5 regiões do Brasil; produzir evidências científicas que possam subsidiar a gestão de políticas públicas e a transferência de conhecimento sobre a pobreza menstrual; produzir eventos e práticas de letramento sobre educação menstrual em escolas da rede pública; desenvolver tecnologias sociais, de informação e comunicação para circulação dos conhecimentos produzidos na rede, incluindo cadernos de orientação para políticas públicas, formação de agenda, mini documentários, podcasts; promover a internacionalização entre as universidades e centros de pesquisa com experiência no tema.
Instituição/UF/País:
Universidade de Brasília - DF - Brasil
Vigência:
Wed Dec 06 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Maria Carolina Accioly Brelaz de Castro
COORDENADOR(A)
Ciências Biológicas
Biotecnologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
modelos cutâneos 3d imunocompetentes para estudo da leishmaniose tegumentar: desenvolvimento, testagem e aplicação
Resumo:
A leishmaniose tegumentar (LT) constitue um problema de saúde pública que afeta a produtividade e a saúde das pessoas. Existem importantes limitações no seu entendimento e tratamento e casos de resistência a terapêutica atual já foram reportados. Anualmente ocorrem cerca de 1,3 milhões de novos casos de LT no mundo com 20.000 a 30.000 mortes registradas, ameaçando populações rurais e, sobretudo no contexto atual, populações urbanas. No Brasil, as regiões Norte e Nordeste são as mais afetadas e, em Pernambuco, incide em todas as regiões, tendo tido um aumento no número de diagnósticos devido a pandemia do COVID-19. A LT pode variar desde lesões únicas na pele, autolimitadas, até múltiplas lesões ou mesmo disseminadas pelo corpo. O tratamento existente apresenta alta toxicidade, diversos efeitos colaterais e casos de resistência já foram reportados, tornando evidente a necessidade de novas abordagens terapêuticas. Em vista da complexidade que esta doença se apresenta e da limitação das terapias medicamentosas, estabelecer critérios de entendimento do seu desenvolvimento, resistência e tolerância, associando técnicas modernas de triagem de moléculas é cada vez mais desafiador. Ainda não existem trabalhos utilizando modelos dérmicos para triagem de fármacos na leishmaniose tegumentar. Dessa maneira, ao desenvolver, testar e aplicar dois modelos de pele em 3D que incluem ainda componentes imunológicos, esperamos contribuir no entendimento da doença (relação parasito x hospedeiro) e na triagem e seleção de novos compostos leishmanicidas mais eficazes e com maior eficiência
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Pernambuco - PE - Brasil
Vigência:
Tue Dec 12 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Maria Carolina Accioly Brelaz de Castro
COORDENADOR(A)
Ciências Biológicas
Parasitologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
avaliação dos mecanismos citotóxicos, supressores e metabólicos envolvidos com a imunopatogênese da leishmaniose tegumentar humana com modelos in vitro e com culturas em 3d
Resumo:
A leishmaniose tegumentar (LT) é um problema de saúde pública mundial, especialmente no Brasil. A resposta imune tem um papel crucial para cura clínica da doença ou para sua progressão, mas é pouco compreendida, e não há um consenso sobre o envolvimento das células NK, NKT e T. Essas células são associadas com mecanismos de proteção, supressão e susceptibilidade à doença. Trabalhos sugerem que essas células podem apresentar um perfil de exaustão e senescência, relacionados a uma menor capacidade proliferativa, estimulatória e maior potencial citotóxico e inflamatório, sendo associadas positivamente com o tamanho da