Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Libardo Andrés González Torres

Engenharias

Engenharia Biomédica
  • órgãos em um chip: implementação de metodologia de produção de chips e de testes de tratamentos farmacológicos de doenças
  • A evolução de tecnologias aplicados aos ensaios in vitro com células humanas, seja na implementação do modelo experimental ou nos processos de coleta de dados, vem possibilitando o surgimento de métodos cada vez mais aprimorados para o estudo do comportamento celular e para as análises biológicas. Os dispositivos lab on a chip surgiram nos últimos anos como uma importante ferramenta para a pesquisa celular. Apesar da evolução tecnológico e científica dos dispositivos em pesquisas biológicas e nas aplicações clínicas, a necessidade de compreender melhor a microestrutura, bioquímica, mecânica, e as funções de órgãos, além das interações célula-célula e célula-tecido, conduziram à aplicação dessa tecnologia para a mimetização dos microambientes dos órgãos do corpo humano em dispositivos únicos. Isso resultou no desenvolvimento de uma tecnologia chamada de Organ on a Chip (OoC). Os OoCs são definidos como sistemas biomiméticos utilizados para a cultura de células em um ambiente tridimensional que permite o escoamento contínuo de fluido, confinamento geométrico e controle dos estímulos do ambiente, a fim de modelar as funções patofisiológicas de órgãos humanos. Estes dispositivos trabalham em pequenos volumes, gerando testes in vitro mais eficientes e envolvendo poucas quantidades de reagentes e marcadores, tornando os processos menos onerosos. Além disso, os dispositivos OoCs proporcionam uma maior facilidade na obtenção de imagens de microscopia e no monitoramento em tempo real, o que torna possível a utilização da inteligência artificial para construção de algoritmos capazes de avaliar, em conjunto com outras ferramentas computacionais, a morfologia das células e alguns fenômenos celulares, como por exemplo a migração, proliferação. Essa abordagem científica configura os OoCs como uma potencial plataforma para estudo de tratamentos terapêuticos. Neste projeto propõe-se a implementação de metodologia para o desenvolvimento, fabricação e uso de novos dispositivos OoC.
  • Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK - MG - Brasil
  • Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Líbia de Sousa Conrado Oliveira

Engenharias

Engenharia Química
  • desenvolvimento de nanoadsorvente bioativo: estudo do potencial antioxidante, estabilidade físico-química e bioacessibilidade in vitro.
  • Compostos bioativos são substâncias antioxidantes objeto de estudo de diversos pesquisadores. Métodos tecnológicos capazes de manter esses compostos estáveis devem ser desenvolvidos pois eles são sensíveis ao calor, luz e presença de oxigênio, sendo essa a maior problemática para a utilização desses compostos nas indústrias de processamento. É também difícil mantê-los bioativos durante o armazenamento. A presente proposta objetiva resolver esses problemas desenvolvendo um bioadsorvente com dimensão nano que estabilize os bioativos e amplie as possibilidades de sua utilização. Para superar essas limitações ocasionadas pelas condições ambientais, técnicas de estabilização devem ser estudadas. Nesse contexto a adsorção pode ser um processo alternativo pois é usado na purificação de biomoléculas. Por meio da obtenção de um Adsorvente-Bioativo com dimensões nano, imobiliza-se os componentes bioativos na matriz sólida estabilizando-os sem perda da sua funcionalidade, podendo ser utilizado no processamento na forma adsorvida ou livre, quando dessorvidos. Adsorvido e misturada a alimentos, óleos ou cosméticos, devido as características nano, promove uma maior dispersão, incorporação ao meio e controle na liberação dos componentes bioativos, potencializando a eficácia antioxidante e funcional, retardando a oxidação e envelhecimento dos produtos e aumentando tempo de prateleira. Um estudo bem direcionado do processo de adsorção com adsorvente adequado fornece as melhores condições operacionais de obtenção desse complexo, para isso são necessários a aplicação dos conceitos fundamentais da adsorção, da caracterização do adsorvente e dos bioativos. Propõe-se assim desenvolver um complexo de nanocelulose bioativo obtido da celulose isolada do sorgo sacarino e os compostos bioativos extraídos da casca da jaboticaba. O nanoadsorvente pode ser usado na forma sólida nos processos industriais ou para estabilizar os componentes bioativos durante o armazenamento.
  • Universidade Federal de Campina Grande - PB - Brasil
  • Thu Mar 17 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Licia Natal Fernandes

Ciências da Saúde

Saúde Coletiva
  • papel de flavivírus específico de inseto na replicação do vírus da dengue in vitro e in vivo
  • Dentre os flavivírus de importância médica que já foram isolados no Brasil, o vírus da dengue (DENV) apresenta destaque devido às grandes epidemias. No país, além dos flavivírus de importância médica, há evidências de circulação de flavivírus específicos de insetos (ISFs), grupo conhecido por replicar apenas em células de insetos, tais como Cell fusing agent virus (CFAV), Culex flavivirus (CxFV), Aedes flavivirus (AEFV) e outros. Existe a hipótese de que mosquitos infectados por um ISF possam ser resistentes a uma segunda infecção causada por flavivírus de importância médica devido ao mecanismo de exclusão por superinfecção. Até o momento ainda há poucos estudos sobre este tópico e os resultados são controversos. Assim, o objetivo do presente trabalho será estudar o efeito de infecção primária por ISF na replicação de DENV in vitro, em células C6/36 de Aedes albopictus, e in vivo, em mosquitos Aedes aegypti. Para isso, mosquitos (Diptera:Culicidae) serão coletados no Quadrilátero da Saúde, localizado em região central da cidade de São Paulo e onde a equipe de pesquisa já detectou, recentemente, a presença de ISFs em mosquitos Aedes. Os mosquitos obtidos serão submetidos a RT-PCR e sequenciamento de fragmento do gene NS5 de flavivírus. Dentre os ISFs detectados, um será selecionado para o sequenciamento do genoma completo e para isolamento viral. Posteriormente, serão realizados os estudos de superinfecção com DENV em células C6/36 de Aedes albopictus (in vitro) e em mosquitos Aedes aegypti (in vitro), ambos previamente infectados pelo ISF selecionado. Dessa forma, os resultados obtidos poderão contribuir com o conhecimento sobre o papel dos ISFs na replicação de flavivírus de importância médica e indicar se os mesmos teriam o potencial de serem utilizados como uma ferramenta para o controle da transmissão de arbovírus patogênicos transmitidos por Ae. aegypti, tais como o vírus da dengue.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • Mon Apr 04 00:00:00 BRT 2022-Wed Apr 30 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Lídia Carla do Nascimento

Outra

Multidisciplinar
  • iv astromat - quando a astronomia e a matemática se encontram no cerrado para discutir o bicentenário da independencia do brasil
  • O projeto ASTROMAT:QUANDO A ASTRONOMIA E A MATEMÁTICA SE ENCONTRAM NO CERRADO PARA DISCUTIR O BICENTENÁRIO DA INDEPENDENCIA DO BRASIL está em sua 4ª edição. Atende cerca de 6000 pessoas anualmente e tem por objetivo principal a divulgação e a popularização da ciencia entre os moradores de 4 das 7 cidades da area de proteção ambiental da Bacia do João Leite: Campo Limpo de Goiás, Goiania, Ouro Verde e Anápolis. São abordados anualmente a Matemática, a Astronomia e o Cerrado e é feita a relação destes com a temática da SNCT de cada ano. Assim em 2022, serão realizadas exposições, oficinas, teatro, concurso de desenho e redação relativos à Matemática, a Astronomia e ao Cerrado ao longo dos 200 anos da Independencia do Brasil. Um diferencial do projeto é o envolvimento da academia, do poder público e da comunidade. Essa interação por sí só justifica a realização do projeto, visto que dessa forma a divulgação e a popularização da Ciência acontece de forma significativa. As quatro cidades envolvidas no projeto formam dois grupos distintos no que tange ao acesso à ciência, a cultura e à arte. Goiânia e Anapolis, são grandes centros com população muito grande já Campo Limpo de Goiás e Ouro Verde são cidades com cerca de 7 mil habitantes cada, com pouquissimas possiblidades de contato com a Ciência. Considerando as peculiaridades de cada grupo de duas cidades, as ações em praça publica ocorrem nas cidades menores e nas Unidades Escolares destas o atendimento é a todo o publico escolar, já Goiania e Anápolis, participam com algumas unidades escolares mas especialmente com alunos da UEG - Mestrado Profissional em Ensino de Ciências com atividades que compõem o evento. A construção do projeto se dá a muitas mãos, em razão disso vem demonstrando ano após ano que a interação entre pessoas diferentes faz com que se torne um projeto cada dia mais robusto, com raizes no respeito, na pesquisa e na atuação conjunta.
  • Secretaria da Educação de Goiás - GO - Brasil
  • Mon Sep 19 00:00:00 BRT 2022-Fri Mar 31 00:00:00 BRT 2023
Foto de perfil

Lidia Maria Marson Postalli

Ciências Humanas

Educação
  • ensino de repertório básico de leitura, escrita e matemática para pessoas com deficiência intelectual ou autismo
  • O desempenho dos alunos brasileiros está abaixo da média dos alunos em países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) nas três áreas avaliadas: ciências, leitura e matemática, o que pode ter se agravado ainda mais com a pandemia da Covid-19. Considerando a mudança de paradigma que a inclusão escolar coloca para o sistema educacional e para a sociedade, mudanças significativas nas condições de ensino e oferta de oportunidades devem ser planejadas, implementadas e avaliadas. Diante disso, o investimento em estudos que buscam desenvolver procedimentos de ensino que promovam o aprendizado de repertórios para o processo de alfabetização de pessoas público da Educação Especial se faz necessário e relevante. A proposta visa desenvolver e implementar procedimentos de ensino de repertórios acadêmicos elementares de leitura, escrita e matemática para alunos com deficiência intelectual ou autismo. Os procedimentos de ensino são planejados baseados nos princípios da Análise do Comportamento: ensino de pequenas unidades, com dificuldade gradualmente crescente; resposta ativa do aprendiz; feedback imediato; garantia de excelência em uma atividade para prosseguir; e respeito ao ritmo de aprendizagem do aluno. Os procedimentos de ensino se baseiam no paradigma de equivalência de estímulos (Sidman & Tailby, 1982) como modelo simbólico para o estabelecimento de relações de significado. A partir do paradigma, concebe-se os repertórios de leitura e escrita e de matemática como redes de relações nas quais a partir do ensino de algumas relações entre estímulos (e.g., entre palavra ditada e palavra escrita e entre palavra ditada e figura) por meio do procedimento de matching-to-sample (MTS, emparelhamento com o modelo), novas relações entre estímulos (por exemplo, entre palavra escrita e figura e vice-versa) e entre estímulos e respostas (e.g., leitura de palavras e a escrita por ditado) podem emergir, sem o ensino direto (de Souza & de Rose, 2006).
  • Universidade Federal de São Carlos - SP - Brasil
  • Wed Mar 23 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Lidiane Cristina Costa

Engenharias

Engenharia de Materiais e Metalúrgica
  • manufatura aditiva de compósitos à base de biopolímeros e fibras contínuas de vidro bioativo
  • O número crescente de intervenções para reparações ósseas devido ao aumento expectativa de vida ou de traumas por acidentes tem motivado o desenvolvimento de novos procedimentos cirúrgicos e materiais para reparações ósseas. Uma das alternativas é o desenvolvimento de scaffolds que devem mimetizar a matriz extracelular natural do osso de modo a possibilitar a ligação, proliferação e diferenciação de células. Uma das formas de se produzir scaffolds bioativos, consiste na produção de compósitos de polímero biocompatível/bioabsorvível com cargas, como biovidros. Técnicas convencionais de produção de compósitos em geral empregam elevadas temperaturas e cisalhamento que, na presença de certas biocargas, podem levar à severa degradação do polímero matriz. A degradação pode ser controlada através da redução da área superficial de contato carga/matriz e tempo de exposição do polímero fundido com as cargas bioativas. Fibras contínuas do vidro bioativo F18, foram investigadas e mostraram potencial para auxiliar na regeneração de tecidos. Neste projeto, filamentos com fibras contínuas serão obtidos através do processo de extrusão para recobrimento de fios. Scaffolds de polímero/fibras bioativas contínuas e curtas, serão obtidos por manufatura aditiva. Uma vez que, comprimento, concentração, orientação das fibras influenciam nos compósitos, modulações das propriedades mecânicas podem ser obtidas, a fim de simular o comportamento de ossos que possuem regiões esponjosas e compactas, através da impressão de estruturas contendo fibras contínuas, curtas ou particulados, sendo a impressão de filamentos com fibras contínuas e a modulação das propriedades, os desafios principais do projeto. Os scaffolds serão caracterizados em relação às propriedades mecânicas, morfológicas, reológicas, térmicas e biológicas. Logo, obter-se-á scaffolds bioativos, com morfologia controlada e que apresentem propriedades mecânicas e permeabilidade a fluídos corporais suficientes para regeneração óssea.
  • Universidade Federal de São Carlos - SP - Brasil
  • Thu Feb 03 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Lidiany Karla Azevedo Rodrigues Gerage

Ciências da Saúde

Odontologia
  • análise comparativa do microbioma de lesões de cárie dentinária profunda cavitadas e não cavitadas
  • A cárie dentária é uma das doenças orais mais prevalentes em todo o mundo, atingindo 60 a 90% das crianças e a grande maioria dos adultos. É uma doença polimicrobiana, biofilme dependente, induzida por carboidratos fermentáveis, com a acidificação promovida por bactérias considerada o principal fator ecológico da formação de lesões de cárie. No entanto, a cárie dentinária pode ser apenas parcialmente explicada por essa teoria, já que a dentina contém uma alta proporção de matriz orgânica, sugerindo que a complexa interação microbiana e disbiose também contribuam para a degradação dentinária induzida por bactérias, especialmente do colágeno. Portanto, a hipótese deste estudo é que o microbioma de lesões cariosas dentinárias não cavitadas, com pouco ou quase nenhum contato com a cavidade oral, e, portanto, sem contaminação com bactérias salivares, pode trazer informações relevantes para um melhor entendimento e manejo da cárie dentinária. Considerando que lesões em dentina coronária podem progredir rápida e silenciosamente, acarretando, se não tratadas, em pulpite e, eventualmente, infecção pulpar e necrose, conhecer a composição microbiana e metabolicamente ativa de lesões de cárie dentinárias não cavitadas e compará-la com a de lesões dentinárias cavitadas pode favorecer enormemente a elucidação da etiologia, características e natureza da cárie dentinária, facilitando a busca por melhores estratégias de prevenção e controle. Para isso, serão coletadas amostras de lesões cavitadas e não cavitadas de cárie dentinária profunda a fim de caracterizar a microbiota destas lesões através de análises de metagenômica e de metatranscriptômica, correlacionando-as com as características clínicas das lesões como dureza, coloração, profundidade, atividade, número de faces envolvidas, código ICDAS, entre outras. O microbioma de biofilme em esmalte será usado como referência e a atividade colagenolítica dos microrganismos mais abundantes nas amostras dentinárias será aferida.
  • Universidade Federal do Ceará - CE - Brasil
  • Thu Feb 03 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Lígia Amparo da Silva Santos

Ciências Humanas

Educação
  • qualificação do cuidado a pessoas com doenças crônicas não transmissíveis (dcnt) e seus fatores de risco associados no âmbito da atenção primária à saúde do sus no estado da bahia: integrando pesquisa, extensão e formação
  • Este projeto articula atividades de pesquisa, extensão e formação a partir da elaboração, implementação e avaliação de tecnologias de formação para gestores e profissionais de saúde da Atenção Primária à Saúde (APS) com vistas à qualificação do cuidado a pessoas com Doenças Crônicas Não Transmissíveis, incluindo a abordagem de fatores de risco para o seu desenvolvimento. As ações desenvolvidas no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) serão voltadas à promoção da saúde, prevenção, diagnóstico e tratamento dos usuários, considerando contextos sociais, comunitários e familiares em municípios do estado da Bahia. A proposta também constitui um prosseguimento do trabalho que está em curso intitulado QUALIFICAÇÃO DO CUIDADO A PESSOAS COM SOBREPESO E OBESIDADE NO ÂMBITO DA ATENÇÃO BÁSICA DO SUS NO ESTADO DA BAHIA: integrando pesquisa, extensão e formação, financiado pela Chamada CNPq/MS/SAS/DAB/CGAN nº 26/2018– Enfrentamento e Controle da Obesidade no Âmbito do SUS. O projeto por ora apresentado está apoiado em quatro eixos: a) Análise diagnóstica; b) Formação; c) Avaliação; d) Difusão e tradução do conhecimento. O primeiro eixo consistirá em uma avaliação situacional da qualidade do cuidado e da organização dos processos de trabalho das equipes dos municípios selecionados para este projeto, assim como das necessidades dos trabalhadores de saúde e dos gestores da APS no que se refere ao cuidado às pessoas com DCNT, com vistas a fornecer subsídios para os eixos subsequentes. O segundo eixo tem como finalidade promover cursos de formação na modalidade semipresencial apoiados em estratégias efetivas e inovadoras nas temáticas propostas deste projeto. Os cursos ofertarão 300 vagas para profissionais de saúde e gestores dos municípios selecionados de acordo com os critérios estabelecidos distribuídos em três Polos Regionais de Saúde – Sudoeste, Leste e Sul - totalizando 62 municípios de abrangência. Outras 50 vagas serão destinadas a 10 municípios situados na área de abrangência do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) do estado da Bahia. Sendo assim, serão desenvolvidas formações e módulos específicos para o cuidado a populações indígenas e quilombolas, respectivamente. Tais proposições visam a ampliação do cuidado a populações em situação de vulnerabilidade no estado da Bahia. O terceiro eixo buscará desenvolver estudos que visem avaliar os efeitos da formação sobre a reorganização dos serviços de saúde e o processo de trabalho das equipes para atenção aos usuários. Para tanto, serão desenvolvidas pesquisas com o intuito de compreender os processos formativos de modo processual, apoiando-se na pesquisa-formação e estudos qualitativos – cartografia, estudos de narrativas, dentre outras estratégias investigativas. Além disso, o processo de investigação relacionado a este eixo será realizado em três etapas: ao final do curso, seis meses e nove meses após a formação. Por fim, o quarto eixo será composto por um conjunto de estratégias de caráter transversal para promover a popularização e divulgação científica dos conhecimentos produzidos ao longo do projeto junto à sociedade, o qual se destinará a diferentes públicos de interesse, de atores da esfera pública, bem como reorientação de modelos de gestão e práticas de cuidado a pessoas com DCNT. Considerando a promoção do espaço democrático, participativo e da articulação do diálogo e de proposições interinstitucionais, o projeto prevê ainda a realização de audiências públicas e sessões temáticas junto a conselhos de controle social para discutir os resultados da experiência e explorar soluções compartilhadas que possam ser assumidas pelos diferentes atores sociais envolvidos, através da criação de um site do projeto e páginas em redes sociais. Por fim, espera-se com este projeto contribuir para desenvolvimento e divulgação de estratégias efetivas e inovadoras para o cuidado a pessoas com DCNT no contexto da Atenção Primária à Saúde no SUS.
  • Universidade Federal da Bahia - BA - Brasil
  • Wed Dec 02 00:00:00 BRT 2020-Sun Dec 31 00:00:00 BRT 2023
Foto de perfil

Lígia Carolina Oliveira Silva

Ciências Humanas

Psicologia
  • como estimular a carreira de mulheres na tecnologia: teste do impacto de um programa de liderança
  • Apesar de apresentarem maiores graus de instrução, as mulheres encontram dificuldades de inserção profissional e ocupam apenas 37,4% dos cargos gerenciais no Brasil (IBGE, 2021). A baixa prevalência e ascensão de mulheres nas áreas de Tecnologia é especialmente preocupante em função da exponencial expansão da área. Considerando as premissas da Teoria Sócio-Cognitiva de Carreira e de Teorias da Psicologia Social, compreende-se que os fatores contextuais que causam esta discrepância são perpetuados no nível individual, de forma que o contexto social pode favorecer vieses na avaliação de potencial e aspirações de carreira das mulheres. Entretanto, é possível promover o desenvolvimento de fatores pessoais, como a intenção e competência para buscar, se inserir e prosperar em cargos de liderança. A literatura sobre mulheres e liderança ainda é pouco desenvolvida no Brasil, com muitas variáveis investigadas internacionalmente carecendo de aplicação local. Testes de eficácia de intervenções são escassos na literatura da Psicologia Organizacional e do Trabalho (POT), que tem indicado a necessidade de mais estudos longitudinais e experimentais, bem como o incremento de recomendações práticas, principalmente para temas socialmente urgentes, considerando o chamado da Psicologia a contribuir com os ODS da ONU (ex.: Igualdade de Gênero e Redução das Desigualdades). Assim, o projeto visa avaliar o impacto de um Programa de Capacitação e Desenvolvimento de Liderança para Mulheres em carreiras de Tecnologias, comparando os efeitos da participação (grupo experimental) e da não-participação (mulheres desistentes do Programa) em aspectos cognitivos e comportamentais da ascensão de carreira a curto, médio e longo prazo. A análise do impacto comparado de cada intervenção, do programa como um todo e dos efeitos longitudinais contemplará uma abordagem mista de pesquisa, que consiga captar alterações cognitivas e em comportamentos de enfrentamento em relação às barreiras para a liderança.
  • Universidade Federal de Uberlândia - MG - Brasil
  • Fri Feb 11 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Ligia Regina Franco Sansigolo Kerr

