Projetos de Pesquisa

 

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Allan Erlikhman Medeiros Santos

Engenharias

Engenharia Civil
  • avaliação da susceptibilidade à ruptura de taludes e escavações subterrâneas com uso de ferramentas de inteligência artificial
  • Este projeto de pesquisa busca desenvolver sistemas avançados de avaliação da susceptibilidade à ruptura de taludes e escavações subterrâneas por meio de técnicas de inteligência artificial, visando reduzir riscos e aprimorar a gestão de áreas suscetíveis a deslizamentos geotécnicos. Com o aumento da intensidade dos períodos chuvosos e a expansão urbana desordenada, a instabilidade geotécnica tornou-se mais frequente e preocupante. A pesquisa concentrar-se-á na análise de dados geotécnicos coletados em trabalhos de campo e ensaios experimentais, utilizando modelos de inteligência artificial para quantificar incertezas e produzir sistemas de avaliação e mapas de susceptibilidade mais confiáveis. A instabilidade de taludes e escavações é uma questão de extrema relevância em engenharia geotécnica, e a necessidade de metodologias mais robustas e confiáveis é crucial para mitigar riscos e proteger vidas e infraestruturas. A literatura científica e o avanço tecnológico no campo da inteligência artificial demonstram que a análise de dados geotécnicos por meio dessas técnicas pode revelar padrões complexos e oferecer informações mais confiáveis sobre a susceptibilidade à ruptura. A aplicação dessas técnicas será direcionada ao estado de Minas Gerais, conhecido por seu relevo acidentado e padrões de chuvas bem definidos, propensos a deslizamentos de terra em ambientes urbanos, atividades de mineração e infraestrutura rodoviária e ferroviária. Espera-se que os resultados obtidos, com informações mais precisas, subsidiem decisões de engenharia e melhorem o planejamento territorial em áreas suscetíveis a rupturas, contribuindo para a gestão de riscos geológicos tanto em âmbito local quanto global. Este projeto busca avançar o conhecimento científico e tecnológico na área de geotecnia, fornecendo uma abordagem mais eficaz e segura para lidar com deslizamentos de terra e contribuindo para a prevenção e mitigação de desastres naturais relacionados.
  • Universidade Federal de Ouro Preto - MG - Brasil
  • Mon Dec 04 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
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Allene Carvalho Lage

Ciências Humanas

Educação
  • espelhos epistemológicos das práticas pedagógicas de ativistas e militantes educadores(as) dos movimentos sociais de pernambuco
  • Esta investigação parte da seguinte questão-problema que orientará os caminhos investigativos: Que convergências, especificidades e diálogos podem existir entre as práticas pedagógicas de ativistas e militantes educadores/as dos diferentes movimentos sociais de Pernambuco? Mediante este problema da pesquisa, o objetivo geral é: Refletir sobre as convergências, especificidades e diálogos que podem existir entre as práticas pedagógicas de ativistas e militantes educadores/as dos diferentes movimentos sociais de Pernambuco. Dentre os objetivos específicos, podemos destacar os seguintes, considerando, a delimitação deste projeto: i) Identificar as práticas pedagógicas desenvolvidas nas formações em diferentes movimentos sociais e ONGs de Pernambuco; ii) Identificar e analisar as convergências entre as práticas pedagógicas desenvolvidas nas formações em diferentes movimentos sociais e ONGs de Pernambuco; iii) Identificar e analisar as especificidades das práticas pedagógicas desenvolvidas nas formações em diferentes movimentos sociais e ONGs de Pernambuco; iv) Identificar e analisar desafios pedagógicos enfrentados nas formações em diferentes movimentos sociais e ONGs de Pernambuco. O aporte metodológico desta investigação define-se por uma pesquisa qualitativa, com estudo articulado e comparado, no sentido de estabelecer pontes para o diálogo entre as experiências (Lage, 2005). Tomamos como objeto de estudo quatro organizações: 2 movimentos sociais e 3 ONGs de Pernambuco, a saber: Coletivo LGBT do MST-PE, Mulheres Arpilleristas do Movimento de Atingidos por Barragens - MAB-PE, Instituto Papai (Recife), Mães da Resistência (Recife) e CEPA (Caruaru).
  • Universidade Federal de Pernambuco - PE - Brasil
  • Tue Dec 26 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
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Allyne Fortes Vitor