lesão. Recentemente, estudos sobre imunometabolismo investigam essa complexidade e demonstraram que este é essencial para a regulação imune, onde o parasita é capaz de modulá-lo. Dessa forma, vamos trabalhar com pacientes e, visando complementar os estudos e gerar um melhor conhecimento das interações da Leishmania com as células, utilizaremos também um modelo inovador de organoide, avançando a compreensão da imunopatogênese da LT. A hipótese desse trabalho é que a gravidade da doença está associada a citotoxicidade, excesso de inflamação e expressão combinada de moléculas regulatórias e co-inibitórias, em células NK, NKY e linfócitos T, que reduzem a capacidade efetora celular alterando o seu metabolismo e favorecendo a sobrevivência parasitária. Considerando a ausência de trabalhos que investigam a resposta imune em pacientes com LT demonstrando a presença dessas células e simultaneamente seus marcadores, associando isso ao perfil metabólico e a interação da Leishmania com o hospedeiro em um modelo de organoide de pele imunocompetente, nosso trabalho é inédito. Faremos isso através de técnicas moleculares, imunológicas e histológicas. Este projeto ajudará na compreensão dos mecanismos citotóxicos, supressores e metabólicos da LT, fornecendo uma base científica para o desenvolvimento de novas abordagens de tratamento e de estratégias profiláticas.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Pernambuco - PE - Brasil
Vigência:
Mon Dec 04 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Maria Carolina Blassioli Moraes
COORDENADOR(A)
Ciências Agrárias
Agronomia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
identificação de novos semioquímicos de plantas e insetos e formulações para o controle eficiente de pragas agrícolas.
Resumo:
No Brasil e, na maior parte das áreas agrícolas no mundo, o manejo e controle de pragas nas culturas como soja, milho, pastagens, algodão e outras, seja no agronegócio como da pequena e média agricultura, está amplamente baseado no uso intensivo de pesticidas. Esse uso intensivo vem causando graves problemas ao meio ambiente, a saúde do homem, e aos negócios, uma vez que barreiras sanitárias impostas por países da Europa e dos EUA limitam a exportação desses produtos. Assim, o desenvolvimento de novas técnicas para manejo integrado de pragas que sejam mais sustentáveis e verdes, como o controle biológico e os semioquímicos, vem sendo cada vez mais explorado. Portanto, esse projeto pretende identificar feromônios de insetos-praga que ainda não foram, ou foram, parcialmente elucidados, como o feromônio do percevejo das pastagens Blissus sp, do curculiniodeo Euscepes postfasciatus praga da batata doce, e do percevejo barriga verde Dicereaus melacanthus praga da soja e milho. Também será realizada a prospecção de compostos voláteis das plantas hospedeiras que podem agir como atrativos ou repelentes. A meta é ter um conjunto de moléculas semioquímicas com comprovada eficácia para o manejo do comportamento dos insetos-pragas, seja para repelência e ou atração, e com estas moléculas desenvolver sistemas de controle baseado em semioquímicos. Para o desenvolvimento de uso é necessário ter métodos eficientes de aplicação dos semioquímicos, assim esse projeto também irá desenvolver sistemas de liberação lenta de semioquímicos usando bipolimeros de celulose e quitosana com formulação líquida para a aplicação por spray. Nestes estudos serão utilizadas moléculas de feromônio já identificados e que estão disponíveis no nosso laboratório, como o feromônio do percevejo marrom Euschistus heros, do percevejo Piezodorus guildinii e do percevejo do arroz Tibraca limbativentris e Oebalus poecilus.