Ciências da Saúde

Saúde Coletiva
  • prevalência da infeção pelo hiv, sífilis e hepatites virais e fatores associados entre adolescentes no brasil
  • O UNICEF estima que existam entre 1,1 e 2,3 milhões de adolescentes entre 10 a 19 anos vivendo com HIV. A UNAIDS relata que 1600 jovens entre 15 e 24 anos são infectados todos os dias. Na América Latina, em 2017, foram relatadas 35.000 novas infecções entre 15 e 24 anos. No Brasil, entre 2007 para 2017, a taxa entre homens com 15 a 19 anos dobrou de 3 para 7 casos/100 mil hab. O último inquérito realizado entre os conscritos (17 a 22 anos) mostrou taxa de HIV nesta população no Nordeste (0,15%) foi mais do dobro da taxa encontrada na região Sudeste (0,07%); e entre aqueles adolescentes no país que referiram sexo com homens, a taxa de aids foi 14 vezes maior que a taxa geral nacional (0,12%). O segundo inquérito realizado entre HSH com 18 anos ou mais em 12 capitais brasileiras mostrou que a prevalência de HIV entre HSH aumentou de 12.1%, em 2009, para 18,4%, em 2016. A chance dos HSH jovens (<25 anos) de nível socioeconômico (NSE) mais baixo se infectarem foi maior que os HSH mais velhos nestas mesmas condições socioeconômicas; e este grupo revelou um aumento de 4%, em 2009, para 13,6, em 2016. Pesquisa Formativa realizada entre HSH previamente ao inquérito, que empregou o Respondent Driven Sampling como método de amostragem em 2016, revelou mudanças comportamentais importantes no período compreendido entre o primeiro e segundo inquérito. Entre estes achados, homens com 18 anos ou mais referem que os adolescentes não temem mais a aids, que tem cura e que “não assustava mais ninguém”. Também mostrou mudanças nas abordagens da busca por parceiros sexuais, revelando um importante crescimento da mídia e internet como estratégias preferenciais. A internet possibilitou uma quantidade imensa de filtros que podem operar por inclusão seletiva (buscar pessoas que possuam determinadas características, orientação sexual ou interesse sexual) ou por exclusão seletiva (excluir pessoas que possuam ou deixem de possuir determinadas características) atraindo um contingente muito grande de pessoas para o domínio virtual, principalmente jovens, em busca de novas experiências ou interações. Desta forma, este projeto se propõe a estimar a prevalência do HIV, sífilis e hepatites entre adolescentes AHSH entre 15 e 19 anos, compreender os processos que levam estes adolescentes a se sentirem sob baixo risco, investigar se e como o aumento do uso de drogas ilícitas detectado em estudos anteriores poderia estar agindo no aumento da vulnerabilidade entre estes jovens AHSH. Trata-se de um estudo de corte transversal que será desenvolvido durante o período de 36 meses a iniciar-se em janeiro de 2020, em dois municípios brasileiros, a saber: Fortaleza (CE) e São Paulo (SP). A escolha destes dois municípios pode ser explicada pelas profundas diferenças socioeconômicas, demográficas e culturais que os dois representam no país A população será composta de adolescentes homens de 15 a 19 anos que fazem sexo com homens (AHSH), sendo 363 em Fortaleza e 499 em São Paulo. Serão considerados elegíveis para participarem do estudo aqueles que se enquadram na população do estudo e que cumprirem os seguintes critérios: 1) ter tido pelo menos uma relação sexual com um homem nos últimos 12 meses; 2) morar, residir ou estudar no município participante, entre outros. Os participantes serão recrutados por meio do método Respondent Driven Sampling (RDS), amplamente utilizado para vigilância em populações de difícil acesso que não podem ser acessadas aleatoriamente. Os primeiros recrutadores, chamados “sementes”, serão selecionados por conveniência (não-aleatórios) durante a pesquisa formativa. Devem ser indivíduos bem relacionados na comunidade e que possuam uma extensa rede social. As sementes devem comparecer ao local da pesquisa para responder um questionário estruturado e realizar os testes oferecidos (HIV, sífilis, hepatites B e C). Ao final, receberão três cupons contendo o horário de atendimento e o local da pesquisa em cada um dos municípios para convidar três amigos. Quando os convidados vierem, responderem o questionário e realizarem os testes receberão mais três cupons cada um para convidar seus pares e assim sucessivamente, até se atingir o tamanho amostral desejado. Quando comparecerem ao local, responderem o questionário e fizerem os exames (não obrigatório), todos receberão um ressarcimento primário de R$25,00 e quando trouxer um convidado ao local os adolescentes receberão mais um ressarcimento de R$25,00 (secundário) para transporte e alimentação. Antes desta coleta de dados, será realizada uma pesquisa formativa em São Paulo e em Fortaleza. A pesquisa formativa tem como objetivo principal delinear a logística, os procedimentos apropriados para implementar o estudo comportamental e sorológico com AHSH e explorar comportamentos da população. A análise dos dados do questionário estruturado será realizada da seguinte forma. O estimador de amostragem sucessiva (SS) de Gile será usado para gerar o peso de cada indivíduo usando o RDS Analyst. O estimador assume uma população finita que será estimada pelos pesquisadores através do processo multiplicador, distribuindo um objeto único previamente ao estudo. Após o peso obtido para as duas cidades, os bancos serão exportados para o Stata e será analisado através do módulo de análise complexa, considerando que devem ser ajustados pelos pesos obtidos. Para a análise multivariada, a estimativa da força da associação será feita através do Odds Ratio (OR) com intervalo de 95% de confiança e o efeito independente das potenciais variáveis explicativas por meio do modelo de regressão logística binomial e/ou polinomial. Como opção analítica, a força das associações poderá ser estimada pela Razão de Prevalência (RP) com intervalo de 95% de confiança, obtida por meio de regressão de Poisson, considerando a raridade do evento e o poder estatístico mínimo aceitável. As análises serão separadas pelas duas cidades e ambas serão comparadas em relação às variáveis de interesse.
  • Universidade Federal do Ceará - CE - Brasil
  • Wed Jan 01 00:00:00 BRT 2020-Sat Dec 31 00:00:00 BRT 2022
Foto de perfil

Ligia Tchaicka

Ciências Biológicas

Biologia Geral
  • bioblitz: ninguém vai ficar para trás!
  • O conhecimento, valorização e conservação da diversidade biológica é fundamental para a sustentabilidade do planeta e tema transversal entre os objetivos da Agenda 2030. Envolver as crianças e jovens com esses recursos no contexto de suas comunidades contribui também com o fortalecimento da educação de qualidade e formação de cidadãos participativos das decisões locais. Nesse sentido, propomos a realização do evento "Bioblitz" em 10 município do Maranhão. A ação será promovida por estudantes do Curso de Ciências Biológicas do Programa Ensinar e de São Luís, cientistas e educadores de diversas intuições. A preparação para o BioBlitz incluirá orientação de especialistas em biodiversidade, organização de escolas para participação e preparação de um espaço natural em cada município que sediará o evento. No dia do BioBlitz, os jovens devem registrar as espécies de sua área por meio de fotografias e compartilhá-las nas redes sociais e sites vinculados ao evento. Ao final, produziremos materiais para publicação e divulgação dos resultados.
  • Universidade Estadual do Maranhão - MA - Brasil
  • Tue Sep 13 00:00:00 BRT 2022-Fri Mar 31 00:00:00 BRT 2023
Foto de perfil

Ligia Uribe Gonçalves

Ciências Agrárias

Zootecnia
  • óleo de larvas da mosca-soldado negra como um ingrediente sustentável na nutrição animal: da piscicultura à produção de frangos de corte
  • A criação de insetos já é uma realidade ao redor do mundo e a utilização de larvas de Hermetia illucens, popularmente conhecida como “Black Soldier Fly” (BSF), na nutrição animal é uma aposta promissora pelas empresas de ração. Tendo em vista que o Brasil é o 3° maior produtor mundial de frangos e a piscicultura cresce 5,93% ao ano, a demanda por rações e ingredientes sustentáveis é uma necessidade emergente para o agronegócio brasileiro. Especificamente, o óleo de BSF (OBSF) possui valor de mercado similar ao óleo de soja e seu destino para nutrição animal não compete com o mercado de alimentos para humanos. Assim, essa proposta surge como uma iniciativa de unir e fortalecer grupos de pesquisas que trabalham com peixes e frangos como o primeiro passo para criação de uma rede de pesquisadores focados em avaliar os insetos como ingrediente sustentável para a nutrição animal brasileira. Neste contexto, nossa hipótese é que o OBSF possa ser utilizado na nutrição de tambaqui e frangos de corte de rápido crescimento, duas importantes espécies do agronegócio brasileiro. Esta hipótese é fundamentada em estudos preliminares que demonstram que OBSF é rico em ácido láurico, um ácido graxo de cadeia média preferencialmente metabolizado para a síntese de energia e, portanto, pouco utilizado para a síntese e acúmulo de gordura corporal. Portanto, os experimentos com tambaqui serão executados no INPA e os com frangos na UFLA. Cada instituição realizará os experimentos para determinação da digestibilidade energética do OBSF, seguido da determinação do nível ótimo de substituição do óleo de soja pelo OBSF (0, 25, 50, 75 e 100% de substituição) na dieta de tambaqui e frangos de corte. Serão avaliados: desempenho zootécnico, saúde e qualidade da carne dos animais. Ao final do projeto, será realizado um workshop para divulgação dos resultados obtidos a outros grupos de pesquisa, empresários e técnicos do setor de nutrição animal e alunos de graduação e pós-graduação.
  • Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - AM - Brasil
  • Fri Feb 04 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Ligia Uribe Gonçalves

Ciências Agrárias

Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca
  • biotecnologia na larvicultura de peixes para fortalecimento da aquicultura ibero-americana
  • A rede de pesquisa LARVAplus (www.larvaplus.org), financiada pelo programa CYTED, nasceu para fortalecer a produção de larvas e alevinos de peixes destinados para engorda, para aumentar a competitividade científica e tecnológica da aquicultura . Somos pesquisadores de 10 países, trabalhando em conjunto para promover o crescimento sustentável e responsável da aquicultura, bem como uma transferência transversal de conhecimentos, competências e capacidades entre centros de pesquisa, universidades e o setor industrial. É nesse contexto que estamos criando o curso “Biotecnologia na larvicultura de peixes para fortalecimento da aquicultura Ibero-americana”. Esse curso abordará temas sobre aspectos biotecnológicos fundamentais da nutrição e alimentação de larvas de peixes marinhos e de água doce, que em conjunto determinam o sucesso da transição alimentar das larvas e a qualidade dos juvenis nas pisciculturas. Com a proposta, pretendemos unir a expertise e o contato dos membros da rede LARVAplus e multiplicar o conhecimento com a criação de uma disciplina de pós-graduação que será ofertada para mestrandos e doutorandos do Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai, Colômbia, Peru, México, Equador, Chile, Portugal e Espanha. Como forma de inclusão, com os recursos disponíveis, serão contratados 2 tradutores, um para tradução simultânea do português-espanhol e outros para tradução simultânea do espanhol-português. Somado a isso, será utilizada a plataforma Conferência Web da rede nacional de ensino e pesquisa (RNP) que dará acesso online para todos os inscritos na disciplina, sem limitação de vagas. O curso terá duração de 30 horas, respeitando 3 horas diárias do horário comercial de todos os países. Esperamos que as informações contribuam para a produção de alevinos e juvenis maiores, mais resistentes e com maior taxa de sobrevivência, impactando positivamente, a cadeia produtiva de peixes Ibero-americana.
  • Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - AM - Brasil
  • Fri Dec 10 00:00:00 BRT 2021-Sun Jun 30 00:00:00 BRT 2024
Foto de perfil

Lilian Menezes de Jesus

Engenharias

Engenharia de Materiais e Metalúrgica
  • síntese e sinterização ultrarrápidas de óxidos de alta entropia utilizando campo elétrico
  • Eletrocerâmicas são materiais avançados cujas propriedades e aplicações dependem de uma combinação de fatores que incluem estrutura, composição e processamento. Esses materiais estão presentes na maioria dos aparelhos eletrônicos modernos (tablets, smartphones, etc.), estabelecendo assim um mercado multibilionário. Para acompanhar a crescente demanda tecnológica, a comunidade científica tem se dedicado a novas estratégias para o desenvolvimento de eletrocerâmicas. Neste sentido, o conceito de materiais de alta entropia, introduzido primeiramente para ligas metálicas, foi estendido recentemente para óxidos, sulfetos, boretos, nitretos e carbetos. Com estes materiais é possível obter uma solução sólida ao invés das várias estruturas cristalinas previstas no diagrama de fase dos elementos constituintes. A solução sólida pode ser estabilizada quando o termo que envolve a entropia da mistura supera a entalpia na energia livre de Gibbs do sistema. Desde a síntese do primeiro óxido de alta entropia (HEO) em 2015, HEOs têm atraído muita atenção por causa das propriedades extraordinárias que exibem, como constante dielétrica colossal e alta condutividade iônica (quando dopados com Li). Estas propriedades, ainda não completamente entendidas, tornam as eletrocerâmicas de HEOs promissoras para aplicações em capacitores cerâmicos e baterias de estado sólido. Apesar da nova e inexplorada área de pesquisa originada por estes materiais, eles são difíceis de se obter pelo método cerâmico convencional. Uma alternativa é a síntese e sinterização ultrarrápidas usando campo elétrico (reactive flash sintering). Propomos então aplicar esta técnica para a produção de eletrocerâmicas de HEOs, além da investigação dos mecanismos físicos por trás das propriedades dos materiais produzidos. O estudo combinará várias técnicas, como: avaliação do desenvolvimento de fases por difração de raios X, espectroscopia de impedância; caracterizações de corrente-voltagem; microanálise química; etc.
  • Universidade Federal de São Carlos - SP - Brasil
  • Fri Feb 04 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Lílian Neto Aguiar Ricz

Ciências da Saúde

Fonoaudiologia
  • análise comparativa da motricidade da língua durante a deglutição e da função da laringe em pacientes adultos após infecção por sars-cov-2
  • Estudos revelam que indivíduos acometidos por SARS-COV-2 tem diversas alterações, entre elas a disfagia e disfonia. Talvez haja comprometimento muscular tanto da língua quanto das funções da laringe, entretanto ainda não foi avaliada a condição muscular da língua durante a deglutição, a resistência vocal, a capacidade vital e o tempo máximo de fonação nos acometidos por SARS-COV-2 e a função de proteção da laringe, assim como a respiração. Objetivos: Comparar a motricidade da língua durante a deglutição e o desempenho funcional da laringe de pacientes adultos após infecção por SARS-COV-2. Materiais e métodos: Participarão 50 adultos, sendo 20 participantes do grupo controle e 30 que foram acometidos por SARS-COV-2. Todos serão recrutados no Pólo Covid-19 e no ambulatório do HCFMRP-USP. Após seleção dos casos por critérios de inclusão e exclusão os sujeitos serão encaminhados para a coleta da máxima contração isométrica durante a função de deglutição, por meio da análise da pressão de língua com o uso do Iowa Oral Performance Instrument (IOPI). Serão também submetidos à tarefa de resistência fonatória, utilizando-se da leitura de um texto padrão por 90 minutos. Antes da tarefa de fala será registrado a emissão prolongada da vogal “a”, para posterior extração das medidas acústicas do sistema aéreo fonatório, empregando os protocolos: capacidade vital pulmonar (CVP), tempo máximo de fonação (TMF) e a eficiência vocal (EV). A intensidade vocal será registrada com decibelímetro e a autoavaliação da percepção auditiva, tátil e cinestésica da voz com o uso de uma escala visual analógica de 100mm. Para avaliação da deglutição e da respiração será realizado o exame de videolaringoscopia. Os parâmetros a serem analisados serão: permeabilidade laríngea para a respiração, escape precoce do alimento; resíduos em faringe, penetração laríngea, aspiração traqueal da prova alimentar. As variáveis serão submetidas à tratamento estatístico adequado.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • Fri May 06 00:00:00 BRT 2022-Sat May 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Lilian Ribeiro de Rezende

Engenharias

Engenharia Civil
  • estudo avançado da fadiga de ligantes e misturas asfálticas brasileiros
  • As rodovias desempenham um papel importante na economia brasileira. Os efeitos das cargas oriundas do tráfego e as condições climáticas severas levam à degradação gradual das camadas do pavimento. Em geral, esses defeitos começam antes que o pavimento alcance sua vida útil, fato que precisa ser melhor avaliado para que as previsões de projeto realmente ocorram em campo e que esses erros sejam minimizados. Entre as principais deteriorações do pavimento, tem-se o trincamento por fadiga e a deformação permanente da camada de rolamento. No caso da fadiga, a interação entre os constituintes das misturas asfálticas é extremamente relevante para entender como os revestimentos asfálticos se comportam. E para alcançar esse entendimento, é importante que a fadiga seja avaliada em todas as escalas, passando pelo ligante, pelo mastique e pelo concreto asfáltico, por meio de técnicas que representem a realidade e permitam a obtenção de parâmetros tecnicamente confiáveis, em menos tempo e com menor custo. Assim, o presente trabalho tem como objetivo realizar estudos avançados sobre fadiga de ligantes e misturas asfálticas produzidos no Brasil em diferentes escalas. Para tanto, na escala do ligante serão realizados estudos reológicos no reômetro de cisalhamento (DSR) com amostras de dois tipos de geometrias: a amostra padrão composta só de ligante preparada entre os pratos paralelos do equipamento conforme normativas nacionais e internacionais já existentes e uma proposta inovadora com amostras de geometria cilíndrica do tipo Sand Asphalt Mortar (SAM). Na escala do mastique, serão utilizadas amostras cilíndricas do tipo Mistura Asfáltica Fina (MAF) também avaliadas em ensaios oscilatórios no DSR; já na escala da Mistura Asfáltica Completa (MAC) serão realizados ensaios do tipo Semi-Circular Bending (SCB) estático e dinâmico que ainda não são normatizados no Brasil, bem como análises numéricas dos resultados obtidos.
  • Universidade Federal de Goiás - GO - Brasil
  • Thu Feb 03 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Lilian Tonelli Manica

Ciências Biológicas

Ecologia
  • dançarinos emplumados: a evolução de exibições de acasalamento em lek nas aves
  • Elementos gestuais estão entre os mais notáveis componentes das exibições de cortejo em aves. Movimentos corporais conferem vantagens aos indivíduos com melhor desempenho por sinalizarem suas qualidades como reprodutores. Tais exibições estão sob forte seleção sexual e são marcantes em espécies cujos indivíduos se agregam em arenas para conquistar cópulas (sistema em "lek"). Embora haja um interesse crescente no estudo desses comportamentos, a compreensão sobre a evolução das exibições gestuais é incipiente. Por exemplo, existem lacunas no conhecimento sobre a importância de um aspecto chave, a consistência, ou organização, dos elementos comportamentais que compõem a exibição. Aqui propomos, pela primeira vez, incorporar métricas de consistência na investigação da evolução das exibições gestuais em aves. Testaremos as hipóteses de que a consistência da exibição depende H1) do tamanho do repertório gestual e H2) de afinidades genéticas e sociais no nível intraespecífico. Para H1, esperamos que haja maior consistência em espécies com exibições mais simples, pois estão sob menor efeito do conflito no investimento em ordenação e repertório. Para H2, esperamos maior similaridade na consistência entre indivíduos com maior afinidade (genética ou social), uma vez que tal característica pode ser hereditária ou decisória na formação de grupos de exibição cooperativa. Testaremos as hipóteses sob duas perspectivas taxonômicas. Na primeira, faremos uma investigação macroevolutiva de exibições gestuais de machos e fêmeas em 16 famílias de aves que se reproduzem em "lek". Coletaremos e analisaremos vídeos de plataformas digitais e fornecidos por colaboradores que estudam essas espécies. Na segunda, estudaremos o parentesco e interações sociais do tangará (Chiroxiphia caudata, Pipridae), cujos machos cooperam na exibição de cortejo. Coletaremos tais dados por meio de captura, marcação e filmagem de indivíduos e análises genéticas de parentesco em uma população no sul do Brasil.
  • Universidade Federal do Paraná - PR - Brasil
  • Mon Apr 04 00:00:00 BRT 2022-Wed Apr 30 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Liliana de Oliveira Rocha