Ciências da Saúde

Enfermagem
  • elaboração, validaçâo e implementação de teorias e tecnologias na gestão do cuidado em condições crônicas: colaboração brasil-espanha
  • Esta proposta de pesquisa versa sobre a elaboração, validação e implementação de teorias e tecnologias na gestão do cuidado na tríade paciente-cuidador-trabalhador da enfermagem no contexto das doenças crônicas. Apresenta uma vertente teórica sobre a concepção de teorias e uma dimensão prática, com o desenvolvimento de cinco protocolos assistenciais por meio do processo de enfermagem, além de um aplicativo móvel com uso de elementos taxonômicos para gestão do cuidado de pacientes com doenças crônicas. O problema geral pauta-se no impacto que a cronicidade provoca para além do indivíduo cuidado, que inclui o desgaste na saúde de cuidadores e profisionais, a demanda da translação do conhecimento ora produzido para implementar e testar teorias e tecnologias em contextos de saúde mais específicos a fim avaliar seu impacto e assim, favorecer o avanço na qualidade dos serviços. Em virtude de resultados anteriores, gerou-se a seguinte hipótese principal: as evidências geradas a partir de teorias de médio alcance e de tecnologias assistenciais são válidas para melhoria da gestão do cuidado na tríade “paciente-cuidador-trabalhadores da Enfermagem” no contexto das doenças crônicas. Evidências recentes demonstram que, por meio deste tipo de estudo é possível verificar barreiras e dificultadores à utilização nos cuidados de rotina, refinar teorias e tecnologias assistenciais, adequando-as ao contexto, além de possibilitar a elaboração de estratégias de implementação e avaliação de seu impacto, .reforçando assim a plausibilidade da hipótese a ser testada (Stover, 2021;Jones et al., 2022; Sharpe et al., 2023). Serão realizadas três grandes etapas: validação das teorias de médio alcance de enfermagem (validação teórico-causal e acurácia diagnóstica),elaboração de protocolos assistenciais baseados nas melhores evidências, refinamento e testagem do conteúdo e da usabilidade do aplicativo móvel e implementação em serviços de referência no ensino e cuidado no contexto da cronicidade.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Norte - RN - Brasil
  • Mon Dec 11 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
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Allyson Carvalho de Araújo

Ciências Humanas

Educação
  • consumo, produção e colaboração: experimentos pedagógicos de recursos educacionais digitais com professores de educação física do rio grande do norte
  • Desde 2017, os editais do Programa Nacional do Livro e do Material Didático contemplam os recursos educacionais digitais (REDs) na Educação Básica. Sendo objeto relativamente novo na realidade educacional brasileira, os REDs têm sua criação e circulação pouco explorada pelas políticas públicas e literatura, incorrendo no risco de percorrer o histórico conteudista e centralizado em mercado editorial privado. Em contraponto, temos inúmeras experiências positivas em que professores, mesmo sem uma diretriz e de forma assistemática, criam e disponibilizam REDs de forma eficaz. Indaga-se de que forma a criação de um processo sistemático para a criação de REDs e sua inclusão na formação continuada de professores pode desencadear o desenvolvimento de competências digitais para professores, ao passo que amplia o horizonte de usos pedagógicos dos REDs. Apostando no professor não apenas como usuário de materiais didáticos, este projeto tem como objetivo identificar e sistematizar processos de criação de REDs, bem como descrever sua operacionalização junto a comunidades formativas de professores, com foco na produção, uso e partilha de experiências pedagógicas. Temos como hipótese que tais processos colaborativos podem promover não somente incremento na usabilidade do material didático, como também um processo formativo do professor em suas competências digitais. De abordagem qualitativa, o projeto abarcar duas fases. A primeira refere-se a uma revisão sistemática das diferentes experiências de criação de REDs, seguida do emprego da técnica Delphi, que busca elaborar indicadores de consenso coletivo por meio de consulta sistemática à especialistas do campo. A segunda adere à pesquisa-ação, incluindo oficinas sobre criação de REDs, construção de protótipos por docentes e sua experimentação e análise na Educação Básica. Ao longo do projeto será desenvolvida uma plataforma digital para registro da produção, uso e partilhas dos REDs, sendo um espaço colaborativo entre professores.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Norte - RN - Brasil
  • Fri Dec 08 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
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Allyson Nogueira Moreira