Instituição/UF/País:
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - DF - Brasil
Vigência:
Sat Dec 02 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Maria Cátira Bortolini
COORDENADOR(A)
Ciências Biológicas
Genética
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
predição de fenótipos de comportamento adaptativos em primatas usando aprendizado de máquina
Resumo:
Nosso grupo de pesquisa obteve sucesso ao identificar variantes funcionais com significado evolutivo no sistema do neuro-hormônio oxitocina (OXT) em macacos Platyrrhini, desafiando o paradigma da conservação da OXT em mamíferos placentários. Duas dessas variantes (Pro8OXT e Val3Pro8OXT) presentes em micos e saguis (Callitrichinae), foram associadas à monogamia social, cuidado paterno e parto gemelar, fenótipos raros em primatas. Nossos estudos também revelaram co-evolução entre essas variantes e receptores cognatos, do tipo GPCRs. Demonstramos um sistema natural com relevância adaptativa, onde o ligante (Pro8OXT ou Val3Pro8OXT) pode modular diferencialmente a sinalização intracelular através da mesma GPCR (agonismo com seletividade funcional), um conceito novo e relevante incluindo para indústria farmacêutica, devido à importância das GPCRs. Nossos estudos com ratos tratados com essas variantes mostraram cuidados parentais diferentes do usual. Mas há exceções. Sapajus libidinosus possui Pro8OXT, mas é uma espécie não monogâmica, e os machos não cuidam dos filhotes. Porém são tolerantes, permitindo a observação e aprendizado de comportamentos adaptativos por jovens. Assim uma mutação pode ter um efeito altamente específico na afinidade do receptor pelo ligante e, ao mesmo tempo, alterar a estabilidade e/ou funcionalidade do complexo, requerendo mutações de acordo com pressões seletivas específicas, indicando o papel da epistase. Vale lembrar que adaptação de curto prazo dentro das populações (microevolução) depende de efeitos genéticos aditivos, enquanto as interações entre genes (epistasia) são fundamentais para a evolução de longo prazo (macroevolução). O presente projeto busca desenvolver ferramentas analíticas capazes de identificar o repertório genético por trás de comportamentos sociais táxon-específicos em primatas e também gerar dados genômicos de uma população de Sapajus libidinosus da Serra da Capivara, conhecida por sua cultura de uso de ferramentas.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
Vigência:
Wed Dec 06 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Maria Celeste Gonçalves Vidigal
COORDENADOR(A)
Ciências Agrárias
Agronomia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
melhoramento genético do feijão comum: identificação e mapeamento de loci de resistência a doenças
Resumo:
O feijão comum (Phaseolus vulgaris L.) é uma das culturas mais importantes para o consumo humano, fazendo parte da alimentação diária dos brasileiros. A produtividade média desta cultura tem sido afetada por influência de incidência de doenças. A antracnose e mancha angular, causadas pelos fungos Colletotrichum lindemuthianum e Pseudocercospora griseola, respectivamente, consistem nas principais doenças da cultura do feijão comum, causando danos expressivos na produtividade. O mapeamento de genes de resistência é fundamental em programas de melhoramento de plantas uma vez que permite o desenvolvimento de ferramentas moleculares para introdução dessas características em novas cultivares. Dessa forma, o presente projeto tem por objetivos principais: a) Mapear os genes Co-Bf, Co-Pa e Co-12 de resistência à antracnose presente nas cultivares Beija Flor, Paloma e Jalo Vermelho, respectivamente, via fenotipagem de famílias F2:3 e genotipagem utilizando o Beadchip com 11.292 SNPs e identificar genes candidatos responsável pelo controle da resistência; b) Desenvolver linhagens endogâmicas recombinantes (F2:7) do cruzamento Awauna UEM/ IPR Uirapuru com resistência genética à antracnose, arquitetura e elevada produtividade de grãos, e realizar genotipagem utilizando o Beadchip e mapear QTLs; e, c) Identificar fontes de resistência ao C. lindemuthianum e à P. griseola por meio de testes fenotípicos utilizando inoculações e ou genotipando com marcadores moleculares cultivares tradicionais coletadas em diversas regiões do Brasil. Mediante o exposto, o presente projeto tem a finalidade dar continuidade a linha de pesquisa em melhoramento do feijão comum visando a obtenção de cultivares resistentes e identificação de novas fontes de resistência à antracnose, as quais vêm sendo conduzidas pelo Programa de Pós-graduação em Genética e Melhoramento da Universidade Estadual de Maringá.
Instituição/UF/País:
Universidade Estadual de Maringá - PR - Brasil
Vigência:
Mon Dec 04 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
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