Ciências Agrárias

Ciência e Tecnologia de Alimentos
  • efeito do plasma de descarga de arco deslizante no controle de fungos associados ao processamento de sucos na indústria de alimentos
  • A deterioração de bebidas por fungos filamentosos é um problema recorrente na indústria de alimentos, resultando em perdas econômicas significativas. A contaminação pode estar associada à matéria-prima e perdurar na linha de processamento, ocasionando a deterioração do produto final, além de riscos à saúde, devido a potencial produção de micotoxinas por algumas espécies. A contaminação fúngica depende de diversos fatores, como adaptação ao substrato, capacidade de formar ascósporos (conferindo maior resistência aos tratamentos térmicos e sanitizantes) e a capacidade de formação/aderência a biofilmes. As micotoxinas podem estar presentes na matéria-prima e são, geralmente, estáveis ao processamento. Ademais, podem ser produzidas após o processamento por fungos termorresistentes. Nesse contexto, o plasma não térmico de descarga de arco deslizante (PDAD) é considerado uma tecnologia emergente e sustentável que, pela formação de espécies reativas de oxigênio e UV, proporcionam danos celulares aos micro-organismos, tratando superfícies sem deixar resíduos. Adicionalmente, PDAD também pode ser útil na degradação de micotoxinas. Diante disso, a presente proposta tem como objetivo avaliar o efeito do PDAD no controle de Alternaria spp., Paecilomyces spp. e Penicillium spp. isolados de linhas de processamento e associados à deterioração de sucos de goiaba, maçã, laranja e tomate. Pretende-se verificar a atividade do PDAD nos fungos, pelo crescimento nas matérias-primas e em aço inoxidável, bem como perfil de SNP’s gerados no DNA fúngico. Além disso, será avaliado o potencial de degradação das micotoxinas patulina, alternariol, alternariol monometil éter e ácido tenuazônico formadas nas matérias-primas tratadas. É importante salientar que essa proposta tem caráter inovador visto que, em condições adequadas, essa tecnologia poderá ser utilizada na indústria de alimentos para a prevenção e controle da contaminação fúngica de matérias-primas potencialmente susceptíveis.
  • Universidade Estadual de Campinas - SP - Brasil
  • Thu Feb 03 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Liliana Vasconcellos Guedes

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • ensino da administração pós-pandemia: novas práticas e resultados da utilização de metodologias ativas de aprendizagem
  • Em um mundo de crescente digitalização e automação, ganha importância o desenvolvimento de competências difíceis de serem automatizadas, como colaboração, criatividade (McKinsey, 2017), inovação, pensamento crítico, comunicação e responsabilidade social (Bialik & Groff, 2015). A formação do trabalhador do futuro requer uma mudança da abordagem de ensino expositivo centrado no professor para uma perspectiva centrada no estudante, utilizando atividades práticas e experienciais, gamificação (Bonesso et al., 2020), caso de ensino (Casanovas et al, 2021), aprendizagem baseada em projetos (Arbelaitz et al, 2015) e service-learning (Chen et al, 2018). Esta pesquisa tem como objetivo analisar a utilização de metodologias ativas de aprendizagem no ensino da administração pós-pandemia, incluindo (a) a identificação de novas práticas e (b) a avaliação dos resultados de aprendizagem dos estudantes. O projeto está organizado em 5 sub-projetos, que abordam diferentes metodologias ativas (gamificação, service-learning, aprendizagem baseada em projetos de empreendedorismo) e níveis de ensino (técnico e superior). A pesquisa empírica envolve abordagens de pesquisa qualitativa e quantitativa, utilizando os seguintes métodos de coleta de dados: experimento, estudo de casos múltiplos, aplicação de questionário pré e pós intervenção, entrevistas semi-estruturadas, análise de documentos e métodos mistos. O projeto resultará na produção de cinco artigos científicos, na organização de um evento para divulgar os resultados do projeto de pesquisa e na criação de um website sobre Metodologias Ativas de Aprendizagem. Este projeto de pesquisa está vinculado ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável número 5, “Educação de Qualidade”, na medida em que contribui com a identificação de novas práticas na utilização de metodologias ativas de aprendizagem e com a avaliação dos resultados de aprendizagem, permitindo indicar caminhos para o aprimoramento do processo de ensino e aprendizagem.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Liliane Damaris Pollo

Engenharias

Engenharia Química
  • desenvolvimento de biofilmes com atividade antibacteriana e antifúngica para prevenção de infecções relacionadas à assistência à saúde (iras)
  • As Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS) constituem um grande problema de saúde pública. Um meio de preveni-las é o uso de filmes ou coberturas (para cateter ou áreas de pele submetidas à pressão) contendo agentes antimicrobianos. Os filmes comerciais disponíveis, apesar de eficientes, são fabricados a partir de materiais sintéticos de elevado custo e geram resíduos tóxicos de difícil tratamento. Neste contexto, pretende-se investigar a produção de biofilmes a partir de polissacarídeos, incluindo quitosana e pectina, em combinação com óleos essenciais, aproveitando as propriedades antimicrobianas e cicatrizantes dos primeiros e antimicrobianas, anestésicas, antiinflamatórias e calmantes dos últimos. Além disso, o potencial de uso nesta aplicação será avaliado para novas formulações de poliuretanos (PUs) de base natural, livres de isocianato e com potencial de biodegradabilidade. Apesar da produção de filmes a partir destes materiais já ser estudada na área médica, ainda carece de estudos sistemáticos sobre correlações entre composição, processamento e propriedades finais dos filmes e a sua aplicação para o uso desejado. No tocante à metodologia a ser empregada, deve-se destacar: (i) sistematização da geração de conhecimento e informação entre os diferentes membros da equipe multidisciplinar formada; (ii) análise dos fatores que afetam a produção e propriedades finais dos biofilmes e filmes de PU produzidos (incluindo análise termodinâmica da estabilidade e miscibilidade dos componentes das formulações, avaliação da correlação entre composição e propriedades finais (reológicas, físico-químicas, mecânicas e microbiológicas); (iii) uso de produtos comerciais como referência na avaliação de potencial real de aplicação. Espera-se, assim, gerar conhecimento e tecnologia nacional para a produção sustentável de filmes para prevenção de IRAS, que possa contribuir para a humanização da saúde e inclusão social via redução de custos de produção e descarte.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • Thu Mar 17 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Liliane de Jesus Bittencourt

Ciências da Saúde

Saúde Coletiva
  • enfrentamento das iniquidades em saúde, no contexto da pandemia de covid-19, a partir das vivências e dos saberes produzidos pelas comunidades tradicionais em salvador e região metropolitana
  • Ao longo da história, a população negra adotou formas de resistir às opressões produzidas pelos colonizadores. A formação dos quilombos e dos terreiros de Candomblé são espaços que expressam a manifestação desta resistência. A cosmovisão existente nestes espaços, no que concerne ao modo de vida, às relações de grupo e ao modo de lidar com o meio ambiente e com o sagrado delineiam formas particulares de compreender e promover cuidados com a saúde. A consideração destas diferentes formas de sentir e as necessidades de cuidado são, por vezes, ignoradas nos planejamentos e práticas de saúde por parte dos profissionais e gestores. Embora, no Brasil, o SUS defenda a equidade como um dos seus princípios doutrinários, a diversidade ainda não se configura como uma premissa assegurada nas ações de saúde. A negligência da atenção à saúde expressa pela dificuldade de acesso, manejo de cuidado dissociado das demandas sociais e culturais, ausência de informações nas fichas e prontuários, a falta de toque, da escuta e do olhar aos usuários, configura um cenário de vulnerabilidades ao qual esta população está submetida. Outro aspecto a ser levado em consideração é o fato da população negra ser majoritariamente a usuária do SUS, compondo 80% de seu público. Essa pesquisa visa colaborar para o enfrentamento das iniquidades na rede de atenção à saúde, a partir do olhar e das estratégias identificadas pelas comunidades tradicionais e povos de terreiros usuários do Sistema Único de Saúde, proporcionando a participação popular e a valorização do saber científico. O processo investigativo ocorrerá a partir de encontros com essas comunidades no intuito de aproximação com as suas necessidades de saúde e as estratégias de enfrentamento das iniquidades em saúde, no contexto da COVID-19. Serão realizados grupos focais e oficinas. Nestas, ocorrerá a troca de saberes com o objetivo de produzir material instrutivo a ser divulgado e disponibilizado aos gestores e profissionais de saúde.
  • Universidade Federal da Bahia - BA - Brasil
  • Fri Feb 25 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Liliane Faria da Silva

Ciências da Saúde

Enfermagem
  • simulação clínica no preparo de familiares de crianças com necessidades especiais de saúde em processo de alta hospitalar
  • As crianças dependentes de tecnologia e de cuidados de saúde, denominadas Crianças com Necessidades Especiais de Saúde (CRIANES), quando no domicílio, demandam cuidados contínuos e complexos, constituindo-se em desafios para os seus cuidadores familiares. Para promover a transição de CRIANES do hospital para casa é necessário pensar no preparo da família, de modo processual e gradual, envolvendo os cuidadores, respeitando seus conhecimentos e saberes. Neste sentido, se faz necessário o desenvolvimento de estratégias que favoreçam o protagonismo dos cuidadores. A técnica de simulação clínica, muito usada por profissionais e acadêmicos da área de saúde no contexto do ensino, pode ser promissora no preparo dos familiares de CRIANES para o cuidado domiciliar, pois favorece a representação de situações da vida real em ambiente controlado e sem riscos à saúde das crianças. Quando se fala na simulação clínica como proposta de capacitação e treinamento de familiares cuidadores de pacientes com cuidados clínicos complexos, há poucas produções cientificas a nível nacional e internacional. Neste sentido, questiona-se: os cenários simulação clínica são válidos como estratégias para o preparo dos familiares de CRIANES no processo de alta hospitalar? Assim, o objetivo geral é construir e validar cenários para uso da simulação clínica no preparo dos familiares de CRIANES no processo de alta hospitalar. Metodologia: pesquisa do tipo metodológica que será realizada em seis etapas: estimativa da prevalência e classificação das CRIANES por meio de estudo transversal, construção dos roteiros dos cenários de simulação clínica, validação dos roteiros por juízes especialistas utilizando índice de validade de conteúdo, adequação dos roteiros, aplicação dos cenários com os familiares e validação dos cenários pelos familiares utilizando índice de validade de conteúdo. Coleta de dados em ambiente virtual, com juízes especialistas, e presencial, nos laboratórios de simulação, com familiares.
  • Universidade Federal Fluminense - RJ - Brasil
  • Thu Mar 24 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Liliane Nebo

Ciências Exatas e da Terra

Química
  • as plantas medicinais do cerrado: importância, potencialidades e aplicações
  • O Brasil apresenta uma imensa biodiversidade de plantas medicinais, porém, muito dessas informações se perderam ao longo de história, mostrando assim, uma necessidade crescente de resgate desses dados. Atualmente, as plantas medicinais vem se destacando no tratamento de diversas doenças e para fins terapêuticos e, segundo a OMS, 80% da população utilizam plantas para tratamento de doenças e para amenizar sintomas. Aliado ao fato de que grande parte das plantas do cerrado são utilizadas pela cultura popular no uso terapêutico, poucos trabalhos sobre suas composições químicas e princípios ativos são encontrados na literatura, mostrando assim, a real importância da caracterização química de plantas medicinais quanto as suas propriedades, segurança e eficácia, e o potencial econômico das plantas provenientes desde bioma. Neste contexto, o Cerrado brasileiro possui um arsenal farmacêutico devido a sua diversidade botânica. Todavia, o potencial biológico de diversas espécies do Cerrado foi pouco explorado, sendo uma ótima opção na busca de novos fármacos. O estado de Goiás constitui um importante polo da indústria farmacêutica, necessitando constantemente de recursos humanos qualificados em nível de graduação e pós-graduação e desenvolvimento tecnológico. Assim, esse projeto apresenta diferentes vertentes, dentre elas, apresentar às alunas do Ensino Básico as habilidades do Curso de graduação em Química, integrar e incentivar, as alunas de Graduação em Ciências Exatas e alunas do Ensino Básico, atuarem na área da Química, através do estudo de plantas medicinais do Bioma Cerrado e promover a integração entre a comunidade universitária e a comunidade.
  • Universidade Federal de Goiás - GO - Brasil
  • Sat Dec 01 00:00:00 BRST 2018-Sat Dec 31 00:00:00 BRT 2022
Foto de perfil

Liliane Viana Pires

Ciências da Saúde

Nutrição
  • avaliação da efetividade de uma intervenção nutricional baseada no grau de processamento dos alimentos para o controle metabólico de indivíduos com diabetes mellitus tipo 2 assistidos pela atenção primária à saúde do estado de sergipe
  • O crescimento do número de casos de diabetes mellitus tipo 2 no mundo é alarmante e está associado com o aumento da prevalência de obesidade e seus determinantes. O deficiente controle metabólico no diabetes mellitus tipo 2 é responsável pelas complicações graves com a consequente redução da qualidade de vida desses indivíduos. Dessa forma, a terapia nutricional dessa doença tem papel central para o controle metabólico e redução do risco das complicações associadas ao deficiente controle da mesma. Nessa perspectiva, as orientações apresentadas no Guia Alimentar para População Brasileira podem ser utilizadas como proposições para melhores escolhas alimentares pelo público com diabetes mellitus tipo 2, norteando de acordo com o grau de processamento dos alimentos. Dessa forma, este estudo tem como objetivo avaliar a efetividade de uma estratégia nutricional baseada no grau de processamento dos alimentos para o controle metabólico de indivíduos com diabetes mellitus tipo 2 assistidos pela Atenção Primária à Saúde do Estado de Sergipe. Para isso, será desenvolvido um estudo longitudinal com intervenção, de abordagem quali-quantitativa, com indivíduos com diabetes mellitus tipo 2, idade acima de 20 anos, de ambos os sexos, assistidos pela Atenção Primária do Sistema Único de Saúde, nas sete macrorregionais de saúde do Estado de Sergipe. Será elaborado e validado um instrumento de avaliação da qualidade da alimentação desse público. Inicialmente serão mapeadas as estratégias utilizadas pelos profissionais nutricionistas para o controle metabólico desse público. Em seguida, uma intervenção nutricional baseada no grau de processamento dos alimentos por meio de ações de educação alimentar e nutricional como estratégia para melhorar o controle metabólico dos indivíduos com diabetes mellitus tipo 2 por um período de seis meses será realizada. O risco metabólico será avaliado por meio de aferições antropométricas e dosagens de marcadores glicêmicos e lipídicos, antes e após a intervenção. Os resultados serão apresentados em medidas de tendência central e frequências absoluta e relativa. Para avaliar o efeito da intervenção sobre os parâmetros do risco metabólico serão aplicados os testes t-Student para amostras dependentes ou Wilcoxon, conforme a normalidade dos dados. Análises exploratórias dos dados serão realizadas considerando idade, sexo, condições socioeconômicas, local de residência (rural/urbano), tempo de diabetes, qualidade da alimentação, entre outras. Será considerando nível de significância de 5%. Este estudo será submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de Sergipe. Espera-se que a partir dos resultados desse estudo, estratégias nutricionais baseada no grau de processamento dos alimentos possam ser utilizadas não somente para prevenção do desenvolvimento de diabetes mellitus tipo 2, mas também para o controle metabólico desse público.
  • Universidade Federal de Sergipe - SE - Brasil
  • Tue Feb 09 00:00:00 BRT 2021-Tue Feb 28 00:00:00 BRT 2023
Foto de perfil

Lina Paola Garces Negrete

Engenharias

Engenharia Elétrica
  • planejamento espacial de redes de distribuição de energia elétrica considerando recursos energéticos distribuídos
  • Os recursos energéticos distribuídos (DER-Distributed Energy Resources) têm demandado atenção das concessionárias, planejadores e operadores de rede, devido ao seu alto potencial tecnológico, benefícios econômicos e impactos operacionais. No entanto, esses recursos podem produzir mudanças nos processos tradicionais de planejamento e operação. Os DER são compostos por geração distribuída (GD), armazenamento de energia em baterias, veículos elétricos, projetos de eficiência energética e/ou gerenciamento pelo lado da demanda. Neste projeto, o escopo da análise é restrito à expansão da instalação de GD conectada à rede, estações de recarga para veículos elétricos e sistemas de armazenamento de energia. Desde sua concepção, os DER têm uma distribuição dispersa na rede, sendo possível o uso de sistemas de informação georreferenciadas (GIS - Geographic Information Systems) para identificar a concentração desses recursos nas zonas urbanas. Por outro lado, a introdução dos DER impacta as redes de distribuição em estado normal e em estado de contingência. Portanto, torna-se relevante considerar sua alocação na contribuição dos níveis de curtos-circuitos esperados, pois eles podem impactar na sensibilidade da lógica de proteção da rede. Considerando o exposto acima, propõe-se uma metodologia para o planejamento espacial a longo prazo de redes de distribuição na presença de DER. Essa metodologia será desenvolvida em ambiente GIS, de modo a caracterizar as restrições relacionadas com a expansão espacial heterogênea dos DER na rede. E, por último, os incrementos nos níveis de corrente de curto-circuito devido aos DER serão considerados na criação de novas topologias para o planejamento a longo prazo. A modelagem do problema será formulada através otimização matemática multiobjetivo e serão desenvolvidos algoritmos de solução baseados em Meta-heurísticas, especificamente, versões híbridas dos Algoritmos Genéticos e baseados em Particle Swarm Optimization (PSO).
  • Universidade Federal de Goiás - GO - Brasil
  • Wed Mar 23 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Lindomar de Jesus de Sousa Silva

Ciências Humanas

Sociologia
  • cooperativismo: desafios e oportunidades para a consolidação de uma sociedade bioeconômica e sustentável na amazônia.
  • O projeto Cooperativismo: desafios e oportunidade para a consolidação de uma sociedade bioeconômica e sustentável na Amazônia, busca, entre outras perguntas, responder se as cooperativas rurais do Amazonas possuem condições para aproveitar as oportunidades que emergem das pressões nacionais e internacionais por politicas privadas e publicas de sustentabilidade e de bioeconomia? A bioeconomia constitui-se em oportunidade de gerar valor socioeconômico na Amazônia com a floresta em pé. Seu diferencial está em não trabalhar a comoditização de produtos como o açaí e a castanha, por exemplo, mas de agregar valor ao produto, promovendo a geração de emprego e renda na região. Neste contexto as cooperativas surgem como organizações coletivas capazes de: 1) Incluir como as comunidade tradicionais amazônicas, que possuem enorme heterogeneidade dentro de cada categoria sociocultural; 2) Organizar junto às comunidades amazônicas um conjunto de atividades econômicas relacionadas às cadeias produtivas baseadas no manejo e cultivo da biodiversidade nativa; e 3) A cooperativa constitui-se em uma forte estratégia de desenvolvimento sustentável, capaz de reverter o processo de êxodo rural e emprobecimento das comunidade amazônicas tendo como matéria prima seus recursos naturais. As cooperativas amazônicas podem gerar inclusão social, reduzindo as desigualdades sociais e valorizando o saber dos povos indígenas e das populações tradicionais, ou o chamado etnoconhecimento. Nesse sentido, o cooperativismo contribui para a concretização de uma sociedade bioeconômica, que vai além da dimensão econômica, favorecendo outras dimensões da sustentabilidade. É com essa compreensão que o presente projeto vai investigar e analisar como as cooperativas rurais amazonenses aproveitam as oportunidades das politicas privadas e publicas de sustentabilidade e de bioeconomia para aprimorar suas estruturas nas comunidades amazônicas, superar o déficit da tecnologia, inovação e capital humano.
  • Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - AM - Brasil
  • Thu Nov 17 00:00:00 BRT 2022-Sat Nov 30 00:00:00 BRT 2024
Foto de perfil

Lindomar José Pena

Ciências Biológicas

Microbiologia
  • reposicionamento de fármacos e validação de compostos líderes contra a principal protease e a rna polimerase dependente de rna do sars-cov-2
  • A pandemia de Covid-19, causada pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2), criou uma ameaça à população mundial. A indisponibilidade de vacinas e terapias específicas exige esforços neste sentido. A principal protease (3CLpro) e a RNA polimerase dependente de RNA (RdRp) de SARS-CoV-2 desempenham um papel crítico durante a propagação do vírus e, portanto, representam um alvo crucial para o reposicionamento e descoberta de fármacos. Nesta proposta, propomos “Reposicionamento de fármacos e validação de compostos líderes contra a principal protease e a RNA polimerase dependente de RNA do SARS-CoV-2” usando biologia computacional, química sintética, e abordagens biológicas in vitro e in vivo para identificar potentes inibidores contra o SARSCoV-2. Uma biblioteca de drogas aprovadas pelo FDA e ativos fitoquímicos serão selecionados e validados usando ferramentas computacionais. Além disso, os compostos identificados e compostos líderes previamente identificados pelos pesquisadores integrantes serão validados e testados empregando dinâmica molecular e simulação, métodos bioquímicos, e estudos in vitro e in vivo dos compostos líderes. Estudos farmacogenômicos/ epigenéticos dos principais compostos serão realizados para entender suas propriedades farmacocinéticas e farmacodinâmicas. Esta proposta nos ajudará no desenvolvimento de um candidato a fármaco contra a SARS-CoV-2, visando especificamente a protease principal e a RNA polimerase dependente de RNA. Acreditamos que o resultado desta proposta auxiliará médicos e pesquisadores a desenvolver uma abordagem terapêutica para Covid-19. Esta proposta combinada do BRICS iniciou-se alguns anos atrás com uma colaboração de pesquisa conjunta. Os colaboradores indianos, russos e brasileiros já publicaram vários trabalhos de pesquisa colaborativa, incluindo artigo publicado recentemente sobre SARS-CoV-2 “Discovery of New Hydroxyethylamine Analogs against 3CLpro Protein Target of SARS-CoV-2: Molecular Docking, Molecular Dynamics Simulation, and Structure–Activity Relationship Studies” no Journal of Chemical Information and Modeling, um periódico científico revisado por pares publicado pela American Chemical Society
  • Fundação Oswaldo Cruz - PE - Brasil
  • Wed Apr 07 00:00:00 BRT 2021-Sun Mar 31 00:00:00 BRT 2024
Foto de perfil