Ciências da Saúde

Odontologia
  • papel do supressor de sinalização de citocina-2 (socs-2) na remodelação óssea maxilar: modelo experimental animal
  • Os supressores de sinalização de citocinas (SOCS) são um grupo recentemente descoberto de proteínas que têm a capacidade para regular a sinalização de citocinas. O supressor de sinalização de citocina-2 (SOCS-2) é expresso por muitas células, incluindo osteoblastos. Estudos in vitro têm mostrado que SOCS-2 inibe a transdução de sinal induzida por várias citocinas. No entanto, pouco se sabe sobre o efeito das SOCS-2 nos ossos e suas células, os osteoblastos e osteoclastos, principalmente em se tratando dos ossos maxilares. Na Clínica Odontologia os ossos maxilares são de fundamental importância funcional e estética para suporte dentário e de implantes, na movimentação dentária ortodôntica, suporte periodontal, e acomodação de biomateriais dentre outras. A compressão de moléculas envolvidas o processo de remodelação óssea é de primordial para a saúde bucal. Este estudo tem como objetivo investigar o papel das SOCS2 no processo de remodelação óssea da maxila utilizando-se animais e raiz dental para o receptor de SOCS2, e avaliar a influência da SOCS2 na diferenciação e ativação de osteoblastos e osteoclastos in vitro. Serão utilizados camundongos machos e femeaselvagens (WT) ou knockout para SOCS-2 (SOCS2-/-) aonde serão submetidos a dois diferentes estímulos de remodelação óssea maxilar (movimentação dentária ortodôntica - OTM [remodelação intramembranoso] e expansão rápida da maxila (DRM) [remodelação do tipo endocondral]). Após a indução da OTM (12 dias) ou DRM (7 dias), os ossos maxilares e fêmures serão obtidos por dissecação e será realizada análise histomorfométrica, análise por micro-tomografia computadorizada (uCT), ensaio biomecânico, ELISA e análise molecular por qPCR. Células da medula óssea de animais WT e SOCS-2 serão diferenciadas em osteoblastos e osteoclastos para avaliar o papel desta molécula nas células ósseas. Os dados obtidos poderão ser úteis para conduzir futuras estratégias terapêuticas na modulação da perda óssea associada à remodelação ósse
  • Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
  • Mon Dec 11 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
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Allysson Viana Martins

Ciências Sociais Aplicadas

Comunicação
  • desinformação contra povos originários: combate à mentira sobre indígenas brasileiros pelas agências digitais de checagem de fatos
  • Com o espalhamento de informações na internet, sobretudo nas redes sociais, a desinformação se mostrou um fenômeno social que precisa ser combatido, principalmente porque não se reduz a fixar informações mentirosas na mente das pessoas, mas ainda por estimular ações danosas, física ou virtualmente. O problema tem sido enfrentado, por exemplo, a partir da constante verificação de informações, realizada pelas agências de checagem de fatos, as fact-checking, que se proliferam em sites vinculados às empresas jornalísticas. Em tempos de descrédito e constantes ataques, contrariamente, não só o trabalho dos jornalistas ganha relevância, como também o das agências que empregam suas técnicas. Nossa intenção com esta pesquisa não é focar no impacto das fake news nos interatores dessas informações imprecisas, mas no processo de produção empreendido para combatê-las pelas agências de checagem, pois os impactos da desinformação vão além da confusão entre o que é verdade ou mentira. No caso dos povos originários do Brasil, pode até causar o seu genocídio com conivência de uma população que foi desinformada e, portanto, demonstra-se desinteressada por suas causas – que também são nossas – e até pela manutenção de sua cultura e, em última instância, sua vida. Desta forma, verificaremos quais são os padrões das fake news e do fact-checking em relação à desinformação propagada sobre os povos originários brasileiros e checada pelas agências, além de ouvir os próprios indígenas. Embora o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro não tenha dado atenção às demandas indígenas, muitas vezes desconsiderando os seus modos de vida e sua importância para nossa sociedade, é possível observar que na agência Lupa, por exemplo, as checagens em torno dos povos originários aconteceu mais durante sua campanha vencedora. Como metodologia, utilizaremos o enquadramento midiático a partir de Entman (1993) e de seus quatro elementos: definição, interpretação, avaliação e recomendação.
  • Universidade Federal de Rondônia - RO - Brasil
  • Tue Dec 05 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
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Almir Rogério Silva Santos