Lindomar José Pena

Ciências Biológicas

Microbiologia
  • articulação entre o serviço de verificação de óbitos (svo), sistema de vigilância epidemiológica e laboratórios de saúde pública e pesquisa para diagnóstico de arboviroses com desfecho fatal.
  • Arbovírus transmitidos por mosquitos, como os vírus chikungunya (CHIKV), dengue (DENV) e Zika (ZIKV), se espalharam rapidamente pelo globo nos últimos anos, causando surtos em larga escala em países do hemisfério sul, incluindo o Brasil. O CHIKV causa uma doença febril caracterizada por início súbito, dor nas costas, dor de cabeça, fotofobia e erupção cutânea. Diferentemente da febre DENV e ZIKV, a infecção por CHIKV está associada a altas taxas de infecções sintomáticas e a poliartralgias recorrentes, que podem ser incapacitantes. A dengue é a doença arboviral mais prevalente em humanos em todo o mundo. Em 2015 e 2016, o Estado de Pernambuco teve um aumento significativo de mortes de indivíduos que tiveram resultado positivo para CHIKV. O mesmo aconteceu em outros estados do país. Em muitos desses casos, não foi possível verificar a relação com infecção por falta de dados clínico-epidemiológicos e da fisiopatogenia viral. Em um levantamento realizado pelo Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL), um sistema de dados do Ministério da Saúde usado pelos LACEN, foi detectado a presença do genoma do CHIKV na maioria das amostras de vísceras submetidas, mas casos de ZIKV, DENV e coinfecções por esses arbovírus também foram detectados. Muitos desses casos ainda estão sendo analisadas pelas Secretarias de Saúde Estaduais(SES), que têm tido muita dificuldade no encerramento desses casos, apesar da positividade encontrada nas vísceras desses pacientes. No Brasil, também há uma escassez de estudos objetivando caracterizar as alterações imunológicas e as características genéticas e as possíveis variações moleculares que possam estar associadas à virulência. Essa informação é de suma importância para o monitoramento de variações no genoma viral que possam estar associadas à adaptação do vírus a novos vetores, virulência e evolução da doença, ainda mais quando estamos diante de tantos casos fatais possivelmente associados à infecção por arbovírus. Diante do disposto, pretendemos contribuir para a compreensão da fisiopatogenia da infecção letais por arbovírus em humanos através da caracterização clínica, epidemiológica, imunológica e viral dos casos de óbitos ocorridos de 2015 até o fim deste projeto em Pernambuco, Goiás e Mato Grosso, com objetivo de identificar fatores virais e/ou do hospedeiro associadas à evolução grave e fatal da doença. Os resultados e produtos gerados neste projeto poderão ser apropriados e incorporados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), contribuindo para a melhoria da qualidade dos serviços prestados e redução da morbidade e mortalidade relacionadas às arboviroses.
  • Fundação Oswaldo Cruz - PE - Brasil
  • Thu Jan 02 00:00:00 BRT 2020-Tue Jan 31 00:00:00 BRT 2023
Foto de perfil

Lindomar Maria da Silveira

Ciências Agrárias

Agronomia
  • obtenção de linhagens avançadas de melão, melancia e abóbora resistentes a estresses bióticos e abióticos e com elevada qualidade nutricional.
  • As cucurbitáceas, melão, melancia e as abóboras desempenham um papel importante na economia brasileira, particularmente para a região Nordeste, sendo essa região responsável por quase 100% da produção do melão exportado no país e com expressiva produção de melancia e abóboras. Contudo os genótipos comerciais apresentam uma base genética estreita, o que pode deixar a cadeia produtiva vulnerável quanto à suscetibilidade a estresses bióticos e abióticos, bem como a mudanças no hábito alimentar dos consumidores. Por outro lado, a variabilidade existente nas espécies para todas as características de interesse, permite desenvolver novos cultivares para superar esses gargalos. De outra parte, é necessária a seleção de genótipos uniformes para as características desejadas, bem como o desenvolvimento de produtos para fortalecer a cadeia produtiva de forma sustentável. Assim, o objetivo da proposta é a obtenção de linhagens avançadas de melão, melancia e abóbora resistentes a estresses bióticos e abióticos e com elevada qualidade nutricional. Para tanto, será utilizado germoplasma conservado na UFERSA, sendo que o mesmo foi avaliado anteriormente e apresentou variabilidade para as características requeridas com a proposta. Para o melão serão desenvolvidas e avaliadas linhagens resistentes ao oídio, raça 3.5 e a mosca minadora. A melancia será estudada visando avançar linhagens resistentes aos vírus PRSV-W, WMV e ZYMV e oídio. As abóboras serão selecionadas para resistência a patógenos de solo visando desenvolver porta-enxertos para melão e melancia, bem como para uso direto. Também serão selecionados genótipos com elevado teor de carotenoides, particularmente beta caroteno. As três espécies serão avaliadas para qualidade de frutos. Para as três culturas, os experimentos serão realizados em campo e em laboratório na UFERSA com delineamento e número de repetições adequado para seleção de cada característica, bem como com o número de genótipos variável por espécie.
  • Universidade Federal Rural do Semi-Árido - RN - Brasil
  • Mon Feb 07 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Lindon Fonseca Matias

Ciências Humanas

Geografia
  • uso real versus uso formal da terra na amazônia maranhense: avaliação das condicionantes para o desenvolvimento sustentável
  • A Amazônia Maranhense é composta por 108 municípios, possui uma extensão territorial de 81.208 km2 e constitui um dos espaços geográficos mais dinâmicos do bioma amazônico brasileiro, concentrando importantes características de biodiversidade e endemismo. A região apresenta um processo acentuado de degradação via desmatamento e outras formas de impactos ambientais. A configuração espacial das formas de uso da terra, resultando dos vários estágios em que se encontram as relações sociais de produção nas diferentes localidades, como marca do desenvolvimento histórico desigual e combinado das relações capitalistas de apropriação desse espaço, configuram diversificadas expressões na paisagem da região. No caso, verifica-se uma tendência de ampliação dos conflitos socioterritoriais em escala local e regional revelando um flagrante processo de manifestação das diversas estratégias dos agentes hegemônicos produtores do espaço na condução de políticas públicas ou ações privadas visando à apropriação do espaço geográfico de acordo com suas necessidades para reprodução do capital, o que ocorre em detrimento das características socioambientais da região. Este projeto tem como principal objetivo analisar o processo de produção do espaço geográfico na Amazônia maranhense, utilizando geotecnologias para processamento e análise de big data como suporte técnico e fundamentos teóricos e conceituais da citizen science, para compreensão das formas de uso reais e formais (legais) da terra, visando com isso contribuir com ações de planejamento e gestão para subsidiar políticas públicas destinadas a construção de um desenvolvimento sustentável.
  • Universidade Estadual de Campinas - SP - Brasil
  • Fri Feb 04 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Lineu Neiva Rodrigues

Engenharias

Engenharia Sanitária
  • oferta hídrica e demanda de águas verde e azul atual e futura em bacias hidrográficas do cerrado
  • Vários estudos apontam diversos riscos para o desenvolvimento da região do Cerrado, onde já se observam conflitos pelo uso de água, principalmente, nas pequenas bacias hidrográficas, onde a dinâmica da disponibilidade hídrica (oferta e demanda), nas escalas temporal e espacial, necessárias para o adequado manejo da irrigação, são desconhecidas. A região, na sua maior parte, é carente em dados e informações técnicas básicas que possam contribuir para estimativas confiáveis da demanda e da oferta hídrica. Nesse sentido, indicadores de estresse hídrico, visando classificar as diversas regiões em relação à sua disponibilidade hídrica, são estratégicos para o planejamento. Assim, este projeto objetiva: (a) estimar, por meio de modelos matemáticos, a oferta hídrica e demanda de águas verde e azul, atual e futura, para as culturas da soja, feijão, milho e trigo em bacias hidrográficas do Cerrado; (b) estimar a potencial contribuição das pequenas barragens na disponibilidade hídrica. Uma inovação será a utilização dos novos cenários do IPCC que consideram desafios socioeconômicos e novos e aprimorados modelos climáticos. O projeto visa gerar informações para subsidiar o planejamento e a gestão de água no Cerrado. Para isto, será adotado a base hidrográfica ottocodificada, de nível 5. Para avaliar a oferta hídrica, o modelo hidrológico GR5J será calibrado e validado utilizando a base de dados fluviométrico da Agência Nacional de Águas referente a 411 bacias distribuídas no Cerrado. Os parâmetros calibrados serão então regionalizados para avaliar um total de 4.531 unidades hidrológicas (ottobacias de nível 5). A demanda hídrica será avaliada por meio do modelo MSEI, utilizando a base de dados climáticos produzidos pelo INPE. Um modelo para avaliar a dinâmica da água em pequenas barragens será desenvolvido.
  • Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - DF - Brasil
  • Thu Feb 03 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Lionel Fernel Gamarra Contreras

Ciências da Saúde

Medicina
  • laboratório de nanobiotecnologia para estudos pré-clínicos.
  • A presente proposta tem como objetivo participar da seleção de laboratórios que integrarão a segunda fase do Programa Sistema Nacional de Laboratórios em Nanotecnologias – SisNANO 2.0. Que tem o propósito a disponibilização de infraestrutura laboratorial multiusuária e de acesso aberto a usuários públicos e privados para pesquisa, desenvolvimento e inovação na Área de nanotecnologia. O laboratório de Nanobiotecnologia para estudos pré-clínicos do Hospital Israelita Albert Einstein realiza estudos in vitro e no modelo animal, usando nanomateriais e evidenciando aspectos aplicados à medicina, sendo este um dos ramos mais promissores da medicina contemporânea, direcionando a busca de novas ferramentas para diagnósticos e/ou tratamentos de doenças como: Alzheimer, Parkinson, Câncer, Acidente Vascular Cerebral, entre outras, utilizando ferramentas conjuntas como a terapia celular e novos biomateriais aplicados as diversas patologias em estudos pré-clínicos e clínicos, com o propósito de avaliar o caráter teranóstico dos nanometeriais, direcionamento de drogas a alvos específicos, biodistribuição, toxicidade, implementação de novas tecnológicas terapêuticas como a magneto hipertermia entre outras. Desta forma que o grupo de nanobiotecnologia direciona os objetivos da pesquisa nesta instituição, com linhas de pesquisa definidas em (i) Nanobiotecnologia na terapia celular aplicada em lesões e doenças degenerativas; (ii) Desenvolvimento da terapia de magneto hipertermia aplicado a tumores, estudo in vitro e em modelo animal; (iii) Desenvolvimento de nanomateriais e para fins diagnósticos e terapêuticos; (iv) Desenvolvimento de modelos organ on-a-chip utilizando microfluídica para estudos oncológicos e testes de drogas; (v) Avaliação de estudos pré-clínicos longitudinais utilizando nanopartículas multifuncionais mediante técnicas de imagem molecular; (vi) Desenvolvimento de modelos computacionais preditivos, com softwares de simulações, Inteligência Artificial Acreditamos contar com profissionais com experiência na área de nanobiotecnologia, infraestrutura adequada, parque de equipamentos para os mais variados estudos, experiência na prestação de serviços e inovação tecnológica para fazer parte da rede dos Laboratórios em Nanotecnologias – sisNANO com o objetivo de oferecer atendimento a usuários externos e prestação de serviços na área de nanobiotecnologia principalmente na área de estudos in vitro e estudos pré-clínicos.
  • Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein - SP - Brasil
  • Wed Dec 18 00:00:00 BRT 2019-Sun Dec 31 00:00:00 BRT 2023
Foto de perfil

Liráucio Girardi Júnior

Ciências Sociais Aplicadas

Comunicação
  • ambientes plataformizados: dispositivos inteligentes e a nova onde de "domesticação"das tecnologias de comunicação
  • Williams (2016), ao analisar a relação entre tecnologia e forma cultural no desenvolvimento da televisão no século XX, observou que o mundo moderno produziu duas tendências que pareciam ambivalentes. De um lado, o investimento em infraestrutura de mobilidade (expansão da ferroviária, da rede elétrica e de telecomunicação) e, de outro, a construção de uma experiência privatizada, centrada no espaço doméstico (um tipo de “privatização móvel” centrada no telefone, nos jornais, revistas, rádio, televisão). O espaço doméstico foi atravessado pela confluência de novas tecnologias e transformou-se em um complexo espaço de experiências mediadas, tornando-se o foco de pesquisas centradas no processo de “domesticação” das tecnologias de comunicação. Neste projeto, será desenvolvida (1) a revisão bibliográfica sobre ambientes plataformizados e dispositivos inteligentes e (2) a revisão bibliográfica de dois tipos de análise sobre a “domesticação” das tecnologias de comunicação: a abordagem anglo-saxã e a abordagem nórdica. A partir dessas revisões iniciais, será feita uma análise de conteúdo dos principais canais de comunicação das big techs, Amazon e Alphabet, e entrevistas semiestruturadas com pesquisadores/pesquisadoras no desenvolvimento de dispositivos inteligentes, com o objetivo de verificar a hipótese de formação de uma nova onda de domesticação das tecnologias de comunicação.
  • Faculdade Cásper Líbero - SP - Brasil
  • Mon Mar 28 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Lirio Schaeffer

Engenharias

Engenharia de Materiais e Metalúrgica
  • uso da inteligência artificial para o controle e otimização dos processos de conformação mecânica de aços de ultra alta resistência
  • Este projeto tem como objetivo estudar o emprego industrial de aços que venham contribuir com a redução da emissão de CO2 e para a minimização do efeito estufa. O foco principal será a otimização dos processos de manufatura por Conformação Mecânica na fabricação de componentes de ultra alta resistência mecânica. O processamento destes aços demanda um controle minucioso das etapas de manufatura para garantir a homogeneidade e repetibilidade das propriedades mecânicas. Os avanços gerados através da implementação da Indústria 4.0 podem ser extremamente úteis para esse fim. Este projeto se propõe a empregar nos processos de manufatura técnicas como a Simulação Computacional de Processos (CAD/CAE), a Inteligência Artificial (AI), a Internet das Coisas (IoT) e gêmeos digitais. Numa primeira fase visa-se desenvolver o projeto de fabricação de componentes a partir destas novas ligas, através de análises práticas e estudos teóricos. Paralelamente, serão criadas abordagens de sensoriamento dos processos visando o monitoramento e controle dos principais parâmetros. Estes parâmetros medidos (força, deslocamento, velocidade do ferramental, temperatura, microestrura, etc.), em conjunto com fundamentos teóricos (parâmetros térmicos para avaliação das transferências de calor, coeficientes de atrito, microestrutura, etc.), irão formar um banco de dados que serão utilizados na simulação computacional dos processos analisados. Numa segunda fase, estes dados serão a base para o desenvolvimento de sistemas de assistência que auxiliarão na tomada de decisões durante os processos. As empresas poderão corrigir eventuais desvios que ocorrem na produção em “tempo real”, aplicando a técnica de Inteligência Artificial e Machine Learning, para realizar a predição dos problemas nos Processos de Fabricação e gerar a possibilidade de mitiga-los.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • Fri Feb 11 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Lis Ribeiro do Valle Antonelli

Ciências Biológicas

Imunologia
  • identificação de antígenos de plasmodium vivax e avaliação da resposta de células t-específicas nas infecções sintomáticas e assintomáticas
  • A resposta imune desencadeada durante a malária é complexa e mal compreendida. Um importante obstáculo para o entendimento desta imunidade é a ausência de cultivo do parasito e a dificuldade de obtenção de antígenos a partir de amostras clínicas, resultando na escassez de estudos sobre a resposta adaptativa contra o Plasmodium vivax. As principais questões não resolvidas acerca da imunidade celular na malária são: i) indivíduos expostos ao Plasmodium são frequentemente reinfectados e, portanto, a proteção contra este parasito não é totalmente alcançada; e ii) alguns indivíduos desenvolvem proteção clínica, se tornando assintomáticos e mantendo baixa parasitemia. A malária é caracterizada por forte inflamação com produção de altos níveis de citocinas circulantes associados à alta carga parasitária, podendo afetar a diferenciação e o funcionamento das células T. Há evidências de que células T P. vivax-específicas são geradas na malária e sua manutenção depende do microambiente antigênico e inflamatório. Assim, respostas exacerbadas como as que ocorrem na malária sintomática, podem prejudicar o desenvolvimento de respostas adaptativas eficientes. Por outro lado, na malária assintomática, onde a carga parasitária é subpatente e a inflamação está modulada, células T P. vivax-específicas poderiam ser induzidas de maneira mais eficaz, auxiliando no controle da infecção. Para melhor compreensão da resposta imune adaptativa na malária, é necessário identificar as células antígeno-específicas, seu estado de ativação, exaustão e sua especificidade antigênica. O objetivo geral deste projeto é identificar antígenos do P. vivax para os quais clones são gerados na infecção sintomática e assintomática e caracterizar a resposta antígeno-específica durante a malária, no intuito de se obter informações sobre o desenvolvimento da memória imunológica e da proteção contra o P. vivax, buscando assim novas ferramentas para diagnóstico e imunoterapia.
  • Fundação Oswaldo Cruz - MG - Brasil
  • Mon Feb 07 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Lisabelle Mariano Rossato

Ciências da Saúde

Enfermagem
  • tecnologias educativas para a inovação do cuidado materno-infantil
  • A promoção do bem-estar materno e infantil pode proporcionar impacto significativo nos indicadores de saúde como morbimortalidade materna e infantil. Práticas culturais para o desenvolvimento infantil vêm sendo estudadas como forma de estabelecer medidas eficazes, de baixo custo e possibilidades de mensuração de seus resultados. As tecnologias educativas para a inovação do cuidado materno-infantil representam uma área de conhecimento emergente. Um cuidado que pode ser considerado nesta dimensão é a prática de massagens em lactentes e crianças. A shantala é uma técnica de massagem milenar de origem indiana. Representa um recurso relevante no manejo dos estímulos dolorosos, uma vez que é de baixo custo, ajuda a melhorar o sistema hormonal, imunológico, promove um sono tranquilo, alivia as cólicas e melhora a respiração. Apesar de os efeitos para o bebê e a criança já terem sido objetos de estudos, há a necessidade de explorar a interação mãe e bebê em diferentes contextos de cuidado envolvendo especialmente a promoção do bem-estar. O objetivo do estudo é avaliar a experiência de uso da técnica de massagem Shantala para a promoção e terapêutica de bem-estar de mães e crianças. Estudo exploratório qualitativo por meio da pesquisa-ação participativa a ser executado em duas etapas. Na etapa 1, será realizada a atividade educativa de ensino da Shantala para mães que vão aplicar a massagem nos lactentes em um grupo de mães online e na etapa 2, será desenvolvido o grupo de mães e lactentes presencialmente para o ensino da Shantala em dois ambientes hospitalares. Os dados da pesquisa serão organizados em um software de pesquisas qualitativas. A análise de dados será realizada de maneira indutiva e interpretativa. Espera-se que o grupo de mães online e as oficinas no contexto hospitalar promovam o bem-estar de mães e bebês por meio do ensino da Shantala.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • Wed Apr 13 00:00:00 BRT 2022-Wed Apr 30 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Lisanil da Conceição Patrocínio Pereira

Ciências Biológicas

Biotecnologia
  • i olimpíadas nacional de povos tradicionais, quilombolas e indígenas.
  • Esta Olimpíadas visa socializar o conhecimento científico e cultural produzido por comunidades tradicionais, indígenas e quilombolas. O Evento vale-se de linguagens interativas como o brincar pedagógico, danças, saltos, capoeira, canto, de fazer circo e de interculturalizar com as crianças das escolas indígenas, do campo e da cidade, e estas, dividindo conosco suas danças e alegrias sendo composto pelos seguintes objetivos: - Cumprir com o tripé Ensino, Pesquisa e Extensão e fomentar o interesse de crianças, adolescentes, jovens e professores/as pela ciência, introduzindo-os/as à racionalidade do conhecimento científico. - Divulgar à comunidade a produção científica e cultural, com a temática “Diversidade, Sustentabilidade do ambiente e do cidadão” de Escolas Públicas de Ensino Fundamental e Médio do país, bem como universidades públicas e privadas do território nacional. - Comunicar a produção técnico-científica e cultural das escolas junto à comunidade com o propósito de intercambiar cultura, levando se em consideração que a Diversidade e o Desenvolvimento Sustentável são desafios a serem enfrentados. Na Educação Básica e no Ensino Superior. - Promover pesquisas e avaliações sobre as atividades científico-culturais e sobre as percepções e atitudes da população diante da ciência e tecnologia, sobretudo em relação às metodologias do ensino nas escolas acerca da biotecnologia, biodiversidade e desenvolvimento sustentável. - Incentivar o/a estudante a desenvolver projetos com o intuito de promover a iniciativa, a criatividade e a inovação, bem como a preocupação com o meio no qual está inserido/a. A Olimpíadas Nacional será realizada em conjunto com a II Mostra Científica de Povos Tradicionais, Quilombolas e Indígenas do Estado De Mato Grosso: Campus universitário na Praça e Feira do Conhecimento das Escolas e terá abrangência estadual e pretende ser um espaço de apresentações dos trabalhos científicos das escolas e das universidades.
  • Universidade do Estado de Mato Grosso - MT - Brasil
  • Thu Dec 09 00:00:00 BRT 2021-Sun Dec 31 00:00:00 BRT 2023
Foto de perfil

Lisanil da Conceição Patrocínio Pereira

Ciências Biológicas

Microbiologia
  • i mostra científica de povos tradicionais, quilombolas e indígenas do estado de mato grosso: campus universitário na praça e feira do conhecimento das escolas.
  • A I MOSTRA CIENTÍFICA DE POVOS TRADICIONAIS, QUILOMBOLAS E INDÍGENAS DO ESTADO DE MATO GROSSO: Campus universitário na Praça e Feira do Conhecimento das Escolas, terá abrangência estadual e pretende ser um espaço de apresentações dos trabalhos científicos das escolas e das universidades: Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) e Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Os municípios que compõem o projeto são: de Barra do Bugres, Cuiabá, Cáceres, Confresa, Chapada dos Guimarães, Comodoro, Jangada, Juara, Nobres, Novo Horizonte do Norte, Nossa Senhora do Livramento, Poconé, Pontes e Lacerda, Santo Antonio do Leverger, Sapezal e Santa Rita do Trivelato. Mas nada impede a participação de mais municípios que queiram participar da Mostra.Este projeto prevê trabalhos de mobilização junto às universidades e às escolas públicas parceiras em projetos da CAPES/Pibid, preparação da equipe executora, orientação e organização da Mostra Científica e Cultural. Destaca-se que esta equipe tem trabalhado intensamente em vários projetos de extensão e pesquisa entre a Universidade e escolas públicas, projetos como PIBID/Capes, CNPq, PROEXT (Programa de Extensão Universitária) e projetos de fluxos contínuos da própria Unemat. Pretende-se incentivar que as experiências se utilizam de linguagens e tecnologias principalmente por meio de documentários a serem produzidos no decorrer da construção dos trabalhos a serem apresentados. Nessa perspectiva, os trabalhos científicos produzidos nas escolas serão apresentados pelos diferentes grupos, cada um trazendo suas riquezas e originalidade o que pode resultar em um novo panorama cultural e social. As ações realizar-se-ão por meio de conhecimentos científicos e artísticos, que possibilitarão uma análise crítica da realidade e do planejamento das ações pedagógicas e de práticas docentes em espaços escolares. Espera-se possibilitar uma articulação entre a universidade e escolas públicas, possibilitando o conhecimento do que é produzido na universidade, por meio das exposições dos trabalhos científico e cultural, por meio do envolvimento de professores e alunos. Assim, com esta Mostra buscar-se-á o impacto positivo ao apresentar para a população local a produção cultural e científica das escolas públicas e da Unemat. Deste modo, organizar-se-á atividades de ensino, extensão e pesquisa em escolas públicas parceiras de projetos com a Universidade e na própria universidade, em sala de aula e nos projetos de extensão e pesquisa, estas atividades versarão sobre a “Diversidade, Sustentabilidade do ambiente e do cidadão”. Para a realização deste evento contar-se-á com a parceria das prefeituras do município de Cuiabá e dos demais que compõem este projeto. Esta parceria envolverá a liberação de professores e alunos para a participação nas atividades, custeando os transportes, além da alimentação. Serão realizadas Oficinas com práticas educativas que potencializam o ensinar a dança e a capoeira, jogos e literatura infanto-juvenil, como recursos metodológicos para a prática pedagógica na escola na perspectiva da Educação Intercultural. Também ocorrerão a socialização das experiências pedagógica entre educadores populares, professores da Educação Básica (não indígenas e indígenas) e professores universitários, por meio de apresentações de banners, comunicações orais e palestras. Em 2017 realizamos a última Mostra Científica no Vale do Arinos (foram seis ao todo) e agora estamos nos propondo a realizar esta Mostra Científica e Cultural Estadual, depois do acúmulo de experiência. Este Evento valer-se-á de linguagens interativas como o brincar pedagógico, danças, saltos, capoeira, canto, de fazer circo e de interculturalizar com as crianças das escolas indígenas, do campo e da cidade, e estas, dividindo conosco suas danças e alegrias. Este projeto prevê trabalhos de mobilização junto à universidade e as escolas públicas parceiras em projetos da Unemat que são projetos fluxos contínuos da própria universidade, este trabalho envolve a preparação da equipe executora, orientação e organização da Mostra Científica e Cultural. Destaca-se que esta equipe tem trabalhado intensamente em vários projetos de extensão, ensino e pesquisa entre a Universidade e escolas públicas. A realização deste Evento compreenderá encontros para planejamento das ações com a equipe da universidade e com as escolas participantes para orientação e acompanhamento da produção das atividades que serão apresentadas nesta Mostra Científica. Serão no total 16 municípios participantes deste projeto, sendo eles: Barra do Bugres, Cuiabá, Cáceres, Confresa, Chapada dos Guimarães, Comodoro, Jangada, Juara, Nobres, Novo Horizonte do Norte, Nossa Senhora do Livramento, Poconé, Pontes e Lacerda, Santo Antonio do Leverger, Sapezal e Santa Rita do Trivelato. O público alvo deste projeto são alunos da Educação Básica (Ensino Fundamental e Médio), os Professores e Acadêmicos da UNEMAT, do campo e da Terra indígena, professores da Secretaria de Estado de Educação profissionais da Educação Básica envolvidos nas instituições sociais organizadas, tais como: grupos culturais, religiosos e artísticos, de Karatê, de capoeira, Casa de Umbanda; os profissionais da educação e os alunos das comunidades indígenas de várias etnias que são estudantes de graduação da Unemat no Campus de Barra do Bugres, sobretudo os Xavantes que estão espacializados em grande número no Araguaia matogrossense. A Mostra possibilitará aos estudantes da Educação Básica e do Ensino Superior uma vivência com o desenvolvimento de projetos de iniciação científica e terão como fio condutor a Base Nacional Comum Curricular, a interdisciplinaridade e a interculturalidade.
  • Universidade do Estado de Mato Grosso - MT - Brasil
  • Wed Jan 20 00:00:00 BRT 2021-Tue Jan 31 00:00:00 BRT 2023
Foto de perfil

Lisanil da Conceição Patrocínio Pereira

Outra

Divulgação Científica
  • semana nacional de ciência e tecnologia 2022 “bicentenário da independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no brasil”. ix kalunga: brasilidade: resistência e identidades ao ritmo do tambor. vii mostra científica e cultural do vale do arinos:
  • A SNCT “Bicentenário da independência: 200 anos de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil” IX Kalunga: Brasilidade: Resistência e identidades ao ritmo do tambor. VII Mostra Científica e Cultural do Vale do Arinos: Campos na Praça. Esta SNTC pretende ser um espaço de apresentações de trabalhos científicos de escolas públicas do campo e da cidade e de três escolas indígenas da Terra Indígena Apiaká-Kaiabi, bem como da universidade. Além de exposições, socializara o conhecimento científico e cultural, sobretudo conhecimentos locais advindos da sabedoria popular que na academia é muito conhecida como educação popular e que também pode ser chamado de etnoconhecimento. O Evento vale-se de linguagens interativas como o brincar pedagógico, danças, saltos, capoeira, canto e de interculturalizar com as crianças das escolas indígenas, do campo e da cidade, e estas, dividindo conosco suas danças e alegrias. Este evento contribuirá com democratização do acesso à cultura, e o fortalecimento das tradições locais, através dos laços de pertencimento da cultura negra e indígena presentes nesta porção do território matogrossense e que historicamente foram excluídas (invizibilizadas) da produção cultural e científica. Pretendemos contribuir para a aproximação da Educação Superior com a Educação do Ensino Fundamental e Médio, fortalecendo a compreensão da oralidade, da leitura e a escrita, pois estes são processos que se conectam a diferentes áreas do conhecimento, e, a partir das leituras que a cultura e a ciência podem problematizar e propor ações didáticas contextualizadas, originais e interculturais. Compreendemos que ao aproximar a Universidade da escola pública nos reconstituímos na esfera docente porque partilhamos experiências e aprendemos uns com os outros, pois a realização desta SNCT constituir-se-á em percurso didático de disciplinas na graduação e de algumas escolas envolvidas na sua organização.
  • Universidade do Estado de Mato Grosso - MT - Brasil
  • Mon Sep 12 00:00:00 BRT 2022-Fri Mar 31 00:00:00 BRT 2023
Foto de perfil

Liton Lanes Pilau Sobrinho

Ciências Sociais Aplicadas

Direito
  • novas formas tecnológicas de resoluções de conflitos: do consumo sustentável ao tratamento do superendividamento
  • Na era da chamada 5ª Revolução Industrial, seres humanos se veem conectados a inúmeros sistemas inteligentes criados por empresas que visam fomentar a indústria e a eficiência enquanto ascensão comercial. Os consumidores, por outro lado, são hipossuficientes frente ao dinamismo do mercado e, por isso, demandam ferramentas tecnológicas hábeis a resolver os conflitos típicos das relações de consumo. Nada obstante, a interação da economia social e o meio ambiente suscita performances que acompanhem a evolução e as mudanças da vida em sociedade a fim de aliar o consumo sustentável com a educação financeira, sobretudo diante das ofertas de mercado. Por isso, a necessidade de criação de ferramentas tecnológicas, in caso, aplicativos, que facilitem e solucionem os conflitos intrínsecos ao mercado, ao cidadão enquanto consumidor e aos órgãos do Estado é urgente. Deste modo, a Lei nº 14.181/2021 que dispõe sobre o aperfeiçoamento da disciplina do crédito ao consumidor e sobre a prevenção e tratamento do superendividamento, bem como o Projeto de Lei nº 35.14/2015 que leciona sobre o comércio eletrônico e o consumido sustentável, são importantes aportes legislativos para serem trabalhados a partir da criação de formas alternativas de solução de conflito como a proposta apresentada. A educação financeira se monstra importante aliada a demonstrar que o consumo consciente respalda nos efeitos do clima e do meio ambiente, à vista de que empresas e consumidores detém a qualidade de evitar danos e criar obrigações capazes de transformar de forma consciente a realidade social nos diversos setores da sociedade.
  • Universidade de Passo Fundo - RS - Brasil
  • Thu Mar 17 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Livia Alessandra Fialho da Costa

Ciências Humanas

Educação
  • religião na escola e na família: continuidades e descontinuidades em espaços de socialização
  • A pluralidade cultural, em particular a pluralidade religiosa, na escola e na família, tem exigido um olhar atento aos diversos processos de intolerância e de reprodução do preconceito e das desigualdades sociais na sociedade brasileira. Problematizar este fenômeno torna-se significativo, na medida em que a escola tem sido, muito frequentemente, lócus de conflitos que emergem na socialização/educação dos estudantes. Tais tensões nascem das diferenças entre os pressupostos da escola pública - diversa e plural - e as famílias. Trata-se de uma pesquisa etnográfica, desenvolvida em 4 escolas públicas, e envolvendo gestores, estudantes e suas famílias. Privilegia técnicas autobiográficas (autobiografia e histórias de família), além de outras técnicas (Censo, entrevistas, observações participantes). O estudo parte do pressuposto que investigar temas que dizem respeito à intimidade dos sujeitos (religião/crenças) exige a realização de uma pesquisa associando diferentes métodos e interrogando o lugar dos sujeitos nas diferentes esferas de socialização às quais eles pertencem. Do ponto de vista teórico, o projeto assume uma perspectiva interpretativa que compreende que ao investigarmos sobre religião, pluralidade cultural e escola, é preciso não perder de vista: 1/ que os processos de socialização devem ser inquiridos levando-se em consideração diferentes esferas onde estes se circunscrevem mais fortemente: na família, na escola; 2/ que os métodos de investigação devem considerar os diferentes níveis de atuação dos sujeitos, cujas narrativas podem revelar dados importantes da realidade estudada caso sejam compreendidas dentro do lugar que cada um ocupa dentro de uma rede de pertencimento. Trata-se de uma pesquisa envolvendo 4 escolas públicas. Como resultado prático, pretende-se publicar um e-book, voltado para as escolas, sobre (in)Tolerância e diversidade religiosa na escola.
  • Universidade do Estado da Bahia - BA - Brasil
  • Fri Mar 18 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Lívia de Castro Magalhães

Ciências da Saúde

Fisioterapia e Terapia Ocupacional
  • nascer antes do tempo: a prematuridade e suas consequências funcionais - dando voz a mães e crianças em tempos de pandemia
  • A prematuridade impacta nas taxas de mortalidade e morbidade de recém-nascidos. Embora avanços tecnológicos na neonatologia permitam a sobrevida de número cada vez maior de bebês, o acompanhamento dessas crianças é fundamental, devido ao risco de atraso em diferentes áreas do desenvolvimento. O Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (TDC), condição que vem sendo associada à prematuridade, se caracteriza por déficits motores que impactam na rotina diária das crianças e suas famílias. Dificuldades funcionais na execução de atividades diárias e escolares, além de restrições à participação social, são queixas comuns nessa população. No Brasil, não há estudos sobre a relação entre prematuridade e TDC que visem compreender, do ponto de vista das mães e das próprias crianças, o impacto funcional do transtorno, especialmente no contexto de isolamento social imposto pela pandemia da COVID-19. Realizaremos estudos - metodológicos, transversal e qualitativos – com participação de 82 crianças prematuras e 82 crianças nascidas a termo, de 6-8 anos de idade, e suas mães. Os grupos serão comparados quanto a desfechos motores, sensoriais, cognitivos, no desempenho em atividades diárias e escolares e na participação social. Serão analisados fatores preditivos do TDC, as perspectivas das mães e crianças acerca da COVID-19, prematuridade e seus impactos na vida cotidiana. Para a coleta de dados serão utilizados questionários estruturados, semiestruturados e instrumentos padronizados. A Avaliação da Coordenação e Destreza Motora (ACOORDEM) será analisada quanto utilidade para detectar alteração na coordenação motora. A Canadiam Occupational Performance Measure (COPM), será traduzida e testada quanto a utilidade. Os resultados ajudarão a compreender as demandas reais dessas crianças, auxiliando gestores na distribuição de recursos e no desenvolvimento de estratégias mais assertivas, que reduzam limitações em atividades e restrição à participação ao longo da vida dessas criança
  • Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
  • Thu Feb 10 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Lívia Gonçalves Magalhães

Ciências Humanas

História
  • memória e cidade: estádios de futebol no rio de janeiro niterói e são paulo (1937-1950)
  • Em março de 2020, o mundo viveu uma situação inesperada: a paralisação em função da pandemia de Covid-19, inclusive das competições esportivas. Por outro lado, o futebol ganhou nova importância: estádios, públicos e privados, foram adaptados e tornaram-se hospitais de campanha. Entre eles, dois grandes símbolos da identidade nacional brasileira e de nossa história futebolística: o Maracanã e o Pacaembu. O objetivo desse projeto é reconstruir as trajetórias biográficas dessas praças esportivas no âmbito de uma história social e cultural do futebol nas cidades de Niterói, Rio de Janeiro e São Paulo entre 1937 e 1950. Partimos do pressuposto de que os estádios desempenharam um papel crucial na difusão deste esporte no país e, por isso, sua importância transcende a materialidade arquitetônica, configurando-se como fenômeno socioespacial. Assim, parte-se do pressuposto de que através da recuperação das memórias, histórias e narrativas sobre as cidades, tendo os estádios como fio condutor, será possível lançar novos olhares locais a partir da sua inserção em um espaço-tempo futebolístico, contribuindo para uma maior compreensão do seu processo histórico e geográfico. Optamos o recorte geográfico por Niterói e São Paulo serem capitais estaduais e o Rio de Janeiro a capital federal do país no momento. Quanto ao recorte cronológico, o período de 1937 a 1950 nos permite pensar da ditadura do Estado Novo até 1950, ano de inauguração do Estádio Mario Filho, o Maracanã, na então capital federal e simbolizando novos projetos nacionais e internacionais no pós-ditadura brasileira. Hoje, no contexto de discussão pela privatização do Pacaembu em São Paulo, em que já ocorreu a privatização do Maracanã no Rio de Janeiro e vemos as disputas entre o governo estadual e municipal pelo Caio Martins em Niterói, esperamos que a presente proposta possa contribuir para demonstrar a importância dos estádios como patrimônio cultural material e imaterial para a cidadania.
  • Universidade Federal Fluminense - RJ - Brasil
  • Fri Mar 18 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Livia Izabel Bezerra de Miranda

Ciências Sociais Aplicadas

Planejamento Urbano e Regional
  • reconhecendo os assentamentos precários de joão pessoa e de campina grande /pb
  • João Pessoa e Campina Grande / PB, apesar de apresentarem processos de urbanização de assentamentos precários desde os anos 1980, não contam com estudos amplos sobre estes assentamentos. O tema global da proposta é a produção e disponibilização de informações sobre os assentamentos precários. O tema específico se refere à transferência de tecnologias e de conhecimentos sobre estes assentamentos para apropriação por parte de agentes diversos, para que possam promover a adequação das condições destes assentamentos. O reconhecimento da insuficiência de estudos sobre os assentamentos precários em João Pessoa e Campina Grande configura-se como o problema geral e a questão específica refere-se à necessidade de disponibilização destes estudos de forma acessível a partir da transferência de tecnologias e de conhecimentos. O presente projeto tem por objetivo geral, identificar e caracterizar os assentamentos precários de João Pessoa e Campina Grande / PB quanto às suas condições urbanísticas, fundiárias, infraestruturais, sociais e ambientais; e, como objetivos específicos: (i) detectar e classificar assentamentos precários usando imagens de sensoriamento remoto e algoritmos de deep learning; (ii) estruturar Sistemas de Informações Geográficas (SIG) sobre os assentamentos; (iii) produzir Atlas da precariedade dos assentamentos; (iv) criar Plataformas Virtuais Colaborativas com SIGs e estudos, abertas à colaboração dos usuários; (v) transferir tecnologias e conhecimentos para atores diversos. A estratégia metodológica articula os objetivos de caracterização dos assentamentos, de criação de SIGs e Plataformas Virtuais e de transferência de tecnologias e de conhecimentos. Os temas propostos integram as Áreas de Tecnologias Prioritárias do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações para o desenvolvimento sustentável e para a qualidade de vida. A proposta está no nível TRL3 de Maturidade Tecnológica, há inovações e possibilidades de geração de patente da Plataforma Virtual.
  • Universidade Federal de Campina Grande - PB - Brasil
  • Sat Feb 26 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Lívia Maia Pascoal

Ciências da Saúde

Enfermagem
  • avaliação da eficácia da fotobiomodulação transcutânea, por meio do ilib, no reparo tecidual da úlcera do pé diabético em pacientes com o diagnóstico integridade tissular prejudicada.
  • Pacientes diabéticos podem desenvolver complicações vasculares que favorecem a ocorrência do diagnóstico de enfermagem (DE) Integridade Tissular Prejudicada (ITP) e aumentam o risco da úlcera do pé diabético (UPD), o que pode incapacitá-los e gerar impacto socioeconômico. A identificação e tratamento precoce desses pacientes proporcionam cuidado direcionado. A utilização de DE durante a assistência ao paciente com UPD favorece o raciocínio clínico, assim, estudos de validação de diagnóstico contribuem para determinar indicadores com melhor poder de predição e auxiliar enfermeiros no processo de decisão diagnóstica e escolha de intervenções. Ademais, o uso de abordagens terapêuticas que melhorem o processo de regeneração tecidual da UPD, com menor tempo de cicatrização, contribui para prevenir amputação do pé diabético. Tem-se como hipótese: a terapia fotobiomoduladora transcutânea, por meio do ILIB modificado, é eficaz no reparo tecidual de pacientes com UPD que apresentam o diagnóstico ITP. O efeito fotobiomodulador da laserterapia vermelha promove relaxamento do vaso, melhora o fluxo sanguíneo e oximetria dos tecidos, contribuindo para reparação tecidual. Será desenvolvida uma pesquisa multimétodo dividida em 2 fases: 1- Revisão do diagnóstico de enfermagem ITP, a partir do processo de validação de DE em 3 etapas: análise de conceito, análise de conteúdo por juízes e validação clínica; e 2- Ensaio clínico randomizado, controlado, duplo-cego, para avaliar a eficácia da ação fotobiomoduladora transcutânea, por meio do ILIB modificado. Os pacientes serão randomizados em 2 grupos: intervenção - com laser de espectro vermelho com comprimento de onda de 660 nm na artéria radial, realizada por 10 dias, 30 minutos; e placebo. A avaliação clínica da ferida e exames bioquímicos serão realizados antes, durante e após o início da intervenção. Os desfechos clínicos serão: evolução clínica, área de contração e taxa de cicatrização da UPD, e alterações do metabolismo sanguíneo.
  • Universidade Federal do Maranhão - MA - Brasil
  • Fri Mar 18 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Livia Mara Guimarães