Ciências Exatas e da Terra

Matemática
  • aspectos topológicos, geométricos e algébricos de variedades diferenciáveis
  • Criada em 2011, juntamente com o Programa de Pós-Graduação em Matemática da Universidade Federal de Sergipe (UFS), somente nos últimos anos é que a linha de pesquisa em Geometria Diferencial passou a ser representativa dentro do programa. Vale destacar que a contratação de pesquisadores em geometria foi um fator fundamental para esse desenvolvimento. Este projeto tem como um de seus principais objetivos a consolidação do grupo de pesquisa em Geometria Diferencial da UFS no que diz respeito à formação de recursos humanos e à produção de artigos científicos. Durante a vigência deste projeto, teremos como foco problemas importantes para a melhor compreensão das variedades e suas propriedades topológicas e geométricas, bem como problemas provenientes da Geometria Hiperbólica. Embora o interesse da equipe seja problemas de geometria diferencial de uma forma geral, os principais temas abordados neste projeto serão: deformações de métricas Riemannianas, tais como deformações conformes; problemas de hipersuperfícies com bordo livre, que são hipersuperfícies mínimas que intersectam a fronteira de uma variedade ortogonalmente; sólitons de fluxos geométricos, que são soluções auto similares do fluxo; problemas de geometria hiperbólica, mais especificamente de variedades aritméticas, que envolvem o estudo de invariantes métricos tais como sístole, diâmetro, gap espectral, volume e suas múltiplas relações. Enfatizamos que os problemas que pretendemos abordar são provenientes de temas relevantes de pesquisas recentes na área da Análise Geométrica e da Geometria Hiperbólica. O proponente deste projeto possui experiência em Geometria Diferencial, em especial em Análise Geométrica, tendo publicado nos últimos anos artigos em importantes revistas de circulação internacional. A equipe do projeto é composta por pesquisadores de instituições do país e do exterior, com experiência nos temas de pesquisa propostos: UFAL, UFC, UFF, UFS, UFPR e da Universidad de Chile.
  • Universidade Federal de Sergipe - SE - Brasil
  • Mon Dec 04 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
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Altair Alberto Fávero

Ciências Humanas

Educação
  • política educacional do novo ensino médio: avaliação dos impactos das inovações curriculares na formação do jovens
  • O currículo do ensino médio for alterado por meio da política educacional introduzida pela Lei 13.415/2017. Os objetivos anunciados são: tornar o ensino mais atrativo para os jovens por meio do protagonismo estudantil, preparar para o mercado de trabalho, elaborar o projeto de vida e impulsionar ideias empreendedoras. Desse modo, a organização do currículo passou a ser composta por uma parte obrigatória denominada de formação geral básica e uma parte flexível composta por itinerários formativos. Os Estados têm autonomia para organizar diferentes arranjos curriculares, desde que, garantidos como obrigatórios os conteúdos mínimos das quatro áreas do conhecimento e a oferta dos itinerários formativos para a escolha dos estudantes. O projeto de pesquisa quer avaliar se as inovações curriculares propostas produziram os impactos esperados na formação dos jovens do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. A questão de pesquisa é: os estudantes consideram que as inovações curriculares tornaram o ensino médio mais atrativo e estão contribuindo para a sua formação profissional? A hipótese é de que as inovações contribuíram parcialmente diante das condições de financiamento, infraestrutura, formação docente e estratégias adotadas pelos Estados. Entender as consequências de tal processo na formação dos jovens é necessária para a avaliação da efetividade da política educacional e se os resultados esperados são tangíveis. Os resultados da pesquisa auxiliarão gestores públicos a reverem as fragilidades das estratégias adotadas e investirem nas melhorias necessárias. A avaliação dos jovens será capturada por meio da realização de grupos focais e aplicação de questionário para os estudantes de escolas públicas de uma regional do Rio Grande do Sul e outra de Santa Catarina. O dimensionamento dos impactos será identificado qualitativamente por meio da análise textual discursiva e quantitativamente pela análise estatística.
  • Universidade de Passo Fundo - RS - Brasil
  • Fri Dec 08 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
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Altair Rosa