Ciências Humanas

Filosofia
  • a história da inglaterra de david hume: tradução e introdução
  • O tema geral da proposta é tornar disponível ao público brasileiro (por meio de tradução de seus seis volumes) a História da Inglaterra (1754-62) de David Hume e, coletivamente, dar início ao trabalho interpretativo, correlacionando seus conteúdos, vistos ora como “laboratório” no qual Hume apresenta experimentos que comprovam suas teses, ora como ponto de maturidade em que Hume revisa alguns dos conceitos mais importantes de sua filosofia, tais como os de justiça e causação. O pensamento de David Hume (1711-1766) repercute até os nossos dias, não só na filosofia, mas também em áreas afins, incluindo as ciências políticas, sociais, econômicas, literárias etc. A única obra sua ainda não traduzida para o português é a História da Inglaterra, que se constitui numa fina análise das circunstâncias sociais e políticas inglesas em diferentes épocas, sob os diversos aspectos acima citados. Este projeto agrega parte do grupo de estudiosas do pensamento de Hume que se formou recentemente para realizar a tradução coletiva da História, acompanhada de aparato crítico, ciente de que o serviço que prestaremos alcança, além de recursos bibliográficos e ferramentas de pesquisa, possíveis respostas para problemas prementes da atualidade social e política. Alguns exemplos: na História da Inglaterra, encontramos iluminadores estudos acerca da formação de estados nacionais, relação entre mulheres e o poder político, efeitos da ciência e da tecnologia no conjunto da sociedade, migrações do campo para as cidades. A fim de obter coerência e uniformidade na tradução, a equipe interdisciplinar do projeto vai reunir-se periodicamente e prestar ajuda mútua sempre que aparecerem dificuldades. Vai se cercar de textos da época, como outras histórias modernas e a obra do próprio Hume, que permitam uma fidelidade semântica. É nossa intenção consultar os dicionários e enciclopédias da época, algumas histórias antigas (Tácito), bem como a literatura que forjou o estilo de Hume (Cervantes).
  • Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
  • Sun Sep 25 00:00:00 BRT 2022-Tue Sep 30 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Liz Cristiane Dias

Ciências Humanas

Geografia
  • coletivo de aprendizagem em geografia: o uso de estratégias autorregulatórias na formação inicial e continuada de professores do município de pelotas-rs
  • Nos últimos anos, estudantes e professores enfrentam grandes dificuldades no ensino e na aprendizagem em Geografia. Esse fato, inquieta e instiga um coletivo de docentes do curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) a encontrar alternativas para promover o debate e a reflexão sobre a autorregulação da aprendizagem geográfica em contextos de formação e de prática. Nesse sentido, a presente proposta de pesquisa, a ser realizada com estudantes em formação inicial e professores de Geografia da educação básica, tem por objetivo, a partir do tripé ensino, pesquisa e extensão, contribuir para o avanço do conhecimento geográfico ao fortalecer índices de aproveitamento universitário no curso de licenciatura em Geografia da UFPel e potencializar a implementação de práticas pedagógicas autorregulatórias na formação continuada de professores de geografia do município de Pelotas-RS. A pesquisa será desenvolvida com estudantes do curso de Licenciatura em Geografia (UFPel) de diferentes semestres e professores da área que atuam na rede municipal e estadual do município de Pelotas-RS. Em termos metodológicos, o projeto está dividido nas três fases correspondentes à autorregulação: (i) a fase de antecipação, em que se dará a formação da equipe, o planejamento do projeto e a sondagem junto aos participantes, (ii) a fase de execução, em que serão desenvolvidos "ateliês de formação" promovidos pelo coletivo de aprendizagem geográfica e (iii) a fase de autorreflexão, que se desenvolverá de forma concomitante ao desenrolar das oficinas, como um mecanismo de feedback do projeto. Com essa pesquisa, espera-se contribuir para o avanço do conhecimento em relação à realidade contextual da formação inicial e continuada de professores de Geografia do município de Pelotas-RS, bem como fortalecer índices de aproveitamento na formação docente do curso e promover a discussão sobre a autorregulação da aprendizagem e suas variáveis no ensino de Geografia.
  • Universidade Federal de Pelotas - RS - Brasil
  • Sun Jun 12 00:00:00 BRT 2022-Mon Jun 30 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Lizandro Manzato

Ciências da Saúde

Nutrição
  • rede amazonas de laboratórios multiusuários em nanotecnologia
  • A presente proposta apresenta o Laboratório de Síntese e Caracterização de Nanomateriais do Instituto Federal do Amazonas para credenciamento no Sistema Nacional de Laboratórios em Nanotecnologias (SisNANO). Além do LSCN, instituições parceiras apresentaram carta de anuência para que seus laboratórios possam compor com LSCN a Rede Amazonas de Laboratórios Multiusuários em Nanotecnologia.
  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - AM - Brasil
  • Wed Dec 18 00:00:00 BRT 2019-Sun Dec 31 00:00:00 BRT 2023
Foto de perfil

Loque Arcanjo Junior

Lingüística, Letras e Artes

Artes
  • organização de um banco de dados de imagens e textos sobre as representações de música e dança afro-brasileira
  • Embora a diáspora Africana tenha produzido impactos fundamentais no panorama das dinâmicas da cultura afro-brasileira contemporânea , os registros e documentos de época disponíveis reproduzem a percepção de estrangeiros na forma de textos e imagens cuja interpretação permanece complexa e opaca. Esse conjunto de depoimentos, documentos, pinturas e imagens refletem posicionamentos coloniais, visões de época, estão dispersos em coleções e na literatura acadêmica e, em sua maioria, são organizados por parâmetros de autoria, texto, data ou estilo. Este projeto tem como objetivo organizar base relacional de referências de imagens e textos sobre música e dança Afro-brasileira enriquecida com descritores de análise textual, análise iconográfica, historiográfica e musicológica, e situada no período anterior ao uso do registro fonográfico. A hipótese é que o corpus inter-relacionado de informações sobre imagens e documentos produzam entrecruzamentos no campo da iconografia, movimento e música e aspectos da percepção da imagem e som. O resultado pode permitir leituras mais objetivas sobre a capacidade de representação dos observadores europeus,cujos padrões de representação coloniais parecem estar tacitamente integrados aos dispositivos de representação como pintura, texto escrito e mesmo partituras. Na primeira parte de metodologia serão reunidas as fontes de imagens e textos presentes na literatura através de uma revisão sistemática da literatura, construção de bases de imagem e som e preparação dos descritores. Utilizaremos o estado da arte de tecnologias de análise de imagem e texto, incluindo o uso de tecnologias como deep learning, anotação auxiliada de posturas e elementos iconográficos, mineração de texto e análise de rede. As informações serão cruzadas com a base de depoimentos e registro de época na procura de caracterização de descrições e interlocutores relatando performances de música e dança. A base de dados será disponibilizada junto com os resultados da pe
  • Universidade do Estado de Minas Gerais - MG - Brasil
  • Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Lorena Lôbo de Figueiredo Pontes

Ciências da Saúde

Medicina
  • avaliação de biomarcadores preditores da remissão livre de tratamento após descontinuação do tratamento com inibidores de tirosinoquinase em pacientes com leucemia mieloide crônica tratados no sistema único de saúde brasileiro.
  • A leucemia mieloide crônica (LMC) é uma neoplasia mieloproliferativa tratada atualmente com inibidores de tirosinoquinase (ITQ), drogas de alto custo fornecidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A introdução dos ITQs mudou a história natural da doença, diminuindo drasticamente as taxas de transformação para fase blástica, aumentando a sobrevida dos pacientes, de uma taxa histórica de 10-20% para acima de 80%, resultando numa expectativa de vida atual semelhante à da população normal. Por outro lado, o consequente aumento da prevalência da LMC gera um aumento progressivo do impacto econômico sobre o SUS. Além disso, o uso prolongado dos ITQ está associado a eventos adversos crônicos associados a redução da qualidade de vida destes pacientes. Estudos recentes mostram que o tratamento com ITQ pode ser descontinuado em uma parcela significativa de pacientes que obtêm resposta molecular profunda sustentada, o que representa uma oportunidade para redução da toxicidade a longo prazo e do impacto econômico deste tratamento para o SUS. Entretanto, a remissão livre de tratamento a longo prazo ainda é uma realidade para uma minoria dos pacientes, e não há até o momento definição clara de biomarcadores que permitam predizer a chance de manutenção ou perda da resposta molecular após a suspensão do ITQ. Assim, esta proposta consiste em estudo de iniciativa dos investigadores, multicêntrico, aberto, prospectivo, não randomizado, de único braço para avaliação da efetividade e eficiência de um protocolo de descontinuação de ITQs no SUS, por meio da análise de: (1) varáveis clínicas como tempo de remissão livre de terapia, cinética da resposta molecular do BCR-ABL1, segurança desta estratégia, qualidade de vida e custo-efetividade para os participantes bem como (2) da avaliação de biomarcadores possivelmente associados à manutenção da resposta molecular maior sustentada tais como expressão de microRNAs e fenótipo de células citotóxicas T e Natural Killer (NK).
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • Tue Mar 08 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Lorena Lopes Ferreira

Ciências Agrárias

Medicina Veterinária
  • avaliação da repelência espacial e de contato de semioquímicos e derivados de plantas contra amblyomma sculptum e rhipicephalus sanguineus sensu lato e identificação e avaliação dos níveis de transcritos expressos no órgão de haller
  • Carrapatos são vetores de agentes patogênicos causadores de doença em homens e animais e utilizam o sistema sensorial olfativo, que é composto pelas sensilas do órgão de Haller (localizado no primeiro par de patas), para perceberem pistas químicas (semioquímicos) e localizarem seus hospedeiros. Para evitar picadas de carrapatos o uso de repelentes a base de N,N-dietil-meta-toluamida (DEET), repelente padrão ouro, é indicado. Porém, existem relatos de efeitos adversos. É desejável que novas tecnologias sejam desenvolvidas e os repelentes provenientes de semioquímicos e derivados de plantas são potenciais candidatos. Além disso, pouco se sabe como os carrapatos processam a informação olfativa, que por sua vez é capaz de modular seu comportamento. Sendo assim, o objetivo da presente proposta é verificar a atividade repelente de semioquímicos e compostos extraídos de plantas em carrapatos A. sculptum e R. sanguineus s.l. e identificar e avaliar os níveis de transcritos relacionados à olfação expressos no órgão de Haller de A. sculptum. Serão realizados bioensaios com os semioquímicos R-limoneno, ácido isobutírico e trans-2-octenal e derivados de plantas (ácidos graxos derivados do óleo de coco e B-citronelol), em quatro diferentes concentrações. Os derivados do óleo de coco serão avaliados em ensaios com papel filtro e em humanos contra ninfas de A. sculptum. Os semioquímicos e B-citronelol serão testados contra ninfas e adultos de A. sculptum e R. sanguineus s.l. em testes de repelência de contato e espacial utilizando tecido de algodão. Além disso, propõe-se identificar e avaliar a expressão de receptores ligados à membrana e proteínas solúveis que carreiam odores voláteis presentes nas sensilas olfativas do órgão de Haller de A. sculptum pelo sequenciamento de transcriptomas da 1ª e 4ª patas de adultos de A. sculptum e pela mensuração do nível de expressão de transcritos que possam ter papel biológico na olfação após exposição aos produtos a serem testados e ao DEET.
  • Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
  • Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Louise de Lira Roedel Botelho

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • mapeamento das organizações cooperativas existentes na região noroeste do estado do rio grande do sul, identificando requisitos e competências para a inovação, transformação digital e perspectivas da modelagem do cooperativismo de plataforma
  • A inovação e transformação digital é uma realidade para as organizações e o mesmo ocorre para o setor cooperativista. Novas demandas, tecnologias e soluções invadiram as cooperativas, principalmente no uso de plataformas colaborativas. O cooperativismo baseia-se nos princípios da solidariedade e da cooperação. Estes manifestam-se ao longo da história da humanidade, em diferentes sociedades, contextos e culturas, dando origem a variadas experiências de organização coletiva com vistas a alcançar objetivos comuns. O território missioneiro transfronteiriço entre países Brasil, Argentina e Paraguai traz em seu cerne os fortes laços da cultura cooperativista. Neste território há o destaque para o estado do Rio Grande do Sul, como pioneiro no ramo e proeminente quanto ao número de cooperativas no Brasil. Neste contexto é que se insere este projeto de pesquisa que tem como objetivo realizar o mapeamento das organizações cooperativas existentes na Região Noroeste do estado do Rio Grande do Sul, identificando requisitos e competências para a inovação, transformação digital e perspectivas da modelagem do cooperativismo de plataforma. Esta pesquisa se enquadra no paradigma funcionalista e como metodologia, serão utilizadas duas abordagens de pesquisa, a quantitativa e qualitativa. No que diz respeito aos seus objetivos, trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva. Assim, a abordagem quantitativa permitirá a realização do mapeamento das cooperativas, além de criar um mapa sobre esse cenário de estudo, além de propor um constructo teórico prático de orientação para promover avanços do cooperativismo na perspectiva do cooperativismo de plataforma. Pretende-se, a partir dos resultados, gerar estratégias que contribuam com o fortalecimento do cooperativismo da região Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul no tocante ao processo de inovação e de transformação tecnológica, gerando, diferentes impactos científicos e tecnológicos.
  • Universidade Federal da Fronteira Sul - SC - Brasil
  • Thu Nov 17 00:00:00 BRT 2022-Sat Nov 30 00:00:00 BRT 2024
Foto de perfil

Louise Larissa May De Mio

Ciências Agrárias

Agronomia
  • estudos epidemiológicos e diversidade populacional como estratégias para manejo de doenças em frutíferas
  • Estudos epidemiológicos em campo estão cada vez menos frequentes na literatura. Entretanto, a base para estabelecer estratégias de controle de epidemias é o entendimento de como a doença se comporta ao longo das mudanças que ocorrem; principalmente, em diversidade e adaptabilidade da população dos patógenos. Este projeto foca em doenças importantes de 3 frutíferas, para entender o impacto do inóculo primário no desenvolvimento das doenças, estudo de danos na produção em decorrência das doenças e estudos de diversidade dos patógenos e de organismos endofíticos (bagas de uva rústica e flores). Os estudos epidemiológicos e de diversidades serão utilizados para definir estratégias de manejo e as prospecções de bioinsumos como alternativa para produção de frutas com qualidade alimentar e sustentável. Para a cultura da macieira foco em 2 patossitemas; a mancha foliar de Glomerella (MFG) e a podridão amarga (PA) causadas por espécies de Colletotrichum spp. estudando: i) importância do inóculo primário e; ii) dano da MFG e causas da desfolha. Para a cultura da videira, para a mancha foliar da videira (MFV), Pseudocercospora vitis, em Vitis labrusca (uva para suco) serão estudos de sobrevivência do patógeno e dano e; para a podridão da uva madura, espécies de Colletotrichum em Vitis vinifera (uva para vinho), será montada uma coleção de isolados e avaliado a sensibilidade a fungicidas e espécies prevalentes para recomendar o manejo adequado. Para cultura da tangerina o foco é a mancha marrom de alternaria, causada por Alternaria alternata f.sp. citri patótipo ‘tangerina’, principal doença fúngica em tangerineiras. Serão identificadas as espécies do fungo, fenótipos/genótipos dos isolados aos fungicidas e estudo em campo sobre dano. Para todas as doenças serão prospectados e desenvolvidos bioinsumos para controle. Experimentos com patógenos e desenvolvimento de bioinsumos na UFPR e USP e, os de campo, na Emprapa, Epagri, IFPR e produtores parceiros no Paraná.
  • Universidade Federal do Paraná - PR - Brasil
  • Thu Feb 24 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Lourenco Correr Sobrinho

Ciências da Saúde

Odontologia
  • síntese e caracterização de scaffolds porosos de quitosana-metacrilamida associados à fosfatos de cálcio e células-tronco mesenquimais para regeneração do complexo dentino-pulpar.
  • A Odontologia Regenerativa baseia-se na tríade da Engenharia de Tecidos, composta pela associação de Células-tronco, Fatores de crescimento e Matrizes. Os scaffolds porosos apresentam grande aplicação dentro do âmbito de matrizes, pois possuem características físico-químicas, mecânicas, biológicas e morfológicas favoráveis ao processo regenerativo dos tecidos. Os polímeros naturais, como a Quitosana, apresentam propriedades benéficas para aplicação como biomaterial em terapia celular regenerativa, devido à sua biocompatibilidade e biodegradabilidade. A funcionalidade de polímeros naturais com Metacrilamida tem sido empregada com o objetivo de melhorar as propriedades mecânicas de biomateriais por meio de reticulação covalente. A incorporação de fosfatos de cálcio é método promissor para melhorar as propriedades das matrizes, pois essa associação aumenta a resistência à compressão e a rugosidade da superfície e melhora a adesão celular. Com base nesse contexto, a aplicação de um scaffold poroso de Quitosana-Metacrilamida e sua associação com diferentes fosfatos de cálcio permite maior potencial na terapia regenerativa do complexo dentina-polpa. Portanto, esse biomaterial apresentará propriedades benéficas para o processo de regeneração dos tecidos dentinário e pulpar. Essa proposta fornece nova perspectiva para protocolos restauradores e reabilitadores na Odontologia que visam a regeneração induzida com auxílio do próprio organismo. Com essas estratégias, a síntese das matrizes mais resistentes permitirá a biodegradabilidade em tempo hábil para que ocorra o processo regenerativo, com diferenciações celulares, expressões gênicas e proteicas, e a formação do novo tecido. Assim, este projeto tem como proposta sintetizar scaffolds porosos de quitosana-metacrilamida e avaliar a influência de fosfatos e células tronco mesenquimais nas propriedades físico-químicas, mecânicas, biológicas e morfológicas, como alternativa de tratamento na terapia celular regenerativa.
  • Universidade Estadual de Campinas - SP - Brasil
  • Fri Feb 11 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Luana da Silva Soares Farias

Ciências Biológicas

Microbiologia
  • desenvolvimento de projetos em virologia na formação de doutores para amazônia, brasil.
  • Vide projeto anexo
  • Instituto Evandro Chagas - PA - Brasil
  • Thu Jan 23 00:00:00 BRT 2020-Tue Apr 22 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Luana Maia Woida

Ciências Sociais Aplicadas

Comunicação
  • desenvolvimento de um observatório da imagem e da informação da mulher: proposta de guia para evitar e combater a propaganda sexista.
  • A propaganda passou a ser observada nas últimas décadas por institutos, observatórios e secretarias de governo de países como a Espanha com o intuito de fiscalizar e evitar a propagação de mensagens ofensivas contra as mulheres. Assim, surgem demandas por leis, fiscalização e educação para corrigir a imagem estereotipada da mulher comumente admitida nas propagandas. As organizações responsáveis por esse papel de fiscalização alicerçam suas ações na legislação e em incentivos como os presentes na Agenda 2030 da ONU. Entre os movimentos culturais da atualidade de maior impacto para a propaganda está o feminismo, impulsionando o empoderamento das mulheres em mensagens construídas e direcionadas para esse público a partir da segunda década do século XXI. Assim, sabendo da importância dos observatórios de fiscalização do uso da imagem e a informação das mulheres nas propagandas e da influência do feminismo, o objetivo do presente projeto é desenvolver um observatório da propaganda não sexista. Para isso, será realizado um levantamento da literatura sobre comunicação, publicidade e propaganda não sexista; localização de documentos, guias e manuais disponibilizados pelos observatórios da propaganda não sexista existentes em outros países e que contemplem informações sobre como prospectar, monitorar, sobre como proceder à respeito das denúncias e sobre como educar a população sobre o tema. Além disso, entrevistas serão aplicadas em funcionários dos observatórios. Dessa forma, as entrevistas e os documentos localizados serão submetidos à Análise de Conteúdo. Por fim, os resultados pretendidos incluem gerar um guia para a propaganda não sexista, concretizar parcerias internacionais com observatórios estrangeiros, mas também alcançar impacto sobre a comunidade, promovendo o uso correto da imagem das mulheres e da narrativa sobre sobre elas em importante instrumento de divulgação e reforço cultural, a propaganda.
  • Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza - SP - Brasil
  • Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Lucas Britto Landim

Ciências Humanas

Educação
  • semana territorial de ciência e tecnologia do sertão produtivo - stct 2022 - a indepedência do brasil no sertão da bahia
  • A proposta apresentada é referente à realização da Semana Territorial de Ciência e Tecnologia (STCT) do Território Sertão Produtivo, que ampliará as discussões propostas pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação - MCTIC da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que em 2022 trabalhará o tema “Bicentenário da Independência: 200 anos de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil” em todo Território Nacional. Nessa edição, o evento proposto envolverá os 20 (vinte) municípios do Território Sertão Produtivo Baiano, por meio de atividades interdisciplinar ou transdisciplinar, integrando instituições e profissionais em ações que visam contribuir com as mais diversas alternativas para diminuição das desigualdades, consumo e produção sustentável de alimentos saudáveis nas esferas locais, territoriais e mundiais e utilização de Tecnologias Convergentes e Habilitadoras, em particular, nas áreas de Nanotecnologia, Fotônica, Materiais Avançados e Tecnologias para a Manufatura Avançada. Será ainda, realizado um destaque as tecnologias inovadoras relacionadas com as principais cadeias de valores do Território Sertão Produtivo, a Cadeia de “Algodão”, a Cadeia “Leiteira/Produtos Lacteos” e a Cadeia de “Minério de Ferro”. Será abordada a utilização da Ciência, Tecnologia e Inovação para melhoria da qualidade de vida e produção do campo, levando em consideração as cadeias produtivas presentes no Território do Sertão Produtivo. Para viabilizar as ações do projeto as atividades planejadas pela equipe executora e parceiros serão realizadas, pontualmente, nos municípios sede que fazem parte do Território Sertão Produtivo que foram escolhidas utilizando o recorte das 9 (nove) Unidades Geoambientais correspondentes à Microrregião do Território do Sertão Produtivo, escolhidos de forma estratégica considerando as informações de IDHM (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal), de acordo com dados do Censo Demográfico 2010 (IBGE).
  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano - BA - Brasil
  • Mon Sep 12 00:00:00 BRT 2022-Fri Mar 31 00:00:00 BRT 2023
Foto de perfil

Lucas Britto Landim

Outra

Divulgação Científica
  • feira territorial de ciências do sudoeste baiano
  • A proposta apresentada é referente à realização da Feira Territorial de Ciências do Sudoeste Baiano, que ampliará as discussões propostas pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação – MCTI. Nessa edição, o evento proposto, envolverá municípios e suas micro/macrorregião do Sudoeste da Bahia, por meio da realização de Feiras de Ciências e Mostras Científicas, integrando Instituições e profissionais em ações que visam contribuir com as mais diversas alternativas para diminuição das desigualdades, consumo e produção sustentável de alimentos saudáveis nas esferas locais, territoriais e mundiais, em particular, áreas de importância crucial que demandam ações: Pessoas, Planeta, Prosperidade, Paz e Parceria. Será ainda, realizado um destaque as tecnologias inovadoras relacionadas com as cadeias de valor do Território do Alto Sertão Produtivo. Serão organizados Ferias de Ciências e Mostras Científicas como estratégia de divulgação de ideias e projetos inovadores que busquem a melhoria da qualidade de vida da população da cidade e do campo, levando em consideração os setores produtivos presentes na Região Sudoeste da Bahia (comércio, agroindústrias, leite e produtos lácteos, produção de grãos, fruticultura, pesca, aquicultura, etc). Para viabilizar as ações do projeto, as atividades planejadas pela equipe executora e parceiros serão realizadas pontualmente, nos municípios sede que fazem parte da Região Sudoeste Baiano, que foram escolhidas utilizando o recorte de cinco municípios correspondente à cidades polos da Micro e Microrregião, escolhidos de forma estratégica considerando as informações de IDHM (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal), de acordo com dados do Censo Demográfico 2010 (IBGE). O envolvimento direto dos 5 (cinco) municípios da micro/macrorregião em questão serão: MICRORREGIÃO 1 – Brumado/BA, MICRORREGIÃO 2 – Guanambi/BA, MICRORREGIÃO 3 – Itapetinga/BA, MICRORREGIÃO 4 – Jequié/BA e MACRORREGIÃO 5 – Vitória da Conquista/BA.
  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano - BA - Brasil
  • Wed Dec 15 00:00:00 BRT 2021-Sun Dec 31 00:00:00 BRT 2023
Foto de perfil

Lucas Cardoso Marinho

Ciências Biológicas

Botânica
  • além da flora do brasil 2020: impulsionando a flora do maranhão
  • A última década marcou o período de maior conhecimento da flora do Maranhão. Diversos trabalhos florísticos, registros de novos táxons e novas espécies têm sido publicados nos últimos anos, embora a grande maioria destes estudos abordem as áreas de restingas e dunas, e em menor número, o Cerrado e a Amazônia maranhense. Com base nas recentes descobertas resultantes de trabalhos florísticos mais amplos e na escassez de conhecimento sobre a flora interiorana do estado, é proposto aqui um projeto que visa impulsionar o conhecimento taxonômico sobre a flora do Maranhão. Ainda que o Projeto Flora do Brasil 2020 tenha sido um marco na história da botânica brasileira, com aproximadamente 47.000 espécies nativas compondo as monografias, foram identificadas importantes lacunas de conhecimento, principalmente em áreas remotas e com incipiente atuação de taxonomistas, como a Amazônia e o Cerrado, dois dos domínios fitogeográficos que cobrem o estado do Maranhão quase em sua totalidade. Como atividade delineadora dessa proposta, objetiva-se ampliar o conhecimento biogeográfico, florístico, morfológico e sistemático dos grupos de plantas vasculares ocorrentes no Maranhão através de intensas expedições de campo e estudos taxonômicos executados em subprojetos conduzidos por pesquisadores e estudantes vinculados às instituições executora e colaboradoras. O projeto propiciará a capacitação de taxonomistas em plantas vasculares, por meio da formação, aperfeiçoamento e estímulo a estudantes, bem como contará com ações de popularização e divulgação da pesquisa por meio de mídias sociais (redes sociais, plataformas de vídeos, entre outras), revistas de divulgação científica e participação em eventos locais e nacionais.
  • Universidade Federal do Maranhão - MA - Brasil
  • Fri Feb 04 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Lucas de Melo Reis Bueno

Ciências Humanas

Arqueologia
  • rios, conexões e movimentos: dinâmicas de interação humana entre litoral e interior durante o holoceno no vale do itajaí, santa catarina, brasil
  • Esta proposta amplia o projeto “Territorialidades Ameríndias”, financiado pelo edital Universal CNPq 2018. O projeto de 2018 teve como foco a história de longa duração do Alto vale do Itajaí, Santa Catarina. Na atual proposta ampliamos a área de pesquisa, englobando médio e baixo vales do Itajaí, assim como adotamos novas abordagens teóricas e metodológicas. Procuramos articular diferentes porções do vale do Itajaí na construção de histórias de longa duração sobre as populações ameríndias que ocuparam, circularam e viveram ao longo deste rio, usando e manejando espécies vegetais e paisagens ao longo do Holoceno. Esta proposta contribui para a discussão sobre as interações entre litoral/interior no processo de ocupação do Brasil meridional e sua relação com a formação das paisagens florestais atuais. Com esta perspectiva criamos um diálogo entre arqueologia da paisagem, historia indígena, ecologia histórica e estudos ambientais do quaternário, enfatizando a relevância da interação entre os povos ameríndios, os processos de manejo e domesticação de plantas e a constituição das paisagens florestais atuais. Os questionamentos centrais envolvem compreender como as atividades humanas passadas influenciaram na estruturação e composição das paisagens e na domesticação de plantas historicamente manejadas, como as atividades humanas atuais mantiveram, degradaram, ou amplificaram a diversidade de espécies e paisagens e como esses processos estão integrados a uma dinâmica de interações humanas entre litoral/interior que têm, no vale do Itajaí, um elemento central de ligação. Para atingir os objetivos realizaremos diversas análises orientadas para o estudo da circulação de pessoas, coisas, plantas e animais com o intuito de compreender o movimento como aspecto central na construção socioambiental do espaço. Pretendemos gerar novos dados para um velho problema, adotando abordagens inovadoras e fortalecendo pesquisas interculturais e interdisciplinares.
  • Universidade Federal de Santa Catarina - SC - Brasil
  • Thu Mar 17 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Lucas de Souza Batista

Engenharias

Engenharia Elétrica
  • desenvolvimento de ferramentas integradas para otimização multiobjetivo e tomada de decisão multicritério
  • O emprego de metaheurísticas e procedimentos de auxílio à tomada de decisão vêm ganhando uma crescente popularidade na solução de complexos problemas reais, particularmente para a realização de difíceis tarefas de otimização e suporte à escolha de uma ação final a ser implementada na prática. A modelagem e resolução de tais problemas implica, frequentemente, na otimização de problemas que envolvem múltiplos objetivos, frequentemente conflitantes. Em função dessa característica, esse processo não resulta uma única solução ótima, mas um conjunto de soluções promissoras. Assim sendo, conhecimentos sobre teoria da decisão são úteis para auxiliar no processo de definição de uma ação final, que represente uma relação de compromisso adequada. De forma geral, as preferências fornecidas pela unidade de decisão são processadas, com o intuito de direcionar o projetista para uma escolha que atenda da melhor forma possível as qualidades desejadas de projeto. Embora o estado da arte já apresente abordagens clássicas nessa área, existem vários aspectos relevantes a serem estudados, por exemplo, a proposta de frameworks de otimização baseados em componentes, o desenvolvimento de estratégias e operadores heurísticos eficientes, a proposição de procedimentos interativos (entre projetistas e algoritmos) intuitivos e eficazes, dentre outros. Além disso, a investigação de ferramentas dedicadas integradas que englobem a atuação conjunta destas estratégias requer ainda muita dedicação da literatura especializada. Nesse sentido, este projeto visa o estudo e desenvolvimento de um arcabouço de técnicas de otimização e tomada de decisão assistida, que contemple métodos de otimização multiobjetivo, abordagens escaláveis para o tratamento de problemas com muitos objetivos, mecanismos para incorporação das preferências dos projetistas durante o processo de otimização e algoritmos de suporte à decisão multicritério.
  • Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
  • Mon Feb 14 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Lucas Festugato

Engenharias

Engenharia Civil
  • resposta multiaxial de resíduos de mineração melhorados
  • A mineração é um dos principais setores da economia brasileira. A disposição de rejeitos de mineração é comumente feita através de despejo em reservatórios hidráulicos em barragens de grande porte com elevado impacto e potencial de dano em casos de ruptura (como as ocorridas em MG). O projeto proposto busca o desenvolvimento de alternativas de disposição, como o empilhamento de rejeitos melhorados. O empilhamento de rejeito leva-o a condições complexas de carregamento. Busca-se então estudar a resposta multiaxial dos rejeitos de mineração melhorados submetidos a carregamentos multiaxiais. Propõe-se o melhoramento dos rejeitos (através de cimentação e fibras) para disposição em pilhas mais seguras. Busca-se avaliar a viabilidade do melhoramento dos materiais para a solução proposta e o efeito da tensão intermediária em sua resposta mecânica. Ainda não se conhece completamente o comportamento de materiais cimentados sob condições multiaxiais de carregamento, onde o efeito da tensão intermediária não é negligenciado. Serão realizados ensaios de laboratório em misturas de rejeitos de mineração com distintos aglomerantes, distintas porcentagens de aglomerantes e fibras. A influência de altas tensões de confinamento e de diferentes condições de carregamento, considerando aspectos de resistência e rigidez, será avaliada através de ensaios de compressão triaxial convencionais de baixas e altas tensões, ensaios simple shear e ensaios do tipo triaxial verdadeiro. A partir dos resultados dos ensaios, serão determinados parâmetros constitutivos que permitirão a modelagem (analítica e numérica) do comportamento do material e a elaboração de análises paramétricas com alternativas de soluções, comparando tais resultados com uso de cimentação e reforço a casos sem, ressaltando possíveis ganhos com segurança, custo, áreas impactadas e facilidade operacional. A equipe desenolvedora do projeto é altamente qualificada (incluindo pesquisadores 1A, 1C e 2) e inserida internacionalmente.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Lucas Francisco Wanner

Ciências Exatas e da Terra

Ciência da Computação
  • técnicas, ferramentas e sistemas para melhoria da eficiência computacional na era pós-moore
  • Historicamente, avanços no desempenho e eficiência energética de computadores foram subsidiados pela miniaturização e consequente proliferação dos transistores. Com a desaceleração e fim iminente da Lei de Moore, a continuação destes avanços dependerá de novas organizações de software e hardware, especializadas e otimizadas conjuntamente. Resultados recentes de pesquisa mostram como o avanço do desempenho de microprocessadores, que ultrapassava a média de 50% ao ano até o início de década de 2000, caiu para menos de 5% ao ano desde 2015 (SPECint). A integração de aceleradores especializados (e.g., criptográficos ou para processamento gráfico e de imagens) tem contribuído para diminuir o vão entre a demanda crescente por processamento e a evolução lenta do processamento de propósito geral. Este projeto visa desenvolver novas técnicas, ferramentas e sistemas para melhoria do desempenho e eficiência energética de sistemas computacionais. O projeto contemplará o desenvolvimento de aceleradores para domínios específicos de aplicação como processamento de sinais e aprendizado de máquina e sua integração em sistemas de suporte de software; o uso de aproximações no projeto de hardware e software para melhoria da eficiência energética em aplicações com qualidade elástica; e escalonamento energeticamente eficiente de tarefas em clusters heterogêneos de processamento. A especialização de funcionalidades em hardware cria um potencial de operação com alto desempenho e eficiência energética, especialmente quando combinada com aproximação de operações não críticas. A integração destas funcionalidades em arquiteturas de software e hardware, por sua vez, aumenta o potencial de aplicabilidade das técnicas desenvolvidas. O projeto incluirá prototipação, simulação, análise e verificação das soluções de hardware e software propostas. Os ganhos obtidos serão comparados em termos de desempenho, qualidade de resultados e consumo de energia com soluções do estado-da-arte.
  • Universidade Estadual de Campinas - SP - Brasil
  • Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Lucas Franco Ferreira

Ciências Exatas e da Terra

Química
  • desenvolvimento de um protótipo de imunossensor para detecção de doenças tropicais negligenciadas
  • A Leishmaniose visceral e a Doença de Chagas são enfermidades endêmicas que representam um preocupante problema de saúde pública. A Leishmaniose é uma doença causada por protozoários do gênero Leishmania, sendo classificada como uma das principais doenças negligenciadas, uma vez que atinge a parcela mais desfavorecida da população. A doença de Chagas é uma inflamação de caráter endêmico, de evolução geralmente crônica causada pelo protozoário flagelado Trypanosoma cruzi. Apesar dos esforços para o controle de sua transmissão, ainda existe uma gama de pessoas infectadas que precisam de diagnóstico e atendimento nos serviços de saúde. Os testes sorológicos são os mais utilizados para diagnóstico dessas doenças no Brasil, porém podem apresentar reações cruzadas devido à similaridade genética dos parasitas causadores de ambas as doenças, impossibilitando a interpretação segura dos resultados. Nesse sentido, essa proposta tem como objetivo iniciar a Fase 2, relacionada a validação de uma metodologia para a detecção simultânea das doenças de Chagas e Leishmaniose visceral, uma vez que, na Fase 1, foi desenvolvido um imunossensor impedimétrico, utilizando eletrodos impressos comerciais de grafite, contendo dois eletrodos de trabalho, os quais foram modificados com o poli(ácido 4-hidroxifenilacético). Tais dispositivos, mostraram excelente desempenho, com resultados relacionados a 100% de precisão, sensibilidade e especificidade para 40 diagnósticos realizados, incluindo testes de reação cruzadas e outras infecções. Sendo assim, para alcançar os objetivos da Fase 2, essa proposta propõe, ainda, a produção e fabricação de eletrodos impressos descartáveis, visando a redução dos custos para utilização destes dispositivos para a construção de um protótipo de imunossensor impedimétrico, podendo, então, realizar sua produção em massa e aplicação em número significativo de amostras para validação da metodologia proposta para a detecção simultânea das doenças.
  • Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK - MG - Brasil
  • Fri Feb 04 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Lucas Frizera Encarnação

Engenharias

Engenharia Elétrica
  • transformador de estado sólido inovador sem estágio de isolação galvânica com controle preditivo e teoria de grafos baseado em células ponte-h em cascata multinível
  • O crescimento do consumo e geração de energia elétrica tendem a pressionar os sistemas de distribuição, predominantemente passivos e estáticos. Nesse contexto, diversos estudos baseados em eletrônica de potência têm sido propostos para modernizar os sistemas de distribuição tornando-os mais ativos e dinâmicos. Os Transformadores de Estado Sólido (Solid State Transformer - SST) são uma alternativa aos transformadores de convencionais, a fim de atender às demandas de uma rede elétrica cada vez mais moderna e complexa. Entretanto, todas as configurações clássicas de SSTs utilizam transformadores de alta frequência (High Frequency Transformer - HFT) intermediários para promover a isolação galvânica e converter os níveis de tensão do sistema, o que eleva o número de semicondutores, volume, peso e custo do equipamento. Além disso, por se tratarem de equipamentos de potência elevada, os SSTs possuem topologias baseadas em conversores multiníveis de forma a possibilitar a sua conexão na média tensão. O conversor multinível em Ponte-H em cascata (Cascaded H-Bridge - CHB) se destaca entre as topologias de conversores multiníveis por apresentar um número reduzido de componentes e estrutura modular. Contudo, a topologia CHB apresenta uma limitação operacional quando uma configuração em Back-to-Back (B2B) sem isolação galvânica é solicitada. Devido aos múltiplos capacitores isolados, existem estados de chaveamento que resultam em curtos-circuitos entre os capacitores podendo danificar o conversor. Nesse contexto, o objetivo principal desta pesquisa é propor uma nova configuração de SST baseada no conversor CHB-B2B sem HFT, ou seja, sem isolação galvânica, capaz de prever e evitar os estágios de curto-circuito. Serão aplicados os conceitos da Teoria de Grafos (Graph Theory - GT) para o mapeamento off-line dos estados de chaveamento e os princípios do controle preditivo baseado em modelo (Model-Based Predictive Control - MPC) para o controle em tempo real do SST proposto.
  • Universidade Federal do Espírito Santo - ES - Brasil
  • Thu Feb 03 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Lucas Louzada Pereira

Ciências Agrárias

Ciência e Tecnologia de Alimentos
  • desenvolvimento de um mix de enzimas microbianas produzidas durante a fermentação e maltagem de frutos do café
  • A busca por cafés de qualidade tem levado a diversas pesquisas utilizando metodologias de fermentação por microrganismos endógenos dos grãos de café ou fermentação induzida por microrganismos inoculados. O objetivo desse projeto será o desenvolvimento de um mix de enzimas produzidas durante os processos de fermentação e maltagem para ser utilizada em fermentações enzimática de grãos de café visando melhora a qualidade química, nutricional e sensorial de frutos e sementes de café. Esse projeto de pesquisa será desenvolvido no Laboratório de Análises e Pesquisa em Café - LAPC do Instituto Federal do Espírito Santo - IFES, campus Venda Nova do Imigrante. As culturas starters de Klebsiella sp e Saccharomyces cerevisiae do IFES serão utilizadas no processo de fermentação semissólida de café cereja e sementes. A maltagem será realizada utilizando sementes de café submetidas ou não ao processo de fermentação. Para isso, as sementes serão maceradas em soluções de glicose (5 % m/v), frutose (5 % m/v) e água e incubadas por 36 h no escuro. Após cada processo, as enzimas (celulases, xilanases, pectinases, peroxidases e lipases) serão extraídas, identificadas pela atividade enzimática, purificadas e liofilizadas para o desenvolvimento do mix. Esse mix será utilizado na fermentação enzimáticas de frutos e sementes de café em substituição das culturas starter. Os frutos e sementes fermentadas serão submetidas as análises químicas (espectrofotometria no infravermelho e ressonância nuclear magnética e cromatografia gasosa) e sensorial segundo o protocolo da Specialty Coffee Association. O mix dessas enzimas microbianas pode representar um produto biotecnológico para indústria do café. As principais perspectivas desse serão o registro de um pedido de patente do mix de enzimas microbianas para serem utilizadas no processo de obtenção de café especiais e a publicação de pelo menos três artigos científicos em revista de níveis qualis A e B.
  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - ES - Brasil
  • Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Lucas Magalhães de Abreu

Ciências Agrárias

Agronomia
  • extratos bioativos de fungos como biofungicidas protetores para o controle da ferrugem asiática da soja
  • A ferrugem asiática da soja (FAS), causada por Phakopsora pachyrhizi, é a doença mais danosa a essa leguminosa no Brasil. O controle químico da FAS é baseado em fungicidas sítio-específicos que atuam em rotas metabólicas exclusivas de fungos, com maior eficácia de controle, menor toxicidade ao ambiente e doses reduzidas, mas também, mais propensos à seleção de populações resistentes do patógeno. Como solução paliativa, novas formulações também contêm fungicidas multissítios, de ação inespecífica e perfil toxicológico menos seguro. Neste cenário, surge uma demanda por produtos, de origem biológica ou sintética, que substituam os fungicidas multissítios na proteção inicial da planta. O uso de agentes de controle biológico (ACB) é de difícil implementação, pois depende da colonização homogênea e duradoura da filosfera por estes organismos. Uma alternativa é o uso de concentrados de metabólitos secundários com ação fungicida, produzidos por ACB e outros microrganismos, na forma de extratos orgânicos padronizados. Certos gêneros de fungos contêm produtores de metabólitos secundários antifúngicos, e seu uso como fonte de biofungicidas para a proteção de plantas é uma promissora linha de pesquisa a ser explorada. Neste projeto, é proposto o estudo de extratos orgânicos padronizados de fungos dos gêneros Clonostachys e Penicillium visando à proteção de plantas de soja contra a infecção pelo agente causal da FAS. A triagem será focada em dois gêneros já conhecidos por sua ação antagônica contra fitopatógenos (Clonostachys) e por sua diversidade química (Penicillium). A partir de uma coleção de isolados dos dois gêneros, extratos orgânicos padronizados serão obtidos e seu efeito inibitório testado in vitro. Os melhores extratos serão testados em ensaios de controle da FAS com plantas em casa de vegetação, e sua composição química será definida por métodos cromatográficos e espectrométricos. A identificação dos fungos mais promissores será feita por filogenia molecular.
  • Universidade Federal de Viçosa - MG - Brasil
  • Tue Feb 08 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Lucas Pizzolatto Konzen