Engenharias

Engenharia Civil
  • benefícios da implementação técnicas compensatórias na mitigação dos problemas causados pelas mudanças climáticas, através da gestão dos aspectos quali-quantitativos da drenagem urbana no município de curitiba – paraná - brasil
  • A exemplo de grandes centros urbanos, Curitiba continua crescendo e presenciando cada vez os efeitos das mudanças climática. Este processo colabora com as mudanças climáticas e impactos ambientais significativos, acarretando sérios problemas na infraestrutura de saneamento, em especial na drenagem urbana, que pode ser presenciado em dias de chuvas mais intensas, através de alagamentos em vários pontos da cidade. Tecnicamente existem metodologias e ferramentas, através das quais é possível previamente identificar essas áreas e propor alternativas para mitigar possíveis danos. Outra forma, seria avaliar como a população reage a estes eventos, através de Informações Geográficas Voluntárias (VGI). Através desses levantamentos será possível elaborar um mapeamento social, com isso confrontar com os mapas disponibilizados pela esfera pública dos pontos de alagamentos na Bacia Hidrográfica do Rio Belém - Curitiba - Paraná. Com essa interpretação, será possível identificar as áreas com maior risco de alagamentos e propor a construção de técnicas compensatórias (TC’s) para minimizar os efeitos dos constantes alagamentos. Por fim, fazer o monitoramento quali-quantitativo da TC, simulando sua contribuição para a melhoria da qualidade da água e na influência no regime hidrológico, analisando o cenário atual e cenários futuros. E ainda, fazer um mapeamento e cruzamento de políticas públicas voltadas a mitigar os efeitos danosos das mudanças climáticas, comparando sua aplicabilidade em âmbito municipal na escala de bacia hidrográfica. O principal resultado que se pretende obter será o retrato de como é a percepção da população, através de dados colaborativos e como essas informações podem auxiliar a implantação de TC’s, de forma a contribuir para mitigar os efeitos das mudanças climáticas em escala de bacia hidrográfica, fomentando a implantação de políticas públicas que corroborem para um modelo planejamento urbano mais voltado a sustentabilidade urbana e ambiental.
  • Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PR - Brasil
  • Mon Dec 26 00:00:00 BRT 2022-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
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Altemar Lobão de Sousa Junior

Outra

Multidisciplinar
  • mostra de ciências e artes de cajazeiras/pb
  • A Mostra de Ciências e Artes de Cajazeiras/PB é um evento destinado a estudantes do ensino médio, tanto de escolas públicas quanto particulares da cidade. O evento será sediado na Escola Técnica de Saúde de Cajazeiras (ETSC), uma instituição federal de ensino vinculada à Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). O principal objetivo deste evento é promover a divulgação científica e artística, estimular o interesse pela pesquisa e expressão artística, além de proporcionar um espaço de aprendizado e compartilhamento de conhecimento. Essa iniciativa visa fomentar projetos investigativos nas ciências exatas e também incentivar a exposição de trabalhos artísticos e atividades culturais. Além disso, incluirá palestras e discussões sobre questões sociais cruciais, como igualdade de gênero e a luta contra o racismo no contexto da ciência. O problema geral abordado nesta proposta é a necessidade de criar uma plataforma inclusiva e multidisciplinar que permita aos estudantes do ensino médio mostrar seus talentos científicos e artísticos, fomentando um ambiente de curiosidade, aprendizado e engajamento comunitário. Especificamente, este projeto busca observar o impacto de uma abordagem integrada entre ciência e artes no desenvolvimento acadêmico e pessoal dos estudantes. Evidências de iniciativas semelhantes demonstram que eventos multidisciplinares podem impactar significativamente o interesse dos estudantes pela ciência, pesquisa e expressão artística, levando a um melhor desempenho acadêmico e maior criatividade. Para alcançar esse objetivo, será adotada uma estratégia metodológica que inclui a organização de exposições, palestras e ciclo de debates para envolver os estudantes em atividades práticas científicas e artísticas, incentivando-os a explorar seu potencial e contribuir para o desenvolvimento educacional e cultural local.
  • Universidade Federal de Campina Grande - PB - Brasil
  • Wed Dec 13 00:00:00 BRT 2023-Wed Dec 31 00:00:00 BRT 2025