Ciências Sociais Aplicadas

Direito
  • geografias jurídicas da cidade: estudos empíricos sobre a regulação do domínio público
  • Os espaços urbanos considerados como bens públicos abrangem uma infinidade de lugares - das ruas, parques e praias às áreas portuárias e sambódromos, passando pelos edifícios e demais instalações da administração pública. Os conflitos envolvendo a gestão e o controle do domínio público desafiam agentes e instituições de diferentes tipos e em diferentes níveis, ensejando uma série de questões sobre o modo como funciona a governança desses bens e seus efeitos para quem vive nas cidades. Tal problemática há muito tem despertado a atenção de pesquisadores na área dos estudos urbanos no Brasil, o que contrasta com o relativo desinteresse existente na área do Direito. Em manuais e tratados de Direito Constitucional e Direito Administrativo, os discursos doutrinários sobre os imóveis públicos tendem a reproduzir a tradicional classificação tríplice do Código Civil. Mesmo no Direito Urbanístico, que tanto se desenvolveu a partir da entrada em vigor do Estatuto da Cidade, essa temática é relegada a uma posição secundária, surgindo sobretudo quando se discute os instrumentos jurídico-urbanísticos passíveis de serem mobilizados para a regularização fundiária de bens públicos utilizados para fins de moradia. Na Sociologia do Direito, que parte de pressupostos epistemológicos bastante distintos dos da dogmática jurídica, têm surgido nas últimas décadas agendas de pesquisa que procuram problematizar as interconexões entre direito e espacialidade, perspectiva teórica que se tornou conhecida por geografia jurídica. Inserindo-se nessas agendas de pesquisa, este projeto tem o objetivo de investigar como são regulados, de fato, os bens do domínio público na cidade, a fim de identificar as relações entre as mudanças na regulação do espaço, os padrões de desenvolvimento urbano desigual e as demandas dos movimentos sociais pelo direito à cidade. Para tanto, serão realizados estudos empíricos tendo como referencial a cidade de Porto Alegre.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • Fri Feb 04 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Lucas Rezende Gomide

Ciências Agrárias

Recursos Florestais e Engenharia Florestal
  • termoelétrica a base de biomassa florestal na bacia do rio grande -mg: um estudo de caso envolvendo análise multicritério e otimização
  • A transição da matriz energética global para fontes de geração elétrica renovável tem sido a principal demanda dos países que enfrentam o estado de emergência climática. A biomassa florestal é uma alternativa potencial para atender à crescente demanda. A expansão de projetos termelétricos a partir de resíduos florestais evidencia a necessidade de avaliar a disponibilidade e adequação das terras. Normalmente, trata-se de um problema de decisão espacial e de inteligência geográfica sob uma perspectiva holística, pois no planejamento desses projetos é fundamental entender a viabilidade econômica, ambiental e social. Neste projeto, há a proposição de desenvolvimento metodológico de um sistema de apoio à decisão baseado em modelagem multicritério em uma estrutura SIG associado a um modelo de otimização, como um objetivo geral. A área de estudo compreende a bacia do rio grande/MG, sendo adotado restrições ambientais, sociais e econômicos para a integração dos dados geoespacial. Uma abordagem de hierarquia analítica (AHP) será utilizada para ponderar e estimar os pesos de importância relativa dos critérios para modelar a aptidão territorial. Como resultado, espera-se um mapa de adequação e zonas restritas de disponibilidade de terra para o projeto. Os resultados serão a base de um modelo de programação linear inteira mista que irá incorporar aspectos tecnicos e economicos, para uma melhor alocação do recurso financeiro. Espera-se que a metodologia aplicada neste estudo poderá ser replicada em outras regiões globais para a produção de bioenergia.
  • Universidade Federal de Lavras - MG - Brasil
  • Fri Feb 04 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Lucas Xavier Bonfietti

Ciências da Saúde

Medicina
  • implementação nacional do teste de sensibilidade aos antifúngicos brcast-eucast em centros médicos brasileiros e vigilância da resistência em isolados de candida spp. provenientes de candidemia
  • As infecções fúngicas invasivas causadas por Candida são as mais frequentes, correspondendo a cerca de ~80% dos casos das infecções fúngicas nosocomiais, sendo associadas a elevadas taxas de mortalidade ~60% nos centros médicos brasileiros. As espécies mais frequentes são C. albicans, C. parapsilosis, C. tropicalis, C. glabrata, e C. krusei. Têm sido reportado maior ocorrência de resistência (R) e sensível-exposição aumentada (I) ao fluconazol (FLC) entre amostras de Candida primariamente sensíveis. Cerca de 5% de C. tropicalis são resistentes ao FLC e surtos envolvendo C. parapsilosis resistentes a triazóis tem sido descritos no Brasil, além do aumento da ocorrência de C. glabrata e C. krusei, espécies de menor sensibilidade e com resistência intrínseca ao FLC. Assim, o desenvolvimento de protocolos e programas de gestão de utilização de antifúngicos são medidas essenciais para a prática assistencial adequada e prevenção da resistência. Tais estratégias demandam a capacitação dos centros para o diagnóstico rápido e identificação do agente etiológico, testes de sensibilidade aos antifúngicos (TSA), monitoramento da eficácia terapêutica e intervenção clínica. Portanto, é essencial a utilização de TSA, principalmente em ambiente hospitalar, para a promoção da vigilância epidemiológica e da resistência. A despeito da importância das infecções hospitalares por Candida e da emergência de isolados resistentes, poucos centros médicos brasileiros estão capacitados a realizar TSA. Assim, o objetivo é implementar o TSA (BrCAST-EUCAST) em laboratórios de referência permitindo a criação de uma rede envolvendo laboratórios públicos e privados com o compromisso de: realizar vigilância de resistência de Candida aos antifúngicos, em isolados de episódios de candidemia, utilizando EUCAST como método referência; e padronizar o método de disco-difusão para testes de sensibilidade ao FLC no sentido de implementar uma alternativa compatível com a rotina de centros médicos do Brasil.
  • Instituto Adolfo Lutz - SP - Brasil
  • Tue May 10 00:00:00 BRT 2022-Sat May 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Lúcia Helena Faccioli

Ciências Biológicas

Imunologia
  • avaliação da resposta imune inata induzida pela peçonha de bothrops moojeni e suas frações proteica e lipídica
  • Acidentes por serpentes peçonhentas são um importante e negligenciado problema de saúde pública. No cenário global, entre os países que apresentam maior incidência de acidentes ofídicos, o Brasil encontra-se em 3o lugar, sendo os provocados pelas espécies do gênero Bothrops os com maior relevância epidemiológica. A serpente B. moojeni é a principal espécie em matas ciliares do cerrado e apresenta comportamento extremamente agressivo, sendo potencial alvo para estudos de importância clínica. Peçonhas de serpentes contêm centenas de moléculas com um amplo espectro de ações biológicas. Na peçonha botrópica, a porção proteica pode equivaler à cerca de 90% do peso seco, sendo o principal alvo de estudo, devido à grande variedade de ativos farmacológicos. Nosso grupo de pesquisa, de forma inédita, caracterizou o perfil de constituintes não proteicos, principalmente os de natureza lipídica, presentes na peçonha de B. moojeni e também demonstrou que os lipídios de peçonha de escorpião induzem liberação de citocinas. Apesar de funções de lipídios já serem bem estabelecidas em diversas patologias, no contexto da ação de peçonhas, o papel dessas moléculas ainda não foi investigado. Nossa hipótese é que as moléculas da fração não proteica, contribuem para ativação celular e a resposta imune inata no envenenamento por B. moojeni. Assim, nosso objetivo é investigar os mecanismos de ativação celular in vitro, e avaliar in vivo a resposta imune inata induzida pela peçonha bruta de B. moojeni, e suas frações proteicas e lipídicas. Esperamos assim, contribuir para o entendimento do papel dos lipídios de peçonha, no envenenamento por serpentes, visando otimizar tratamento clínico das vitimas.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Lucia Maria Costa Monteiro

Ciências da Saúde

Medicina
  • fortalecimento do cuidado às crianças com sequelas urológicas relacionadas à síndrome congênita associada ao vírus zika (scz)
  • Entre as sequelas relacionadas a SCZ está a bexiga neurogênica (BN), uma alteração grave no funcionamento da bexiga passível de tratamento, que quando é feito precocemente melhora o prognóstico da criança e reduz em até três vezes os riscos urodinâmicos que levam à lesão renal (Costa Monteiro, 2017). Pesquisa realizada em parceria FIOCRUZ/CAPES/CNPq/DECIT confirmou uma prevalência de 100% de bexiga neurogênica nos pacientes com SCZ avaliados (Costa Monteiro, 2018 e 2019). Cerca de 50% dos pacientes tratados já foram reavaliados, e estão respondendo ao tratamento, inclusive com regressão de alterações urológicas avançadas que estavam presentes antes de tratar. Duas parcerias na região nordeste, a mais afetada do país, permitiram expandir o alcance deste diagnóstico. As investigações realizadas nas coortes de Campina Grande/PB e de Macaíba/RN também confirmaram a sequela em todos, exceto um dos pacientes. O diagnóstico da BN é feito exclusivamente pela realização de um exame específico, a avaliação urodinâmica, que é essencial para confirmar se a sequela está presente ou não. No entanto, de acordo com as informações disponíveis, somente 7% do total de crianças com SCZ confirmadas no Brasil tiveram seu sistema urinário investigado. O que está ocorrendo com o sistema urinário dos outros 93% permanece uma incógnita, estes pacientes podem estar perdendo a janela de oportunidade de reverter sequelas urológicas e tendo negado o direito eticamente garantido de acesso aos benefícios gerados pelos resultados da pesquisa. O objetivo da pesquisa é avaliar e ampliar o cuidado aos pacientes com sequelas urológicas por SCZ nas redes de atenção com maior número de casos no Brasil, propondo melhorias na assistência a estas crianças para mitigar o impacto desta doença. Metodologia: O projeto se propõe a avaliar, através de uma coorte prospectiva de 3 anos, o cuidado urológico a crianças portadoras de SCZ e a capacitação de profissionais para este diagnóstico e acompanhamento. Para fortalecer a capacidade de vigilância, serão criados pontos focais em 6 estados: Rio de Janeiro (o ponto focal será a instituição executora), Paraíba e Rio Grande do Norte (os pontos focais serão as instituições colaboradoras) e mais três estados, que serão selecionados de acordo com o número de casos assistidos. Para selecionar as novas instituições e avaliar o cuidado aos pacientes com sequelas urológicas por SCZ nas redes de atenção do Brasil, serão investigados os dados de vigilância disponibilizados pelo Ministério da Saúde, Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde, Rede Nacional de Especialistas em Zika e Doenças Correlatas (Renezika) e coordenadores de coortes. Para garantir apoio e sustentabilidade, serão organizadas reuniões de sensibilização com os secretários de saúde, gestores e coordenadores de coorte correspondentes, para apresentar os resultados e convidar para participação na pesquisa. Caso alguma instituição não aceite participar, será selecionada a segunda do estado em número de pacientes atendidos. Confirmada a participação da instituição, o cuidado urológico ao paciente será avaliado utilizando-se a ficha própria desenvolvida na fase anterior da pesquisa, que contem os principais sintomas, os indicadores de risco, os principais tratamentos e os critérios de avaliação de evolução, e os resultados serão armazenados em um banco de dados específico para o projeto. O público alvo serão as crianças portadoras de sequela neurológica associada ao Zika vírus por transmissão fetal, e os profissionais que as assistem no Brasil. Nos casos que se comprove que a investigação urológica não está sendo realizada, serão propostas: 1. Visita técnica para sensibilização de gestores e profissionais, incluindo os responsáveis pela assistência aos pacientes com SCZ e os especialistas com competência para a realização da avaliação urológica, se houver 2. Avaliação das demandas institucionais para promover o cuidado de pacientes com sequela urológica. 3. Cursos de capacitação para o cuidado de pacientes com sequela urológica. 4. Oficinas de capacitação para a realização de técnicas para o cuidado aos pacientes com sequelas urológicas por SCZ 5. Oficina para avaliação de dados e produção de artigos Metas a serem atingidas: 1. Em 3 anos, duplicar o número serviços que cuidam dos pacientes com sequelas urológicas relacionadas a SCZ 2. Em 3 anos, ampliar, de 100 para 400, o número de pacientes com sequelas urológicas relacionadas a SCZ avaliados através do protocolo para avaliação de sequelas urológicas relacionadas a SCZ. 3. Estimular a formação de pontos focais e de uma rede nacional para aprimorar o conhecimento e a vigilância de casos de sequelas urológicas relacionadas a SCZ. 4. Em 3 anos, publicar 3 novos artigos científicos, em colaboração com as instituições parceiras, voltados a difundir o conhecimento e gerar evidências para a formulação de políticas públicas voltadas para a melhoria do cuidado à saúde desta população Os principais indicadores a serem usados para a avaliação do cumprimento das metas serão: 1. Número de serviços capacitados para cuidar (diagnosticar e tratar) de pacientes com sequelas urológicas relacionadas a SCZ 2. Número de pacientes avaliados através do protocolo para avaliação de sequelas urológicas relacionadas a SCZ 3. Prevalência nacional de sequela urológica em pacientes com SCZ 4. Rede nacional criada, contribuindo para aprimorar o conhecimento e a vigilância de casos de sequelas urológicas relacionadas a SCZ 5. Número de artigos científicos publicados
  • Fundação Oswaldo Cruz - RJ - Brasil
  • Mon Feb 10 00:00:00 BRT 2020-Tue Feb 28 00:00:00 BRT 2023
Foto de perfil

Lúcia Maria de Assumpção Drummond

Ciências Exatas e da Terra

Ciência da Computação
  • otimização de custos computacionais de aplicações de alto desempenho de bioinformática em nuvens de computadores
  • Aplicações de importância estratégica nacional, como empregadas na indústria de Petróleo e Gás, meteorologia e áreas de biodiversidade e saúde, dependem de Computação de Alto Desempenho (High Performance Computing - HPC) para fornecer resultados precisos rapidamente. Muitos problemas atuais dependem cada vez mais da manipulação de volumes de dados sem precedentes, o que torna a solução em tempo hábil cada vez mais desafiador e caro. Bem estabelecida na área de serviços distribuídos, oferecendo conjuntos pré-configurados de instâncias virtualizadas que podem ser facilmente provisionadas e dimensionadas dinamicamente sob demanda, a computação em nuvem se transforma continuamente, sendo uma alternativa mais barata do que centros de computadores convencionais. Ao compartilhar recursos, as nuvens oferecem aos usuários diversas vantagens em relação a uma infraestrutura dedicada, em particular, uma redução significativa de custos, acesso a hardware de última geração e nenhuma preocupação com manutenção. No entanto, apesar das vantagens, uma série de desafios ainda precisam ser enfrentados, incluindo: escolha e adaptação .de conjuntos apropriados de instâncias para maximizar desempenho; como tornar a execução da aplicação impermeável à interferência devido ao compartilhamento de recursos na nuvem. Este projeto visa aprimorar o gerenciamento de execução de aplicações HPC na nuvem. Usando aplicações de bioinformática como estudo de caso, o projeto foca em aspectos que impactam no desempenho e custo financeiro sem violar acordos de nível de serviço, incluindo: a adoção da elasticidade vertical de recursos para o uso eficiente e escalável de cada instância virtual(máquinas virtuais ou containers); o escalonamento dinâmico de tarefas da aplicação nas instâncias virtuais, e; robustez por meio de mecanismos de tolerância a falhas para lidar com falhas ou revogações de recursos de nuvem.A computação em nuvem mais eficiente beneficia provedores, usuários, sociedade e meio ambiente.
  • Universidade Federal Fluminense - RJ - Brasil
  • Thu Mar 24 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Lucia Maria Sá Antunes Costa

Ciências Sociais Aplicadas

Arquitetura e Urbanismo
  • projeto da paisagem: estratégias para ampliação e manutenção da biodiversidade urbana
  • Biodiversidade urbana diz respeito à riqueza e variedade dos seres vivos associadas aos espaços urbanos. O tema central da proposta situa-se no estudo da biodiversidade urbana considerando suas relações com o tecido urbano e social envolvente, uma vez que ações sobre a paisagem urbana são estratégicas para questões ambientais das cidades. Pretendemos aprofundar contribuições interdisciplinares em Paisagismo, Urbanismo, Biologia e Direito, a partir das interrelações entre processos de transformação da paisagem e biodiversidade urbana. A biodiversidade urbana é fundamental para a manutenção de serviços ecossistêmicos essenciais para a sobrevivência e bem-estar dos seres humanos nas cidades. Processos de urbanização e alterações de usos do solo representam um desafio à sua manutenção. Os objetivos desta proposta incluem estudos sobre possibilidades de inserção e expansão da biodiversidade urbana a partir de sua integração com dinâmicas urbanas e espaciais. É nos espaços abertos e a partir do projeto da paisagem que a biodiversidade está presente nas cidades. Pretendemos explorar conceitos interdisciplinares tais como paisagem multifuncional, conectividade, resiliência e infraestrutura verde como estratégias para o projeto da paisagem urbana, numa abordagem interescalar, com vistas a propor subsídios para políticas públicas que visem uma expansão e manutenção da biodiversidade nas cidades e sua envolvente metropolitana. Propomos uma rede de estudos sobre a biodiversidade urbana, apontando a importância da definição de locais e escalas nas cidades e seu entorno nas quais a biodiversidade pode ser acessada. Como objeto de estudo apresentamos cidades brasileiras situadas nos biomas Mata Atlântica, Cerrado e Amazônia, estudadas a partir de situações-tipo e articuladas em 4 eixos temáticos: espaços abertos urbanos, vegetação, águas urbanas e agricultura urbana, discutidas em seminários e workshops desenvolvidos pela rede de pesquisa.
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • Sun Feb 06 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Luciana Azevedo

Outra

Biomedicina
  • da natureza para saúde pública: extração simultânea de peptídeos e fenolicos bioativos das folhas de jabuticabeira como nutraceuticos frente à síndrome metabólica
  • A síndrome metabólica (SM) é um conjunto de anormalidades que resultam em hipertensão, resistência à insulina, obesidade e dislipidemia e causam risco de doenças cardiovasculares e diabetes. É observada em 25% a 40% da população Brasileira e possui incidência crescente. O favorecimento da nutrição e alimentação saudável, de forma a evitar o estabelecimento da SM e também sua evolução, é ponto de interesse em saúde pública. Assim, objetiva-se avaliar os efeitos dos ingredientes hidrolisado protéico (HPFJ) e extrato fenólico (EFFJ), obtidos em sistema de biorefinaria de extração simultânea de folhas da jaboticabeira, sobre o desenvolvimento e também reversão da SM. Esses produtos serão quimicamente analisados por espectrômetro de massa (UPLC). Para a produção do HPFJ, serão caracterizados os peptídeos e aminoácidos, por SDS page e HPLC. Os produtos PHFJ, EFFJ e as suas formas digeridas in vitro (PHFJD, EFFJD) serão avaliados em cultura de células quanto a atividade inflamatória, antioxidante e capacidade absortiva, pelo modelo de CACO2 monolayer. As frações PHFJ e EFFJ serão testadas em ratos pré e pós indução da SM, por redução de ninhada. O primeiro grupo de animais será tratado a fim de prevenir o desenvolvimento da SM e o segundo visando a reversão de parâmetros da SM, após esta estar instalada. Em ambos os grupos avaliaremos a resistência insulínica, adiposidade, pressão arterial invasiva, termogênese e modulação da microbiota intestinal e efeitos anti-inflamatórios e antioxidantes. Todo o conjunto de experimentos propostos permitirá avaliar de forma detalhada os efeitos dos nutracêuticos citados, tanto na prevenção quanto na evolução da SM, permitindo o entendimento de eventuais mecanismos moleculares associados. Por fim, essa pesquisa será embasada no uso de uma planta nativa brasileira como fonte de polifenóis e proteínas, atendendo a demanda de órgãos governamentais sobre a disponibilização de alimentos que contribuam para a promoção da saúde pública.
  • Universidade Federal de Alfenas - MG - Brasil
  • Tue Feb 08 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025